Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 16 de janeiro de 2021

Morte na Madrugada: Homem é assassinado a tiros no Bairro Tancredo Neves em Teixeira

 

Teixeira de Freitas: O homicídio aconteceu na madrugada deste sábado, por volta de 02h00, na Rua Macaúba, no Bairro Tancredo Neves. Policiais militares foram acionados e estiveram no local, onde encontraram a vítima com várias perfurações provocadas por disparos de arma de fogo. 

Trata-se de Juarez Dias Roseno, de 37 anos. A cena do crime foi preservada pelos policiais militares,  que acionaram a Polícia Civil. O delegado titular, Ricardo Amaral solicitou uma perícia ao Departamento da Polícia Técnica (DPT), e uma equipe de peritos realizaram os trabalhos de praxe. 

Após o levantamento cadáverico, o delegado Ricardo Amaral autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas para exames de Medicina Legal. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. 

A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. A Polícia Civil investiga o caso./Liberdadenews

Jucuruçu é contemplada com van para a saúde da população

 

Após solicitação do prefeito Arivaldo de Almeida Costa, Lili, o governador Rui Costa realizou a entrega de uma van para a cidade de Jucuruçu na manhã desta sexta-feira 15. 

A cerimônia de entrega foi realizada no pátio da Secretaria Estadual de Saúde em Salvador e contou com a presença do Governador Rui Costa, do secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas e de Silvio Ramalho que é Prefeito de Caravelas e Presidente do Consórcio de Saúde do Extremo Sul, que será responsável pela entrega do veiculo ao nosso município. 

O novo veículo que tem capacidade para transportar 15 pacientes, atenderá a demanda da população de Jucuruçu que precisa se deslocar até a Policlínica Regional de Saúde, gerando uma economia de R$ 147 mil reais aos cofres públicos. 

“Hoje é um dia de muita alegria para a saúde do nosso município e essa é a primeira de muitas conquistas que estaremos buscando junto ao governo estadual e federal, para melhorias de nossa amada Jucuruçu” afirmou Lili. 

No total, foram entregues 33 vans para 13 Consórcios Interfederativos de Saúde. Além de Jucuruçu, também foram beneficiados os municípios de: Feira Da Mata, Iramaia, Ipecaetá, Amélia Rodrigues, Água Fria, Pedrão, Conceição de Feira, Cachoeira, Itaparica, Curaçá,Encruzilhada, Belo Campo, Presidente Jânio Quadros, Maetinga, Poções, Caldeirão Grande, Várzea da Roça, São José Jacuípe, Várzea Nova, Ibirapitanga, Itapitanga, Andorinha, Antônio Gonçalves, Nordestina, Pindobaçu, Mansidão, Catolândia, Morpará, Muquém de São Francisco, Brotas de Macaúbas, Angical, Serra Dourada e Oliveira dos Brejinhos. O investimento total para garantir a entrega das vans é de R$ 4,9 milhões.

Bahia está preparada para vacinar 5,08 milhões de pessoas até maio

 

O plano estadual de vacinação contra a Covid-19 prevê a imunização de 5,08 milhões de baianos nas quatro primeiras fases, que são os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, até maio. Esta é a previsão da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), tendo como premissa o recebimento das vacinas do Ministério da Saúde ainda em janeiro, em quantitativo suficiente. Estão previstas 5.114 salas de vacina em todo o estado e serão necessárias 10,16 milhões de seringas e agulhas, considerando que os imunobiológicos possuem duas doses. 

De acordo com a Sesab, é possível que os idosos com mobilidade limitada ou que estejam acamados sejam vacinados em casa. Nos centros urbanos, o drive-thru será estimulado e no caso dos profissionais de saúde que trabalham nos hospitais, a vacinação ocorrerá nas próprias unidades. Para executar esta operação, serão envolvidos mais de 50 mil profissionais de saúde, conforme anunciou o governador Rui Costa, por meio das redes sociais, nesta sexta-feira (15). “A Bahia trabalha para salvar vidas. Só falta a vacina chegar para iniciarmos a vacinação nos 417 municípios”, escreveu no Twitter. 

“Não podemos admitir politicagem com vacina, portanto neste momento não há como definir uma data de início da vacinação sem que o Ministério da Saúde inicie a distribuição para os estados. Como alternativa à ineficiência do Governo Federal, determinei à Procuradoria Geral do Estado que ingresse com uma ação no STF para que a Bahia possa efetivar a comprar da vacina russa Sputnik V. Não vamos assistir passivamente baianos e brasileiros morrendo diante da incapacidade do Governo Federal”, afirmou o governador Rui Costa. 

Infraestrutura pronta 

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, esclarece que o estado possui 234 câmaras frias e 70 freezers, possibilitando armazenar simultaneamente 3,5 milhões de doses. “Adicionalmente licitamos 100 ultracongeladores que chegam a temperaturas de até -86° C para as vacinas de RNA e, inicialmente, serão distribuídos 30 para as nove macrorregiões de saúde, cada um com capacidade de 368 litros”, ressalta Vilas-Boas, ao pontuar que cada fase da campanha de vacinação terá a duração de um mês. 

Durante a campanha de vacinação, a distribuição dos imunobiológicos ocorrerá utilizando 243 veículos entre caminhões e furgões refrigerados, bem como caminhonetes e aeronaves, contemplando as nove macrorregiões de saúde. O tempo de deslocamento será de até 48 horas, após a chegada das vacinas. Ainda no que tange a infraestrutura, a Bahia tem em estoque 10,2 milhões de seringas e agulhas e adicionalmente adquiriu 19,8 milhões, cuja entrega de 4 milhões de unidades ocorrerá nos próximos 15 dias, 4 milhões em fevereiro e o restante nos meses de abril, maio e junho. 

Para ter acesso ao plano de vacinação completo, clique aqui.

Para ter acesso ao Fluxograma de distribuição de vacinas no Estado da Bahia, clique aqui. 

Etapas 

Fase 1: trabalhadores da área de saúde, idosos com mais de 75 anos, brasileiros acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e comunidades tradicionais. 

Fase 2: idosos de 60 a 74 anos em qualquer situação. 

Fase 3: indivíduos com condições de saúde que estão relacionadas a casos mais graves de Covid-19. 

Fase 4: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade./saude

Bahia contabiliza 5.471 casos de Covid-19 em 24 horas e se aproxima do pico registrado em julho

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 5.471 casos de Covid-19, segundo maior número desde o início da pandemia. Isto é reflexo, sobretudo, das festas e aglomerações ocorridas no final do ano e da retomada das notificações por parte de alguns municípios que tiveram as equipes de vigilância reestruturadas devido às novas gestões. O recorde do número de casos, dentro de 24 horas, ocorreu em 22 de julho, quando foram contabilizados 6.401 casos. 

Dos 528.539 casos confirmados desde o início da pandemia, 508.189 já são considerados recuperados e 10.775 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/. 

Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático. 

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,59%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (10.625,65), Muniz Ferreira (8.703,85), Conceição do Coité (8.593,05), Itabuna (8.272,56), Jucuruçu (8.174,45). 

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 932.654 casos descartados e 130.560 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (15). 

Na Bahia, 38.408 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. 

Óbitos 

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 32 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. 

A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus. 

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 9.575, representando uma letalidade de 1,81%. Dentre os óbitos, 56,52% ocorreram no sexo masculino e 43,48% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,12% corresponderam a parda, seguidos por branca com 19,29%, preta com 14,68%, amarela com 0,65%, indígena com 0,13% e não há informação em 10,13% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,92%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,61%)./saude

Prefeito de Itamaraju é eleito Presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sul da Bahia - APES

 

A Associação dos Municípios do Extremo Sul da Bahia – APES, elegeu nesta sexta – feira, 15 de janeiro, a nova diretoria para o biênio 2021-1022. 

A reunião com os prefeitos membros da APES aconteceu as 15 horas no auditório do Lord Plaza Hotel, localizado na Praça  do Shopping Teixeira Mall, Centro de Teixeira de Freitas. 

Fundada em 1997, a APES tem como objetivo defender e promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região, e tem como associados os municípios de Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebí, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda. 

Em uma decisão consensual entre os 21 prefeitos integrantes da associação,  o prefeito Marcelo Angênica, da cidade de Itamaraju foi eleito para conduzir os trabalhos da entidade pelos próximos dois anos. 

O inicio dos trabalhos foi feito pelo prefeito Robertinho de Mucuri, que aproveitou a oportunidade para pregar uma administração austera, com mais ações e menos politicagem. 

O presidente Marcelo Angenica foi eleito pregando maior união entre os prefeitos na busca de ações que venham a melhorar a vida dos munícipes e do extremo sul “A gente precisa se mais visto e mais enxergados cenário baiano, a gente precisa trabalhar junto com os prefeitos, para cobrar ações do governo do estado, precisamos nos unir para sermos mais respeitados” disse o prefeito./bahiaextremosul 

A mesa diretora ficou assim; 

Presidente – Marcelo Angenica (Itamaraju);

Vice-presidente - Mildson Dias Medeiros (Itanhém);

1º Secretário - Juarez da Silva Oliveira (Itapebí);

2º Secretário – Luiz Carlos Junior Silva de Oliveira (Itagimirim); 

Tesoureiro – Ariston Almeida Passos Filho (Lajedão). 

Conselho Fiscal; 

1º Membro – Givaldo Muniz (Alcobaça);

2º Membro - Agnelo Silva Santos Junior (Santa Cruz Cabrália);

3º Membro; Luciana Sousa Machado Rodrigues (Nova Viçosa).

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Jucuruçu: Secretário De Educação Roberto Lopes Apresenta Seus Novos Diretores De Educação

O Secretário Municipal de Educação Roberto Lopes dos Santos, apresentou na tarde de quinta-feira (14), os diretores que estarão à frente das Escolas Cecília Meireles, Adolfo Lopes Moitinho, Orlandino Lopes da Paixão, Rafael Ferreira Neves, Escolas dos Núcleos, Creches e Coordenadores da Educação. 

A Escola Municipal Cecília Meireles terá como diretor, o professor, Márcio Pereira Silva, que exerce essa função há 21 anos. Formado em Pedagogia e Geografia, pós-graduado em Gestão escolar, Educação Especial. 

Tendo como vice-diretor, o professor, Robson Gonçalves de Araújo, Formado em Pedagogia e licenciado em Geografia e História. Atua na educação desde o ano 2002. 

A professora, Eude Pereira Ferraz, graduada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, atuante em educação desde 2005, será a diretora da Creche João e Maria. 

Nenhuma descrição de foto disponível.

A direção da Escola Municipal Adolfo Lopes Moitinho ficará por conta de Paulo Sérgio Alves da Silva, que é professor da mesma desde 2001. Formado em Pedagogia e pós-graduado em Psicopedagogia. 

A imagem pode conter: 1 pessoa

A Creche Vovó Danda, terá como diretora, a professora, Maria Aparecida Chaves Costa. Formada em Língua Portuguesa e pós-graduada em Gestão Escolar. 

Larissa Silva Silveira assumirá a direção da Escola Rafael Ferreira Neves. A mesma é formada em Letras e pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva. Começou à trabalhar na área da educação no ano de 2007. 

A professora Joana Darc Lima Ribeiro, com 22 anos de atuação na área da educação, estará a frente da direção da Escola Orlandino Lopes da Paixão. 

A Creche Criança Feliz, terá como diretora, a professora, Nilcélia Pereira Costa, licenciada no curso de Formação de Docentes em Nível Médio. Iniciou o seu trabalho na área da educação, no ano de 2005. 

Simone Passos Neres, professora desde 2002, será a diretora da Escola São João da Boa Nova. A mesma é graduada em Pedagogia e pós-graduada em Gestão Escolar, Educação Infantil e Docência. 

O novo diretor da Escola Anísio Teixeira, ( Água Limpa ) o professor, Jairo Oliveira de Souza, graduado em Pedagogia, com mais de 20 anos de experiência educacional. "Vamos“ fortalecer a educação do nosso município, por isso todos os nomes que estamos escolhendo são de profissionais capacitados e com ampla experiência profissional” Afirmou o secretário.

Nesse primeiro encontro, os futuros diretores receberam as chaves das suas respectivas unidades escolares e algumas orientações da equipe SME.

Também, nestes primeiros dias, de pleno funcionamento, foram desenvolvidas algumas ações, dentre elas. 

⦁ Atualização do IF Baiano

⦁ Acompanhamento e monitoramento do Portal Conviva

⦁ Elaboração do nosso Calendário Letivo

⦁ Adesão ao Programa Tempo de Aprender (em andamento)

⦁ Adesão ao Programa Escola Ativa (em andamento)

⦁ Revisão das ações do PME (elaboração das novas metas e ações para 2021)

⦁ Revisão do PCR – Plano de Carreira Remunerada do Magistério (ainda em análise com a equipe técnica e de monitoramento)

⦁ Atualização dos Caixas escolares – Escolas do Núcleo Monte Azul e Água Limpa.

⦁ Atualização do Conselho Municipal de Educação.                

EDUCAÇÃO QUE ACOLHE, VALORES QUE TRANSFORMAM!

Homem amarra e estupra ex-companheira em Teixeira

 [Homem amarra e estupra ex-companheira em Teixeira ]

Edivan Santos de Queiroz, de 43 anos, foi preso nesta quinta-feira, 14 de janeiro, acusado de ameaçar, agredir e estuprar sua ex-companheira emTeixeira de Freitas. 

Segundo informações, a vítima procurou a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) e registrou o boletim de ocorrência contra Edivan, contando a agressão sofrida no Lote Tabajara, Setor Sul Bahia. 

Para a polícia, a vítima contou que está separada do agressor há pelo menos dois meses, e que na tarde desta quinta-feira, ele a procurou para resolver a algumas questões financeiras que eles tinham juntos. 

Ainda de acordo com a vítima, Edivan a agarrou e com uma faca, a levou para um matagal, onde amarrou suas mãos e pernas. 

O agressor ainda desferiu um golpe no braço e outro na perna da vítima, e com a faca a obrigou ter relação sexual com ele, pedindo para que voltasse a morar juntos. 

Após o abuso, Edivan soltou a vítima, dizendo que iria buscar os seus pertences, e ela correu e procurou ajuda na polícia.

Edivan foi localizado e apresentado à delegada Andressa Carvalho, que o flagranteou pelo crime de ameaça, lesão corporal e estupro./Sulbahianews

Governo prorroga até 30 de janeiro decreto que proíbe shows e aulas na Bahia

 

O Governo do Estado decidiu prorrogar o decreto que suspende shows e aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em toda a Bahia. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (16) e vale até o dia 30 de janeiro de 2021. 

O decreto proíbe ainda a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes. 

Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos não está permitida./bahiaextremosul

O Prefeito Lili, Se Reúne Em Seu Gabinete Com Representantes Da Embasa Para Tratar De Melhorias No Município De Jucuruçu

 

O prefeito Lili, recebeu em seu gabinete os representantes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa, para tratar sobre melhorias no abastecimento de água do município de Jucuruçu.

O gerente Regional da Embasa, Severino Neto, informou ao prefeito sobre o andamento dos investimentos firmados entre a Prefeitura e a Empresa no contrato de concessão que o município tem com a concessionária e ouviu os anseios do gestor municipal quanto à atuação da Embasa no município.

O encontro foi uma oportunidade de trazer ao conhecimento do prefeito a forma como a empresa atua no município e também de mostrar a evolução e previsão dos investimentos realizados em Jucuruçu e Coqueiro. 

Hoje foi um pontapé inicial para tratar de assuntos futuros e ajustar o diálogo entre Prefeitura e Embasa.

“Flávio”, ex-funcionário da Câmara de Vereadores de Medeiros Neto, morre por complicações da Covid-19

 

O ex-funcionário da Câmara de Vereadores de Medeiros Neto, Flaviano Dias dos Santos - o “Flávio”, não resistiu às complicações da Covid-19 e faleceu, por volta das 21 horas desta quinta-feira (14), no Hospital Regional de Teixeira de Freitas (HRTF), aos 36 anos de idade. 

Ele e seu pai estavam internados no Hospital Municipal de Medeiros Neto desde a última segunda-feira (11), aguardando vaga para serem transferidos para uma UTI. Flávio já estava com 70% do pulmão comprometido pela doença e respirava com ajuda do balão de oxigênio. 

O pai de Flávio, que tem 68 anos de idade, foi transferido para Eunápolis na quarta-feira (13) e apresenta quadro clínico estável, respirando sem a ajuda de aparelhos.

Flávio, porém, só conseguiu ser transferido na noite de ontem, em estado crítico, para o HRTF. Horas depois de ter dado entrada na unidade, um médico ligou para a família solicitando alguns documentos do paciente, mas, quando os familiares chegaram, a notícia era a de que ele não havia resistido. 

Não haverá velório. O sepultamento será ao meio dia desta sexta-feira (15), no Cemitério Alto da Colina.

Flaviano Dias dos Santos trabalhou na Câmara de Vereadores de Medeiros Neto no biênio 2017/2018, na gestão do então presidente Sérgio Lacerda. Ele sofria de comorbidades como colesterol alto, diabetes e hipertensão e obesidade. 

Com mais uma morte, o município de Medeiros Neto registra agora 33 óbitos em decorrência da infecção e um total de 1.320 casos confirmados da doença./medeirosdiadia

Pescador é executado a tiros na BA-290

 

O corpo de homem identificado até o momento como George do Peixe foi encontrado no fim da manhã desta sexta-feira, 15 de janeiro, na BA-290 entre Teixeira de Freitas a cidade de Alcobaça. 

Segundo informações, George do Peixe seguia pela BA como a sua motocicleta a qual puxava uma carretinha reboque, quando foi alvejado por disparos de arma de fogo e veio a cair dentro do capim às margens da BA-290. 

As informações iniciais eram de um acidente com vitima fatal. Uma equipe do SAMU esteve no local, atestou o óbito e identificou que a vitima não morreu no acidente, mais sim por disparos de arma de fogo. A vítima foi atingida por dois tiros na região da cabeça, um na boca e um nas costas. 

O corpo foi removido ao IML de Itamaraju, para passar por exames de praxe em seguida ser liberado aos familiares para o sepultamento. 

A polícia civil vai investigar autoria e motivação o crime./bahiaextremosul

Câmeras de ônibus mostram momento de colisão que matou gerente de empresa de segurança na BR 101

 

Câmeras de segurança instaladas na cabine do ônibus da Brasileiro mostram o momento do acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira, 14 de janeiro, entre um ônibus da empresa que fazia a linha Eunápolis X Teixeira de Freitas e um veículo de passeio Ford KA, na BR 101, próximo ao Monte Pascoal. 

As imagens mostram o motorista dirigindo e logo em seguida aparece o carro que vinha na pista contrária, de repente o carro derrapa, invade a pista e acerta o ônibus. O motorista ainda tentou desviar, mas não teve sucesso. 

O motorista do carro identificado como Jocimar das Chagas Del Pupo, de 43 anos. Ele era gerente de uma empresa de segurança patrimonial e estava vindo de Vitória-ES, para uma reunião de negócios na cidade de Eunápolis, morreu no local e ficou preso nas ferragens./bahiaextremosul

Cinco pessoas morrem e mais de 20 ficam feridas após ônibus tombar no oeste da Bahia

 Cinco pessoas morrem e mais de 20 ficam feridas após ônibus tombar no oeste da Bahia

Um acidente com um ônibus na madrugada desta sexta-feira, 15 de janeiro, na altura da entrada de Barreiras, no oeste da Bahia, deixou cinco pessoas mortas e ao menos 21 pessoas ficaram feridas. 

De acordo informações, o ônibus que saiu de Valença (PI) e tinha como destino o estado de São Paulo tombou na BR-135. Entre os mortos estão três homens, uma mulher e uma criança. 

19 passageiros com ferimentos mais graves foram levados para o Hospital do Oeste, em Barreiras, e dois que tiveram ferimentos leves, foram levados para a UPA da cidade. 

A assistência social do Hospital do Oeste informou, que os feridos estão sendo avaliados, para saber quem precisará de cirurgia, mas que nenhum deles corre risco de morte. 

Outras pessoas que estavam no ônibus e não tiveram nenhum tipo de ferimento foram encaminhadas a pousadas da cidade. 

A suspeita da polícia é de que o motorista teria dormido e perdido controle da direção. 

Um dos passageiros relembrou o momento do acidente. "Só vi quando ele bambeou, aí eu gritei logo. Aí se apavorou todo mundo. Eu tô achando que ele [motorista] cochilou, e a pista estava muito molhada". 

O trânsito foi interditado no trecho e desviado para vias laterais. Um guincho foi encaminhado ao local e desvirou o ônibus. A polícia vai investigar as causas do acidente./TH

Prefeito Arivaldo de Almeida Costa, Lili, recepciona Comandante da CAEMA em Jucuruçu

 

O Prefeito Arivaldo de Almeida Costa, Lili, recepcionou o Major PM Anilton Silva de Almeida, Comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado – Mata Atlântica/CAEMA. 

A reunião de boas-vindas ao comandante ocorreu na tarde desta quinta-feira, no gabinete do prefeito, que parabenizou e agradeceu pelo serviço que a companhia vem realizando no município. 

Na oportunidade, o prefeito Lili, reassegurou o compromisso com a segurança pública em Jucuruçu, se colocando a disposição para contribuir no que for preciso para que o destacamento especializado atue efetivamente no município. 

“A segurança do nosso município tem sido uma cobrança constante dos moradores, principalmente na zona rural e não mediremos esforços para buscar recursos e discutir com a corporação meios de promover a segurança dos moradores de Jucuruçu” Completou o prefeito.

#somostodosmanaus : Famosos se mobilizam nas redes para doar respiradores para Manaus



 Personalidades da TV, artistas e clubes de futebol se mobilizaram nas redes sociais nesta quinta-feira (14/1) para apoiar a cidade de Manaus, que vive colapso no sistema de saúde e não conta com respiradores para o tratamento de pacientes de coronavírus. 

A hashtag #OxigênioparaManaus ficou entre os tópicos mais acessados nas redes durante a tarde. O comediante Whindersson Nunes foi um dos primeiros que se dispôs a doar 20 cilindros de oxigênio para a capital do Amazonas. Em seguida, o também comediante e cantor Tirulipa anunciou a doação de 10 cilindros de 50l, cada. 

Outros artistas também se mobilizaram, como os cantores Simone e Thierry, que também vão doar 10 cilindros de 50l, cada. O apresentador e possível candidato à presidência da República, Luciano Huck, anunciou que também fará a doação, mas não explicou a quantidade. 

O apresentador também criticou o tratamento precoce, defendido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e reprovado pelas autoridades de saúde. "O Ministério da Saúde deveria advertir que negacionismo, incompetência, descoordenação e mentira matam. O Brasil todo sofre com a falta de oxigênio no Amazonas pra tratar os pacientes de Covid-19. Desumano. Inaceitável. Cadê o socorro?". 

Já a popstar Anitta foi aos stories do seu Instagram para cobrar atitudes mais concretas dos gestores públicos. “Eu vim aqui me pronunciar sobre uma coisa que as pessoas estão falando muito hoje. Está faltando oxigênio nos hospitais de Manaus. Governo, faça alguma coisa”, cobrou. 

Providenciando 20 cilindros de 50L de oxigênio pra distribuir nas unidades mais urgentes em Manaus! Alô meus amigos artistas! Na hora de fazer show é tão bom quando o público nós recebe com carinho né, vamos retribuir./noticia

Bahia disponibiliza 30 vagas para pacientes do Amazonas com Covid-19

A Bahia vai disponibilizar 30 vagas para atender pacientes do Amazonas com Covid-19, com situação menos grave. 

A informação foi divulgada pelo governador, Rui Costa (PT), nesta quinta-feira (14) por meio de uma rede social. 

"Acabei de ligar para o governador do Amazonas, Wilson Lima, manifestando solidariedade em virtude da situação dramática vivida por aquele estado em consequência da pandemia. Além disso, coloquei 30 leitos à disposição dos pacientes amazonenses menos graves vítimas do coronavírus. Para realizar o transporte destes pacientes, o Ministério da Saúde terá que ser acionado pelo Governo do Amazonas", escreveu. 

Acredito que trabalho, responsabilidade e solidariedade são palavras de ordem para vencermos esta guerra que já vitimou mais de 200 mil brasileiros. Determinei ao nosso secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, que entrasse em contato com o colega de pasta do Amazonas para acertar os detalhes técnicos", concluiu. 

Situação no Amazonas 

A capital amazonense, Manaus, passa por um aumento dramático no número de casos, internações e mortes por Covid-19 — a média móvel de mortes cresceu 183% nos últimos 7 dias. 

Em situação de caos, os hospitais estão lotados e sem oxigênio para os pacientes infectados com coronavírus. 

Com o colapso do sistema de saúde, pacientes estão sendo levados a outros estados para receber atendimento médico. São eles: Goiás, Piauí, Maranhão, Brasília, Paraíba e Rio Grande do Norte. 

Segundo o governo do Amazonas, 235 pacientes já haviam sido transferidos até a tarde desta quinta. 

Ocupação dos leitos no ES 

De acordo com o Painel Covid, plataforma atualizada pelo governo do Espírito Santo para divulgar dados sobre a pandemia, nesta quinta-feira, 510 dos 661 leitos de UTI-Covid estão ocupados. O Estado tem capacidade para ampliar o número de vagas de UTI para 715 leitos./G1 Bahia.

Governo diz que distribuirá vacinas a estados em cinco dias por aviões e veículos com baú refrigerado

 [Governo diz que distribuirá vacinas a estados em cinco dias por aviões e veículos com baú refrigerado]

O Ministério da Saúde afirmou que a vacina contra a Covid-19 chegará aos estados em até cinco dias após a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O transporte será feito por aviões e cem veículos com baús refrigerados. 

O carregamento será feito de forma conjunta com o Ministério da Defesa. As Forças Armadas darão apoio para garantir a segurança no transporte das doses pelo Brasil. 

O Ministério da Saúde terá o apoio da Azul e da Associação Brasileira de Empresas Aéreas por meio das companhias aéreas Gol, Latam e Voepass para a logística de transporte gratuito da vacina. 

Já o transporte terrestre contará com uma frota de cem veículos com baús refrigerados que pode aumentar para 150 veículos até o final de janeiro. Toda frota possui sistema de rastreamento e bloqueio via satélite. 

"A vacina será distribuída de forma equitativa e proporcional a todos os estados brasileiros em até cinco dias após aval da Anvisa. A logística de distribuição das vacinas até os estados será realizada via aérea e rodoviária", disse em nota. 

Caberá neste domingo (17) a cinco membros da Anvisa a autorização de uso emergencial das vacinas. 

Segundo a Anvisa, no encontro de domingo os diretores deverão analisar os dados de relatório elaborado pela área técnica sobre os dois pedidos. 

A partir desse parecer, o grupo decidirá se liberará ou não a aplicação das vacinas. A decisão ocorre por votação. O encontro está previsto para ocorrer na parte da manhã e será transmitido no canal do YouTube. 

A necessidade de reunião entre os diretores se dá porque se trata de uso emergencial e em caráter excepcional das vacinas -no caso de pedidos de registro, a decisão cabe apenas à área técnica. 

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta quinta-feira (14) a prefeitos que a vacinação contra a Covid começará no dia 20 de janeiro, quarta-feira, às 10h. 

No encontro, Pazuello disse ainda que a previsão da pasta é ter 8 milhões de doses ainda neste mês. O montante equivale às doses importadas pelo Butantan e Fiocruz e cuja liberação para uso emergencial deve ser decidida pela Anvisa. 

O início da campanha de vacinação no dia 20 de janeiro colocaria o governo federal à frente do governo paulista, que pretendia começar a imunização em 25 de janeiro mas já declarou que poderia solicitar uma antecipação caso a Anvisa libere o uso das doses no domingo./bnews

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Jucuruçu: Secretário de Educação Roberto Lopes, Reunir-se com os futuros diretores escolares da rede municipal de ensino

O secretário Municipal de Educação Roberto Lopes dos Santos, se reuniu na manhã dessa quinta-feira (14), com os futuros diretores escolares da rede municipal de ensino. 

O objetivo da reunião de trabalho foi a apresentação dos novos diretores escolares, Elaboração do nosso Calendário Letivo, atualização do IF Baiano, Acompanhamento e monitoramento do Portal Conviva, Adesão ao Programa Tempo de Aprender (em andamento), Adesão ao Programa Escola Ativa (em andamento), Revisão das ações do PME (elaboração das novas metas e ações para 2021), Revisão do PCR – Plano de Carreira Remunerada do Magistério (ainda em análise com a equipe técnica e de monitoramento, Atualização dos Caixas escolares – Escolas do Núcleo Monte Azul e Água Limpa e a atualização do Conselho Municipal de Educação. 

Os nomes definidos para ocupar a direção das escolas Cecília Meireles, Adolfo Lopes Moitinho, Orlandino Lopes da Paixão, Rafael Ferreira Neves, escolas dos Núcleos, creches e coordenadores, são de professores experientes, que atuam há anos na área educacional, o que possibilitará o desenvolvimento de um bom trabalho. 

“Estou empenhado juntamente com os novos diretores em oferecer a melhor educação possível para nossos alunos de Jucuruçu. 

Agradeço a dedicação de todos os profissionais da área educacional e todos os envolvidos na construção de um ensino de qualidade em nosso município” Disse o secretário Roberto Lopes dos Santos.

Morador do Assentamento Nova Delly está desaparecido a mais de um mês

Encontra-se desaparecido esse homem de nome Valdívio Nogueira dos Santos, conhecido como Niba. Ele é Morador do Assentamento Nova Delly.

Ele desapareceu no dia 12/12/2020. 

Caso alguém souber notícias ou ver ele em algum lugar entre em contato nesse número (73) 99858016

Jaguatirica invade bar em Ibirajá, distrito de Itanhém

 [Jaguatirica invade bar em Ibirajá, distrito de Itanhém ]

Um filhote de jaguatirica foi encontrado na manhã desta quinta-feira (14), em um bar, no distrito de Ibirajá, município de Itanhém. 

O proprietário, Lídio Fernandes de Oliveira, trancou o animal no estabelecimento, na Rua Oscar Cardoso e aguarda a chegada dos bombeiros da cidade de Teixeira de Freitas para fazer o resgate e devolvê-lo à natureza. 

O distrito de Ibirajá, famoso pela cachoeira dos Catábrigas, tem a sua volta áreas isoladas de Mata Atlântica. 

A jaguatirica é o terceiro maior felídeo neotropical, sendo menor apenas que a onça-pintada e a onça-parda ou suçuarana. É um animal ativo de 12 a 14 horas do dia, e geralmente descansa durante o dia. 

Inicia suas atividades um pouco antes do pôr do sol, alcançando o pico durante a noite. A dieta da jaguatirica é majoritariamente composta por roedores com menos de 600g./aguapretanews

Vacinação começará ao mesmo tempo em todos os estados, diz ministério

 

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (13), durante coletiva de imprensa, que a vacinação contra a covid-19 deverá começar simultaneamente em todos os estados do país. Segundo o secretário executivo da pasta, Élcio Franco, os imunizantes devem ser distribuídos assim que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) validar o uso emergencial. 

A reunião da Anvisa que vai bater o martelo sobre os pedidos do Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceira com o consórcio AstraZeneca/Oxford, será realizada no próximo domingo (17). 

"É uma diretriz e nós iremos iniciar a vacinação simultaneamente nos 26 estados e no Distrito Federal. Então, não vai começar por um estado, ela começará em todos os estados ao mesmo tempo. Isso dentro de uma gestão tripartite, uma vez que quem executa a imunização é o município. 

É feita distribuição logística para os estados, secretarias estaduais de saúde, e destas para as secretarias municipais e para os postos de vacinação, até termos a capilaridade em nossos 38 mil postos de vacinação", informou. De acordo com Franco, todos os 5.570 municípios receberão doses de vacinas, começando pelas capitais. 

"Estamos aguardando ansiosamente autorização para uso emergencial e temporário das duas vacinas que foram solicitadas, a do Instituto Butantan, vacina produzida pelo laboratório Sinovac; e a da Fiocruz, vacina produzida pelo laboratório AstraZeneca em consórcio com Universidade de Oxford", destacou o secretário executivo. 

As primeiras doses a serem distribuídas são de vacinas importadas: seis milhões da CoronaVac (Sinovac/Instituto Butantan) e dois milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz. Nos próximos meses, por acordo de transferência de tecnologia, tanto a Fiocruz quanto o Instituto Butantan vão produzir doses da vacina em território nacional para dar continuidade ao plano nacional de imunização. 

Questionado se o governo tem uma data para iniciar a vacinação, o secretário executivo disse que isso ainda não foi definido.  

Requisição de seringas 

Élcio Franco também informou que o governo federal fez uma nova requisição administrativa de 30 milhões de seringas a empresas do setor, após uma reunião com representantes da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo). 

"Nessa reunião com a Abimo, ficou acertado que, por meio de requisição administrativa, eles poderiam disponibilizar, até o final de janeiro, 30 milhões de seringas. Lembrando que o tempo todo nossa preocupação foi em usar os excedentes preservando os contratos [estoques] que haviam sido feitos com estados e municípios. Então, foi feita mais uma requisição administrativa com 30 milhões de seringas de 3 mililitros (ml), e mais 30 [milhões] de 1 ml", disse. 

Na semana passada, após reunião do presidente Jair Bolsonaro com os três principais fabricantes do país, o governo já havia requisitado outros 30 milhões de seringas e agulhas. Com as duas requisições administrativas, o governo afirma ter assegurado 60 milhões seringas, além dos estoques armazenados por estados e municípios. O primeiro lote desta requisição deve ser entregue até o final de janeiro.  

Repasses 

Durante a coletiva, o secretário executivo do Ministério da Saúde informou que desde o início da pandemia a pasta habilitou 19.517 leitos de UTI e prorrogou outros 19.334. Além disso, habilitou 1.914 leitos de suporte ventilatório. Élcio Franco disse ainda que foram encaminhados mais de 306 milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as redes de saúde. 

Em relação aos testes, segundo a pasta, foram distribuídos 11,7 milhões de kits RT-PCR, tendo sido realizados 8,6 milhões pela rede pública. Na rede privada, foram processados 6,4 milhões. 

Pandemia 

Desde o início da pandemia no país, há 11 meses, os mortos em consequência do novo coronavírus somam 205.964 e o total de infectados soma 5,25 milhões de pessoas./bahiaextremosul

Carlos Brito do café rural entrevista o prefeito de Jucuruçu / LILI

 

Em entrevista com Carlos Brito locutor e apresentador do programa café rural, da Rádio 99 FM de Itamaraju.

Veja a entrevista  na integra:

O prefeito de Jucuruçu - Arivaldo de Almeida Costa (PSDB), fala em grandes novidades para o município de Jucuruçu, entre ás inovações 'LILI' fala nas ajudas e o grande incentivo aos produtores rurais.

Vídeo: BR 101 - Acidente entre ônibus e veículo de passeio deixa um morto; veículo ficou completamente destruído

 

Um acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira, 14 de janeiro, entre um ônibus da empresa Brasileiro que fazia a linha EunápolisXTeixeira de Freitas e um veículo de passeio Ford KA,  na BR 101, próximo ao Monte Pascoal, deixou o motorista do carro morto. 

Ainda não se tem muitos detalhes do acidente. O motorista do carro morreu no local e está preso nas ferragens. A polícia e o Corpo de Bombeiros foram acionados para fazer o resgate do corpo. 

Também não se tem informações ainda de feridos ou de outras mortes./bahiaextremosul

Governo da Bahia sela compromisso para se tornar zona livre de Febre Aftosa sem vacinação

 

A Bahia avançou mais uma etapa da maratona rumo ao cobiçado status de Zona Livre da Aftosa sem Vacinação, após a carta de compromisso do governo do estado endereçada à ministra da Agricultura Tereza Cristina, reforçando o empenho e detalhando o planejamento para assegurar a conquista da mudança de status sanitário em 2023. 

“A correspondência do governador à ministra é uma prova inequívoca de que Rui Costa tem compromisso selado com o agronegócio baiano, uma vez que a garantia de rebanhos imunizados significa que os produtos cárneos aqui produzidos terão segurança sanitária com alcance garantido nos mercados mais exigentes em sanidade do mundo, o que beneficia também os produtos da agricultura baiana, gerando mais emprego e renda. O alcance desse status valoriza o rebanho baiano e consequentemente aumenta o patrimônio dos pecuaristas”, contabiliza Maurício Bacelar, diretor-geral da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia). 

A ADAB é o braço do governo baiano responsável pelas intervenções agropecuárias necessárias para a conquista do status de zona livre sem vacinação e de implementação do PNEFA (Plano Nacional de Vigilância da Aftosa), coordenado pelo MAPA. O compromisso manifestado pelo governo envolve também a SEAGRI (Secretaria Estadual da Agricultura) e todos os elos da cadeia produtiva em prol do fortalecimento do sistema de vigilância em saúde animal. 

A valorização do patrimônio dos produtores passa pela sanidade dos rebanhos, referencial eliminatório quando o assunto é exportação. “Para se ter uma ideia, muitos países interessados em exportar sua carne não encontram mercado por não apresentarem status sanitário adequado e o da Bahia, muito em breve, será diferenciado”, comemora Maurício. 

