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segunda-feira, 17 de março de 2014

Jucuruçu oficina E-SUS- A nova ferramenta da atenção básica

O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.

O sistema de software público e-SUS AB é um sistema de apoio à gestão do processo de trabalho que pode ser utilizado de duas formas:

O sistema e-SUS AB foi desenvolvido para atender às necessidades de cuidado na Atenção Básica. Logo, o sistema poderá ser utilizado para por profissionais das equipes de AB, pelas equipes dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF), do Consultório na Rua (CnR) e da Atenção Domiciliar (AD), oferecendo ainda dados para acompanhamento de programas como Saúde na Escola (PSE) e Academia da Saúde. A primeira versão do sistema apóia a gestão do processo de trabalho das equipes por meio da geração de relatórios , sendo que, a segunda versão contemplará várias ferramentas de apoio à gestão. 

Conheça a atual previsão do cronograma de desenvolvimento do e-SUS:
Com o uso do sistema e-SUS AB, a carga de trabalho empenhada na coleta, inserção, gestão e uso da informação será diminuída consideravelmente. O novo sistema permitirá que a coleta de dados esteja dentro das atividades já desenvolvidas pelos profissionais da AB, e não uma atividade em separado.

Ainda mais importante é o fato de que a informação agora estará disponível de forma fácil e acessível para os profissionais da assistência, permitindo ampliar a cultura do uso da informação para o cuidado da saúde da população.

A implantação deste novo sistema está conjugada com o esforço do Ministério da Saúde de adequar a estrutura e equipamentos das Unidades Básicas de Saúde (UBS), inclusive com computadores e conexão com a internet por meio do RequalificaUBS>. No entanto a arquitetura do sistema permite que ele seja instalado em diversos cenários.

O primeiro passo na implantação do e-SUS AB é identificar as características tecnológicas disponíveis em cada UBS, como conectividade à internet, quantidade de computadores, quantidade de impressoras, suporte a informatização das unidades, entre outros. A partir das características de cada UBS, o gestor terá o diagnóstico sobre qual tipo de sistema que deverá ser implantado: Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) ou Coleta de Dados Simplificada (CDS).

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