Câmara Municipal de Nova Viçosa protagonizou, na noite desta terça-feira (20/12), uma noite festejada e memorável. Um auditório absolutamente lotado testemunhou momentos de emoção, alegria e gratidão. Além dos vereadores, servidores e moradores de Posto da Mata, 30 personagens cujas trajetórias se misturam com a história recente do município foram agraciadas com o título de Cidadão Honorário. Para a maioria deles, a honraria teve sabor não de dever cumprido, mas de compromisso renovado com o território de Nova Viçosa. O evento recebeu para a ocasião uma decoração especial nas cores do verão.
A sessão solene da Câmara Municipal de Nova Viçosa foi realizada no espaço da Churrascaria Misturas, no distrito de Posto da Mata, que além da outorga de títulos de “Cidadão Honorário”, também encerrou os trabalhos legislativos de 2022, sob a presidência do vereador Djalma Evandro da Silva Pereira, o “Djalma de Abraão” (PODE). O evento reuniu homens e mulheres que ao longo da história vem contribuindo com o munícipio de Nova Viçosa. Dentre os 30 homenageados estiveram algumas figuras importantes da cultura e da política, como o artista plástico e escultor Denarte de Jesus Oliveira, o escritor e jornalista Athylla Borborema, o oficial de polícia Ramiro Rodrigues Louzada, o deputado estadual Carlos Robson e a prefeita Luciana Machado.
Lista dos Homenageados:
Dos 37 homenageados, 30 compareceram: Alcebíades Amorim Mendes, Aline Machado Moreira, Athylla Borborema Cardoso, Benedito Batista do Nascimento, Carlos Robson Rodrigues da Silva, Conrad Rohn Fabri, Cristiano Martins, Darlan Brito Neves, Denarte de Jesus Oliveira, Eduardo Guimarães Filho, Elenice Arruda de Lima, Enilda Santos da Silva, Erasmino Lacerda Santos, Evandro Carminati Machado, Fidelcina César dos Santos, Guilherme Vitor de Gonzaga Camilo, Guiomar Pepe da Silva, Jeferson Rocha Batista, João Vicente Pereira, José Cláudio Soares, José Lima Alves, Leonardo José Toscano Conde, Lindiomar José Roque dos Santos, Luciana Sousa Machado Rodrigues, Manoel Gonçalves dos Santos, Marco André da Silva Ribeiro, Ramiro Rodrigues Louzada, Renan Martins Aguilar, Ricardo Pereira Martins, Roberto Paula Custódio, Roberto Piedade Zacarias Vicente, Robson de Oliveira Dias, Sérgio Túllio Cravinho Vicentini, Stélio Antunes Saúde, Terezinha Delfino Fernandes, Walmir de Souza Jardim e Wilson Campos dos Santos.
Depoimentos:
“Foi uma noite que coroou todo o ano do Poder Legislativo do município de Nova Viçosa em 2022”, salientou o presidente Djalma de Abraão. “O reconhecimento dessas pessoas que foram homenageadas nesta noite muito nos alegra, porque cada um tem a sua história, cada um tem a sua vida, cada um tem o seu momento, mas todos se fundem com o município de Nova Viçosa, e premiar essas pessoas, que foram escolhidas pelos legisladores, que são os representantes do nosso município, realmente é gratificante”, destacou o presidente da mesa diretora Djalma de Abraão.
Segundo o vereador Anastácio Carvalho (UB), já fazia alguns anos que a Câmara Municipal de Nova Viçosa não realizava uma sessão festiva para conceder títulos de Cidadão Honorário e, que agora soleniza a entrega desses títulos que foram aprovados ao longo dos últimos anos. “Essa honraria é para pessoas que realizaram ‘relevantes serviços sociais e culturais’ à comunidade local ou que tiveram, de alguma forma, contribuído para o desenvolvimento econômico, social, cultural e educacional do município”, salientou o vereador Anastácio Carvalho.
O vereador Joaquim Souza da
Silva, o “Quinzinho” (PP), eleito presidente da Câmara Municipal de Nova Viçosa
para o próximo biênio 2023/2024, disse tratar-se de uma homenagem singular e
significativa diante da importância das pessoas a quem é concedida: “Enquanto
estamos no exercício do parlamento, talvez não tenhamos um momento tão ímpar,
tão belo e tão gratificante. O título de Cidadão Honorário é uma honraria
concedida a pessoas não naturais daqui, mas que aqui vieram morar ou
contribuíram com o desenvolvimento da cultura do município. É um reconhecimento
da comunidade pelo trabalho e vida de pessoas que não nasceram na cidade, mas
que ajudaram em seu crescimento”, concluiu o presidente eleito Quinzinho.
O vereador Reginaldo Souza Silva, o “Sargento Reginaldo” (UB), frisou a contribuição das pessoas agraciadas com o título para a construção e o desenvolvimento do município de Nova Viçosa. “O título de cidadão é a maior honraria que uma pessoa que não é natural de uma cidade pode receber do parlamento. O título é uma homenagem para aqueles que escolheram o nosso território para construir sua história, sua família e ao mesmo tempo, auxiliar no desenvolvimento do município através de seu trabalho. Quero parabenizar a todos que já receberam o título de Cidadão Honorário de Nova Viçosa, por sua luta, seu empenho e dedicação ao nosso município”, enalteceu o parlamentar.
“Vocês colocaram na minha mão um título de muita responsabilidade, pois ter me escolhido como cidadão, isso significa que Eu a partir de agora, mais do que nunca, faço definitivamente, parte da família de Nova Viçosa. Meu agradecimento especial a cada um das senhoras e senhores vereadores pela concessão singular a minha figura e, em especial ao meu festejado amigo Anastácio Carvalho, vereador desta egrégia Casa de Leis, autor do Projeto de Resolução que nos proporcionou este título histórico e essencial para a minha trajetória como operário da comunicação social, portanto, meu especial agradecimento pela deferência, pelo reconhecimento e pelo carinho de uma vida inteira”, lisonjeado agradeceu um dos homenageados, o escritor e jornalista Athylla Borborema./teixeiranews
Nenhum comentário:
Postar um comentário