Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 15 de junho de 2013

Prefeitos se reúnem em Teixeira de Freitas visando instalação de um consórcio público para o extremo sul

A APES – Associação dos Prefeitos do Extremo Sul da Bahia, com base nos 21 municípios da região, reuniu os gestores na tarde desta sexta-feira (14/04), na sede regional do SEBRAE em Teixeira de Freitas, quando foi discutida a viabilidade da instalação de um consórcio público para toda região que seria denominado de “Construir”. Na realidade o consórcio seria ampliado para o extremo sul baiano, tendo em vista que o mesmo já está em funcionamento em 5 municípios da região, composto por Medeiros Neto, Itanhém, Vereda, Ibirapuã e Lajedão.

Para o prefeito de Caravelas, Jadson Ruas, também presidente da APES, a finalidade é facilitar a vida dos municípios com a idealização dos seus projetos na busca de recursos federais e estaduais e viabilizar as complexidades dos projetos de resíduos sólidos e verbas indenizatórias. E segundo Jadson Ruas, o consórcio público não beneficiaria somente o meio ambiente, mas também nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e muitas outras.

A ideia da sua instalação conforme o advogado Fernando Bercevelli, superintendente do Consórcio, é promover uma cooperação mútua de assistência médica, ambiental, educacional e arquitetônica entre os municípios.

Além de otimizar a execução de ações regionais, será complementado o atendimento em áreas com serviços desfalcados para tentar conter os problemas e serão criadas câmaras técnicas em toda a região com o objetivo de unificar e discutir medidas na área da judicialização.

Procura pela vacina contra paralisia nos postos de saúde é baixa, diz secretaria

Procura pela vacina contra paralisia nos postos de saúde é baixa, diz secretaria
Ainda é pequena a procura pelos 140 postos de vacinação abertos neste sábado (15) para que crianças entre seis meses e menores de cinco anos sejam vacinadas contra a poliomielite (paralisia infantil), segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A imunização poderá ser feita até às 16 horas.

A campanha começou no último dia 8 e imunizou apenas 66 mil das cerca de 157 mil crianças que compõem o público alvo, o que representa 42%. As gotinhas, única forma de prevenção contra a doença, não têm contraindicações e não provocam dor. 

O Brasil foi certificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como livre do vírus da poliomielite. A importância da vacina é manter o país livre da circulação do vírus que ocasiona a doença. Durante a Copa das Confederações, o país receberá inúmeros turistas de vários lugares do mundo onde ainda há registros da Pólio.

Até março de 2013, foram registrados 10 casos de poliomielite, sendo cinco no Paquistão, quatro na Nigéria e um no Afeganistão. Neste domingo (16), a vacinação poderá ser realizada em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades de Atendimentos Odontológico (Dique e Liberdade) e Hospitais públicos.

Dilma é vaiada na abertura da Copa das Confederações

Dilma é vaiada na abertura da Copa das Confederações
A presidente Dilma Rousseff foi vaiada na abertura da Copa das Confederações, neste sábado (15), antes do jogo entre Brasil e Japão, no Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha).

Na tribuna, ela fez um breve pronunciamento, e declarou aberta oficialmente a competição, mas recebeu vaias de parte do público que lotou a arena na capital federal. Diante das vaias, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, que estava ao lado de Dilma na tribuna do estádio e também fez um pronunciamento oficial, chegou a pedir educação aos torcedores. 

"Amigos do futebol brasileiro, onde está o respeito e o fair play, por favor?", disse o dirigente suíço, ao aumentar o constrangimento do momento. Antes disso, Blatter fez um breve discurso. "Prezados amigos do futebol, estamos todos reunidos hoje para uma verdadeira festa do futebol no país pentacampeão.

É um grande prazer, em nome da Fifa, dar as boas-vindas e agradecer as autoridades brasileiras, lideradas pela presidente Dilma Rousseff", declarou o presidente da Fifa, em português. Dilma foi vaiada duas vezes pelo público, quando foi anunciada oficialmente e quando foi citada por Blatter.

Ela ficou com o semblante fechado ao lado do cartola da Fifa e apenas declarou aberta a competição. "Declaro oficialmente aberta a Copa das Confederações Fifa 2013", discursou a presidente ela, visivelmente constrangida com a situação.

Vem ai o 1º Campeonato Municipal de Futebol da Reconstrução de Jucuruçu - 2013

ART.1º - O 1º Campeonato Municipal de Futebol da Reconstrução de Jucuruçu - 2013 será promovido pela Prefeitura Municipal de Jucuruçu juntamente com a Diretoria de Esporte e tem por objetivo, desenvolver, através da pratica esportiva, a integração e o intercâmbio de pessoas envolvidas com equipes de futebol, de forma saudável e oferecer novas oportunidades de lazer aos adeptos do esporte. ART. 2º - Este regulamento é o conjunto das disposições que regem as competições do 1º Campeonato Municipal de Futebol da Reconstrução de Jucuruçu – 2013.

II- DA ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO

ART.3º - O campeonato obedecerá às disposições deste regulamento.
ART.4º - A Organização e Execução do 1º Campeonato Municipal de Futebol da Reconstrução de Jucuruçu – 2013 caberá a Diretoria de Esporte representado por Agnaldo Pereira e Hântery Lopes Diretor de Esporte, que cumprirá e fará cumprir este Regulamento.

ART. 5º - A Diretoria de Esporte de Jucuruçu compete:

a) Emitir e interpretar este regulamento, zelando pela sua perfeita execução;
b) Elaborar, observar e fazer cumprir a tabela dos jogos;
c) Elaborar, com base nos resultados dos jogos aprovados, a classificação final nas respectivas fases do Campeonato;

d) Examinar quando necessário, os documentos dos atletas inscritos, de acordo com o estabelecido neste regulamento;

e) Receber das equipes, possíveis reclamações e até mesmo veto, referente à atuação dos árbitros desde que o façam por escrito. Estas serão analisadas pela Diretoria de Esporte, a qual emitirá um parecer, sobre a procedência ou não o fato reclamado.

Ministro César Borges pede a Dilma poder para demitir

O ministro César Borges (Transportes) pediu à presidenta Dilma que lhe confira o poder de exonerar subordinados, aceitando inclusive que o Planalto escolha os novos ocupantes dos cargos.

O ministro alegou que, sem essa prerrogativa, perde o respeito de subordinados. É o caso do general Jorge Fraxe, diretor-geral do DNIT, que se acha protegido de Dilma e o desrespeita, faltando a reuniões sem dar qualquer satisfação. Segundo correligionários de César Borges no PR, Dilma deve acatar o pedido, o que já surte efeito na produtividade do ministério.

Borges reclamou ao PR da falta de autonomia, quando foi orientado a pedir autorização ao Planalto para exercer a prerrogativa de demitir. O general Jorge Fraxe participou, junto com César Borges, de jantar com parlamentares, terça, na residência de Fábio Ramalho (PV-MG). Até o PCdoB aprecia a queda de Dilma nas pesquisas. Espera que a madame troque os saltos altíssimos pelas sandálias da humildade. 

Em dia de Brasil x Japão, empresas falam de cultura nipônica na Bahia

Em dia de Brasil x Japão, empresas falam de cultura nipônica na Bahia
A cultura milenar do Japão tem muitos admiradores no ocidente. O primeiro adversário do Brasil na Copa das Confederações, em partida que acontecerá em Brasília neste sábado (15), influenciou o estilo de vida nacional em alguns setores, mas na culinária sofreu adaptações. “Nossa comida é ocidentalizada, é uma releitura da culinária japonesa que também é servida na Europa e nos Estados Unidos.

Já fui ao Japão e lá eles aproveitam 100% do peixe, até a escama, e o brasileiro não valoriza isso. Temos pratos mais tradicionais também, mas seguimos a tendência dos restaurantes brasileiros, somos puxados para o contemporâneo”, explicou a sócia do Restaurante Soho, Karine Queiroz. Segundo ela, estabelecimento já criou algumas iguarias como hot rolls e Pikachu. “Não é [criação] baiana, porque a massa é japonesa, mas foi criação do Soho”, contou.

Se os chefes de cozinha dão uma pitada brasileira na comida japonesa sem precisar colocar dendê, o método de ensino Kumon extrai uma virtude japonesa que, segundo o orientador da unidade da Pituba, Ricardo Albuquerque, não é o forte do brasileiro. “A gente tenta ser o mais fiel possível aos métodos do Japão [de onde veio o Kumon], porque lá a disciplina é outra, eles em geral têm mais concentração que os brasileiros e sul-americanos em geral”, diz Ricardo. 

Judoca do Esporte Clube Vitória, Maicon França diz ter aprendido desde cedo, aos quatro anos, as principais virtudes do esporte criado pelo japonês Jigoro Kano. “Tudo que vem do Japão tem muito de disciplina e hierarquia”, apontou.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

De Goiás, Marcíria fatura o prêmio de R$ 10 mil pela melhor coxinha do Brasil

Veja quem é a vencedora do concurso 'A Melhor Coxinha do Brasil' (Foto: Mais Você / TV Globo)
Veja quem é a vencedora do concurso 'A Melhor Coxinha do Brasil' (Foto: Mais Você / TV Globo)

Um júri de estrelas participou do concurso "A Melhor Coxinha do Brasil" no Mais Você! Zeca Camargo, Fabiana Karla, Thiaguinho, Joaquim Lopes e o chef Rueda elegeram o salgado preparado por Marcíria de Carvalho, de 38 anos, como o mais saboroso. A campeã é de São Miguel do Passa Quatro, interior de Goiás, e a receita da Coxinha de Galinha da Marcíria é feita com massa tradicional. Ela levou para casa nada mais, nada menos do que R$ 10 mil.

Especial de Receitas: 'A Melhor Coxinha do Brasil'; faça salgados em casa!
Ao lado de Ana Maria, Zeca Camargo anunciou o prêmio e entregou, além do cheque, um lindo troféu para a vencedora. Marcíria, que vive em uma fazenda e faz suas receitas com leite fresco, tirado direto da vaca, comemorou: “Eu estou muito feliz. Muito mesmo! Eu falei para a minha filha que eu iria ganhar”.

Em segundo lugar ficou a concorrente Rosa Helena Voltolini, de Porto Belo, Santa Catarina. Ela preparou uma receita de Coxinha Cremosa de Frango, feita com gordura vegetal. Maria da Conceição Santos, de São Luís do Maranhão, levou o terceiro lugar com uma massa que não leva leite, apenas caldo do frango na Coxinha da Ceiça.

Para fechar a manhã no clima de bom humor, Thiaguinho cantou a música “Ousadia e Alegria” e colocou jurados e competidores para dançar. Fabiana Karla foi uma que mostrou que tem muito samba no pé!
Ao lado de Ana Maria, finalistas, vencedora e júri de famosos posam no final do concurso (Foto: Mais Você / TV Globo)
Ao lado de Ana Maria, finalistas, vencedora e júri de famosos posam no final do concurso (Foto: Mais Você / TV Globo)

Conheça os 11 grandes finalistas do concurso 'A Melhor Coxinha do Brasil’

Do Leste, Oeste, Norte e Sul saíram onze cozinheiros de mão cheia (Foto: Mais Você / TV Globo)Do Leste, Oeste, Norte e Sul do país saíram 11 cozinheiros de mão-cheia 
Requeijão, mandioquinha, batata, milho, creme de leite... São inúmeros os ingredientes que podem ser usados em uma coxinha, mas qual será a melhor do Brasil? Para descobrir este enigma, o Mais Você lançou um concurso e recebeu 4.000 inscrições. Entre elas, 11 finalistas disputaram este título gastronômico nesta sexta-feira!
Conheça os cozinheiros de mão-cheia:
Nome completo: Cleide Aparecida Silveira Deny
Idade: 40 anos
Cidade e estado: Porto Feliz - SP
Nome da coxinha: Coxinha de Galinha Maravilha
Diferencial da coxinha: farinha de milho e creme de leite
Como descobriu essa receita:aprendeu a fazer coxinha com uma amiga
Nome completo: Hélica Hermógenes Carlos
Idade: 39 Anos
Cidade e estado: Belo Horizonte – MG
Nome da coxinha: Coxinha Releitura da Hélica
Diferencial da coxinha: milho verde e amido de milho
Como descobriu essa receita: fez esta receita de coxinha especialmente para o concurso
Nome completo: Ilyria Paula Costa Silvério De Souza Soares
Idade: 46 Anos
Cidade e estado: Nova Friburgo - RJ
Nome da coxinha: Coxinha de Requeijão Cremoso
Diferencial da coxinha: massa é o requeijão
Como descobriu essa receita:aprendeu a fazer esta coxinha após comer um salgado de camarão.
Nome completo: Jesse James Rodrigues Lopes
Idade: 48 Anos
Cidade e estado: Araguaína - TO
Nome da coxinha: Coxinha
Diferencial da coxinha: massa com iogurte natural e mandioquinha
Como descobriu essa receita: aprendeu com os pais
Nome completo: Liliane De Carvalho Moura
Idade: 40 Anos
Cidade e estado: Tenente Portela - RS
Nome da coxinha: Coxinha Da Lili
Diferencial da coxinha: massa tradicional
Como descobriu essa receita: aprendeu a fazer há aproximadamente 10 anos
Nome completo: Luiz De Souza Dantas
Idade: 56 Anos
Cidade e estado: Centro Jucurucu - BA
Nome da coxinha: Coxinha da Hanna
Diferencial da coxinha: polvilho e parmesão
Como descobriu essa receita: fez a coxinha especialmente para o programa
Nome completo: Marcíria Maria de Carvalho
Idade: 38 Anos
Cidade e estado: São Miguel Do Passa Quatro - GO
Nome da coxinha: Coxinha de Galinha da Marcíria
Diferencial da coxinha: massa tradicional
Como descobriu essa receita: faz esta receita de coxinha há aproximadamente 10 anos
Nome completo: Maria Angela Cardoso
Idade: 47 Anos
Cidade e estado: Sorocaba - SP
Nome da coxinha: Coxinha Cremosa
Diferencial da coxinha: batata e requeijão
Como descobriu essa receita: com os pais, faz desde os 9 anos
Nome completo: Maria Da Conceição Santos
Idade: 53 Anos
Cidade e estado: São Luiz - MA
Nome da Coxinha: Coxinha Da Ceiça
Diferencial da coxinha: massa tradicional
Como descobriu essa receita: aprendeu a cozinhar em seu trabalho e em uma das casas em que trabalhou aprendeu esta receita de coxinha
Nome completo: Rosa Helena De Novais Voltolini
Idade: 51 Anos
Cidade e estado: Porto Belo – SC
Nome da coxinha: Coxinha Cremosa de Frango
Diferencial da coxinha: gordura vegetal
Como descobriu essa receita:aprendeu a fazer sua coxinha sozinha, sempre mudando um ingrediente até conseguir dar cremosidade a massa
Nome completo: Rita de Cássia da Costa
Idade: 47 Anos
Cidade  e estado: Duque De Caxias - RJ
Nome da Coxinha: Coxinha do Amor e do Bom-humor
Diferencial da coxinha: bacon e milho verde
Como descobriu essa receita: aprendeu a sua massa de coxinha com a sua mãe que usava essa massa para empanar ovos de codorna. O recheio foi inventado por ela mesma.

Itaperoá e Jucuruçu na torcida por Luiz Dantas no Super Chef do programa “Mais Você” da Ana Maria Braga

O comerciante e decorador Luiz de Souza Dantas, atual diretor de Cultura da Prefeitura Municipal de Jucuruçu, selecionado na última quinta-feira (06/06), para a nova fase da promoção Super Chef, um concorrido quadro do programa matutino “Mais Você” da TV Globo, vai se apresentar ao programa da Ana Maria Braga e do louro José na manhã desta sexta-feira (14/06).

Luiz Dantas foi um dos 10 selecionados numa concorrência com mais de 200 mil pessoas de todo Brasil. Ele foi escolhido após se inscrever apresentando uma inédita coxinha de goma, que denominou de “Coxinha da Hanna” em homenagem a sua cadelinha de estimação que atende pelo nome de Hanna.

Luiz Dantas foi levado ao PROJAC - Projeto Jacarepaguá, também conhecido por Central Globo de Produção no Rio de Janeiro, um dia após ter sido selecionado. O decorador Luiz Dantas, ou simplesmente “Dantas” como é popularmente conhecido, exerce o cargo de diretor de cultura do município de Jucuruçu, pela terceira vez. Sempre foi dono de restaurante e responsável pela beleza da cidade nas suas ocasiões mais especiais, principalmente no São João e Natal e sempre foi cortejado pelos seus grandes dotes culinário.

 “Dantas” é natural de Itaperoá, cidade do litoral da região da Costa do Dendé no baixo sul da Bahia. E se mudou para Jucuruçu no ano 2000, quando se radicou na cidade e desde então se revelou um apaixonado pela terra jucurucuense, onde é bastante querido e personagem ativo das ações culturais e educacionais do município.

Pessoa carinhosa, amável e de uma doçura extrema no trato para com as pessoas Luiz Dantas é, sobretudo, um adorado por adultos e crianças e uma pessoa de grande generosidade. Nos anos 80, Luiz Dantas trabalhou na equipe de maquiagem da apresentadora Xuxa Meneghel e a sua volta para Rede Globo, 25 anos depois, desta vez para participar do quadro Super Chef do programa “Mais Você” está deixando os moradores de Itaperoá (sua terra natal), quanto os de Jucuruçu (sua terra do coração) em alertas para torcem para o filho ilustre.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Jovem de 17 anos é morta a facadas e outra leva mais de 60 facadas

Camacan: Um crime brutal chocou a cidade de Camacan na manhã desta quarta feira, 12 de junho. O crime aconteceu na Rua São Francisco, bairro do sarampo, cidade Alta em Camacan.

Jessica dos Santos Carvalho, 17 anos e Renata Carvalho de Oliveira, 23 anos, foram atacadas a facadas enquanto dormiam, as duas jovens foram encontradas semi nuas e amordaçadas com várias facadas pelo corpo.
Testemunhas e vizinhos ficaram chocados com tanta violência, Jessica com várias perfurações pelo corpo morreu no local, Renata,  tinha mais de 60 facadas pelo corpo e foi levada ainda com vida para o hospital de base de Itabuna onde se encontra em estado gravíssimo. a polícia está investigando o caso para tentar descobrir o assassino ou assassinos crime tão violento.

Polícia Civil prende quadrilha acusada de assaltos e homicídios em Teixeira de Freitas


tn

A apresentação dos criminosos só deve acontecer na tarde desta quinta-feira (13), mas em entrevista exclusiva ao Teixeira News o delegado Marcus Vinícius, coordenador regional da 8ª Coorpin, informou que pelo menos três homicídios já foram esclarecidos com a prisão da quadrilha. O número de envolvidos também ainda não foi informado, pois segundo o próprio Marcus Vinicius, a sua equipe está em campo tentando esclarecer outros crimes, bem como efetuar a prisão de pelo menos mais um acusado.


O bando preso, que já vinha sendo monitorado, foi flagrado em posse de dois carros e uma moto locados, além de celulares, dois revólveres calibre 38 e farta munição. Essa mesma quadrilha é apontada como responsável por assaltos audaciosos ocorridos em Teixeira de Freitas, incluindo estabelecimentos comerciais e residências.


Segundo o delegado Marcus Vinícius a quadrilha está envolvida diretamente nos assassinatos do professor Agnaldo Santos, conhecido por Matemático, morto em 10 de junho de 2012 durante um evento festivo no distrito de Juracitaba, interior de Medeiros Neto, de Tarcísio Laureano dos Santos, 19 anos, morto em 27 de fevereiro deste ano de 2013 no bairro Luís Eduardo Magalhães e a execução bárbara do mecânico João Vitor da Silva Prates, de 20 anos, crime ocorrido no último dia 4 de junho, em uma oficina de motos à rua Estrela do Sul, no bairro São Lourenço, região central de Teixeira de Freitas. Além de executar o mecânico a tiros, os dois criminosos, que estavam numa moto, ainda usaram um facão para decapitar João Vitor.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Furacão da CPI ataca novamente e transa à beira de piscina em hotel

Furacão da CPI ataca novamente e transa à beira de piscina em hotel
A advogada Denise Leitão Rocha, ex-assessora parlamentar no Senado que ficou conhecida como "Furacão da CPI" depois que um vídeo dela fazendo sexo vazou na internet, ataca novamente.

Prestes a entrar no reality “A Fazenda”, da Rede Record, a moça foi flagrada, de acordo com Léo Dias, colunista do jornal O Dia, transando na piscina de um hotel com um rapaz. Apesar de estar em um lugar público — em cima de uma espreguiçadeira do Hotel Comfort, em Brasília —, ela fez sexo para quem quisesse ver.

No vídeo, que tem a data de 5 de maio, Denise fica deitada, de costas, e o rapaz em cima dela. Ele olha para os lados e para cima, com medo de estar sendo observado.

Quando o sexo termina, ele ajeita o biquíni dela e bebe um uísque tranquilamente. Segundo o jornalista, “nem adianta dizer que não é Denise quem protagoniza as calientes cenas! A enorme tatuagem que ela traz do lado direito do bumbum aparece nas imagens”.

Morre homem mais velho do mundo

Morre homem mais velho do mundo
Morreu na madrugada desta quarta-feira (12) por causas naturais, aos 116 anos, o homem mais velho do mundo, de acordo com o livro Guiness de Recordes. Jiroemon Kimura nasceu em 19 de abril de 1897, no Japão. Ele foi reconhecido como a pessoa mais velha do planeta em dezembro de 2012, depois da morte da norte-americana Dina Manfredini, aos 115 anos. Kimura viveu 116 anos e 54 dias.

O recorde de quem mais viveu, no entanto, é o da francesa Jeanne Louise Calment, que morreu em 1997 aos 122 anos e 164 dias. O Japão é um dos países com maior esperança média de vida do mundo, com cerca de 30 milhões de habitantes acima de 65 anos, o que representa 24,1% da população. Informações da Agência Lusa.

Vereadora Erlita assume Secretaria de Urbanismo do Governo João Bosco

A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas promoveu sessão solene nessa segunda-feira (11) a fim de oficializar a licença de Erlita Freitas do cargo de vereadora e empossar o suplente de vereador Ailton Souza (PT). A parlamentar deixa o legislativo para ocupar um dos mais relevantes postos do Governo Municipal, a Secretaria de Habitação, a convite do prefeito João Bosco (PT).

