Escolas brasileiras já incluíram na grade curricular dos alunos a disciplina “Leitura e Letramento”, que utiliza o Facebook como plataforma de discussão e aprofundamento de temas diversos. O objetivo, de acordo com as escolas, é proporcionar aos alunos do ensino médio amadurecimento textual, tanto em relação ao uso da norma culta da língua quanto às técnicas de argumentação.
Segundo a professora Elaine Silva, responsável pela disciplina, no Colégio Mary Word , em São Paulo, o projeto de letramento busca melhorar a performance de leitura e escrita dos alunos por meio de temas a serem debatidos via Facebook.
Ela salientou que as discussões propostas podem ser trabalhadas tanto no laboratório da escola quanto na casa dos estudantes. Para a educadora, o processo de debate via redes sociais é enriquecedor, pois os alunos acrescentam links de assuntos relacionados, agregando mais conhecimento aos grupos.
Além disso, Silva destacou que o debate desenvolve uma capacidade argumentativa maior necessária para produção de textos dissertativos, exigidos nas redações dos principais vestibulares do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário