Em convenção municipal realizada na noite dessa quarta-feira, dia 03, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista do Brasil (PC do B) confirmaram a candidatura de Dalvadísio Lima a prefeito de Itamaraju nas eleições municipais deste ano. O ato, comandado pelos presidentes Ranieri Botelho (PT) e Luciano Porto (PC do B), contou com a participação do deputado federal Valmir Assunção, do deputado estadual Bira Coroa, dos dirigentes nacional e estadual do MST, Evanildo Costa e Paulo César; do coordenador regional da CUT, João Climário; do Presidente do Sindicato dos Bancários, Carlos Eduardo; do presidente da União da Juventude Socialista (UJS), Henrique Peixoto; do coordenador interino da APLB/Sindicato dos Profissionais da Educação, Cláudio Souza, dentre outras personalidades da sociedade civil organizada.
Dalvadísio é o primeiro candidato a prefeito confirmado em convenção municipal para disputa eleitoral deste ano em Itamaraju. A atividade definiu ainda, de forma soberana e irrevogável, os nomes de 30 pré-candidatos aos cargos de vereador. Restou apenas definir o nome do candidato a vice-prefeito. Como a convenção é a assembleia partidária soberana e cabe a ela todas as definições, os filiados presentes delegaram à executiva municipal do Partido dos Trabalhadores o direito de escolher o candidato a vice-prefeito que comporá a chapa encabeçada por Dalvadísio. O nome pode vir de qualquer partido que seja da base aliada do Governo da Bahia. O prazo para que essa definição seja tomada encerra-se no dia 05 de agosto, último dia possível para realização de convenções.
Para o deputado federal Valmir Assunção a antecipação do Partido dos Trabalhadores em promover a convenção, desmancha os boatos de que o partido não teria candidatura majoritária nas eleições deste ano. “Dalvadísio é o nome mais preparado para governar Itamaraju. Está pronto para reconstruir essa cidade. Ele mora aqui há 35 anos, já dirigiu diversas entidades e, por onde passou, deixou um legado. Não há possibilidade de a gente desistir dessa disputa, e isso foi confirmado aqui a hoje. Precisamos oferecer a Itamaraju o melhor nome que temos no cenário político para governar essa cidade”, afirmou.
Dalvadísio Lima fez um pronunciamento bastante emocionado, falando do amor que tem por Itamaraju e de como sempre batalhou pelo desenvolvimento do município, tendo sido esse sentimento que o levou a entrar no debate político e aceitar o desafio de ser candidato a prefeito de Itamaraju. “Nossa cidade precisa de um prefeito que a ame, que cuide dela com o carinho de um pai. Que trate com respeito e humanidade os munícipes, em todos os setores do serviço público, principalmente na saúde e educação. Que esteja atento às necessidades de geração de emprego e renda, do fortalecimento de nossa agricultura e pecuária, e que dê uma atenção especial aos bairros mais esquecidos e ao interior do município. Eu me proponho a isso”, comentou emocionado.
Quem é Dalvadísio
No atual cenário político de Itamaraju, Dalvadísio Lima apresenta-se como o pré-candidato a prefeito com participação social mais ativa no município. Sua longa e acintosa história de militância política junto à sociedade civil organizada, há mais de três décadas, credencia seu nome para a disputa eleitoral de 2016. Lima, que residente em Itamaraju há mais de 35 anos, já atuou com afinco em quase todas as entidades civis e representativas da cidade, contribuindo significativamente com relevante papel social de tais instituições.
Sua história
Nascido em Caraíbas-Ba (próximo a Vitória da Conquista), Dalvadísio é filho do servidor público Gercino Ferreira Lima e da dona de casa Maria Oliveira Lima. Formado em contabilidade, na cidade mineira de Nanuque, ele foi professor de matemática e bancário. Posteriormente fundou uma empresa de fabricação de pré-moldados, a Construtora Lima, que hoje é uma loja varejista de material de construção administrada pelos seus filhos.
Dalvadísio deixou Nanuque para estabelece morada em Itamaraju em 1981, quando foi convidado pelo prefeito da época, Almir Nobre de Almeida, para montar uma filial da sua empresa na cidade. Nessa ocaisão, Dalvadísio produziu manilhas para rede de esgoto e bloquetes concretos sextavados para pavimentação de ruas. As ruas calçadas pela empresa dele permanecem até hoje em prefeito estado de conservação, prova autentica da qualidade do serviço realizado.
