Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 2 de dezembro de 2023

Porto Seguro: artesã morre ao colidir moto contra muro na Ladeira do Xurupita

 


Porto Seguro: Uma mulher morreu em um acidente de moto, na noite desta sexta-feira (1º), na cidade de Porto Seguro. Segundo testemunhas, a artesã Rosemeire Novaes Cunha, idade ainda não confirmada, perdeu o controle da direção do veículo em uma curva e bateu contra um muro de concreto. 

Uma equipe de paramédicos do Samu esteve no local para prestação de socorro, mas já encontrou a vítima sem vida. Conforme apurou a reportagem, Rosemeire também era missionária de uma igreja, morava no bairro Baianão e se deslocava para o aniversário do neto em Santa Cruz Cabrália. 

O trecho onde ocorreu o acidente é muito íngreme e com curvas sinuosas. Após a perícia no local do acidente, o corpo de Rosemeire será removido para o Instituto Médico Legal. Ela era casada e deixa filhos e netos./Radarnews

Não deixe de curtir nossas páginas no Facebook,  youtube  e  também no Instagram para mais notícias no jucurunet

Perícia confirma que corpo encontrado nos fundos do Residencial Padre José II é do adolescente Richard Otávio


Teixeira de Freitas: O corpo de um adolescente que estava desaparecido desde o dia 26 de novembro foi encontrado na tarde desta sexta-feira, 1° de dezembro, em uma área de brejo nos fundos do Residencial Padre José II, em Teixeira de Freitas. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) confirmou que se trata de Richard Otávio Santos Santana, de 17 anos, através do exame de Papiloscopia, que analisa as impressões digitais. 

A família de Richard esteve no Instituto Médico Legal (IML) e reconheceu o corpo, que estava em estado de decomposição e apresentava sinais de violência. Segundo o perito Sandro Abreu, o corpo foi parcialmente consumido por aves de rapina (urubus) e tinha supostas pancadas no crânio. Além do exame papiloscópico, o corpo foi identificado pelas tatuagens e roupas da vítima. 

Richard Otávio havia saído da casa de sua avó por volta das 18h30 do domingo, 26 de novembro, e não foi mais visto. A Polícia Civil investiga o caso como homicídio e tenta descobrir a autoria e a motivação do crime. 

Em entrevista aí Lberdadenews, o pai do Richard lamentou o acontecido. "Foi muita covardia o que fizeram com meu filho. Quebraram a cabeça dele rodo. Um moleque jovem, bonito, perder a vida assim. Não haverá velório. Só pedimos paz e oração pela alma dele", disse o pai./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Não deixe de curtir nossas páginas no Facebook,  youtube  e  também no Instagram para mais notícias no jucurunet

Mulher que afirma ser filha de Leonardo explica o motivo de ter desistido de fazer DNA

 

Dyane Akacio, de 27 anos, que afirmou, recentemente, ser filha do cantor Leonardo, afirmou que não fará o DNA por agora. 

Morando em Portugal, ela disse que precisa organizar sua documentação para permanecer no país, antes de vir para o Brasil. No Instagram, ela escreveu um texto nos Stories pedindo que os seguidores parem de perguntar sobre o assunto delicado. “No momento que as coisas forem resolvidas, vocês vão saber”, disse. Segundo ela, para conseguir descobrir a verdade, ela precisaria estar no Brasil. Mas, no momento, não consegue deixar Portugal. 

“Não posso deixar o país nos próximos meses, por conta do meu documento que vence ano que vem. E, o órgão que trata disso aqui em Portugal mudou. Então, até eu resolver as minhas coisas, esse caso está encerrado!”. 

A suposta filha de Leonardo fez um desabafo sobre as críticas que enfrenta nas suas redes sociais. Depois de expor a desconfiança de ser filha do sertanejo, a modelo sofre diversos comentários negativos. 

“Passando aqui para dar uma desabafada. Estou muito triste, mesmo. O tanto que eu tenho recebido coisa de gente maldosa, não está escrito”, comentou nos Stories. Mesmo tentando ignorar as mensagens, ela disse que não conseguiu evitar de ficar abalada. 

“Sempre trabalhei pra caramba para ver um  bando de gente falando e me acusando de coisas, falando que quero me aproveitar e que quero mídia”, disse./msn 

Não deixe de curtir nossas páginas no Facebook,  youtube  e  também no Instagram para mais notícias no jucurunet

EX- PREFEITA DE JUCURUÇU – UBERLÂNDIA PEREIRA - DEIXA UM ROMBO NO MUNICÍPIO DE SETE MILHÕES, QUINHENTOS E OITENTA E OITO MIL, TREZENTOS E QUARENTA E UM REAIS E SESSENTA E UM CENTAVOS.

VALOR DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO VALOR POR EXTENSO 7.588.341,61  SETE MILHÕES, QUINHENTOS E OITENTA E OITO MIL, TREZENTOS E QUARENTA E UM REAIS E SESSENTA E UM CENTAVOS

Acreditar em Políticos Honestos é a mesma coisa que acreditar em contos de fadas. 

Quem um dia garantiu cuidar, amar, respeitar, honrar os compromissos públicos, e fazer toda a deferência pelo bem está do seu povo, olha aqui o resultado. 

Estamos falando dela mesma – a ex- prefeita de Jucuruçu, – Uberlândia Carmos Pereira. 

Seguem os anexos:   









O Brasil é um país reconhecido pela sua ampla representatividade democrática. No entanto, nem sempre foi assim. Houve momentos em nossa história de grandes restrições ao direito de participação popular no processo de escolha dos governantes: as mulheres não tinham direito de votar; o voto era definido pela renda (voto censitário – direito apenas dos ricos) e, ainda, controlado por coronéis (voto de cabresto).


Que decepção dessa cambada de políticos do município de Jucuruçu, até parece que é uma disputa para vê quem é que pega mais o nosso dinheiro público. 

Não fica você pensando que no final da gestão do prefeito Arivaldo de Almeida – (LILI) vai ser diferente não – temos quase certeza, que irá acontecer isso e muito mais, quem não se lembra de que quando ele disputou a eleição para prefeito de Jucuruçu ele ficou grampeado na justiça até a reta final por irregularidades administrativas no seu município de Palmópolis – isso é só pra nós ficarmos espertos. 

Por isso nenhum político de Jucuruçu não me representa essa cambada de irresponsáveis. Por isso meu próximo candidato será um “CACHORRO” vocês vão vê meu candidato ficha limpa 100%, e cheio de vitalidade. Porque homens e mulheres deste município até hoje só prestaram para meter a mão no nosso dinheiro. Por exemplo. Aqui fica uma pergunta para a ex- prefeita de Jucuruçu, ela que jurou fidelidade a esse município – a senhora “UBERLÂNDIA PEREIRA” ex- gestora, cadê os R$ 27 milhões do FUNDEB?          

Desse modo, no atual contexto político e social do Brasil, os dias destinados à realização das eleições representam um dos raros momentos em que todos se igualam, pois não há diferença de raça, sexo, condição financeira, classe ou grupo social, já que existe igualdade de valor no voto dado por cada cidadão.

Diante da liberdade e da igualdade no exercício da soberania popular, é fundamental que o voto seja consciente, pois esse é um fator preponderante para que se alcance um resultado satisfatório no pleito.

Mas como alcançar essa consciência?

Conhecer o funcionamento do processo eleitoral brasileiro, entender o sistema por meio do qual os candidatos são eleitos, perceber o que é legítimo e aquilo que ofende a moralidade da disputa eleitoral contribui para a conscientização do eleitor na escolha de seus representantes.

É importante que o eleitor procure se informar a respeito das ideias do partido político ao qual o seu candidato está filiado, pois a ideologia partidária – ou seja, os propósitos daquela legenda – está ligada ao que o candidato escolhido realizará se for eleito.

O eleitor deve estar atento à atuação de cada candidato. Aqueles que possam tentar comprar votos ou oferecer alguma vantagem em troca de apoio político certamente continuarão a promover a corrupção se forem eleitos.

Precisamos entender, contudo, que nem todo político é igual ou corrupto. Existem candidatos interessados em promover uma mudança social e política, por isso devemos buscar conhecer as propostas do candidato e do seu partido, assim como o seu passado.

De outra parte, considerando que, nas eleições municipais deste ano, haverá disputa para os cargos de prefeito e de vereador, é importante – para o aperfeiçoamento da conscientização cívica – distinguir os sistemas por meio dos quais serão eleitos os candidatos.

No Brasil, as eleições realizam-se por meio de dois sistemas, a saber: o sistema majoritário, aplicado aos cargos do Poder Executivo (presidente, governador e prefeito) e ao cargo de senador; e o sistema proporcional, adotado para os cargos do Poder Legislativo (deputado federal, deputado estadual, deputado distrital e vereador), exceto para senador.

O sistema majoritário consiste em declarar eleito o candidato que tenha recebido a maioria dos votos válidos2. Essa maioria pode ser absoluta, quando se elege – no primeiro turno para o cargo do Poder Executivo – o candidato que tenha alcançado o mínimo de 50% dos votos válidos mais um voto; ou pode ser simples, hipótese em que se elege o candidato para os cargos de presidente, governador e prefeito que, no segundo turno, tenha puramente obtido mais votos que o segundo colocado3.

Já no sistema proporcional, são computados os votos não apenas do candidato, mas também os do partido político ou da coligação. Isso porque, para se identificar o candidato eleito, observam-se as legendas que obtiveram o número necessário de votos e, posteriormente, os candidatos que alcançaram o maior número de votos dentro de cada partido vencedor.

Sendo assim, o cálculo do resultado final de uma eleição realizada pelo sistema proporcional é feito a partir das seguintes fórmulas:

1º) define-se o quociente eleitoral (QE) pelo número de votos válidos (da eleição) divididos pelo número de cadeiras disputadas (QE = votos válidos / nº de cadeiras)4;

2º) a seguir, calcula-se o quociente partidário (QP) pela divisão dos votos válidos de cada partido político ou coligação pelo quociente eleitoral (QP = votos válidos da legenda ou da coligação / QE).

