Durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na fazenda Tabatinga, em Porto Seguro, policiais da Companhia Independente de Policia de Proteção Ambienta (Cippa/Porto Seguro) flagraram quatro homens desmatando uma área de mata nativa. Foram presos, Nilson Luz Nunes, Nilson Neves dos Santos, Josafá Pereira Teixeira e Deniosvaldo Bastos Brito, o Bené, apontado como um dos líderes do grupo.
De acordo com o comandante da Cippa, major Siqueira, a ação na fazenda tinha o objetivo de apreender materiais que estavam sendo utilizados para colocar fogo na área. “A ação tinha o objetivo de coibir crimes ambientais. Quando chegamos à fazenda, fomos entrando na mata para fazer o georrefenciamento da área queimada e acabamos flagrando os quatro cortando a mata com facões”, relatou o major.
Uma área da Fazenda Tabatinga, que está ocupada por representantes de um movimento social, foi alvo de incêndios criminosos. Desde o início de março, o corpo de Bombeiros teve que retornar ao local diversas vezes para conseguir apagar incêndios.
Só no dia 02, quando os bombeiros foram obrigados a retornar a área duas vezes, já havia sido destruída uma área de aproximadamente seis hectares. Os incêndios só foram completamente contidos após ação conjunta da Cippa, Bombeiros e Prevfogo/IBAMA, iniciada no dia 10./RADAR 64
Nenhum comentário:
Postar um comentário