A CDL
Em 1989, a sua empresa migrou de ramo, passando a atuar no mercado varejista. Ocasião em que Dalvadísio passou participar da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itamaraju, tendo, posteriormente, assumido a presidência da instituição. Foi ele quem promoveu a primeira informatização de uma sede da CDL no interior da Bahia, além de ter promovido as maiores e mais importantes campanhas promocionais de aquecimento de vendas, da época.
Tênis Club
Dalvadísio também foi fundador e diretor do extinto Tênis Clube. Com alguns importantes amigos, ele pode resgatar e reestruturar um patrimônio abandonado, no bairro, tornando-o um importante espaço de lazer e cultura. Com a extinção do clube, o referido espaço foi cedido, em comodato, ao Centro de Convivência do Idoso.
Clube Arvo
No Clube Arvo Dalvadísio fez um trabalho de recuperação da associação recreativa, ampliando o número de associados e criando novas áreas de lazer, inaugurando uma moderna iluminação no seu principal campo de futebol, reformando a quadra esportiva, o campo de bocha e a piscina. Na gestão de Dalvadísio, o Arvo foi equipado com um moderno e arrojado salão de jogos utilizado por todas as idades. A sua gestão é reconhecida pelos sócios como uma das melhores da história do club até os dias de hoje.
Liga de Futebol
O pré-candidato também possui em sua trajetória de vida pública uma rápida e importante passagem pela Liga de Futebol de Itamaraju. Dalvadisio, que é amante do esporte, foi vice-presidente da instituição, na ocasião em que a seleção de Itamaraju teve uma das melhores equipes, conseguindo sagrar-se vice-campeã do campeonato Intermunicipal.
Conselhos municipais
Dalvadisio Lima ainda foi Membro convidado do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Membro da Comissão Tripartite de Geração de Emprego e Renda do Município de Itamaraju. Sua passagem por esses conselhos fiscalizadores e propositivos foram marcadas por amplas discussões e importantes proposições de políticas públicas para o município.
Prefeito por uma semana
Nas eleições municiais de 2000, Dalvadísio foi candidato a vice-prefeito, na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Frei Dilson, tendo perdido a eleição para Tacizzo Carletto. Três anos depois, por decisão da justiça, Lima foi empossado prefeito de Itamaraju e ficou no cargo por 06 dias úteis, em setembro de 2004. Apesar de poucos dias a frente do Município, Dalvadísio mudou a cara da administração, montando um quadro de secretários composto por pessoas com altíssima capacidade técnica e com conduta ética imaculada. Nesse curto período, ela ainda reuniu com os servidores públicos, de todos os setores da administração, a fim de ouvir suas demandadas e propostas para a gestão pública municipal.
Rádio Extremo Sul
Ainda em 2004, Dalvadisio Lima assumiu a direção-geral da Rádio Extremo Sul AM, a primeira emissora da cidade, fundada pelo ex-prefeito, Dr. Almir Nobre de Almeida. A emissora já havia passado por alguns proprietários e se encontrava sucateada, com sua estrutura sem qualquer conservação, mas, com sua capacidade de excelente administrador, ele provocou a maior revolução administrativa da história do rádio regional. A emissora, que carecia de equipamentos modernos, reparos em sua torre de transmissão, melhor qualidade de som e nova plástica na programação, ganhou muito mais que o esperado.
Dalvadisio reforçou a equipe da emissora contratando grandes nomes do rádio regional -sem parar de fabricar outros comunicadores- reestruturou toda a grade de programação e equipamentos, adquiriu novo transmissor, aumentou a potência da emissora de 1 mil watts para 5 mil e deu-lhe uma sede própria. A rádio, que desde sua fundação funcionou em um prédio alugado na Praça Castelo Branco 294, na conhecida rua dos trailers, passou a funcionar na rua José de Anchieta 126, com avanços tecnológicos de primeiríssima geração.
Títulos
Em 2001, reconhecendo os relevantes serviços sociais que Dalvadísio prestou a comunidade itamarajuense ao longo de sua história, ele foi condecorado com o titulo de cidadão honorífico de Itamaraju, pela Câmara Municipal. O mesmo título foi lhe concedido, um ano depois, pela Câmara Municipal Jucuruçu.
Mais recentemente, Dalvadísio também recebeu uma moção de aplausos da Câmara Municipal, em nome da Rádio Extremo Sul AM, em reconhecimento pelo admirável trabalho de utilidade pública que a emissora presta, gratuitamente, a comunidade, enviando recados para moradores da zona rural, onde não há internet e telefonia, bem como noticiando notas de falecimento e comunicados de igrejas, associações de bairros e entidades civis e filantrópicas da cidade, sem contar o apoio incondicional que a emissora presta aos sindicatos que defendem a classe trabalhadora./RADAR830
Nenhum comentário:
Postar um comentário