Um estudo feito pela
Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção
ao Crédito (SPC Brasil) estima que 7,8 milhões de brasileiros foram vítimas de
fraude nos últimos 12 meses.
Os dados mostram que a maior
parte das ocorrências (41%) está ligada à clonagem de cartões de crédito. De
acordo com o levantamento, outros golpes mais comuns envolvem o uso indevido do
nome para contratação de empréstimos (12%), falsificação de documentos para
abertura de crediário (10%) e pagamento de boletos falsos (10%), e há ainda
pessoas que foram vítimas de clonagem de cartão de débito (7%), falsificação de
cheque (7%) e clonagem da placa de veículo (7%).
De acordo com o SPC Brasil,
Além de prejuízos financeiros e constrangimento, o consumidor sofre com o tempo
gasto para resolver os processos burocráticos para regularizar sua situação,
como comprovar que não realizou compras indevidas ou resolver uma possível
negativação do CPF. Para auxiliar a população na proteção contra fraudes, o SPC
Brasil disponibilizou a ferramenta “SPC Avisa”.
Com o serviço, o consumidor
receberá informações via e-mail sempre que seu nome for incluído, excluído ou
sofrer alterações cadastrais no banco de dados da entidade. A pesquisa ouviu
800 consumidores em setembro de 2018 com idade superior ou igual a 18 anos, de
ambos os sexos e de todas as classes sociais, em 12 capitais das cinco regiões
brasileiras. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais a uma margem de
confiança de 95%./varelanoticias
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