Enquanto a economia continua
parada e milhões de brasileiros ficam sem renda, grande parte deles não
consegue ter acesso aos auxílios prometidos pelo governo de Jair Bolsonaro por
causa de falhas nos sistemas da Caixa Econômica Federal.
Desde pelo menos o dia 15, os
aplicativos dos bancos que permitem pedir os benefícios apresentam problemas.
No site Reclame Aqui, as queixas contra a Caixa passaram de 1.217, entre 1º e
22 de abril do ano passado, para 6.822, no mesmo período deste ano - um salto
de 460%.
Na quarta-feira, 22, críticas
ao aplicativo Caixa Tem, que dá acesso ao auxílio emergencial de R$ 600,
apareceram entre os assuntos mais citados no País na rede social Twitter.
Nas lojas de aplicativos, as
reclamações também se acumulam. Na Google Play Store, do sistema operativo
Android, o aplicativo tem nota 1,8 (em escala que vai de um a cinco), em
avaliação feita por 410 mil usuários. No sistema da Apple, a nota é 1,6 e foram
44,2 mil avaliações até a manhã desta sexta-feira, 24.
O músico Diego Ferreira
Souza, de 28 anos, é um dos brasileiros com dificuldade para acessar o
aplicativo da Caixa. Ele conseguiu fazer o cadastro nos primeiros dias em que o
sistema estava no ar. Há uma semana, constatou que havia sido aprovado para
receber o auxílio, mas, agora, não consegue entrar no Caixa Tem. "A página
não carrega nunca", diz.
Souza ligou em um número da
Caixa para tirar dúvidas sobre o assunto, mas o problema também não foi
resolvido. "Demora muito para atender e, quando atende, uma gravação manda
você baixar o aplicativo."
Sem nenhum evento programado
para se apresentar - Souza canta em casamentos e festas -, o músico está sem
fonte de renda. Ele costumava levantar, por mês, R$ 2.000 em média, com os
quais pagava o aluguel e ajudava a mãe e a irmã. "Não tenho nenhum
dinheiro guardado." Por enquanto, a dona da casa onde ele mora, em
Guaianases, na capital paulista, tem sido compreensiva, conta
Outro aplicativo da Caixa que
não está funcionando corretamente é o Caixa Habitação, que permite que os
clientes do banco suspendam o pagamento do financiamento imobiliário por três
meses. Na Google Play Store, o app está com 1,5 de nota, após a avaliação de 27
mil usuários.
Procurada, a Caixa afirmou
que, no caso do aplicativo de habitação, "pode haver instabilidade
momentânea nos canais de atendimento" em decorrência do grande volume de
acessos. Até agora, 1,8 milhão de clientes já pediram a suspensão do pagamento.
Sobre o Caixa Tem, o banco não respondeu às perguntas./correio24horas
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