Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Brasil é mais perigoso para a imprensa do que países em guerra


ImageProxy

Entre as nações mais perigosas do mundo para o exercício profissional do jornalismo, o Brasil ocupa posição de destaque. Em 2015, o país alcançou números assustadores: 8 mortes e 64 agressões, tendo apresentado situação pior do que em países em guerra. No total, foram 116 registros de violações à liberdade de expressão, com casos de ameaças, intimidações e ataques. Os dados estão no relatório sobre Liberdade de Imprensa da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), lançado na segunda-feira , 22, em Brasília.

“Foi um ano cruel para o jornalismo brasileiro. Está ocorrendo uma inversão de valores, onde o profissional da imprensa devidamente identificado tem se tornado alvo das agressões, seja pelos próprios manifestantes ou, ainda mais grave, pelos policiais que têm a obrigação constitucional de garantir a segurança desses profissionais”, declarou o presidente da entidade, Daniel Slaviero, em coletiva à imprensa.

Para a organização, o ano de 2016 é preocupante pelas eleições municipais, visto que os veículos de comunicação desempenham papel investigativo forte, envolvendo casos de corrupção relacionados a agentes públicos ou empresários. “Precisa haver uma ampla investigação, apuração e punição rigorosa nesses casos para que outras pessoas que queiram ter esse tipo de atitude contra profissionais da imprensa sejam inibidas”, explicou Slavieiro.

A partir desta edição, o levantamento da Abert passa a verificar casos que aconteceram durante todo o ano, de janeiro a dezembro. Antes, os dados eram compilados de outubro a outubro e apresentados durante a Conferência da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR)./Comunique-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.