Depois da mesa diretora da
Câmara Municipal ter oficializado as duas agências da Caixa Econômica Federal e
as Casas Lotéricas, com ofício extensivo as demais agências bancárias da cidade
recomendando medidas preventivas que evitem o contágio pelo novo coronavírus
nas casas lotéricas em razão dos últimos dias ter se registrado filas e
aglomerações nas unidades, na manhã desta quarta-feira (06/05), uma reunião foi
necessária entre à Câmara Municipal e os representantes das Casas Lotéricas da
cidade.
A reunião aconteceu no
Plenário Francistônio Alves Pinto da Câmara Municipal e foi presidida pelo 1º
vice-presidente da Casa, o vereador Wildemberg Soares Guerra, o “Sargento
Guerra” (PSDB), que contou com a participação de outros vereadores, representantes
da Vigilância Sanitária e Epidemiológica e das 6 Casas Lotéricas de Teixeira de
Freitas, além da presença do comandante da 87ª Companhia Independente da
Polícia Militar, major Silvio Nunes e do secretário Municipal de Segurança
Pública e Cidadania, tenente-coronel Raimundo Magalhães.
Conforme o vereador Sargento
Berg, o objetivo da reunião foi traçar um plano organizacional com intuito de
que não haja aglomeração e risco de contaminação da população que está
utilizando o serviço, tanto na parte interna, como externa das agências
lotéricas. Segundo o parlamentar, a reunião buscou encontrar medidas para
acabar com as aglomerações nas filas e também alertar que a não adoção das
determinações apresentadas pelos decretos estadual e municipal acarretará em sanções
e, sobretudo, procurou se ouvir as demandas dos dirigentes das instituições
convocadas.
De acordo com o Sargento
Berg, mesmo entendendo que o calendário para pagamento de benefícios sociais
como o Bolsa Família e do auxílio emergencial recém-sancionado, tem causado as
aglomerações, recomendou que as Casas Loterias organizem um sistema de
distribuição de senhas, oriente as pessoas que aguardem em separado e que sejam
chamadas através de “Megafone” ao seu atendimento, no entanto, as autoridades
públicas também tiveram que atender as demandas trazidas pelos donos de Casas
Lotéricas.
O comandante Sílvio Nunes
anunciou que vai iniciar o Cartão Programa, que mais nada é, um programa de
rondas periódicas da Polícia Militar pelas casas lotéricas e instituições
financeiras para garantir a segurança do cidadão e disciplinar os decretos
estadual e municipal em relação as medidas estabelecidas, a exemplo do uso de
máscara pelas pessoas. O secretário municipal de segurança pública Raimundo
Magalhães assegurou que a Guarda Municipal passa a ser o novo reforço dos
bancos e das casas lotéricas e funcionará como auxiliar da Polícia Militar na
disciplina aos decretos do Estado e do Município. E a Prefeitura Municipal
garantiu a instalação de Toldos em frente as agências bancárias e lotéricas
para gerar sombra e um pouco de comodidade aos usuários. (Por Athylla
Borborema)
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