A força Nacional de Segurança Pública, órgão do Ministério da Justiça que estará responsável pelo trabalho de segurança nas Olimpíadas Rio 2016 e em todo o trajeto da tocha olímpica, esteve em Itamaraju no último final de semana. A visita aconteceu porque Itamaraju foi escolhida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como uma das 390 cidades por onde a tocha vai passar.
O representante da FNSP, Capitão Mafra, vistoriou as vias escolhidas como trajeto e anunciou que a Força Nacional estará presente no município com 30 homens durante a passagem da tocha. O Capitão também aproveitou a oportunidade para estreitar o contato com as autoridades locais, entre estas, os secretários Marcos Teixeira (Administração) e Benson Silva (Cultura – Esporte e Comunicação).
A cerimônia de acendimento da tocha seguirá a tradição e será realizada na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, chegando ao Brasil, em Brasília (DF), no dia 3 de maio. A partir daí, a tocha será carregada por pelo menos onze mil condutores ao longo de cerca de 20 mil quilômetros, além de voar em torno de dez mil milhas pelo país até o dia 5 de agosto de 2016, quando acenderá a pira Olímpica na cerimônia de abertura, no Maracanã.
Em nossa região, a tocha Olímpica percorre as cidades de Teixeira de Freitas, Itamaraju, Eunápolis e Porto Seguro, no dia 19 de maio. A Caravana da Tocha Olímpica almoça em Itamaraju e dorme em Porto Seguro. O planejamento para a segurança do revezamento da tocha olímpica conta ainda com integrantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ)./Nilson Chaves
Nenhum comentário:
Postar um comentário