Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 2 de março de 2019

Três pessoas ficam feridas em acidente na BR 101 entre Itamaraju e Teixeira de Freitas




Um acidente tipo capotamento na tarde desta sexta-feira, 1º de março, no KM 823 da BR 101, entre Itamaraju e Teixeira de Freitas com veículo SW4 de cor cinza, placa MPI 5523, licenciado em Teixeira de Freitas, deixou três pessoas feridas, uma delas em estado grave.

Segundo informações, Josiel Pereira da Costa perdeu a direção do veículo, saiu da pista e capotou, caindo em uma ribanceira ao lado da pista.


Josiel, que conduzia o veículo, teve parte do couro cabeludo arrancado e um corte na cabeça. As outras duas pessoas que viajavam com ele, Maria das Dores Ramos de 52, e Danilo Andrade de 29 anos, também ficaram feridos.


Maria das Dores teve um corte profundo na testa e outro na perna e alguns arranhões, Danilo só teve ferimentos leves. Os três foram socorridos pelo SAMU para o Hospital de Itamaraju. A PRF registrou a ocorrência./bahiaextremosul

Moro sofre dissabores no comando da Justiça



O pacote de Moro altera 14 leis



Brasília - Desde que trocou a toga pelo cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Jair Bolsonaro, Sérgio Moro vem contabilizando dissabores. O último foi a demissão da cientista política Ilona Szabó de um cargo de suplente no Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. Numa queda de braço em que é difícil dizer se o adversário é real ou apenas um robô, Moro perdeu. Bolsonaro optou por atender a parte de seus seguidores nas redes sociais e tirou de Moro a autonomia de indicar até mesmo uma suplente na sua pasta.

Os amigos dizem que Moro se achava preparado para enfrentar Brasília depois de ter tocado a Operação Lava Jato, que prendeu políticos do alto escalão e empresários do primeiro time. Agora, já teria entendido que o jogo da política é bem diferente.

Quem convive com o ministro diz que ele não sairia do governo por causa do episódio envolvendo Ilona Szabó. Mas ninguém garante que teria o mesmo comportamento se a interferência chegar a cargos do primeiro escalão do ministério. Moro não aceitaria, por exemplo, uma ordem para demitir um de seus secretários.

'Superministro'

Quando aceitou a vaga no governo, Moro recebeu de Bolsonaro a garantia de que teria autonomia para atuar e ganhou o título de "superministro". "Eu não vou interferir em absolutamente nada que venha a ocorrer dentro da Justiça no tocante a esse combate à corrupção. Mesmo que viesse a mexer com alguém da minha família no futuro. Não importa. Eu disse a ele. É liberdade total para trabalhar pelo Brasil", sustentou o então presidente eleito em novembro.

Bolsonaro atendeu também ao pedido de Moro para que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) saísse da alçada do Ministério da Fazenda para ficar subordinado à Justiça. Foi o órgão que descobriu movimentações atípicas nas contas do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho mais velho do presidente, e do seu ex-assessor Fabrício Queiroz. Quando Bolsonaro garantiu autonomia a Moro, ainda na transição, esses fatos não eram públicos.

As descobertas do Coaf tiraram protagonismo do filho do presidente, que reduziu o ritmo de postagens nas redes sociais. Na madrugada de ontem, porém, Flávio postou uma crítica à nomeação de Ilona. "Meu ponto de vista é como essa Ilana (sic) Szabó aceita fazer parte do governo Bolsonaro. É muita cara de pau junto com uma vontade louca de sabotar, só pode", escreveu às 2h14 de ontem.

Entre políticos em Brasília, há a versão de que os Bolsonaros creditariam ao grupo de seguidores de Moro os vazamentos de relatórios do Coaf que atingiram Flávio em cheio. Neste sentido, o tuíte do senador foi lido como uma indireta ao ministro da Justiça. Além a demissão da cientista política para a vaga de suplente do conselho de política criminal, Moro sofreu reveses com a decisão de priorizar no Congresso a votação da reforma da Previdência e de alterar o pacote anticorrupção - principal medida do Ministério da Justiça, inclusive tirando do texto principal a criminalização do caixa 2. Esse ponto, revelado pelo Estado, deixou Moro numa saia-justa ao ter de mudar de posição sobre a gravidade da prática.

"Caixa 2 não é corrupção. Existe o crime de corrupção e o crime de caixa 2. Os dois crimes são graves", disse o agora ministro. Em agosto de 2016, o juiz Moro havia dado outra versão: "Muitas vezes (caixa 2) é visto como um ilícito menor, mas é trapaça numa eleição".

Moro deve passar o feriado do carnaval em Curitiba. Amigos dizem que ele deve aproveitar o tempo livre para digerir os últimos acontecimentos. O ministro tem no governo o respaldo dos militares. O general Eduardo Villas Bôas, ex-comandante do Exército, é um de seus fiadores. Para o núcleo militar, os dois pilares do governo Bolsonaro são Moro e Paulo Guedes, ministro da Economia. Moro não pensa em deixar o governo. Mas, se um dia optar por esse caminho, apostam seus interlocutores, vai ganhar dinheiro como advogado ou dando aulas em universidades. Seu projeto, contudo, é aprovar projetos de combate ao crime organizado.

Supremo

Os reveses de Moro não serão restritos ao Executivo. Aliados do ministro já anteveem votos contrários do partido de Bolsonaro, o PSL, ao seu pacote anticrime no Congresso. Como o Estado mostrou, o PSL compartilha do movimento para que o texto seja votado em conjunto com um projeto que torna mais rigorosa a punição para abuso de autoridade.

O Supremo Tribunal Federal também vai julgar logo o pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que aponta suspeição de Moro para julgar o petista no caso do triplex, baseado na sua ida para o governo.

Homem é executado quando jogava domino em um bar do distrito de Pirajá, interior de Itamaraju






A violência toma formatos vertiginosos, avançando rapidamente a pequenos locais, desta vez um homem foi morto a tiros num no interior do município de Itamaraju, no período noturno desta sexta-feira (01).


O crime aconteceu no interior de um bar, no distrito de Pirajá, onde um homem foi alvejado por 6 disparos de arma de fogo na altura da cabeça.

A vítima identificada apenas pelo prenome de Iberson, popular “Cuiubinha”, não teve chance de se defender. O mesmo estava em uma mesa de jogo “dominó”, quando foi surpreendido por um motociclista armado que desceu no local e veio em sua direção, efetuando os disparos. Logo após a ação criminosa o autor fugiu do local tomando rumo ignorado. Ainda de acordo com informações houve muita correria e os moradores ficaram assustados.

As autoridades policiais foram notificadas e equipes deverão ser destinadas até o distrito para promover o levantamento cadavérico e remoção do corpo para o IML de Itamaraju. Um inquérito deverá ser aberto para identificar a autoria e motivações do crime./IN

Família desesperada: Homem pede moto emprestado e desaparece em Eunápolis



Família desesperada: Homem pede moto emprestado e desaparece em Eunápolis



Deivid Charles dos Santos, de 32 anos, foi visto pela última vez no dia 22 de fevereiro no bairro Dinah Borges, em Eunápolis.

Familiares após realizarem buscas em todos os locais que Deivid tinha o hábito de frequentar foram até a Delegacia Territorial de Eunápolis (DT), onde registraram um boletim de ocorrência informando o desaparecimento.

De acordo com as informações dos parentes, Deivid pediu a moto emprestada de um amigo no bairro Dinah Borges e desapareceu.

A família pede que se alguém tiver alguma informação do paradeiro de Deivid ligar para o celular 73 98867-7596 ou para os telefones das polícias Militar e Civil, 190e 197, respectivamente./Via 41

Feridos em explosão de mina na Bahia recebem alta; dois morreram



Feridos em explosão de mina na Bahia recebem alta; dois morreram



Os três feridos em uma explosão que deixou dois mortos numa mina de ouro da empresa Leagold, em Teofilândia, Nordeste da Bahia, na noite desta quinta-feira (28), receberam alta na tarde desta sexta, segundo informou a mineradora em comunicado.

Os funcionários, cujos nomes não foram divulgados, receberam atendimento médico em Teofilândia e depois em Serrinha, onde serão enterrados os corpos de Leomar Brito Cordeiro e Murilo Souza de Oliveira, vítimas fatais da explosão. O corpo de Leomar será enterrado as 17h dessa sexta-feira (1º) e o de Murilo amanhã, 10h.

A Polícia Civil informou que está investigando os motivos da explosão e por enquanto prefere não dar mais detalhes sobre o caso. A explosão ocorreu numa mina subterrânea, por volta das 22h30, no terceiro turno de trabalho.

A mina é de responsabilidade da Fazenda Brasileiro Desenvolvimento Mineral (FBDM), empresa controlada pela Leagold. No comunicado, a empresa informou que “está dando todo o apoio aos envolvidos e familiares neste momento”.

“As autoridades policiais e instituições foram acionadas para avaliação da situação e a FBDM está totalmente mobilizada para que o acidente seja investigado e esclarecido o mais breve possível”, afirma.

Segundo a mineradora, “uma equipe da empresa também está investigando o ocorrido, conforme determina seu Sistema de Gestão de Segurança”, e diz ainda que “a FBDM e seus funcionários prestam as mais sinceras condolências às famílias dos colegas vitimados pelo acidente”.

Procurada para comentar o caso, a Agência Nacional de Mineração não respondeu.

A explosão ocorreu durante o terceiro turno de trabalho de operários da mina – conhecido como corujão. No momento do acidente, era feito o carregamento de frente, termo utilizado para preparação do local de detonação de uma determinada área para retirada de minério./Correio

sexta-feira, 1 de março de 2019

Comerciante de Posto da Mata acusado de estuprar a enteada é morto no presídio de Teixeira de Freitas






O comerciante de 61 anos, morador de Posto da Mata, município de Nova Viçosa, que foi preso no último dia 19 acusado de estupro contra a enteada, foi morto na manhã desta sexta-feira, 1º de março, por outros detentos dentro do presídio de Teixeira de Freitas.

Orcalino Dias Figueiredo, de 61 anos, foi preso pela Polícia Civil de Nova Viçosa, por cumprimento de mandado de prisão preventiva. Ele era acusado de ter cometido estupro contra sua enteada de 12 anos, e há 5 anos era foragido da Justiça do Estado do Espírito Santo, comarca de Serra.

Informações dão conta que o acusado foi surrado pelos companheiros de cela, socorrido ele teve uma parada cardíaca e não resistiu. O corpo foi removido para o IML de Teixeira de Freitas para ser necropsiado.

Orcalino também era investigado por suspeita de tentar estuprar uma criança, também de 12 anos, em Posto da Mata, o crime teria ocorrido há uma semana de sua prisão. O acusado era dono de um comércio e estava trabalhando atualmente com compra e venda de produtos usados./bahiaextremosul

Cigano é assassinado a tiros no sul da Bahia




Cigano é assassinado a tiros no sul da Bahia



Na tarde desta quinta-feira, dia 28 de fevereiro, o cigano Nildo da Silva Morais, o “Alair”, de 49 anos, foi assassinado a tiros a cidade de Presidente Tancredo Neves, sul da Bahia

De acordo com informações de testemunhas, os bandidos chegaram a bordo de um veículo sedan e a vítima ainda tentou fugir para os fundos do imóvel onde residia, mas foi perseguida e executada.

Os assassinos fugiram pela BR-101. A Polícia Civil do município abriu inquérito policial para apurar o caso.

A vítima tentou fugir, mas foi alcançado e atingido por disparos no momento que tentava pular um muro. Os autores do crime fugiram pela BR 101.

Exclusividade para quem é associado no plano do índio sua grande oportunidade chegou faça seu exame de vista pela metade do preço

A imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre


Prezados associados plano do índio, informamos que no próximo dia 02/03 haverá exame de vista na Hani Ótica em Jucuruçu, marque seu exame com um  dos nossos representantes ou na funerária, leve sua carteirinha do associado e tenha descontos no exame  e nos óculos, informamos ainda que disponibilizamos transportes para clientes do interior e da cidade.

Por que são necessários exames de vista anualmente?

Dicas

Os exames de vista anuais são importantes independentemente da idade ou saúde física. Isso porque, durante um exame oftalmológico completo, o oftalmologista faz muito mais do que apenas determinar a prescrição para óculos. Ele irá verificar os olhos para detectar possíveis doenças oculares, avaliar a forma como os olhos trabalham juntos dentre outras coisas fundamentais para a saúde.

Com que frequência devemos fazer exames de vista?

Além disso, o oftalmologista verifica os olhos para identificar possíveis doenças que podem levar à perda da visão. Aqui estão alguns exemplos das condições que o oftalmologista analisar em um exame de vista anual (ou a cada seis meses, para idosos):

Erro refrativo. Se refere à miopia, hipermetropia e astigmatismo. Os erros de refração são corrigidos com óculos ou cirurgia refrativa. Ambliopia. Ocorre quando os olhos estão desalinhados ou quando um olho tem muito maior grau de erro de refracção que o outro.

Estrabismo. Estrabismo é definido como olhos cruzados ou transformados. O oftalmologista verifica o alinhamento dos olhos para ter certeza de que eles estão trabalhando juntos.

Problemas de foco. Estes problemas podem variar de problemas incomuns em crianças a declínios normais relacionados à idade, influenciando a capacidade de focar de pessoas mais velhas.

Doenças oculares. Muitas doenças oculares, como o glaucoma e retinopatia diabética, não têm sintomas em seus estágios iniciais. O oftalmologista irá verificar a saúde dos olhos dentro e por fora para encontrar sinais de problemas iniciais.

Outras doenças. Os oftalmologistas podem detectar sinais precoces de algumas condições e doenças analisando os vasos sanguíneos do olho, retina e assim por diante.

Condições relacionadas à idade. À medida que as pessoas vão envelhecendo, há maior probabilidade de desenvolverem um problema ocular relacionado com a idade, como por exemplo, a catarata. E então, conseguiu entender a importância de visitar um oftalmologista anualmente? Dúvidas? Deixe um comentário!

Vereador Arnaldinho apresenta Projeto para reduzir de 19 para 11 vereadores em Teixeira e pede apoio popular






Teixeira de Freitas: O vereador Arnaldo Ribeiro de Souza Júnior, o Arnaldinho protocolou na sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira, 27 de fevereiro, o Projeto de Decreto Legislativo 001/2019, de 21 de fevereiro de 2019, que trata da redução de19 vereadores para 11, a partir da próxima legislatura, conforme os eleitos com base na Constituição Federal e Legislação Infraconstitucional.

Em vídeo, o vereador Arnaldinho pediu a ajuda da imprensa na divulgação desse projeto, que passa a tramitar na Casa Legislativa, e pede que todos os eleitores de seus respectivos vereadores cobrem dos seus representantes que votem a favor dessa redução, pois com 08 vereadores a menos, o município de Teixeira de Freitas economizaria em torno de R$ 6 milhões de reais em 04 anos.



"Na sessão de hoje foi apresentado o Projeto, a partir de amanhã irá tramitar nas comissões. Peço a todos vocês, eleitores, formadores de opinião, que nos apoie nessa luta. Teixeira não precisa de 19 vereadores, 11 já está de bom tamanho. Conto com vocês, e que Deus nos dê sabedoria para votarmos esse Projeto, para o bem de nossa cidade, para o bem de todos. Forte abraço", finalizou Arnaldinho./Liberdadenews

Prefeita de Prado Mayra Brito, e o pai Wilson Brito, tem bens bloqueados pela Justiça por suspeita de fraude em licitação do transporte escolar



Resultado de imagem para wilson brito ex prefeito do prado

A justiça da Comarca do Prado, na pessoa do juiz de direito Leonardo Santos Vieira Coelho, acatou uma Ação Popular, impetrada por Fernando Miruaba, Antonio Eduardo Santana da ressurreição, Odilei Queiroz Matos e Luciana Pires de Oliveira, contra a prefeita Mayra Pires Brito, seu pai,  Wilson Alves de Brito Filho, Isac Santos Joaquim Boaventura Zilmar Barbosa dos Santos, Iralúcia Sincora da Paixão e as empresas Katharina Transportes e Locação de Máquinas LTDA-ME e Geo Transporte, Turismo e Construções LTDA-EPP por lesar os cofres públicos do município na celebração de contrato com a empresa Katharina Transportes e Locação de Máquinas LTDA-ME para promover o transporte escolar no ano de 2018.

Segundo os denunciantes, a licitação no valor de R$ 3.676.500,00 (três milhões, seiscentos e setenta e seis mil e quinhentos reais com a empresa Katharina Transportes e Locação de Máquinas Ltda – ME, de propriedade do Senhor Isac Santos Joaquim Boaventura e demais acionados, foi montada, supostamente para lesar os cofres do município.

Entenda o esquema;

Conforme documentos protocolados junto a justiça, foi verificado que a data da solicitação feita pela secretária de educação foi protocolada em 02 de março de 2017, sob o número 028/2017, no entanto, os autores perceberam que foram solicitadas 03 (três) cotações feitas das empresas: 1° Katharina Transporte e Locação de Máquinas Ltda – ME – CNPJ 11.796.408/0001- 38; 2° Construpolli Construtora e Incorporação Ltda – CNPJ 12.220.202/0001 – 00; e, 3° Geo Transporte Turismo e Construções Ltda – ME – CNPJ 04.970.518/0001 – 09. Ocorre, no entanto, que apenas a empresa Geo Transportes forneceu cotação, porém datada de 01 de março de 2016, ou seja, em data anterior ao protocolo da secretaria.

O edital do procedimento apresenta a data de 13 de janeiro de 2017. No entanto, de forma cabalmente suspeita, a solicitação realizada pela Secretaria de Educação visando a contratação de empresa para o serviço de transporte de alunos, se deu em de 02 de março de 2017, ou seja, em data posterior ao próprio lançamento do edital.

Ocorre, no entanto, que apenas a empresa Geo Transportes forneceu cotação, porém datada de 01 de março de 2016, ou seja, em data anterior ao protocolo da secretaria. Tais fatos, por si, nos indicam para a montagem e direcionamento do certame, já que se lançou o edital antes mesmo de ter sido detectada a necessidade do serviço e se encaminhou pesquisa de preços antes mesmo de sua solicitação.

Sem embargo, o processo licitatório culminou com a contratação da empresa KATHARINA TRANSPORTE E LOCAÇÃO DE MÁQUINAS LTDA – ME, de propriedade do Sr. Isac Santos Joaquim Boaventura, no montante de R$3.676.500,00 (três milhões, seiscentos e setenta e seis mil e quinhentos reais).

Conforme acima declinado, o vencedor do certame para proceder com o transporte de alunos da rede pública do Município de Prado (ano 2017), foi a empresa KATHARINA TRANSPORTE E LOCAÇÃO DE MÁQUINAS LTDA.

Vencedora do certame, no momento da prestação de serviço, a referida empresa subcontratou o serviço de transporte de alunos com particulares da cidade, de forma que quem operava o esquema, ou seja, que gerenciava todo o serviço de transporte era o Sr. ZILMAR BARBOSA DOS SANTOS, que por sua vez é irmão de JAILSON BARBOSA DOS SANTOS e GEOMÁRCIO BARBOSA DOS SANTOS, que são sócios/proprietários da empresa GEO TRANSPORTE, que concorreu com a Katharina, conforme acima já mencionado, fato que torna inequívoca a formação de cartel

A empresa ganhadora da licitação locava veículos de terceiros para atender a demanda. As sublocações do transporte de alunos feitas pela Katharina aos particulares, além de não ter previsão no edital, também não tinha respaldo no contrato firmado entre ela e o Município de Prado, sendo pois nula.

Embora possua capital social considerável, a subcontratação do serviço contratado em face do Município alcançou 100% do serviço de transporte de alunos da rede pública municipal, sendo correto afirmar que a referida empresa somente ganhou a licitação do transporte, e daí não houve fornecimento do serviço por ela, o que mais uma vez demonstra a fraude da licitação.

Diante das informações de que a fraude foi operada para o desvio de dinheiro em favor de agentes públicos e particulares. Durante o andamento do processo o juiz ouviu os locadores que são também em grande maioria prestadores de serviço como condutores, e foi verificado que praticamente todos recebiam menos de 50% do valor mensal constante nas medições.

Diante de tantas evidencias de formação de cartel e desfio de dinheiro público, o juiz Leonardo Coelho, acatou a denúncia protocolada e na tarde desta quarta-feira,  27 de fevereiro e Concedeu Medida Liminar, suspendendo a execução do contrato para fornecimento de transporte escolar e dos pagamentos respectivos, observando-se prazo de 60 (sessenta) dias para tanto, determinou ainda, a realização de nova licitação, com identificação clara e precisa do objeto a ser contratado, nos termos do Enunciado n. 177 da Súmula de jurisprudência do TCU, consignando prazo de 30 (trinta) dias.

O juiz determinou o bloqueio de valores monetários dos demandados, ou seja: prefeita Mayra Pires Brito, ex-prefeito Wilson Alves de Brito Filho, Katharina Transportes e Locações de Máquinas Ltda – ME., Isac Santos Joaquim Boaventura, Zilmar Barbosa dos Santos, Geo Transportes Turismo e Construções Ltda – ME e Iralúcia Sincorá da Paixão, até o limite das somas contratadas, de tudo dando-se certificação, pela melhor forma de direito.

No que tange ao pedido de afastamento cautelar da Prefeita Municipal, ora demandada, o juiz por precaução mandou intimar o Ministério Público Estadual para o aditamento da inicial nos termos da Lei de Improbidade Administrativa. 

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Cabeleireiro é executado a tiros dentro do salão em Posto da Mata



O cabeleireiro Naldo Decílio, o popular Naldo do Salão, foi executado à tiros por volta das 15 horas desta quinta-feira (28), quando atendia um cliente dentro do seu estabelecimento na Rua Principal, no bairro dos Eucaliptos em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa.

Segundo informações, Naldo estava trabalhando quando foi surpreendido por dois homens que chegaram em uma motocicleta, o carona desceu já atirando.


Alvejado por vários tiros, o cabeleireiro morreu antes de receber socorro. O corpo está no local aguardando a cegada do rabecão para fazer a remoção para o IML de Teixeira de Freitas. A polícia não deu detalhes sobre o crime./bahiaextremosul







Nesta semana, Eduardo Bolsonaro divulgou um vídeo em que aparece num encontro do partido Republicano, nos EUA, defendendo a construção do muro de Trump, entre Estados Unidos e México.

Afirmou que os brasileiros apoiam a iniciativa. Foi severamente reprimido por centenas de pessoas, que disseram discordar e que Eduardo não falasse por elas. Na tarde desta quinta, o pai Jair cometeu o mesmo despautério.

Na reunião com o autoproclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó, Jair Bolsonaro pediu desculpas em nome dos brasileiros. O motivo, segundo o Estadão, seria que “dois ex-presidentes brasileiros serem parte responsáveis” pelo caos que tomou conta da Venezuela, se referindo a Lula e Dilma Rousseff

Funcionário público é morto pela ex mulher ao tentar defender a filha de 11 anos em Belmonte





O funcionário público municipal Ivo Conceição Bandeira Neto, de 35 anos, foi morto com uma facada no peito desferida pela ex companheira, Keila Souza dos Santos, de 28 anos, na madrugada desta quinta-feira, 28 de fevereiro, na Rua Tamandaré, Bairro da Biela na cidade de Belmonte, no sul da Bahia.

Keila relatou a polícia que não tinha intenção de matar seu ex companheiro, e só o atingiu com a faca para defender sua filha de 11 anos. Ainda segundo a autora, a vítima chegou em sua residência alterado e tentou agredir a criança.

Atingido no peito, Ivo caminhou até a rua onde morreu. Durante a briga, um bebê de apenas 1 mês de idade, filho do casal foi atingido na perna pela faca. Levado para o hospital o bebê não corre risco de morrer.


Ivo era concursado e trabalhava como vigilante em uma escola municipal. Segundo o Secretário de Educação do Município, ele estava de licença prêmio e retornaria ao trabalho no próximo mês.

Keila foi detida e será ouvida pelo delegado Wendel Ferreira, titular da cidade./bahiaextremosul

"O Sétimo Guardião": figurante de 23 anos morre durante as gravações da novela




Reprodução / Instagram


Um figurante de O Sétimo Guardião morreu na tarde desta quarta-feira (27). O ator Joseph Lima dos Santos, 23, passou mal durante as gravações do folhetim nos estúdios da emissora, recebeu os primeiros socorros no local e precisou ser levado ao hospital, onde morreu em seguida.

A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Rede Globo. Joseph era integrante da agência Luz e Cor, que prestava serviço para a novela de Aguinaldo Silva. "A Globo lamenta profundamente, presta solidariedade e acompanha toda a assistência dada à família de Joseph pela empresa da qual era funcionário".

Com o nome artístico Joseph Zimmerman, o ator era de Curitiba.O Sétimo Guardião é a atual novela das nove da Rede Globo./G1

Justiça bloqueia bens da prefeita Mayra Brito e outras 4 pessoas por suspeita de fraude em licitação do transporte escolar em Prado




Justiça bloqueia bens da prefeita Mayra Brito e outras 4 pessoas por suspeita de fraude em licitação do transporte escolar em Prado


Uma decisão da justiça da comarca de Prado desbaratou um desenho administrativo na Prefeitura Municipal, tipificada como uma organização de um grande esquema para fraudar processo licitatório (cartel), superfaturamento de preços, posterior subcontratação ilegal da execução do serviço de transporte escolar, recolhimento e distribuição de 50% do dinheiro público, com provável desvio de quase R$ 4 milhões em favor dos membros da organização. Aduzindo os autores, em apertada síntese, a decisão do juiz de direito Leonardo Santos Vieira Coelho, provocada por uma Ação Popular com pedido de tutela de urgência, tem por escopo anular ato ilegal da gestora pública Mayra Pires Brito, tendo em conta que esta celebrou contrato ilegal com a empresa Katharina Transportes e Locação de Máquinas LTDA – ME e demais acionados, supostamente para lesar os cofres do município de Prado.

Os autores da Ação Popular foram os vereadores Antônio Eduardo Santana da Ressurreição, o “Professor Boloca” (PMDB); Odiley Queiroz Matos (DEM); Luciana Pires de Oliveira (PSB) e o cidadão Fernando Miruaba. Eles revelaram a existência de uma organização criminosa em um processo licitatório no valor de R$ 3.676.500,00 que foi realizado sob suspeita de cartel com indícios claros de superfaturamento no transporte escolar no município de Prado, onde 50% do valor era devolvido de propina para os agentes da organização, que segundo os autos do processo nº 8000077-64.2019.805.0203, o esquema era operado por Zilmar Barbosa. Além disso, o valor de R$ 200 mil pago cada ônibus, seria o valor que o município compraria um veículo igual 0-Km para servir a rede pública de ensino.

Configuram como réus no processo, a prefeita Mayra Pires Brito (PP), o seu pai Wilson Alves de Brito Filho, o “Wilsinho Brito”, Katharina Transportes e Locações de Máquinas Ltda – ME., Isac Santos Joaquim Boaventura, Zilmar Barbosa dos Santos, Geo Transporte Turismo e Construções Ltda – ME e a secretária de educação Iralúcia Sincorá da Paixão. Consta da inicial da Ação Popular que “Chegou ao conhecimento dos acionantes, que a prestação do serviço de transporte escolar no município de Prado foi engendrada de forma a propiciar a prática de inúmeras fraudes, com malversação de recursos públicos e consequente expressivo prejuízo ao erário. Sublinhando que tão logo se iniciou o ano letivo 2018, inúmeros munícipes passaram a procurar à Câmara Municipal com o objetivo de tornar conhecida a péssima qualidade dos serviços de transporte de alunos que vem sendo levado a efeito no município.

O outro fato, que chamou a atenção, revela os autos, consistiu na circunstância de que, das 12 empresas que retiraram o Edital para participar do certame, apenas duas ligadas a mesma organização compareceram no dia da apresentação das propostas. A modalidade de contratação utilizada, foi o pregão presencial, modalidade cabalmente inadequada para o caso vertente. Sem embargo, o processo licitatório culminou com a contratação da empresa Katharina Transportes e Locação de Máquinas Ltda – ME, de propriedade do Senhor Isac Santos Joaquim Boaventura, no montante de R$ 3.676.500,00 (três milhões, seiscentos e setenta e seis mil e quinhentos reais). Ocorre, no entanto, que a análise do processo licitatório indica a ausência do Censo Escolar de 2016 (ano anterior, e que serviria como base para 2017), o qual necessariamente haveria de ser feito para dimensionar o número total de alunos usuários do transporte escolar, fator indispensável para o balizamento do preço e determinação da correta modalidade licitatória.

Considerando a Ação Popular regular o juiz Leonardo Coelho, titular da Vara do Sistema dos Juizados Especiais da Comarca de Itamaraju e substituto da Comarca de Prado, considerando a materialidade dos autos, verifica-se o aperfeiçoamento pretenso de fatos que  deram margem à celebração do Contrato Administrativo para fornecimento de serviços de transporte escolar, vindo a inicial instruída com documentação no sentido da ocorrência de plexo de ilícitos materializados em esquema de corrupção, lavagem de capitais e fraudes ao processo licitatório que desaguou na formação do Contrato Administrativo para fornecimento do transporte escolar, condutas, essas, deflagradas por uma organização formada por agentes econômico-financeiros e políticos diretamente ligados à prefeita municipal e a esta própria.

O magistrado considerou a existência de elementos de prova, dando conta da formação de uma organização criminosa, no seio da qual se operou a cartelização dos serviços contratados através de licitação pública fraudulenta e demonstrado a existência de um esquema de corrupção coordenado na esfera econômica pelo empresário Zilmar Barbosa dos Santos. Constando que a empresa vencedora da licitação foi Katharina Transporte e Locação de Máquinas Ltda, concorreu com Geo Transportes Turismo e Construções Ltda – ME, sendo ambas as únicas a oferecer propostas. Evidenciou-se que a empresa vencedora subcontratou o objeto da licitação, como seja, o serviço de transporte de alunos, fazendo-o com agentes particulares da cidade, de modo que o esquema passou a ser operado pelo senhor Zilmar Barbosa dos Santos, o qual, por sua vez, é irmão de Jailson Barbosa dos Santos e Geomárcio Barbosa dos Santos, sendo que esses dois últimos são proprietários da empresa Geo Transportes, única concorrente com a empresa Katharina Transportes e Locação de Máquinas Ltda.

Consta ainda na decisão do que se tem nos autos, a notícia inequívoca da formação de um esquema de corrupção e apropriação de dinheiro público, havendo descrição minuciosa de desvios na ordem de 50% dos valores despendidos pelo município. Quer isto dizer que os elementos de convicção fornecem a conclusão apriorística de que o restante do dinheiro foi singelamente surrupiado pelo operador financeiro do esquema, o senhor Zilmar Barbosa dos Santos, que indiciariamente deve ter sido encarregado da distribuição dos valores desviados a todos quantos integram a organização, valendo notar a imputação nesse sentido em desfavor dos agentes públicos ora demandados.

E no final da tarde desta quarta-feira, dia 27 de fevereiro, o juiz de direito Leonardo Coelho decidiu em medida liminar em declarar sem feito o processo licitatório, de modo a suspender a execução do contrato para fornecimento de transporte escolar e dos pagamentos respectivos, observando-se prazo de 60 (sessenta) dias para tanto, determinando, ainda, a realização de nova licitação, com identificação clara e precisa do objeto a ser contratado. Verificado o imperativo de tutela do erário, determinou o bloqueio de valores monetários dos demandados: prefeita Mayra Pires Brito, ex-prefeito Wilson Alves de Brito Filho, Katharina Transportes e Locações de Máquinas Ltda – ME., Isac Santos Joaquim Boaventura, Zilmar Barbosa dos Santos, Geo Transportes Turismo e Construções Ltda – ME e Iralúcia Sincorá da Paixão, até o limite das somas contratadas, de tudo dando-se certificação, pela melhor forma de direito. No que se refere ao pedido de afastamento cautelar da prefeita Mayra Brito, o juiz por precaução mandou intimar o Ministério Público Estadual para o aditamento da inicial nos termos da Lei de Improbidade Administrativa.  (Por Athylla Borborema).

88ª CIPM deu início à "Operação Carnaval" nas cidades de Alcobaça, Caravelas e Prado






Alcobaça: O comandante da 88ª CIPM, Capitão PM Barbosa, deflagrou na última segunda-feira, 25 de fevereiro, a "Operação Carnaval", que se estende entre as cidades litorânea de Alcobaça, caravelas e Prado, que são de sua competência de abrangência no policiamento preventivo e ostensivo, na prevenção e combate a todos os crimes que possam infringir as Leis, ou intervir na paz, tranquilidade e sossego de todos cidadãos de bem, que são moradores dos citados municípios, bem como os turistas que estarão indo prestigiar e curtir o carnaval nesta região.

Segundo o Comandante Capitão Barbosa, a sua unidade de policiamento estará recebendo reforços de policiais militares de outras unidades, reforçando assim, todo o patrulhamento ostensivo diuturnamente, onde serão feitas barreiras para fiscalização e abordagens nos veículos e ocupantes; rondas ostensivas pela orla e todo o perímetro urbano das cidades; patrulhas ao longo do perímetro dos locais das festas; bem como atendendo as possíveis solicitações através do CICOM/190, durante o período, que se iniciou no ultimo dia 25 (segunda-feira), e, que se estenderá até a data de Quarta-feira de Cinzas, dia 06 de março.


O comandante disse ainda, que as Unidades de Policiamento Especializado da CAEMA, PRE e RONDESP estarão dando apoio durante todo o período de carnaval, bem como a Polícia Civil, que também estará trabalhando em regime de plantão nas delegacias de polícia das referidas cidades, para que possa receber e autuar nos crimes de flagrantes, aqueles que ousarem ultrapassar as margens da Lei.


O Capitão Barbosa destaca ainda que a Polícia Militar, através do seu comando, e seus comandados, irão trabalhar para manter o bom serviço e atendimento a todos de forma geral, para que todos possam ter um Carnaval de muita paz e alegria, fazendo assim, cumprir o verdadeiro significado da maior festa do mundo./Liberdadenews

Promotor manda prefeita de Itanhém apresentar documentos de licitações e pagamentos à empresa denunciada pelo vereador André Correia




  Promotor Fábio Fernandes Corrêa  



Na portaria nº 03/2019, instaurada na última quarta-feira (20), para apurar eventual ato de improbidade administrativa na administração municipal de Itanhém, o promotor Fábio Fernandes Corrêa mandou intimar a prefeita Zulma Pinheiro (MDB) para tomar conhecimento do inquérito civil e, no prazo de 10 dias, apresentar documentos ao Ministério Público (MP).

A denúncia feita pelo vereador André Correia (PHS) diz que um supermercado instalado no distrito de Ibirajá, que estaria ligada ao cunhado de Newton Pinheiro, “já recebeu mais de um milhão da prefeitura entre 2017 e 2018”. Newton é irmão da prefeita e é secretário da Administração e Finanças e da Infraestrutura.

O promotor ainda notificou Lourival Lopes de Souza, que figura como proprietário do supermercado, para comparecer à promotoria para prestar esclarecimentos e determinou diligências na Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), para juntar ao inquérito civil contrato social e todas as movimentações da empresa.




A prefeita Zulma Pinheiro terá que apresentar cópia dos processos licitatórios e de pagamentos referentes a todas as contratações da empresa Lourival Lopes de Souza e ainda os atos de nomeação de seu irmão, Newton Pinheiro para secretário da Administração e Finanças e de nomeação e exoneração do cunhado do irmão da prefeita, Cristiano Alves, como chefe do departamento de Tributação do município./aguapretanews

Cinco pessoas são executadas dentro de casa no interior da Bahia






Cinco pessoas foram executadas a tiros na madrugada desta quarta-feira, 27 de fevereiro, em um condomínio de casas populares, na Uma chacina em um condomínio de casa populares Rua Luiz Viana em Acajutiba.

 Três mulheres e dois homens identificados como, Maria Aparecida Correia, Sonia Maria dos Santos, Moisés dos Santos, um homem de prenome Carlinhos e uma mulher de prenome Adriana, foram mortas a tiros dentro de casa em um condomínio conhecido por “Favelinha”.

Os corpos, com várias perfurações feitas por arma de fogo estavam espalhados dentro e fora da residência. A polícia abriu inquérito para apurar autoria e motivação do crime./bahiaextremosul

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Lídice diz que projeto de Coronel é "descabido e inadmissível"



[Lídice diz que projeto de Coronel é


O projeto do senador Angelo Coronel (PSD) que trata das candidaturas femininas na eleição já está dando o que falar. A deputada federal Lídice da Mata (PSB), integrante da mesma base política do parlamentar, classificou como "descabido e inadmissível" o texto protocolado  no Senado Federal que propõe a revogação da cota de 30% das candidaturas de mulheres.

Em nota, a parlamentar baiana lembrou que justamente por conta da cota dos 30% que a bancada feminina cresceu 51% na Câmara, atingindo 77 paralamentares. “Foi a campanha com o maior número de candidaturas e de mulheres eleitas na história do Brasil”, afirmou. "O que facilita as candidaturas laranjas é justamente a falta de estímulo e de espaço para as mulheres dentro dos partidos”, completou.

“Este projeto não condiz com a luta das mulheres no Brasil pelo aumento da participação na política. Estarei à frente da resistência a este retrocesso e não estarei sozinha. Nosso lema é Mais Mulheres na Política”, finalizou.

Em conversa com o BNews, Coronel afirmou que "cota é discriminação e reconhecimento de fraqueza" e que "as mulheres podem se empoderar com participação muito mais ativa e bem além de 30%". Ele explicou também que no interior da Bahia é quase impossível cumprir a lei. "Nas próximas eleições vai ser um laranjal. Não tem condições. O que não pode é o partido ser forçado", pontuou. 

O pessedista explicou ainda que no interior da Bahia é quase impossível cumprir a lei. “Nas próximas eleições vai ser um laranjal. Não tem condições. O que não pode é o partido ser forçado”, pontuou./BNews 

Carvoeiro é morto ao chegar a fazenda em Eunápolis





Eunápolis: O carvoeiro Ezevaldo Prates Amorim, de 58 anos, foi morto por volta das 19h de terça-feira (26), no Projeto Maravilha, em Eunápolis. Segundo a polícia, Ezevaldo, que também era conhecido na região como Zé do Carvão, voltava para a propriedade rural, com a filha e a nora, de 16 anos, em uma picape modelo Strada. Ainda de acordo com a informação, quando a filha desceu do veiculo para abrir a porteira, um homem surgiu de repente de dentro de um matagal.

O bandido se aproximou da porta do carro, disse “é ele mesmo” e atirou em Ezevaldo, que ainda foi retirado para fora e agredido a chutes. O outro filho, de 25 anos, que estava na fazenda, trouxe Ezevaldo no próprio carro para a base do Samu, às margens da BR-101. Segundo os socorristas, ele já chegou morto.

Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica fez a perícia no próprio local. O corpo foi encaminhado para ser necropsiado no Instituto Médico Legal. As testemunhas não souberam informar se mais de uma pessoa participou do crime. “O que apuramos, até agora, é que o autor dos disparos fugiu logo em seguida para um matagal”, relatou um policial./Radar64

Número de mortes violentas tem queda de 11% na Bahia, aponta dados do Monitor da Violência




A Bahia teve uma redução de 11,2% no número de mortes violentas em 2018, conforme aponta dados divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Segundo o dados levantados pelo Monitor, foram registrados 5.613 assassinatos em 2018, enquanto em 2017 foram contabilizadas 6.321 mortes violentas.

Ainda conforme os dados do monitor, o maior número de assassinatos na Bahia ocorreu no mês de janeiro de 2018, enquanto a menor quantidade foi registrada em setembro. O índice nacional também apresentou queda. No Brasil a redução de mortes violentas foi de -13%. Apesar da queda, o número de vítimas ainda é considerado alto, já que são 24,7 mortos a cada 100 mil habitantes.

Apenas os estados do Amapá (10%), Tocantins (44%) e Roraima (54%) tiveram aumento no número de mortes violentas em 2018. Seis estados apresentaram uma redução superior a 20%. Pernambuco, considerado um dos estados mais violentos do Brasil, foi o que teve a maior redução percentual no número de vítimas de crimes violentos com 23%./G1

Cenas fortes- Vídeo mostra homem com faca cravada nas costas saindo do hospital para fumar





Um russo de 34 anos, identificado por Vladimir deu entrada em um hospital de Kazan na Rússia com uma faca encravada nas costas, nesta segunda feira (25), mas estava tão desesperado para fumar um cigarro que saiu para a área externa par acender o cigarro.

Segundo matéria publicada no jornal Komsomolskaya Pravda, o russo só voltou para a maca depois de ouvir uma pessoa da equipe médica dize que ele estava à beira da morte.

A cena foi filmada por uma enfermeira e mostram o momento em que funcionários do hospital tentam convencer Vladimir a voltar para a internação. O paciente disse que só iria fumar um cigarro.

No vídeo é possível ver que o russo só de cuecas e enfrentando um frio de 10ºCsai à rua, também é possível ver nas imagens a neve caindo na calçada.

A faca foi retirada pela equipe médica e, ainda segundo a matéria do Komsomolskaya Pravda, ele continua internado e seu estado de saúde é estável./bahiaextremosul

ITAMARAJU | Tiroteio assusta moradores






A polícia tenta identificar os autores de um tiroteio que causou pânico nos moradores do bairro Marotinho em Itamaraju, durante o período noturno desta terça-feira (26).

Homens armados abriram fogo em residências localizadas na Rua Ribeirão do Ouro, apesar do terror promovido e excessivos disparos, não houve registros de feridos. Pois até o momento do fechamento da matéria ninguém havia procurado a unidade hospitalar ou serviços de saúde do município.

Guarnições da polícia militar da 43ª CIPM, estiveram na localidade denunciado, mas ninguém foi preso.

Nas redes sociais a notícia também assustou internautas, que relataram o medo de saírem de suas moradias./IN

Governo da Bahia lança concurso para auditor fiscal com 60 vagas




[Governo da Bahia lança concurso para auditor fiscal com 60 vagas]



Na noite desta terça-feira (26), durante o #Papo Correria, o governador Rui Costa anunciou o lançamento do concurso público de auditor fiscal, com a oferta de 60 vagas. O edital de abertura de inscrições será publicado pelas secretarias da Administração (Saeb) e da Fazenda (Sefaz) nesta quarta-feira (27). As inscrições estarão abertas a partir das 10h do dia 11 de março e seguem até as 14h de 5 de abril, devendo ser realizadas exclusivamente no site da organizadora do certame, a Fundação Carlos Chagas – FCC (www.concursosfcc.com.br). A taxa de inscrição é no valor de R$ 170.

Podem se inscrever no certame profissionais com formação superior em Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia, Informática, Sistemas de Informação, Ciência da Computação ou Processamento de Dados – desde que as graduações possuam reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Das 60 vagas ofertadas, 24 são para a área de Administração, Finanças e Controle Interno; 17 para Tecnologia da Informação; e 19 para Administração Tributária.

De acordo com a legislação específica, 5% do percentual das vagas ficam reservados a pessoas com deficiência e outros 30% são direcionados aos candidatos que se autodeclarem negros. No primeiro caso, as atividades a serem desempenhadas pela função escolhida devem ser compatíveis com a deficiência do candidato, que passará por perícia da Junta Médica Oficial do Estado. Já a autodeclaração de candidatos negros incluirá o procedimento de heteroidentificação, conduzido por comissão a ser instituída pela FCC.

Provas
O concurso para auditor fiscal terá quatro provas. As três primeiras, a serem aplicadas no mesmo dia, ainda no primeiro semestre de 2019, serão compostas por questões de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos, além de questões discursivas – todas elas de caráter eliminatório e classificatório. A quarta prova, para avaliação de títulos, será aplicada aos aprovados na prova discursiva.

A divulgação dos resultados do certame – tanto de cada uma das provas quanto de todas as publicações previstas em edital – será feito conjuntamente pela Saeb e Sefaz, no Diário Oficial do Estado (DOE). O conteúdo também estará disponível no site da organizadora do certame e no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). O concurso tem validade de um ano, podendo ser renovado por igual período./bnews

Vereadores votam contra solicitação de concurso público em Itanhém






Na reunião desta segunda-feira (25), o presidente da Câmara de Itanhém, Sasdelli Resende (PSDB) e os vereadores Ronaldo Correia (PC do B), Valdemar Oliveira (PT), Audrey Correia (PR) e Gelson Picoli (PSDB) votaram contra uma indicação de André Correia (PHS), que solicitava à prefeita Zulma Pinheiro o encaminhamento à Câmara Municipal, de um projeto de lei para a realização de concurso público.

Na verdade, desde a semana passada André Correia vem tentando pautar esta indicação, mas, segundo ele, o presidente da Câmara – que tem o poder de decidir quais matérias que devem ser colocadas em votação – não colocou o assunto em pauta.

Nestes casos, o regimento interno do Legislativo Municipal prevê que qualquer vereador pode solicita que sua indicação seja votada pelo plenário e assim foi feito, mas o pedido foi reprovado.

André Correia disse que não vai baixar a cabeça e que vai continuar fiscalizando e apresentando  projetos e indicações em defesa da população.

“Quando aceitarem”, ironizou o vereador.

Além de André Correia votaram a favor do concurso público Deilton Porto, o Caboquinho (DEM) e Luiz Marcos Villas Boas, o Marquinhos (PSB). Whindson Moreira Mendes, o Nem Mendes (PP), não estava presente./aguapretanews

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Homem estupra mulher, mata outra a tiros e se enforca






Um homem estuprou uma mulher e depois foi à casa de outra e a matou com sete tiros, na manhã desta terça-feira, 26, em São Carlos, interior de São Paulo. Em seguida, o criminoso usou uma corda para se enforcar numa árvore, na mesma região da cidade. Conforme a Polícia Civil, o autor dos crimes era obcecado pela vítima dos disparos, Elis Cristina Silva da Costa, de 34 anos. Eles teriam tido um breve relacionamento, mas Dario Rogério Staine, de 35 anos, não se conformava por ter sido rechaçado pela vítima.

Conforme o delegado Gilberto de Aquino, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Staine primeiro cometeu o estupro. Uma mulher saiu para levar o marido ao trabalho e, ao retornar, foi atacada pelo suspeito. A vítima foi socorrida e levada para a Santa Casa. Em seguida, o homem foi à casa de Elis, na rua Miguel Donofrio, no bairro Santa Angelina, e a matou. Os vizinhos ouviram disparos e viram Staine saindo da casa. O homem caminhou cerca de 100 metros e se enforcou numa árvore, no terreno de uma universidade.

Ainda segundo o delegado, uma moradora viu o corpo e foi avisar Elis. Ao entrar na casa, deparou-se com o corpo dela caído no imóvel e acionou a Polícia Militar. No celular da vítima, o policial encontrou diálogos em que Staine insistia em retomar o relacionamento e ela o rechaçava. Conforme o delegado, o homem era traficante e usuário de drogas, e a mulher não aceitava a conduta criminosa dele. Elis trabalhava no café de um supermercado, tinha um filho de 15 anos e fazia planos de cursar uma faculdade.


   Dário Rogério Staine   

A mulher que foi atacada antes reconheceu Staine como autor do crime sexual, cuja investigação está a cargo da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). Conforme o delegado, embora o acusado da prática dos dois crimes tenha se matado, as investigações vão prosseguir para que todas as circunstâncias do caso sejam esclarecidas. A arma usada no crime, considerado feminicídio, não tinha sido localizada até o fim da tarde.

Mãe de Alexandre Pires é presa por 'gato de luz', paga fiança e responderá em liberdade



Alexandre Pires ao lado de sua mãe, Maria Abadia Pires


A mãe do cantor Alexandre Pires foi presa nesta segunda-feira em Uberlândia (MG) por desvio de energia, comumente chamado "gato de luz", conforme consta no boletim de ocorrência. A Polícia Civil de Minas Gerais informou que Maria Abadia Pires foi autuada em flagrante pelo crime de furto. A investigada pagou fiança, cujo valor não foi revelado, e responderá em liberdade.

Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, funcionários da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) teriam solicitado a presença da Polícia Militar na residência dela, após constatarem uma ligação clandestina. Maria foi encaminhada à delegacia de plantão da cidade para prestar esclarecimentos sobre o caso.

A mãe do cantor relatou que teria contratado uma pessoa para retirar os aparelhos de ar condicionado da casa, pois estaria de mudança.

Os técnicos contaram terem ido ao local para efetuar uma religação de energia, mas descobriram que não havia leitura de consumo no aparelho medidor de uma ligação clandestina. Segundo eles, isso configura prova material de desvio de energia, ou seja, furto.

A assessoria de imprensa do cantor foi procurada, mas ainda não se pronunciou. Nesta quinta-feira, o artista, por acaso, postou uma foto em seu perfil do Instagram dizendo na legenda que participa da gravação de uma campanha de dia das mães./extra

Gestão de ACM Neto é aprovada por 65% dos baianos, aponta Paraná Pesquisas



Resultado de imagem para ACM Neto

Salvador: A gestão do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), é aprovada por 65,2% dos baianos, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, que foi encomendado pelo Bahia Notícias e divulgado nesta terça-feira (26).

De acordo com a consulta, 17,4% baianos desaprovam a administração do democrata, já 17,4% não souberam ou não quiseram opinar. A pesquisa aponta ainda que 17,1% avaliam a gestão como ótima, e 33,2% como boa.

Para 22,4%, o governo do democrata é regular; 5,9% entendem que é ruim e 6,6% acham que é péssima. 14,8% dos baianos não quiseram ou não souberam opinar. O levantamento foi feito em 70 municípios durante os dias 20 a 24 de fevereiro e ouviu 1.542 pessoas.

Na semana passada, o Instituto Paraná Pesquisas mostrou que 73% dos soteropolitanos aprovam a gestão de ACM Neto./Bahianoticias

Paraná Pesquisas: Administração de Rui Costa é aprovada por 68% dos baianos




O governador da Bahia, Rui Costa (PT), tem aprovação de 68,4% dos baianos, conforme levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, encomendado pelo Bahia Notícias e divulgado nesta terça-feira (26).

De acordo com o levantamento, o petista é reprovado por 26,1% dos entrevistados, enquanto 5,5% não souberam opinar. Para 18,2% a administração do petista foi avaliada como ótima. Já 32,7% dos eleitores acham o governo bom; 27,9% regular; 9% ruim e 9,8% péssima.


O levantamento ouviu 1.542 eleitores, com eleitores com 16 anos ou mais em 70 municípios durante os dias 20 a 24 de fevereiro de 2019, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20% das entrevistas. Tal amostra representativa do Estado da Bahia atinge um nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5% para os resultados gerais./Bahianoticias

Vídeos -Servidor da prefeitura de Porto Seguro morre em acidente de moto na Orla da cidade






Um acidente envolvendo um carro e uma motocicleta, na noite desta segunda-feira, 25 de fevereiro, na BR 367, na Praia de Itacimirim, orla norte de Porto Seguro, tirou a vida do servidor da prefeitura municipal, Hugo Santana Souza, de 32 anos.




Segundo informações, Hugo que trabalhava na Secretaria de Saúde de Porto Seguro trafegava em alta velocidade em uma motocicleta de 125 cilindradas quando houve a colisão frontal com um veículo Fox, de cor preta, placa policial OCP 6357, licenciado em Porto Seguro.


A colisão foi tão violenta que a moto ficou completamente destruída. Antes de ir trabalhar em Posto Seguro, Hugo trabalhou na prefeitura de Itamaraju. Ele era casado com uma enfermeira e deixa filhos.


Não há informação se o condutor do carro se feriu. Em sua página em uma rede social amigos lamentam a morte do servidor público./bahiaextremosul

Homem assassinado a golpes de facão no interior do Prado é identificado no IML






Prado: O homem que foi brutalmente assassinado a golpes de facão, no interior do município do Prado, próximo à comunidade São Francisco de Assis, foi identificado no IML. Trata-se de Cláudio Cruz Cardoso, 36 anos de idade. Cláudio foi assassinado na noite deste domingo, 24 de fevereiro.

O corpo apresentava várias lesões por golpes de facão na região da cabeça e braço direito e a polícia está investigando o crime.

Segundo informações, a vítima já tinha passagem pela polícia, e havia sido preso por homicídio, na época, o crime ocorreu  no Bairro São Brás, em Prado./Liberdadenews

"Paulo da Prolight" morre após cair de cima de uma escada em escola particular de Teixeira






Teixeira de Freitas: Um eletricista sofreu uma descarga elétrica quando fazia a manutenção em uma escola de ensino privado (particular), na cidade de Teixeira de Freitas, tendo morte instantânea no local. O fato aconteceu na tarde desta segunda-feira (25), e o eletricista foi identificado como Roberto Paulo Leal Silva, conhecido como “Paulo da Prolight“, de 51 anos de idade, que é engenheiro elétrico, e proprietário da empresa “PROLIGHT” de materiais elétricos, e estava realizando prestação de serviço na Escola Miguel Afonso, situada na Rua Félix Ramos de Souza, Centro de Teixeira.

Segundo informações, quando o Paulo estava mexendo na rede elétrica da escola, possivelmente sofreu uma descarga elétrica, vindo a cair de uma escada de aproximadamente 5 metros de altura. Segundo a direção da escola, com o barulho da queda, um funcionário foi olhar o que havia acontecido, encontrando-o ao Chão. De imediato foi acionado o SAMU, que compareceu no local, e constatou o óbito da vítima (Paulo).

A Polícia Civil foi comunicada, sendo solicitado pela delegada plantonista, Maria Luíza Ribeiro, a remoção do corpo para o IML de Teixeira de Freitas, onde passará por necropsia na manhã desta terça-feira (26), sendo liberado posteriormente aos familiares para velório e sepultamento. Um inquérito foi aberto para apuração do acidente, que será encaminhado para o delegado titular, Ricardo Amaral, que irá apurar as circunstâncias do ocorrido.

A nossa equipe de reportagem fez contato com a direção da Escola Miguel Afonso, que nos informou que está dando toda assistência aos familiares do grande “Profissional e Amigo Paulo”, que teria um relacionamento maior do que apenas de profissional e prestador de serviços da escola, e que estará à disposição para todo e qualquer apoio que a família precisar, e que lamenta ocorrido.


A escola está de luto pela perda da grande pessoa e profissional que Paulo era, e as aulas serão suspensas nesta terça-feira (25), em luto pela passagem de Roberto Paulo./Liberdadenews

Prefeitura de Caravelas tem contrato milionário de lâmpadas de LED







A Prefeitura de Caravelas, através de ato do prefeito Sílvio Ramalho da Silva (MDB), determinou a contratação de empresa para implantação de sistema de iluminação pública e instalação de luminárias de LED e sinalização especial de faixas de pedestres alimentando por painel fotovoltaicos.

O processo administrativo em questão que ensejou a contratação da empresa SAFELY SOLUÇÕES INTELIGENTES E ECOLÓGICAS LTDA pelo valor milionário de R$ 5.926.500,00 (Cinco Milhões e Novecentos e Vinte e Seis Mil e Quinhentos Reais), encontra-se eivado de irregularidades.

Conforme consta, o projeto básico foi elaborado pelo então secretário de obras, Celso Alves da Silva, o que é no mínimo estranho, tendo em vista que tal termo pela sua complexidade técnica deveria ser elaborado por um técnico habilitado, após um minucioso estudo, o que não foi feito.


PESQUISA DE PREÇO COM INDÍCIOS DE IRREGULARIDADES

Na pesquisa de preço realizada pela Prefeitura de Caravelas, foram supostamente pesquisadas três empresas, e orçado em R$ 6.405.785,00 (Seis milhões e quatrocentos e cinco mil e setecentos e oitenta e cinco reais) o preço estimado da licitação.

As empresas pesquisadas foram, SAFELY SOLUÇÕES INTELIGENTES E ECOLÓGICAS LTDA de Pernambuco e que veio a se sagrar posteriormente vitoriosa na licitação. Outra empresa que forneceu a cotação foi a capixaba ALPHA SOLUÇÕES E SERVIÇOS EIRELI de propriedade de Dório Belarmino Júnior, na verdade, a cotação da empresa ALPHA, resume-se a uma única folha com cinco itens apenas.


Um fato estranho que chamou da atenção da reportagem é que no dia da licitação, o empresário, Dório Belarmino Júnior, ao invés de representar sua empresa ALPHA SOLUÇÕES E SERVIÇOS, participou representando a empresa PROURBE ILUMINAÇÃO URBANA EIRELI do Paraná.


A terceira cotação seria da empresa BRUMA ENGENHARIA e foi assinada por Bruno da Cunha, suposto Diretor Geral da empresa, após consulta na Receita Federal, a nossa reportagem descobriu que na verdade o CNPJ informado no timbre da BRUMA ENGENHARIA, pertence a empresa JB SERVIÇOS ELÉTRICOS EIRELI de propriedade JULIANO FONSECA LEITE, com fortes indícios de “orçamento de cobertura” e até mesmo suspeita que o documento apresentado não é autentico da empresa. Tentamos entrar em contato com o empresário da JB SERVIÇOS ELÉTRICOS, mas, até o fechamento da reportagem não obtivemos êxito, razão que continuaremos tentando estabelecer contato para que o mesmo possa informar sobre a autenticidade do documento com o CNPJ de sua empresa e que foi utilizado na cotação.


No dia da licitação, três empresas participaram do certame, como já relatado, a vitoriosa SAFELY SOLUÇÕES INTELIGENTES E ECOLÓGICAS LTDA, a PROURBE ILUMINAÇÃO URBANA representada pelo empresário dono da ALPHA SOLUÇÕES E SERVIÇOS, o Sr. Dório Belarmino Júnior e a terceira empresa a OTIC - ORGANIZAÇÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E CONSTRUÇÕES EIRELI, que para espanto da reportagem não detém sequer cadastro de atividade (CNAE) no ramo de atividade objeto da licitação.

EDITAL E MAIS ERROS


A modalidade escolhida para a licitação foi pregão presencial para registro de preço quando deveria ter sido escolhido concorrência pública. Há no edital cláusulas restritivas de competitividade. De início, no tópico relativo a qualificação econômica financeira, há exigência de índices de liquidez combinado com a exigência de capital social mínimo, o que o Tribunal de Contas da União já pacificou entendimento no sentido de ser proibido.


Na licitação há uma mistura entre aquisição de bens (lâmpadas) e serviços (serviços). Com relação aos serviços elencados de instalação das luminárias, muito embora tenha cunho técnico, não são atividades cuja execução deva recair em profissionais da área de engenharia. Da mesma forma, não se vislumbra que tais atividades necessitem de supervisão ou acompanhamento por profissional de engenharia. Por isso a exigência contida no edital restringiu a participação de outras empresas.

O único item que poderia ser exigido engenheiro eletricista seria o item nº 04 do edital que trata sobre o projeto luminotécnico, por isso, a licitação teria que obrigatoriamente ser dividas em itens para não cercear a participação das empresas nos demais.

PREÇOS FORA DA REALIDADE DO MERCADO

Conforme tabela abaixo esses foram os preços que a empresa SAFELY SOLUÇÕES INTELIGENTES E ECOLÓGICAS sagrou-se vencedora da licitação. Só para ter uma idéia, o serviço (mão de obra) para instalar os sistemas de sinalização custam R$ 8.700,00 (Oito Mil e setecentos reais). E as luzes de LED, vão de R$ 2.700,00 (Dois mil e setecentos reais) à R$ 4.235.00 (Quatro mil e duzentos e trinta e cinco reais).


Na próxima matéria vamos falar sobre os preços praticados nessa licitação milionária em comparação ao praticado no mercado e em outras licitações de registro de preços. Aguardem!/ Zero Hora News Foto Capa: Portal SBN

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.