A terra indígena Aldeia Velha, cuja demarcação foi homologada na quinta-feira (18) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está localizada em meio à Mata Atlântica, no distrito de Arraial d’Ajuda, litoral Sul de Porto Seguro.
Conforme o decreto nº 12.000, que homologou a demarcação, a área indígena tem 1.997 hectares e pertence ao povo Pataxó.
O processo de retomada do território ocorreu na década de 1990, por um grupo de indígenas sem aldeia que habitavam nos arredores de Arraial d’Ajuda, Trancoso e outras regiões de Porto Seguro.
O nome Aldeia Velha foi dado pelo cacique Ipê, fundador da aldeia, devido aos vestígios encontrados na terra, que comprovaram que o território era habitado há muito tempo por indígenas de várias etnias.
TERRITÓRIO DIVIDIDO EM DUAS ÁREAS – O território se divide em duas áreas: a aldeia de moradia, localizada próxima ao perímetro urbano de Arraial d'Ajuda, e a área de vivências culturais, utilizado pelas lideranças indígenas e fomento das tradições e se conectar com o sagrado e realizar seus rituais.
No espaço cultural, onde ocorreu o início ao processo de retomada do território, mais distante da zona urbana, os visitantes conhecem sobre a cultura Pataxó e podem observar as exuberantes fauna e flora da Mata Atlântica. Também é local para conhecer e degustar alguns produtos cultivados na roça./ Radar News
Nenhum comentário:
Postar um comentário