O coordenador da Defesa Civil de Itamaraju, Vinicius Borges, definiu, em entrevista ao BNews nesta quinta-feira (16) diretamente do município, como "surreal" o que a cidade tem sofrido após as fortes chuvas no extremo sul.
"Surreal o que a gente está vivendo nesse momento. Não só em Itamaraju, como em várias cidades na região", afirmou Borges. "Mesmo com todo o efetivo, vai demorar um tempo para atender as centenas de demandas", completou.
O coordenador do órgão estima que demore até mais de um mês para reconstruir as mais de 100 casas destruídas. "Construímos seis abrigos na área urbana e mais cinco na área rural", disse.
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, em sessão extraordinária mista (presencial e virtual) na tarde de terça-feira (14), oito projetos de iniciativa do Poder Executivo. A apreciação das propostas, conforme anunciado pelo presidente Adolfo Menezes (PSD), foi facilitada por acordo entre as lideranças da maioria e da minoria, respectivamente os deputados Rosemberg Pinto (PT) e Sandro Régis (DEM).
Uma das primeiras matérias de consenso foi o PL nº 24.402/2021, que autoriza o Governo do Estado a adotar medidas emergenciais para mitigar os danos causados aos municípios baianos pelos desastres naturais, decorrentes das fortes chuvas ocorridas nesse mês de dezembro.
Com a apresentação de requerimento de dispensa de formalidade para votação, os parlamentares deixaram de lado as diferenças ideológicas, unindo-se para agilizar a apreciação da matéria que, entre outras iniciativas, libera R$ 20 milhões em financiamentos para atender comerciantes e prestadores de serviço nas cidades atingidas pelo temporal e que estão em estado de calamidade pública ou situação de emergência. Os recursos serão aportados no Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (Fundese).
Auxílio a agricultores
O governador Rui Costa (PT) disse, durante transmissão ao vivo nesta terça-feira (14), que vai se reunir com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) para planejar um benefício aos agricultores atingidos pelas fortes chuvas no sul da Bahia.
"Vou me reunir com o pessoal da agricultura para identificar ações que podemos fazer para apoiar os agricultores. A primeira providência é dar trafegabilidade, acesso, mesmo com instalações provisórias", explicou.
Nesta terça, os serviços de manutenção emergenciais na BA-284, entre Itamaraju e o distrito de Pau D’Alho, foram finalizados pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). As ações no KM 30 terminaram na segunda-feira (13), enquanto os serviços no KM 10 e 17 já haviam sido concluídos no fim de semana. A movimentação de veículos nesses pontos é feita por meio de desvios provisórios construídos junto da pista./bnews
Acompanhe O JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter
Nenhum comentário:
Postar um comentário