A secretaria de Saúde de Jucuruçu convoca todos os beneficiados do programa Bolsa Família, para comparecerem a unidade de saúde até o dia 20 de junho, para realizarem o peso das pessoas assistidas pelo programa, evitando, desta forma, que o benefício seja suspenso. Para medir o peso é necessário que as crianças apresentem apenas a carteira de vacinação. Já para as mulheres, os documentos exigidos são o cartão do Bolsa Família e o RG. É importante lembrar que a pesagem deve ser feita duas vezes por ano, uma nos 1º e 2º semestres.
Vale ressaltar que essa pesagem é obrigatória e os beneficiários que não cumprirem a essa exigência do programa terão o beneficio bloqueado. Vale ressaltar que essa pesagem é obrigatória e os beneficiários que não cumprirem a essa exigência do programa terão o beneficio bloqueado. Para que continuem recebendo o benefício. O Bolsa Família visa proporcionar melhores condições de vida às famílias, além da inclusão das crianças e jovens nas políticas de educação e saúde, evitando, assim, a evasão escolar.
O Bolsa Família é gerenciado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome e, em Jucuruçu, o programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que atua em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde e Educação. O cadastro para ingressar no “Bolsa Família” é realizado o ano inteiro e o valor repassado a cada família pode variar de R$ 32,00 a R$ 306,00. Vale dizer que a triagem das famílias contempladas no Programa é feita pelo Governo Federal e, assim que o inscrito é incluído no Bolsa Família, o mesmo é notificado pela Caixa Econômica Federal (CEF), por meio de correspondência.
Condicionalidades do programa, a partir do momento que a família passa a receber o benefício, a mesma se compromete a cumprir algumas Condicionalidades para se manter no Bolsa Família, que são voltadas, mais especificamente, para as áreas de saúde e educação.
Uma delas visa manter as crianças e adolescentes em idade escolar frequentando a escola. As crianças de até 15 anos devem ter frequência escolar acima de 85% e os adolescentes com 16 e 17 anos, de 75%%. Já na área de saúde, que tem como meta zelar pelos cuidados básicos em saúde, os beneficiários do Bolsa Família devem manter em dia a carteira de vacinação de seus filhos com idade de zero a seis anos, seguindo sempre o calendário de vacinação, além de passar por consulta médica, pelo menos duas vezes por ano, para avaliação geral da saúde das crianças.
As mulheres devem seguir a agenda pré e pós-natal das gestantes e mães em amamentação, para garantir que as condicionalidades sejam atendidas e para que as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família não deixem de recebê-lo, a Prefeitura de Jucuruçu procura orientar todos quanto aos seus direitos e responsabilidades, como a importância de se manter o seu cadastro atualizado e de cumprir as normas estabelecidas pelo Governo Federal. É importante lembrar que o cadastramento no Programa Bolsa Família em Jucuruçu é realizado nas unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário