Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 26 de julho de 2014

bope: Souto lidera na Bahia com 42% das intenções de votos


Foi divulgada há pouco pela TV Bahia pesquisa Ibope mostrando vantagem para o candidato Paulo Souto (DEM), da coligação “Unidos pela Bahia”, com 42% das intenções de votos, mantendo a mesma pontuação da pesquisa divulgada em maio, contra 11% da candidata Lídice da Mata (PSB), da coligação “Um Novo Mundo da Bahia”, que manteve o mesmo porcentual. 

Logo em seguida aparece o deputado Rui Costa (PT), da coligação “Pra Bahia Mudar Mais” com 8%, menos 1 ponto comparando com a última pesquisa Ibobe. Rogério Tadeu da Luz (PRTB) ficou com 2%, seguido por Marcos Mendes (PSOL) e Renata Mallet (PSTU), obtendo 1% cada. 

Brancos e nulos somam 18%, enquanto 17% não souberam responder ou preferiram não responder a pesquisa. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de três pontos para mais ou para menos. 

Indecisos totalizaram 9%. A margem de erro é de 3,1%. O instituto começou a ouvir a população no sábado (19) e terminou a apuração nesta segunda-feira (21), com 1008 pessoas. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-00006/2014.

Homem é assassinado com três tiros na cabeça em Itamaraju


homicidio

O crime aconteceu na Rua Boa Vista, bairro Canaã em Itamaraju, vitimando Evanei de Jesus Fernandes, 24 anos de idade, com cerca de três tiros que atingiram a cabeça, onde teve morte instantânea.

Segundo informações de testemunhas o autor teria adentrado a residência da vítima e durante um desentendimento atirou e saiu em rumo ignorado, deixando o corpo caído a beira da porta de entrada da casa.

           (Foto Radar 830)

Duas guarnições da Polícia Militar estiveram no local, sendo uma o pelotão da PEOT, no qual rapidamente saíram em investigações na busca do autor, enquanto os demais acompanhavam o caso até a chegada do rabecão, onde através do Agente Público Anderson Barbosa realizou o levantamento cadavérico do corpo de Evanei, juntamente com o Policial Civil Mazuk Ribeiro, para o IML - Instituto Médico Legal, e posteriormente liberado para o sepultamento, como é de praxe./colunasul

Itamaraju: Paciente sai do hospital ainda no soro alegando falta de médicos

       Foto Radar 830
fuga

Um homem de identidade não informada que tinha dado entrada na unidade hospitalar de Itamaraju na noite dessa sexta-feira (25), foi visto caminhando no trevo do bairro Novo Prado, próximo ao Hospital Municipal ainda com a bolsa de soro em mãos.

No momento em que ele saiu do hospital não havia nenhum segurança para detê-lo. O mesmo revelou a nossa equipe de reportagem que naquele momento não haviam médicos e por isso saiu para comprar cigarro e ir embora para casa. O mesmo relatou que é morador do bairro Novo Prado e sofre de epilepsia e teria sido levado para ser medicado.

Aparentemente debilitado o paciente mal conseguia caminhar, chegando a pedir a nossa equipede reportagem para ser levado para sua residência. "Segundo ele, o mesmo estava bastante fraco e não estava conseguindo chegar em casa".

Esse caso é apenas um dos múltiplos casos sobre o sofrimento em que a população vem sofrendo ultimamente na área da saúde em Itamaraju. Diversas pessoas vem criticando a unidade hospitalar na redes sociais, "apesar de ter um hospital de média estrutura, não há equipamentos necessários e muito menos médicos para atender os pacientes", outros já comentavam "É muito fácil reformar, jogar uma tinta e maquiar. Hoje o povo não é bobo, estrutura não é a base de tudo, qualidade nos serviços de atendimento médico é o que precisamos", destacou um paciente que não quiz se identificar.

A direção do hospital contradiz o paciente e afirma que havia médico plantonista atendendo naquele horário./Radar830

Familiares procuram por duas adolescentes do Prado que teriam fugido com desconhecidos



Teixeira de Freitas: Familiares de duas adolescentes, identificadas como Pamela Oliveira, 15 anos de idade e Keila Oliveira Francisco, 13 anos, ambas moradora do Bairro São Braz em Prado, procuraram a Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas para registrar o desaparecimento das mesmas.

Segundo os familiares, eles ficaram sabendo, que as duas saíram de casa por volta das 09h00, desta sexta-feira, na companhia de um indivíduo identificado até o momento pelo vulgo de “Cerol” e até o momento encontram-se desaparecidas. Foi deixado um bilhete de despedida por uma delas.


A mãe de Keila, Rosana Ribeiro está desesperada e pede que se alguém tiver qualquer informação do paradeiros das meninas, ligar para o telefone 73 9942 4211 ou para a Polícia através do telefone 190 ou 197. Os pais das menores estavam muito abalados e pede a ajuda da população./Liberdadenews

Homem é morto com tiro na testa e corpo é jogado em rio



O verdureiro José Cláudio Barbosa da Silva (Cal), 36 anos, foi assassinado na manhã desta sexta feira (25), no bairro São Bento, em Buerarema. O corpo já está no DPT de Itabuna. José Cláudio foi morto com tiros de espingarda calibre 12 e depois foi jogado em um rio.


O delegado Jackson Silva, de Buerarema, já identificou os homicidas, conhecidos como Juquinha e Wallace, que estão sendo procurados.


Segundo o delegado, os dois estão escondididos em uma fazenda de cacau na Vila Operária, zona rural de Buerarema. Acredita-se que a motivação do crime é a luta por ponto de venda de drogas na cidade./centoenoventa190

Promotor ministra palestra para PMs sobre abuso de autoridade



O promotor de Justiça José Dutra Lima Júnior, a convite do comandante da 44ª Companhia Independente de Polícia Militar, major Robson Lopes Calmon, ministrou na manhã desta sexta-feira (16), no auditório da companhia, em Medeiros Neto, a palestra“Abuso de Autoridade”. Além de policiais de todos os pelotões, participaram também alunos do Núcleo de Formação de Soldados.

O promotor abordou o tema do ponto de vista prático e jurídico e mostrou aos militares a tríplice responsabilização sobre o ato de abuso de autoridade: administrativa, civil e criminal. Disse que os crimes de abuso de autoridade são de ação penal pública incondicionada, isto é, não depende de prévia manifestação de qualquer pessoa para ser iniciada pelo Ministério Público.

José Dutra abordou ainda o uso de algemas e citou a 11ª Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal, que limita o seu uso. De forma bastante pedagógica e com base na súmula, o promotor mostrou em quais os momentos deve ser feito o uso desse instrumento.

No final da palestra, o promotor recebeu um certificado da Diretoria de Ensino da Polícia Militar, que foi entregue pelo major Robson Calmon. Os militares que foram agraciados com o título "Policial Padrão" também receberam certificados./Rada58

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Dia do motorista





Dia do motorista para comemorar este dia, aí vão algumas dicas - para o dia-a-dia:- cautela redobrada ao transportar gestantes ou idosos em estradas em condições ruins, para evitar solavancos constantes. - Evite colocar o carro em ponto morto antes de frear. é bem melhor usar a força do motor para reduzir a velocidade.

25 de julho é o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. É uma data especial para a gente prestar homenagem aos profissionais do volante, pois é, também, o Dia do Motorista.

Seja o chofer particular, quase membro da família à qual presta serviços; homem de confiança que ouve tantas confidências, que se dedica de corpo e alma àqueles que o acolheram, dirigindo seus carros, suportando as ranzinzices dos mais velhos e as inconveniências dos mais jovens, babá e guarda-costas, sem hora certa para dormir, mas sempre com hora marcada para acordar.

Sejam os motoristas de táxi e de ônibus, que vivem tensos ante a possibilidade de assaltos; que enfrentam, no seu dia-a-dia, as barbeiragens daqueles que dirigem sem cuidado e tornam o trânsito cada vez mais louco; que suportam os ruídos das ruas e a irritação de passageiros nervosos; motoristas que, tão expostos às neuroses, têm que manter a calma e a serenidade.

Seja o caminhoneiro, herói de tantas jornadas pelas estradas cheias de surpresas e perigos, que escreve sobre o asfalto a história do nosso progresso; motorista das longas vigílias, que passa dias e dias distante da família, que enfrenta sol e chuva, estradas boas e más, à mercê dos defeitos mecânicos e exposto à imprudência de alguns irresponsáveis que eventualmente dirigem pelos mesmos caminhos.

Seja qual for o motorista, desejamos homenageá-lo e vai para ele o nosso abraço.

São nossos votos que as ruas e estradas sejam boas, que as máquinas funcionem a contento, que o seu trabalho seja rendoso, que seus familiares tenham sempre um carinhoso sorriso para recebê-lo em seu retorno, e que haja sempre um irmão da estrada para socorrê-lo em caso de dificuldade.

Que São Cristóvão, seu padroeiro, o abençoe e proteja, e que o seu trabalho seja sempre reconhecido e admirado, no carro bonito da família rica, no táxi que gira pela cidade agitada, no ônibus que vai e volta num repetido trajeto ou no caminhão que atravessa o Brasil por nossas longas estradas.

E que todos os motoristas encontrem no seu trabalho, ao lado do sustento da família, do seu progresso, a sua realização profissional .

Nossa homenagem a todos os motoristas profissionais e, por extensão, também aos amadores, a todos os que dirigem veículos, com nosso abraço e nosso respeito.

Viatura da Polícia Militar de Eunápolis tomba na BR-101- dois ficam feridos



Foi registrado um acidente nesta quarta-feira (23) por volta das 7h, com uma viatura da 7ª CIPM de Eunápolis. O acidente foi próximo ao trevo da cidade de Santa Luzia, na BR-101.


Na viatura estava o saldado Magno, que trabalha em Eunápolis e o tenente Assis Ribeiro, que é comandante do 4º Pelotão da PM em Itabela. Os dois sofreram ferimentos leves.


Segundo informações, a viatura estava em direção a cidade de Itabuna, onde iria buscar dois policiais que iriam ser ouvidos em uma audiência em Eunápolis./ O Tempo Notícias 

Itanhém: PM prende três por tráfico durante a madrugada



Três pessoas, inclusive uma adolescente, foram conduzidas à delegacia de Itanhém pela Polícia Militar, suspeitas de envolvimento com tráfico de drogas. As prisões aconteceram na madrugada desta sexta-feira (25), no bairro Monte Santo.

Daniel Cunha Teixeira, 19 anos, que estava com a adolescente D. A. de J., 16, e a irmão dele, Ângela Teixeira Morais, 21, estavam com 44 pedras de crack, já embaladas para a venda. Os policiais ainda encontraram com os suspeitos uma pedra maior da mesma droga.


De acordo com os policiais, Daniel, que é mais conhecido como Calango e tem uma tatuagem de um palhaço nas costas, evadiu-se para um terreno baldio, mas foi alcançado pelos soldados Willer Diógenes e Jó Pinheiro. Ainda de acordo com os militares a irmã dele tentou desfazer da droga./SulBahiaNews

Funcionário é baleado durante assalto a loja da OI no centro

     Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Na manhã desta quarta-feira 23/07,na  Rua Marechal Costa e Silva, próximo à Praça da Bíblia, um funcionário levou um tiro de raspão na perna durante um assalto na loja OI, no centro de Teixeira de Freitas.

Segundo policiais dois homens armados entraram na loja e anunciaram o assalto, durante a ação criminosa a arma acabou disparando e atingindo o funcionário no tornozelo.

 Os ladrões fugiram de bicicleta e levaram quase R$ 8 mil em celulares. A Polícia Militar  buscas no bairro Wilson Brito  para onde os suspeitos teriam fugido, mas nenhum deles foi encontrado.

A vítima atingida pelo tiro foi levada para o hospital e liberada logo em seguida. As câmeras de segurança instaladas no centro da cidade deverão ajudar na identificação dos assaltantes./PORTALN3

Ex-prefeita de Pojuca é multada por contratos de R$ 647 mil sem licitação


Ex-prefeita de Pojuca é multada por contratos de R$ 647 mil sem licitação

A ex-prefeita de Pojuca, Ana Cristina Nunes (PDT), foi multada em R$ 5 mil pelos conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), devido à contratação irregular de diversas empresas nos primeiros meses de 2013 por meio de decreto de emergência administrativa. Ao todo, as contratações somaram R$ 647 mil. 

A ex-gestora assumiu a administração em janeiro de 2013 e instalou o estado de emergência já no dia 2 do mesmo mês. Em sua defesa, Ana Cristina informou que a contratação direta foi necessária devido à falta de documentos de “transmissão de governo e informações imprescindíveis para o andamento administrativo”. 

O TCM não aceitou suas justificativas, pela "evidente desobediência das etapas do processo de licitação", e destacou também que, ao invés de a administração contratar empresas para ações típicas de um efetivo “estado de emergência”, a ex-prefeita pagou, por exemplo, a Floricultura Verdes Pampas o valor R$ 25.333; a ALP Santana ME – ALPS Produções, empresa de atrações artísticas, pela quantia de R$ 61.391; a Chaveiro Ligou-Chegou, por R$ 13.140, além da Eletromecânica Trindade Ltda., por R$ 292 mil. Ainda cabe recurso da decisão.

Jucuruçu: CRAS homenageia aniversariantes da Melhor Idade


O Centro de Referência da Assistência Social de Jucuruçu, (CRAS) prestou uma linda homenagem aos aniversariantes da melhor idade do mês de julho, nesta quinta feira, 24/07/2014, onde todos festejaram em grande estilo e muita animação.

A festa foi realizada na Praça Izabel, e contou com a participação do grupo da melhor idade e muitos convidados da comunidade, os aniversariantes e convidados se deliciaram de uma grande variedade de salgados, doces, e um lanche especial.

A coordenadora do (CRAS) Eudenes Rocha Silva, na abertura da comemoração, ela pediu uma oração e em seguida declarou uma mensagem aos aniversariantes.


A você, minha querida vovó, que Deus a abençoe cada dia mais. Que nos dê a bênção de sempre tê-la conosco, nos dando muito amor, nos passando experiências, nos ouvindo com carinho, nos orientando, nos aconselhando, sempre com muita paciência. Você é para nós, seus netos, um grande exemplo de experiência, de trabalho, de honestidade, de paciência, de fé, e principalmente de muito amor. Amamos você Vovó.

Muitos anos se passaram hoje a senhora comemora, poucos de nós por sua história se interessaram muitos por falta de tempo. A vida é tão corrida tanta coisa a fazer ás vezes não nos sobra nem um momento para que melhor possamos nos conhecer mas é maravilhoso descobrir o quanto a senhora conquistou.



É jubiloso de seus lábios ouvir, todos os sonhos que sonhou, todos os degraus que teve que subir. E tudo o que neste tempo realizou, é difícil encontrar neste mundo alguém que tanto lutou, tanto sofreu. Encontrar a cada dia mais vitalidade, ir cada vez mais profundo, e nos mostrar tudo o que conheceu do mundo. Ensinando-nos o caminho para a felicidade, a senhora é para todos nós a esperança.

E temos a honra de seguir seu exemplo, sua lucidez, pois viveu sua vida com muita perseverança. E se todos enxergarmos seguindo-a teremos sensatez, alcançando assim serenidade para a atitude correta escolher nos momentos em que adversidades em nossa vida tivermos que viver.

Sabemos que caminhou por estradas tortuosas, que por picadas, matas e montanhas teve que passar que encontrou no caminho toda espécie de coisas perigosas, mas que para tudo tinha um jeitinho. E acima de tudo, sempre soube se doar soube por cima dar a volta. Teve sabedoria para quando necessário mudar, soube enfrentar todo tipo de revolta, e cada problema solucionar. Tem sempre uma palavra que anima uma paz e sabedoria que nos passa "saber".


A Secretária de Desenvolvimento Social Núbia Cajaíba, parabenizou todos e ressaltou a importância de sempre estar promovendo eventos e atividades voltadas para o seguimento da melhor idade, a fim de proporcionar um pouco de alegria ao grupo.

 E destacou que a iniciativa tem como objetivo a interação a socialização de todos os idosos, fortalecendo os vínculos de amizade e elevando a auto-estima dessas pessoas muito importantes e que muito já fizeram pela nossa cidade.


 O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos “Grupo da melhor idade”, tem por finalidade, o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

A presença dos integrantes foi maciça, onde mais de 50 idosos se fizeram presentes, foi um verdadeiro sucesso. O objetivo dessa festa de comemoração foi mostrar para esses idosos o quanto eles são especiais para nossa sociedade e merecem o nosso respeito e admiração, a fim de reforçar também o convívio deles no meio social. Parabéns aos nossos aniversariantes.

A prefeita Uberlândia, se fez presente na festa do inicio ao fim, e prestou sua homenagem aos aniversariantes.  E ressaltou a importância de se chegar nessa idade.  “Se hoje vocês estão aqui recebendo essa pequena homenagem, é porque já contribuíram muito com nossa cidade, e é dever nosso hoje homenagear todos vocês”.


 “Todos estamos nesta vida de passagem, o que levamos e o que fica, são os amigos, então, devemos viver bem cada dia de nossas vidas”. A prefeita fez questão de “parabenizar todos os responsáveis pela realização deste encontro e acima de tudo aos nossos amados idosos, eles que agora estão na melhor idade e merecem todo o nosso apoio, carinho, atenção e admiração.


“O que importa mesmo é fazê-los se movimentar, e se descontraindo, brincando, esquecendo dos problemas, sorrindo, sendo pessoas realmente felizes e com uma boa auto - estima.” Afirmou

Primo do goleiro diz que corpo de Eliza Samudio está perto de aeroporto em Belo Horizonte


O primo do jogador afirma que corpo da ex-modelo se encontra enterrado em terreno próximo ao Aeroporto de Confins. Jorge Rosa Sales, primo do goleiro Bruno, condenado pela morte da ex-modelo Eliza Samudio, revelou nesta quinta-feira, que a ex-modelo estaria enterrada em um terreno próximo ao Aeroporto de Confins, perto de Belo Horizonte. Jorge, que na época do crime era menor de idade, afirmou que Eliza não foi esquartejada, mas foi torturada e asfixiada na casa de Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, e seu corpo foi enrolado num lençol e colocado dentro de um saco lacrado.


— Ela está enterrada num sitiozinho em BH próximo ao Aeroporto de Confins. Antes de chegar no aeroporto. É uma estrada de chão bastante deserta, não tem muito movimento, praticamente abandonada. Eu identifico com um pé de coqueiro que é meio curvado. Eu só estou dando essa reportagem aqui porque eu quero que a minha mente fique tranquila. Acabar com isso logo para a mãe dela poder enterrar a filha dela. Ela não foi esquartejada. Só cortaram a mão dela. O corpo ficou inteiro — disse Jorge, antes de revelar como Eliza foi enterrada.

— O buraco em que ela foi enterrada foi feito por uma retroescavadeira para dificultar a localização do corpo — contou.


O primo do goleiro ainda falou sobre sua participação no crime e sobre o outro primo de Bruno, Sérgio Rosa Sales, que participou da reconstituição do crime e foi assassinado em 2012. O jovem teria sido morto por culpa de Macarrão.

— Eu estava em Belo Horizonte e não sabia que aquilo ia acontecer. Eu não conhecia aquele lugar. Como eu ia sair para pedir ajuda? Como eu ia sair do local correndo? Não pude fazer nada porque o Bola é um psicopata, mata fácil. Fiquei com medo de sair para pedir ajuda — relatou, antes de falar sobre Sérgio.

— Ele falou demais.


Bruno foi condenado pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver, sequestro e cárcere privado da modelo Eliza Samudio e de Bruninho, seu filho, e sentenciado a 22 anos e três meses de prisão pela juíza Marixa Fabiane Rodrigues, no Fórum de Contagem (MG), na madrugada do dia 08 de março de de 2013. Recentemente, o goleiro foi transferido do Presídio de Contagem para a Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá, no norte de Minas Gerais.

Homem é preso após invadir residência e quebrar tudo


homen_preso

Na noite desta quarta-feira 23/07, por volta das 18h, Policia Militar prendeu e conduziu um homem após invadir e quebrar tudo dentro de uma residência no Bairro São Braz em Prado.

neymar-451x450

Guarnição da Policia Militar em rondas pela cidade de Prado, se deparou com um individuo pedindo ajuda na Avenida Nova Prado.  A vitima que preferiu não ter seu nome divulgado, alegou a Policia Militar que Sandro Augusto Nascimento Pereira Souza, 38 anos, teria invadido a sua residência quebrando moveis, eletrodomésticos e agredindo seu companheiro.

homen_preso_residencia

Policia Militar compareceu no local conseguindo prender o acusado já de frente a sua residência. O mesmo acabou sendo conduzido a Delegacia da Policia Civil de Prado ficando a disposição da Dra. Rosângela Santos Delegada titular./Portaln3

Morre prefeita Rilza Valentim de São Francisco do Conde




Morreu na tarde desta quinta-feira (24) a prefeita de São Francisco do Conde Rilza Valentim (PT). Ela foi internada após passar mal no domingo (20) no Hospital Aliança, em Salvador, mas o quadro se agravou. A informação foi confirmada ao Bahia Notícias pelo presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação.

"Ela tinha a doença anemia falciforme, passou mal e não resistiu. Foi uma coisa inesperada", lamentou o dirigente. Gestora do município da Região Metropolitana desde 2008 e reeleita em 2012, o seu mandato seria até 31 de dezembro de 2016. Rilza tinha 51 anos.

O corpo da prefeita de São Francisco do Conde Rilza Valentim (PT) será velado a partir das primeiras horas da manhã desta sexta-feira (25), em cerimônia aberta, na Câmara de Vereadores da cidade da Região Metropolitana de Salvador, após ser liberado do Hospital Aliança na noite desta quinta (24). 

Conforme o boletim oficial, ao qual o Bahia Notícias teve acesso, Rilza deu entrada no centro médico no domingo (20), após passar mal por complicações da anemia falciforme, e teve uma parada cardíaca na quarta. Os médicos tentaram reanimá-la na manhã desta quinta, mas ela não resistiu e morreu às 17h30 devido a embolia pulmonar. O sepultamento será realizado às 16h no cemitério municipal./Bahianoticias

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Família e amigos se despedem de Ariano Suassuna


O escritor e dramaturgo Ariano Suassuna Foto: Leo Martins / Agência O Globo
O escritor e dramaturgo Ariano Suassuna

RECIFE — O corpo do escritor Ariano Suassuna está sendo velado no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual de Pernambuco, desde as 23h desta quarta-feira. 

O velório segue até às 15h, quando tem início o cortejo fúnebre para o Cemitério Morada da Paz, no município de Paulista, onde ocorrerá o sepultamento, às 16h. Uma missa foi celebrada no final da noite de quarta-feira só para amigos e parentes do escritor de "Auto da Compadecida"./oglobo.globo

VEJA TAMBÉM


Homem é preso após invadir residência e quebrar tudo em Prado


homen preso

Na noite desta quarta-feira (23/07), por volta das 18h, Policia Militar prendeu e conduziu um homem após invadir e quebrar tudo dentro de uma residência no Bairro São Braz em Prado.
homen preso residencia

Guarnição da Policia Militar em rondas pela cidade de Prado, se deparou com um individuo pedindo ajuda na Avenida Nova Prado.  A vitima que preferiu não ter seu nome divulgado, alegou a Policia Militar que Sandro Augusto Nascimento Pereira Souza, 38 anos, teria invadido a sua residência quebrando moveis, eletrodomésticos e agredindo seu companheiro.
homem preso

homen preso residencia

Policia Militar compareceu no local conseguindo prender o acusado já de frente a sua residência. O mesmo acabou sendo conduzido a Delegacia da Policia Civil de Prado ficando a disposição da Dra. Rosângela Santos Delegada titular./pradoonline

Veículo pega fogo após abastecer em posto de combustível


veiculo em chamas

Um veículo utilitário ficou completamente destruído, na manhã desta terça-feira, 22, com o incêndio que se iniciou após o abastecimento, num posto de combustível, no bairro Jaqueira, em Itamaraju.

O motorista e uma passageira conseguiram sair sem ferimentos. As chamas consumiram o veículo (Kombi, cor branca, placa ODB-6216, de Mucurici/ES) à poucos metros do posto. Ninguém ficou ferido./primeirojorna

Jucuruçu Sempre Buscando Inovações - Projeto Valores Familiar É Um Deles


O projeto valor familiar, iniciou-se no dia 23 de julho de 2014 na escola Cecília Meireles.  Sendo uma iniciativa do núcleo de apoio à saúde da família (NASF), que tem por objetivo proporcionar aos alunos condições para que os mesmos conscientizem-se das necessidades de respeito entre todos, através do reconhecimento da aplicação dos direitos e deveres de cada um, formando valores éticos e morais para o exercício de sua cidadania.

Para a realização deste projeto, contamos com o apoio da Secretaria municipal de saúde, Secretaria Municipal de Educação e da psicóloga Micheli Dias.

A fim de tornar as aulas mais atraentes, eficientes e participativas, a Escola Municipal Cecília Meireles já dispõe de lousa digital.



Como funciona uma lousa digital?

A lousa digital é como uma tela imensa de um computador, porém mais inteligente, pois é sensível ao toque. Desta forma, tudo o que se pensar em termos de recursos de um computador, de multimídia, simulação de imagens e navegação na internet é possível com ela. Ou seja, funciona como um computador, mas com uma tela melhor e maior.


O professor pode preparar apresentações em programas comuns de computador, como Power Point, por exemplo, e complementar com links de sites. Durante a aula, é possível, enquanto apresenta o conteúdo programado, navegar na internet com os estudantes. Pode ainda criar ou utilizar jogos e atividades interativas, contando com a participação dos alunos, que vão até a lousa e escrevem nela por meio de um teclado virtual - como aqueles de páginas de banco na internet - ou por meio de uma caneta especial ou com o dedo, já que a lousa lê ambas as formas.


O ensino conta com novos recursos, pois é possível, por exemplo, fazer apresentações em três dimensões para apresentar o corpo humano, e estudar geografia com a ajuda de mapas feitos por satélite e disponíveis em sites como o Google Mapas ou Google Earth. "Na lousa digital, a criatividade é o limite". Nada do que é feito na lousa digital se perde, pois se o professor quiser, é possível salvar a aula etapa por etapa, a cada contribuição sua ou dos alunos. Assim as aulas podem ser guardadas para sempre e até compartilhada com os estudantes, via e-mail.


Em Jucuruçu, os professores ainda estão se adaptando à nova tecnologia e recebendo treinamento. "Mas as crianças já dominam e o interesse delas pelas aulas que utilizam essa novidade é muito superior àquelas sem ela", diz o professor.

A lousa digital, segundo o professor, tem permitido com que os alunos do Ensino Fundamental façam uma horta. De início, a turma desenvolve uma horta virtual na lousa, planejando os canteiros, a medida da área de cada plantio antes de partir para a ação. "Depois, vamos pegar o desenho virtual e fazê-lo real na nossa área de terra", conta o professor. "O mais empolgante nisso é que a criação será coletiva, no virtual e no real", afirma. Mas ainda fica uma pergunta no ar: qual é a diferença, no aprendizado das crianças, em usar a lousa digital ou os computadores? Este será um grande desafio para o futuro.


Ao Pensar no Futuro, a maioria das pessoas, imagina algo distante e que ainda não conseguimos alcançar. Quando penso sobre o Futuro, fico imaginando tecnologias que já existem e que muitas vezes nos parecem ficção, pois estão separadas pela distância, pelo idioma, ou simplesmente pela falta de curiosidade de pessoas, como eu, que desenvolvem tecnologia e que ainda não tiveram a inspiração para juntar tudo isto em uma ferramenta útil a um propósito comum.


Juntando nossa experiência e amigos que fizemos pelo mundo conseguimos criar um Projeto denominado Door Education (Porta para a Educação). Enquanto empresas se preocupam em vender computadores, projetores, lousas digitais e tablets, resolveram dar as condições para que Colégios, Alunos e principalmente Professores, tenham acesso ao que existe de melhor em tecnologia para Educação, tenham treinamento pratico no uso destas tecnologias, tenham condições de comprar a tecnologia gastando o mínimo possível e de tornar a aula algo diferente e muito agradável na interação entre alunos, colégios e professores.


Pensamos na Aula que gostaríamos de assistir, na aula que queremos que nossos filhos tenham acesso, na evolução da educação hoje, na forma de implantá-la sem ter que aguardar decisões políticas, sem ter que esperar por ninguém.

“No ponto de vista geral, a principal ferramenta para qualquer tipo de evolução, chama-se Professor, aquele cara que no Brasil, ganha pouco, trabalha muito, não tem quase tempo para sua vida pessoal e que nem mesmo evolui na forma de ensinar por falta de condições para sua reciclagem.”

"Professores e alunos de Jucuruçu estão todos empolgados e muitos satisfeitos com essa nova tecnologia que o município recebeu".  

Pesquisa Ibope/TV Bahia: Souto, 42%; Lídice, 11% e Rui Costa, 8%


Pesquisa Ibope/TV Bahia: Souto, 42%; Lídice, 11% e Rui Costa, 8%

A mais nova pesquisa Ibope/TV Bahia, revelada nesta quarta-feira (23), aponta novamente a possibilidade de eleição estadual já no primeiro turno. Conforme os números do levantamento estimulado, quando é oferecida a lista de postulantes, o candidato do DEM, Paulo Souto, segue na liderança com 42%, o mesmo porcentual da última consulta publicada em maio. 

Lídice da Mata (PSB) manteve os 11%, na segunda posição. Rui Costa (PT) aparece em terceiro lugar, com 8% – menos do que no mês 5, quando o petista computava 9%. Da Luz (PRTB) obteve 2% das intenções de voto, enquanto Marcos Mendes (PSOL) e Renata Mallet (PSTU) obtiveram 1%. Brancos e nulos somam 18% e 17% não souberam responder ou preferiram não opinar. 

No quesito rejeição, Da Luz lidera com 27%, seguido de Lídice (20%). Souto e Rui empatam com 18%, enquanto Mendes e Mallet somaram 13%. Onze por cento dos entrevistados não rejeitam nenhum dos aspirantes e 25% não responderam ou não souberam opinar à questão. 

Embora não tenham sido informados os números da disputa pelo Senado, o Bahia Notícias apurou que os três primeiros colocados são Geddel Vieira Lima (PMDB), 34%; Otto Alencar (PSD), 17% e Eliana Calmon (PSB), 5%. Hamilton Assis (PSOL) e Idalba Marins (PRTB) obtiveram 1%. Brancos e nulos somam 19% e 23% não sabem ou preferiram não responder. 

O Ibope ouviu 1.008 entrevistados de 59 municípios entre 18 e 23 de julho. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. A amostragem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-00006/2014./ Bahia Notícias

TCM: Ex-prefeito de Prado é denunciado ao Ministério Público


jonga1

O Tribunal de Contas dos Municípios promoverá representação junto ao Ministério Público Estadual contra o ex-prefeito de Prado, João Alberto Viana Amaral, pelos gastos elevados e irregularidades em procedimento licitatório para prestação de serviços de limpeza pública pela empresa Alto Mar Empreendimentos Ltda. O valor despendido no exercício de 2012 alcançou o montante de R$2.265.008,48, representando 5,3% da receita corrente arrecadada e 6,6% sobre a despesa corrente.

A relatoria aplicou multa de R$ 30 mil ao gestor por entender que o valor pactuado estava bastante elevado e ofendia os princípios constitucionais da razoabilidade e da economicidade. Também foram encontradas irregularidades no processo licitatório e respectivo termo aditivo referentes à ausência de justificativa dos preços estimados estarem compatíveis com os praticados no mercado; não apresentação de estimativa do impacto orçamentário-financeiro da despesa; ausência de cotações de preços de três empresas consultadas; não publicação do resumo do segundo termo aditivo ao contrato; e ausência de planilhas de medição junto a todos os documentos de despesas enviados.

Em virtude dos enormes gastos com serviços de limpeza pública pelos municípios, o TCM está preparando uma comissão de técnicos que aprofundará os estudos nesta área com o objetivo de estabelecer parâmetros de medição das despesas realizadas e dos serviços prestados, verificando a sua real necessidade.

Ainda cabe recurso da decisão. Íntegra do voto do relator do termo de ocorrência lavrado na Prefeitura de Prado. (O voto ficará disponível após conferência).Por /TCM

Homem é brutalmente espancado por várias pessoas em Itabela


Homem é espancado em Itabela1 - folhabaiana

Na noite desta quarta-feira (23), por volta das 19h30, um homem identificado apenas como Clébio, apelidado de “Clebinho”, foi brutalmente espancado no meio da Rua Marechal Rondon, no Bairro Ubirajara Brito em Itabela. Segundo informações de testemunhas oculares, cerca de 30 a 40 pessoas agrediram o homem a chutes.

Homem é espancado em Itabela2 - folhabaiana

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), prestou atendimento ao homem que estava muito machucado e o encaminhou ao Hospital Frei Ricardo em Itabela.

Os motivos que teriam levado ao espancamento ainda são desconhecidos. Segundo conhecidos da vítima que o ajudaram a se livrar dos agressores, Clébio não tinha envolvimento com coisas ilícitas./folhabaiana

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Operação Conjunta prende mulher em posse de drogas e armas em Coroa Vermelha

Elaine de Souza Pereira, foi presa em flagrante, com drogas e armas de fogo durante operação conjunta em Coroa Vermelha

Por volta das 21 horas desta terça-feira, 22 de julho, policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CAEMA) receberam denúncias anônimas que haveria cerca de 20 suspeitos armados se preparando para confrontar um grupo rival no bairro Carajás, distrito de Coroa Vermelha, município de Santa Cruz Cabrália.

Numa Operação conjunta as guarnições da CAEMA e da CETO do 8º BPM deslocaram para averiguar a situação e em patrulhamento pela localidade visualizaram suspeitos evadindo, tendo um deles adentrado a uma residência. Foi realizada a abordagem no imóvel, cuja ocupante era Elaine de Souza Pereira, sendo encontrado 01 revólver calibre .38, 01 rifle de calibre .36, 01 munição calibre .36, uma munição calibre .44, 16 pedras de crack de variados tamanhos pesando aproximadamente 307g, um rolo de papel laminado e uma balança de precisão que eram utilizados para embalar e pesar a droga. 

moto coroa vermelha dentro

Nesse momento um suspeito que se aproximava do imóvel pilotando uma motocicleta ao avistar as guarnições no local saltou do veÍculo ainda em movimento e evadiu por entre os quintais das casas, segundo averiguado, a moto havia sido utilizada para o cometimento de vários assaltos na região.

A suspeita Elaine foi conduzida à delegacia local, onde juntamente com todo material apreendido e a motocicleta, foi lavrado o auto de prisão em flagrante. Sendo inclusive constatado que ela tinha passagem pela polícia por trafico de drogas também em Santa Cruz Cabrália./opovonews

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.