A expectativa é que o esforço do governo baiano para a sustentabilidade do PNEFA e a conquista dos benefícios mercadológicos decorrentes, sejam compartilhados também pelos outros 10 estados que integram o Grupo IV do Plano para Erradicação da Febre Aftosa no Brasil, considerada pelos organismos de controle, a mais importante doença que afeta os animais. 

Participam do Bloco IV além da Bahia, os estados de Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal. A imunização contra a Febre Aftosa envolve bovinos e bubalinos de todas as idades e acontece em duas etapas ao longo do ano. 

Em 2020, a Bahia vacinou na primeira etapa no mês de maio, 93,65% do seu rebanho, e em novembro, 93,99%. O estado alcançou a nota 1.1, uma das menores pontuações do país na avaliação de probabilidade de risco para reintrodução da Febre Aftosa, em escala que vai até 5, estimada pelo MAPA./Febre Aftosa Bahia

Suspeito morre durante ação policial na região do rio Jequitinhonha

 Suspeito morre durante ação policial na região do rio Jequitinhonha

No final da manhã desta quarta-feira, 13 de janeiro, a Polícia Militar recebeu uma denúncia que um casal estava cometendo vários crimes com armas de fogo na região do rio Jequitinhonha. As guarnições deslocaram-se para averiguação dos fatos e em seguida chegou uma informação de que o mesmo casal teria roubado uma lancha próximo a Canavieiras, também amarrando o proprietário, causando agressões físicas e psicológicas. 

Após incursões a pé e em embarcações no leito do rio, num dado ponto fora avistado o barco roubado, bem como um indivíduo com as características da denúncia próximo à Usina Hidrelétrica de Itapebi. 

Segundo o site Via 41 os policiais deram a voz de abordagem ao indivíduo, a qual não foi obedecida, momento em que o suspeito sacou uma arma de fogo e passou a disparar contra as guarnições. 

Houve uma troca de tiros, sendo que o suspeito foi atingido e apesar de ter sido socorrido ao Hospital Geral de Itapebi, acabou não resistindo e veio a óbito. 

A lancha apreendida foi apresentada à Delegacia Territorial de Itapebi (DT), onde o proprietário já se encontrava./TH

Leidian Queiroz, vice- prefeita de Jucuruçu, participa do encontro com ACM Neto em Teixeira de Freitas

 

O ex prefeito de Salvado e presidente nacional do Democratas, ACM Neto, acompanhado  do líder da oposição da ALBA, o deputado estadual Sandro Régis e dos deputados federais, Elmar Nascimento, Leur Lomanto Junior e Paulo Azi, desembarcou ás 09 horas da manhã desta quarta-feira (13), no Aeroporto 09 de Maio e foi recepcionado pelos prefeitos, Marcelo Belitardo (Teixeira de Freitas) e Robertinho (Mucuri) ambos do DEM. 

Quando o avião pousou várias lideranças politicas já aguardava a comitiva de Neto, entre elas, Betão, ex prefeito de Lajedão, Adalberto Nonato, ex prefeito de Vereda, Leidian Queiroz, vice prefeita de Jucuruçu, Iury Fernandes, vice prefeito de Teixeira, lideranças de Medeiros Neto, Alcobaça e vereadores de Vereda acompanhados do presidente da Câmara Jamil. 

Ailton Dias, de Jucuruçu, Leidian Queiroz, vice-prefeita de Jucuruçu, Dr. Marcelo Belitardo e a primeira-dama Penépole Belitar

Após passar o cargo para seu sucessor, ACM Neto, um dos prefeitos mais bem avaliados do país, está visitando algumas cidades da Bahia para discutir com os prefeitos eleitos do DEM sobre “gestão inovadora” e trocar experiências com os gestores que estão assumindo agora, tendo como parâmetro a sua experiência de 08 anos á frente da prefeitura de Salvador. 

Ainda no aeroporto, o presidente do DEM concedeu uma coletiva de imprensa onde abordou vários temas, entre eles o fechamento da Ford na Bahia, a pandemia e a expectativa da vacina contra o Covid 19. 

Neto lamentou o fechamento da fábrica em Camaçari e disse que a decisão da Ford de fechar as fábricas mostra o descaso da multinacional com o mercado brasileiro “Penso que a Ford não possa sair dessa forma do país, sem que pelo menos passe por algum constrangimento, do ponto de vista das medidas legais, cabe ao governo avaliar se todos os compromissos que a montadora assumiu para ter os benefícios  fiscais foram cumpridos” disse o ex prefeito da capital baiana. 

Quando perguntado como ele analisa as ações do governo federal no combate a pandemia Neto disse que “Na minha opinião ocorreram erros e acertos, o país exige uma vacinação imediata, uma vacinação ampla, uma vacinação que tenha um plano claro e que possa trazer segurança para o cidadão, nós temos um caminho de alcançar a segurança e evitar as mortes, com a vacina, o que a gente espera é que o governo federal efetivamente assuma a liderança da condução desse processo” disse o democrata. 

Após a coletiva, a comitiva seguiu para a Pousada Lord onde ACM se reuniu com os prefeitos, secretários e assessores jurídicos para discutir planos de governo. Neto acredita que Teixeira de Freitas e Mucuri deverão servir de vitrine para outras administrações. 

O deputado Sandro Reges, Prefeito de Mucuri, Robertinho, Leidian Queiróz , Vice Prefeita de JUCURUÇU e Ailton Dias no encontro com ACM Neto em Teixeira de Freitas

O prefeito Marcelo Belitardo reafirmou seu compromisso com seu partido, o Democratas, e disse que ACM Neto iniciando sua caminhada pela Bahia por Teixeira de Freitas demostra o apoio de uma equipe técnica e o apoio do ex prefeito Neto, para dar suporte a nossa cidade “Nos pegamos nossa cidade com uma forma administrativa falida, financeiramente, situação de calamidade, mas temos condições total de reorganizar isso ai e colocar a cidade no caminho certo, como Salvador entrou no caminho certo e hoje a realidade de Salvador é outra, e é isso que a gente quer para Teixeira de Freitas” disse o prefeito Marcelo. 

O prefeito de Mucuri, Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho”, principal aliado de  Neto na região, disse que o  democrata é hoje o grande anseio do povo baiano em vê-lo á frente do governo do estado para transformar a Bahia como transformou Salvador.

