Uma nota enviada a nossa redação por um agente da PRF informa que o Exército Brasileiro vai instalar uma ponte metálica sobre a cratera que se abriu no Km 817 da BR 101 no último dia 23 de dezembro, interrompendo completamente o tráfego de veículos entre as cidade de Itamaraju e Teixeira de Freitas.
A galeria que corta a BR não suportou o grande volume de água abrindo o rodovia ao meio, interditando o local. Na manhã desta terça-feira(27), representantes do Exército Brasileiro estiveram em Itamaraju, analisando e buscando soluções para sanar o problema.
Engenheiros militares do Batalhão de Engenharia de Araguari-MG, usaram Drone para fotografar o local e a partir daí fazer um estudo de como a recuperação será feita. Enquanto isso, uma ponte metálica será instalada no local, informou o DENIT.
Os engenheiros do exército
estiveram reunidos com os secretários de Itamaraju, Léo Oss, administração e
Antônio Charbel, obras, para traçar estratégias na recuperação do local.
Moradores da região que estava ilhados se juntaram e abriram uma pequena estrada na beira da cratera para ter acesso a cidade de Itamaraju. O local só é possível passar a pé ou de moto, mesmo assim, correndo riscos.
Com o fechamento da BR 101, todo tráfego está sendo feito via BA 489 sentido a cidade do Prado, passando por Alcobaça e Teixeira de Freitas, com isso, as BAs estão com muitas erosões, o que torna um perigo ainda maior a trafegabilidade. A cabeceira da Ponte na chegada do Prado (só passa um veículo por vez) corre o risco de ser interditada a qualquer momento.
Nota do DENIT;
O DNIT informa que no momento não tem disponibilidade de porta-voz para entrevista. Entretanto, ressaltamos que no km 817 da BR-101 Sul entre Itamaraju e Teixeira de Freitas, na Bahia, será necessária a reconstrução do aterro em decorrência dos danos causados pelas chuvas intensas.
O DNIT por meio da empresa supervisora contratada está providenciando um projeto de recuperação desse ponto, onde são necessários um estudo da bacia hidrográfica e o redimensionamento de uma nova galeria no local.
De imediato está sendo providenciada junto ao Exército Brasileiro uma ponte metálica com a passagem para um veículo por vez durante um período de 90 dias, que será o prazo necessário para a recuperação total do ponto danificado. O Exército já está providenciando o início dos trabalhos para que nos próximos dias comecem a construção da ponte.
Como rota alternativa os usuários podem utilizar a BA-001, entre Padro e Alcobaça; já para quem for trafegar entre Alcobaça e Teixeira, basta seguir pela BA-290; e os motoristas que necessitam trafegar entre Itamaraju e Prado é possível por meio da BA- 489./Fotos - Cocobongo./Bahiaextremosul
Nenhum comentário:
Postar um comentário