O resultado do quociente partidário corresponderá ao número de cadeiras a serem ocupadas pelo partido político ou pela coligação, ou seja, após o cálculo do QP serão definidos dentro do partido aqueles candidatos que terão sido eleitos dentre os que tiveram mais votos, sendo que a sobra de vagas será calculada pelo número de votos válidos do partido ou da coligação dividido pelo número de lugares obtidos mais um. A vaga será daquele que alcançar o maior resultado.

Nota-se, então, que votar no candidato significa votar no partido ou na coligação. Daí a importância de se observar e conhecer não apenas as propostas do candidato, mas também as dos partidos políticos e das coligações.

O eleitor deve, ainda, estar atento e se informar a respeito dos demais candidatos que concorrem pela legenda ou coligação formada pelo partido do candidato de sua preferência, tendo em vista que sua opção contribuirá para a eleição daqueles.

Finalmente, não podemos deixar de ressaltar que, nestas eleições, terá início a aplicação da Lei da Ficha Limpa, que, criada a partir da iniciativa popular, representa uma das maiores conquistas no combate à corrupção, haja vista que suas disposições impedem que os maus políticos sejam eleitos.

Espera-se que esse marco histórico na democracia brasileira motive o eleitor a votar de maneira consciente e interessada, depositando a sua confiança em candidatos dignos e honestos, pois sua escolha refletirá no futuro da sua cidade.

Diante das considerações apresentadas, conclui-se que o cidadão, no pleno exercício da democracia, tem um forte papel no destino do seu país, cujo instrumento é o voto consciente. Logo, o eleitor que exercer o seu direito ao voto – a partir de uma decisão madura, refletida e consciente – contribuirá para impedir a eleição de maus políticos e possibilitará o alcance de uma maior legitimidade no processo eleitoral. 

* Especialista em Direito Eleitoral pela Uniderp em convênio com o Instituto de Direito Público (IDP). Analista judiciário do TSE.

1 Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I – plebiscito; II – referendo; III – iniciativa popular.

2 Nos termos do art. 77 da CF/1988 e dos arts. 2º e 5º da Lei nº 9.504/1997, votos válidos são aqueles dados a um dos candidatos (chamados nominais) e os destinados a um partido político (chamados de legenda), excluídos, portanto, os brancos e os nulos.

3 A maioria simples é regra observada para o cargo de prefeito nos municípios com menos de 200 (duzentos) mil eleitores e cargo de senador.

Apenas os partidos políticos e as coligações que alcançarem o quociente eleitoral terão direito a disputar as vaga na Casa Legislativa.

Prefeitura de Medeiros Neto divulga últimos resultados de análise da água do rio Itanhém e faz nova visita a Nova Lídice


A Prefeitura de Medeiros Neto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, informa à população que recebeu o resultado das últimas análises da amostra de água coletada no trecho do Rio Itanhém atravessa Nova Lídice. A equipe também realizou nova visita ao distrito. 

As coletas foram feitas após o recebimento de denúncia de mortandade de peixes e coloração esverdeada dessa água, o que deixou gerou preocupação entre moradores da região e autoridades. 

Os laudos apontaram a presença de um grande número de cianobactérias, caracterizando uma floração de Cylindrospermopsis sp. 

As causas das florações dessas bactérias fotossintetizantes, estão relacionadas a um crescente enriquecimento artificial do ecossistema aquático (eutrofização), geralmente causado por uma série de fatores, como: 

1) lançamento de esgoto in natura, 

2) fertilizantes na agricultura, 

3) destruição da mata ciliar, 

4) elevação da temperatura, secas prolongadas e 

5) grandes captações de água ao longo do rio. 

Tudo isso favorece a multiplicação excessiva das cianobactérias, que formam uma camada verde na superfície da água, impedindo a penetração da luz solar e a realização de fotossíntese. 

Entre os efeitos, está também a diminuição da quantidade de oxigênio dissolvido, o que provoca a mortandade de peixes. 

Conforme a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a água fornecida aos moradores da área urbana, após o tratamento, está dentro dos padrões de potabilidade para o consumo humano. 

ATUALIZAÇÃO 

A Secretaria de Meio Ambiente de Medeiros Neto informa ainda que realizou nova vistoria na região do distrito de Nova Lídice. 

Na ocasião, foi observado que a coloração da água já retornou à normalidade e não foi verificada a presença de peixes mortos. 

A equipe, a curto prazo, continuará monitorando o resultado de novos testes realizados pela Embasa e também tem intensificado os trabalhos de recomposição de nascentes e matas ciliares ao longo de trechos do rio Itanhém. 

Grandes usuários de água têm sido solicitados que promovam a redução das vazões de captação neste período de longa estiagem e diminuição da lâmina d’água do rio Itanhém. 

Ações a longo prazo também estão sendo definidas, destacando que o cuidado com a natureza deve ser um esforço entre Poder Público, o setor particular e a comunidade em geral./Bahiaextremosul/Ascom

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Família Vieira Souza em LUTO – Morre dona Mariana aos seus 85 anos de pneumonia

 


Comunicamos com pesar o falecimento da senhora (Maria Vieira Souza, Mais conhecida como Mariana) 85 anos de idade, ocorrido, nesta  sexta-feira, 1 de dezembro de 2023, ás 13:hs a caminho de Eunápolis, BA, causa morte pneumonia aguda. 

A senhora ‘Mariana’ uma antiga moradora do município de Jucuruçu, onde ela viveu e criou toda a sua família com muito amor carinho e dedicação. 

Sabemos que senhora Mariana era uma pessoa muito querida por todos. E essa dor que ora todos sentem não é uma dor eterna… Deus é tão sábio e misericordioso que ele criou o tempo e o tempo serve para muitas coisas, inclusive para ir amenizando e diminuindo a dor. 

Os nossos pêsames aos familiares e amigos pela a perda, imaginamos o tamanho da sua dor, mas tenha força e não perca a esperança de um reencontro na eternidade. Espero que estas palavras levem um pouco de conforto e paz ao seu coração. 

É muito doloroso ter de dizer adeus a quem amamos, mas este é o destino final de todos nós e apenas podemos tentar aceitar. 

Quem partiu encontrou agora a paz eterna, mas não desapareceu para sempre. Pois, através do seu amor e da sua saudade continuará presente. E um dia voltaremos a encontrar-se na eternidade. 

O velório está acontecendo na Igreja Adventista do Sétimo Dia, na Praça Josino Eduardo de Brito nº 144 Jucuruçu - BA, o sepultamento, será neste sábado pela amanhã, no cemitério jardim da saudade, em Jucuruçu. 

A perda de uma mãe é um momento terrível e infelizmente não existe nada que possa ser feito ou dito para minimizar tão grande dor. Apenas Deus tem o poder de consolar uma alma tão ferida, então a Ele pedirei para que alivie seu sofrimento, para que ampare suas lágrimas e conforte seu coração. 

Lamento muito pela sua perda, pela sua dor, e também por não poder ajudar mais você. Sua mãe foi uma pessoa maravilhosa e deixou muito amor para trás, assim como lindas lembranças que viverão eternamente nos corações de quem a ama. 

Muita força e muita fé. Para o que precisar saiba que pode contar com a gente. Que sua querida mãe descanse em paz! 

A senhora (Maria Vieira Souza) *Mariana*, era separada ela deixa 11 filhos, 28 bisnetos e 22 tataranetos.

Jovem itamarajuense Henrique Peixoto recebe medalha de Honra ao Mérito da Academia de Estudos de Assuntos de História concedida pelo Tiro de Guerra 06-025

 

Aconteceu na noite de quinta-feira 30 de novembro, a solenidade de encerramento da turma em exercício 2023, do Tiro de Guerra 06-025 de Itamaraju. 

O evento foi realizado no pátio da instituição militar contando com a presença do Prefeito Marcelo Angênica, Major PM Dumas Comandante da 43ª CIPM entre outras autoridades militares, personalidades do município, familiares e amigos dos atiradores, durante a solenidade diversas homenagens foram realizadas através do Chefe de Instrução Subtenente EB Jemerson Odely, em reconhecimento a aqueles que prestam serviços a instituição. 

Entre os homenageados da noite o destaque foi o jovem itamarajuense Henrique Peixoto, que ocupou lugar de destaque no dispositivo do evento e recebeu das mãos do Subtenente Jemerson Odely, o Diploma de Amigo da 6ª Região Militar, concedido pelo General de Divisão do Exército Marcelo Arantes Guedon, Comandante da 6ª Região. 

O diploma é um reconhecimento do comandante ao jovem pelos relevantes serviços prestados na região, junto ao Tiro de Guerra, que po finalidade é um braço forte do Exército Brasileiro na defesa do Brasil.

Em seguida o jovem recebeu a "Medalha do Mérito do Tiro de Guerra" concedida pela AEAH - Academia de estudos de Assuntos de História, Henrique Peixoto, foi indicado através do chefe de instrução do Tiro de Guerra 06.025 de Itamaraju. 

É a primeira vez na história do tiro de guerra de Itamaraju, que um cidadão é indicado a receber tão grande honraria em reconhecimento aos serviços prestados a instituição militar, para o Subtenente Jemerson, é uma grande satisfação reconhecer aqueles que dedicam parte se seu tempo em contribuir com a cidadania e formação dos jovens matriculados na instituição. 

A "Medalha do Mérito do Tiro de Guerra", foi instituída no ano de 2007 em comemoração aos 105 anos do primeiro Tiro de Guerra do Brasil, na cidade de Rio Grande - RS, com a fundação de uma sociedade de tiro ao alvo com finalidades militares (Sociedade de Propaganda do Tiro Brasileiro), idealizada e criada pelo Coronel Honorário do Exército Antônio Carlos Lopes. 

A referida honraria se destina a premiar civis e militares que, por abnegação, dedicação e capacidade profissional, desenvolvem os valores espirituais e morais da nacionalidade e o sentimento das obrigações para com a Pátria, contribuindo para fortalecer a Cidadania e o Civismo. 

A referida Medalha é concedida pela AEAH - Academia de estudos de Assuntos de História e é cadastrada no Exército Brasileiro sob o código "C 84", conforme Aditamento da DCEM 6A ao Bol DGP n° 20, de 20 de maio de 2008. 

O jovem Henrique Peixoto, é bastante conhecido no município pela sua atuação em atividades sociais, através da Rede do Bem – Itamaraju, entre outras ações de instituições parceiras com intuito de promover o bem-estar social. 

Aos 32 anos o jovem crava o nome na história diante do êxito e honraria recebida, “Fico muito feliz com a homenagem, este diploma e medalha muito me enobrece em razão da minha pouca idade, mais com a determinação de continuar fazendo muito mais pela minha cidade na garantia de dias melhores para todos, dedico tudo ao Senhor, e agradeço a todos que vem ao longo desses anos trabalhando junto comigo para que possamos proporcional algo melhor na vida do próximo”, disse Henrique Peixoto. 

O homenageado serviu o Tiro de Guerra 06.025 de Itamaraju, no ano de 2010, sendo instruído pelo Capitão Manoel Luiz França, na ocasião sempre desenvolveu importantes ações sociais se destacando na turma, entre os feitos promoveu a campanha “Um sorriso muda tudo” realizando a distribuição de brinquedos e alimentos no bairro São Bernardo. 

No final da solenidade o homenageado recebeu os cumprimentos de diversos atiradores, familiares e amigos pela conquista e reconhecimento./ASCOM

Mãe procura por filho desaparecido no Bairro Vila Vargas em Teixeira de Freitas


Teixeira de Freitas: Uma mãe compareceu na Delegacia da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, relatando em um Boletim de Ocorrência (BO) que seu filho Richard Otávio Santos Santana, de 17 anos, teria saído da residência de sua avó, no último domingo 26 de novembro, por volta das 18h30, no Bairro Vila Vargas, na cidade de Teixeira de Freitas e, desde então, não tiveram mais notícias dele. 

A mãe pede a todos que souberam do paradeiro do seu filho Richard, que informe à Polícia. 

A mãe disse que o filho estava andando com pessoas estranhas, e que está muito preocupada. "As buscas não param, nos ajude a localiza-lo. 

Podem informar à Polícia Militar (190) ou à Polícia Civil (197). Sua identidade será preservada no máximo sigilo"./Lenio Cidreira/Liberdadenews

No vermelho -Quase 30% dos Municípios fecharão o ano no vermelho e 46,7% estão pessimistas para 2024, revela pesquisa sobre 13º da CNM


Mais de 28,6% dos Municípios afirmaram que atrasariam o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos funcionários, que deveria ocorrer até esta quinta-feira, 30 de novembro. Isso representa 1.246 administrações municipais que participaram da pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O tradicional estudo elaborado pela entidade municipalista ouviu 4.456 prefeituras, ou seja, 80% do total de 5.568 Municípios do país, entre os dias 25 de outubro e 27 de novembro. Além do pagamento do benefício, a entidade identificou que 27,2% das prefeituras acreditam que encerrarão o ano no vermelho, ou seja, 1.214 dos entrevistados. 

Ao serem questionados sobre as expectativas para 2024, 47,6%, ou 2.121 prefeituras possuem expectativa de melhora nas finanças municipais para o próximo ano. Outras 2.083 prefeituras, ou 46,7% do total, informaram que não acreditam em um cenário positivo. A pesquisa da Confederação identificou ainda que 2,7%, ou seja, em 119 prefeituras a folha de pagamento não está em dia. Em 96%, 4.278 Municípios, entretanto o pagamento está em dia. Sobre o pagamento dos fornecedores, 44,2% dos gestores municipais responderam que estão em atraso; outros 53,3% afirmaram que o pagamento dos prestadores de serviço está em dia. 

A CNM também questionou os gestores sobre a forma de pagamento do 13º salário, se seria parcela única ou parcelado. Em relação à primeira parcela, 28,6%, ou 1.246, dos Municípios afirmaram que vão atrasar o pagamento. Por outro lado, o pagamento da primeira parcela já foi efetuado por 54,6%, ou 2.382 Municípios. Quanto à segunda parcela, 9,4%, ou 229 Municípios informaram que devem atrasar o pagamento. Outros 87,7%, ou 2.135 Municípios deverão pagar até o dia 20 de dezembro. 

“Há 3 meses, mais de 52% dos Municípios já estavam no vermelho e os últimos dados mostram um cenário preocupante no âmbito da gestão local. Agora, no final do ano, esse aumento das despesas, principalmente de pessoal, com o pagamento do 13º salário, reforça que é urgente o debate e a implementação de medidas estruturantes”, destaca o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.  

Adicional de dezembro 

Para 92,9%, ou seja, 4.138 prefeituras, o adicional de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que será creditado nos cofres municipais contribuirá para o pagamento do 13º salário dos servidores. O adicional foi uma conquista da CNM no ano de 2007 e, desde dezembro de 2008, as prefeituras passaram a receber de forma integral o 1% adicional do FPM, sempre no mês de dezembro. A parcela de 2023 – a 16ª da história – será paga em 7 de dezembro. 

Pesquisa 

O escopo da pesquisa é diagnosticar a situação fiscal dos Municípios em relação ao pagamento do 13º salário diante do atual cenário de crise enfrentado pelos gestores. De acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2021, os Municípios possuem mais de 6,2 milhões de servidores municipais. O impacto financeiro apenas desse benefício salarial ao funcionalismo nos Municípios é R$ 25,667 bilhões, montante que deverá aquecer a economia nos Municípios no final do ano./Bahiaextremosul/Ascom

Morador de rua é esfaqueado em terminal rodoviário de Teixeira de Freitas


Teixeira de Freitas: Um homem identificado como Fabiano Aparecido, que vive em situação de rua, foi vítima de uma tentativa de homicídio na manhã desta quinta-feira (30), no Terminal Rodoviário Coletivo, na região central de Teixeira de Freitas. 

Segundo testemunhas, Fabiano se envolveu em uma discussão com outro homem, que sacou uma faca e o atingiu na região do abdômen. O agressor fugiu do local e não foi localizado pela polícia. 

Fabiano foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde passou por uma cirurgia de emergência. De acordo com levantamentos do Liberdade News, ele tem parentes em São José de Alcobaça e seu estado de saúde é estável./Lenio Cidreira/Liberdadenews

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Presidente do TJBA reinaugura Fórum de Itamaraju


“Reinauguramos esse espaço atendendo aos eixos da acessibilidade, da segurança e da sustentabilidade”, disse o Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, ao abrir a cerimônia de reinauguração do Fórum Dermeval Bellucci e o Fórum do Sistema dos Juizados Especiais da Comarca de Itamaraju. Ocorrida na terça-feira (28), a solenidade entregou, também, aos itamarajuenses a sede dos Juizados Especiais, completamente renovada. 

“Aqui se passa a realidade da vida, é onde o magistrado entra em contato com as partes, onde os dilemas, as angústias, as fisionomias de alegria ou de tristeza se despontam ao olhar da juíza ou do juiz. Sejam bem-vindos ao novo Fórum”, disse o Chefe do Judiciário baiano. 

Durante a solenidade, houve a entrega de dois novos equipamentos dentro do Fórum: a Sala Passiva, que permite ao cidadão participar de audiências e acompanhar todo o processo de modo virtual; e a Sala de Depoimento Especial, que viabiliza a criança ou o adolescente vítima de violência sexual à escuta humanizada. 

“Através da Sala Passiva, a pessoa, que não tem acesso à internet ou tem dificuldade, recebe a ajuda de um servidor para consultar processos”, disse o Assessor Especial da Presidência para Magistrados (AEP I), Juiz Ícaro Matos. Na sequência, os presentes assistiram a dois vídeos expositivos sobre ambos os espaços. 

Na ocasião, o Presidente do TJBA pediu uma salva de palmas à Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende pela idealização das Salas Passivas. A Magistrada presidirá a Corte baiana no próximo biênio (2024-2026). 

O Desembargador Salomão Resedá também foi lembrado, como uma das maiores autoridades no Brasil, sobre a criança e o adolescente. 

Reformas 

O Fórum da Comarca de Itamaraju contemplou a modernização de sanitários, a troca de louças e metais por modelos modernos e sustentáveis, adequações para banheiro para pessoas com deficiência, piso tátil, reforma das rampas e revitalização de piso de alta resistência. 

Também passou por reformas a sede dos Juizados Especiais, a qual recebeu quinze novos computadores e teve a velocidade da internet ampliada, de 50 para 200 megabytes. 

Agradecimentos 

O Prefeito do Município de Itamaraju, Marcelo Angênica, deu as boas-vindas ao Chefe do Judiciário baiano, elogiou a reforma e agradeceu: “É de grande importância a reinauguração do nosso Fórum e precisamos lembrar que a Justiça é um dos pilares que mantém a nossa sociedade funcionando”. A Diretora do Fórum, Juíza Laís Soares Lacerda, estendeu os agradecimentos a servidores e magistrados atuantes e que já passaram pela unidade. 

Por sua vez, a juíza Andréa Gomes participou da solenidade de reinauguração do Fórum dos Juizados Especiais e descerrou a placa na sede do prédio totalmente reformado. 



Compuseram a Mesa Extensora da cerimônia a Presidente da Câmara Municipal de Itamaraju, Vereadora Jozeni Alves Bonfim; a Juíza Nartir Dantas Weber; a Juíza da Vara de Direito do Sistema dos Juizados Especiais de Itamaraju, Andreia Gomes; a Juíza da Vara do Sistema dos Juizados Especiais da Comarca de Itamaraju, Andréa Gomes Fernandes Beraldi; o Coordenador Regional da 14ª Defensoria Pública da Bahia, Defensor Público Caio César Nunes Cruz; o Vice-Presidente da OAB Subseção Itamaraju, Luiz Armando Mori Leite da Silveira; o Assessor Especial da Presidência para Magistrados (AEP I) do TJBA, Juiz Ícaro Matos; e o Secretário de Administração do TJBA, Fabrício Nascimento Ferreira. 

Também marcaram presença o Procurador do Município de Itamaraju, Elton Marely Moitinho; o Delegado da Polícia Civil de Itamaraju, Gilvan Meireles; o Presidente do Conselho Tutelar de Itamaraju, Jair Sousa de Jesus; o Administrador do Fórum de Itamaraju, Anselmo Lima; entre outros./TJBA

Uldurico Júnior prestes a desistir de Teixeira de Freitas

 

Os bastidores da política no extremo sul da Bahia já contam com a desistência da candidatura do jovem caçador de prefeituras, Uldurico Júnior (MDB), da disputa em Teixeira de Freitas, a cada dia mais inviabilizada por diversos movimentos dos adversários no tabuleiro. 

1 – O PT local decidiu lançar candidatura própria, Raíssa de João Bosco, inviabilizando o apoio do governador a outro candidato na cidade; 

2 – Outra parte do PT, comandada por Josias Gomes, vai apoiar o prefeito Marcelo Belitardo (União); 

3 – A entrada no cenário eleitoral de Léo Brito, filho do ex-prefeito Temóteo Brito, animou correligionários e vem atraindo também os votos dos mesmos segmentos disputados por Uldurico Júnior; 

4 – Léo se articula para sair candidato por um partido da base governista, o que anula uma eventual vantagem do candidato do MDB, que não terá o governador no palanque; 

5 – O peso negativo de sair candidato pelo MDB de Geddel Vieira Lima e de ter que esconder da campanha o seu pai e ex-deputado Uldurico Pinto, também atrapalha o crescimento do caçador de prefeituras, que vem de duas derrotas eleitorais seguidas. 

Muita grana 

Para seguir em frente, Uldurico Júnior (leia-se a família Pinto) teria de gastar uma fortuna em acordos políticos, com risco de perder a eleição. São muitos os sinais de que o caçador de prefeituras está prestes a desistir de Teixeira de Freitas./Bahia40graus

Naiara Azevedo vai à polícia contra ex-marido e o acusa de agressão e ameaça

 


A cantora Naiara Azevedo disse à Polícia Civil em Goiânia ter sofrido violência física e recebido ameaças do ex-marido. Ela disse ainda que teve o equipamento de show confiscado na quarta-feira (29) e trancado em um galpão e que não tem acesso às informações de suas contas bancárias. A sertaneja pediu uma medida protetiva contra o ex. A defesa do ex-marido disse que não vai comentar o caso no momento. 

O advogado Guilherme Capanema, que representa Rafael, informou que ele não foi intimado e não têm conhecimento de todos dos fatos. “Estamos apurando e levantando todas as questões, razão pela qual, no momento, não temos nada a declarar quanto a tal ponto”, disse. 

Segundo o boletim de ocorrência ao qual o g1 teve acesso, Naiara denunciou que foi constrangida pelo ex e pelo irmão dele após ter o equipamento de show retirado de uma carreta e trancado em um galpão sem poder ter acesso. 

Naiara contou à polícia que foi casada por dez anos e se separou em julho desde ano. Ela contou que sofreu “um episódio de violência física e de ameaça, quando ele [ex] disse que acabaria com sua carreira, com sua vida e também a injuriou”. O caso foi em julho. 

A sertaneja contou à polícia que não tem acesso às informações das contas bancárias, que são movimentadas pelo ex e a família dele. Além disso, afirmou que vários de seus bens, como casas e veículos de luxo não estão no nome dela, e sim de Rafael. Por fim, disse que teme por sua vida após o ex-marido fazer um seguro em nome dela de valor muito alto e tendo ele como beneficiário. 

Além disso, relatou que “inúmeras vezes” Rafael a ameaçou, dizendo que acabaria com sua carreira e até “a ameaçou com os seguintes termos: vou acabar com a sua vida, com a sua carreira e você nunca mais vai me ver”. 

Em nota, a Polícia Civil informou que "registrou boletim de ocorrência relativo ao fato ocorrido com a cantora vítima, a qual foi prontamente atendida, e que a Deaem [Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher] já está tomando todas as medidas de investigação em conformidade com o previsto na Lei Maria da Penha". 

A assessoria de imprensa da cantora confirmou que a Naiara esteve na delegacia. "Porém, não tem namorado. E o caso em questão está em segredo de justiça", afirma a nota./globo

MC Loma desabafa sobre problema de saúde após usar cigarro eletrônico e faz alerta

compartilhou um desabafo com os seguidores. Enquanto caminhava com Mirella e Mariely, conhecida como as Gêmeas Lacração, a influenciadora contou que ficou com problemas respiratórios após começar a fumar vape. Ela disse que não fuma mais, mas ainda precisa usar "bombinha de ar" para conseguir respirar melhor. 

"Minha gente, não fumem mais vape. É essa dica que eu dou a vocês. Tinha rios e rios de vape na minha casa, Mariely jogava fora em sacola de lixo, em caixa", contou Loma, enquanto puxava ar para conseguir subir uma ladeira. 

