A revista americana Forbes fez um levantamento dos políticos mais ricos do Brasil, segundo dados informados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A publicação lembra que muitas pessoas de famílias endinheiradas acabam entrando para a política, mas alguns constroem suas fortunas por meios questionáveis. A reportagem também destaca que o país tem os políticos entre os mais corruptos e os menos produtivos do mundo.
A crítica sobra, ainda, para os eleitores. “É um círculo vicioso. Brasileiros detestam principalmente os políticos, mas eles continuam elegendo as mesmas pessoas”, publicou a Forbes. O exemplo da revista americana, neste caso, é o ex-presidente José Sarney, cuja família governa o estado mais pobre do Brasil há mais de cinco décadas, apesar de envolvimento em uma série de escândalos políticos. A família de Sarney teria um patrimônio de 100 milhões de dólares, algo como R$ 240 milhões.
Confira a lista dos políticos mais ricos do Brasil *
1º - Lirio Albino Parisotto - O político mais rico do Brasil com um patrimônio líquido de 1,9 bilhão de dólares, segundo a Forbes. É um dos maiores investidores no mercado de ações do Brasil. Foi eleito segundo suplente do senador Eduardo Braga, que representa o estado do Amazonas. É proprietário da Videolar e entrou para a política com o objetivo de lutar contra a pirataria.
2º - Blairo Borges Maggi - Homem mais poderoso do Brasil na agricultura. Recebeu o prêmio "Motosserra de Ouro" do Greenpeace, em 2005, quando era o governador de Mato Grosso, o estado brasileiro coma maior taxa de desmatamento. Atualmente, é senador representando o Estado de Mato Grosso. Maggi também é um dos proprietários do Grupo André Maggi, que foi fundado por seu pai, e é o maior produtor de soja do mundo. O patrimônio líquido da Maggi é estimado pela revista Forbes em 960 milhões de dólares.
3º - Marcelo Beltrão de Almeida- O pai do político, Cecílio do Rego Almeida, fundou uma das maiores empresas de construção do Brasil, a CR Almeida. Ele é deputado, e pretende se candidatar a senador. Além do negócio de construção, sua família também possui uma participação na EcoRodovias, uma empresa brasileira privada de logística intermodal e uma das maiores concessionárias de rodovias do país. O patrimônio líquido de é estimada pela revista Forbes em 200 milhões de dólares.
4º - Otaviano Olavo Pivetta - O prefeito de Lucas do Rio Verde, cidade no Estado de Mato Grosso, que tem um dos mais altos IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) entre as pequenas cidades brasileiras e da segundo maior em Mato Grosso. Eleito para um primeiro mandato em 1996, Pivetta ganhou um segundo mandato em 2000. Concorreu novamente em 2012 e, após a eleição, foi acusado de compra de votos durante a sua campanha, mas foi inocentado de todas as acusações pelo TSE. É o maior acionista individual na Vanguarda Agro, um dos maiores produtores de grãos do Brasil. Seu patrimônio líquido é estimado pela Forbes em 100 milhões de dólares.
5º - Paulo Salim Maluf - O último da lista dos políticos mais rico do Brasil é deputado federal Paulo Maluf, com um patrimônio estimado em 33 milhões de dólares. É uma das figuras políticas mais importantes do país e está na lista de procurados da Interpol, juntamente com seu filho, Flavio Maluf, por acusações de desvio de verbas. Ex-governador e prefeito de São Paulo, nunca foi condenado pelos tribunais brasileiros. Sua família é dona da Eucatex, uma das maiores fornecedoras de materiais para as indústrias de construção e de móveis no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário