Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 23 de janeiro de 2021

Vídeo: Jucuruçu recebe Van com capacidade para transportar 15 pacientes e atenderá a demanda da população jucuruçuense

 

Na manhã desta sexta-feira (22/01), o Prefeito de Jucuruçu Lili e a secretária de Saúde Anne Carvalho, juntamente com os vereadores Gilson Koiô, Homo, Binha do Táxi e Cida Vieira, tiveram a honra de receber em nosso município o Presidente do Consórcio de Saúde do Extremo Sul e Prefeito de Caravelas Silvio Ramalho e o Diretor Executivo do Consaúde Max Almeida dos Santos, que fizeram a entrega da Van concedida pelo Governo do Estado para o transporte de pacientes para a Policlínica Regional de Saúde. 

O novo veículo solicitado pela atual gestão tem capacidade para transportar 15 pacientes e atenderá a demanda da população de Jucuruçu que precisa se deslocar até a Policlínica Regional de Saúde, gerando uma economia de R$ 147 mil reais aos cofres públicos. 

Na oportunidade, os diretores do consórcio fizeram uma visita às dependências do Hospital Municipal, onde foi traçado o plano de melhorias para serem executadas no município de Jucuruçu. 

O Consórcio de Saúde é composto pelos 13 municípios do extremo sul baiano, onde juntos, apresentam demandas das cidades ao governo do estado.

Teixeira: bares são interditados na Rua da Pituba, mas ‘ganham’ prazo para regularização

 

Pelo menos três bares da Rua da Pituba, região central de Teixeira de Freitas, foram interditados em uma ação da Vigilância Sanitária (VISA) com apoio da Polícia Militar no fim da tarde desta sexta-feira, 22 de janeiro. 

A informação, segundo um vídeo publicado pelo vereador Mateus Guerra (SD), é que os estabelecimentos foram fechados por falta de alvarás sanitários, o que ainda não foi confirmado oficialmente pela VISA do município. 

Ainda de acordo com vice-presidente da Câmara, as interdições teriam ocorrido de maneira equivocada, já que os estabelecimentos não foram previamente notificados para providenciar os alvarás. 

Em contato com a prefeitura, ainda nesta sexta-feira, Mateus teria conseguido um prazo de 10 dias para que os donos de bares regularizem seus estabelecimentos junto a Vigilância Sanitária, podendo reabri-los neste fim de semana. 

Mateus explica que o fechamento dos bares na sexta-feira acarretaria em prejuízos para os proprietários, já que o início do processo de regularização, só poderia ser iniciado na segunda-feira,  permanecendo o fechamento por pelo menos três dias. 

Aglomerações 

Os bares localizados na Rua da Pituba têm sido alvo de denúncias nas redes sociais por conta de aglomerações, indo de encontro às medidas de enfrentamento a Covid-19 no município. 

Em uma reunião no dia 23 de dezembro do ano passado, a Secretaria de Segurança Pública Municipal, Vigilância Sanitária e Polícia Militar decidiram pela intensificação das ações de fiscalização em operação conjunta para coibir aglomerações em bares na Rua da Pituba e adjacências. 

A reunião tratou do Decreto Estadual 19.586/2020 e alterações posteriores, em especial o Decreto Estadual 20.130/2020, que versa da declaração de situação de Emergência em todo o território baiano, para fins de prevenção e enfrentamento do Covid-19, e em especial, traçou as diretrizes de atuação em relação às aglomerações que vem ocorrendo, nos diversos bares, restaurantes e congêneres situados na Rua da Pituba, em Teixeira de Freitas. 

No encontro, as autoridades consideraram que os bares, estabelecimentos comerciais e congêneres situados na rua da Pituba e adjacências, devido a proximidade e contiguidade, constituem-se em uma zona única de aglomeração, zona de risco, e receberão tratamento específico com o objetivo de se evitar reunião com mais de 150 participantes, com base nos Decretos Municipais 388/2020, 406/2020, 436/2020, 529/2020, 595/2020, 651/2020, 856/2020, 906/2020, 995/2020 e 1041/2020, ainda em vigor que complementam as diretrizes dos Decretos Estaduais 19.568/2020 e 20.130/2020./ SulbahiaNews

Corpo encontrado com marca de tiros e de tortura localizado em estrada

 

Itabela: Um homem foi encontrado morto na estrada do Queimado, zona rural de Itabela, por volta das 6h30 desta sexta-feira (22/01). O corpo, segundo informações da polícia, apresentava diversas marcas de tiros, a maioria nas pernas. Também havia sinais de tortura. De acordo com a informação, as mãos da vítima estavam amarradas com uma corda. 

Há suspeita de que ele tenha sido morto em um cafezal e arrastado cerca de 100 metros até a estrada. Temendo represálias, os moradores do bairro Ubirajara Brito, que fica nas imediações do local do crime, preferem não comentar o assunto. 

De acordo com a polícia, o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal. Nenhum familiar apareceu até o momento para fazer o reconhecimento até o momento./Radar64

Técnico de enfermagem é flagrado trabalhando supostamente embriagado no HMTF

 

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um técnico de enfermagem em um suposto estado de embriaguez no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. As imagens gravadas por uma mulher no interior da unidade, teriam sido registradas nesta quinta-feira, 21 de janeiro. 

“Ele tá tão bambo das pernas que até medicação caiu no chão”, diz a mulher que registra as cenas no celular. 

O profissional de saúde teria chegado ao local de trabalho, no posto de medicação, já com os sinais de embriaguez. 

Em um dos momentos, uma terceira pessoa, que também seria funcionária do HMTF, diz que vai reportar o caso à coordenação: 

“Vou ligar para a coordenação. Eles estão preocupados com isso”, comenta.

A prefeitura ainda não se manifestou sobre o caso.  Em contato com a Secretaria de Saúde, nesta sexta-feira, 22, e foi informado que a secretária, Cristiane de Almeida, estaria em atendimento. As ligações para a Ascom não foram completadas./SulbahiaNews

Crise derruba popularidade de Bolsonaro, aponta Datafolha

 

Segundo o Datafolha, o presidente é avaliado como ruim ou péssimo por 40% da população, ante 32% que assim o consideravam na rodada anterior da pesquisa, no começo de dezembro. 

Já quem acha o presidente ótimo ou bom passou de 37% para 31% no novo levantamento, feito nos dias 20 e 21 de janeiro. É a maior queda nominal de aprovação de Bolsonaro desde o começo de seu governo. 

Avaliam Bolsonaro regular 26%, contra 29% anteriormente —oscilação dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 

O instituto ouviu, por telefone devido às restrições sanitárias da pandemia, 2.030 pessoas em todo o Brasil. 

Se no levantamento de 8 e 10 de dezembro Bolsonaro mantinha o melhor nível de avaliação até aqui de seu mandato, de 37%, agora ele se aproxima do seu pior retrato de popularidade, registrado em junho de 2020, quando 44% o rejeitavam, ante 32% que o aprovavam. 

A melhoria do segundo semestre —cortesia da acomodação após a turbulência institucional, do auxílio emergencial aos mais carentes na crise e de políticas para o Nordeste— foi abalada de dezembro para cá. 

Concorrem para isso o recrudescimento da pandemia, que viu subir números de casos e mortes no país todo, a aguda crise da falta de oxigênio em Manaus , as sucessivas trapalhadas para tentar começar a vacinação no país e o fim do auxílio em 31 de dezembro. 

Com efeito, as pessoas que têm medo de pegar o novo coronavírus estão entre as que mais rejeitam o presidente. 

Entre aqueles que têm muito medo de pegar o Sars-CoV-2, a rejeição de Bolsonaro subiu de 41% em dezembro para 51% agora. A aprovação caiu de 27% para 20%. 

Entre quem tem um pouco de medo de infectar-se, a rejeição subiu de 30% para 37%, enquanto a aprovação oscilou de 36% para 33%. 

No grupo dos que dizem não ter medo, próximos da retórica bolsonarista sobre a pandemia, os dados são estáveis e previsíveis: 21% o rejeitam (eram 18%) e 55% o aprovam (eram 53%). 

Bolsonaro segue assim sendo o presidente com pior avaliação para o estágio atual de seu governo, considerando aqui apenas os eleitos para um primeiro mandato depois de 1989.

Em situação pior que ele só Fernando Collor (PRN), que no seu segundo ano de governo em 1992 tinha rejeição de 48%, ante aprovação de 15%. Só que o então presidente já estava acossado pelas denúncias que levaram ao seu processo de impeachment e renúncia no fim daquele ano. 

Neste ponto do mandato, se saem melhor Fernando Henrique Cardoso (PSDB, 47% de aprovação e 12% de reprovação), Luiz Inácio Lula da Silva (PT, 45% e 13%) e Dilma Rousseff (PT, 62% e 7%). 

A gestão de Bolsonaro na crise atrai diversas críticas. Metade dos brasileiros considera que ele não tem capacidade para governar —o número oscilou de 52% para 50% de dezembro para cá. Já quem o vê capaz também ficou estável, 45% para 46%. 

Bolsonaro segue sendo um presidente inconfiável para metade dos brasileiros, segundo o Datafolha. Nunca confiam em sua palavra 41% (eram 37% antes) dos entrevistados, enquanto 38% o fazem às vezes (eram 39%) e 19%, sempre (eram 21%). 

Por fim, empresários seguem sendo o grupo profissional mais fiel ao presidente. Entre quem se classifica assim, Bolsonaro tem 51% de aprovação, 35% de "sempre confia" e 58% de crença em sua capacidade. 

Já funcionários públicos, um grupo que Bolsonaro tenta agradar na retórica sempre que possível, são os que mais o rejeitam (55%), menos confiam em sua palavra (56% não acreditam nele) e mais o consideram incapaz (65%).

Avião chega ao Rio com 2 milhões de doses de vacina para a Covid

 

A vacina de Oxford/AstraZeneca seguiu o caminho planejado e chegou por volta das 22h desta sexta (22) no aeroporto do Galeão, na zona norte do Rio de Janeiro, depois de sair da Índia e passar pelo aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. 

As 2 milhões de doses aguardadas desde a semana passada no país agora serão escoltadas pela Polícia Federal para um depósito da Fiocruz, onde técnicos do instituto farão a checagem dos produtos e rotulagem dos frascos com informações em português. 

A previsão é de que esse trabalho dure cerca de 15 horas e aconteça na madrugada e na manhã deste sábado (23), para que à tarde a vacina comece a ser distribuída aos estados. Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, todos receberão os imunizantes até 24 horas após o início da distribuição, ou seja, até domingo (24).

O transporte interno das doses, feito pela Azul, foi acompanhado por Pazuello e pelos ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e das Comunicações, Fábio Faria. Em um breve pronunciamento em Guarulhos, eles defenderam a condução do governo Jair Bolsonaro no processo conturbado para a importação da Índia. 

Pazuello não detalhou quantas doses serão enviadas para cada estado, mas disse que foi acordado com os governadores que o Amazonas receberá 5% delas, já que a região tem hoje situação mais grave do país. 

O ministro disse que o governo federal está empenhado em seu trabalho para "salvar vidas". 

"Nosso país jamais será dividido, nenhum brasileiro é mais importante que outro. Nenhum estado é mais importante que o outro", disse, após a batalha política com o governador paulista, João Doria (PSDB), que comprou as primeiras doses no ano passado e permitiu o início da imunização. 

Agora o Brasil tem duas vacinas: a de Oxford/AstraZeneca e a Coronavac, que tem 6 milhões de doses importadas já sendo aplicadas desde segunda (18). Ambas tiveram seu uso emergencial aprovado pela Anvisa no último domingo (17). 

“Quando aplicarmos essas primeiras 8 milhões de doses nós já passaremos a ser o segundo país do ocidente que mais vacinou. Passaremos daquele último lugar que não tinha vacinado para o segundo, atrás apenas dos Estados Unidos”, afirmou Pazuello em um segundo pronunciamento no Galeão. 

Nesta sexta, o Instituto Butantan teve mais 4,8 milhões de doses envasadas nacionalmente aprovadas pela agência, que também devem ser distribuídas nos próximos dias. 

Tanto as doses recebidas nesta semana quanto estas entregues agora, porém, não devem demorar muito para acabar. Levantamento feito pela Folha nesta quinta mostrou que 17 das 27 capitais planeja terminar de ministrar as primeiras doses até o fim da próxima semana, dia 31 de janeiro. 

A maioria dos estados e cidades está reservando metade das remessas da Coronavac para a segunda dose daqui a duas a quatro semanas. A vacina de Oxford, por outro lado, tem a vantagem de poder ter todas as suas doses usadas de uma vez, com a segunda aplicação só daqui a três meses. 

Nesse período, a ideia é que tanto o Butantan quanto a Fiocruz recebam a matéria-prima (o IFA, ingrediente farmacêutico ativo) da China e consigam envasar a tempo mais vacinas em seus laboratórios. Isso, porém, depende do aval do país asiático. 

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, também acompanhou a chegada no Galeão e afirmou que as vacinas podem ser comparadas à água potável na contribuição para a saúde das populações. “Nesse momento de perdas, a vacina é uma esperança que vem da ciência, uma esperança que vem do Sistema Único de Saúde”, discursou./ folha

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Enfermeiro é flagrado trabalhando bêbedo em um hospital de Teixeira de Freitas

 

Já - já mais detalhes deste absurdo acontecimento, que ocorreu hoje num posto de saúde da cidade de Teixeira de Freitas, esse fato está causando grande indignação em toda população teixeirense. 

Esse enfermeiro está simplesmente tri bêbedo e está de plantão. Agora vem a pergunta que não quer calar, onde está à direção do referido posto de saúde.


Com a palavra a direção do posto de saúde  de Teixeira de Freitas

Desaparecida desde terça, empresária é encontrada morta em Barra do Choça

 

Barra do Choça: Uma empresária de 52 anos foi encontrada morta na tarde desta quinta-feira (21), na zona rural de Barra do Choça, cidade que fica no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil da região, o suspeito do crime foi preso na quarta (20). 

A polícia afirmou que o crime pode ter ocorrido porque o suspeito tinha uma dívida com a vítima de R$ 15 mil e se recusava a pagar. Segundo informações da polícia, Gilvanete de Souza Nogueira é empresária em Vitória da Conquista, cidade a cerca de 30 km de Barra do Choça. 

O corpo da empresária, que estava desaparecida desde terça-feira (19), foi achado por uma cadela farejadora da Polícia Militar. Informações preliminares apontam que o suspeito e a vítima eram próximos já que o homem teria usado o CNPJ de Gilvanete, com o consentimento dela, para comprar mercadorias para a empresa dele. 

Identificado como Everton Bruno dos Santos Miranda, o suspeito deve responder pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver./G1

Dono de peixaria é assassinado a tiros em frente ao seu estabelecimento comercial em Alcobaça

 

Teixeira de Freitas: Por volta das 17h0 desta quinta-feira, 21 de janeiro, a Polícia Militar de Alcobaça foi informada acerca de um homicídio, cuja vítima foi baleada dentro do seu veículo, um Fiat Strada, fato ocorrido em frente à Peixaria Alcobaça, situada na Rua José Valnei, no Bairro São Pedro, em Alcobaça. Militares estiveram no local e confirmaram o crime, e a vítima foi identificada como João Batista Silva Soares, vulgo “Batista”, 50 anos. 

João Batista é o segundo comerciante de peixe assassinado em Alcobaça este mês. No último dia 15 de janeiro, o peixeiro, George Conceição, de 48 anos de idade, natural de Alcobaça, muito conhecido por "George do Peixe", foi assassinado a tiros, na BA 290, próximo de Alcobaça. A Polícia Civil vai investigar se há ligação entre os dois crimes. O crime foi comunicado à Polícia Civil, que autorizou a remoção do corpo ao IML. 

Segundo informações de testemunhas, o Batista estava saindo da peixaria, conduzindo seu veículo, quando aproximou um outro veículo, e um criminoso, não identificado, desceu e efetuou disparos de arma de fogo na direção do Batista, que ainda acelerou a ré do veículo com intenção de evadir-se daquele local, mas, o criminoso se aproximou do lado da janela do carona efetuou mais disparos na direção de Batista. 

Na sequência, o atirador fugiu sem deixar pistas. A polícia encontrou projéteis de arma de fogo no veículo, os quais serão encaminhados para perícia. O agente público, Anderson Barbosa removeu o corpo ao IML de Itamaraju, onde passou por necropsia e foi liberado aos familiares. Um inquérito policial foi instaurado para investigar autoria e motivação do crime./Liberdadenews

Ministério Público apura se houve irregularidade na vacinação de políticos, empresários e servidores em 12 estados e DF

 

Em pelo menos 12 estados e no Distrito Federal, políticos, empresários e funcionários públicos receberam doses da CoronaVac mesmo não sendo parte dos grupos prioritários definidos pelos governos federal e estaduais. Agora, o Ministério Público de cada estado apura se houve irregularidade nas condutas, com a fila de grupos prioritários sendo "furada". 

Nesta quinta (21), a vacinação foi suspensa em duas cidades: em Manaus, após denúncias de que duas médicas, parentes de empresários locais, tenham tido preferência na vacinação; e em Tupã, no interior de São Paulo, após um integrante da irmandade que administra a Santa Casa ser vacinado. 

A CoronaVac é o único imunizante contra a Covid-19 disponível no país até o momento e as doses disponíveis da vacinas, 6 milhões, não são suficientes para cobrir todo o grupo prioritário. 

Segundo o Plano Nacional de Imunização, há 14,9 milhões de pessoas que precisariam ser vacinadas na primeira fase. As doses disponíveis só conseguem imunizar pouco mais de 2,8 milhões de pessoas. 

Com poucas doses e muita gente na fila, os governos estaduais e municipais estão restringindo o público-alvo, como mostra um levantamento do G1. 

Apesar das orientações contidas no plano, o Ministério da Saúde diz que estados e municípios têm autonomia para distribuição das vacinas. Segundo o MP, a irregularidade pode incorrer em crimes de prevaricação (omissão de um agente público), improbidade administrativa e dano coletivo. Quem furar a fila pode ser detido e pagar multa. 

O Plano Nacional de Imunização (PNI) definiu os seguintes grupos para receber o primeiro lote de vacina: 

Trabalhadores de saúde (profissionais da linha de frente que trabalham em hospitais, clínicas e ambulatórios; profissionais de serviços sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares; trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças e pessoal da limpeza; cuidadores de idosos; doulas/parteiras; e trabalhadores do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados). 

Pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas), como asilos. 

Maiores de 18 anos com deficiência e que moram em Residências Inclusivas (institucionalizadas). 

População indígena vivendo em terras indígenas.

Veja as denúncias registradas em cada estado: 

Amapá 

O Ministério Público do Amapá instaurou um inquérito para apurar se Randolph Antônio Pinheiro da Silva, secretário de Saúde de Serra do Navio, município a 203 km de Macapá, usou seu cargo para ser vacinado contra a Covid-19. 

Randolph, que chegou a questionar a eficácia da CoronaVac em outubro e em dezembro de 2020, recebeu a dose da vacina na terça-feira (19). À Rede Amazônica, o secretário disse na quarta-feira (20) que foi vacinado por ser do grupo de risco, profissional de saúde e por estar na linha de frente.

Amazonas 

A vacinação contra a Covid-19 em Manaus foi suspensa nesta quinta-feira (21). Somente profissionais que atuam no Samu seguem recebendo o imunizante. A medida foi anunciada em meio à investigação do Ministério Público do Amazonas sobre a suspeita de irregularidades na aplicação da vacina em duas médicas cuja família é dona de hospitais e universidades particulares em Manaus. 

Segundo o governo do estado, a suspensão da vacinação ocorre para replanejamento da campanha. O objetivo, agora, é discutir os critérios que definirão quais profissionais de saúde e de quais unidades têm prioridade para receber as primeiras doses, já que a quantidade de vacinas disponibilizadas pelo governo federal é insuficiente. A capital amazonense enfrenta colapso no sistema de saúde por falta de oxigênio nos hospitais — a demanda pelo insumo cresceu após o recorde de internações. 

Bahia 

O Ministério Público do Estado da Bahia vai apurar o caso do prefeito de Reginaldo Martins Prado, da cidade de Candiba, que recebeu a vacina sem estar nos grupos prioritários. Em nota, o MP disse que, a princípio, "pode se configurar como crime de prevaricação e ato de improbidade administrativa". Já o Ministério Público Federal pediu condenação do gestor e a indisponibilidade de seus bens para pagamento de multa no valor de R$ 145 mil. 

Ceará 

No Ceará, o MP apura se houve irregularidades na vacinação de prefeito, vice-prefeito e gestores municipais nos municípios Eusébio, Juazeiro do Norte e Quixadá. Segundo o MP, as cidades têm cinco dias para apresentarem listas com todos os vacinados e por que eles se enquadram no grupo prioritário. 

Distrito Federal 

No Distrito Federal, o MP recebeu denúncia de servidores públicos que "furaram a fila" e deu até 48 horas para que a secretaria de saúde preste esclarecimentos. Segundo o Ministério Público, a existência de fura-filas, se confirmada, "além de representar violação ética inaceitável, importa em grave descumprimento da legislação, com inevitáveis consequências nas esferas administrativa e penal para os autores e beneficiários indevidos da medida". 

Minas Gerais 

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, foi vacinado contra a Covid-19 nesta quarta-feira (20). Apesar de ter 86 anos, ele não faz parte do público-alvo definido pelo município e pelo Governo de MG para a primeira etapa de imunização. Segundo sua assessoria, "o prefeito tomou a vacina como forma de incentivar a todos, principalmente os idosos". 

Pará 

O servidor público, Laureno Lemos, foi demitido pela prefeitura de Castanhal do cargo de diretor administrativo do hospital do município, localizado no nordeste do Pará. A demissão ocorreu depois que ele postou, em rede social, uma foto recebendo a vacina contra a Covid-19 sem estar no grupo prioritário, segundo a prefeitura. 

Paraíba 

Na Paraíba, há duas investigações em andamento: da prefeita da cidade de Belém, Dona Aline, empresária de 78 anos; e o prefeito da cidade de Pombal, Verissinho Abmael, médico obstetra de 66 anos. 

Pernambuco 

No estado, o MP apura quatro casos. No Recife, uma arquiteta que trabalha em um hospital dedicado aos pacientes com Covid-19 foi vacinada. Em, Jupi, no Agreste, a secretária de Saúde e um fotógrafo tomaram a vacina. A gestora acabou sendo afastada pela prefeitura. Também foram denunciados casos em Sairé, no Agreste, e em São José do Egito, no Sertão. 

Piauí 

O Ministério Público do Piauí instaurou procedimentos administrativos em seis cidades para apurar aplicação irregular de doses da vacina contra a Covid-19: São José do Divino, São João da Fronteira, Piracuruca, Pio IX, Guaribas e Uruçuí. De acordo com denúncias, prefeitos e moradores fora dos grupos prioritários teriam sido vacinados. 

Rio Grande do Norte 

Em Natal, o Sindicato dos Servidores Públicos denunciou que servidores fora do grupo prioritário furaram fila de vacinação. Após a denúncia, a prefeitura determinou que a ouvidoria do município estaria aberta para outras acusações de vacinação irregular. O MP do estado disse que investiga o caso. 

São Paulo 

A Prefeitura de Tupã suspendeu nesta quinta-feira (21) o processo de vacinação contra a Covid-19 que teve início na tarde quarta-feira (20). O motivo foi uma postagem em uma rede social mostrando um diretor integrante da irmandade que administra a Santa Casa, de 52 anos, sendo vacinado. A polêmica surgiu porque dirigentes de hospitais, segundo a prefeitura, não estão classificados como “profissionais da saúde na linha de frente do combate à Covid-19”. 

Sergipe 

No estado, dois prefeitos se vacinaram: Vagner Costa, de 49 anos, do município de Moita Bonita; e Júnior de Amynthas, de 46 anos, da cidade de Itabi. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) pediu apuração do Ministério Público./G1 BAHIA

"Batista do Peixe" é morto a tiros em Alcobaça

 

João Batista Silva Soares, o popular "Batista do Peixe", foi morto a tiros por volta das 17h50 da tarde desta quinta-feira, 21 de janeiro, no Bairro São Pedro, na cidade de Alcobaça. 

Segundo testemunhas, a vítima teria saído de uma peixaria dirigindo seu veículo, quando um homem ainda não identificado, se aproximou, efetuou disparos de arma de fogo e fugiu logo em seguida em um carro branco. 

A pol[icia foi acionada e uma guarnição esteve no local. Policiais da 88ª CIPM seguem em diligências para identificar e prender o autor, para assim saberem a motivação do crime./bahiaextremosul

Vídeo - Morador do Prado morre no HMTF após sofrer acidente de moto

Alan Fernandes de 39 anos, morreu na tarde desta quinta-feira, 21 de janeiro, no HMTF (Hospital Municipal de Teixeira de Freitas), onde estava internado após sofrer um acidente.

O acidente ocorreu por volta das 16h da tarde desta quarta-feira (20), em frente à Taboal Madeiras, na Rodovia Prado-Itamaraju. 

Alan foi socorrido por uma equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), com um grande ferimento na cabeça, e encaminhado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 Horas do Prado, mas seu quadro clínico se agravou muito e ele precisou ser transferido para o HMTF. 

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento que o motorista da caminhonete Toyota/Hilux cor prata, placa OVI-3D33, de Vitória/ES, da ré no carro. Na caçamba do veículo ele transportava uma tábua de madeira, com vários metros passando para fora da caçamba, sem sinalização. 

Alguns motoqueiros conseguiram desviar, mas Alan não conseguiu desviar e acabou atingido na cabeça. A vítima pilotava uma moto Suzuki/Yes, cor preta, placa HHO-2207, de Prado/BA, quando foi arremessado vários metros. 

A polícia civil investiga o caso./bahiaextremosul

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Itamaraju: BNB lançará fórum de planejamento estratégico

 

Ocorre em Itamaraju, na sede da CDL local, no dia 21/01/2021, o Fórum de planejamento estratégico para aplicação de recursos e elevação de carteira do programa de microcrédito do Banco do Nordeste, o CrediAmigo. 

Estarão presentes todos os coordenadores de unidades do CrediAmigo do Extremo Sul da Bahia, o coordenador Regional, os gerentes do escritório Regional de Vitória da Conquista e o gerente da agência local. 

O plano traça os objetivos e estratégias para aplicação de R$ 130 milhões (cento e trinta milhões de reais), na região do Extremo Sul da Bahia, onde serão alcançados 25 mil empreendedores, gerando forte impacto na economia regional, trazendo desenvolvimento econômico e social para o nosso povo. 

O CrediAmigo é conhecido como o maior programa de microcrédito do Brasil, 2º maior da América Latina, e pretende aumentar sua carteira ativa em nossa região em 35% (trinta e cinco por cento).

Amanhã, o gerente Geral do escritório regional estará disponível para realização de entrevistas com as rádios e sites da região. 

Os contatos para agendamento podem ser feitos através deste número (73) 99178-0283. 

Saudações, Isnaldo Chaves Moitinho Filho.

Borborema lança documentário sobre a Ferrovia Bahia/Minas

 

Com mais de 100 documentários curtas-metragens no acervo, o escritor e jornalista itamarajuense Athylla Borborema lançou nesta quarta-feira (20/01), o seu primeiro longa-metragem, intitulado “DE UMA PONTA À OUTRA” que trata-se de um documentário memorial que mostra cronologicamente o percurso da extinta Ferrovia Bahia/Minas. 

O filme conta a história da Ferrovia Bahia/Minas que por 85 anos fez parte da história de baianos e mineiros entre 1881 e 1966 com os seus trilhos a partir do Km-0 do porto de Ponta de Areia, em Caravelas, até o fim da linha férrea no Km-578, na cidade de Araçuaí, no médio vale Jequitinhonha em Minas Gerais. 

A produção durou um ano e meio para que o documentário ficasse pronto e contasse com precisão cada detalhe de cada trecho percorrido pela Maria Fumaça Pochixá ao longo dos seus 85 anos que esteve em operação sobre os trilhos dos vales do Peruípe, Mucuri, Pampan, Todos os Santos, Gravatá e Jequitinhonha, por territórios de 4 municípios baianos e 8 municípios mineiros. 

A Ferrovia Bahia/Minas foi extinta em 1966 e o seu último trem circulou no dia 31 de maio daquele ano, depois de ter demorado 61 anos para ficar totalmente pronta e funcionado em sua plenitude por apenas 24 anos. Quando deu o seu último apito, a estrada de Ferro Bahia/Minas deixou 34 estações, 10 Postos Telegráficos que também funcionavam como estações e outros 10 pontos de embarques e desembarques, além de 57 conjuntos habitacionais que serviam de residências dos ferroviários, construídos a cada 10 quilômetros ao longo da linha de ferro, intitulados de “turmas”. 

O filme documentário “DE UMA PONTA À OUTRA” ouviu personagens importantes da memória da Ferrovia Bahia/Minas. Ex-ferroviários, filhos de ferroviários, meninos da época que vendiam doces e salgados nas estações que são os anciões de hoje e ouviu também estudiosos da Estrada de Ferro Bahia/Minas. É um documentário para você preparar a sua pipoca e a sua bebida preferida e embarcar nesta viagem que durava 12 horas sobre trilhos, pontes, montanhas e túneis -, mas no filme você fará a mesma viagem por 3h40min. 

“DE UMA PONTA À OUTRA” é o mais completo documentário já produzido sobre a história da Estrada de Ferro Bahia/Minas e o único produzido de forma cronológica que fará você se sentir literalmente embarcado na Maria Fumaça, percorrendo fielmente de uma ponta à outra, de Ponta de Areia a Araçuaí, estação por estação, se situando em cada uma das 54 paradas ao longo dos trilhos que eram percorridos por 578 quilômetros. 

Para Athylla Borborema, o autor do longa-metragem, o documentário devidamente concluído sempre foi um sonho seu em realizá-lo e o objetivo principal é manter viva a história de uma ferrovia baiana e mineira que tanto trouxe progresso e alegria a um tempo que não volta mais e que muitas daquelas gerações que alcançaram a estrada de ferro ainda estão vivas e, representa para as novas e futuras gerações, um memorial interessante da história do interior do Brasil. 

Athylla Borborema é um jornalista e radialista filho de Itamaraju, um documentarista com mais de 100 curtas produzidos entre institucionais e culturais, com mais de 30 milhões de espectadores. Em 1993 publicou seu primeiro livro e entrou efetivamente para o time dos escritores mais festejados do país. Desde então, seu trabalho ocupa a lista das obras mais recomendadas da literatura nacional com mais de 30 livros publicados, todos campeões de vendas e premiados no mundo inteiro. Titular da cadeira nº 23 da Academia de Letras e Artes de Salvador, no último dia 10 de dezembro, Athylla Borborema foi empossado para o biênio 2021/2022 como o novo presidente da ATL – Academia Teixeirense de Letras, onde é titular da cadeira nº 02./sigaanoticia

Corpo de mulher em estado de putrefação é encontrado em matagal na cidade de Itamaraju

 

O corpo de Amanda Santos Rocha, de 22 anos, em avançado estado de putrefação, foi encontrado por populares no inicio da tarde desta quinta-feira, 21 de janeiro, no meio de um matagal, no fundo do bairro Bela Vista,  em Itamaraju. 

Amanda era suspeita de, no feriado de Natal do ano passado, ter matado o seu companheiro e colocado fogo na casa aonde o casal vivia na cidade de Itamaraju. 

No inicio desta semana a polícia foi informada sobre o assassinato de uma mulher, buscas foram feitas e testemunhas foram ouvidas, mas nada foi encontrado até á tarde de hoje. 

O corpo foi removido para o IML de Itamaraju. A polícia investiga o crime./bahiaextremosul

Prefeitura de Eunápolis decreta estado de emergência por 60 dias

 

A Prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, decretou situação anormal de emergência do município pelos próximos 60 dias. 

A decisão, conforme decreto nº 9513, aprovada no dia 19 de janeiro, está fundamentada nas pendências de ordem estrutural, orçamentária e financeira, que causam prejuízos à continuidade dos serviços e bens públicos essenciais à população do município. 

Isso se deve a transição governamental insatisfatória, impedindo o conhecimento prévio e completo de todos os dados, informações, registros, arquivos, contratos e demais elementos fundamentais para a efetiva continuidade da prestação de serviços. 

Uma vez que esses documentos não foram disponibilizados à comissão de transição de governo, bem como a equipe técnica não teve total acesso também às informações referentes aos compromissos financeiros, parcelamentos, não houve alternativa senão decretar o estado de emergência e a suspensão temporária de pagamentos, segundo decreto nº 9514. 

Algumas dessas obrigações foram firmadas nos últimos dias da gestão anterior, sendo incompatíveis com a realidade orçamentária do município. 

Vale lembrar que os serviços essenciais e as obrigações legais e continuadas da nova gestão, como folha de pagamento, não são impactados pelos termos do decreto. 

As dívidas herdadas pela atual administração serão auditadas para efeito de confirmação da efetiva execução contratual, com a finalidade de renegociar e honrar dentro da capacidade financeira do Município de Eunápolis, sem prejuízo da continuidade de serviços públicos e em total atenção à sua legalidade./bahiadiaadia

Tio é preso por estuprar sobrinha de nove anos

 

Acusado de violentar uma criança de nove anos, sua sobrinha, um homem foi preso, nesta quarta-feira (20), por investigadores da Delegacia Territorial (DT) de João Dourado, município distante 448 quilômetros de Salvador. O criminoso estava com um mandado de prisão em aberto. 

O delegado Ernandes Júnior, que responde pela DT da cidade, informou que o caso foi denunciado à unidade policial, que instaurou inquérito para apurar. Após a oitiva de testemunhas e laudos periciais, a prisão do agressor foi solicitada à Justiça. 

Após o cumprimento da ordem de prisão, o estuprador ficará à disposição da Justiça, custodiado no xadrez da delegacia de João Dourado./agenciasertao

Incêndio atinge sede da fabricante indiana da vacina contra Covid-19

 Incêndio atinge sede da fabricante indiana da vacina contra Covid-19

Um incêndio foi declarado nesta quinta-feira, 21, no Serum Institute of India, maior fabricante mundial de vacinas, de acordo com imagens da televisão local, mas a imprensa indiana disse que a produção de vacinas contra a covid-19 não foi afetada. 

Os canais de televisão indianos exibiam imagens de uma enorme nuvem de fumaça cinza sobre as instalações do Serum Institute of India, em Pune (oeste), onde milhões de doses da vacina contra o coronavírus Covishield, desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, estão sendo produzidas atualmente./AFP

Prefeitura de Itamaraju realiza coletiva de imprensa e fala sobre a imunização da população

A Prefeitura de Itamaraju através da Secretaria de Saúde, realizou na tarde de quarta-feira (20), uma coletiva com profissionais de imprensa e emissoras de rádio, esclarecendo a população sobre as ações de imunização. 

A coletiva foi realizada na Secretaria Municipal de Saúde, contando com a presença do Prefeito Marcelo Angênica, Secretário de Saúde Luiz Fabio, Coordenador da Vigilância Sanitária Taillon Bastos e Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Nina Cardoso. 

O Prefeito Marcelo Angênica, anunciou que o município recebeu 530 doses do imunizante CoronaVac, que será distribuída conforme plano de vacinação estabelecido pelo Ministério da saúde, contemplando Idosos acima de 75 anos, indígenas e profissionais de saúde que atuam na linha de frente da Covid-19.

 

Respondendo às perguntas dos profissionais de imprensa, o secretário Luiz Fábio, destacou que as doses do imunizante que chegaram na primeira remessa ao município, são insuficientes para atender as demandas do público alvo nesta primeira etapa de vacinação, sendo necessário ser ajustado o planejamento da secretaria.

 

O secretário disse que há uma expectativa de toda a gestão para que nos próximos dias o município possa receber novas remessas do imunizante, sendo possível alcançar toda a categoria de profissionais de saúde e atender o público alvo da primeira etapa de vacinação que engloba os indígenas e idosos. 

O prefeito deixou a mensagem a população sobre a importância da imunização, disse que o momento é histórico para o enfrentamento da pandemia, ressaltou que esclarecer as informações a população é algo de extrema importância, e que neste momento a população deve manter a calma descartando a hipótese da procura da imunização nos PSFs ou unidade hospitalar, até porque não há vacinas suficiente e apenas e o público prioritário da primeira fase está sendo alcançado através de buscativa. 

Ainda na coletiva foi esclarecido que nenhuma cidade do Brasil conseguira completar a primeira etapa da imunização, mediante ao número limitado de doses que foram destinadas aos estados e municípios, mais que tudo começa pelo número um e esse passo já foi dado.

 

Finalizando o secretário Luiz Fábio, lembrou que a chegada da vacina à cidade não significa, ainda, o fim da prevenção ao Coronavírus. A população precisa seguir as orientações das organizações saúde para que a curva de contaminação possa ser freada, destacou que os números de casos de contaminação no município continuam elevados, disse o secretário.

 

O Prefeito Marcelo Angênica, em considerações finais destacou que a gestão adotará de todas a medidas possíveis buscando combater a pandemia no município, e junto as organizações de saúde segue dialogando na garantia de novas doses da vacina para o município./cocobongo

Moradora de Medeiros Neto sai de casa dizendo ir para Itanhém e desaparece

A família de Helaine do Nascimento Silva de 32 anos, esteve na delegacia de Medeiros Neto na tarde desta quarta-feira, 20 de janeiro, para registrar um Boletim de Ocorrência de desaparecimento da mesma. 

Segundo a família, Helaine está desaparecida deste a tarde da última segunda-feira (18), após falar para os filhos que estava indo para a cidade vizinha, Itanhém. Desde então familiares não tem informações da mulher. 

Inúmeras ligações e mensagens já foram enviadas para o número do celular de Helaine, mas não atende e nem recebe mensagens. A família está preocupada, pois Helaine sofre de depressão e toma remédios controlados. 

Quem souber de alguma informação que ajude a família a encontrar Helaine, entrar em contato pelo número (73) 98852-3186./Bahiaextremosul

Acidente entre carreta e caminhão deixa dois mortos na BR-101

 Acidente entre carreta e caminhão deixa dois mortos na BR-101

 Um acidente envolvendo uma carreta com carga de cerveja e um caminhão deixou duas pessoas mortas na manhã desta quarta-feira, 20, na BR-101, próximo a cidade de São Gonçalo dos Campos. 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos colidiram de frente. O motorista da carreta foi socorrido. As duas pessoas mortas estavam no caminhão. 

Uma parte da carga de cerveja que estava na carreta foi saqueada por populares que estavam na região./A Tarde

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

prevenção - Jucuruçu Tem As Primeiras Pessoas Vacinadas Contra A COVID-19

Os primeiros contemplados com a vacina coronavac em Jucuruçu -   Franklin Figueiredo/ Senhora Maria Alves dos Santos, 80 anos/ o senhor Deusdeth Ribas / e a enfermeira Maria Júlia

Esta quarta-feira (20/01) foi um dia histórico para Jucuruçu, ao qual foi dado início a tão sonhada Imunização contra a covid-19, renovando assim as esperanças de toda a comunidade pelo fim da pandemia do coronavírus. 

Maria Alves dos Santos, 81 anos, moradora de Jucuruçu, a 1° sendo vacinada covid-

O procedimento comandado pela enfermeira Maria Júlia, foi marcado com grande emoção no momento da primeira vacina que foi aplicada na Senhora Maria Alves dos Santos, 80 anos de Idade e mãe de 11 filhos. O segundo foi uma das personalidades da cidade o senhor Deusdeth Ribas, que foram assim os primeiros idosos a receberem a vacina contra a covid-19 no nosso município. 

 Deusdeth Moreira Ribas, 70 anos, recebendo a 1° dose da vacina covid-19 de Jucuruçu.

Franklin Figueiredo que é enfermeiro e estudante de medicina e a médica Rejjane Lacerda foram os primeiros profissionais de saúde do município a receberem a vacina contra a covid-19.  

O enfermeiro Franklin Moreira sendo o 1° da saúde de Jucuruçu, sendo vacinado covid-

Vale ressaltar que Jucuruçu foi uma das primeiras cidades do extremo sul a receber e dar início ao plano de vacinação!

O procedimento comandado pela enfermeira Maria Júlia.

A vacina contra a Covid-19 é a principal esperança para conter a disseminação do novo coronavírus, mas ainda desperta dúvidas em muitas pessoas. 

"As vacinas têm que ser feitas em duas doses para dar a proteção. Quando a gente fala em eficácia, é eficácia em duas doses", diz a médica Mônica Levi, presidente da Comissão de Revisão de Calendários Vacinais da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações). "Com uma dose, você não vai ter esse benefício da proteção."

Cidade menos populosa do Brasil vai receber 7 doses da CoronaVac

 

Serra da Saudade, a cidade menos populosa do Brasil, que fica a 230 km de Belo Horizonte, vai receber sete doses da vacina contra a covid-19, nesta quarta-feira (20). 

A quantidade será suficiente para imunizar, inicialmente, três dos 30 profissionais de saúde da cidade que tem 815 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

A situação pegou de surpresa o secretário de Saúde, Amarildo Fernandes, que esperava receber aproximadamente 20 doses. Agora, ele teve que criar critérios para definir quem serão imunizandos. 

Segundo o secretário, provavelmente, os escolhidos serão os trabalhadores que atuam na linha de frente do único posto de saúde da cidade, sendo uma médica, um enfermeiro e um técnico de enfermagem. 

— A gente fica até um pouco decepcionado. Chega até a ser um pouco de injustiça, mas temos que pensar bem em quem vai receber a vacina primeiro. 

As sete doses vão chegar em carro escoltado na cidade por volta das 15 horas desta quarta-feira. O secretário espera imunizar os trabalhadores escolhidos até o final da tarde. 

Como a prefeitura vai separar duas doses para cada um dos três trabalhadores, uma dose vai ficar guardada para ser aplicada quando a cidade receber outros lotes de vacina. Segundo o governador Romeu Zema, há a expectativa que uma nova remessa seja enviada ao Estado na próxima semana. Ao todo, o Ministério da Saúde enviou aos 27 Estados e ao Distrito Federal 5,9 milhões de doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. Minas Gerais recebeu 577 mil do total. 

Serra da Saudade teve até o momento 12 moradores infectados pelo coronavírus e nenhuma morte foi registrada na cidade. 

Doses escassas 

O Governo de Minas não detalhou como ocorreu a divisão do imunizante entre os municípios. Em linhas gerais, representantes da Secretaria de Saúde afirmam que a decisão foi baseada no tamanho da população e o número de pessoas dos grupos prioritários, que têm sido os profissionais da saúde. 

Em Serra da Saudade, a quantidade de doses recebidas representa 0,008 ampola por habitante. Cedro do Abaeté, a 230 km de Belo Horizonte e a última cidade do país a registrar o primeiro caso de covid-19, tem 1.210 habitantes e também recebeu sete doses, o que representa 0,005 por morador. 

Moeda, a 61 km de Belo Horizonte, vai receber 11 doses. Como o município tem uma população estimada de 4.934 habitantes, seriam 0,002 por habitante. 

Abaeté, a 220 km da capital mineira, vai ficar com 73 unidades, o que representa 0,003 por habitante, já que a cidade tem uma população estimada de 22.690 moradores. 

Durante uma reunião com prefeitos nesta terça-feira (19), quando Estado enviou os lotes para todas as regiões, o governador Romeu Zema (Novo) calculou que o Estado pode demorar aproximadamente um ano para imunizar toda a população./bahiaextremosul

Criança de 10 anos está grávida de gêmeos após ser estuprada pelo padrasto em Governador Valadares

 

Uma menina de apenas 10 anos de idade vive o terror de ter sido estuprada pelo padrasto e ter ficado grávida de gêmeos em Governador Valadares em Minas Gerais. A mãe da criança, de 28 anos, também está grávida do suspeito, que era companheiro dela. A menina está com 14 semanas de gestação e a mãe com 23 semanas. As duas estão no hospital da cidade para decidir se a gravidez da criança será interrompida. 

A Polícia Civil de Minas Gerais abriu inquérito para investigar o crime nesta quarta-feira (20). Foi descoberto que a criança era estuprada desde os seis anos de idade e o suspeito fazia o que a delegada do caso, Adelina Xavier Santos, chamou de "circo de horrores" com a criança cometendo estupros e a obrigando a fazer sexo oral com ele. O último estupro ocorreu quando a menina já estava grávida. 

De acordo com a Polícia Civil, o caso começou a ser investigado depois que a mãe estranhou o atraso na menstruação da menina e a levou a um hospital. Na unidade de saúde foi descoberta a gravidez. Naquele momento a criança contou que o pai dos gêmeos era o padrasto. A mulher foi questionar o homem sobre o ocorrido na noite desta terça-feira (19), quando foi agredida pelo suspeito. 

"A mãe contou que a filha menstrua desde 9 anos e como a mãe que compra o absorvente, ela tem o controle da menstruação. Nos meses de novembro e dezembro, ela perguntou se a filha precisava de absorvente e a menina disse que estava sem menstruar. A mãe a levou no posto de saúde e o médico disse que a irregularidade era comum na idade, mas que ia pedir uma ultrassonografia",  contou a delegada./istoe

A Secretaria de saúde Jucuruçu confirma vacinação contra covid: 19 nesta quarta feira

  

Comunicado IMPORTANTE! 

A Prefeitura de Jucuruçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde informa que a campanha de vacinação contra o COVID-19, terá início nesta  quarta- feira  dia 20 de Janeiro de 2021. 

O município recebeu do Governo da Bahia, 50 doses da vacina. Sendo assim, nesta primeira fase serão vacinados os profissionais de saúde do sistema público de Jucuruçu. 

ATENÇÃO: 

Pessoas com sintomas de: Gripe, mal-estar, perda do paladar e, perda do olfato, não podem tomar a vacina do Covid-19. 

O paciente deve portar identidade e cartão nacional do SUS, ou comprovante de residência superior há 6 meses. 

Secretaria de saúde Jucuruçu

A festa de São Sebastião em Jucuruçu encerrará nesta quarta feira

 

A Paróquia São Sebastião em Jucuruçu iniciou a tradicional festa em honra a seu padroeiro, São Sebastião, nos dias 17 a 20 de janeiro. 

A festa iniciou-se no domingo (17) e vei até o dia 20 com celebrações, sempre às 19h na Igreja Matriz, localizada na Praça Josino Eduardo Brito, s/n. Já no dia 20 de janeiro, dia do padroeiro, às 19h, acontece a Missa Solene do Mártir São Sebastião presidida pelo Bispo Dom Jailton. 

Participe com sua família da festa do padroeiro de Jucuruçu. 

PROGRAMAÇÃO: 

00/00 – 0000: Missa 

Celebrante: Pe. Dácio Baião 

00000 – 00000: Missa 

Celebrante: Pe. Aelson Neves 

000000 – 0000: Missa 

Celebrante: Pe. Gilvan Lopes (Diocese de Eunápolis) 

20/01 – Dia do Padroeiro: 

10h – Missa Solene, presidida por Dom Jailton 

19h – Missa, celebrada pelo Pe. Gilson Correia

Criança de 05 anos morre após ser baleada com tiro de trabuco na testa no interior de Mucuri

 

Mucuri: O fato aconteceu na tarde desta terça-feira, 19 de janeiro, no Distrito de Nova Brasília, em Mucuri. A vítima foi identificada como sendo, Pyetro Oliveira Martins, 05 anos de idade. Segundo o tio da vítima, que registrou o caso na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, a criança foi vítima de um disparo acidental de uma arma de caça, armadilha conhecida como trabuco. 

Segundo o tio, que se apresentou ao delegado plantonista, Bruno Ferrari, na presença de um advogado, ele estava em Posto da Mata, quando recebeu uma ligação do irmão, informando sobre o ocorrido, na Fazenda São João, no Distrito de Nova Brasília. Ainda segundo o tio, quando ele chegou no local, a mãe da criança já estava providenciando o socorro para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). 

Segundo informações, o tiro acidental ocorreu no depósito da fazenda, onde o Pyetro e seu irmão de 10 anos estavam brincando. O tiro acertou a testa da criança. Segundo a avó, que cria a criança, o caso aconteceu por volta das 15h00, e que ela mora no Distrito de 31 de Março. A avó disse ainda, que o irmão de 10 anos, encontrou o Pyetro, depois de algum tempo do ocorrido, e que o neto mais velho colocou o Pyetro no carro da família. 

O corpo da criança chegou por volta das 19h00 e se encontra no Hospital Municipal (HMTF). O delegado plantonista, Bruno Ferrari, autorizou a remoção do corpo ao IML para exames de praxe. Um inquérito policial foi instaurado e irá investigar as circunstâncias do ocorrido./Liberdadenews

Mais duas pessoas morrem de Covid-19 em Teixeira: 37 novos casos são registrados

 

Teixeira de Freitas: Nesta data, a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas informa que houve o registro de 37 novos casos positivados. Até o momento são 9.856 casos confirmados. Destes, 99 são considerados ativos. Até o momento são 134 mortes. A taxa de letalidade em Teixeira de Freitas é de 1,36%, em relação aos casos confirmados. 

Óbitos 

É com pesar que a Prefeitura de Teixeira de Freitas confirma mais duas mortes por Covid-19. Trata-se de um homem de 84 anos e de uma mulher de 47 anos. Ambas aconteceram na madrugada desta terça-feira, 19. 

Ocupação de Leitos 

De acordo com o último censo de ocupação de leitos, feito às 17h, são 17 pacientes internados em leitos para tratamento da Covid-19 no HMTF e Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas, sendo 07 clínicos e 10 na UTI. A UTI do SUS está com 67% de ocupação. Na UPA, de acordo com última atualização feita, são 13 internados. 

Na rede privada são 14, 06 internados na enfermaria e 08 na UTI. A UTI da rede privada está com 100% de ocupação, pois os leitos reservados para a COVID-19 foram reduzidos para realização de algumas cirurgias. O número de leitos na rede privada é flexível. No total são 44 pacientes internados.Liberdadenews/Ascom

Jaguatirica é resgatada e solta por equipes dos Bombeiros e da Secretaria de Meio Ambiente de Teixeira de Freitas

 

Frequentemente, a Secretaria de Meio Ambiente de Teixeira de Freitas recebe chamados para a retirada de animais silvestres que aparecem em locais que não fazem parte do seu habitat, ou denúncias de cativeiro ilegal de espécies selvagens. Na última segunda, 18, a equipe da Fiscalização Ambiental fez a soltura de uma jaguatirica, carnívoro de pequeno porte, endêmico da Mata Atlântica. 

A espécie que está ameaçada de extinção, devido à diminuição de seu habitat, foi encontrada dentro de um bar em Ibirajá, distrito de Itanhém, e resgatada pelo Corpo de Bombeiros. “O animal foi entregue à nossa Secretaria para que pudéssemos devolvê-lo de forma correta ao seu habitat”, comentou a secretária de Meio Ambiente do município, Sabrina Rampinelli. 

Segundo a Secretária, os resgates de animais como a jaguatirica são realizados pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados à Secretaria, que nesses casos, quando os municípios vizinhos não têm o serviço ambiental, concede apoio na soltura dos animais. 

“Assim que o animal é entregue à Secretaria, a sua devolução é feita de forma rápida, sem que ele permaneça em contato com as pessoas, para que assim não perca o instinto de sobrevivência na mata. Antes da soltura, o animal passa por uma avaliação veterinária para que saibamos as suas condições de saúde, não sendo boas, o encaminhamos para um Centro Especializado, a fim de recuperar e depois devolver. No caso do animal resgatado em Ibirajá, suas condições eram boas e o devolvemos logo”, concluiu. 

Os animais resgatados são soltos em uma Reserva Legal Protegida e são monitorados. A localização da reserva não é revelada para evitar a exposição deles aos caçadores. Em caso de encontro com animais silvestres, chame os Bombeiro ou entre em contato pelo: (73) 3011-2777 com a equipe da Fiscalização Ambiental do Munícipio./bahiaextremosul

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Elmides cabeleireiro morre em decorrência da Covid-19 em Teixeira

 

O cabeleireiro Elmides, de 48 anos, morreu nesta terça-feira, 19 de janeiro, em decorrência do novo coronavírus em Teixeira de Freitas. 

Elmides era cabelereiro há mais de 29 anos, e tinha um salão no Centro da cidade, próximo à Praça dos Leões. 

Ele estava internado há mais de duas semanas na rede municipal, mas não resistiu e morreu devido à complicações provocadas pela Covid-19. 

Conforme a publicação feita por um amigo na rede social, Elmides também era mecânico e nos dias de folga, fazia Ação Social nas roças e consertava carros das pessoas que não tinham condições de pagar um mecânico. 

Em maio de 2020, Elmides recebeu uma moção de congratulação de autoria do ex-vereador Adriano Souza, pelo trabalho de excelência prestado na cidade./Sulbahianews

Adolescente é suspeito de matar o pai ao defender a mãe durante briga

 

Um adolescente de 13 anos foi detido suspeito de matar o próprio pai a facadas, na madrugada desta terça-feira (19), em Montes Claros, a 420 km de Belo Horizonte. Ele teria cometido o crime para impedir que a mãe fosse agredida durante uma briga do casal. 

De acordo com as informações da Polícia Militar, a vítima, de 44 anos, teria saído de casa na noite de segunda-feira (18) e retornado na madrugada seguinte, com sinais de embriaguez e sem conseguir estacionar o carro na garagem. 

A mulher dele teria ido até o veículo e pedido para o marido estacionar da forma correta. O homem teria ficado ofendido, saído do local e desferido palavras de baixo calão contra a companheira. Na sequência, ele deu um chute na perna e um tapa no rosto da esposa, segundo a polícia. 

O filho do casal presenciou as agressões e, revoltado, foi até a cozinha e pegou uma faca. Ao ver o filho com o objeto na mão, o pai teria desafiado o adolescente a “ser mais homem” que ele. Logo depois, o homem teria dado um soco no filho, que revidou dando três facadas no homem. 

O próprio adolescente acionou o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas a vítima não resistiu e morreu no local. 

“Agressões constantes” 

Aos policiais, a mãe do jovem afirmou que sofria agressões constantes do marido, principalmente quando ele fazia uso de bebidas alcoólicas. A informação também foi confirmada pelo adolescente, que relatou ter presenciado diversas outros casos de violência contra a mãe. 

O adolescente foi detido em flagrante e encaminhado a uma delegacia de polícia, junto com a faca utilizada no crime. De acordo com a Polícia Civil, o Ministério Público vai decidir sobre a possível internação do jovem. Um inquérito será aberto para investigar o histórico de agressões da vítima e também a vida pregressa do adolescente antes do crime./R7

Cuidados sanitários precisam ser mantidos mesmo com vacina, alerta especialista

 Cuidados sanitários precisam ser mantidos mesmo com vacina, alerta especialista

Mesmo com a vacinação, é necessário continuar mantendo os cuidados necessários no combate contra a Covid-19. O alerta é da sanitarista Helena Lima, do Centro de Operações Emergenciais da Covid-19 (COE), que lembra que o imunizante precisa cumprir etapas antes da cidade poder se declarar livre da pandemia.

“A vacina promove a imunidade coletiva e depende de resposta imunológica individual e comunitária, que só virá após cumprimento da campanha, para que então haja uma avaliação conclusiva. Neste período, entretanto, não dá para abolir cuidados essenciais, como a manutenção do distanciamento social, evitar aglomerações, uso de máscara em locais públicos e higiene constante das mãos”, explica Helena. 

Helena destaca também a importância da oferta de testes diagnósticos para controlar a transmissão do vírus. Até esta segunda-feira, 18, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já realizou 24.202 testes, registrando 4.787 casos positivos e 19.415 resultados negativos para a doença nas localidades citadas. Nesta segunda-feira, 18, foram realizados 750 testes, com o registro de 245 casos positivos e 505 negativos para a Covid-19./atarde

Vídeo: Jucuruçu recebe ás primeiras 50 doses da vacina COVID-19

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Jucuruçu informa que a partir do dia 20 de janeiro de 2021 inicia-se a campanha de vacinação contra o covid-19. 

A Vacina chegou! 

As primeiras doses da vacina contra o COVID-19  chegaram na manhã desta terça-feira, 19, em Jucuruçu-BA. 

O Prefeito Lili, juntamente com a secretária de saúde Anne Carvalho e os técnicos de saúde, recepcionaram a equipe do governo da Bahia que realizou a entrega do primeiro lote juntamente com as orientações para a vacinação. 

“A partir de amanhã (20/01), logo cedo, daremos início ao processo de vacinação dos grupos prioritários estabelecidos pelo plano nacional. Essa é uma grande conquista, uma vitória para o povo de Jucuruçu!” afirmou emocionado o prefeito Lili. 

Nesta primeira fase a campanha de vacinação serão vacinados: 

* Profissionais de saúde do sistema público e privado;

* Idosos com +75 anos de idade;

* Maiores de 18 anos com algum tipo de deficiência física; 

Pessoas com sintomas de: Gripe, mal-estar, perda do paladar e, perda do olfato, não podem tomar a vacina do Covid-19. 

O paciente deve portar identidade e cartão nacional do SUS, ou comprovante de residência superior há 6 meses. 

Nesse primeiro momento somente profissionais da saúde receberão a primeira dose da vacina, e abriremos para outros públicos alvos.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.