A primeira Black Friday do
Brasil aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. A data
reuniu mais de 50 empresas do varejo nacional. Com o tempo empresas varejistas
de todo o país foram adotando o Black Friday que já existe na maioria das cidades, como é o caso de
Teixeira de Freitas. Os produtos mais almejados são televisores e smartphones e
eletroeletrônicos. Algumas lojas prometem descontos de até 70%.
Apesar de toda expectativa
gerada com a propaganda de descontos oferecidos pelas grandes lojas, o
movimento na cidade na parte da manhã foi tímido, mesmo algumas lojas de moveis
e eletrodomésticos que promovem grandes promoções anuais, o movimento estava pouco,
segundo um vendedor. Em algumas lojas de cadeia nacional, até houve fila na
porta, mais nada comparado aos anos anteriores.
Uma moradora do Recanto do
Lago que veio comprar um tênis para o filho, os preços das lojas não estavam
diferentes dos praticados em outros dias. Ainda segundo a cliente, na opinião dela, a Black Friday de
Teixeira, era mais publicidade do que
realidade.
Já para Ercílio, gerente de
uma rede de loja de vestuário, a expectativa é muito boa “o mês passado e
início deste mês, as vendas caíram muito, espero que hoje e amanhã, a gente
consiga vender o que não vendemos durante o mês”, disse o gerente que
acrescentou esperar um aumento de 100% nas vendas durante o Black Friday.
Com tudo isso, é preciso que
os compradores fiquem espertos para não cair no golpe do desconto, muitas lojas
aumentam o preço da mercadoria dias antes do Black Friday para diminuir durante
o evento, isso já está comprovado em vários cantos do país, como aconteceu com
as lojas Ricardo Eletro, Casas Bahia e Guiabim em Salvador. Uma loja da Rua
Lomanto Júnior além de não expor o preço como manda a lei de defesa do
consumidor, só colocou tabelas com descontos de 23, 30 e 50%, sem especificar o
valor do produto exposto./A Tarde On Line
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