Aparecer

Aparecer

Siga-nos no instagram

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Prefeita de Prado contrata por valor milionário empresa investigada pela Lava Jato





Com exclusividade o portal Zero Hora News teve acesso aos atos realizados pela Prefeita do município de Prado, extremo sul baiano, Mayra Pires Brito (PP), que através da licitação modalidade concorrência pública nº 01/2018, devidamente homologada e avalizada pela mesma, contratou a empresa EMBRATEC - Empresa Brasileira de Terraplanagem e Construção Ltda., com sede em Salvador/BA, para “recuperação de estradas vicinais localizados na zona rural” no interior do município pelo valor de R$ 2.968.007,77 (dois milhões e novecentos e sessenta e oito mil e sete reais e setenta e sete centavos).


A empresa contratada é bastante conhecida pela Polícia Federal e é investigada pela prática de cartel, sobrepreço, superfaturamento, lavagem de dinheiro, fraude em licitações e pagamentos de propina a políticos.

A empresa EMBRATEC foi alvo da “Operação Tabela Periódica”, que é um desdobramento das investigações conduzidas no âmbito da “Operação Lava Jato” e envolveu a participação de 200 (duzentos) policiais federais, 26 peritos criminais federais e 52 agentes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, para o cumprimento de 44 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de condução coercitiva.


O batismo da operação em “Tabela Periódica” é uma referência ao nome que alguns dos próprios investigados deram a uma planilha de controle em que desenhavam o mapa do cartel (e cuja aparência lembrava a Tabela Periódica), contendo dados como a relação das licitações, a divisão combinada dos lotes, os números dos contratos, os nomes das empreiteiras ou consórcios que seriam contemplados, valores dos orçamentos da VALEC (A VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. é uma empresa pública, sob a forma de sociedade por ações, controlada pela União através do Ministério dos Transportes), preços combinados, propostas de cobertura apresentadas apenas para dar aparência de competição e simulação de descontos a serem concedidos.


As fraudes que envolvem a EMBRATEC são oriundas de um possível cartel em licitações de obras da ferrovia Norte-Sul e foi deflagrada, pelo Núcleo de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO), pela Superintendência de Polícia Federal em Goiás (PF/GO) e pela Superintendência - Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

A investigação partiu de delação de executivos da empreiteira Camargo Correa e envolveu na Bahia três construtoras, com destaque para a EMBRATEC.

Nossa equipe continuará investigando a licitação modalidade concorrência pública nº 001/2018 realizada pela prefeitura de Prado, sob o comando da prefeita Mayra Brito (PP) e vencida pela empresa investigada no âmbito da "operação Lava Jato", a EMBRATEC, para recuperação das estradas vicinais no interior município e realizada por uma valor milionário e muito suspeito. Nossa equipe também dará atenção especial as demais licitações ocorridas em Prado, para poder informar a sociedade os bastidores dessas licitações e contratos, alguns muito suspeitos.

Nossa equipe de reportagem está analisando a origem do recurso, que pode ser de natureza federal, via convênio através de emenda parlamentar, em razão disso, encaminharemos representação ao Ministério Público Federal - MPF http://corrupcaonao.mpf.mp.br/), para que possa apurar a legalidade desse contrato e verificar se realmente está havendo a execução do mesmo em sua integralidade.


Nossa redação tentou entrar em contato com a prefeita Mayra Brito, mas, até o fechamento dessa matéria não obtivemos êxito. Mesmo assim o portal de notícias continua aberto para a publicação de qualquer esclarecimento da Prefeita, se houver./zerohoranews


Fonte de Informações:

Com informações: Vanderlei Filho/ Zero Hora News. A informação que faz a diferença.
Demais matérias relacionadas à Prado/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.