"Um dia parei de fumar, desde que parei de fumar, e estou sentindo que a minha respiração está melhor, mas mesmo assim estou ruim, tendo que usar bombinha de ar. Não fumem vape, de verdade", completou a cantora. 


Vape é um nome popular que os cigarros eletrônicos recebem. A venda desses aparelhos é proibida no Brasil, mesmo assim, mesmo assim o consumo deles cresceu no Brasil, enquanto o de cigarro tradicional diminuiu. 

A família de Paloma Santos, mais conhecida como MC Loma, movimentou um verdadeiro barraco nas redes sociais ao longo do último fim de semana.

 A cantora foi criticada pela irmã, Day Tramagi, e defendida por Mirella e Mariely Santos, conhecidas como as Gêmeas Lacração, primas, amigas e colegas de trabalho da artista. 

O que começou como uma briga por dinheiro chegou a acusações de traição e ameaça de processo./entretenimento

SAC Móvel promove atendimento gratuito no município de Guaratinga


O SAC Móvel realiza atendimento gratuito na cidade de Guaratinga, a 699 quilômetros de Salvador. Os serviços disponíveis são RG, antecedentes criminais, atendimento Procon e da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), recadastramento Ceprev (prova de vida para aposentados e pensionistas do Estado), além da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). 

A carreta está na praça da antiga Rodoviária do município, e o atendimento é de 7h30 às 17h, por ordem de chegada, na sexta-feira 1º e sábado 2. A ação do SAC Móvel faz parte do projeto Saúde Mais Perto, promovido pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). 

Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e Portal de Serviços do Estado (www.ba.gov.br) e o site institucional do SAC , além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Homem morre afogado no Rio Jucuruçu, em Itamaraju



Fernando dos Santos Nascimento, mais conhecido como "Gurilão", morreu aos 35 anos, vítima de afogamento durante a tarde desta quarta-feira, 29 de novembro, na região do bairro São Bernardo em Itamaraju, Ele trabalhava na extração de areia. 

O incidente ocorreu enquanto a vítima desfrutava de momentos de lazer, participando de atividades e banhando-se no rio Jucuruçu, nas proximidades das pontes que conectam a BR-101 aos bairros de Itamaraju. Infelizmente, em circunstâncias ainda não esclarecidas, Fernando submergiu e desapareceu. 

Moradores locais mobilizaram esforços para localizar e resgatar o corpo de Fernando, realizando buscas intensivas. No entanto, ao ser encontrado, já não apresentava sinais vitais. 

As autoridades policiais foram prontamente acionadas, e o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju para procedimentos legais. .


A polícia civil está conduzindo uma investigação, abrindo um inquérito para apurar as circunstâncias que levaram ao afogamento de Fernando. Até o momento, as evidências indicam que a causa da morte foi, de fato, afogamento./bahiaextremosul

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Morre o jucuruçuense de 65 anos o amigo ZÉ WILSON

 


Comunicamos com pesar o falecimento de (JOSÉ GONÇALVES), 65 anos de idade, popularmente conhecido por “ZÉ WILSON” ele faleceu nesta quarta-feira, 29 de novembro de 2023, no hospital de Porto seguro, causa morte, falência múltipla de órgãos. 

Há uns 10 dias o jucuruçuense, ZÉ WILSON, Sentiu mal em Jucuruçu, ele foi atendido no HOSPITAL MUNICIPAL DR. PAULO SOUTO DE JUCURUÇU, sentindo fortes dores, e devido seu caso se agravou ele foi transferido para o Hospital Neuroccor, em Porto Seguro, mas infelizmente nesta quarta-feira, por volta das 15hs, ele veio a óbito. 

ZÉ WILSON que era uma pessoa muito querida por toda sua família e de seus amigos, agradecemos todas as mensagens de conforto recebidas até agora. Sabemos que ZÉ WILSON era uma pessoa de muito carinho, amizade e um ser muito alegre. Para sempre o teremos em nossa memória e em nosso coração com muita gratidão e saudade. 

E essa dor que ora todos sentem não é uma dor eterna… Os nossos pêsames a família e amigos pela sua perda. Imaginamos o tamanho da dor, mas tenham força e não perca a esperança de um reencontro na eternidade. Espero que estas palavras levem um pouco de conforto e paz ao seu coração. É muito doloroso ter de dizer adeus a quem amamos, mas este é o destino final de todos nós e apenas podemos tentar aceitar. 

Quem partiu encontrou agora a paz eterna, mas não desapareceu para sempre. Pois, através de você, do seu amor e da sua saudade continuará presente. O corpo de JOSÉ GONÇALVES, será velado na residência de seu irmão, Claudionor, na Rua Romildo Rocha nº 168. O sepultamento de ZÉ WILSON - será nesta quinta, feira, no cemitério jardim da saudade em Jucuruçu, o horário não foi definido pela a família. 

JOSÉ GONÇALVES, era separado, ele deixa cinco filhos, treze netos e um bisneto.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.