Pedimos o proprietário que use o bom senso, e tire esses animais o mais rápido possível da pista.
Atenção aos motoristas
Na maioria das vezes, ao avistar um animal na pista os motoristas buzinam e acabam assustando ainda mais o bicho, que corre e pode ser atingido por veículos que vêm no sentido oposto. O mais recomendado é tentar evitar a colisão e, no caso de acidente, fazer uma ocorrência para que o proprietário do animal seja notificado.
Saiba o que fazer quando um animal invade a pista
Os motoristas podem levar um susto quando, Animais na pista são tão imprevisíveis quanto a reação de quem está atrás do volante. Isso porque, a presença deles não se restringe a estradas rurais, geralmente sinalizadas para que a atenção seja redobrada.
Para orientar o condutor sobre como agir em situações como esta, o Detran tornou obrigatório um curso de direção defensiva na hora de tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
1) O primeiro passo é tentar reduzir a velocidade, mas não sem antes observar pelo retrovisor se o carro que vem atrás está a uma distância segura, ou seja, de dois segundos;
2) Mantenha sempre uma distância segura do veículo da frente;
3) Respeite os limites de velocidade da via;
4) Faça revisão periódica do veículo e cheque se os faróis e os freios estão em boas condições;
5) Para evitar que o animal se assuste, tente ultrapassá-lo por trás, diminuindo assim a velocidade de reação;
6) Evite buzinar ou acender o farol alto para não correr o risco de o animal ir contra a direção do carro;
7) Ao passar por um animal, alerte os outros carros piscando os faróis;
8) Feche os vidros, passe lentamente por ele em marcha reduzida e avise o posto policial mais próximo;
9) Fique atento às rodovias que têm canteiros centrais;
10) Redobre a atenção quando há placas indicando a existência de animais silvestres na região;
11) Quando o acidente envolvendo um animal de grande porte como um cavalo ou uma vaca não pode ser evitado, a dica é evitar pegá-lo de frente para que ele não voe em direção ao capô. No entanto, quando a via tem mão dupla ou o motorista trafega na pista do meio, deve tomar cuidado para não colidir com outro veículo;
12) Freie assim que ver o animal e solte o pedal do freio no ato da colisão – caso ela seja inevitável - para que o peso se concentre na parte dianteira do carro, evitando assim que o carro fique desgovernado.
Enquanto não se toma providências, o melhor é cada motorista ou motociclista ficar mais atento à situação de perigo, um dos casos mais comum de ocorrência de acidente envolvendo animais é a noite ao cruzar veículos ou na ultrapassagem.
Esses animais foram flagrados hoje, bem próximo de Jucuruçu.
Todos juntos para acabar de vez com o problema dos animais soltos na pista".
Realmente o problema é sério, e o perigo é claro tanto para os motociclistas e motoristas, quanto para os animais, pois já houve casos de atropelamentos de cavalos que morreram instantaneamente, como poderia ter sido o motorista a vítima do óbito.
É preciso que os donos dos animais se conscientizem e cuidem melhor dos seus bichos, pois alguns estão doentes, magros e maltratados.
Animais na pista. Algo precisa ser feito urgentemente, pois muitas vidas ainda poderão ser perdidas por conta disso. É preciso recolher esses animais e responsabilizar os proprietários dos mesmos. Pois, evitar acidente este em uma via de trânsito rápido é bem mais complicado.
No total, eram 4 animais, mas ao aproximar os outros 2 correram.
Existem aqueles que cuidam bem dos seus, mas os que não o fazem devem sim, ser conscientizados de que até mesmos os animais têm seus direitos previstos em Lei. Vários acidentes já aconteceram causando prejuízos para os motoristas e motociclistas e a morte de vários animais abandonados pelos donos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário