Itamaraju será uma das primeiras cidades a pagar o novo piso e os valores são retroativos a janeiro deste ano
Na sessão legislativa ordinária desta terça-feira (17/03) da Câmara Municipal de Itamaraju, os vereadores de oposição, principalmente os que insistem em propagar que o município não vive um bom momento, ou que o gestor abandonou a cidade, tiveram que assistir calados a mais um feito positivo da atual Administração, o reajuste salarial dos servidores da Educação.
O Projeto de Lei 002/2015 encaminhado a Câmara Municipal na semana passada pelo prefeito e não votado por conta de um pedido de vistas do vereador Portugal, finalmente teve sua apreciação e aprovação por todos os vereadores presentes. A sanção do PL deve ocorrer nos próximos dias, até porque, o Setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Itamaraju precisa correr contra o tempo para garantir não só o pagamento dos reajustes do piso e gratificações, mas também os valores referentes à diferença do mês de janeiro, já que o reajuste foi retroativo ao primeiro mês do ano.
De acordo com o prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares, os valores referentes à diferença de fevereiro serão pagos na folha de abril. Pedro da Campineira (como é mais conhecido) mostrou mais uma vez que tem compromisso com a categoria e não pode ser chamado de "Inimigo da Educação”, como tentou rotulá-lo alguns dos membros da coordenação local da APLB/Sindicato. APLB, diga-se de passagem, que promoveu em Itamaraju um ato talvez inédito em todo Brasil, fez greve por tempo indeterminado quando a realidade do tratamento dado aos servidores da Educação não comportava sequer um protesto ou paralisação de advertência.
Para alguns diretores de Escolas do Município, o que a APLB fez foi abusar do direito de greve, pois parou quando os salários estavam em dia, incluindo 13º e um terço de férias. Os servidores também tinham acabado de serem beneficiados com o pagamento da licença prêmio de forma integral (três meses) e com a mudança de nível, tudo isso no final do ano passado. Mesmo assim, o sindicato optou por prejudicar a Educação do município com o apoio de setores ligados a políticos de oposição.
O reajuste do PL aprovado na Câmara será de 13,01% para todos os professores, inclusive os contratados. Em vários municípios do extremo sul o reajuste ainda não foi dado e em outros, as prefeituras já sinalizaram que vão pagar a partir deste mês de março, mas sem o retroativo. No PL do Executivo itamarajuense também foi reajustado o percentual de gratificação de diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, coordenadores técnicos, secretários e diretores de departamento.
Na sessão desta terça-feira, que contou com a aprovação de três proposições dos vereadores, apenas os parlamentares Adriano Pinaffo, Paulo Vitor, Keu de Julio Martins e Chico do Hotel não estavam presentes, esse último goza de licença médica, pois se convalesce de um problema cardíaco. Foi aprovada a Moção de Pesar 003/2015 pelo falecimento do médico Antônio Carlos Campos Dallorto e sua esposa; e as Indicações 002/2015 e 003/2015, indicando, respectivamente, exames oftalmológicos para os alunos da rede municipal de ensino e pavimentação da Rua Paramirim no Bairro Marotinho.
No franqueamento da palavra, o ex-presidente da Casa de Leis, Rubens do Hospital, lamentou profundamente o falecimento de Dr Antonio Dallorto, afirmando que o médico era respeitado e muito querido na sociedade itamarajuense. Rubens aproveitou para cobrar a solução de um problema envolvendo a Viação Itamaraju, atendendo reclamações dos moradores do Bairro Tassizão, onde, segundo os próprios moradores, os ônibus da empresa não estão entrando. Rubens também se comprometeu em ajudar os moradores na luta pela regularização dos imóveis, se referindo ao abaixo-assinado enviado à Câmara.
Já o vereador Mazuk, parabenizou o prefeito Pedro da Campineira pela conclusão da obra de calçamento, implantação de calçadas, sinalização de trânsito e fixação de placas de identificação das vias em todas as ruas do Bairro Canaã, mais um transformado na atual gestão. O vereador também agradeceu ao gestor pela conclusão da pavimentação da Rua Castro Alves e o início da pavimentação da Rua Vasco da Gama, ambas no Centro de Itamaraju.
O fato curioso da sessão foi à leitura das proposições dos vereadores sem que os nomes dos autores fossem divulgados, não sabemos se por um lapso do presidente da casa, ou do segundo secretário da mesa, que estava em dia de estreia. Vereador Antonio Portugal ocupou a Segunda Secretaria no lugar do vereador Evandro de Jesus que pediu dispensa do cargo por não concordar com a forma pela qual a atual mesa diretora tomou posse, por força de liminar num processo que ainda não foi julgado.
A não divulgação da autoria das proposições ocorreu com as duas indicações e com a Moção de Pesar. Na sessão passada, um pedido de vistas foi aceito sem que antes fosse submetido em plenário. É preciso que a nova Mesa Diretora da Egrégia Casa de Leis esteja mais atenta a estes detalhes./bahiaextremosul
Nenhum comentário:
Postar um comentário