Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 12 de fevereiro de 2022

Homem de 30 anos é executado a tiros na cidade do Prado: Polícia investiga o crime


Prado: O homicídio aconteceu na noite da última sexta-feira, 11 de fevereiro, por volta das 21h30, na Rua Divisa do Portal, no Bairro Portal de Prado-BA, quando o criminoso chegou caminhando, sacou uma arma e disparou por várias vezes contra a vítima, que veio a óbito no local. 

Segundo a polícia, dois tiros acertaram o tórax da vítima, e na sequência, o atirador fugiu do local, tomando rumo ignorado. Policiais militares da 88ª Companhia Independente da Polícia Militar do Prado estiveram no local e preservaram a cena do crime até a chegada da Polícia Técnica (DPT). 

A vítima foi identificada como sendo, Leonardo Almeida Olímpio, de 30 anos. O delegado titular Gilvan de Meirelles autorizou o servidor público Anderson Barbosa a remover do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju. Após exames de praxe, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. 

A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. A Polícia Civil do Prado instaurou inquérito policial e dará início às investigações./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Morre jovem de 14 anos baleado na cabeça durante tentativa de roubo na BR-101


Porto Seguro: O adolescente João Paulo de Oliveira Silva, 14 anos, baleado durante uma tentativa de assalto na BR-101, morreu na manhã deste sábado (12), no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. O crime aconteceu por volta das 21h de quinta-feira (10), nas imediações do distrito de Ventania, em Itapebi. 

O jovem viajava com o pai, o comerciante Paulo Henrique Vieira da Silva, 54, em uma caminhonete Hilux. Segundo a polícia, dois homens armados, que estavam escondidos em uma barraca, surpreenderam o motorista no momento em que ele reduzia a velocidade em uma quebra-molas. 

Ainda de acordo com a informação, um dos assaltantes atirou três vezes no veículo. Um dos disparos atravessou o para-brisa e atingiu a cabeça do adolescente. Desesperado em busca de socorro, Paulo Henrique conduziu o carro por quase 80 quilômetros até o Hospital Regional, em Eunápolis. 

No início da madrugada de sexta-feira (11), o adolescente foi transferido para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos. João Paulo morava com os pais em Eunápolis. 

AUTOR DOS TIROS FOI PRESO – Pouco tempo depois, no mesmo local, os criminosos tentaram roubar outro carro. O motorista de uma Pajero, de 28 anos, foi baleado no braço esquerdo e, mesmo ferido, conseguiu fugir e também buscou socorro no Hospital Regional de Eunápolis. 

Moradores da localidade conseguiram capturar o homem que efetuou os disparos. Gilmar Santos da Hora, de 21 anos, está preso na delegacia de Eunápolis e confessou que foi o autor dos disparos. O comparsa conseguiu escapar em uma moto e ainda não foi localizado. 

Com a morte do adolescente, Gilmar vai responder agora por latrocínio consumado e latrocínio tentado./Radar64

Autores itanheenses brilham na 6ª edição do Prêmio Castro Alves de Literatura

 Os itanheenses Maurício, Mikaelle e Jan Clésio brilharam no Prêmio Castro Alves de Literatura 2022
 

A Academia Teixeirense de Letras (ATL) divulgou recentemente o resultado do Prêmio Castro Alves de Literatura 2022. O concurso literário envolveu as versões interna e regional, nas categorias poema, crônica e conto. 

Apenas os acadêmicos participaram da versão interna, já a versão regional recebeu textos inéditos dos moradores de qualquer cidade situada no Território de Identidade do Extremo Sul da Bahia. A organização do certame recebeu inscrições de cidades como Itamaraju, Mucuri, Caravelas, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto e Itanhém. 

Os acadêmicos Athylla Borborema e Almir Zarfeg

“Mas o grande destaque foram os itanheenses que conquistaram as primeiras colocações nas categorias poema e crônica, com Maurício de Novais e Jan Clésio Pires, respectivamente”, afirmou o acadêmico Almir Zarfeg, que cuidou da organização do concurso. 

Maurício de Novais levou o primeiro lugar com o poema “Alma água-pretense”. Por sua vez, Jan Clésio Pires ganhou o primeiro lugar com a crônica “Livrinhos”. Pela conquista, os dois vão receber troféus durante a sessão de premiação que vai acontecer no próximo mês de março. 

A também itanheense Mikaelle Alves conquistou a terceira posição, na categoria poema, com o texto “Mulher-Maravilha”. Ela receberá uma medalha pela conquista. 

“Maurício ainda conquistou as segundas posições nas categorias crônica, com o texto ‘Um planeta desabitado’, e conto, com o texto ‘O Psicanalista’. Assim, além do troféu, levará mais duas medalhas para casa”, acrescentou Zarfeg. 

Ele ainda acrescentou que tanto Maurício quanto Jan Clésio já estão confirmados na antologia “ATL em Verso e Prosa!” – 6º volume, a sair pela Lura Editorial. 

O Prêmio Castro Alves de Literatura é uma realização da Academia Teixeirense de Letras, que tem o jornalista e escritor Athylla Borborema como presidente. Ela está sediada na cidade de Teixeira de Freitas e foi fundada em 2016./ aguapretanews

Abaixo, o poema premiado de Maurício de Novais: 

ALMA ÁGUA-PRETENSE 

Na manhã de ontem 

Senti um gosto estranho na boca 

O mesmo sabor de ferrugem 

Do meu riacho de infância 

E isso fez meu coração confuso 

Cortado por navalhas e espadas 

Punhais de outros carnavais 

Sangria desatada 

Num haraquiri cortei-me o ventre 

De onde saíram memórias felizes e tristes 

Como pássaros selvagens fugidos de gaiolas 

Há uma espécie de tristeza água-pretense 

Que invade as vísceras e insistente[mente] 

Refugia-se nos tempos nostálgicos 

De outrora 

É a alma água-pretense que governa 

Fazendo escoar o coração para o mesmo destino 

Jangada na floresta, amigos sempre em festa 

Água Preta, eterna fonte e chegada 

Em suas águas mergulho as pedras ocas [lascadas] 

Do meu peito demasiadamente humano 

E coração palpitante 

Na manhã de ontem 

Cada pedra “escrevida” fez saudade 

A nostalgia de brincadeiras juvenis 

No barro de olaria abundante 

Invade os sentidos e a razão 

Cortando a nado as águas pretas 

Escuras como a passagem do tempo 

Nas memórias de meu coração.

Prefeito Jânio Natal apresenta, em Brasília, um programa revolucionário para Porto Seguro

Prefeito Jânio Natal apresenta, em Brasília, um programa revolucionário para Porto Seguro. Foto: Ascom


Depois de mais de um ano de intenso trabalho, o Prefeito Jânio Natal, em companhia do Chefe de Gabinete Josemar Siquara e do Secretário de Governo Zaqueu Oliveira, apresentou ao Banco de Desenvolvimento da América Latina, em Brasília, o Programa de Infraestrutura e Desenvolvimento Socioambiental de Porto Seguro. 

O programa abrange uma série de intervenções que vão mudar o dia a dia da cidade, tendo como principal objetivo o bem-estar do cidadão e de todas as pessoas que visitam Porto Seguro. 

A apresentação do programa foi realizada em uma reunião que durou quase três horas e o Prefeito ficou muito feliz e entusiasmado com o resultado, pois o programa já está aprovado e entra agora na fase final de ajuste de documentos./osollo

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Vereador de Dois de Abril MG faz reivindicações ao prefeito Marcelo Fernandes, mas o mesmo faz vista grosa

 

Dois de Abril pede socorro! 

Há meses que esses pedidos de providência foram aprovados pela câmara municipal de Palmópolis e até hoje nada foi executado. 

Pedidos e fotos da viela da Rua Flaviano Gomes que dar acesso à Rua Gregório Gomes e vala (Buraco) do lado da casa de Gilson. Enquanto isso a população sofre. 

Vejam alguns relatos de pessoas indignadas com a tal situação. 

Parabéns nosso Vereador Alze Pereira Silva - Por essa sua cobrança - Sabemos que você não tem apoio do atual prefeito - Mais você postando as calamidades e cobranças pra melhoria pra nosso município. Você só tem a crescer - Fico contente de ver essa sua postagem - O povo abrilençe agradece - tamos juntos.  

A situação do município está feia - E as coisas estão em passos muito lentos - Falta de atitude e respeito à população. Se já estão aprovados, uma há quase um ano e outro a 3 meses, onde foi parar o dinheiro? Estão esperando chegar às eleições para fazerem alguma coisa? Ou pior, vão deixar do mesmo jeito? 

Sé não for você pra mostrar o descaso do nosso Dois de Abril, Alze Pereira Silva.

Pode ter certeza que outro Vereador não vai mostrar - Eles vão esconder e falar que estar tudo bem - Mais agora pra frente vai dar tudo certo. Vai pra cima, muito descaso com Dois de Abril, promessa tem que ser cumprida, arrumar o campo, trocar calçamento por bloquetes, calçar Ruas. 

Tem que mostrar mesmo a verdade, fazer vídeos porque ninguém mostra só fala que tá tudo feito e não é verdade. Não fez é nem faz porque é um pedido de um vereador da oposição e têm muitos deles que dizia que Dois de Abril não têm nada pra fazer só os cegos que não enxergam. 

Dois de Abril está à mercê de responsabilidades públicas, infelizmente infraestrutura, saúde, segurança pública e educação estão fora do alcance da população pelo simples fato de estarem sendo ignorados e esquecidos pelas autoridades públicas locais. 

O prefeito só vai aí pedir voto depois que se elege abandona o povo. Pior é que são vielas que são bem importantes para as pessoas que precisam transitar por ai. Triste mesmo é ver o descaso para com a população. 

Muito triste vê essa realidade! Acredito que assim como os acessos das comunidades precisam ser resolvidos os problemas da comunidade também merece atenção, e fala sério já tá na hora de mudar o calçamento do Abrilin de açúcar assim como diz muitos. Me desculpem mas de açúcar hoje em dia ele não tem nada. 

Agradeço ao meu grande amigo Alze Pereira Silva - Por estar firme diante de todo esse caos representando a população mais vulnerável que sofre com todos estes problemas.

Eleições: Moro ironiza Lula; Bolsonaro defende porte de armas de fazendeiros


Em discurso nas comemorações dos 42 anos do PT, o ex-presidente Lula disse porque quer voltar a comandar o Brasil. 

"Para que nosso povo volte a fazer pelo menos três refeições por dia, ter educação e saúde de qualidade, emprego com salário digno e carteira assinada. Para que o salário mínimo volte a ser reajustado acima da inflação”, disse. 

“Quando você ouve o Lula falando, parece que dia 1º de janeiro de 2023 vai começar a chover picanha e jorrar cerveja da torneira. Só se for na casa do pessoal do PT”, disse. 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a defender o porte de armas a fazendeiros. Ele disse que é um dos motivos pelo baixo número de invasões de terra no país. 

“Tirei dinheiro de ONGs do MST, não tem mais MST, já titularizamos mais pessoas do que os 20 últimos anos de governo. Demos dignidade ao pessoal que estava escravizado pelo MST”, afirmou. 

Ciro Gomes (PDT) foi à Minas Gerais e disse que gostaria de te ruma mulher como vice, mas que não convidou Marina Silva (Rede Sustentabilidade). Nos bastidores, a avaliação é de que o entrave para a possível chapa é o marqueteiro de Ciro, João Santana. Em 2014, ele coordenou a campanha de Dilma Rousseff, que fez duros ataques à Marina. 

No PSDB, o presidente da legenda, Bruno Araújo, defende que João Doria, pré-candidato tucano, precisa de tempo para crescer nas pesquisas e mostrar viabilidade eleitoral. Ele também disse que não é momento para cobranças. 

Hoje (11), o governador de São Paulo recebeu apoio do Secretariado Nacional de Mulheres, um grupo político de mulheres que atua no partido./band

Operação policial termina com 05 suspeitos mortos e 01 PM baleado no sul da Bahia

 

Cinco homens foram mortos após confrontos com policiais militares na cidade de Ipiaú, região sul da Bahia, na noite de quinta-feira (10). De acordo com a PM, agentes foram chamados para verificar uma denúncia de tráfico de drogas na Praça dos Cometas e foram recebidos a tiros por um grupo de suspeitos. 

Ainda segundo informações da PM, equipes de três unidades policiais, que estavam no local, revidaram aos disparos feitos pelos homens. Nesse primeiro primeiro confronto, dois suspeitos foram baleados.

Parte do grupo tentou fugir invadindo propriedades da região. Após buscas, agentes entraram nas áreas indicadas por moradores e houve mais um confronto, com outro homem foi baleado. 

A ação continuou na cidade e com a chegada de reforço policial, incluindo uma equipe da Polícia Civil, um novo confronto ocorreu e mais dois homens foram baleados. 

Os cinco feridos foram levados para o Hospital Geral de Ipiaú (HGI), mas não resistiram e morreram. Durante os confrontos, um policial militar também foi baleado e socorrido para o Hospital Prado Valadares, em Jequié. Segundo a PM, ele não corre risco de morte.


 

Após a operação, a Polícia Militar apresentou cinco revólveres, duas motocicletas, porções de substâncias semelhantes a maconha, cocaína e crack, além de uma balança de precisão, material que estaria em posse dos suspeitos. 

Armas e drogas foram apreendidas na ação que resultou em cinco mortes em Ipiaú — Foto: Divulgação/55ª CIPM./bahiaextremosul

Município dar cumprimento ao maior plano de asfaltamento da história de Mucuri


O maior plano de asfaltamento da história da cidade de Mucuri não para: ao todo, 15 ruas da região central estão sendo asfaltadas, inclusive as mais extensas com até 1.400 metros, além de praças, alamedas e travessas. Após ter recuperado o nivelamento do calçamento e revitalizado os pontos estratégicos da rede fluvial, chega-se o asfalto nas principais ruas e avenidas de Mucuri, cujo plano, também vai beneficiar avenidas e ruas do distrito de Itabatã.

 

As obras do asfalto estão alcançando praças, 15 avenidas e ruas no centro urbano da cidade e algumas vias públicas alternativas de bairros centrais. As vias públicas estão ganhando obras de drenagem, recomposição e recapeamento asfáltico em CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado a Quente, que é um dos tipos de revestimentos asfálticos mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras com a função de impermeabilizar e conferir um acabamento nivelado e resistente. 

 

Dentre as vias públicas de Mucuri que estão sendo asfaltadas, estão: Avenida Central, Rua Belo Horizonte, Rua Oscar Teixeira Siqueira, Rua Diamantina, Rua Santarém, Rua Juscelino Kubitscheck, Rua Nova Viçosa, Rua Raul Gazzinelli, Rua Paquetá, Rua Ilhéus, Rua São José, Rua Jovita Fontes, Rua Pedreira Franco, Rua Severino Vieira, Rua Rui Barbosa, alamedas, travessas, canteiros e praças.

 

 

Desde o último dia 20 de janeiro, que o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (DEM), já havia dado a ordem de serviço para as obras de requalificação das avenidas, ruas, praças e travessas da cidade de Mucuri para que estas vias públicas depois de niveladas e concluídas as obras de recuperação das redes fluviais recebam a massa asfáltica.  

A pavimentação da zona urbana central de Mucuri era muito antiga, especialmente na parte histórica da cidade, por isso, está sendo preciso reparar o calçamento e nivelar todas as vias com uma primeira massa de asfalto, para somente depois, aplicar a massa asfáltica em definitivo como já vem acontecendo desde o dia 1º de fevereiro. Os serviços que estão sendo executados pela Construtora Pavicol Ltda., uma das empresas de maior referência em pavimentação asfáltica no Estado, se iniciaram com a execução de drenagem, para verificar a fluidez da água. Limpeza e desobstrução das bocas de lobo da rede de esgotamento e correções de irregularidades nas vias públicas beneficiadas com o asfalto. 

 

Conforme o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (DEM), enquanto a massa asfáltica está sendo aplicada em algumas avenidas e praças, outras ruas continuam os serviços de nivelamento e em muitos pontos, a troca de manilhas da rede de água pluvial. Segundo Robertinho, o asfalto dessa primeira etapa, vai proporcionar mais evolução urbana, conforto e segurança para todos que trafegam pelos roteiros beneficiados e mudará completamente a dinâmica da cidade, garantindo o desenvolvimento, progresso, conforto e segurança para todos, além de valorização dos empreendimentos localizados nas ruas, praças e avenidas.  

O prefeito Robertinho, destaca que as ações estão sendo realizadas com recursos próprios do município e integram um plano de recomposição de várias vias públicas da cidade. E as obras de asfalto em Mucuri estão inclusas no primeiro lote, que faz parte de um grande pacote de obras planejado com dedicação absoluta para atender as necessidades de cada localidade do município. 

Já o segundo lote, atenderá ruas e avenidas do distrito de Itabatã. As obras de asfaltamento fazem parte do projeto de revitalização e modernização da cidade, que juntamente com o sistema moderno de iluminação por painéis de LED, está embelezando e resgatando o potencial turístico de Mucuri./teixeiranews

Vereda fica em primeiro lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes, na categoria “Qualidade na Educação” e Infraestrutura”

 

Vereda está na primeira colocação no ranking em Qualidade na Educação e Infraestrutura segundo informações do ”Prêmio Band Cidades Excelentes”. O município ocupa o pódio entre os 19 municípios do extremo sul baiano e além de liderar as duas categorias Vereda está em segundo lugar em IMGA (ÍNDICE QUE MEDE A FORMA DE GESTÃO). 

Sendo uma niciativa da Rede Bandeirantes e do Instituto Aquila, o Prêmio Band Cidades Excelentes é direcionado a todos os municípios do país e visa incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros através das boas práticas da gestão pública. 

Vereda que tem por gestor atual o Prefeito Manrick Teixeira além de se destacar no programa de nível Estadual e Nacional tem se destacado principalmente nas avaliações positivas da população. 

Com programas de melhorias, ações que envolvem muito trabalho, Vereda tem sido palco de grandes mudanças que tem transformado a vida da população Veredense. 

De acordo com a administração municipal, a conquista é resultado “de um trabalho em equipe, liderado pelo prefeito Manrick Teixeira, os secretários, e inúmeros colaboradores que não medem esforços para contribuir com o desenvolvimento da cidade” 

Desde o início da gestão os profissionais tem priorizado a qualidade de vida dos populares, e faz questão de dedicar atenção especial para que os serviços de todos os setores alcancem os quatro cantos do município./focodenoticias

43ª CIPM prende dupla por tráfico de drogas, em Itamaraju


Na tarde de quinta-feira (10), policiais militares do Pelotão de Emprego Tático Operacional da 43ª CIPM/Itamaraju, após receberem uma denúncia dando conta de que indivíduos a bordo de um Toyota/Etiópia estariam transportando drogas, em Itamaraju, passaram a realizar rondas na cidade no sentido de localizar o veículo suspeito. 

Quando avistou o veículo Praça da Independência, a guarnição anunciou a abordagem, mas o motorista recusou-se a parar e empreendeu fuga em alta velocidade por ruas da cidade baixa, sendo  acompanhado pela viatura policial. Na fuga, os ocupantes arremessaram uma sacola pela janela do veículo, mas a guarnição seguiu no encalço. Nas imediações do Rio Furado, quando passavam pela Rodovia BA-489, em um trecho no qual há um desvio decorrente da destruição de parte do asfalto provocada pela chuva, o motorista perdeu o controle da direção e o veículo veio a se envolver em um acidente. 

A guarnição, então, desembarcou da viatura e abordou os dois ocupantes do carro. Na ocasião, foi informada pela central que o material dispensado na fuga foi recolhido por uma testemunha que passava no momento pelo local, tratando-se de uma sacola contendo uma quantidade de droga conhecida como cocaína. 

Após a guarnição receber da testemunha a sacola contendo a substância entorpecente, os dois homens receberam voz de prisão em flagrante por tráfico de drogas e foram apresentados ao plantão Regional da Policia Civil em Teixeira de Freitas, juntamente com o material apreendido.

Motorista morre em acidente com caminhão carregado que não conseguiu subir ladeira


O motorista de um caminhão morreu em um acidente no início da manhã desta quinta-feira, 10 de fevereiro, no interior de Prado. 

Cosmo Calixto Soares, conduzia o veículo carregado com lajotas que não conseguiu subir um trecho com ladeira numa estrada de chão entre os distritos de Guarani e Prado. 

O caminhão teria voltado de ré e tombando logo em seguida. O motorista de 46 anos, não resistiu e morreu no local. 

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal de Itamaraju e a Polícia Civil investiga a causa do acidente./SulbahiaNews

Jovem de 18 anos é assassinado a tiros no Bairro Caminho do Mar na cidade do Prado


Prado: O homicídio aconteceu na noite da última quinta-feira, 10 de fevereiro, por volta das 20h30, na Rua Wilson Alves de Souza, em via pública, no Bairro Bairro Caminho do Mar, na cidade de Prado-BA. De acordo com as informações, o criminoso se aproximou, atirou na vítima por várias vezes, e fugiu do local sem deixar pistas. A vítima foi atingida por tiros na cabeça e costas. 

No local, prevaleceu a Lei do Silêncio, ninguém viu e nem ouviu nada. A vítima foi identificado como sendo, Nilson Chaves de Souza, de 18 anos, morador do Bairro São Brás. O delegado plantonista, Kleber Eduardo Gonçalves, autorizou o servidor público Anderson Barbosa a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, para exames de Medicina Legal. 

Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento. A autoria e a motivação ainda são desconhecidas. A Polícia Civil investiga o crime./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Diocese vai sortear moto 0km em Ação Entre Amigos em prol do Jubileu dos 60 anos


A Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas lança dentro das festividades do Ano Jubilar (2021-2022) – em comemoração aos 60 anos de vida, comunhão e participação nas terras do Extremo Sul da Bahia, uma Ação entre Amigos. 

A ação vai sortear uma moto 0km (Bros 160 NXR ESDD FLEXONE CBS), com o objetivo principal de estimular o exercício da partilha e arrecadar fundos para custear algumas despesas do Ano Jubilar. 

De acordo com a Diocese, parte do montante arrecadado será direcionada às obras na Catedral São Pedro. 

O sorteio será realizado pela Loteria federal no dia 23 de fevereiro (quarta-feira) e todos poderão acompanhar no site oficial da Loterias Caixa. 

COMO ADQUIRIR O BILHETE? 

Os bilhetes podem ser adquiridos nas secretarias paroquiais da Diocese, com os Padres, Coordenadores e agentes de Pastorais e Movimentos ou na Cúria Diocesana, por apenas R$25,00. 


Em caso de dúvida, entre em contato conosco pelo contato: (73) 99113-0136.

Travesti e marido são executados dentro de casa no São Lourenço


O casal foi morto depois que criminosos armados invadiram a casa na noite desta quinta-feira (10), na Rua Um casal foi morto a tiros em uma ação criminosa na noite desta quinta-feira, 10 de fevereiro, na Rua Adelina B. Medeiros, bairro São Lourenço, em Teixeira de Freitas. 

Segundo informações, os criminosos chegaram ao prédio aonde o casal estava morando em uma motocicleta, o carona desceu, chamou uma das vítimas pelo nome, subiu a escada e executou o casal a tiros de pistola 09 mm. 

O casal é oriundo da cidade de Linhares Espírito/ES e estava morando há mais ou menos um mês no local. As vítimas foram identificadas como Gleiciano Prado Santos, de 19 anos e sua esposa, a travesti de nome Priscila 

Na cena do crime, o Departamento de Polícia Técnica coletou 12 estojos 9mm. O perito criminal Manoel Garrido, adiantou que vai pedir o exame de microcomparação balística entre os estojos, também 9mm, do homicídio ocorrido mais cedo próximo ao Conjunto Penal. 

Os corpos do casal foram removidos para o Instituto Médico Legal e um inquérito vai investigar o duplo homicídio. Este é o terceiro homicídio que acontece na cidade em um intervalo de poucas horas na cidade de Teixeira de Freitas./bahiaextremosul

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Jucuruçu soma 90 casos de covid-19 ativos

 

Nas últimas 24 horas foram 07 casos ativos confirmados, e no total são 90 casos de contaminados -  Lamentavelmente esse número de infectados tende a aumentar porque muita gente testada positivo do coronavírus não está obedecendo, infelizmente podemos ver muita gente com o vírus andando por todos os cantos da cidade infectando meio mundo de pessoas como se nada estive acontecendo e o que é mais preocupante, pois não se ver ninguém da Secretaria de Saúde de Jucuruçu, tomando nenhuma iniciativa no intuito de inibir essas pessoas sem noção a ficarem insuladas. 

por isso continuamos pedindo as pessoas por que devo me preocupar com os cuidados com o Coronavírus mesmo depois da vacinação? 

Após receber a vacina contra a Covid-19, muitas pessoas podem julgar que os cuidados com o Coronavírus, como distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel, não precisam mais ser realizados. 

No entanto, os cuidados devem ser mantidos mesmo pelas pessoas que já foram imunizadas com a segunda dose ou dose única. A vacinação não muda as medidas de precaução. 

O pequeno número de pessoas imunizadas ainda não é capaz de impedir a circulação do vírus. Isso porque, aqueles que já foram vacinados também podem transmitir a doença. 

 Por isso, os cuidados com o Coronavírus devem ser mantidos para evitar que as pessoas que ainda não foram imunizadas. Ou seja, quase 75% da população do país, não sofra com os riscos de contaminação, com sintomas graves e risco de morte. 

Eu preciso continuar usando máscara depois da vacina? 

Sim, o uso da máscara deve ser mantido por todas as pessoas, estejam elas vacinadas ou não. As pessoas imunizadas não poderão desenvolver a doença em sua forma grave. Contudo, ainda podem carregar o vírus e transmiti-lo para as pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de garantir a imunização. 

Para diminuir o número de mortes pela doença, casos no país e garantir o fim da pandemia, é preciso que grande parte da população receba a vacina. 

Somente nessa hipótese os cuidados com o Coronavírus poderão ser analisados e descontinuados, considerando que as chances da circulação do vírus sejam mínimas. 

Como se comportar em ambientes compartilhados em tempos de coronavírus? 

Para pessoas que não podem manter o isolamento social, seja por motivo de trabalho, estudo ou saúde, é importante manter os cuidados com o Coronavírus principalmente em ambientes compartilhados. Por isso, realize as seguintes medidas de prevenção: 

utilize máscara todo o tempo (se possível, a PFF2 ou duas camadas, como uma de pano e outra de procedimento); 

lave as mãos ou utilize álcool em gel sempre que tocar alguma superfície. 

mantenha 2 metros de distância entre outra pessoa; 

reforce a higienização das mãos; 

busque locais arejados; 

evite contato físico. 

Por que devo me vacinar contra o Coronavírus? 

Ainda que a vacina não impede o contágio pela Covid-19, ela é responsável por evitar que o corpo desenvolva a doença, causando sérias complicações, como a morte. Com o início da vacinação, ocorreu uma queda na média geral de mortes pela doença. 

Da mesma forma, notou-se a desaceleração em internações em unidades de terapia intensiva (UTI), principalmente entre os idosos, primeiros grupos a serem imunizados contra a Covid-19. 

Este é um forte indício de que a vacinação está cumprindo exatamente seu objetivo: diminuir em especial o número de óbitos entre os grupos imunizados. Contudo, para que o número de contaminados diminua, é importante que toda a população seja vacinada, garantindo a saúde daqueles que não poderão ser imunizados ao diminuir a circulação do vírus no país.

Crime bárbaro no Bairro Rosa Luxemburgo em Teixeira: Homem é assassinado a tiros e criminosos tentam degolar e levar a cabeça da vítima

 

Teixeira de Freitas: O homicídio aconteceu na tarde desta quinta-feira, 10 de fevereiro, por volta das 13h00, na Avenida Kaikan Sul, no Bairro Rosa Luxemburgo, ao lado do Conjunto Penal (presídio) na cidade de Teixeira de Freitas. Policiais militares da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) estiveram no local e realizaram os procedimentos legais, preservando a cena do crime até a chegada da Polícia Civil. 

De acordo com as informações, 02 (dois) indivíduos chegaram a bordos de uma motocicleta, e atiraram na vítima por várias vezes. A vítima estava em um veículo Fiat Uno, de cor cinza, placa policial HAI-1939, licenciado em Teixeira de Freitas. Os criminosos ainda tentaram arrancar (degolar) a cabeça da vítima, cortando o pescoço com uma faca, mas não conseguiram e fugiram do local, tomando rumo ignorado. 

A vítima foi identificada como sendo o eletricista, Regivaldo Santos Silva, de 45 anos, morador do mesmo bairro onde foi morto. No local foram encontrados 18 estojos de calibres 380 e 9mm. A vítima apresentava aproximadamente 10 (dez) perfurações por projéteis de arma de fogo, no braço e peito. Segundo o perito Manuel Garrido, trata-se de um crime com requinte de crueldade e ousadia, "pois, em uma via pública, durante o dia, o criminoso ainda tentar arrancar a cabeça da vítima, chega a ser surreal".

 

A delegada plantonista, Andressa Carvalho, esteve no local acompanhada da Polícia Técnica (DPT) e após o levantamento cadavérico, autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para exames de Medicina Legal. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. A Polícia Civil investiga o homicídio consumado./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Prado: Ajudante de motorista morre vítima de acidente na estrada que liga os distritos de Guarani e Cumuruxatiba


Prado: O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira, 10 de fevereiro, por volta das 06h30, na estrada que liga os distritos de Guarani a Cumuruxatiba, no município do Prado-BA. 

De acordo com as informações, o motorista de um caminhão Mercedes-Benz, de cor branca, carregado de lajotas, subia uma ladeira, quando o veículo perdeu força, voltou de ré e tombou. O ajudante do motorista, identificado como Cosmo Calixto Soares, de 46 anos, não resistiu aos ferimentos e veio óbito no local. 

Uma guarnição da Polícia Militar esteve no local e tomou as primeiras providências. 

A estrada ficou interditada por algumas horas. O delegado titular, Kleber Eduardo Gonçalves, da cidade do Prado, autorizou o servidor público Anderson Barbosa a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) para exames de necropsia. 

Posteriormente, o corpo foi liberado aos familiares para sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Bebê de 11 meses morre na UMMI por complicações da Covid

 

O bebê Enzo Gabriel de apenas 11 meses morreu por volta das 6 horas da manhã desta quinta-feira, 10 de fevereiro, por complicações da covid-19, na UMMI (Unidade Municipal Materno Infantil) em Teixeira de Freitas, onde estava internado. 

O bebê que era morador de Cruzeiro do Sul, distrito de Vereda, estava internado na unidade de saúde há quatro dias e estava intubado. 

Enzo chegou a ficar internado por 24 horas no Hospital Municipal de Vereda antes de ser transferido para a UMMI. 

O velório deverá acontecer a partir das 13 horas, horário previsto da chegada do corpo no distrito de Cruzeiro do Sul, onde será enterrado./bahiaextremosul

MST inicia jornada de ocupações de prefeituras por Itamaraju; ações vão ocorrer em toda região


Nesta quarta-feira 9, cerca de 250 assentados e acampados ocuparam a prefeitura de Itamaraju para reivindicar o cumprimento de uma pauta, que segundo eles, já foi apresentada há alguns anos, mas que não foi cumprida. 

De acordo com os dirigentes do MST, na pauta eles cobram o direito a políticas públicas dos assentados nas áreas da saúde, educação e infraestrutura, principalmente no que se refere a construção e manutenção de estradas, atendimento médico, construção e reforma das escolas. 

O município de Itamaraju, de acordo com IBGE de 2021, possui mais de 64 mil habitantes, a maioria localizada no campo. Considerando assim, seu desenvolvimento socioeconômico depende da produção agrícola desses agricultores. 

Com a ação, o MST pretende garantir o aspecto dos direitos constitucionais afim de influenciar no crescimento e desenvolvimento da cidade. 

“Mostramos por meio desta mobilização nossa insatisfação com a administração pública que muito promete e pouco faz”, afirmam os assentados que argumentam que em várias tentativas tentaram o diálogo com o prefeito em reuniões, nas quais foram dados encaminhamentos que não foram cumpridos e se tornaram apenas promessas. 

“Há uma ineficiência em atender as demandas desta população. Portanto, nós que estamos sofrendo por parte da má administração pública exigimos mudanças”, disparam. 


O MST pretende manter a ocupação do prédio da prefeitura por tempo indeterminado. Para isso os assentados estão dispostos a montar um acampamento com barracos e salas de aulas, mantendo assim a luta permanente pela reforma agrária./sigaanoticia

Prefeitura de Itanhém faz entrega de próteses dentárias

 

A Prefeitura de Itanhém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação da Saúde Bucal, realizou mais uma vez, durante esta quarta-feira (09) no Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, a entrega de próteses dentárias (dentaduras), sendo 20 pacientes e 32 moldagens, beneficiando diversos pacientes, devolvendo a autoestima do sorriso e proporcionando mais qualidade de vida aos mesmos. 

O momento foi organizado pela Coordenação de Saúde Bucal, com atendimento das 7 às 13 horas. Esse trabalho é realizado pela equipe do Laboratório Regional de Prótese Dentária ALFA, em conjunto com a equipe do CEO, respeitando todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. 

O programa de próteses foi reorganizado no início da gestão Mildson Medeiros e o projeto busca devolver a alegria e a dignidade dos pacientes. 

O CEO realiza aproximadamente 50 atendimentos mensais, entre moldagem e entrega de novas próteses dentárias./aguapretanews

Corpo de jovem que desapareceu nas águas do Rio Jucuruçu é resgatado por voluntários e pelos Bombeiros em Itamaraju


Itamaraju: Lucimar dos Santos Campos, de 19 anos, morador do Bairro Novo Prado, desapareceu após tomar banho, próximo à Ponte do Rio Jucuruçu, na última segunda-feira, 07 de fevereiro, por volta das 16h, na cidade de Itamaraju-BA. De acordo com as informações, militares do 18º Grupamento de Bombeiros Militar de Teixeira de Freitas (GBM) realizaram a operação de mergulho na intenção de resgatar a vítima, mas, sem sucesso. 

Um morador conhecido como "Valtinho" colocou o seu barco à disposição dos pescadores, e o corpo foi encontrado por voluntários, nas proximidades do Bairro Liberdade, região leste da cidade. Já na manhã desta quarta-feira, 09 fevereiro, o corpo foi resgatado pelos voluntários e pelos bombeiros. 

O delegado titular, Gilvan de Meireles, autorizou o servidor público Anderson Barbosa a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju para exames de Medicina Legal. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Vídeo - Homem arremessa frango abatido em ladrão ao tentar impedir assalto

 


Um homem tentou evitar um assalto jogando um frango abatido contra o assaltante em Fortaleza. O caso ocorreu na manhã desta terça-feira (8), no Bairro Jardim Iracema. A polícia investiga o crime, a Secretaria da Segurança afirma que usa as imagens das câmeras de segurança para tentar identificar o criminoso. 

O assaltante está de capacete na porta do estabelecimento; ele aborda uma pessoa e toma o aparelho celular. Na fuga, um homem sai do comércio e atira um frango abatido contra o criminoso ladrão. 

Em seguida, uma mulher armada com um revólver dispara na direção do assaltante. Há tiros e o assaltante tenta fugir, mas é impedido por três homens e cai da motocicleta. Ainda antes de fugir, o ladrão solta o aparelho celular no chão para tentar enganar as pessoas.

O ladrão tenta deixar o local e é impedido por moradores. Um deles realiza outros disparos de arma de fogo. O ladrão foge novamente e sai correndo, mas é perseguido./G1

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Vereador diz que Câmara de Teixeira está sendo desmoralizada; não terão o valor de uma banana

 

A declaração foi do vereador Marquinhos Gomes (PDT), durante a sessão da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas desta terça-feira, 8 de fevereiro. 

Ao comentar sobre o episódio envolvendo o vereador Lucas Bocão, que precisou ser acionar a Polícia Militar para exercer sua prerrogativa de fiscalizador, prevista pela Constituição Federal, no pátio da CBS Construtora, Marquinhos destacou que a Câmara Municipal está sendo desmoralizada na cidade. 

“Acorda vereadores, que daqui uns dias vocês não terão o valor de uma banana nessa cidade”, concluiu Marquinhos. 

A declaração lembrou a fala polêmica do ex-vereador Juvenal das Laranjas em outubro de 2013, quando o legislador destacou que haviam 19 bananas na Câmara Municipal, “ aqui tem 19 bananas que ficam trocando elogios entre si”, destacou parlamentar na época, causando polêmica entre os colegas./ SulbahiaNews

Fachin autoriza liberdade condicional ao ex-ministro Geddel Vieira Lima

 

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a liberdade condicional do ex-ministro Geddel Vieira Lima, pelo crime de associação criminosa no caso das malas com R$ 51 milhões encontradas em um apartamento de Salvador. Com a decisão do STF, Geddel Vieira Lima poderá trabalhar e voltar para casa. 

Geddel foi ministro da Secretaria do Governo durante mandato de Michel Temer, e ministro da Integração Nacional do governo Lula, entre 2007 e 2010. Ele foi preso em 2017 por lavagem de dinheiro e associação criminosa e desde então cumpre pena. 

Além da progressão de regime, Fachin também liberou a dedução de 681 dias da sentença de 13 anos e quatro meses imposta no processo. 

Os advogados de Geddel pediram o abatimento da pena por participação em cursos de capacitação profissional no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, e no Centro de Observação Penal, em Salvador. 

O argumento foi a “dedicação à leitura e elaboração de resenhas” e aprovação no Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017. 

Na decisão, Edson Fachin afirmou que Geddel está habilitado para pedir a liberdade condicional desde dezembro do ano passado, pelas critérios definidos em lei. 

Fachin concluiu que os elementos apresentados pela defesa de Geddel sugerem “senso de autodisciplina e responsabilidade” e afirmou, na decisão, que o ex-deputado tem proposta de trabalho e reúne “condições para garantir a própria subsistência”. 

O ex-ministro Geddel Vieira Lima e o irmão, o ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima, foram condenados pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa./g1

Matérias relacionadas:

Mãe de Geddel é condenada no caso das malas com R$ 51 milhões 

Empresário diz que emprestoua Geddel imóvel onde foram achados R$ 51 milhões 

Geddel e Lúcio sãodenunciados por lavagem de dinheiro e associação criminosa

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.