Desde o último dia 09/04 os municípios do Extremo Sul tem recebido oficinas de orientação para implantarem seus Sistemas Municipais de Cultura - SMC.
As oficinas estão sendo oferecidas pela Secretaria de Cultura da Bahia -SecultBA, e conduzidas pelo Representante Territorial do Extremo Sul, Junieques Santos. Direcionadas aos dirigentes municipais de cultura, a capacitação tem o objetivo de oferecer suporte técnico para que esses gestores possam proceder a implantação dos SMCs.
Segundo Junieques, já no primeiro módulo, os dirigentes contarão com a oportunidade de ter uma visão geral sobre o sistema, sua estrutura básica, além de contarem com suporte na elaboração da minuta que criará os SMCs. "Quando nos deslocamos até os municípios, auxiliando nos procedimentos burocráticos e esclarecendo as dúvidas de perto, os gestores entendem que é possível fazer." Afirma Santos.
As primeiras oficinas realizadas aconteceram nas cidade de Medeiros Neto e Lajedão, essa última, contou com a participação do prefeito do município, Humberto Cortêz, que autorizou que a minuta da Lei fosse encaminhada ao departamento jurídico do legislativo para posterior apreciação. Segundo Lidiane Alves, Diretora de Cultura de Lajedão, a votação do projeto de lei deverá ocorrer ainda no mês de maio.
Ainda acontecerão oficinas nas cidades de Mucuri, Nova Viçosa, Vereda e Teixeira de Freitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário