Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 11 de abril de 2015

Veja como atualizar o Moto G para o Android 5.0 Lollipop


Destaques para ícones que dão acesso às configurações do Android (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)

A Motorola já liberou a atualização do Android Lollipop para o Moto G em larga escala. O aparelho foi um dos primeiros a rodar a versão 5.0 do sistema operacional, que conta com novidades como notificações na tela de bloqueio e a criação de perfis de visitantes. Se você possui o smart, saiba como atualizar o Android 5.0 neste tutorial.

Caminho para abrir a atualização do sistema (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)

Formatar e resetar o Moto G e outros aparelhos da Motorola pode resolver problemas de desempenho. Por não ter bateria removível, reiniciar o aparelho com o Android travado não é uma tarefa tão trivial. Pensando nisso, o TechTudo preparou um tutorial completo com dicas sobre como reiniciar um aparelho congelado e formatar para resolver problemas. Além do Moto G, a dica também vale para o Moto X e o Moto E.

Tela de confirmação de instalação do update do Android (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)

O Galaxy Gran Prime Duos e o Moto G são dois modelos intermediários que fazem sucesso no mercado brasileiro. Um da Samsung, outro da Motorola. Cada um com os seus pontos de qualidade e defeitos. Por isso, o TechTudo compara os dois e aponta qual deles é o melhor.

Passo 6. Pronto, seu Moto G já está rodando o Android 5.0 Lollipop. Você perceberá imediatamente que a interface mudou. Se quiser conhecer melhor a nova versão, leia este artigo com as melhores novidades do sistema e aproveite os recursos.

Novo tratamento para Hepatite C eleva taxa de cura para 90% 1


Novo tratamento para Hepatite C eleva taxa de cura para 90%

Segundo estudos da área de saúde, somente 15% dos infectados por Hepatite C foram identificados, 10% submetidos a tratamento e apenas 5% curados. Esses resultados são atribuídos aos baixos índices de resposta e efeitos adversos dos medicamentos usados até hoje. Pensando em mudar este quadro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo tratamento, que associado com outros medicamentos, eleva os índices de cura a taxas superiores a 90%, dependendo das características do paciente. 

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Edson Parise, o maior problema das hepatites é que são doenças silenciosas, evoluindo sem apresentar sintomas. Ele explicou que, normalmente, o paciente só se dá conta da existência dela, depois de alguns anos. “O exemplo típico é a Hepatite C, em que o infectado só vai apresentar a doença depois de 25 a 30 anos. 

É que o fígado tem uma capacidade de recuperação muito grande, o que leva o paciente só sentir o problema na fase avançada", acrescentou Parise. O diagnóstico é realizado através de um teste específico de Hepatite C. Hoje, 75 a 80% dos pacientes com Hepatite C têm mais de 40 anos de idade.

Caminhão desgovernado destrói carros e padaria em Teixeira de Freitas



Um caminhão desgovernado, destruiu carros e parte de uma padaria por volta das 08 horas de sexta feira (10), na Rua Ipiranga no bairro Santa Rita em Teixeira de Freitas.

De acordo com informações do condutor do caminhão, identificado como Joel, ele havia deixado o caminhão estacionado ligado na porta de sua residência, com a trava puxada para que o mesmo enchesse o balão de ar. Ainda de acordo com Joel, a trava não suportou e o caminhão acabou descendo de ré a ladeira.

Na descida, o veículo que não tinha ninguém na direção, atingiu dois carros de passeio e só parou após atingir parte da estrutura da Padaria Canaã, que fica localizada no meio da ladeira.

De acordo com Fábio, proprietário da padaria, um milagre aconteceu em meio a tragédia. O mesmo que é deficiente físico, estava cerca de 03  minutos antes sentado em uma cadeira, exatamente no local onde o caminhão bateu./ Opovonews

Eletricista da Engelmig é eletrocutado em Medeiros Neto

Foto; Medeirosneto.com

Um eletricista da Engelmig, empresa terceirizada da Coelba, foi eletrocutado enquanto trabalhava em rede de alta tensão em frente ao quartel de Polícia Militar situado á Rua Dr. Antonio Coelho, bairro Nossa Srª Aparecida, por volta de 8h30 desta sexta feira, 10 de abril em Medeiros Neto.

Foto: Radar58


Jacson da Silva Farias, 30 anos, estava fazendo reparos na rede de alta tensão em companhia de um colega quando recebeu a primeira descarga elétrica. Segundo o policial militar Walter Almeida que filmou a ação, o eletricista gritou e outro colega subiu em uma escada e tentou resgatá-lo, neste momento o eletricista levou outra descarga elétrica e ficou desacordado pendurado no braço mecânico usado para fazer reparos em postes.

Foto: Radar 58. eletricista sendo atendido no hospital.

Momento que o eletricista sofre a primeira segunda descarga e precisa ser resgatado, ele sofreu queimaduras de 3º grau nos braços e membros superiores. Uma guarnição da polícia militar socorreu a vítima par ao hospital municipal de Medeiros Neto, onde recebeu os primeiros socorros, sendo transferido logo em seguida para o hospital municipal de Teixeira de Freitas, onde está internado.


Segundo um eletricista que trabalha na prefeitura de Medeiros Neto e ajudou a socorrer o colega, houve falha na comunicação com a empresa. O eletricista contou a nossa equipe que os funcionários receberam informação que a linha de transmissão estava desligada, o que não era verdade, já que o eletricista sofreu, segundo ele, uma descarga de 13.800 wolts. Isso não foi confirmado por nossa equipe.

Foto: Radar 58. Roupa mostra a intensidade das queimaduras.

A energia elétrica em grande parte dos bairros Nossa Senhora Aparecida e Planalto I só foi restabelecida por volta das 13h30./Radar 58

“Há 20 anos não temos uma inflação tão alta”, afirma Fábio Souto



O deputado estadual Fábio Souto (DEM), em discurso na Assembleia Legislativa do Estado, na tarde da última quarta-feira (8), comentou sobre a inflação do mês de março. Segundo o democrata, nas últimas décadas, a inflação do mês citado nunca tinha sido tão alta. “Em março, a inflação chegou a 1,32% e em 12 meses chegou a 8,13%.

Há 20 anos não temos uma inflação tão alta nesse período e a população sente isso na pele”, destacou. Segundo o parlamentar, os principais vilões foram a energia elétrica (com aumento de mais de 20% na média nacional), o óleo de soja, o pão francês, entre outros alimentos que tiveram seus preços majorados em março.

Além disso, Fábio Souto aproveitou a oportunidade para alertar sobre um possível aumento na conta da água. “Em maio está previsto o aumento da água. Não sei se a Embasa irá realizar de fato o reajuste, mas a previsão existe. É um momento de grande dificuldade. Esta Casa precisa estar atenta e discutir sobre isso”, concluiu./politicalivre

sexta-feira, 10 de abril de 2015

CETO recupera 16 celulares e desmonta quadrilha acusada de diversos assaltos



Teixeira de Freitas: Nesta noite de quinta-feira, 09 de abril, policiais militares da CETO (Companhia de Emprego Tático Operacional), lotados no 13° BPM, desencadearam mais uma grande operação na cidade de Teixeira de Freitas. Tudo começou quando na última terça-feira (07), bandidos armados invadiram a loja autorizada da Tim, no Centro da cidade, e fizeram um verdadeiro arrastão, levando da referida loja 16 aparelhos de celulares novos. O serviço de inteligência da Polícia Militar começou a investigar o caso, e nesta quinta-feira, 09 de abril, um homem procurou a referida loja, para colocar uma película em um aparelho celular.

O funcionário, ao olhar o aparelho, desconfiou que pudesse ser um dos celulares que foram levados na ação criminosa, e acionou a Polícia Militar, via 190. Uma guarnição da CETO se deslocou até o estabelecimento, onde abordou o homem, e o questionou sobre a origem do aparelho. Então o indivíduo disse que o aparelho celular seria de um menor, e que ele só foi até a loja fazer um favor para ele. O homem levou os militares até a residência do menor, localizada no Distrito de Santo Antônio. O adolescente de 16 anos de idade foi localizado, e na sua residência, os militares encontraram 03 aparelhos Samsung Galaxy Gran Duos.


Ao ser questionado sobre a origem dos aparelhos, o menor disse que conseguiu os celulares com um homem de prenome Leonardo. A guarnição realizou buscas e localizou o Leonardo Rocha Araújo, 20 anos de idade, e que reside no Bairro Jardim Beira Rio, em Teixeira de Freitas. Com Leonardo, os militares encontraram diversos celulares, sendo 01 Iphone 5S, nas cores branca e dourada; 05 aparelhos Samsung Galaxy Gran Duos, com e sem bateria, nas cores branca e prata; 01 LG branco, sem bateria; 01 LG GE Dual Chip branco e 01 LG G2 preto, com bateria; 01 Nokia preto com bateria,  01 Samsung Pocket branco e 01 capa preta.

Ainda durante buscas na residência de Leonardo, os militares da CETO encontraram 01 revólver calibre 32, marca Taurus, com a numeração raspada. Ao ser questionado sobre onde estariam os demais aparelhos, Leonardo disse que eles estavam na residência de um menor de 17 anos, localizada no Centro de Teixeira de Freitas. A guarnição se deslocou até o local, onde encontraram 01 celular Samsung Galaxy Gran Duos prata sem bateria e 01 aparelho celular Philco preto, com bateria. Após todas as diligências, os militares reuniram o trio e questionaram sobre a origem dos aparelhos. Os mesmos informaram que eram produtos de roubo, e que seriam da loja Tim. 

Foi encontrado também um veículo Ford/Fiesta Sedan, de cor prata, placa policial NYJ 7795. O automóvel foi utilizado pelos acusados no assalto à referida loja. O trio, a arma e os aparelhos celulares foram conduzidos e apresentados para a sede da 8ª COORPIN, sob a responsabilidade da delegada plantonista, Rina Andrade, que após ouvir os militares e os acusados, flagranteou o Leonardo por posse ilegal de arma de fogo, com agravante, pois a arma estava com o número de série raspado. Já contra os menores, foi lavrado ato infracional, e eles serão apresentados ao Ministério Público.


Quanto ao o assalto à loja Tim, foi aberto procedimento contra o trio, e a Polícia Civil investiga outros crimes praticados por eles, já que uma vítima esteve na delegacia e reconheceu dois dos acusados./Liberdadenews

Flávio Guimarães é o Novo Presidente do Creci, 6ª Delegacia de Teixeira de Freitas


crecid1

Uma cerimônia de posse aconteceu na noite de quinta – feira, 9 de abril, nas dependências do Espaço “D”, Teixeira de Freitas. Foram empossados 16 novos membros, corretores que já atuavam em tempo, sendo oficializado na posse do novo presidente, Flávio Guimarães. Autoridades marcaram presença, a exemplo do comandante do 13º Batalhão, Paulo Silveira, Cel. Ozires, prefeito, João Bosco, juiz , Marcus Aurélios, além de outras.

A cerimônia de Posse se deu, com a abertura e transferência do cargo do antigo presidente da 6ª delegacia Regional de Teixeira de Freitas, Antônio Bacellar. Seguido de um delicioso jantar. Flávio Guimarães, terá pela frente uma dura luta, segundo ele, a pirataria. “Vamos fazer o possível para regularizar a todos e buscarmos, juntos alternativas que venham fazer crescer a instituição que agora represento. Sei que não será fácil, porém, já tivemos desafios parecidos, quando era presidente do SINCOMÉRCIO”. Disse.

Diversos dizeres eram vistos nas dependências da cerimônia, sobre as quais destacamos: “Com CRECI todos crescem”. Outra… “Imóvel só com corretor”. O Conselho Regional de Corretores de Imóvel é, pois, um grande parceiro do progresso da região. Muitos empresários se manifestaram satisfeitos com a nova presidência, na pessoa de Flávio Guimarães./Opovonews

Unesco: Países precisam aumentar investimento em educação


Unesco: Países precisam aumentar investimento em educação

De acordo com relatório final de monitoramento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) das metas estabelecidas em 2000 no Marco de Ação de Dakar, Educação para Todos: Cumprindo nossos Compromissos Coletivos, o mundo precisa aumentar o investimento em educação. O documento foi assinado por 164 países de renda baixa e média baixa. 

Segundo o relatório, eles precisarão gastar 5,4% do Produto Interno Bruto (PIB) para garantir um ensino de qualidade e as nações ricas precisarão aumentar os repasses aos países mais pobres em US$ 22 bilhões por ano. Em 2012, a educação representou 13,7% dos gastos dos países, o que é menos do que o recomendado pela Unesco, de 15% a 20% do orçamento. O texto diz que os países acabam priorizando a educação primária, que equivale, no Brasil, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e negligenciando a educação infantil e a alfabetização de adultos. 

O relatório conclui também que o financiamento do ensino é importante para que se cumpra uma das premissas da agenda, que é a educação gratuita. Para a Unesco o investimento mínimo ideal em educação é entre 4% e 6% do PIB do país ou 20% do orçamento. O Brasil cumpre esse investimento, chegando, segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Página Inicial (Inep) a um investimento de 6,6% do PIB.

Juros do cartão de crédito atingem 290,43% ao ano


Juros do cartão de crédito atingem 290,43% ao ano

Segundo pesquisa divulgada pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a taxa média dos juros do cartão de crédito atingiu 290,43% ao ano - o percentual reflete o aumento das taxas, que, em fevereiro, estavam em 11,67% ao mês e subiram para 12,02% em março.

Em fevereiro, a taxa média do cartão de crédito era 276,04% ao ano. A taxa média para pessoa física subiu 0,11 ponto percentual, alcançando 6,6% ao mês (115,32% ao ano). Para pessoa jurídica, a taxa média subiu 0,16 ponto percentual, chegando a 3,73% ao mês em março (55,19% ao ano).

A Anefac atribui a alta dos juros ao cenário econômico adverso desde 2014, que aumenta a projeção de inadimplência a partir do crescimento da inflação e do desemprego.

Polícia Federal prende três ex-deputados em nova fase da Operação Lava Jato



A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (10) os ex-deputados federais André Vargas (ex-PT-PR e hoje sem partido), Luiz Argôlo (ex-PP e hoje Solidariedade-BA) e Pedro Corrêa (PP-PE) e mais quatro pessoas ligadas aos políticos. As prisões fazem parte da 11ª fase da Operação Lava Jato, que investiga o esquema de corrupção na Petrobras, e que está em andamento no Distrito Federal e em seis Estados (São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e no Ceará).

Os outros detidos são Leon Vargas, irmão de André Vargas, Elia Santos da Hora, secretária de Argôlo, Ivan Torres, apontado como laranja de Corrêa, e Ricardo Hofman, diretor de agência de publicidade.
Ao todo, 32 mandados estão sendo cumpridos: 7 de prisão, 9 de condução coercitiva e 16 de busca e apreensão. Intitulada "A Origem", a nova etapa da Lava Jato investiga o Ministério da Saúde e a Caixa Econômica Federal, e tem como foco crimes relacionados a três grupos de ex-agentes políticos após o envio de inquéritos que estavam no STF (Supremo Tribunal Federal).

Segundo despacho do juiz federal Sergio Moro, há indícios de que uma agência de publicidade "que administra as contas de publicidade de entidades públicas federais, como a Caixa Econômica Federal, solicitava às empresas subcontratadas que realizassem pagamentos vultosos, sem contrapartida de serviços, às contas das empresas LSI e Limiar controladas pelo então Deputado Federal André Vargas e seus irmãos". "Os fatos caracterizam, em princípio, crimes de corrupção, com comissões devidas à Borghier Lowe, agência de publicidade contratada por entidades públicas, sendo direcionadas como propinas e sem causa lícita a André Vargas e aos irmãos deste por intermédio do estratagema fraudulento", diz o despacho.


Moro também afirma haver "razoável prova de que André Vargas realizou diversas e intensas intervenções junto ao Ministério da Saúde para a aprovação da parceria" entre a pasta e o laboratório Labogen, do denunciado Leonardo Meirelles. Cassado André Vargas foi o primeiro parlamentar sob suspeita de participação de fraude na estatal a ser cassado pela Câmara, em dezembro. O Conselho de Ética considerou que o ex-petista quebrou o decoro parlamentar por sua ligação com o delator do esquema Alberto Youssef, preso em Curitiba, por intermediar, no Ministério da Saúde, negócios do doleiro.

Youssef é acusado de usar o laboratório Labogen para fazer remessas ilegais de dólares, e ex-deputado Luiz Argôlo é investigado sob a acusação de ter atuado com o grupo. Argôlo sempre negou ter contato com o "pessoal da Labogen" e disse que nunca "abriu portas" para a equipe do laboratório no Ministério da Saúde. Corrêa, condenado no mensalão, é apontado pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa por ter recebido R$ 5,3 milhões de uma só vez por meio do esquema de corrupção na estatal. Segundo depoimento de Costa à Lava Jato, houve um "repasse extraordinário" a ele, pois não era comum que um único parlamentar do PP recebesse uma quantia dessa monta do '"caixa" de propinas do PP.


Segundo Costa, o valor foi repassado no primeiro semestre de 2010 e serviria para a campanha eleitoral de Pedro Corrêa naquele ano. Além do valor -que estava marcado como "5,3 Pe" em uma caderneta apreendida pela Polícia Federal, e que Paulo Roberto Costa afirmou tratar-se do montante e do ex- deputado-, o delator afirma que o ex-deputado recebia "parte dos repasses periódicos destinados ao PP e oriundos das propinas pagas nos contratos firmados no âmbito da Diretoria de Abastecimento".

Quando o depoimento de Costa veio à tona, o advogado Marcelo Leal de Lima Oliveira, que defendeu o ex-deputado no processo do mensalão, afirmou, que não poderia comentar porque ainda não conversou com Corrêa sobre o caso nem teve acesso à delação, mas que não havia acusações contra seu cliente.

Vacinação da gripe começará em maio, com três semanas de atraso


Segundo o ministro da Saúde, a medida foi necessária para 
incorporar a proteção contra um novo tipo de vírus.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou nesta quarta-feira que a campanha de vacinação contra a gripe começará apenas em 4 de maio, com algumas semanas de atraso. A vacinação estava prevista para começar em abril, mas, segundo o ministro, foi preciso adiar o começo da campanha para que fosse incorporada a proteção contra um novo tipo de vírus em circulação no hemisfério Norte.

— Com relação à vacinação contra a gripe, este ano a data de lançamento está programada para o dia 4 de maio. Há um atraso de três semanas em relação ao ano anterior porque nós estamos incorporando a cepa do vírus da gripe do hemisfério norte. Nós temos essa, vamos dizer assim, vantagem em relação à Europa e os Estados Unidos porque a gente pega o rebote da epidemia de gripe que acontece no hemisfério norte. Então, o nosso produtor de vacina já incorporará a cepa e, portanto, começa o lançamento previsto para o dia 4 de maio — disse Chioro.

A informação foi dada pelo ministro em audiência na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. Na audiência, ele voltou a negar irregularidades na vinda de profissionais cubanos para o Brasil por meio do programa Mais Médicos.

Em março, reportagem do “Jornal da Band” mostrou a gravação de uma reunião realizada no Ministério da Saúde em 2013 para tratar dos termos do acordo que viria a viabilizar o trabalho de médicos cubanos no Brasil. Segundo a reportagem, assessores ministeriais, entre eles três lotados no Ministério da Saúde, tiveram um encontro no qual discutiram estratégias para mascarar as cláusulas que atenderiam os interesses do governo de Cuba. Entre as táticas usadas estaria o uso da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para intermediar o acordo e, assim, driblar a legislação brasileira.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Google anuncia mais de mil temas disponíveis para Android Wear



Nesta quarta-feira (08), uma torrente de vazamentos sobre o Apple Watch rechearam a moral do primeiro relógio inteligente da Maçã, detalhando vários aspectos físicos e técnicos sobre o pequeno dispositivo. Google, tentando abafar a crescente popularidade do acessório inteligente com a famosa fruta estampada na traseira, usou seu blog oficial como palco da divulgação de novidades interessantes aos consumidores que optaram pelo Android Wear. São tantas coisas novas que se torna impossível acreditar que a data escolhida pela gigante de Mountain View seja coincidência.

Em nota, Google revelou que atingiu a marca de mais de mil temas disponíveis na loja oficial do Android Wear, plataforma específica para gadgets vestíveis, onde é possível baixar 'faces' e colocá-las no aparelho de pulso. Tal número é impressionante, visto que os usuários do sistema operacional podem desfrutar de um milhar de alternativas para personalizarem seus produtos, extinguindo quaisquer chances do cliente enjoar de seu 'brinquedo'. Em adição, deixando o projeto ainda mais atraente, mais parceiros foram listados na produção de pulseiras para os wearables.



 Agora, há mais de mil faces diferentes para Android Wear — partindo dos que combinam com suas roupas aos com gatos tirando uma soneca, e outros que mostram estrelas. Para ajudá-lo a encontrar seu favorito, expandimos nossa coleção escolhida a dedo na Google Play. Então experimente uma face nova, e mude as coisas com a frequência que você quiser — diz a Google em seu blog oficial, promovendo não só a flexibilidade de sua plataforma própria para gadgets vestíveis, mas também as várias opções disponíveis para cada um deixar seus dispositivos do jeito que quiserem. Google, ainda complementa ao falar sobre novas pulseiras:


A partir desta quinta-feira (09), novas pulseiras para relógios com Android Wear serão disponibilizadas, fazendo parte do padrão industrial de 22 milímetros.


 Função e moda. Relógios sempre foram uma mistura dos dois, e com Android Wear, estamos trabalhando em um ecossistema de fabricantes e desenvolvedores para lhe ajudar a fazer e customizar mais, diretamente em seu pulso. Hoje estamos adicionando ainda mais formas de expressar seu estilo pessoal. A marioria dos dispositivos com Android Wear usa pulseira no padrão industrial da 22 milímetros, então você pode escolher quase qualquer banda para seu aparelho.

Começando nesta semana, você também pode explorar um conjunto de opções da E3 Supply Co., Worn & Wound, e Clockwork Synergy. Grandes empresas da tecnologia já trabalham com Android Wear, incluindo Motorola, Samsung, LG, Sony, Huawei, e afins, então basta escolher a marca e aproveitar a inteligência do robozinho diretamente em seu pulso.

Sem respostas do prefeito Servidores públicos continuam paralisados em Guaratinga


  Na reunião dos vereadores, o presidente do SISPUG Jorge Silva expôs a situação

GUARATINGA – Depois do inicio de paralisação de 24 horas dos servidores públicos filiados ao SISPUG (Sindicato dos Servidores Públicos de Guaratinga), por almejarem o recebimento de 7,69% de reajuste salarial da prefeitura de Guaratinga, até o momento nenhuma proposta para tentar suspender a ação do sindicato foi apresentada pelo prefeito Kenoel Cerqueira Viana (PV), deixando transparecer que não está dando importância para a situação, que acarreta em transtornos e prejuízos para a população que necessita de atendimentos dos servidores públicos paralisados. O reajuste salarial almejado pelos servidores está de acordo com as normas do estatuto do servidor público municipal.


Durante todo dia desta quarta-feira (08), os servidores permaneceram concentrados em frente à sede do sindicato, onde aguardaram uma resposta do Gestor municipal, mas foi tudo em vão.  Com a falta de entendimento do prefeito que só ofertou 7% de reajuste salarial, os servidores prorrogaram a paralisação por mais 48 horas até que a proposta de 7,69% seja aceita pelo prefeito Kenoel Viana.

Antes da paralisação, o prefeito alegava não ter receita fiscal o suficiente para atender as necessidades dos sindicalistas, mas a nova atualização da informações dos dados básicos da correção pelo IPC-A (IBGE), aponta um valor de 9,12% disponível para o reajuste dos servidores.


A paralisação afeta todos os setores de serviços da prefeitura, com maior prejuízo nos postos de saúde e hospital que atende com apenas 30% dos seus funcionários. O Presidente do SISPUG Jorge Silva de Araújo informou a nossa reportagem, que mesmo com a paralisação em andamento, caso haja uma extrema urgência nos postos de saúde ou hospital, os funcionários se deslocarão a ate as localidades para prestarem atendimento, em seguida retornam a paralisação./guarananet

Mucuri: Governador da Bahia garante concluir a obra da via 284 Nova Alegria a Itamaju



O governador Rui Costa e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab e o prefeito de Mucuri Paulinho de Tixa, entregaram, na segunda-feira, 6 de abril, 400 moradias do empreendimento Brisas do Mar. Os imóveis possuem dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, com piso cerâmico em todos os ambientes, além de espaço para convivência e parque infantil.

Quero felicitar e parabenizar as 400 famílias beneficiadas com essas casas, em um loteamento totalmente estruturado com água encanada, energia, esgotamento sanitário e iluminação pública em fim toda a estrutura para uma moradia digna. “E Mucuri entre os mais de 5 mil e seiscentos municípios existentes em todo o Brasil foi escolhido pelo ministro Kassab para nos visitar, dando essa honra para todos nós, entregando para a comunidade essa grande obra que é o projeto Minha Casa Minha Vida para essas 400 famílias daqui de nosso município”, comemorou o prefeito Paulinho de Tixa.

Rui Costa afirmou que o programa não beneficia apenas quem está recebendo a casa. “É uma iniciativa muito importante primeiro para quem vai receber a casa, mas também para quem trabalhou para produzir o bloco, o cimento, a tinta da casa. É um programa que traz moradia e também trabalho para quem precisa”. Segundo o governador, cada casa custou cerca de R$ 57 mil, mas os moradores vão pagar apenas R$ 6 mil, a diferença quem paga é o governo.

O governador também lembrou que, durante dez anos, as casas do Minha Casa, Minha Vida não podem ser vendidas ou alugadas. “Quem souber que está fazendo isso, denuncie. A Polícia Federal vai tomar a casa e dar para quem precisa. Isso é um programa para beneficiar quem precisa. Para quem não precisa, e pode pagar mais, a Caixa tem outros financiamentos, para todo tipo de renda”.

Kassab disse que, entre 2009 e 2018, cerca de 6,75 milhões de famílias passam a viver em suas casas próprias. “O governo federal está autorizando a contratação de mais três milhões de casas, que vão beneficiar também o sul da Bahia. Este é o maior programa habitacional do mundo. Que venham mais casas e mais qualidade de vida”.

A primeira etapa liga Jucuruçu ao distrito de Nova Alegria no município de Itamaraju, mas ele, na presença da prefeita Uberlândia Pereira, confirmou também, que por ocasião irá anunciar o início das obras da segunda etapa que ligará o asfalto até a cidade de Itamaraju para completar os seus 100 quilômetros de pista entre as duas cidades.


O governador Rui Costa confirmou que retorna a região no início do próximo mês de maio para inaugurar a primeira etapa do asfaltamento da BA-284 que liga a cidade de Jucuruçu a Itamaraju. A primeira etapa liga Jucuruçu ao distrito de Nova Alegria no município de Itamaraju, mas ele, confirmou também, que por ocasião irá anunciar o início das obras da segunda etapa que ligará o asfalto até a cidade de Itamaraju para completar os seus 100 quilômetros de pista entre as duas cidades.

Homem solta ratos no plenário da CPI durante depoimento de Vaccari




Um homem identificado como Márcio Martins de Oliveira soltou nesta quarta-feira (9) pelo menos cinco pequenos roedores no plenário da CPI da Petrobras logo depois que o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, entrou no local para prestar depoimento. Os animais começaram a correr sem rumo na comissão, o que provocou gritos e tumulto.

Os policiais legislativos que faziam a segurança da sessão correram para pegar os bichos, enquanto parlamentares do PT gritavam que o ato era um desrespeito à CPI. O homem foi conduzido pelos seguranças para depor na Polícia Legislativa e, no início da tarde, foi liberado. De acordo com a assessoria de imprensa da Casa, ele foi exonerado do cargo.


Segundo o deputado Ricardo Izar (PSD-SP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, os roedores eram um hamster, dois esquilos-da-Mongólia e dois ratos cinzas sem raça aparente. A pedido , o veterinário Thiago Rodrigo Salvador analisou as imagens e identificou  dois hamsters (no vídeo, os animais sem rabo) e três esquilos-da-Mongólia (com rabo). Segundo o especialista, são roedores, mas não podem ser chamados de ratos.

A assessoria da Câmara informou que Márcio Oliveira poderá responder judicialmente por tumulto em ato público, uma contravenção penal. A denúncia poderá ser oferecida após a conclusão das investigações pela Polícia Legislativa. Conforme a assessoria, no depoimento que prestou aos policiais legislativos, Oliveira negou ter soltado os roedores e afirmou estar sendo vítima de um equívoco. Imagens do circuito interno de TV da Câmara dos Deputados serão analisadas para verificar o que ocorreu durante a audiência.


Funcionário da Câmara

O autor do ato (assista ao vídeo ao lado),  de acordo com a assessoria da Câmara, era funcionário em cargo de comissão da Segunda-Vice-Presidência da Casa. Segundo a assessoria da Câmara, Oliveira foi admitido no cargo em março deste ano. Entre abril de 2014 e 8 de março de 2015, ele atuava como secretário legislativo do deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), o Paulinho da Força. Conforme informações do Portal da Transparência da Câmara, Oliveira ocupava um Cargo de Natureza Especial (CNE) 15, com remuneração de R$ 3.020,85.

No início da sessão, Paulinho afirmou ao G1 que o “povo” faria um ato público na CPI, mas não especificou o que ocorreria. Após a confusão, policiais legislativos passaram a barrar a entrada de pessoas não-credenciadas no plenário. "Nada nos impedirá de dar prosseguimento à CPI. [...] Nós iremos prosseguir com o depoimento do senhor João Vaccari", afirmou o presidente do colegiado, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), depois de os roedores terem sido soltos no plenário.


O relator da CPI, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), disse que queria deixar registrado o “descontentamento” com a soltura dos ratos no meio da sessão. “Uma ação encomendada que depõe contra o parlamento. O circo armado mostra o nível em que nos encontramos. Quero deixar registrado aqui o meu descontentamento”, reclamou Luiz Sérgio antes de começar a formular as perguntas ao tesoureiro petista.

Já o deputado petista Jorge Solla (BA) acusou o deputado Delegado Waldir (PSDB-GO) de agir como "comparsa" do homem que soltou ratos no plenário. Segundo ele, no momento em que Waldir reclamava que Vaccari entrou na sala sem escolta policial, os ratos foram soltos. Em meio à sessão, o deputado Valmir Prascidelli (PT-SP) disse que vai pedir à Polícia Legislativa as imagens de segurança da Casa para saber como os ratos foram levados à Câmara. O parlamentar petista afirmou aos integrantes da comissão que quer saber se o homem que soltou os roedores no plenário entrou acompanhado no Legislativo.


"Não podemos de forma alguma permitir que isso passe em branco. [...] Vou fazer um requerimento das imagens das entradas desta Casa nos dias de ontem e de hoje, e as imagens dos corredores, para nós sabermos se a pessoa veio com esta caixa ou se ela foi trazida por alguém em conluio".

Roedores apreendidos

Os cinco roedores soltos no plenário da CPI da Petrobras foram apreendidos e levados para o Departamento de Polícia Legislativa da Casa. O deputado Ricardo Izar (PSD-SP) pediu oficialmente à Câmara para ficar com a guarda dos animais. "Vou levar os ratinhos para o veterinário e eles irão para a minha casa", disse Izar. Segundo Izar, o hamster aparenta ter sido machucado durante a confusão na CPI. Os demais animais, informou o parlamentar, não apresentam ferimentos. "O hamster está um pouco abatido. Não parece estar bem. Vamos analisar medidas para adotar, já que maus-tratos aos animais é crime", ressaltou o deputado do PSD.

De acordo com a Associação Brasileira de Criadores e Comerciantes de Animais Silvestres e Exóticos (Abrase), o esquilo-da-Mongólia é um animal exótico comercializado no Brasil há pelo menos 30 anos. Considerado doméstico, somente criadouros e lojas especializadas em pets têm autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) para vender exemplares.


Em estabelecimentos de São Paulo, cada bicho dessa espécie é oferecido a R$ 22. No Distrito Federal, os esquilos-da-Mongólia são vendidos a R$ 30. Em média, um exemplar vive de 4 a 5 anos. Após a confusão, um dos seguranças da Câmara levou dois dos roedores capturados no plenário da CPI para o lado de fora do prédio do Legislativo (assista ao vídeo ao lado). No percurso, o policial legislativo foi seguido por jornalistas que tentavam registrar imagens dos animais./G1

Adolescente baleado no carnaval morre no hospital




Renan dos Santos Dias, 17 anos, não resistiu e morreu após quase dois meses de internação. O adolescente passava por tratamento no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, depois de sofrer uma tentativa de homicídio em 16 de fevereiro, no circuito do Carnaval de Alcobaça, ele estava em frente ao trio elétrico quando foi baleado com um tiro na cabeça.

Renan chegou a ser socorrido para o Hospital São Bernardo, mas devido a gravidade do ferimento, foi transferido para Teixeira de Freitas, ele teve um traumatismo crânio encefálico e segundo informações estava se recuperando bem, mas na madrugada desta quinta-feira, o adolescente não resistindo e faleceu.

O corpo dele foi encaminhado para exames de necropsia no Instituto Médico Legal, um inquérito instaurado em Alcobaça investiga o caso, Renan não tinha envolvimento com o mundo do crime e a motivação do crime ainda é desconhecida pela Polícia./sulbahianews

01 morto e vários feridos em acidente com ônibus da Plantar na BR 101



Um acidente por volta de 5h30 da manhã desta quinta feira, 09 de abril no Km 902 da BR 101, depois de Rancho Alegre no município de Caravelas deixou uma pessoa morta e várias feridas, um em estado grave.  O ônibus transportava 36 trabalhadores rurais quando, segundo o motorista, o motor travou e sem controle, desceu uma ribanceira com mais de 70 metros de profundidade.


Várias árvores foram quebradas no caminho do ônibus, os trabalhadores que ficaram ilesos pareciam não acreditar que ainda estavam vivos, devido a gravidade do acidente. O Corpo de Bombeiros teve grande dificuldade no resgate ás vítimas devido a ladeira ser muito ingreme, disse o comandante da Operação, capitão Milton Borges.


Várias viaturas do SAMU prestaram socorro ás vítimas que foram encaminhadas para o Hospital de Teixeira de Freitas, uma em estado grave e as outras com ferimentos de menor gravidade aparente, segundo o patrulheiro rodoviário André Cordeiro.

Material dos trabalhadores empilhados ás margens da BR

Em conversa com trabalhadores que seguia em outro ônibus, eles reclamaram da situação dos veículos que transportam os trabalhadores, segundo eles, a situação é complicada, no ônibus que eles viajavam faltava a maioria dos cintos de segurança./bahiaextremosul


Relação de nome de algumas vítimas do acidente;


Aglimar Alves Martins
Jorge Luiz Trancoso
Manoel Silva Santos
Gildelson Gonçalves da Silva
Sergio Soares Santos
Adailton Francisco de Souza
Adilson Conceição da Silva
Adilson Nobre do Nascimento
Azuir Gomes da Silva
Adevane Felismino
Clesio Oliveira Rodrigues
Orlando Santos Neres
Manoel Guilhermino (vítima fatal)
Um homem identificado até então pelo nome de Rogerio está em estado grave. Oito pessoas estão internada na unidade.

Mulher de Itamarati distrito de Jucuruçu é morta em São Paulo





O caso aconteceu no Jardim Santa Helena, extremo leste da capital paulista, e foi mostrado no programa Brasil Urgente na Band.

O corpo de Maria barros Alves de 34 anos de idade, foi encontrado com sinais de tortura e com um corte profundo no pescoço.

O homem tentou se suicidar colocando uma mangueira de gás na boca./Band

Recursos municipais tem evitado caos na Saúde Pública de Itamaraju. Estado atrasou 6 meses no ano passado



A secretária de Saúde de Itamaraju disse em entrevista que os repasses do município estão evitando o caos na Saúde Pública local. Em resposta à matéria publicada por um site ligado a um político que faz oposição ao atual gestor, Gilma Teixeira esclareceu que o que Itamaraju recebe hoje dos governos Estadual e Federal, aproximadamente R$ 1,261 milhão por mês, não é suficiente para a manutenção do sistema de Saúde do município.

A titular da Saúde também disse estar indignada com a forma pela qual a Saúde de Itamaraju é tratada pela mídia maldosa e por pessoas que, inflamadas pelas notícias inverídicas, publicam inverdades em suas páginas nos sites de relacionamento. Recentemente, um cidadão, até "esclarecido”, publicou, quiçá por falta de informação ou por má fé, que Itamaraju recebe por mês R$ 8 milhões para a Saúde. Baseado nessa "barriga”, vários cidadãos, a maior parte deles ligados a grupos de oposição começaram a comentar atacando a atual administração. Uma configuração de injustiça no sentido pleno da palavra. De R$ 1,261 milhão por mês para R$ 8 milhões por mês há uma grande diferença.

Gilma Teixeira explica que nesse montante de R$ 1,261 milhão estão inclusos os valores da Vigilância em Saúde e CTA, SAMU, Rede Saúde Mental (CAPS), Tratamento Fora do Município (Pacientes que fazem hemodiálise, entre outros - TFD), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Saúde Bucal, Cirurgias Eletivas, Assistência Farmacêutica, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Saúde da Família (SF) e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Atenção Domiciliar.


Entretanto, só a folha de pagamento da Secretaria Municipal de Saúde ultrapassa a marca de R$ 1 milhão, ou seja, o dinheiro que vem para a Saúde de Itamaraju mal paga a Folha da Saúde. E quando afirmamos que a Saúde é subfinanciada e os recursos são insuficientes, é porque a tabela do SUS está defasada, 12 anos sem reajuste, o que tem causado uma série de problemas, já que o MS se baseia nesses valores para enviar os recursos usados para pagar os exames clínicos, consultas e procedimentos cirúrgicos.

Um exemplo prático de como esse problema atinge o cidadão é quando este cidadão precisa, por exemplo, passar por um Neurologista e se depara com um número limitado de atendimentos. _Por que isso ocorre? _Porque o MS só paga R$ 10,00 por consulta. Quem já precisou passar por um Neurologista na rede particular sabe quanto custa uma consulta (de R$ 150 a R$ 300), mas o Governo Federal quer que um especialista deste gabarito atenda na Rede Pública e receba R$ 10,00 por atendimento. Mesmo com essa defasagem a Secretaria Municipal de Saúde tem pagado a diferença nos valores das consultas com recursos do município para garantir o mínimo de atendimentos.


O que ocorre com as consultas acontece com os exames, uma mamografia está avaliada em R$ 10,00 na Tabela do SUS e se o município quiser disponibilizar o serviço, precisa também desembolsar a diferença.

Mas o problema não é só a Tabela do SUS, existem outras questões que colaboram para que a Saúde Pública não funcione como deveria. Só para que o leitor tenha uma ideia, o MS envia mensalmente R$ 7,5 mil para custear um Posto de Saúde, mas só a remuneração de um médico de PSF gira em torno de R$ 8 mil. Se quiser manter o PSF funcionando o município tem que arcar com as outras despesas. Se formos falar do Hospital Municipal de Itamaraju, a situação é ainda mais delicada. A verba que vem para custear o HMI é de aproximadamente R$ 430 mil mês, mas os gastos variam entre 800 e R$ 850 mil. A diferença quem tem que pagar mais uma vez é o município.


Pra complicar ainda mais a situação, o governador Jaques Wagner do PT, que esteve em Itamaraju e prometeu investir na Saúde para melhorar os serviços oferecidos, não fez investimento algum e, o que fez no ano passado, foi deixar de repassar ao município de Itamaraju, entre julho e dezembro, R$ 22,5 mil mês para a Atenção Básica, R$ 26 mil mês para o SAMU e R$ 13 mil mês para a compra de medicamentos, o que corresponde a um prejuízo da ordem de R$ 370 mil.

Esses R$ 370 mil são recursos aos quais o município tem direito, mas até o momento não foram pagos e estão nos "restos a pagar do Governo do Estado da Bahia”. Isso significa que o Estado da Bahia só vai pagar o que deve a Itamaraju e aos demais municípios baianos quando lhe for conveniente.


Mesmo com a falta de repasse nos últimos seis meses, a população é testemunha de que o atendimento nos Postos de Saúde e os serviços do SAMU não pararam de funcionar. Isso porque Itamaraju tem um gestor que pensa no coletivo, pensa no social e valoriza a vida. Foi graças aos recursos do município que os Postos não pararam, os medicamentos não deixaram de ser entregues e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência continuou salvando vidas. Os repasses do município para a Saúde, que vem superando o limite legal de 15% ano, tem evitado o colapso total na Saúde Pública do município.

Além disso, mesmo com a escassez de recursos, Itamaraju conseguiu realizar obras estruturantes e implantação de canalização para oxigênio no HMI, compra de vários equipamentos como carrinhos de anestesia para os centros cirúrgicos, um desfibrilador para o Pronto Socorro, aquisição de lençóis para os leitos e recentemente foi adquirido um processador para a máquina de Raios-X do Hospital Municipal. Várias unidades de Saúde foram reformadas e tantas outras foram reconstruídas. A sede do SAMU também passou por reforma.


Uma prova de que não há improbidade na gestão dos recursos da Saúde de Itamaraju é a de que no ano passado, por várias vezes, o representante do Ministério Público Estadual esteve nos PSF’s e no próprio HMI e só constatou a existência de problemas estruturais. Na ocasião, o próprio promotor sugeriu que o município parasse todas as outras áreas para resolver exclusivamente o problema da Saúde, o que é impossível de acontecer do ponto de vista legal./bahiaextremosul

Homem vem a Teixeira receber aposentadoria e pagar contas e desaparece



Teixeira de Freitas: Na tarde desta quarta-feira, 08 de abril, a senhora Adevanir Lima Costa esteve na sede da 8ª COORPIN, onde registrou um boletim de ocorrência de desaparecimento. Segundo relatos, o seu esposo, o senhor João Batista Brito da Silva, 54 anos de idade, natural de Belo Horizonte/MG, saiu do distrito de Rancho de Alegre, na última terça-feira, 07 de abril,  e veio até a cidade de Teixeira de Freitas, onde iria sacar a sua aposentadoria, e em seguida pagar uma conta em uma loja de móveis.

Como o mesmo não retornou, a esposa acionou a Polícia Militar, e o Soldado Joab foi até a residência acompanhar o caso. A senhora esteve nesta quarta-feira (08), na loja Decoralar, local onde o senhor João Batista, iria pagar uma conta. Após analisarem as câmeras de segurança da loja, foi comprovado que o senhor esteve na referida loja. Essa é a última informação sobre o senhor João.

A esposa disse que ele vinha relatando que sentia muita saudades dos filhos, residentes em Belo Horizonte, mas acredita que ele não iria viajar sem avisar. A senhora Adevanir, disse que o seu esposo saiu de casa, trajando bermuda e camisa. Ela pede para que se alguém tiver alguma informação sobre o senhor João Batista, poderá entrar em contato nos telefones (73) 9807-4127 ou no (73) 9928-9502, além dos números 190 (Polícia Militar) e 197 (Polícia Civil)./Liberdadenews

Custo da energia elétrica aumenta 60% em 12 meses



O custo da energia elétrica acumula inflação de 60,42% no período de 12 meses, segundo dados de março do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados hoje (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao mesmo tempo, a inflação oficial, medida pelo IPCA, ficou em 8,13%.

Em março deste ano, a energia elétrica ficou, em média, 22,08% mais cara no país, respondendo por mais da metade da inflação oficial no mês, que ficou em 1,32%. “Esse aumento leva em conta os reajustes extraordinários concedidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica [Aneel] às concessionárias. Também inclui a bandeira tarifária que, neste mês, ficou vermelha”, disse a coordenadora de Índice de Preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos.

A bandeira tarifária é um custo extra que o consumidor precisa pagar quando as usinas termelétricas são acionadas para produzir energia. A energia produzida por essas usinas é mais cara do que a produzida pelas usinas hidrelétricas. Como as térmicas estão sendo usadas com frequência, a bandeira tarifária está vermelha: a mais cara.

Entre as cidades e regiões metropolitanas analisadas pelo IBGE, as maiores altas na energia elétrica foram registradas em Campo Grande (34,77%) e Curitiba (32,73%). No Recife, houve o menor reajuste: 0,65%. No Rio, a alta foi 23,34% e em São Paulo, 25,63%.

Segundo Eulina, a alta da energia elétrica tem não só impacto direto no bolso do consumidor, que paga sua conta de luz, mas também tem efeito indireto no preço de outros produtos, pois aumenta o custo dos produtores e fornecedores de serviços aos consumidores. “A refeição fora de casa tem influência da energia, por exemplo”, disse a pesquisadora.

A inflação de março também sofreu impacto dos alimentos, que aumentaram 1,17% no mês. Entre os produtos com maior aumento de preços estão cebola (15,1%), ovo de galinha (12,75%) e alho (7,66%). Outros produtos com alta foram refeição fora de casa (1,03%), leite longa vida (2,74%) e pão francês (0,93%).

A taxa do IPCA acumulada em 12 meses, de 8,13%, é a maior desde dezembro de 2003 (9,03%). “Em 2003, a inflação foi mais influenciada pela desvalorização do real. Neste ano, o país também está vivendo uma pressão do dólar. Mas, também, temos realinhamento de preços administrados, como a energia elétrica, e de impostos sobre itens mais caros, como os automóveis”, disse a coordenadora do IBGE.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Jovem bate carro de auto escola e morre em Medina


Um jovem morreu após bater o carro de uma auto escola no final da manhã desta terça-feira, 7 de abril, em Medina, no Vale do Jequitinhonha. De acordo com informações, Washington Marques Maia teria aproveitado um momento que o instrutor saiu do carro e fugiu sentido a Itaobim, na BR-116.

Durante o trajeto, o rapaz veio a colidir frontalmente contra um caminhão. Com o impacto da batida, ele ficou gravemente ferido e morreu no local. A Perícia Técnica da Polícia Civil foi acionada e após os trabalhos de praxe, o corpo foi liberado e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da região.


O caso está sendo apurado pela Polícia. Há suspeitas que a vítima tenha invadindo a pista contrária intencionalmente.diariodojequi

Deputado Uldurico Júnior parabeniza jornalistas





Parabenizo todos os jornalistas pelo seu dia!

Esses profissionais, que assim como eu, lutam pela honestidade e pela credibilidade das informações nos meios de comunicação. Hoje, nesta data, aproveito para prestar homenagem ao jornalista e radialista, Gel Lopes, assassinado em 2014 de forma covarde em Teixeira de Freitas (BA). Mais uma vítima por dizer a verdade para o povo. Deixo aqui os meus sinceros cumprimentos aos jornalistas.
Grande abraço!

Uldurico Júnior

GUARATINGA: Servidores Públicos param por 24 horas por falta de reajuste salarial e repasse sindical


GUARATINGA: Servidores Públicos param por 24 horas por falta de reajuste salarial e repasse sindical


GUARATINGA – Médicos, vigilantes, merendeiras, zeladores, recepcionistas e agentes administrativos da prefeitura municipal de Guaratinga filiados ao SISPUG (Sindicato dos Servidores Públicos de Guaratinga) decidiram na reunião dos Servidores realizada na ultima segunda-feira (06), parar as atividades no município de Guaratinga pelo período de 24 horas. O motivo é a falta da revisão salarial de funcionários públicos e Repasse Sindical que não está sendo repassado ao Sindicato há meses pelo prefeito Kenoel Viana (PV). A paralisação começa a contar a partir das 07:00hs da manhã desta quarta-feira (08).

A revisão salarial dos funcionários está de acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos, que permite o reajuste salarial logo no inicio de cada ano. Inicialmente, os sindicalistas pediram ao Governo Municipal, o aumento de 8,84%, o que foi negado pelo prefeito. Pelo menos quatro reuniões foram realizadas entre coordenação sindical, prefeito e procuradores do município, onde outras propostas foram apresentadas pelos dois lados, más, nada ficou firmado.

Em uma ultima reunião realizada na sede do SISPUG, na tarde desta terça-feira, onde estiveram mais uma vez presente, o prefeito Kenoel Viana, assessoria jurídica do município e membros sindicalistas ficou apenas apresentados às propostas de ambos os lados. O Sindicato baixou o pedido para 7,69%, já o prefeito alegou a falta de receita fiscal para cumprir com os anseios do sindicato e finalizou a proposta em 7%, o mesmo valor acrescido no ano passado. Quanto à falta de repasse sindical, o prefeito disse que pagaria os meses, mas não definiu uma data certa.

O Presidente do SISPUG Jorge Silva de Araújo, disse a nossa reportagem, que tem conhecimento de que a receita melhorou bastante e que o pedido de aumento solicitado pelo sindicato pode ser cumprido pela prefeitura. Jorge afirmou ainda, que acaso não haja respostas no prazo estipulado da paralisação, os servidores poderão estender a parada por mais 24 horas, podendo ocasionar uma greve por tempo indeterminado.

Na manhã desta quarta-feira (08), os funcionários filiados ao SISPUG farão uma concentração em frente à sede do Sindicato, no aguardo de uma resposta plausível por parte do prefeito Kenoel Viana./ guarananet

Número de acidentes cai, mas mortes aumentam em feriado


  O número de acidentes reduziu em 10%, os acidentes graves apresentou queda de 45% 

A Polícia Rodoviária Federal divulgou nesta terça-feira (7) o resultado da Operação Semana Santa, realizada entre a sexta-feira (2) e segunda-feira (6), nas rodovias federais que cortam a Bahia. A patrulha rodoviária informou que foram registrados 146 acidentes, 12 acidentes graves, 91 feridos, 17 mortes.

De acordo com as estatísticas informadas pela PRF, o número de acidentes reduziu em 10%, os acidentes graves apresentou queda de 45%, com relação a operação em 2015, porém o número de vítimas fatais aumentou em 13%, passando de 15 (2014) para 17 (2015).

A Polícia Rodoviária Federal ainda informou que dos 2.476 veículos fiscalizados, 14.354 pessoas foram abordadas, sendo extraídas 4.010 autuações, destacando-se 896 por ultrapassagens proibidas, além de um total de 5.319 imagens de radar capturadas por veículos flagrados transitando acima da velocidade permitida.

Durante a operação foram realizados 4.864 testes com etilômetro e 37 condutores foram notificados por dirigirem alcoolizados, sendo que 16 condutores foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil por crime de embriaguez no trânsito./folhadoestado

Dilma decide que vice Michel Temer fará articulação política do governo




(ANSA) - O ministro de Relações Institucionais, Pepe Vargas (PT), está fora da articulação política do governo. A presidente Dilma Rousseff decidiu nesta terça-feira, 7, que a estrutura da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) será incorporada à da Vice-Presidência da República.

Na prática, a medida faz com que o vice Michel Temer (PMDB) seja o novo articulador político do governo. A decisão ocorre depois do ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, recusar convite de Dilma para assumir a SRI.

A presidente conversou com Pepe no Palácio do Planalto, lamentou o vazamento da notícia sobre o convite para que Padilha assumisse a articulação política e disse que precisava do cargo para contemplar o PMDB. Dilma ainda afirmou a Pepe que não estava agindo sob pressão dos presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), nem do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). "Essa conta é nossa. Não é sua", declarou a presidente, na conversa com Pepe.

"O presidente Temer é nosso presidente nacional, foi três vezes presidente da Câmara dos Deputados, tem bastante bagagem para fazer esse entendimento [com a base aliada]. Com respeito ao ministro Pepe Vargas, Dilma deu uma avançada nessa questão ao levar o vice para acumular a função de coordenador político", comentou o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira. (ANSA)

Dilma esteve reunida nesta tarde com presidentes e líderes de partidos da base aliada no Congresso Nacional. Em nota oficial, Dilma agradece "o empenho, a lealdade e a competência" do ex-ministro. Vargas assumiu o cargo no início do ano, no segundo mandato presidencial de Dilma Rousseff.

Na última segunda-feira (6), Temer, que também é presidente nacional do PMDB, reuniu-se com correligionários para conversar sobre a então possível mudança ministerial. Foi cogitado que o ministro de Aviação Civil, Eliseu Padilha, ocupasse a pasta.

 Secretaria de Relações Institucionais é responsável pelas relações da Presidência da República com o Congresso Nacional, a sociedade e os partidos políticos, além da interlocução com estados e municípios e o Distrito Federal.

Após o anúncio oficial, o chefe da Casa Civil, ministro Aloizio Mercadante, explicou que todas as funções da Secretaria de Relações Institucionais serão assumidas por Temer. Além da articulação política com os parlamentares, a secretaria é responsável pela relação do governo federal com as prefeituras.

De acordo com Mercadante, a mudança foi “fortemente apoiada por todos os partidos” da base. “Essa solução política, em um momento com tantos desafios, ajuda a melhorar as relações com o Congresso, entre os Poderes e entre base aliada.”

Ao falar com a imprensa, o chefe da Casa Civil enfatizou que Temer é um “homem público de larga experiência”, ressaltando sua biografia como constituinte, presidente da Câmara dos Deputados por mais de uma vez e presidente do PMDB.

“É a liderança que melhor reúne condições de fazer esse trabalho”, afirmou o ministro. Para ele, Temer tem perfil para conduzir a articulação política e “agregar a base aliada”. Sobre a possibilidade de essa “solução” ser considerada satisfatória por todas as diferentes alas do partido, Mercadante disse que a tarefa “é mais complexa” e “não diz respeito a um partido”. “Exige diálogo, construção com todos partidos da base, inclusive com oposição. Função que exige diálogo com todos.”

Mercadante destacou que todos as lideranças reconheceram a “dedicação, empenho, ética e comportamento” do ministro Pepe Vargas à frente da pasta. De acordo com o chefe da Casa Civil, a “seriedade e a ética” de Pepe não estão sendo discutidas neste momento de troca, e sim uma “melhor interlocução com todos os Poderes”.


Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.