A sessão solene contou com presenças de personalidades locais e regionais, o que denota o respaldo político da escolhida de Bosco para a pasta de Urbanismo em todo o extremo sul da Bahia. Dentre as personalidades presentes, destaque para o vice-prefeito de Alcobaça, Zé Carlos (PDT) e o petista Dalvadisio Lima, de Itamaraju, também estiveram presentes, além de dirigentes do MST e da CUT.
Para o prefeito João Bosco, Erlita reúne todas as características ideais para assumir a função. “Eu precisava encontrar uma mulher para essa secretaria. Uma mulher que reunisse perfil político e perfil técnico para a função, e que tivesse a sensibilidade de uma mãe que sonha em ter uma casa para abrigar seus filhos”, afirmou.
  
Erlita, que foi a vereadora mais votada de Teixeira de Freitas, com mais de 1,4 mil votos, se pronunciou reafirmando seu compromisso em fazer valer a pena a expressiva votação que obteve. “Não estou abandonando o povo que me elegeu, como alguns dizem, estou apenas assumindo um novo desafio, onde terei a condição de fazer muito mais pelos teixeirenses”, salientou.
O novo vereador
Empossado na cadeira antes ocupada por Erlita, Ainton Souza (PT), é natural de Alcobaça, mas está radicado em Teixeira de Freitas há mais de uma década. O petista é militante do Movimento Sem Terra, e nasceu debaixo da lona do primeiro assentamento de reforma agrária da Bahia, o 40/45.
Atualmente o jovem sem terra exercia a função de agente de combate a endemias, função pública que se licenciou para assumir o honroso posto de representante legítimo dos teixeirenses. No pleito de 2012, o petista obteve mais de 800 votos, o que lhe garantiu a diplomação de suplente de vereador.

Presidente Dilma Rousseff aprova migração de emissoras AM para faixa de FM

A presidenta Dilma Rousseff aprovou a migração das emissoras de rádio AM para a faixa de FM. A proposta foi apresentada à presidente pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, na última quinta, (6), isso é um grande passo para que o rádio no Brasil finalmente venha para a Era Digital. 

Atualmente cerca de 20 rádios no Brasil testam o sistema digital, mas são apenas testes. O Ministério das Telecomunicações colocou em análise 2 sistemas de transmissão de Rádio Digital: o IBOC (Estados Unidos) e o DRT (Europeu). Parte do processo da digitalização é a mudança da faixa AM para FM e esta mudança de faixa pode ocorrer independente da escolha do sistema que será usado, ficando a decisão para o radiodifusor.

Cerca de 2 mil emissoras serão beneficiadas em todo o país. Para tanto, será feita a ocupação da faixa de FM (88,1 a 108 MHz) e FM estendida (76,1 a 108 MHz), quando necessário, aproveitando as frequências dos canais 5 e 6 de televisão. A decisão da presidenta atende a uma demanda da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) e das Associações Estaduais de Radiodifusão, que consideram a migração das emissoras AM para os canais 5 e 6 de televisão o caminho mais adequado para o rádio AM brasileiro.
Atualmente, as emissoras AM que operam em ondas médias sofrem com níveis crescentes de interferências e ruídos que prejudicam a prestação do serviço. “Essa é uma excelente notícia para toda a radiodifusão nacional, não somente atendendo os anseios e expectativas dos radiodifusores de AM. Mas também, estabelecendo um novo marco de investimentos e de inovações no setor, impulsionando o rádio a tornar-se ainda mais competitivo para melhor atender aos seus ouvintes e ao mercado”, declarou o presidente da Associação das emissoras de radiodifusão do Paraná, Márcio Villela.

As condições para a realocação serão definidas pelo secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério, Genildo Lins, que discutirá com a Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão). A proposta seguirá em regime de urgência para aprovação no Congresso e pode ser aprovada nos próximos meses. Com isso, a migração começaria já em 2014.

“Não poderia haver decisão mais justa para o radiodifusor”, afirma Rodrigo Neves, presidente da AESP. “Onde não há congestionamento de banda, a transição do AM para o FM será simples. Já nos 200 municípios onde há congestionamento, especialmente em regiões metropolitanas, serão usados os canais 5 e 6.”

Mobilização Nacional dos Produtores Rurais acontecerá em Itamaraju nesta sexta-feira

Acontecerá na próxima sexta-feira (14) às 9h da manhã uma mobilização promovida pelos Produtores Rurais do Sul da Bahia. A mobilização acontecerá em diversas partes do País. 

Os produtores rurais pretendem realizar um grande manifesto, em protesto contra as atitudes da Funai e a inércia dos Governos Estadual e Federal, ante os processos de demarcação e ampliação das terras indígenas. 

O manifesto acontecerá nas proximidades do Posto da Policia Rodoviária Federal de Itamaraju, a concentração ocorrerá no pátio do Posto Serral a partir das 8h.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Radialista é agredido e esfaqueado em Brumado

Na madrugada desta segunda-feira (’1o) três bandidos armados de uma faca invadiram a residência do radialista Beto Mendes da rádio Alternativa FM, e desferiram vários socos, chutes e facadas. O crime ocorreu no bairro Alvorada. Entre os criminosos que participaram da tentativa de assassinato, um deles é menor de idade. O profissional de comunicação narrou que quando foi agredido, entrou em luta corporal com os marginais afim de se safar dos ataques dos bandidos, mas mesmo assim levou várias facadas.
Ainda de acordo com o informações, enquanto era esfaqueado o homem conseguiu se desviar de algumas investidas e conseguiu fugir. Beto Mendes conseguiu correr e pedir socorro, sendo encaminhado para o Hospital Professor Magalhães Neto e não corre risco de morte. A policia Militar foi acionada, perseguiu e conseguiu prender os homens que atentaram contra a vida do radialista. Ainda segundo informações, um deles teria deixado um celular para trás o que facilitou a prisão dos elementos. Acredita-se que a tentativa de homicídio se deu por causa de algumas denuncias contra a marginalidade, no tocante ao tráfico de drogas e outras barbaridades cometidas pelos elementos.

Confederações: Wagner diz que trabalho de Centro de Operações será prévia para Copa do Mundo

Confederações: Wagner diz que trabalho de Centro de Operações será prévia para Copa do Mundo
O governador Jaques Wagner afirmou que o Centro de Operações da Copa das Confederações é uma prévia do Centro de Comando e Controle da Copa do Mundo de 2014. “São dez salas, 50 profissionais e diversos equipamentos de tecnologia de informação.

Nós vamos estar também com uma carreta que é uma espécie de centro de comando móvel”, disse na edição desta terça-feira (11) do programa Conversa com o Governador. 

Ao falar sobre os investimentos em segurança para o evento esportivo, o petista disse que 22 centros integrados de comunicação estarão espalhados pelo interior do estado com o objetivo de dar mais eficiência às polícias Militar e Civil.

“Todas essas informações, quando o Centro de Comando e Controle estiver pronto em 2014, serão concentradas”, declarou.

Outros assuntos comentados foram os investimentos na indústria naval e obras do governo estadual no interior.

11 de junho - dia da marinha brasileira

Uma das primeiras batalhas representativas da Marinha Brasileira foi a Batalha Naval do Riachuelo no dia 11 de junho de 1865. A esquadra brasileira comandada pelo Almirante Barroso, combateu durante 8 horas a esquadra paraguaia que foi parcialmente destruída.

Após um período de paz, nossa esquadra entra em combate novamente em 1918, durante a Primeira Grande Guerra Mundial. Nossa missão era patrulhar a costa africana da presença de navios e submarinhos alemães.

Já na Segunda Guerra Mundial, após ataques a 5 navios mercantes nas costas de Sergipe, nossa Marinha volta a atuar. Mas agora para proteger o litoral brasileiro contra mais uma vez navios e principalmente submarinos alemães.

Atualmente temos uma Marinha modernizada e pronta para agir! Protegem e patrulham nossas águas de invasores indesejáveis e auxiliam mercantes em casos de emergência. Viva nossa marinha e nossos marinheiros!

Você já visitou um navio? Não? Sugira ao seu professor este passeio, a visita a um navio além de ser divertido é aula inesquecível!

Aleluia diz que porto viabilizaria projeto da ponte Salvador-Itaparica

politica news
A construção de um porto, para dar viabilidade econômica ao projeto da ponte Salvador-Itaparica e contribuir no desenvolvimento do estado, foi proposta pelo secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, durante palestra sobre o tema, na ABI, nesta segunda-feira.

Aleluia disse que a obra é uma oportunidade para a Bahia abrir um novo ciclo virtuoso de crescimento, mas antes deve ser alvo de muita reflexão em torno do seu planejamento e concepção. “A ponte é um assunto relevante.

Não pode servir de muro ou trazer qualquer tipo de obstáculo ao entendimento entre o município e o estado, mas são necessárias algumas considerações”, pontuou. Para o secretário, os ciclos de desenvolvimento econômico na Bahia estão se esgotando, a exemplo do polo petroquímico, do ciclo automotivo e do turismo. 

Por outro lado, ele avalia que a oportunidade logística que a Baía de Todos-os-santos oferece hoje não é bem aproveitada. Aleluia propôs um projeto com novo traçado, integrando a ponte, o porto, ferrovia e rodovias, distante das ilhas, em águas profundas, reduzindo o impacto da obra sobre o meio ambiente, a paisagem, a cultura e a mobilidade, em Salvador e Baía de Todos-os-santos. 

“Vamos buscar soluções novas”, reiterou, alegando que a Via Expressa (ligando a região portuária de Salvador à BR-324) não foi projetada para receber o volume de tráfego a ser gerado pela ponte, caso ela seja erguida com o desenho atual.

Salvador e cidades do interior correm risco de perder recursos do Bolsa Família

Salvador e cidades do interior correm risco de perder recursos do Bolsa Família
As secretarias municipais de Saúde da Bahia precisam atualizar as informações do acompanhamento das famílias beneficiárias do Bolsa Família até o dia 28 deste mês. De acordo com o Ministério da Saúde, as cidades de Aiquara, Caraíbas, Catolândia, Dom Macedo Costa, Iguaí, Macurerê, Nova Canaã, Nova Viçosa e Salinas da Margarida, todas no interior do estado, não haviam inserido qualquer dado e outros 36 municípios ainda não tinham alcançado o índice mínimo de informação exigido (20%), entre eles Salvador, com apenas 11%.

O não encaminhamento dos dados pode levar as cidades a ficarem sem parte dos recursos do governo federal para o projeto. Segundo a titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Moema Gramacho, as cidades onde o índice de informações ficar abaixo de 20% não receberão os recursos do Bolsa Família por seis meses.

Salvador é a cidade com maior repasse de verdas no estado e pode deixar de receber R$ 2,8 milhões do governo federal para melhoria do Bolsa Família, além de fazer com que seja bloqueado o benefício de até 128.685 famílias.

Projeto quer dificultar propaganda de bebidas alcoólicas e cigarro perto de escolas

Projeto quer dificultar propaganda de bebidas alcoólicas e cigarro perto de escolas
O líder do PSL na Câmara Municipal de Salvador, José Trindade, apresentou um Projeto de Lei (PL) que prevê a proibição da veiculação de propagandas e comercialização de bebidas alcoólicas e cigarros em um raio de 200 metros das instituições de ensino – privadas e públicas - soteropolitanas.

O objetivo do vereador é suprir a necessidade de mecanismos legais que restrinjam ou dificultem a obtenção dos produtos, principalmente pelos adolescentes. “Vemos propagandas que vendem a ilusão da alegria, das mulheres bonitas aos seus pés, da figura bem-sucedida e popular, quando, na verdade, o cigarro e a bebida só trazer desolação e tristeza tanto para os usuários quanto para os familiares”, argumentou o edil. Dados apresentados por Trindade apontam que a taxa de alcoolismo entre os adolescentes de 12 a 17 anos atinge 7%.

Em relação ao cigarro, o Ministério da Saúde afirma que seis em cada dez crianças entre 10 e 14 anos já tragaram alguma vez e, na mesma faixa etária, o número de adolescentes que consomem tabaco diariamente chega a 400 mil. Se somados os jovens em idade escolar – o que abrange estudantes de 10 a 18 anos – são 3 milhões de dependentes da nicotina no país.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Jucuruçu perde uma de suas principais fundadoras.

Jucuruçu perdeu uma de suas fundadoras mais ilustres a Sr. Gilca Avelar, na manhã do domingo (9).

D. Gilca era a matriarca da família Avelar e mãe de Maria Nilza, Zé Soldado e Mazinho. A cidade de Jucuruçu ficou abalada com a perda daquela que era muito conhecida por sua hospitalidade, carisma e simplicidade e como forma de reconhecimento pelos serviços prestados foi decretado luto oficial, pela prefeita do município. D. Gilca era um ícone da cidade de Jucuruçu.

Essa sim, foi e sempre será uma pessoa que merece todo nosso reconhecimento como uma grande mulher que bem representou uma história de um povo, como cidadã, e como funcionária pública.  Grande acolhedora e receptiva de todos aqueles que com ela conviveram. Que Deus possa acolhê-la ao seu lado.

Governo prepara pacote de reformas microeconômicas

Governo prepara pacote de reformas microeconômicas
A equipe econômica do governo federal começa a se voltar para uma agenda de reformas microeconômicas para melhorar o desempenho econômico do país - após mais de 15 pacotes de estímulos para contornar os efeitos da crise mundial nos últimos anos.

A ideia agora é criar instrumentos que estimulem, principalmente, a melhora dos balanços das empresas, como o alongamento de prazos das dívidas contraídas no mercado.

A expectativa é de que as empresas acelerem o processo iniciado em 2012, com a queda das taxas de juros, quando passaram a trocar as dívidas antigas, que geralmente tinham juros maiores e prazos menores, por condições mais adequadas. O governo espera que, com o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro nos próximos anos, as empresas instaladas no Brasil busquem financiamento (via bancos ou via emissão de títulos) no país, diminuindo a dolarização da dívida.

A aposta é de que esse processo ganhe força principalmente a partir de 2014, quando as taxas de juros nos Estados Unidos e em outros países ricos voltem a subir, depois de quase oito anos em níveis historicamente baixos. Outro ponto em estudo no governo é a concessão de um novo reajuste nos programas Simples e Microempreendedor Individual (MEI).

Líder maçom da Bahia considera 'cura gay' projeto de pessoas com 'pouca inteligência'

Líder maçom da Bahia considera 'cura gay' projeto de pessoas com 'pouca inteligência'
Grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (Gleb), Jair Tércio começou o mandato em 2012 e ficará à frente do comando estadual da Maçonaria até, pelo menos, 2015. A associação fraternal, que enfrenta divergências das igrejas católica e protestante por conta dos mistérios, tem parte de seus preceitos abertos em entrevista ao Bahia Notícias, como as determinações de busca "pela verdade” e do “deus interior”, assim como a atuação histórica ao longo dos séculos.

“Nada, absolutamente nada, nesse planeta foi feito sem a égide maçônica. Todo e qualquer movimento teve um maçom encabeçando o trabalho”, apontou. Tércio pretende, em breve, iniciar ao menos um em cada mil habitantes do estado na instituição. “É um trabalho hercúleo. Mas o maçom gosta disso, porque o maçom é sensível, e o que é difícil é feito para os sensíveis”, manifestou-se.

O grão-mestre opinou também sobre polêmicas da atualidade, como o projeto da “cura gay” do deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), que classificou como advindo de pessoas de “pouca inteligência”. “Não existe, na Maçonaria, preconceito”, considerou. Segundo ele, a fraternidade já havia produzido estudos sobre a Aids antes de a enfermidade assolar o planeta.

“Teve que aparecer a Aids para tomar conta do sexo desbravado. Hoje estamos com o crack tomando conta da humanidade. Sugerimos que também deva aparecer outra doença para tomar conta disso, porque nós não temos mais tempo para resolver”, previu.

Vacinação contra poliomelite atinge 29,16% do público-alvo

Vacinação contra poliomelite atinge 29,16% do público-alvo
O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, neste sábado (8), imunizou 284.320 crianças no estado, segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O primeiro dia da programação, que acontece até dia 21 de junho, atingiu 29,16% da meta no estado. Foram vacinadas 974.776 crianças com idades entre seis meses e cinco anos, que compõem o público-alvo. De acordo com a Sesab, cerca de 3,6 mil salas de vacina funcionam para atender à demanda, não só em postos de saúde, mas também em locais estratégicos como shoppings, supermercados, escolas, creches, associações, igrejas, terminais rodoviários e estações de transbordo, além de pontos focais como a Biblioteca Central e o Elevador Lacerda. Confira aqui os locais de vacinação. 

Presos criam leis próprias e condenam 'colegas' à morte em presídios

Líderes de facções criminosas reclusos no sistema prisional do Piauí criaram um código de conduta próprio "para colocar ordem nos presídios". Caso o código não seja observado, o preso é levado a "julgamento" e pode ser condenado à morte. Segundo o Sinpoljuspi (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí, filiado à CUT), os julgamentos ocorrem geralmente à noite.

"Essas reuniões noturnas são lideradas por facções que existem dentro dos presídios, e devido à superlotação, não temos como separar. Os líderes, ao saberem que determinado preso cometeu um delito, fazem o julgamento, na calada da noite, por meio de cartas e códigos que condenam ou não o interno à morte", disse o presidente do Sinpoljuspi, Vilobaldo Carvalho.

A violência dentro dos presídios do Piauí já fez oito vítimas fatais este ano. São presos que foram assassinados pelos próprios colegas. Pelo menos cinco deles foram mortos dentro de unidades prisionais do Estado em um período de 40 dias, entre os meses de abril e maio.

No código de conduta dos presos há regras tanto para quem já está lá dentro quanto para quem acaba de chegar. Nessas "leis" existem punições para internos que descumpriram alguma ordem, como entrar numa cela calçado ou paquerar a mulher de um colega, por exemplo.

As regras também servem para os recém-chegados. Estes ingressam já com uma espécie de "ficha", na qual determinados crimes não são admitidos pelos próprios presos, entre eles estupro, agressão contra mulheres, crianças e idosos e até roubo de celular.

"Os presos daqui dizem que para roubar e ser preso tem de ser por um roubo grande. Se for por roubo de celular acabam levando uma surra, porque celular se tornou um artigo fácil de adquirir", afirmou um agente penitenciário que pediu para ter a identidade preservada.

"Os presos acusados por estupro, agressões contra mulheres, idosos e crianças já sabem que são os primeiros a morrer durante uma rebelião, por exemplo", disse Carvalho.

"Às vezes, nem existiu rebelião, e o preso aparece morto. Já chegou preso pedindo que pelo amor de Deus que o transfira para outro local para não morrer porque foi 'sentenciado' pelo líder, mas a gente fica sem poder fazer nada", afirmou o agente.

Alimentos pesam no bolso do consumidor

Preço dos alimentos continua assustando os consumidores

O aumento dos preços dos alimentos continua assustando os consumidores. E não é só o tomate. Feijão, farinha e batata são os atuais vilões da mesa dos baianos. Com o feijão-carioquinha chegando a R$ 8,78, o quilo, a farinha de mandioca a R$ 6,98 e a batata a R$ 4,98, o tradicional prato do brasileiro está pesando no bolso das famílias.

O feijão subiu 5,07% em maio, em relação ao mês anterior, segundo  a Pesquisa da Cesta Básica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese). Em seis meses, a variação chegou a 61%.

A empregada doméstica Lucilene Costa, que antes comprava três  quilos de feijão por mês, teve que diminuir a quantidade por causa do preço. “Meu coração até  doeu quando vi que o feijão estava a R$ 8″, disse. 

Direitos das crianças com deficiência

Divulgado no início de junho pela Agência Brasil um relatório da Unicef aponta dados que nos entristece. As crianças com algum tipo de deficiência tem menos oportunidades e menos recursos e serviços que as demais crianças. E o pior: a exclusão não está restrita a um setor específico mas atropela direitos básicos, como o acesso à educação e à saúde.
No relatório consta que em inúmeros casos essas crianças são objeto de discriminação e abusos. No Brasil 29 milhões de crianças até os 9 anos de idade tem algum tipo de deficiência, segundo o último Censo. É preciso, no entanto, detalhar quantas são, quais são e de que forma essas deficiências afetam suas vidas.
A inclusão ainda é um desafio em todo o mundo. Em nosso país convivemos com a ausência de programas de tratamento especializado e de políticas públicas para o setor. Poucas instituições ultrapassaram o básico que é o acolhimento. Apenas algumas conseguem trabalhar o tema e consequentemente a promoção da autonomia dessas crianças.
Uma delas é o NACPC – Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral – que atende de forma séria e eficiente bebês, crianças e jovens. Fundado em 2001 e com parceria com a Secretaria Municipal de Educação desde 2003, o Núcleo abriu as portas para a escola funcionar dentro do seu espaço, agora uma área de quase 10 mil m² no Alto de Ondina. Lá funciona a Escola Municipal dr. Fernando Montanha Pondé, que já virou referência no Brasil pela adoção do projeto educacional que cuida da articulação para a frequência em escolas regulares das 400 crianças com paralisia.
No contraturno existe o trabalho de fisioterapia ocupacional com aulas de heccoterapia, natação, capoeira, fonoaudiologia, música, comunicação alternativa e até atendimento médico com consultório e salas para exames de ultrassom, o que facilita o desenvolvimento do aluno/paciente na fisioterapia.
Encontramos por lá a dona de casa Silvânia acompanhando a filha Camila que está completando 11 anos de idade. Pela manhã, a menina está matriculada na escola municipal Cidade de Itabuna, em Rio Sena, subúrbio ferroviário, onde moram. À tarde, frequentam o NACPC em parceria com a Escola Fernando Pondé. A mãe conta animada que o tratamento integral provocou mudanças na vida de toda a família. A garota que não andava hoje corre. Na escola regular tem amigos e dispensa acompanhante estendendo a autonomia também para a mãe que assim pode cuidar da casa e do outro filho.
O trabalho integral com mediação dos pedagogos para que a família tenha o amparo necessário não se encerra com o atendimento que engloba suporte em saúde e também o convencimento da escola regular para absorção das crianças com paralisia. Enquanto esperam os filhos as mães são convidadas a participar de cursos de artesanato, customização de roupas e produção de biscuis.
Estamos providenciando absorver mais crianças da comunidade para fortalecer o processo de educação inclusiva. Hoje 70 delas frequentam a escola situada no NACPC. Há uma lista de espera de outras 300 crianças com paralisia. Vamos continuar trabalhando para abrir mais espaços para os pequenos cidadãos. A inclusão é um direito e como tal deve ser respeitado e ampliado.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.