Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso.
A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina).
O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA).
Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástases.
A Equipe do NASF de Jucuruçu (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) realizará junto com a ESF (Estratégia de Saúde da Família) ações educativas para cuidar da saúde do homem, através de busca ativa (quadra de esporte), igrejas, salas espera (hospital e ESF), Stands com material educativo, vídeos orientações quanto ao câncer de próstata.
Prefeitura Municipal De Jucuruçu, Administração Uberlândia Pereira- “Reconstruir Para Um Futuro Melhor!”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário