Criado pela Caixa Econômica
Federal para facilitar o acesso dos beneficiários de programas sociais, o
aplicativo "Caixa Tem" virou uma verdadeira dor de cabeça para as
pessoas que têm direito a receber o auxílio emergencial de R$ 600 pago pelo governo
federal durante a pandemia.
Com as limitações para saques
dos recursos nas agências do banco que seguem um cronograma pré-definido
conforme a data de aniversário do beneficiário, o aplicativo para celulares
acaba sendo o principal meio para o pagamento de contas e a transferência de recursos
para as 65,2 milhões de pessoas que recebem o auxílio. O problema é que o Caixa
Tem não tem conseguido dar conta dessa demanda.
Muitos usuários têm reclamado
das longas filas de espera — de mais de 10 minutos — para conseguirem acessar
suas contas virtuais por meio do Caixa Tem. Muitas vezes, após esperarem o
tempo estipulado pelo aplicativo, recebem apenas a mensagem de que o sistema
estaria indisponível.
Desde quinta-feira (2),
quando recebeu a terceira parcela do benefício, Cícero Martins Carvalho, 32
anos, que está desempregado, tenta pagar contas pelo aplicativo sem sucesso.
Morador de Cidade Ocidental (GO), cidade no entorno de Brasília, ele conta que
não teve problemas nos dois primeiros pagamentos, mas agora não consegue ter
acesso ao dinheiro.
"Desde quinta, apareceu
tente novamente 14h, tente novamente 15h e agora só tente novamente mais
tarde", explica. Ele chegou a ir a uma agência da Caixa, mas foi orientado
a tentar novamente pelo aplicativo. "Aqui em casa são cinco pessoas e só
eu estou recebendo o benefício. Estou dependendo desse dinheiro para pagar a
conta de água, de luz e outras contas. E tem várias pessoas que conheço com o
mesmo problema", completa.
Também desempregada,
Cristiane da Silva, 39 anos, vem enfrentando as mesmas dificuldades para ter
acesso ao benefício emergencial. Desde que recebeu os R$ 600, ela só conseguiu
pagar a conta da internet, de R$ 63. "O aplicativo não funciona de jeito
nenhum. Tenho que pagar três contas de água que estão atrasadas e uma parcela
de um cursinho para concurso público e não consigo", relata.
De acordo com dados da
própria Caixa, R$ 121,1 bilhões foram creditados nas contas de quem recebe o
auxílio emergencial nas três parcelas já liberadas do benefício. Até a manhã
desta segunda-feira,6 o número de downloads do aplicativo do Caixa Tem estava
em 152,2 milhões. Além de acessar os recursos do auxílio, o aplicativo serve
para consultar informações importantes na atual crise, referentes ao FGTS
(Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), Abono Salarial e Seguro-Desemprego.
Questionado pela reportagem,
o banco admitiu a ocorrência de "intermitência momentânea" em alguns
serviços do Caixa Tem, e creditou o problema à quantidade de acessos
simultâneos no aplicativo, de cerca de 500 mil usuários por hora. A Caixa
garante, no entanto, que o aplicativo está disponível ininterruptamente 24
horas por dia nos sete dias da semana.
O banco alega ainda que,
apesar dessas intermitências, os cidadãos têm conseguido acessar os serviços.
Somente nesta segunda-feira, mais de 4 milhões de operações já tinham sido
concluídas pelo aplicativo. Desde que o programa foi lançado, mais de 17,7
bilhões de boletos foram pagos diretamente na plataforma.
Ainda assim, a instituição
não foi clara sobre o que pretende fazer para acabar com as intermitências no
acesso. "A Caixa tem implementado melhorias no aplicativo, como a
ampliação da validade da sessão de cada usuário durante 72 horas, o que evita a
necessidade de nova fila virtual para acessar o Caixa Tem durante esse período",
alegou o banco, em nota./bahiaextremosul
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