O sistema de emissão de carteira de trabalho será suspenso no interior da Bahia e na região metropolitana de Salvador a partir desta sexta-feira (5) e voltará ao normal a partir de 2 de janeiro de 2015. Para quem mora na capital, a suspensão começa no dia 12 de dezembro.
De acordo com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE/BA). “O serviço vai precisar ser suspenso porque o ministério está implantando um novo sistema de emissão de CTPS no país todo. Com essa mudança, o ministério vai agilizar o processo de produção da carteira”, explicou o chefe do setor de políticas de trabalho, emprego e renda da SRTE, Carlos Melo.
Em entrevista ao Jornal da Manhã nesta quarta (4), Melo afirmou que a mudança permitirá que alguns postos emitam o documento imediatamente. A SRTE orienta que as pessoas que desejarem a primeira ou segunda via da carteira ainda esse ano antecipem a solicitação.
Caso o trabalhador consiga uma oportunidade de emprego durante o período de suspensão, o empregador pode admitir o funcionário por 30 dias sem carteira. Nesse período, o contratante deverá fornecer um documento que comprove a data de emissão, a natureza do trabalho, o salário e a forma de pagamento. A emissão da carteira pode ser agendada pelo telefone (71) 3329-8431 ou através do site do ministério.
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