Aparecer

Aparecer

Siga-nos no instagram

sábado, 6 de março de 2021

Itamaraju: Na trilha de Capital do Turismo ecológico

Pode ser uma imagem de 6 pessoas e ao ar livre

Pode ser uma imagem de 6 pessoas e ao ar livre. Aventureiros e amantes de varios lugares despertam a curiosidade pelo local afim de praticarem esportes radicais. 

 

O turismo ecológico também é uma ferramenta bastante útil para capacitar comunidades locais ao redor do mundo a alcançar um desenvolvimento sustentável. Atualmente, é o ramo da indústria do turismo que mais cresce. É uma taxa de 15 a 25% de crescimento anual. Além de um faturamento de cerca 70 milhões de dólares só no Brasil.

Pode ser uma imagem de natureza

Acompanhe abaixo alguns eventos que já estão sendo potencializados e transformando  Itamaraju no mais importante município do turismo ecológico da região. 

Conheça o Monte Pascoal e os montes citados pelos portugueses no encontro entre povos indígenas e o novo mundo chamado Brasil. Divisa com Itamaraju ao lado do Monte Pescoço. 

Primeiro Slackline é realizado na Pedra Monte Pescoço de Itamaraju.


Essa semana a cidade de Itamaraju recebeu um grupo de 06 escaladores (três homens e três mulheres) que escalaram e realizaram o primeiro Slackline na pedra do Monte Pescoço a uma altitude de 535 metros. 

 Pode ser uma imagem de natureza

O slackline é uma atividade física executada em uma fita estreita e flexível de nylon ou de poliéster, presa em dois pontos fixos, onde são realizados movimentos em cima dela, esses movimentos podem ser estáticos ou dinâmicos, é um esporte considerado completo pois ele alia a resistência física, a consciência corporal e a concentração. 

Em sua pagina na rede social o Secretario Municipal de Esportes lazer e turismo Gustavo Souto  afirmou que a Prefeitura Municipal de Itamaraju, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura em parceria com o GADS, já estão em conversas com escaladores para a realização do primeiro Curso de escalada básica de Itamaraju, assim que as medidas sanitárias de combate ao Covid permitirem a realização do referido curso. 

PULANDO O MONTE PESCOÇO 

ÍNDIOS DA ALDEIA PATAXÓS/ CARAIVA 

Parque Nacional Monte Pascoal esta localizado no extremo sul da Bahia, entre as cidades de Porto Seguro, Itamaraju  e Prado, e abrange 22383 ha. 

Sua área natural apresenta uma grande diversidade de paisagens e belezas cênicas únicas, como a praia da Aldeia de Barra Velha com águas cristalinas e a vegetação de restinga conservada, o manguezal, as florestas de restinga e as praias pluviais do Rio Caraíva e Corumbau e os campos de Mussununga. 


Os atuais municípios da Costa do Descobrimento pertenciam a Capitania de Porto Seguro que com o tempo foram emancipados e criada ainda a Costa das Baleias. Trata-se de uma região importante na história do Brasil e registra o primeiro encontro dos Europeus com os indígenas que aqui habitavam e continuam a habitar.

Aldeia Pataxó | Caraíva

O Monte Pascoal, com seu cume a 356 m de altitude que garante uma vista de 360º da região, e uma encantadora área de Mata Atlântica, mais especificamente a floresta denominado Ombrofila Densa, com suas árvores de até 40 m de altura com folhas sempre verdes e um clima úmido. 

São cerca de 13 aldeias no interior do Parque Nacional Monte Pascoal, algumas com luz elétrica, outras com geradores e também algumas às escuras. 

A maior delas, a Aldeia de Barra Velha, conta com uma boa estrutura, com escola, computadores, área de lazer e outras facilidades. 

Comunidade Indígena 

Os índios Tupinambás já ocupavam essas terras muito antes da colonização portuguesa, mas no século XVI quem passou a ocupar a região foi a comunidade Pataxó, que ali está até hoje. 