Após o almoço ACM e seu grupo político seguiu para a cidade de Eunápolis aonde iria se encontrar com a prefeita Cordélia Torres e lideranças políticas./bahiaextremosul

Veja mais fotos desse evento.  Clique aqui

Catia Fonseca diz que Brasil está afundando e compara Bolsonaro a Zé Mané

 Catia Fonseca

Catia Fonseca surpreendeu os telespectadores da Band na última terça-feira (12), e soltou duras críticas contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), após a saída da Ford do Brasil. A apresentadora lembrou a importância da montadora no país e comparou o político a um Zé Mané, longe de um chefe responsável. 

A radialista citou a falta de emprego no país “que já era grande”, com a saída da Ford “a situação fica cada dia pior”, e atacou: “As pessoas se preocupando, os governantes, com coisas idiotas. Gente, a gente tem tanta coisa importante [para resolver]”. 

Catia exemplificou a situação do Brasil como se fosse uma casa, e lembrou que, assim como uma residência implorando por reformas, o Brasil está na mesma situação. Visivelmente irritada, a famosa pediu para que a sociedade voltasse para a realidade: 

“Se a casa da gente está arrumada, a gente pode buscar pelo em ovo: ‘Ah, vou trocar esse piso’. Quando você está com a casa esperando um monte de reforma, você escolhe por onde começar. O que é mais emergencial! Emergencial nesse país é a gente acordar para a droga da realidade!”. 

Sem meias palavras, Catia Fonseca comparou Bolsonaro a um Zé Mané, e despejou críticas sobre a atuação do Chefe do Executivo no comando do país. O recado também serviu para os fantoches eleitores do “capitão”: 

“Tá afundando! A gente está dentro do Titanic, todo mundo junto, e aí você está vendo um Zé Mané que deveria tomar conta de todo mundo e não toma está lá cantando, dançando e todo mundo olha para o cara cantando e dançando e dança junto e todo mundo afunda no buraco!”./rd1

Jovem tira a própria vida em Teixeira de Freitas

 

Foto: Redes sociais

O jovem Marcello Cajazeira de 24 anos, tirou a própria vida na madrugada desta quarta-feira, 13 de janeiro, em sua residência em Teixeira de Freitas. 

O corpo foi encontrado ainda na madrugada em um dos cômodos da casa onde morava com a família, no bairro Monte Castelo. 

A notícia da morte do rapaz que era membro da Igreja IDERP chocou os amigos que lamentaram o suicídio através das redes sociais. Ele deixa um filho de 4 anos. Também nas redes sociais amigos disseram que o rapaz lutava contra a depressão. 

O corpo foi removido para o IML onde passará por exames de praxe, sendo liberado em seguida para sepultamento/bahiaextremosul

Mulher de 77 anos é mais uma vítima fatal do coronavírus em Teixeira de Freitas

 

Na quarta-feira, 13 de janeiro, a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas informou que houve registro de 30 novos casos positivados. Até o momento são 9.670 casos confirmados. Destes, 146 são considerados ativos. Até o momento são 130 mortes. A taxa de letalidade em Teixeira de Freitas é de 1,34%, em relação aos casos confirmados. 

Óbitos 

É com pesar que a Prefeitura de Teixeira de Freitas confirma mais uma morte por Covid-19. Trata-se de mulher de 77 anos que faleceu no dia 08/12/2020. 

Ocupação de Leitos 

De acordo com o último censo de ocupação de leitos, feito na tarde desta quarta-feira (13), são 19 pacientes internados em leitos para tratamento da Covid-19 no HMTF e Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas, representando 87% de ocupação, sendo 6 clínicos e 13 na UTI. Na UPA, de acordo com última atualização feita, são 8 internados. 

Na rede privada são 8, representando 100% de ocupação, já que os leitos reservados para a COVID-19 foram reduzidos, para realização de algumas cirurgias. O número de leitos na rede privada é flexível. São 2 internados na enfermaria e 6 na UTI. Sendo no total: 35 pacientes./reportercoragem

Sobe para 4 o número de mortos no acidente na BA 001

 

Mais 3 vitimas envolvidas no acidente que aconteceu na tarde desta terça-feira, 12 de janeiro, a 4 km do trevo de Alcobaça, na BA 001 que ligas as cidades de Alcobaça e Prado, vieram a óbito. 

Segundo informações, os carros de passeio, uma Picape Strada, NZR 6284, licenciada em Teixeira de Freitas-BA e um Chevrolet Cruze, QUJ 9613, licenciado em Belo Horizonte-MG colidiram frontalmente. A picape era ocupada somente pelo motorista e no Cruze viajavam 4 pessoas. O carro ficou completamente destruído. 

De acordo informações, um dos passageiros do Cruze que estava sentado no banco de trás e seria de BH, morreu na hora, os outros passageiros foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) em estado grave para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) da cidade do Prado. 

Dois faleceram assim que deram entrada na unidade de saúde; a identidade estado de saúde da quarta vítima não foram divulgados. 

As vítimas do Cruze que foram identificadas são: o policial militar do Distrito Federal, Alvacir Ferreira, 55 anos, o engenheiro agrônomo Sérgio Rodrigues dos Passos, 70, e a senhora Maria Helena da Rocha Andrade, 54. 

Izaque de Oliveira Souza Chaves

O motorista da picape, Izaque de Oliveira Souza Chaves, foi socorrido para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante a cirurgia. 

A polícia investigará as causas do acidente./reportercoragem

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Novo prefeito de Jucuruçu 'Lili' buscar agência bancária pra cidade

 

O TRABALHO NÃO PARA! 

Conforme prometido, o Prefeito Arivaldo de Almeida Costa, Lili, se reuniu na última segunda-feira 11/01 na cidade de Teixeira de Freitas-BA, com a diretoria do SICOOB EXTREMO SUL com o objetivo de solicitar uma AGÊNCIA BANCÁRIA DO SICOOB para o Município de Jucuruçu. 

Arivaldo afirmou que o município já possui porte para instalação da agência e por meio da mesma muitos aposentados, comerciantes, produtores rurais não teriam que se descolar a outras cidades para serviços bancários. 

O prefeito, juntamente com a sua equipe administrativa, vem estudando e elaborando diversos planos para o fortalecimento econômico de Jucuruçu, principalmente devido às perdas do comercio local ocasionada pela pandemia do Covid-19.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.