Quando chove, por exemplo, o número de postagens com expressões positivas cai em 1,19% e as mensagens negativas aumentam em 1,19%. Para coletar esses dados, os pesquisadores relacionaram dados do Facebook com informações meteorológicas de diversas regiões. Este estudo foi publicado na revista científica “Plos One“.
Pela baixa porcentagem você pode achar que significa pouco. Mas levando em conta que a rede social tem mais de 1 bilhão de usuários registrados e bilhares de mensagens publicadas todos os dias, os números podem ser bastante expressivos. “Embora os efeitos sejam pequenos, o seu significado estatístico é o que importa”, disseram os autores do estudo intitulado “Detecting Emotional Contagion in Massive Social Networks”. Para cada pessoa afetada diretamente, a chuva altera a expressão emocional de entre uma e duas pessoas mais. Mesmo que o clima esteja diferente onde essas outras pessoas moram.
O estudo também revelou que as emoções positivas se amplificam de forma mais fácil que as negativas na rede social. Essas emoções positivas são ainda mais contagiantes em épocas de férias, feriados e finais de semana. (Doutíssima)
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