Aparecer

Aparecer

Siga-nos no instagram

sábado, 18 de junho de 2016

PMDB de Itamaraju reúne pré candidatos para discutir novas regras eleitorais com advogado de Salvador

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e partidos aliados, PV, PSC e PEN, reuniram na noite desta quinta-feira, 16 de junho, no Centro Comunitário em Itamaraju, os pré candidatos as eleições municipais deste ano para discutir as novas mudanças na Lei Eleitoral.


O advogado Maurício Campos, especialista em Direito Eleitoral veio diretamente da capital do estado para falar das novas regras da legislação eleitoral válidas para as próximas eleições municipais e esclarecer duvidas do que o candidato pode ou não pode fazer na campanha eleitoral.


Lucilene Curvelo, presidente do diretório municipal do PMDB e pré-candidata a prefeita, explicou que, a preocupação do partido com a transparências com as leis eleitorais a levou a buscar um especialista para esclarecer as dúvidas dos pré candidatos, principalmente com propagandas eleitorais, gastos em campanha, prestação de contas e uso de cabos eleitorais, algumas das 20 regras que foram mudadas este ano. "a reunião demonstra que esse arco de alianças está preocupado com a transparência para fazer um pleito de responsabilidade e compromisso. Queremos contribuir com a promotoria pública e com a justiça eleitoral para que tenhamos em Itamaraju, um pleito democrático primado pela legislação e respeito à população”, comentou.



O advogado destacou que o encontro é não só para as pessoas que pretendem concorrer a um cargo eletivo nas eleições municipais, mas para a sociedade em geral que precisam conhecer as leis até como forma de fiscalizar e cobrar do candidato uma eleição limpa e dentro da lei.


Segundo Maurício, a legislação eleitoral sofreu diversas mudanças, foram mudadas 33 novas regras dentro do processo eleitoral. Nas novas mudanças, segundo o advogado, está o fim do financiamento jurídico, as novas regras para a propaganda eleitoral na pré campanha e na campanha propriamente dita, a contratação de cabos eleitorais que agora só é permitido 1% do numero de moradores do município e a mudança no coeficiente eleitoral que chega a 10% para cada candidato a vereador. Acabou a história Tiririca, que um candidato eleito com um úmero alto de voto puxava outros do partido o que muitas vezes acabava elegendo candidato que tinha um numero mínimo de votos enquanto outros com uma votação expressiva não conseguia se eleger, disse Maurício.


Quando perguntada, durante a coletiva no final do evento, sobre estar preparada para assumir a prefeitura de Itamaraju, Lucilene disse "Com muita humildade estou preparada de forma técnica como gestora porque hoje você tem que entender de legislação eleitoral financeira, tributária e contábil e de toda as leis que norteiam o município, o pais e o estado. Estou preparada e tenho demostrado isso ao longo do tempo em que fui gestora não só preparada dentro da gestão pública, mas para lidar com o povo, para conversar com o povo, pra conversar com todos os setores organizados da sociedade. Precisamos criar a cultura de cidadania de respeito, e nos temos que começar de agora a mostrar novos rumos, que existe sim políticos sérios, com compromisso, com palavra, com determinação e com coragem” finalizou Lucilene./bahiaextremosul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.