Situado na Costa do Descobrimento e praticamente guardião do Monte Pascoal patrimônio da humanidade  e símbolo maior do encontro entre indígenas e europeus em 1500, Itamaraju esta ladeado de ricas florestas  e matas atlânticas e ricas montanhas rochosas que nos últimos anos tem chamado a atenção de amantes de esportes radicais e eco turismo.. 

TRILHAS NO MONTE PESCOÇO 

A região cheia de montanhas e trilhas que magicamente atrai os amantes de duas rodas que promovem eventos radicais entre as belas paisagens da região rica na fauna e flora. A região que já foi chamada de ”terra dos frutos de ouro” o Cacau, agora é grande produtora de café, frutas cítricas, mandioca, banana, gado e leite. 

Prefeitura inaugura Centro de Capacitação Regional em Itamaraju – .:: Prefeitura de Itamaraju ::.

Itamaraju esta pronta para se tornar a ”capital do turismo ecológico ” da Costa do Descobrimento, próximo ao Monte Pascoal, Porto Seguro, Arraial D´ajuda, Trancoso, Corumbau, Cumuruxatiba , Barra do Chay e as praias mais lindas do mundo, o município é conhecido pelas belezas  naturais com rios, montanhas , cachoeiras e as mais lindas paisagens remanescentes da mata atlântica.

DESCIDA DO RIO JUCURUÇU-Encontro de canoagem já é uma realidade nas aguas do Jucuruçu- ”O Pantanal do Sul da Bahia. 

Jucuruçu é vocábulo indígena que significa “cobra grande”. Do tupi jucuru: cobra, jacuru ou jucuru; e ussu: grande. … Diz a lenda que essa cobra existiu, e que após ter sido morta pelo índios, ela se transformou no rio 

Cachoeira do Rio Farinha Lavada Itamaraju BA. - YouTube

*Em 1860, a região, habitada pelos índios pataxós, passou a atrair diversos exploradores para a atividade de extração de madeira, facilitada pelo acesso pelo Rio Jucuruçu, navegável por mais de cinquenta quilômetros em linha reta se medidos por terra, paralelamente ao curso do rio, para pequenas embarcações. O rio que nasce em Minas Gerais  era o único meio de escoar a produção dos distritos e povoados ainda no Brasil Império, que era levada através de embarcações para o município do Prado(onde o rio desagua no mar do atlântico) e depois transportada para Caravelas através da linha férrea ate MG. 

Pousadas em Itamaraju, Hotéis em Itamaraju - BA - Restaurantes Imobiliárias Fotos | Férias

O plantio de eucalipto não é permitido em propriedades  através de uma lei municipal e ainda cultiva uma imensa floresta com ipês, jaqueiras, caju, mangueiras  e arvores nativas, recentemente foi descoberta a arvore mais antiga do Brasil( Arvore Pau Brasil) na fazenda Pau Brasil. 

A SENHORA DA MATA: ARVORE PAU BRASIL COM QUASE 600 ANOS FOI ENCONTRADA NO ASSENTAMENTO PAU BRASIL EM ITAMARAJU  AO LADO DO MONTE PESCOÇO 

Com grande potencial para o agronegócio e o turismo ecológico, radical e para a boa idade, Itamaraju tem o potencial natural para se transformar na maior potencia no setor, pois além das belezas e atrativos naturais e heranças virgens do encontro entre portugueses e indígenas, conta com belíssimas propriedades rurais que poderiam ser  transformadas em Hotéis fazendas, parques temáticos, fabricas de compotas, chocolates, fabrica para exportação de licores como o de café e outros. 

A senhora da mata: entenda como a maior árvore de pau-brasil do país conseguiu sobreviver por 600 anos - Jornal Correio

Para que isso aconteça, é preciso que a sociedade civil organizada, empresários, iniciativa pública e privada elaborem um plano que inclua fomentadores, investidores, proprietários das propriedades para a criação de um ”PARQUE MUNICIPAL DO MONTE PESCOÇO” e atrativos ao seu entorno dando o ponto inicial para alavancar o turismo ecológico e de esportes radicais no município de Itamaraju. Fica a Dica!!!/Por: Edmilson Ciriacco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.