Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Dois criminosos morrem em troca de tiros com a CIPE/MA em Belmonte. Armas e drogas foram apreendidas

 


Por volta das 06h:15 da manhã deste sábado (26), guarnições da CIPE-MA faziam rondas e abordagens em Santa Maria Eterna quando foram avisadas por populares que na Rua Principal, na Boca do Córrego, distrito de Belmonte, indivíduos armados, foragidos da justiça, estariam comercializando drogas 

Ao chegar ao local da denúncia às guarnições foram recebidas a tiros, os policiais revidaram a agressão e após o cessar fogo, foi feita a varredura no local onde foram  encontrados os indivíduos feridos com armas e uma mochila, contendo diversos tipos de entorpecentes. 

De imediato foi prestado o socorro até o hospital Municipal de Itagimirim, onde foi constatado pelo médico plantonista Dr. Eduardo Abdon Sarquis o óbito dos resistentes. 

Material aprendido; 01 revolver cal. 38, marca Taurus, n° 375055,  05 munições picotadas Cal.38,  01 munição deflagrada,  01 revolver cal. 32, marca Taurus, n° 716383, 04 munições  deflagradas Cal.32,  02 munições intactas Cal.32, 76 buchas de maconha,  14 pedras de  crack,  22 pinos de cocaína,  01 balança de precisão,  01 relógio dourado, 01 celular Samsung, cor branca, e a quantia de R$ 187, 00 em espécie. 

O material apreendido foi apresentado na Corregedoria- CIPE-MA./bahiaextremosul

Motociclista morre após ser atingido por carreta na BR-101; motorista foge sem prestar socorro

 


Itagimirim: Um grave acidente de trânsito ocorrido na altura do km 682 da BR-101, próximo ao perímetro urbano de Itagimirim, deixou um motociclista morto no início da noite de sexta-feira (25). 

Segundo informações apuradas pela polícia, Rodrigo Francisco Santos, 33 anos, trafegava em direção a Eunápolis quando foi atingido por uma carreta, cujo motorista fugiu do local sem prestar socorro. 

Uma das suspeitas é que o veículo pesado não tenha conseguido frear a tempo e atropelado o motociclista. Testemunhas informaram à reportagem que outras pessoas seguiram o condutor da carreta, mas não conseguiram anotar a placa do veículo. 

A vítima, de acordo com a polícia, usava uma roupa parecida com uniforme e podia estar voltando do trabalho. Até por volta das 10h deste sábado (26), nenhum familiar havia comparecido ao Departamento de Polícia Técnica para liberar o corpo. 

A rodovia precisou ficar fechada por cerca de uma hora até a realização da perícia no local do acidente./Radar64

Jaques Wagner confirma saída de disputa na Bahia e apoio a senador do PSD para o governo

 


O senador Jaques Wagner (PT) sacramentou, em reunião com aliados na noite de quinta-feira, a sua saída da disputa pelo governo da Bahia. O PT vai anunciar nos próximos dias o apoio à pré-candidatura do senador Otto Alencar (PSD). 

Pelo acordo firmado, o governador Rui Costa (PT) renunciará ao mandato até o dia 2 de abril para concorrer ao Senado. Com isso, João Leão (PP) governará o estado por nove meses. 

Em reunião com Lula na última terça-feira, em São Paulo, Wagner já havia revelado que não tinha vontade de ser candidato. O senador petista ainda tem mais quatro anos de mandato. Restava, porém, convencer Otto a se candidatar a governador. 

O senador do PSD tinha preferência por concorrer a um novo mandato. Mas um de seus mais próximos aliados afirmou na noite de quinta-feira que ele aceitará entrar na disputa pelo governo se Wagner realmente desistir de sua pré-candidatura e houver o aval de Lula. 

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, vinha mostrando contrariedade com a possibilidade de Otto disputar o governo. O assunto passou a ser debatido depois que o senador do PSD, Costa e Wagner se reuniram com Lula, na semana passada em São Paulo. 

O apoio do PT a um candidato a governador do PSD no quarto estado do país com mais eleitores, de quebra, serve como um gesto de agrado ao partido presidido por Gilberto Kassab. Lula quer atrair o PSD para a aliança nacional.

A escolha de Wagner para disputar o governo havia sido definida por Lula, em viagem à Bahia, em agosto do ano passado. Otto concorreria ao Senado e Rui Costa cumpriria o seu mandato de governador até o fim. 

Há divergências sobre os motivos da mudança de cenário. Os aliados de Wagner dizem que Costa se empolgou com pesquisas internas que mostraram a sua alta popularidade e passou a se colocar como candidato a senador. A sua entrada na disputa levaria a um rompimento da aliança com PP e PSD. 

Já os petistas ligados ao governador afirmam que Wagner começou a manifestar vontade de desistir de disputar novamente o cargo que ocupou entre 2007 e 2014. A partir daí, Costa se colocou, com o objetivo apenas de reforçar a chapa. 

O principal adversário de Otto na corrida pelo governo da Bahia será o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), que deixou o comando da capital do estado com altos índices de aprovação./cartacapital

Corrida presidencial: Lula tem 43% dos votos, Bolsonaro 26%, Moro 8% e Ciro 7%, diz Ipespe

 


Pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (25) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da disputa pelo Planalto com 43% das intenções de voto na pesquisa estimulada. O presidente Jair Bolsonaro (PL) continua em segundo lugar, com 26% das intenções. 

O ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) ainda disputam pelo terceiro lugar. Moro tem 8% das intenções, Ciro 7%. Oscilando dentro da margem de erro de 3,2 pontos porcentuais, a pesquisa mostra o cenário cristalizado da disputa neste início de ano. 

João Doria (PSDB) continua a aparecer em quinto lugar, com 3% das intenções. Já Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante) e Felipe D'avila (Novo) têm 1% cada um. Eduardo Leite (PSDB) também ficou com 1%. Nas últimas semanas, o governador do Rio Grande do Sul tem sinalizado que pode ser candidato à Presidência. Leite já está no radar do PSD para a disputa. 

Alessandro Vieira (Cidadania) não pontuou, e Rodrigo Pacheco (PSD) não foi testado nesta pesquisa. Brancos e nulos foram 7% e os que não sabem ou não responderam foram 2%. 

Segundo turno 

Nas projeções para segundo turno, Lula manteve a liderança sobre os demais candidatos. Contra Bolsonaro, o petista teria 54% dos votos e o presidente, 32%. Em um suposto segundo turno com Moro, Lula registra 52% à frente dos 31% do ex-ministro. Contra Ciro Gomes, o ex-presidente fica com 51% e o pedetista, 25%. Na disputa contra Doria, Lula pontua 54% e o governador, 18%. 

Em um cenário com Moro e Bolsonaro no segundo turno, o ex-juiz teria 33% e o presidente 32%. Contra Ciro, Bolsonaro teria 35% e o ex-governador cearense, 47%. Já em um cenário com Doria, o tucano lidera com 39% e Bolsonaro, 36%. 

Reprovação 

O levantamento indica que 53% dos entrevistados classificam o governo Bolsonaro como "ruim ou péssimo"; 25% consideram como "ótimo ou bom". Em relação à gestão Bolsonaro, 63% desaprovam o seu governo. 

O Ipespe ouviu mil eleitores nos dias 21 a 23 de fevereiro. A margem de erro é de 3,2 pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95,5%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05015/2022./ opovo

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Comércio não funcionará na segunda e terça feira do CARNAVAL

 

Conforme determina a Convenção Coletiva de Trabalho – CCT/2022, o comércio em Itamaraju não funcionará no dia 28/02/2022 (segunda-feira) e no dia 01/03/2022 (terça-feira feriado de carnaval). 

Estes dias são considerados pontos facultativos pela portaria do governo federal mas, em função do Acordo coletivo firmado pelos Sindicatos do comércio em Itamaraju, o comércio não funcionará na segunda feira (28/02/22) em permuta para comemoração ao Dia do Comerciário e não funcionará na terça feira (01/03/22) em permuta ao dia 02/07/2022 (sábado – feriado da independência da Bahia), onde o comércio funcionará sem o pagamento de horas extras. 

Somente as Farmácias; Serviços funerários; Padarias; Comércio de Gás, Água mineral, Bebidas; Abatedouros e Açougues especificamente, poderão funcionar nestes dias. Esta  decisão está detalhadamente descrita na CCT/2022./CDL Itamaraju

Tigrão é morto dentro de Bar em Posto da Mata

Popularmente conhecido como Tigrão, o empresário Dagoberto Gonzaga de Souza, de 51 anos, foi morto a tiros na manhã desta sexta-feira (25), dentro de um Bar, localizado na Av. Castelo Branco, bairro Castelo, em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa. 

Segundo relatos de moradores, Tigrão que tem vasta ficha criminal, estava dentro do bar quando foi alvejado a tiros, pelo menos 07 disparos foram ouvidos. O corpo ainda está no local aguardando a chegada do rabecão e peritos do IML de Teixeira de Freitas. 

Dagoberto é suspeito de fazer parte de uma organização criminosa e possui extensa ficha criminal por envolvimento com tráfico de drogas, homicídios, roubo de explosivos em pedreiras, explosão de caixas eletrônicos na Bahia e em Minas Gerais e carros roubados. 

Tigrão é apontado pela polícia como mentor das explosões de caixas eletrônicos na cidade de Itamaraju, em 17 de julho de 2018. Ele também era suspeito de ter roubado explosivos de uma pedreira no município de Potiraguá poucos dias antes do crime de Itamaraju. 

Em 2019, Tigrão foi preso pela PRF em Teixeira de Freitas, enquanto conduzia o veículo Toyota Corola, placa policial OKL 7609, com restrição de furto/roubo. Tigrão tinha outras passagens pela polícia pelo mesmo crime. 

Tigrão que já cumpriu pena em Eunápolis e Teixeira de Freitas também foi detido com um HB20, de cor branca, placa policial PAD 7523, usado em vários crimes, inclusive um homicídio em Porto Seguro. Ultimamente ele era dono de um bar em Posto da Mata onde foi assassinado./bahiaextremosul

Gestante de Cruzeiro do Sul tem parto prematuro e bebê é transferido por UTI aérea para Hospital em Salvador

 

Sirleide que é moradora de Cruzeiro do Sul estava em uma gestação de 35 semanas+4 dias e infelizmente teve um parto prematuro na cidade de Vereda no último dia 22. 

Por conta da prematuridade o estado do recém nascido era delicado, segundo informações o bebê se encontrava apresentando esforço respiratório, desde o nascimento utilizando aletas nasais e musculatura acessória. 

Depois de avaliado foi constatado que a criança necessitava de uma vaga especial em Unidade de Terapia Intensiva para receber os cuidados necessários, a gestão municipal prontamente atendeu a solicitação e realizou os devidos procedimentos conseguindo assim uma UTI área para realizar a transferência. 

O recém nascido foi transferido na tarde de ontem, dia 23 para um Hospital na capital Salvador, o bebê já encontra-se internado na Unidade de Terapia Intensiva e recebendo os devidos tratamentos./ focodenoticias

Homem morre em unidade hospitalar, vítima de golpes de arma branca


Andrelino Oliveira Silva, morreu na unidade hospitalar de Itamaraju, vítima de golpes de arma branca, nas primeiras horas desta quinta-feira (24) de fevereiro. 

No último sábado (19), moradores do bairro Várzea Alegre informaram a central do SAMU 192, que um homem necessitava de cuidados médicos, após sofrer golpes de arma branca e apresentar profundas perfurações na região abdominal. 

Prontamente uma unidade avançada do SAMU 192, foi destinada até o local e os primeiros atendimentos realizados ao paciente, que posteriormente foi encaminhado para o hospital municipal. 

Mas devido à gravidade dos ferimentos Andrelino Oliveira Silva não resistiu e veio a óbito. 

Os profissionais da unidade hospitalar, realizaram o procedimento de Declaração de Óbito e liberou o corpo aos familiares, mesmo identificando que se tratava de morte violenta. 

É regular que em casos similares, seja autorizado o levantamento cadavérico e remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) do município. 

As autoridades policiais deverão abrir inquérito para identificar a motivação e autoria do crime. Até o momento nenhum suspeito foi preso. A polícia segue investigando o caso./IN

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Parabenizamos o município de Vereda pelos seus 33 anos de emancipação política

 

Nesta quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 - a nossa cidade de Vereda completa 33 anos, de emancipação política e hoje, nada mais justo que parabenizar o povo veredense, gente de bem, guerreira, honesta e batalhadora que, com seu trabalho diário, constrói o desenvolvimento do município e dentro das suas possibilidades não mede esforços na busca do crescimento e de melhores dias para esse município abençoado. 

Desejo que cada munícipe seja um ponto de apoio na constante construção de uma Vereda melhor, que através de valores sólidos ajudem a preparar as crianças e jovens para este processo contínuo de transformação que o nosso município tanto precisa. É necessário semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro para que as conquistas da comunidade sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós quem fazemos o amanhã e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho rumo a uma Vereda mais justa e cidadã. 

Parabéns a todos que diariamente cumprem sua missão, contribuindo assim com o desenvolvimento do município; buscando sempre novos projetos e aceitando o desafio de fazer mais e melhor; não perdendo de vista os anseios da comunidade, mostrando assim que não existem fronteiras ou limites para alcançarmos nossos objetivos; existem sim barreiras e desafios que serão transpostas sempre que for da vontade daqueles que governam e principalmente, se for fruto do anseio do nosso povo. 

É com orgulho que sou dessa terra, pois aqui tenho minha vida e família, aqui deixo minha mensagem de esperança e agradecimento a toda essa gente que trabalha para que seus filhos possam sonhar com um futuro melhor. Tenho muito respeito e carinho pelo povo desse município, homens e mulheres que com suas mãos sabem valorizar o fruto da terra. 

Parabéns Vereda! Parabéns para nossa gente! 

Votos do prefeito Manrick Teixeira.

Jucuruçu chega ao seu 33º aniversário administrativo político sem muita coisa para se comemorar

 

Nesta data de aniversario de 33 anos administrativos de Jucuruçu, quem vai contar parte da história desse triste município é esse grande artista Felipe Rodrigues que fez essa linda trova do nosso município de Jucuruçu - que por coincidência estar completando 33 anos de emancipação política. 

JUCURUÇU MERECE! PARABÉNS JUCURUÇU. 

Essa cidade sofreu e não foi pouco com a grande enchente no fim de 2021. 

Muita gente se uniu pra ajudar vários artista e pessoas comuns ajudaram como puderam e hoje olha nós aqui comemorando seus 33 anos de emancipação. 

Ao povo de JUCURUÇU o meu respeito e a minha homenagem.

 

Será que esse 33ª aniversário é para comemorar o sofrimento e irresponsabilidade que já deparamos nesse coitado do município de Jucuruçu, onde seus gestores fizeram o que bem quiseram por aqui, começando pelo seu primeiro prefeito o senhor Porfiro Antônio em 1990, foram realizadas as primeiras eleições para a prefeitura de Jucuruçu. O comerciante Porfírio Antônio Rodrigues e seu vice, Anésio Martins.  O senhor Porfírio foi eleito por 2 mandatos no município de Jucuruçu, Porfírio Antonio Rodrigues foi eleito prefeito pela segunda vez. Sua vice foi Helenita Moitinho, esposa do ex-vice- prefeito Gilberto Moitinho. Observe bem, por ironia do destino o senhor Porfírio, 1º ano de mandato foi muito bem, onde priorizou o povo de Jucuruçu, também construiu muita coisa, entre elas  o casarão, mas seu segundo mandato foi uma verdadeira negação, onde ele começou perseguir o povo, passou ser um fracasso em tudo principalmente no pagamento onde ele ficou até 8 meses sem pagar seus servidores pois, ele teve a audácia de convencer seus funcionários comprar no seu supermercado para abater nos meses pendentes a pessoa se sentia obrigada a comprar na mão dele, por isso que afirmamos que o único político que levou vantagem na política de Jucuruçu foi porfiro onde ele entrou pobre e saiu rico.  

Vamos para o segundo prefeito de Jucuruçu: 

Em 1992, o pecuarista Teodolino José Pereira, o "Dola", e seu vice, Gilberto Moitinho, Dola chegou a atrasar salários de funcionários da prefeitura em até nove meses, foi tanta incompetência, que ninguém aguentava mais, ai em 1996, Porfírio Antonio Rodrigues foi eleito prefeito pela segunda vez. Sua vice foi Helenita Moitinho, esposa do ex-vice- prefeito Gilberto Moitinho.   foi ali que o senhor Porfirio lascou no meio o nosso município porque ele só fez pra ele e seus amigos. 

Ai é que surgia a salvadora da pátria em 2000, a médica Eliana Cabanas, juntamente com seu vice e padrinho político Dola, e realmente a Dra. Eliana, deixou sua marca registrada em nosso município, com sua inteligência e cheia de experiência das gestões maus sucedidas em Jucuruçu, a Dra. brilhou na administração, onde ela resgatou a credibilidade, do nosso município, mas ai veio à vaidade daquela que parecia ser a solução dos nossos problemas, o povo começou a tomar antipatia da prefeita, devido a forma que ela tratava o povo com casca e tudo, ela perdeu seu mandato, mas a verdade tem que ser dita, até hoje muita gente ainda almeja a Dra. Eliana ser prefeita de Jucuruçu, mas ela diz que não quer saber mais de política, e realmente o nosso município perdeu uma grande administradora do bem público.

E olha o que aconteceu, em 2004, Dola e seu vice, Hermes Perin, derrotaram Eliana Cabanas e seu candidato a vice, Antônio de Dely. 

Agora a bagaceira mesmo aconteceu foi em 2008, quando o militar e vereador Manoel do Carmo Loyola e seu vice, Gilberto Nogueira, o “Gélo”, venceram as eleições de Jucuruçu, gente, esse Jucuruçu, realmente não tem sorte com prefeitos e nem vereadores, o Manoel do Carmo Loyola, teve o primeiro ano de sua gestão brilhante, na verdade ele através do governador do estado Jaques Vagner, ele conseguiu várias conquistas para Jucuruçu, até trazer um governador do estado pela a primeira vez Loyola, trouxe Jaques Vagner, aqui na sede, Loyola, conquistou na vinda do então governador, o maior sonho de Jucuruçu, que é o nosso asfalto, tudo isso no seu primeiro ano de mandato, que para a infelicidade do município de Jucuruçu, já no seu segundo ano de mandato pra frente foi só pesadelo, pois e gestor Loyola, só bateu cabeça, onde o nosso município voltou ficar sem credibilidade, ele como prefeito já não tinha mais domínio nos seus funcionários, e tudo andava de mal a pior a desordem foi tanta que até dinheiro na época foi parar no lixo, o que é inacreditável, chegar aponto de dinheiro ir para o lixo, e chegar aponto mais critico, pois faltando poucos dias da eleição a prefeitura foi invadida por credores. E ele perdeu a sua função de prefeito. 

Em 2012, Uberlândia Pereira, se torna prefeita de Jucuruçu e seu vice, Paulo Figueiredo, agora vamos lá, porque falamos que o município de Jucuruçu, não tem sorte com prefeitos, vamos afirmar que isso é fato, pois vamos lá, a prefeita Uberlândia Pereira, por ser uma grande rival politicamente, da ex- gestora Eliana Cabanas, é o que comenta as más línguas, e por está acompanhada pelo ex- prefeito na época seu esposo - Arivaldo de Almeida Costa, o “Lili”, todo mundo acreditava na gestão de Uberlândia, e realmente ela teve um primeiro mandato incrível, mas ela tinha tudo para fazer a diferença, pois ela já tinha presenciado todos os desfalques dos gestores anteriores inclusive do seu pai "Dola" e ela estava auxiliada pelo o Arivaldo de Almeida Costa, e o que mais pressionou ela fazer um trabalho de excelência, porque era um sonho dela de ser perfeita de Jucuruçu, ai na região só se falava na prefeita de Jucuruçu, Uberlândia Pereira, mas ai que vem a nossa grande decepção, se passaram os 4 anos de administração daquela que tinha tudo para continuar na prefeitura de Jucuruçu, pois ela realizou outro grande desejo que era ser reeleita deste sofredor município, pois pela a ironia do destino a   Uberlândia, conseguiu aquilo que ela tanto queria que era ser reeleita prefeita do município que ela nasceu, aquilo que foi um grande sonho dela, passou a ser o nosso grande pesadelo, pois a gestora, começou fazer tudo diferente da seu mandato anterior, tudo indica que o poder subiu pra a cabeça, pois, ela passou a perder o grupo que ajudou ela, já não se via a Uberlândia, conversando com mais ninguém, ela se entocou em casa, onde se tornou uma pessoa ante popular, ela só recebia em sua casa porque ela chegou até mudar o gabinete para sua casa, ela só recebia  aqueles que a bajulava, praticamente todos os setores do município estavam desprezados, ela passou adotar uma frase (NÃO) tudo que o povo pedia ela o 'NÃO' já estava na ponta da língua, tinha gente que saia de perto dela chorando Principalmente que era assunto de saúde e recebia aquele NÃO bem na cara, o povo até falava que ela era prefeita só pra sua família e alguns bajuladores dela, então os Jucuruçuenses, passaram ter muita decepção daquela que se achava insubstituível prefeita de Jucuruçu. 

Agora vou falar de mim - Jose Carlos de Oliveira - se dependesse de mim nenhum político que já passou por esse município desde prefeito e vereador não voltaria nunca mais ao poder porque são todos testados e reprovados - a vez deles já passou, eles provaram que eles só pensam em se próprio 99% que daqui pra frente não votarei em mais ninguém, já chega de tanta decepção. 

Agora vamos para o último mandato de prefeito:                                   

Arivaldo de Almeida Costa (PSDB), Lili, foi eleito para o cargo de prefeito de Jucuruçu com 50,42% dos votos válidos, um total de 3.391 votos, no pleito em (15 - 11 - 2020) -  então tem um ano e pouco de sua administração - tudo bem que ele encontrou o município de Jucuruçu, inadimplente, outra grande desculpa nem só dele mas também de outros gestores e a pandemia, mas gente para essa pandemia o governo estadual e federal disponibilizam vários recursos, e por último tudo que se fala com um gestou a culpa é a enchente, outra desculpa esfarrapada, já observaram o tanto de ajuda que veio  principalmente para Jucuruçu, então essa desculpa não cola, e a questão de troca de cadeiras - a revolta do povo e traição do povo que votou e acreditou nele e está tudo revoltado com ele será que a culpa também é da pandemia e a da enchente. 

Por isso que afirmamos Jucuruçu não tem sorte com prefeitos, é verdade só tem um ano e pouco, esperamos que o senhor Arivaldo de Almeida Costa (PSDB), Lili, não venha decepcionar esse município sofredor, porque ele sabe muito bem do desejo e a propaganda que esse povo fez para ele ganhar essa eleição, onde ele mesmo fala que gastou 26 (vinte e seis mil reais) de campanha. 

Então ele terá que fazer valer esse grande presente que o povo desse município deu pra ele. 

Se ele for desce jeito ele não passa desse mandato, ele se orgulha em dizer (sou prefeito de ter três mandatos) sim, isso é verdade só que ele tem que saber que Jucuruçu é totalmente diferente de Palmópolis (MG) - e outro detalhe muito importante que seu (LILI) tem que saber, ele foi prefeito por três mandatos nos anos atrás, você tem que saber que o município aqui é diferente e os tempos mudaram hoje vivemos na era da informática, já começa por ai, e outro ponto crucial, aquele tempo que se governava a mão de ferro de perseguição, do autoritarismo, onde o gestor se acha o todo poderoso aquilo já passou, na verdade quem é excelência e sempre será é o povo, porque Põe e tira o gestor na hora que quiser. 

Então senhor prefeito, Jucuruçu espera muito mais de sua administração. O que gostaríamos de ganhar de presente nos 33 anos de aniversário de Jucuruçu, é mais empenho do atual prefeito e claro dessa câmara de vereadores que na verdade não sabemos para quê serve mesmo.              

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Vocalista da banda calcinha preta - Paulinha Abelha morre aos 43 anos

 

A cantora Paulinha Abelha, vocalista da banda Calcinha Preta, morreu nesta quarta-feira(23), aos 43 anos, em Aracaju. Ela estava internada desde 11 de fevereiro, em virtude de problemas renais. A informação foi confirmada pela assessoria de confirmação do Hospital Primavera. 

O quadro clínico da cantora, que era integrante da banda Calcinha Preta, se agravou nos últimos dias. Ela foi internada após sentir dores, logo depois de ter chegado em Aracaju de uma turnê com a banda, em São Paulo, e o caso evoluiu para um coma profundo. 

Uma campanha de doação de sangue foi realizada para a artista, que passava por hemodiálise. Correntes de orações foram realizadas durante dias por fãs em frente aos hospitais em que ela ficou internada, mas Paulinha não resistiu. 

Questionada sobre possíveis sequelas, a equipe médica que a acompanhava chegou a dizer que o maior desafio era “mantê-la viva”. 

Quem foi Paulinha Abelha

Natural do município de Simão Dias, no interior de Sergipe, Paula de Menezes Nascimento Leça Viana, trabalhou com pai comercializando em feiras livres. Começou a carreira como cantora profissional na banda Panela de Barro, onde fez dupla com o cantor Daniel Diau. 

Os dois voltaram a cantar juntos na Calcinha Preta, que também é composta, atualmente, por Silvânia Aquino e Bell Oliver. A história na banda tem idas e vindas, mas começou no final dos anos 90, quando o empresário Gilton Andrade a descobriu. Ao todo, ela gravou 21 CDs e três DVDs. 

A cantora foi homenageada na música que leva o seu nome, "Paulinha". Deixou a banda em 2009 para integrar a G.D.Ó. do Forró com Marlus Viana, com quem foi casada. Em 2014, retornou para a Calcinha Preta. Em 2016, Paulinha deixou a banda para formar dupla com a Silvânia Aquino, retornando ao grupo em 2018.


Entre os maiores sucessos interpretados por Paulinha estão as músicas: "Furunfa", "Baby dool", "Louca por ti", "Sonho Lindo", "Armadilha", "Paulinha" e "Ainda te amo". 

A Calcinha Preta gravou um DVD de 25 anos em fevereiro de 2020 e retornava à rotina de shows após meses sem apresentações por conta da pandemia. 

Até a internação de Paulinha, o último compromisso do grupo foi a gravação do podcast Podpah, em São Paulo, no dia 8 de fevereiro. Paulinha era casada com o modelo Clebinho Santos e não tinha filhos.

Veja a cronologia da internação: 

11 de fevereiro - a cantora Paulinha Abelha foi hospitalizada em Aracaju depois de chegar de uma turnê com a banda Calcinha Preta em São Paulo. 

A internação foi para tratar de problemas renais, mas a causa não foi divulgada;  14 de fevereiro - o quadro da cantora se agravou e ela foi transferida para a UTI. 

A partir daí, passou a fazer diálise;

17 de fevereiro - O boletim médico desse dia informou que Paulinha estava em coma e, por causa da instabilidade neurológica, não tinha condições clínicas suficientes para a transferência. No fim da noite a situação mudou e ela foi transferida para o Hospital Primavera, na Zona Sul de Aracaju, para fazer novos exames renais; 

18 de fevereiro - o boletim médico informou que a artista permanecia em coma, clinicamente estável, com quadro de infecção controlado e respirando com o suporte de aparelho. A assessoria da cantora disse ainda que estava descartada a possibilidade de morte cerebral, e que naquela tarde ela passaria por mais uma sessão de hemodiálise. Segundo a assessoria, Paulinha estava sendo submetida a um novo tratamento, que só deveria apresentar resposta em 72 horas. Com relação à transferência para hospital de outro estado, a assessoria informou que não havia previsão de quando poderia acontecer; 

19 de fevereiro - No fim da manhã do sábado, novo boletim informava que após a investigação com exames complementares, foi afastada a possibilidade da cantora estar com "doenças infecciosas de interesse epidemiológico para a comunidade". O documento não trouxe mais detalhes sobre quais doenças seriam essas. À noite, os médicos informaram que ela estava intubada e em coma persistente; 

20 de fevereiro - Segundo o boletim médico do domingo, a cantora apresentou quadro neurológico grave e permanecia internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela também continuava em coma e intubada; 

21 de fevereiro - na segunda-feira, a artista seguia com quadro neurológico grave, sem sinais de instabilidade hemodinâmica, respirando com a ajuda de aparelhos e necessitando de diálise./G1

Prefeito Mildson Medeiros autoriza pagamento de salário à profissionais da educação com reajuste de 33,24% adequando ao piso nacional

 


prefeito Mildson Medeiros autorizou autorizou o pagamento dos salários de todos profissionais da educação já no mês de fevereiro com o reajuste de 33,24%, adequando ao piso nacional. 

Até o momento não foi recebido o recurso do aumento do Ministério para Itanhém, e por isso o Prefeito decidiu com as economias locais realizar o pagamento do piso e aguardar o repasse do Ministério da Educação, o pagamento do salário ja será realizado com reajuste de 33,24% integralmente para todos os profissionais da área. 

Segundo Mildson a ação visa proporcionar aos profissionais, melhores condições de trabalho e ainda levar ao município uma Educação com muito mais qualidade./bahiaextremosul

Sandro Régis diz que pesquisa reflete confiança em ACM Neto

 

O deputado estadual Sandro Régis (União Brasil), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), afirmou nesta quarta-feira (23) que a nova pesquisa feita pelo Real Time Big Data reflete a confiança do povo baiano no pré-candidato ao governo ACM Neto (União Brasil). O levantamento, divulgado pela TV Record, coloca Neto na liderança nos cenários contra os senadores Jaques Wagner (PT) ou Otto Alencar (PSD). 

"Neto já consolidou a liderança nas pesquisas, e isso antes mesmo de a campanha começar. Na campanha, vamos apresentar o melhor e mais completo plano de governo já visto na Bahia, e tenho certeza que o povo da Bahia dará a vitória este projeto para transformar nosso estado. Neto hoje representa a mudança que o povo quer, e o resultado da pesquisa reflete exatamente a confiança das pessoas nele", diz. 

Segundo Régis, nem mesmo os ataques de adversários e a tentativa de nacionalizar a eleição surtem efeito contra ACM Neto. "Ao contrário, o que estamos vendo é Neto consolidado e crescendo nas pesquisas. Neto tem ido aos quatro cantos da Bahia levando uma mensagem propositiva, sem ataques pessoais, mas levando ideias e propondo um debate em torno dos graves problemas do nosso estado, como na segurança pública e educação", frisou./politicalivre

Norma Cavalcanti é reconduzida ao cargo de procuradora-geral de Justiça da Bahia

 

A promotora de Justiça foi reconduzida ao cargo de procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) pelo governador do estado, Rui Costa. O ato de recondução foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta terça-feira (22). 

Norma Cavalcanti é a atual procuradora geral e havia sido conduzida pela primeira vez ao cargo em fevereiro de 2020. Ela chefiará a instituição por mais dois anos, durante o biênio 2022-2024. A promotora integrou a lista tríplice eleita em 14 de fevereiro pelos membros do MP-BA, composta também pelos promotores de Justiça Pedro Maia e Alexandre Cruz. 

Segundo o Ministério Público, a posse está prevista para 4 de março. Norma Cavalcanti é natural de Inhambupe, cidade a cerca de 170 km de Salvador. Ela tem 64 anos e ingressou no MP baiano em 1992. 

Norma Cavalcanti também foi promotora de Justiça nas cidades baianas de Ibitiara, Araci, Cícero Dantas e Alagoinhas, sendo promovida para Salvador em 1999. Também coordenou o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (Caocrim). 

Além dessas funções, a promotora foi presidente da Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb) e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp)./g1 Bahia

Estágio do coma de Paulinha Abelha é o mais grave, e médico diz que desafio é mantê-la viva

 

"Não está sendo fácil mantê-la viva", afirmam médicos de Paulinha Abelha

Nesta terça-feira (22), a equipe médica que acompanha a cantora Paulinha Abelha, da banda Calcinha Preta concedeu entrevista coletiva sobre o estado de saúde da artista, no Hospital Primavera, em Aracaju. 

Segundo os médicos, ela chegou ao Hospital Primavera, no dia 17 de fevereiro, em coma e continua em coma grave, ou seja, em rebaixamento severo sensório. Eles descartaram a possibilidade de uma possível infecção bacteriana no cérebro e evidências de morte encefálica. 

"A pergunta que a gente faz agora é quais as etiologias que justifiquem um pessoa estar em um coma, em uma Escala de Glasgow 3, que é a nota mais baixa que você pode ter numa escala de classificação de coma”, explicou o médico neurologista, Marcos Aurélio Alves. 

Sobre o uso de diuréticos, a equipe informou que o uso abusivo pode levar a lesão renal de caráter crônico, mas nenhum exame comprova lesão prévia, como também não há sinal de lesão crônica. 

"Não temos nenhuma evidência que ela tinha lesão previa. A gente trabalha com possibilidade de uma lesão renal aguda. O toxicológico é um exame que mensura a urina que faz um painel extenso até de substâncias que a gente não está nem colocando como possibilidade e encontra. O tratamento [fiv] já foi discutido entre nós e do ponto de vista das lesões que tem hoje, a gente não consegue estabelecer nenhuma relação", disse o diretor técnico do hospital, Ricardo Leite.

 

Intoxicação medicamentosa é investigada 

Os médicos investigam, no momento, um caso de intoxicação medicamentosa, uma vez que, a combinação com outros medicamentos pode gerar uma lesão celular, que pode lesionar célula hepática, renal e neurológica. 

“Hoje nosso interesse é mantê-la viva. E não está sendo uma função fácil", disse o neurologista Marcos Aurélio, quando questionado sobre a possibilidade de a cantora vir a apresentar sequelas. 

Os médicos descartaram a possibilidade de transferência da cantora para outro estado, já que ela está recebendo todo o suporte necessário no momento. 

“A situação dela é um dia de cada vez. Nosso interesse é mantê-la viva, neste momento o compromisso que a gente tem é que ela recupere a função hepática, renal e neurológica”. 

Campanha de doação de sangue 

Uma campanha de doação de sangue para a cantora está sendo realizada pelo Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS). 

A integrante da banda Calcinha Preta está em coma e com quadro de saúde considerado grave (veja abaixo os principais passos desde a internação da artista). 

A equipe médica está em processo de investigação clínica de outras questões, como o que está provocando o coma da artista. 

Podem ser destinados à cantora sangues do tipo O+ e O-, de segunda a quinta-feira, de 7h às 17h, na sexta de 7h às 16h, e no sábado, de 8h às 12h. 

A sede do IHHS fica na Rua Guilhermino Rezende, 187, Salgado Filho, em Aracaju. Em Nossa Senhora do Socorro, a doação pode ser feita no Shopping Prêmio, lojas 164 e 165. Na cidade de Lagarto, é possível doar no Centro Médico José Vieira Filho, praça Filomeno Hora, 52, Centro (1º piso). Em Itabaiana, na Maternidade São José, Centro. 

Caso existam grupos de mais dez de pessoas para doar, é necessário entrar em contato por algum dos números deste link. 

11 de fevereiro - a cantora Paulinha Abelha foi hospitalizada em Aracaju depois de chegar de uma turnê com a banda Calcinha Preta em São Paulo. A internação foi para tratar de problemas renais, mas a causa não foi divulgada; 

14 de fevereiro - o quadro da cantora se agravou e ela foi transferida para a UTI, e passou a fazer diálise; 

17 de fevereiro - O boletim médico desse dia informou que Paulinha estava em coma, e por causa da instabilidade neurológica, não tinha condições clínicas suficientes para a transferência. 

No fim da noite a situação mudou e ela foi transferida para o Hospital Primavera, na Zona Sul de Aracaju, para fazer novos exames renais; 

18 de fevereiro - o boletim médico informou que a artista permanecia em coma, clinicamente estável, com quadro de infecção controlado e respirando com o suporte de aparelho. 

A assessoria da cantora disse ainda que estava descartada a possibilidade de morte cerebral, e que naquela tarde ela passaria por mais uma sessão de hemodiálise.

Segundo a assessoria, Paulinha estava sendo submetida a um novo tratamento, que só deveria apresentar resposta em 72 horas. 

Com relação à transferência para hospital de outro estado, a assessoria informou que não havia previsão de quando poderia acontecer; 

19 de fevereiro - No fim da manhã do sábado, novo boletim informava que após a investigação com exames complementares, foi afastada a possibilidade da cantora estar com "doenças infecciosas de interesse epidemiológico para a comunidade". O documento não trouxe mais detalhes sobre quais doenças seriam essas. 

À noite, os médicos informaram que ela estava intubada e em coma persistente; 

20 de fevereiro - Segundo o boletim médico do domingo, a cantora apresentou quadro neurológico grave e permanecia internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela também seguia em coma e intubada; 

21 de fevereiro - na segunda-feira, a artista seguia com quadro neurológico grave inalterado, sem sinais de instabilidade hemodinâmica, respirando com a ajuda de aparelhos e necessitando de diálise./g1

Covid-19: Bahia registra mais 3.791 casos e 48 mortes em 24 horas

 


Mais 3.791 casos de Covid-19 foram registrados na Bahia, nas últimas 24 horas, demonstrando uma taxa de crescimento de 0,26%. Nesse mesmo período foram registradas mais 48 mortes em decorrência da doença. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) que foram divulgados nesta terça-feira (22). 

Atualmente são 13.683 casos ativos de Covid-19, somando 1.489.594 casos confirmados desde o início da pandemia. Ao todo, 28.977 pessoas morreram em virtude da doença. 

Ainda de acordo com a Seasb, a Bahia tem 11.400.192 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.319.654 com a segunda dose ou dose única e 3.522.089 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 514.911 crianças já foram imunizadas./bnews

Ex-prefeito Robério Oliveira sofre mais uma derrota. TJ-BA nega recurso e confirma crime de responsabilidade em caso de contratações em 2009.

 

O ex-prefeito de Eunápolis, na Costa do Descobrimento, Robério Oliveira, sofreu uma derrota na Justiça em segunda estância. Em decisão desta segunda-feira (21/02), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) manteve o acórdão da mesma Corte que negou recurso ao ex-prefeito por crime de responsabilidade em outra gestão dele à frente da prefeitura eunapolitana, no caso, em 2009. 

Segundo o Ministério Público do Estado (MP-BA), Robério contratou sem concurso público e com critério de “necessidade temporária excepcional” diversos servidores. Os cargos iam de auxiliar de secretária, agente administrativo, digitador, coveiro e até mesmo recreacionista. 

De acordo com o TJ-BA, uma lei municipal não autorizava a contratação direta para os cargos indicados. 

A situação de Robério Oliveira vem se agravando ainda mais com mais uma derrota no seu recuso judicial, aonde o mesmo daria como certa. Ele que vem sendo cotado pelo governador Rui Costa para assumir a secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização com mais essa derrota judicial pode ficar cada vez mais distante deste tão importante cargo./Bahia Notícias

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Prefeitura de Vereda autoriza reajuste de 33,24% para os professores

 

O Prefeito Manrick, mesmo sem a prefeitura de Vereda até o presente momento receber nenhuma complementação de recursos do FUNDEB por parte do Governo Federal, na manhã dessa terça feira (22/02), autorizou o pagamento dos salários dos profissionais da educação já no mês de fevereiro com o reajuste de 33,24%, adequando ao piso nacional. 

Conforme enfatizou o Prefeito, “Até hoje não entrou o recurso do aumento do Ministério para esse município, mas, nós decidimos com nossas economias pagar o piso e aguardar o repasse do Ministério da Educação, nós estamos pagando amanhã o salário com reajuste de 33,24%. 

Segundo Manrick o município de Vereda não tem arrecadação própria, e é completamente dependente do repasse que vem do Governo Federal. 

”E eu estou aqui com vocês de mãos dadas porque sou a favor do que é lei do que é direito” disse o prefeito 

Manrick ressaltou ainda que se no próximo mês não entrar o recurso do Governo Federal do aumento que foi concedido, e se o município dispor de recursos das economias irá ser arcado novamente o aumento do piso salarial.

Veja o vídeo; 

”Estamos buscando proporcionar aos nossos profissionais uma maior qualidade de trabalho, somos completamente dependentes que o Governo Federal repasse esse recurso para continuarmos tendo um governo sério, honrando nosso compromisso, honrando nossos servidores, porque assim teremos uma Vereda com uma educação melhor, uma Vereda cada dia melhor” concluiu/focodenoticias

Dois indivíduos morrem após troca de tiros com a polícia em São José de Alcobaça

Abinadabe de Souza

Uma guarnição da Polícia Militar da 88ª CIPM, fazia abordagens na manhã desta terça-feira (22), com o intuito de coibir o crime em São José, distrito de Alcobaça, quando avistou dois indivíduos em uma moto Titan preta, placa não divulgada, em atitude suspeita. 

A guarnição passou a realizar o acompanhamento dos indivíduos pela BA 290 e cerca de 03 quilômetros depois, os suspeitos seguiram por uma estrada vicinal, abandonaram a moto e tentaram fugir a pé enquanto atirava contra a viatura. 

 Ronaldo Conceição da Silva

 Os policiais revidaram e na troca de tiros, os dois foram atingidos. Socorridos para o Hospital São José, os dois não resistiram e vieram a óbito. 

Os suspeitos foram identificados como Abinadabe de Souza, e Ronaldo Conceição da Silva, ambos de 20 anos. Abinadabe era suspeito de ter atentado contra a vida de um adolescente no último dia 20 após uma festa no Deck da Barra de Alcobaça. 

Com os suspeitos a polícia aprendeu 01 revólver Taurus, calibre .32, n° 35295, 01 revólver, calibre .32, n° 214637, 10 munições de calibre .32, sendo 05 deflagradas e 05 intactas, 01 telefone celular de cor azul, marca Samsung, 01 mochila, 01 balança de precisão, 01 motocicleta CG Titan de cor preta, 01 porção de cocaína, pesando 53,4g e mais 01 porção de cocaína, pesando 27,3g./bahiaextremosul

Prefeitura de Vereda em parceria com CERB promove ações de saúde para moradores de Córrego da Paixão


A Prefeitura de Vereda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a CERB – Companhia de Engenharia Elétrica e Saneamento da Bahia promoveu na ultima segunda-feira uma ação de saúde aos moradores do Córrego da paixão.

 

Na ocasião foram realizados procedimentos como: vacinação de rotina e contra a Covid-19 para adultos e crianças; orientações sobre doenças de veiculação hídrica, além da realização de dispensação de hipoclorito de sódio. 

Ações de saúde como essa são importantes para conscientizar além de levar informações que ajudam na prevenção e no tratamento de doenças, segundo a Secretaria Municipal de Saúde a intenção é levar ações como essa para muito mais comunidades da região./focodenoticias

Mulher morre após perder controle de moto e bater em árvore na Orla Norte de Porto Seguro

 

Porto Seguro: Uma mulher morreu em um acidente de trânsito, no fim da madrugada desta segunda-feira (21), na Orla Norte de Porto Seguro. 

A empreendedora individual Caroline Sena Lima, 28 anos, seguia de moto pela BR-367, em direção a Santa Cruz Cabrália, quando nas proximidades do Barramares teria perdido o controle do veículo e batido numa árvore. 

Uma equipe do Samu esteve no local e ainda tentou reanimá-la. Devido à gravidade dos ferimentos, ela precisou ser encaminhada para a emergência do Hospital Luís Eduardo Magalhães, mas não resistiu e morreu pouco tempo depois. 

O corpo de Caroline Sena passou por exame de necropsia no Departamento de Polícia Técnica, na cidade de Eunápolis, e foi liberado por volta das 16h. 

Segundo amigos ouvidos, Caroline comercializava smartphones e acessórios por meio de plataformas digitais e mídias sociais. Ela morava em Cabrália e deixa uma filha menor. Ainda não há informação sobre velório e enterro. 

A moto usada por ela, uma Honda / Biz, de 110 cilindradas, foi apreendida e vai ser periciada./Radar64

Jovem de 14 anos morre afogado ao nadar com amigos em represa


Guaratinga: O adolescente Gustavo Airam Andrade de Oliveira, 14 anos, morreu afogado enquanto nadava com amigos em uma represa a cerca de um quilômetros da cidade de Guaratinga, na tarde de segunda-feira (21). 

Os colegas disseram para a polícia que só perceberam a ausência de Gustavo 10 minutos após ele afundar. Os jovens pediram ajuda a um morador da localidade, que entrou no reservatório e conseguiu puxar a vítima de uma profundidade de cerca de três metros. 

Ainda de acordo com a informação, o homem chegou a fazer respiração artificial no adolescente, mas não teve jeito. “Ele deve ter ficado uns 15 minutos debaixo d’água e já saiu praticamente morto”, relatou o homem que prestou os primeiros socorros. 

O corpo do adolescente passou por exame necroscópico no Instituto Médico Legal, em Eunápolis. O enterro está previsto para a manhã desta terça-feira (22), em Guaratinga. 

Um inquérito vai ser aberto para apurar o caso. Os pais, muito abalados, ainda não tiveram condições de prestar depoimento. O jovem era coroinha de uma paróquia local. 

BOMBEIROS ALERTAM – O Corpo de Bombeiros da Bahia faz recomendações sobre o perigo de nadar em rios, lagoas e represas, pois as águas doces naturais são menos densas do que as do mar, o que dificulta a flutuabilidade, fazendo com que a pessoa afunde mais rapidamente./Radar64

Tenente Mota morre após sofrer acidente doméstico em casa


O 1° tenente PM da reserva, Gildásio dos Santos Mota, de 70 anos morreu no início da madrugada desta terça-feira (22), no Hospital Sobrasa, em Teixeira de Freitas. 

Por volta de 21h30 de segunda-feira, o oficial caiu de uma escada em sua casa, no bairro Santa Rosa de Lima. Durante a queda ele acabou batendo a cabeça, o que causou um traumatismo cranioencefálico. Ele foi socorrido às pressas, mas não resistiu. 

Há 35 anos na Polícia Militar, Mota prestou serviços à sociedade de Ilhéus, Itapebi, Itagimirim e Teixeira de Freitas, onde era bastante querido. 

O corpo será velado na Loja Maçônica Redenção do Extremo Sul 86 (onde era membro), na Rua Jânio Quadros, 180, Centro. O sepultamento está previsto para as 9 horas desta quarta-feira, 23./bahiaextremosul 

-Coqueiro Distrito De Jucuruçu Irá Receber Cobertura De Celular E Internet; Veja Demais Localidades No Extremo Sul-

 

  Coqueiro  distrito do Jucuruçu.  

Governo da Bahia levará cobertura de sinal de celular e internet para mais 230 localidades rurais do estado por meio da concessão de crédito de ICMS para as operadoras de telefonia que farão os investimentos nesses distritos. 

A medida integra a segunda fase do programa Fala Bahia, desenvolvido pelas secretarias estaduais de Infraestrutura (Seinfra) e da Fazenda (Sefaz-BA). O decreto assinado pelo governador Rui Costa, que viabiliza a concessão do crédito de ICMS no valor de até R$ 69 milhões para implantação do serviço, foi publicado na edição desta sexta-feira (10) do Diário Oficial do Estado. 

Batinga e Santa Rita do Planalto, no município de Itanhém, vão receber sinal de telefonia celular e internet móvel do Fala Bahia, programa desenvolvido pelas secretarias de Infraestrutura e da Fazenda do governo da Bahia. 

Iniciado em 2019, por meio de contratos firmados com as operadoras TIM e Claro, no extremo sul o programa vai também atender as localidades de Cajuíta, em Guaratinga; Prata e Pirajá, em Itamaraju; Juracitaba, em Medeiros Neto; Cruzelândia, Taquarinha e Belo Cruzeiro, em Mucuri; Itaporanga, em Porto Seguro; Guarani, em Prado; Cachoeira do Mato e Jardim Novo, em Teixeira de Freitas, e Coqueiro, em Jucuruçu

Conta de luz sobe mais que o dobro da inflação

 

Com o orçamento doméstico cada vai mais compelido pelo elevado custo de vida, qualquer economia deve ser levada a sério. Um dos itens, por exemplo, que mais vêm pesando no bolso do consumidor é a conta de luz. 

De acordo com dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), nos últimos sete anos a energia elétrica residencial teve ajustes de mais que o dobro da inflação no país. 

Entre 2015 e 2021, o aumento médio anual do serviço foi de 16,3%, enquanto o IPCA, índice oficial que mede a inflação, teve variação de 6,7% ao ano. Já no mercado livre, onde clientes negociam contratos livremente com as empresas de energia, os preços oscilaram 25% abaixo da inflação no mesmo período.  

Até o momento, o livre comércio de energia no país é realidade apenas para clientes com consumo superior a um mil kW/mês. Eles são 35% dos consumidores no Brasil (85% são indústrias, grandes ou pequenas). 

De acordo com o presidente executivo da Abraceel, Rodrigo Ferreira, na Europa o mercado livre é o único que existe. No Brasil, ele diz, distribuidores (como a Neoenergia Coelba) compram para distribuir. 

Um modelo comercial esgotado, afirma Ferreira, culpa da legislação vigente. “O mercado livre é mais racional, eficiente. Distribuidores compram energia em leilão (indexado por 30 anos) e vendem. O setor certamente vai crescer ano após ano”. 

Ainda de acordo com ele, uma das causas da alta foi a Medida Provisória 579 editada no governo Dilma Rousseff, que provocou um aumento de despesas de quase R$ 200 bilhões no setor, segundo cálculos da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), e transferiu para o consumidor o risco hidrológico. 

Segundo Ferreira, falta vontade política para mudança do cenário. Porém, a boa notícia é que encerrou em 31 de janeiro o prazo para o Ministério de Minas e Energia receber os estudos com cronograma prevendo a abertura do mercado. A estimativa da Abraceel é que isso ocorra até 2026. 

Enquanto isso não acontece, o administrador de empresas Marcelo Passos, 34, faz malabarismos, junto com a esposa, para tentar reduzir o valor de fatura, atualmente na faixa de R$ 286. Com um filho pequeno, morando em um apartamento de dois quartos, 71 metros quadrados (no Candeal de Brotas), ele conta que o único ar-condicionado da casa só é ligado “quando o calor não tem jeito”. 

“É pesado porque quando soma a conta de energia, com mercado, transporte, algum pouco lazer, já foi todo o nosso orçamento”. 

Como economizar 

De acordo com a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia Coelba (mais de seis milhões de consumidores), Ana Cristina Mascarenhas, especialmente no verão o ar-condicionado é mesmo o principal “vilão” do consumo de energia. Segundo ela, se o aparelho for de janela (dos mais antigos), o gasto é ainda maior. 

Ainda segundo Ana, o modelo Split é o mais eficiente, principalmente se for do tipo “inverter” (que controla a temperatura automaticamente, sendo desligado ao atingir o patamar correto ). 

“Ele é mais caro, porém, mais econômico ao longo da vida útil. Depois que atinge a temperatura, só a mantém. A economia chega a 60%. É mais silencioso e eficaz. Também é preciso ficar atento ao selo Procel (de eficiência energética dos equipamentos), e manter o termostato (temperatura) entre 23 e 24 graus celsius”. 

De acordo com Ana, as principais dicas para redução do consumo / valor da conta de energia são manter em dia a limpeza dos aparelhos; portas, janelas, cortinas ou persianas fechadas; se sair do ambiente por mais de uma hora desligar o equipamento; inclusive tirar outros aparelhos da tomada. 

Com relação ao chuveiro elétrico, manter a chave sempre na posição verão, senão desligado; dar preferência a aparelhos mais modernos, também com o selo Procel; reduzir o tempo do banho (em uma casa com quatro pessoas, cada minuto a de banho equivale a oito lâmpadas de LED de 9w acesas por cinco horas, 30 dias no mês, explica); entre outras mudanças de atitude. 

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Moro perde a terceira colocação numericamente para Ciro Gomes, diz CNT


'Pesquisa mostra liderança de Lula e crescimento de Bolsonaro; intenção de voto do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública recuou 2,5% desde dezembro'. 

A pesquisa CNT de Opinião divulgada nesta segunda-feira, 21, mostra que o ex-presidente Lula (PT) continua na liderança para a corrida presencial de 2022. O petista se manteve estável com 42,2% das intenções de voto. Em dezembro de 2021, o ex-presidente estava com 42,8% – uma oscilação de 0,8% para baixo, ou seja, dentro da margem de erro. O resultado foi positivo para o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que cresceu 2,4% pontos, passando de 25,6% para 28%. O ex-governador Ciro Gomes (PDT) também teve um resultado positivo: saiu de 4,9% para 6,7%, conquistando o terceiro lugar e ultrapassando numericamente o ex-juiz Sergio Moro (Podemos). Considerando a margem de erro, os dois estão tecnicamente empatados. O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública recuou de 8,9% para 6,4% no período.

Intenção de voto estimulada para presidente da República

 

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), permaneceu com 1,8% das intenções de voto. Os nomes de André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) foram apresentados aos eleitores pela primeira vez desde o início da pesquisa. O deputado federal soma 1,5% ante 0,6% da senadora. Felipe D’Ávila (Novo) e Rodrigo Pacheco (PSD) aparecem empatados com 0,8%. Entre os entrevistados, 7,6% votariam branco ou nulo, enquanto 6% estão indecisos. Em pesquisa espontânea, quando o próprio entrevistado diz em quem votaria, Lula também aparece na dianteira, com 32,8%. Em seguida, Jair Bolsonaro aparece com 24,4%. Ciro ocupa o terceiro lugar com 2,6% ante 2,1%. Janones foi citado pela primeira, conquistando 0,5%. João Doria fica em último, com 0,3. Outros somam 1,1; brancos e nulos, 7,9; indecisos; 28,3%. A pesquisa CNT de Opinião ouviu 2.002 brasileiros com idade a partir de 16 anos. As entrevistas foram distribuídas em 137 municípios, de 25 unidades da federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança. O período de coleta foi de 16 a 19 de fevereiro de 2022./jovempan

Intenção de voto espontânea para presidente da República


Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.