Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Governo nega confisco da caderneta de poupança; PF vai investigar boato





O Ministério da Fazenda divulgou nota à imprensa nesta sexta-feira (13) para dizer que não procedem as informações, que estariam circulando em mídias sociais, de que haveria risco de o governo confiscar a caderneta de poupança, ou aplicações financeiras, dos brasileiros.

“Tais informações são totalmente desprovidas de fundamento, não se conformando com a política econômica de transparência e a  valorização do aumento da taxa de poupança de nossa sociedade, promovida pelo governo, através do Ministério da Fazenda”, acrescentou o governo.

Em nota, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informou que determinou à Polícia Federal “a imediata e rigorosa apuração da origem dos boatos que circulam nas redes sociais relacionados à caderneta de poupança”.

Confisco em 1990

Houve um confisco da poupança no Brasil em 1990. O processo foi comandado pela então ministra da Fazenda, Zélia Cardoso de Mello, no início do governo do presidente Fernando Collor de Mello. Foram bloqueados a poupança e todas as aplicações financeiras da época acima de NCZ$ 50 mil (cruzados novos) – cerca de R$ 6 mil.

A medida gerou reação extremamente negativa na sociedade brasileira, que ficou sem dinheiro para honrar seus compromissos, e gerou falência de empresas.

Surtos de sarampo no Brasil mostram problemas na imunização


Surtos de sarampo no Brasil mostram problemas na imunização

No Brasil foram registrados recentemente surtos de sarampo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema mostra que as taxas de imunização contra a doença em algumas áreas estão abaixo do necessário. O sarampo é considerado erradicado nas Américas desde 2002, uma vez que não há relatos de transmissão endêmica da doença na região desde então.

De acordo com a OMS, a eliminação do sarampo nas Américas enfrenta grandes desafios. Até o momento, foram identificados 21 casos da doença no país – para a OMS, os casos no Brasil são parte de um surto maior que começou em 2013 e já infectou mais de 700 pessoas, em 31 municípios. A vacina contra a doença é usada há mais de 50 anos e tem sua segurança e eficácia comprovadas.

A recomendação do órgão é que as crianças recebam duas doses da vacina contra o sarampo antes de completarem 5 anos e que os níveis de cobertura, com ambas as doses, sejam mantidos em 95% ou mais para prevenir a propagação de casos importados.

Morador de Teixeira morre afogado no Rio Jucuruçu em Itamaraju: corpo ainda não foi encontrado



Itamaraju: Um morador de Teixeira de Freitas se afogou nas águas do Rio do Rio Jucuruçu, em área próxima ao Bairro São Bernardo, em Itamaraju. O fato aconteceu no fim da tarde desta sexta-feira, 13 de fevereiro, quando o homem estava embaixo da ponte, e de repente desapareceu.

Pescadores que estavam próximos perceberam que o homem, [que se banhava nas águas] havia sumido e desconfiaram que o mesmo havia se afogado. Então, pararam os trabalhos de pesca e começaram as buscas na tentativa de socorrer a vítima ou encontrar o seu corpo.

Até o fechamento desta matéria, o corpo do homem ainda não tinha sido encontrado e a escuridão tem dificultado as buscas, que deverão continuar na manhã deste sábado (14). Trata-se de João Batista Pereira dos Santos, 50 anos, morador do Bairro Ulisses Guimarães.

Segundo informações de populares, que conseguiram contato com familiares da vítima, o João Batista morava em Minas Gerais e estava em Teixeira de Freitas há aproximadamente 07 anos. Ele era montador de móveis da Aliança Móveis, em Teixeira de Freitas./IN

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Jovem tenta roubar policial da CAEMA e acaba baleado em Posto do Mata



Wberlan Teixeira dos Santos, de 20 anos, foi baleado na manhã de quinta feira (12), durante uma tentativa de assalto ocorrida na rodoviária de Posto da Mata, que pertence a Nova Viçosa.

O acusado, tentou cometer um assalto contra funcionários de uma empresa de transporte, quando um policial militar da CAEMA, percebeu a ação criminosa, vindo ao encontro do suspeito que esboçou reação.

O militar, que estava a paisana, diante da iminente atentado contra sua vida, ao ter Wberlan apontado-lhe a arma,  deu voz de prisão ao mesmo que resistiu e acabou sendo baleado no braço.

O acusado foi socorrido para o hospital de Posto da Mata, onde logo apo´s foi transferido para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, onde o mesmo passará por procedimento cirúrgico. Com Wberlan, a polícia encontrou a arma utilizada na ação criminosa, um revólver calibre 22.

O acusado encontra se internado sob escolta policial. A polícia civil está investigando a ocorrência./ Opovonews

Horário de verão não será prorrogado, diz governo



O governo federal decidiu nesta quarta-feira (11) não prorrogar o horário de verão neste ano, como havia cogitado na semana passada. A decisão foi tomada após reunião entre a presidente Dilma Rousseff e o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga.

Segundo o ministro, o horário de verão, vigente para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, se estendido, poderia acarretar maior consumo de energia em algumas localidades, pois teriam um período de manhã mais escuro.

Ele disse também que a economia no final da tarde não seria tão expressiva, já que o pico de consumo tem se deslocado do final da tarde para o inicio da tarde. O horário de verão iniciou no dia 19 de outubro e termina do dia 22 deste mês.

Ex-segurança ameaça prefeito de Ribeirão do Largo com facão




Valdomiro Guimarães Brito, prefeito de Ribeirão do Largo, no sudoeste baiano, sofreu uma tentativa de agressão na tarde desta quarta-feira (11).

Segundo informações do Bahia Notícias, Afonso Viana Rocha, irmão do atual vice-prefeito e antigo membro da equipe de segurança do prefeito tentou agredi-lo com um facão.

Testemunhas disseram que Afonso se aproximava do paço municipal portando um facão quando o prefeito e mais um funcionário público pulou uma janela da prefeitura e entraram em um carro.

O agressor ainda desferiu golpes com o facão no veículo, mas ninguém ficou ferido. Na delegacia, Afonso disse que tentou agredir o prefeito por ele não ter cumprido promessas feitas.

Segundo denúncias, Afonso está há meses sem receber pagamentos e quando procura a prefeitura ouve que não há dinheiro suficiente como resposta.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Nomes das primeiras vítimas do acidente em navio da Petrobras são divulgados



Todas elas estão internadas no Vitória Apart Hospital. Entre elas há um filipino


A Petrobras divulgou o nome de seis vítimas da explosão que aconteceu no navio- plataforma Cidade São Mateus. Elas e mais duas pessoas que não tiveram os nomes divulgados estão internadas no Vitória Apart Hospital. Entre elas há um filipino. Ele é o único em estado grave. No momento do acidente 74 trabalhadores estavam embarcados.


Feridos

- Renata Beça

- Eduardo Campos

- Raimundo José Dantas

- Diego Chaves Leite

- Danilo Martins Cruz

- Bernardes (Filipino. Está em estado grave)

O acidente

Em nota divulgada no início da noite desta quarta-feira, a Petrobras confirmou que uma explosão a bordo do navio-plataforma Cidade de São Mateus deixou três mortos, 10 feridos e seis pessoas desaparecidas na tarde desta quarta-feira (11).

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, até às 17 horas dez pacientes tinham sido transferidos, sendo duas vítimas de queimaduras e oito vítimas de traumas. Elas foram encaminhadas para o Vitória Apart Hospital e Hospital Metropolitano, na Serra.

O navio está na região litorânea de Aracruz, Norte do Espírito Santo. Todas as vítimas são de uma empresa terceirizada.

Marinha

Em nota, A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), informou que um navio e duas aeronaves da Marinha estão se deslocando para a área, com a prioridade inicial de realizar a evacuação de pessoal e remover as vítimas para os hospitais da Grande Vitória.

A Capitania dos Portos informou ainda que será aberto um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), a fim de esclarecer as causas e responsabilidades pelo ocorrido na plataforma. O prazo para a conclusão do Inquérito é de 90 dias.

Nota na íntegra da Petrobras

A Petrobras lamenta informar a ocorrência nesta quarta-feira, dia 11/2, por volta de 12h50, de uma explosão a bordo do navio-plataforma Cidade de São Mateus operado pela empresa BW Offshore e afretado pela Petrobras. A unidade opera, desde junho de 2009, no pós-sal dos campos de Camarupim e Camarupim Norte, no litoral do Espírito Santo, a cerca de 120 km da costa. Do total de 74 trabalhadores embarcados, três não resistiram aos ferimentos e faleceram no local; dez sofreram ferimentos e já foram transferidos por helicóptero para atendimento médico em Vitória e outros seis estão desaparecidos.

A BW está prestando toda a assistência aos seus funcionários e familiares, com apoio da Petrobras. O acidente foi controlado a partir do imediato acionamento do Plano de Emergência com a mobilização de todos os recursos necessários. As operações da plataforma foram interrompidas. A produção da unidade era de cerca de 2,2 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural.

A Petrobras notificou oficialmente a Marinha e a Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustiveis (ANP). A concessão de Camarupim é operada pela Petrobras (100%) e a de Camarupim Norte é uma parceria entre a Petrobras (65%) e a empresa Ouro Preto Energia (35%).

Menino de 5 anos assusta ao contar que é a reencarnação de uma mulher morta em incêndio



Menino começou a ter lembranças de quando era uma mulher de 30 anos (Foto: Reprodução/Daily Mail)

Crianças são criativas e têm boa imaginação. Mas uma americana se assustou depois que seu filho, de apenas 5 anos, passou a contar de lembranças de quando era uma mulher negra. Ele dizia que havia morrido durante um incêndio a um hotel. Luke Ruehlman, que nasceu em Cincinnati, nos Estados Unidos, chocou a mãe ao relatar memórias do que seria uma vida passada. "Quando eu era uma menina, tinha cabelos pretos. Eu costumava usar brincos assim quando era menina", contou para susto da mãe.

Luke surpreendeu ainda mais quando as lembranças passaram a ter mais detalhes. "Eu era Pam, mas morri. Fui para o céu, vi Deus e ele me empurrou de volta para baixo. Quando acordei, eu era um bebê e você me chamava de Luke, contou Erika ao programa de TV Fox8.  Questionado, o menino disse que tinha 30 anos e que se lembrava do processo para reencarnar, quando teria sido "empurrado de volta para à terra como um recém-nascido”.

Assustada com a quantidade de detalhes nas informações, a mãe do menino decidiu investigar por conta própria e descobriu uma notícia em que uma mulher chamada Pamela Robinson havia pulado de um hotel em chamas, em Chicago, em 1993. Um canal de TV que apura atividades paranormais resolveu investigar a história. O menino foi colocado diante de imagens de mulheres negras e, segundo o jornal Daily Mail, conseguiu reconhecer Pamela em meio às outras./Correio da Bahia‎

Se beber não dirija. E sexo só se for seguro!



Nasf Jucuruçu - Com o carnaval chegando temos que nos conscientizar... Portanto se beber não dirija. E sexo só se for seguro! Nesta quarta dia 11 aconteceu a primeira passeata do  "Bloco da Prevenção". Em Jucuruçu.

- NASF - Dicas para um Carnaval seguro - Você já sabe o que vai fazer no carnaval?

Muitos vão viajar, outros ficar em casa descansando, carnaval é tempo de diversão, mas tudo com segurança e saúde sem prejudicar o próximo. Você já sabe qual a programação das praias da região? E o que estará funcionando em Campos?  Muita gente perde a linha no carnaval, depois nem sabe o que está fazendo. Isso é diversão? Não, não é! Com consciência é possível se divertir e pensar no próximo.


O - NASF  traz várias dicas para um carnaval seguro:

1- Antes de viajar, os turistas devem se informar sobre a estrutura do evento: onde serão instalados os postos médicos, policiais e de atendimento a visitantes.

2- Não saia com objetos de valor, como jóias, relógios e celulares. Tenha apenas o documento de identidade, dinheiro para pequenos gastos e muita disposição para brincar. 3- Beba bastante água e use roupas leves e confortáveis e não esqueça do protetor solar.



Uma coleção de dicas para aproveitar ao máximo o carnaval e prevenir as doenças que rondam a folia.

O Carnaval chegou e, com ele, a tão esperada curtição. A preocupação com diversão é tanta que é fácil se esquecer dos cuidados mais básicos com a saúde. O NASF - explica que a alimentação errada, o abuso do álcool e a ausência de sono causam um desgaste muito grande ao organismo. "Há também os perigos do sexo sem camisinha e até das doenças transmitidas pelo beijo",  Você quer curtir todos os dias de folia com o pique lá em cima? Então siga os conselhos do NASF  para manter a energia sem detonar a saúde.



Não saia distribuindo beijos

Não é apenas o sexo que pode transmitir doenças. Existem alguns vírus que podem ser passados também pelo beijo. O NASF  explica que a mononucleose infecciosa, conhecida como a "doença do beijo", é transmitida, principalmente, dessa forma. Ela pode causar febre, dor de garganta e até aumento do baço e do fígado.

A herpes labial também é adquirida através do beijo. Uma vez adquirida, ela será a sua companheira pela vida toda. Basta uma situação estressante ou alguma queda da imunidade para que as bolinhas avermelhadas apareçam na mucosa da boca. Mas fique tranquilo, ela só é transmissível enquanto estiver aparente.


Sexo? Só se for seguro

Muitas doenças podem ser transmitidas pelo sexo. O  NASF  explica que a contaminação pelo vírus da Aids, da gonorreia, da herpes e da sífilis pode acontecer numa única relação sexual. Mas a camisinha, por si só, já é eficaz para prevenir esses problemas. "O preservativo é sempre o melhor método para evitar Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e a gravidez. Optar por métodos contraceptivos, como a pílula do dia seguinte, pode prejudicar o organismo, pois causam alterações hormonais e não previnem a contaminação de doenças", conta.


Não abuse das substâncias energéticas

Algumas substâncias, como o pó de guaraná e as bebidas energéticas, dão mais pique para curtir o carnaval. Mas o infectologista faz a ressalva: essas substâncias são ricas em cafeína e, se consumidas em excesso, atrapalham o sono na hora de dormir, causam gastrite e sobrecarregam o organismo, podendo levar até à arritmia cardíaca.

O  NASF - explica ainda que a quantidade segura é variável, pois a concentração de cafeína em cada cápsula varia de fabricante para fabricante. Além disso, o corpo se acostuma com a cafeína, que passa a ter menos efeitos, e o organismo precisa, progressivamente, de mais remédio para conseguir o efeito desejado.


Dicas de saúde para o carnaval: Alimentação

O carnaval pode ser considerado uma maratona e por isso exige alimentação reforçada. Na véspera da folia, recomenda-se consumir mais carboidratos, como arroz, pães, macarrão, batata e aveia. De preferência as versões integrais, que sustentam por mais tempo. Imediatamente antes da folia, são recomendadas as frutas, pois são ricas em água e sais minerais. Depois da maratona, além de consumir carboidratos, proteínas também são importantes, e podem ser encontradas em carnes magras, ovo e feijão.

Dicas de saúde para o carnaval: Hidratação

Esse é um dos pontos mais importantes para se manter saudável. Recomenda-se que entre três e quatro horas antes da maratona o folião consuma de 250 a 500 ml de água, sucos ou água de coco. Durante a folia, o ideal é beber de 150 a 200 ml a cada 15 minutos a meia hora, dependendo da intensidade.



Bebidas energéticas e esportivas são uma boa opção para quem vai praticar exercícios intensos e por um longo tempo. Mas existe um alerta para as bebidas energéticas que contém cafeína, pois aumentam a perda de líquidos do organismo, merecendo hidratação em dobro.
Dicas de saúde para o carnaval: Lesões musculares


Pessoas com sobrepeso, sedentárias e que já apresentam problemas musculares são o grupo de maior risco para lesões, e, portanto, devem ter mais cuidado. Além disso, o especialista explica que sambar na avenida com sapatos de salto alto exige das passistas um preparo extra, pois os saltos aumentam a carga nas articulações, principalmente dos joelhos.


O uso de bebidas alcoólicas no carnaval é muitas vezes excessivo, sendo uma das maiores causas para interromper a folia, ou pior, ser causa de acidentes de trânsito, quando o folião esquece a regra principal: Se beber, não dirija. Sobre a associação de álcool e atividades físicas, é importante lembrar que o álcool também aumenta a perda de líquido. O ideal seria o consumo moderado e beber mais. O NASF  dá a dica: além de moderar no consumo de álcool, intercale um copo de bebida alcoólica com um de água. Dessa forma, os efeitos negativos, e até a ressaca, ficam mais brandos. Comer alguma coisa enquanto bebe também faz bem, pois mantém a glicose estável no sangue e evita que você passe mal.


As dicas de saúde de carnaval: os perigos do álcool. Dicas de saúde para o carnaval: DST e AIDS

A sensação de liberdade típica do carnaval, associada ao consumo excessivo de álcool, também aumenta as chances contrair Doenças Sexualmente Transmissíveis, dentre elas a AIDS. A informação também é uma grande aliada na hora da prevenção, então é fundamental se informar sobre as doenças e os modos de preveni-las.


Se você tem dúvidas em relação à camisinha, AIDS e DST o Banco de Saúde recomenda: A camisinha é realmente segura? Confira! AIDS: Quais as formas de contato?

Por fim. É fundamental ter limites e não exagerar a ponto de ficar tão mal e deixar de curtir o carnaval. Pode beber comer, se divertir, dançar, mas com uma dose moderação. O carnaval é uma data do ano que proporciona alegria, festa, farra, dança, samba, momentos de soltar todos os bichos, mas para que isso aconteça e não traga nenhuma conseqüência negativa temos que nos cuidar.

Acusada de furto é detida por funcionários de loja em Teixeira de Freitas



Juliana Santos Barbosa, 19 anos, foi presa por volta das 15 horas de quarta feira (11), no interior de uma loja, no centro de Teixeira de Freitas.

De acordo com informações, a mesma é acusada de ter furtado diversas peças de roupas no interior de uma loja de roupas. Juliana, foi flagrada pelas câmeras de segurança, cometendo o ato delituoso e funcionários acionaram uma guarnição da polícia militar.

A suspeita, ao ser abordada, foi encontrada em seu poder 02 vestidos, 01 macaquito, 01 short, 01 saia, 01 boné, 02 toalhas, 01 bolsa e 01 óculos Ray Ban.

Juliana que é residente no bairro Coabe, na cidade de São Mateus, foi encaminhada para a sede da 8ª COORPIN, onde encontra-se custodiada a disposição da justiça./Opovonews

Idosa de 63 anos é presa por pensão alimentícia em Posto da Mata



Num país onde a corrupção tem números incalculáveis, chama a atenção que o um juiz possa expedir um mandado de prisão contra uma senhora de 63 anos, doente, trabalhadora rural porque o filho não pagou a pensão alimentícia do filho.

Benedita Conceição dos Santos, 63 anos, moradora de Argolo, distrito de nova Viçosa, foi presa na tarde desta quarta feira, 11 de fevereiro, por ordem de um mandado de prisão expedido pelo juiz substituto da comarca de nova Viçosa, Dr. Willian Bosaneri Araujo.


A prisão expedida em desfavor da idosa por pensão alimentícia do seu neto porque o pai da criança não efetuou o pagamento da pensão alimentícia. O processo foi movido por Elisângela dos Santos Rodrigues, mãe da criança.

Não obtendo resultados positivos contra o pai da criança, o juiz mandou prender a avó, uma senhora de 63 anos, que trabalha na roça para ajudar criar outros netos.

A idosa que sofre de doenças crônicas como hipertensão, está na cadeia e diz não ter condições de pagar o valor de R$ 4.417, 36 (quatro mil, quatrocentos e dezessete reais e trinta e seis centavos). O mandado de prisão é de 60 dias, ou até a quitação da dívida./bahiaextremosul

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

O Carnaval está aí! Proteja-se do HPV



Umas das datas mais esperadas pelos brasileiros – e pelos estrangeiros – está próxima. As marchinhas do Carnaval já começam a ecoar nas esquinas do país. E quem pretende cair na folia não pode deixar de fora os confetes, a serpentina e, claro, a camisinha. Afinal, diversão também requer responsabilidade. O preservativo é a garantia de que a alegria continue depois do feriado. Além de método contraceptivo, é a melhor maneira de se manter livre das doenças sexualmente transmissíveis.

Estudos recentes têm mostrado uma forte ligação entre a infecção genital pelo papiloma vírus humano (HPV) e o câncer de colo uterino. O HPV está presente em mais de 99% das células destes tumores. Existem mais de 200 tipos de HPV e estes podem ser classificados segundo o risco para o desenvolvimento deste câncer. Aproximadamente 15 tipos de HPV são considerados de alto risco e estão relacionados com o câncer de colo uterino, dentre estes, os mais importantes são o HPV 16 e o HPV 18, encontrados em 70% dos casos.

Mas, o que é realmente importante saber sobre o HPV? O vírus sempre resulta em um câncer? Para tirar essas e outras dúvidas, entrevistamos o médico oncologista Ellias Magalhães e Abreu Lima, daOncomed BH, que esclareceu as principais dúvidas sobre o assunto.

1- O que é o HPV?

R.: O HPV, Papiloma vírus humano, é uma família de mais de 150 tipos vírus que infectam exclusivamente a pele e mucosas dos seres humanos. Aproximadamente metade das pessoas com vida sexual ativa se infectará por um ou mais subtipos de HPV durante a vida e por isso ele é considerado a infecção sexualmente transmissível mais comum do mundo. Pesquisas recentes mostram que 40% das mulheres são portadoras do vírus no trato genital, ao passo que outros 16% o têm alojado na orofaringe (garganta). O vírus é responsável pelo desenvolvimento de diversas patologias como a verruga vulgar, a verruga plana, o condiloma acuminado (verrugas genitais) e o câncer de colo uterino, canal anal, vulva, vagina, pênis e orofaringe. A maioria dos subtipos de HPV não apresenta potencial para levar ao câncer. Os subtipos mais encontrados nas doenças malignas são 16 e 18.

2- Quais os tipos de exame podem detectar o HPV?

R.: O diagnóstico de infecção pelo HPV é feito através da pesquisa do DNA / RNA do vírus na amostra do tecido da mucosa genital, anal, oral ou outro local suspeito. Não é possível identificar a presença do vírus através de exames de sangue. Isso ocorre porque normalmente a infecção pelo HPV se restringe às camadas mais superficiais do epitélio (tecido de revestimento).

3- A infecção pelo HPV nem sempre resulta em câncer. Nesses casos, o HPV pode causar outro tipo de doença, pode causar infertilidade? Por quê?

R.: Os HPVs são divididos em oncogênicos, aqueles que têm a capacidade de desenvolver câncer, e os não oncogênicos, não relacionados ao desenvolvimento de tumores. Alguns subtipos não oncogênicos têm predileção pela pele, neste caso levando ao aparecimento de verrugas comuns, planas e plantares (nas plantas dos pés). Outros subtipos têm tropismo pela pele e mucosas da região anogenital. Os sítios mais comuns de infecção são o pênis, o escroto, a região perianal, o canal anal, a vulva, o introito vaginal e o colo uterino. Levam ao aparecimento das verrugas genitais (condiloma acuminado). O HPV pode infectar a cavidade oral, levando ao aparecimento de lesões potencialmente malignas.

O HPV não é responsável direto por infertilidade na mulher. Entretanto, HPVs oncogênicos podem levar ao aparecimento de câncer e o tratamento da doença, muitas vezes envolvendo cirurgia (retirada de útero e ovários), radioterapia e quimioterapia pode levar à esterilidade feminina.

4- O que a mulher pode fazer para evitar a contaminação?

R.: A principal forma de transmissão do HPV é o intercurso sexual, seja ele genital, anal ou oral. Assim sendo, a maneira mais eficaz de se evitar a infecção pelo HPV é a abstenção do contato sexual com outra pessoa. Para aqueles com vida sexual ativa, uma relação monogâmica duradoura com parceiro não infectado é a estratégia mais provável de prevenir o contágio. O problema é que, por tratar-se de infecção assintomática, é difícil determinar se o parceiro que teve vida sexual ativa no passado está ou não infectado pelo HPV. Pesquisas mostram que o uso correto e consistente de preservativos pode diminuir as chances de contaminação.

5 - Além do sexo, há outras formas de transmissão do HPV?

R.: A forma mais comum de contágio do HPV é o contato íntimo pele / pele, no caso das verrugas da pele, e o intercurso sexual (genital, anal ou oral), no caso das cepas anogenitais. Beijar ou tocar a genitália do parceiro com a boca também pode transmitir a infecção. 16% da população possui o vírus alojado na garganta. O HPV não é transmitido pelo sangue.

6 - Quais os sintomas do HPV?

R.: Lesões do HPV no colo uterino raramente determinam sintomas. Na maioria das vezes são descobertas ocasionalmente através do exame preventivo de papanicolau. Verrugas genitais podem causar prurido, sensação de queimação e eventualmente levar a sangramentos durante o ato sexual. Elas são associadas a depressão, disfunção sexual, sentimento de culpa, vergonha, medo da rejeição pelo parceiro e perda da sexualidade.

7- Como é feito o tratamento do HPV?

R.: Diferentemente das bactérias, vírus não são destruídos por antibióticos. Atualmente não existem medicamentos capazes de eliminar a infecção pelo HPV. O tratamento dependerá do tipo de lesão e, no caso do câncer, da extensão da doença.

Tentar remover as verrugas genitais manualmente nem sempre elimina o HPV e as lesões podem reaparecer. Tratamentos com agentes químicos podem ser dolorosos, deixar cicatrizes e causar embaraço. Podofilina e ácido tricloroacético são capazes de destruir as verrugas genitais externas, embora várias aplicações possam ser necessárias. Dependendo do tamanho, localização e quantidade das lesões outras opções terapêuticas podem ser necessárias. São elas: Crioterapia (lesão por congelamento utilizando-se nitrogênio líquido); eletrocauterização (lesão por corrente elétrica); laser (lesão por calor).

O câncer de colo uterino em seus estágios iniciais é tratado cirurgicamente. Esses procedimentos podem preservar ou não estruturas fundamentais para manter a fertilidade feminina. A medida que o tumor avança, as chances do tratamento levar a infertilidade aumentam. Tumores mais avançados geralmente são tratados utilizando quimiorradioterapia.

8- Para quem cada uma das vacinas anti-HPV (bivalente e quadrivalente) é indicada e quando a mulher pode tomá-la (a partir do início da vida sexual ou a partir de uma certa idade)?

R.: Gardasil®,também chamada de vacina quadrivalente,  é ativa contra quatro subtipos de HPV: 6, 11, 16 e 18. Os dois primeiros são agentes etiológicos das verrugas genitais, enquanto os subtipos 16 e 18 são os principais causadores do câncer de colo uterino e canal anal. A vacina é aplicada em três doses ao longo de seis meses. Usualmente a segunda dose é dada dois meses após a primeira e a terceira dose quatro meses após a segunda. Gardasil está aprovada para a prevenção de câncer de colo uterino e alguns tipos de câncer vulvar, vaginal, do canal anal e verrugas genitais (condilomas). A faixa etária recomendada para a aplicação da vacina é de 9 a 26 anos.

A Cervarix®, também chamada de bivalente, confere proteção para dois subtipos de HPV oncogênicos: as cepas 16 e 18. Está aprovado seu uso em mulheres de 9 a 25 anos para a prevenção de câncer de colo uterino. Sua aplicação também se dá em três doses no decorrer de seis meses.
Se possível, a vacina deve ser aplicada antes do início da vida sexual para conferir imunidade à mulher desde o primeiro intercurso sexual.

Projeto “Prefeito no seu Bairro” será promovido no Liberdade I nesta quarta-feira (11)




Teixeira de Freitas: O projeto “Prefeito no seu Bairro” estará no Liberdade I, nesta quarta-feira (11). O Governo Municipal de Teixeira de Freitas, com vistas ao fortalecimento da cidadania e facilitação da oferta de serviços públicos, deslocará as atividades de suas secretarias para a localidade. Assim, a população terá ao seu alcance os principais projetos do Governo e também, um dia de cuidados e lazer.

A ação vai começar às 08h00 e marca o início do projeto Prefeito no seu Bairro. Durante todo o dia, até às 17h00, a Escola Municipal Amigos de Aracruz se transformará numa pequena “prefeitura”. A comunidade terá ao seu alcance serviços como inscrição para o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Passe Livre, Passe do Idoso, aferição de pressão, testes rápidos, corte de cabelo, minicursos e muito mais.

As secretarias trabalharão de maneira integrada e o prefeito despachará da própria escola. Toda a comunidade do Liberdade I e bairros próximos está convidada a participar do projeto. Além dos serviços, o Prefeito no seu Bairro promoverá também atividades esportivas e culturais na quadra coberta. O projeto tem caráter pontual e seu objetivo é descentralizar as atividades das secretarias e alcançar todos os bairros do município./Liberdadenews

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

PM prende homem que estuprou adolescente em Medeiros Neto



A Polícia Militar, que fazia monitoramento de informações e procurava localizar o acusado desde que tomou conhecimento do crime, prendeu no início da tarde desta terça-feira (10), o homem acusado de estuprar uma adolescente, de 17 anos, na cidade de Medeiros Neto. O crime ocorreu ontem (9), por volta das 14 horas, na casa da vítima, no bairro Planalto II.

Segundo os policiais, Ailton de Jesus Brandão, 31 anos, mais conhecido como “Ailton Doido” ou "Boticário, se deslocava de bicicleta na rodovia BA-693, que liga a BA-290 a cidade de Lajedão. Foi utilizado um carro descaracterizado para evitar que o acusado percebesse a presença da polícia e adentrasse nos canaviais, como já ocorreu em situação anterior em que ele evadiu-se.

Ainda de acordo com os PMs o acusado disse que seguia para Serra dos Aimorés-MG, para a casa da sua mãe. Ailton, que levava uma bolsa vermelha nas costas com roupas e todos os documentos pessoais, contou para os militares detalhes do estupro. Disse que levou a vítima para o banheiro, tampou a boca dela com uma camiseta que ele trazia nas mãos e colocou a faca no pescoço da menor.

Ele disse ainda que ficou cerca de 20 minutos fazendo sexo forçado com a garota. Na bolsa os policiais encontraram a faca utilizada para ameaçar a vítima e um soquete artesanal. O delegado Sanney Simões autuou o acusado por estupro./radar58

Pesquisa mostra crescimento da população com carteira assinada no Brasil


Pesquisa mostra crescimento da população com carteira assinada no Brasil

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pinad Contínua), divulgados hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 77% dos 92,9 milhões de trabalhadores que integravam a população ocupada no quarto trimestre do ano passado no setor privado do país tinham carteira de trabalho assinada - um aumento de 0,6 ponto percentual em relação a igual trimestre de 2013.

O levantamento mostra que, entre os trabalhadores domésticos, 32,1% tinham carteira de trabalho assinada no quarto trimestre de 2014, registrando um crescimento de 1 ponto percentual em relação aos 31,1% registrados no mesmo trimestre de 2013. No mesmo período, com exceção da região Sudeste, que registrou estabilidade, a proporção dos empregados do setor privado com carteira assinada aumentou em todas as regiões.

Regionalmente, no quarto trimestre de 2014, as regiões que apresentaram os maiores percentuais de pessoas empregadas entre aquelas em idade de trabalhar foram Centro-Oeste (61,5%) e Sul (61,2%), enquanto na região Nordeste foi verificado o menor nível da ocupação, 52,2%. Em geral, as análises mostraram que nos grupos com níveis de instrução mais altos, o nível da ocupação era mais elevado.

Bancos fecham na segunda e terça-feira de carnaval






A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou hoje (1O) que as agências bancárias fecharão as portas nos dias 16 e 17 de fevereiro, segunda e terça-feira de  carnaval. Na Quarta-Feira de Cinzas (18), os bancos abrirão a partir do meio-dia. A entidade recomenda que, nos dias em que os bancos fecham, a população use os canais eletrônicos para realizar operações bancárias.

No caso de contas a pagar, as que têm vencimento durante o feriado podem ser pagas no primeiro dia útil subsequente, ou seja, na Quarta-Feira de Cinzas. No entanto, os clientes que preferirem agendar o pagamento podem usar caixas eletrônicos, a internet ou o telefone, dependendo do banco.

O pagamento pode ser agendado ainda por débito direto autorizado (DDA), sistema que permite receber boletos por meio eletrônico, em lugar de papel. Para usar essa opção, no entanto, é preciso ter se cadastrado previamente.

Os feriados valem para todos os bancos associados à Febraban.

Caminhoneiros fecham BR 101 em protesto contra aumento de preço de combustível





A BR 101 amanheceu interditada desde as primeira horas desta terça feira (10),  nas rodovias de acesso ao Estado do Espírito Santo entre as cidades de Cachoeiro do Itapemirim, Rio Novo, Viana e o manifesto segue para a capital capixaba.

De acordo com Jairo César Almeida, criador da Associação dos Caminhoneiros Profissionais e Avulsos do Espírito Santo, os caminhoneiros estão seguindo o protocolo nacional da categoria para o manifesto do dia 14, que é a mobilização contra os desmandos do Governo Federal.


O movimento foi deflagrado no estado de Mato Grosso e de acordo com a categoria, irá atingir todos os estados brasileiros. Carros de passeio, ambulâncias, caminhões de oxigênio e carga viva estão conseguindo passar pela manifestação. O manifesto é pacífico e é acompanhado de perto pela Polícia Rodoviária Federal.

Ainda de acordo com os caminhoneiros, o aumento de combustível foi o estopim para a manifestação. Outra reivindicação da categoria é sobre os valores do frete, que há 10 anos não sofre reajuste. A categoria ainda lembra o aumento da jornada laboral de trabalho, que antes era de 25 anos e passou a ser 35 anos.

” Não é greve, é apenas uma mobilização, um pedido de basta. Embora não esteja longe de deflagarmos uma greve dos caminhoneiros no Brasil. Não estamos aqui ameaçando o Governo Estadual, nem o Governo Federal, nós queremos apenas sermos vistos e respeitados e sabemos que a verdade não é essa que eles contam, o valor do combustível do jeito que está é inadmissível para o País.


Nos temos que acordar, o Brasil está sendo governado para alguns e não para todos. Vamos fazer um movimento pacífico, vamos fazer nossa reforma acontecer”. Declarou Jairo César./Opovonews

Drama de Maguila contra doença gera comoção



Desde que foi diagnosticado com Mal de Alzheimer e demência pugilística, o ex-boxeador Maguila fez poucas aparições públicas. Mas neste domingo, a Rede Record apresentou uma reportagem mostrando o preocupante estado de saúde dele. Apesar da dificuldade para se movimentar, Maguila conseguiu dar entrevista, cantou um samba e gerou muita comoção nas redes sociais, chegando ao "Trending Topics" mundial.

Maguila está internado na Santa Casa de São Paulo há nove meses e não há qualquer expectativa de melhora. De acordo com a mulher, Irani Pinheiro, ele tem piorado cada vez mais. Mesmo assim ainda mostra o perfil de atleta: "a luta só para quando a gente morre. Eu estou lutando para estar vivo. Quero viver muito. A luta é até o último dia e não pode parar de lutar. Não desisto, não". Ele inclusive mostrou esperança: "estou calmo, tranquilo, uma hora eu saio daqui".

A maioria das frases de Maguila vinham com longos intervalos, já que ele mostrou dificuldade até para respirar. Mas surpreendeu ao cantar um samba de Bezerra da Silva, "Quem usa antena é televisão".

Maguila também mostrou orgulho ao falar da carreira. O campeão brasileiro, sul-americano e mundial (pela WBF) ressaltou a importância dos títulos nas décadas de 80 e 90: "ali nasceu o boxe, começou tudo de novo comigo", afirmou ele, lembrando que, de fato, foi ele que resgatou a popularidade do esporte no Brasil.



Esse orgulho também foi mostrado por fãs no Twitter. Muitas pessoas lembraram com saudades e outras disseram que não conheciam a carreira de Maguila, algo que também foi resgatado com detalhes na reportagem./Record

Governador Rui Costa ganha guitarra de presente da família Macedo



20150209-121113.jpg

O guitarrista Armandinho Macedo presenteou o governador Rui Costa com uma guitarra baiana durante a apresentação da programação do Carnaval da Pipoca. "Tudo começou com esse instrumento aqui", disse Armandinho durante a entrega.

O governador brincou e se dirigiu à esposa Aline Peixoto: "quero me dirigir aqui à minha queridíssima esposa e dizer que hoje à noite vou começar a aprender a tocar".

Consumidores lotam escritório da Coelba para reclamar do aumento de até 300% em contas de energia elétrica



Durante o período eleitoral, a presidenta Dilma Rousseff (PT) prometeu que as contas de energia diminuiriam 18%, porém, depois de reeleita, a presidente anunciou um pacote de aumentos, dentre os quais na energia. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os consumidores de todo o país passaram a pagar R$ 3,00 a mais por cada 100 quilowatts-hora (kWh) de consumo.

O aumento é irritante para todos os consumidores, em alguns casos, houve aumentos de até 300%. “Conta que até dezembro era de R$ 18,00 chegou a R$ 52,00 com esse aumento de janeiro. Isso é um absurdo”, consumidor que antes pagava pouco mais de R$ 70,00 em sua conta, com o reajuste, passou a receber a fatura com mais de 100% de aumento.

“Onde vamos parar desse jeito? Vamos trabalhar só para os impostos e para os aumentos abusivos do governo. Estamos sendo saqueados por quem deveria nos dar suporte de melhoria na qualidade de vida. A presidenta fez propaganda enganosa de campanha e agora estamos colhendo os frutos de suas mentiras”, criticou o servidor público.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Sob ameaça de faca adolescente é estuprada em Medeiros Neto



Uma adolescente de 17 anos foi estuprada por volta das 14 horas, nesta segunda-feira (9), em casa, no bairro Planalto II, em Medeiros Neto. Vizinhos ouviram gritos e, quando chegaram na casa, o acusado correu pelos fundos e desceu por um barranco que dá acesso à BA-290. De lá ele desapareceu. A vítima e vizinhos reconheceram Ailton de Jesus Brandão, 32 anos, conhecido como “Ailton Doido”, como sendo o autor do estupro.

De acordo com familiares a adolescente estava sozinha em casa quando o acusado chegou com uma faca enrolada em um jornal e obrigou a menor a entrar para o banheiro. “Ele colocou um pano na boca dela e fez ameaças com uma faca, tanto é que o jornal ficou aqui em casa”, contou a mãe, chorando e revoltada. A mãe disse que Ailton não frequentava sua casa, mas que ela e outros vizinhos sempre davam café e almoço pra ele.

Uma equipe do Conselho Tutelar acompanhou a vítima do estupro a Teixeira de Freitas. Uma das conselheiras disse que a adolescente sangrou muito e que ela já foi medicada.  A Polícia Militar, com três guarnições, fez buscas na casa do acusado, nas residências que ele frequenta e em cerca de 10 km na margem do rio Itanhém, mas não obteve êxito.

No final da noite a PM recebeu uma informação de que o acusado teria sido visto por uma criança em uma das casas do conjunto habitacional que está sendo construído no bairro Vista Alegre.  Cinquenta casas que ainda estão sem portas e janelas foram abordadas mas o acusado não foi localizado./radar58

Amado Batista é agredido durante show em São Paulo




O cantor Amado Batista passou por maus bocados na noite do último domingo (8). DUrante uma apresentação na Boulevard Choperia, em Praia Grande, litoral de São Paulo, o artista foi agredido tendo uma pedra de gelo arremessada do público, que atingiu o seu rosto. A agressão fez Batista interromper a apresentação no mesmo momento.

Em entrevista ao portal Ego, o propretário da casa de show, Rogélio Alves, justificou que a agressão foi motivada pelo atraso do cantor para se apresentar. "O Amado Batista deveria subir no palco por volta das 3h. Esperamos por duas horas e ele não chegava. As pessoas começaram a ficar irritadas, ele só começou o show por volta das 5h. Três bandas se apresentaram antes dele e tiveram que tocar por mais tempo.

Mas estas bandas eram apenas convidadas, ele era a atração principal. Na terceira música, um infeliz o atingiu com uma pedra de gelo e ele parou de tocar. A segurança estava toda certinha, não houve tumulto, briga, mas as pessoas estavam nervosas por estarem esperando por tanto tempo. Infelizmente uma pessoa, entre duas mil que estavam no local, teve esta atitude. Mas as pessoas ficaram revoltadas com o atraso. Até agora o escritório dele não me deu uma explicação sobre o motivo pelo qual ele chegou atraso", contou Rogélio.

Além de lamentar o ocorrido, o proprietário disse que deverá ter um grande prejuízo: "Até agora não sabemos o tamanho do nosso prejuízo, ele era a atração principal, e já pelas 3h da manhã muita gente foi embora e pediu o dinheiro de volta. Quando ele finalizou o show, oferecemos para as pessoas que se sentiram lesadas, um convite para trocar por dinheiro. Hoje mais tarde saberei o valor do nosso prejuízo."

Na página da casa de shows no Facebook, vários clientes reclamaram do local e da agressão sofrida pelo cantor e postaram comentários como: "Uma completa falta de respeito, a casa não tem estrutura para esse tipo de show", "Pior show que já fui na minha vida, desorganização total", "Muito desrespeito com o Amado Batista, o cara tá em outro show, veio e começou a cantar quase 5 da manha mesmo cansado, com a idade dele e ainda sofrer o que ele sofreu". A assessoria de imprensa de Amado Batista ainda não se manifestou sobre o ocorrido.

Jovem é baleado no Ulisses Guimarães em Teixeira de Freitas



Teixeira de Freitas: Um homem identificado como sendo Lucas Moraes Costa, 25 anos de idade, sofreu uma tentativa de homicídio, por volta das 19h30, deste domingo, 08 de fevereiro, na Rua Madagascar, no Bairro Ulisses Guimarães. Após os disparos, populares chamaram a polícia e uma guarnição da 1ª CIA compareceu ao local e tomou as primeiras providências.

Segundo informação de populares, um homem a pé, se aproximou da vítima, efetuou os disparos e evadiu-se, sem deixar pistas. Pelo menos 05 tiros foram disparados, atingindo a vítima no antebraço direito, mão, orelha, pescoço e costas. Lucas foi socorrido por populares ao Hospital Municipal e a viatura da 1ª CIA acompanhou o socorro.

Uma equipe do SILC também compareceu e começou as investigações. A Polícia Civil está ouvindo testemunhas e as investigações para descobrir autoria e motivação do homicídio tentado continuam./Liberdadenews

HOMEM MORRE ATROPELADO POR CAMINHÃO



Um pedestre morreu enquanto atravessava uma faixa de pedestre na Avenida Integração próximo a Estação Rodoviária, em Vitoria da Conquista. O homem foi atropelado por um caminhão com placa de Bom Retiro, no estado de Santa Catarina, que seguia pela rodovia em alta velocidade.


Segundo testemunhas, três veículos esperavam o semáforo abrir. Assim que abriu, o pedestre estava no meio da faixa, terminando de atravessar. Os veículos, então, esperaram ele terminar a travessia. Porém, a carreta que descia a avenida não parou.


A carreta atingiu os veículos por traz e atropelou o pedestre. A vítima teve o crânio amassando. Devido a forma trágica do acidente, não foi possível identificar o homem. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local e apreendeu o carreteiro./VB

BANDIDOS DE ITABUNA E BUERAREMA SEQUESTRAM CASAL E EXECUTAM A TIROS



Casal de adolescentes, foram assassinados na noite de ontem, na cidade de Teixeira de Freitas. As vítimas foram Jefferson Rodrigues Neves, 19 anos, e a adolescente Micleide da Silva Souza, 16 anos, que moravam no bairro São Lourenço, em Teixeira de Freitas.

Conforme o titular da Polícia Civil em Teixeira de Freitas, delegado Kleber Gonçalves, o mentor do duplo homicídio dos jovens (José Machado Pereira, 34 anos) assumiu a autoria dos disparos fatais e confessou que as vítimas estavam aliciando a sua esposa e viabilizando encontros para que ela tivesse um caso com certo homem, ou seja, a esposa foi o pivô.


Os autores do crime são os irmãos José Machado Pereira, 34 anos, operador de máquinas, natural de Buerarema-BA., e Genilsson Machado Pereira, 21 anos, natural de Itabuna-BA., que cumpriu pena até o ano passado por ter sido condenado por tráfico de drogas por sua comarca de origem, ambos atuais moradores da Rua Euclides da Cunha, bairro Nova Teixeira, em Teixeira de Freitas.


Segundo confessou o José, ele arquitetou o duplo homicídio e chamou o irmão para a “empreitada” utilizando um Fiat/Pálio, cor branca, placa policial MTT-6263, porque suspeitava que o casal de jovens estaria aliciando sua esposa para traí-lo. E antes que conseguissem o intuito, resolveu matá-los./vermelhinhoba

Pescador desce do barco e morre afogado no mar entre Alcobaça e Caravelas


Pescador desce do barco e morre afogado no mar entre Alcobaça e Caravelas

O pescador Jovenildo Cardoso Almeida, 41 anos, que morava na Rua Massaranduba nº 13, bairro Paraíso Verde, na cidade de Alcobaça, estava em pescaria na companhia de outros companheiros em alto mar na costa entre a direção das cidades de Alcobaça e Caravelas, onde a vítima teria descido da embarcação para uma missão na água.

Quando se afogou e foi resgatado já sem vida pelos companheiros de embarcação. A titular da Polícia Civil em Prado e substituta em Alcobaça, delegada Rosângela Santos, ouviu os tripulantes da embarcação e os dois outros companheiros da vítima disseram uma única versão, que o barco estava ancorado cerca de 80 metros da Praia do Catueiro, no município de Caravelas, quando Jovenildo fez uma descida do barco e nadou em direção à costa sem prévia consulta aos colegas que logo perceberam o companheiro gritando por socorro, mas quando chegaram ao local para o seu resgate, ele já estava em óbito por afogamento.

Após o resgate, o corpo do pescador Jovenildo Cardoso Almeida, 41 anos, foi colocado na embarcação e levado para o Porto Pesqueiro da cidade de Alcobaça, onde as autoridades policiais foram comunicadas e posteriormente removido para o IML – Instituto Médico Legal de Itamaraju, para os exames de medicina legal. (Por Athylla Borborema).

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Caminhão carregado de batata tomba e mata jovem de 18 anos


O acidente aconteceu no inicio da tarde deste sábado, 07 de fevereiro, na BA 693 que liga a BA 290 a cidade de Lajedão, na Ponte do Rio Queixada próximo a fazenda Kallua.


Kennedy Alves Dias, 18 anos, filho do dono do caminhão, morador da cidade de Conselheiro Mairinck, município de Carlos Chagas, morreu preso ás ferragens, O motorista, 


Tarcísio Oliveira Costa, 29, morador de Nanuque-MG, também ficou preso nas ferragens, foi retirado pelo bombeiros e levado para o hospital de Medeiros Neto por uma equipe do SAMU com ferimentos leves.

Segundo informações, o caminhão transportava 11 toneladas de batatas da Bahia para a cidade de Nanuque, e posteriormente a carga seria transportada para Belo Horizonte. 

O caminhão ficou atravessado na pista que ficou interrompida nos dois sentidos da via, e só foi liberada depois das 20 horas. 


Policiais da Rodoviária Estadual e do 3º Pelotão de Lajedão controlaram o trânsito para evitar novos acidentes. 

O corpo do jovem foi removido para o IML de Teixeira de Freitas onde será necropsiado./macaubenselif

Dois mortos em confronto com a polícia em Teixeira de Freitas





Dois acusados de vários homicídios nos últimos dias em Teixeira de Freitas, morreram em confronto com policiais da CETO e do Batalhão de Choque da capital, na Rua Dr. José André da Cruz, bairro Vila Vargas em Teixeira de Freitas.


David Gonçalves dos Santos, vulgo "Mineirinho” e Lucas Alves Santos, "Buguinha” acusados das mortes de Cristiano Cabral, Edval Ribeiro e João Alves Gonçalves, o "Joaozinho” estavam sendo monitorados pelo Serviço de Inteligência da PM, e na tarde deste domingo, 08 de fevereiro, ao chegar na casa onde os acusados estavam, a polícia foi recebida a tiros, houve revide e os dois foram baleados. Lucas era filho de Joaquim Alves dos Santos, assassinado na porta de casa no bairro Liberdade I.


Socorridos para o hospital municipal, os acusados não resistiram aos ferimentos e morreram. Os corpos ainda estão no necrotério do hospital esperando para serem transferidos par ao IML onde serão necrospiados./bahiaextremosul

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.