Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 10 de agosto de 2013

Major Leão reativa policiamento motociclístico em Itamaraju e reforça importância do “Denuncie Net”

Há poucos meses à frente da 43ª CIPM de Itamaraju, o Major Leão, diante das demandas da população, informa que tem buscado alternativas a fim de melhorar serviços de segurança prestados nas cidades que fazem parte da sua área de responsabilidade territorial. Dessa feita, foi reativado o policiamento motociclístico visando intensificar a presença da Polícia Militar com ações de prevenção e repressão ao crime, principalmente, nos bairros periféricos da cidade de Itamaraju.


Sabe-se que, no horário comercial, período do dia em que grande parte da população se converge para a região central da cidade, há uma atenção maior do policiamento para com essa localidade com o objetivo de proporcionar a segurança das pessoas que se deslocam para o comércio, onde as viaturas de quatro rodas permanecem em rondas pelas ruas e avenidas de maior movimento e estacionadas em locais estratégicos para pronto-emprego, deslocando-se para os bairros no atendimento de ocorrências geradas pelo número de emergência.

Segundo o Major Leão, na última semana, uma guarnição de motociclistas foi criada no sentido de complementar o trabalho que já vem sendo realizado pelo Pelotão de Emprego Operacional Tático (PEOT), para intensificação do policiamento com rondas e abordagens a pessoas e veículos suspeitos nos bairros, com vistas à prevenção de crimes e, sobretudo, a repressão ao porte ilegal de armas e ao tráfico de drogas, duas modalidades criminosas que tem influenciado no aumento dos crimes violentos letais intencionais na cidade de Itamaraju. Acrescentou ainda que uma das grandes marcas do policiamento com motos é a rapidez com que se dá a ação policial, aumentando o fator surpresa nas abordagens e reduzindo o tempo/resposta da polícia no atendimento das ocorrências.
gallery_garden_five
“Com poucos meses, já foi possível fazer um diagnóstico da realidade da unidade e das reais necessidades das três cidades que por ora respondo e mesmo diante da limitação de efetivo por que passa a companhia, temos buscado aperfeiçoar a aplicação de nossos recursos humanos de modo a proporcionar uma maior sensação de segurança à população, esta que também pode ajudar através doWWW.DENUNCIE.NET, um portal de denúncia anônima implementado por este Comando que busca a participação popular nas questões que envolvem a segurança pública e que já vem nos ajudando a dar uma resposta mais eficiente no enfrentamento da criminalidade.”, reforçou Leão.

"Denúncia anônima através de site é muito mais seguro e eficiente". 
 gallery_garden_four
 Toda região do Extremo Sul deverá ficar sabendo disso, porque é de grande importância ao combate de criminalidade brigas entre outras desavenças em todos os lugares. Jucuruçu e região têm de participar, o importante é que esse serviço é 100% seguro. 
 gallery_garden_two
 Ciente do perceptível crescimento da criminalidade em todo o país, e da necessidade de integração entre os órgãos de segurança pública e sociedade, solicitamos a colaboração da comunidade no sentido de contribuir com denúncias e informações a respeito de delitos praticados em nossa circunscrição ou em áreas vizinhas, tendo em vista existir uma maior facilidade de visualização e coleta de informações, por parte de membros comuns da sociedade, dos detalhes e rotinas das ações delituosas praticadas pelos criminosos, como tráfico de drogas, homicídios, roubos e outros crimes.
 gallery_garden_three
Temos alguns meios de denúncia como o serviço de emergência 190 e o e-mail denuncie@denuncie.net, para a coleta de denúncias, ambos gratuitos e disponíveis 24 horas por dia, e com a garantia da preservação do anonimato do denunciante. Contribua com a preservação da ordem pública em sua cidade, seu bairro ou sua rua e faça sua denúncia. Ligue para o 190 ou denuncie nesta página já.WWW.DENUNCIE.NET,.

Dilma recupera seis pontos de popularidade, aponta Datafolha

Dilma recupera seis pontos de popularidade, aponta Datafolha
A presidente Dilma Rousseff recuperou parte da popularidade, após uma queda de 35 pontos percentuais na aprovação de seu governo, aponta a última pesquisa Datafolha, finalizada nesta sexta-feira (9). 

No auge dos protestos que ocorreram por todo o país, a petista teve sua administração avaliada como ótima ou boa por 30% dos entrevistados, no final de junho. O último levantamento revelou que o índice subiu para 36%. Na pesquisa deste mês, o percentual dos que consideram o governo ruim ou péssimo oscilou de 25% para 22% e daqueles que acham a administração regular passou de 43% para 42%. 

A aprovação à presidente é maior entre os mais pobres. Na faixa das pessoas que recebem até dois salários mínimos, 41% aprovam o governo. A menor taxa de aprovação (29%) está entre os mais ricos, que ganham mais de dez salários mínimos. No entanto, foi neste grupo que a presidente conseguiu o maior aumento entre aqueles que consideram a sua gestão ótima ou boa. 

O crescimento foi de oito pontos percentuais. A maior popularidade de Dilma foi contabilizada em março, quando 65% opinaram que a sua administração era ótima ou boa.

Enquanto o PT governar não haverá inflação, diz Lula

Enquanto o PT governar não haverá inflação, diz Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na noite desta sexta-feira (9) que, enquanto seu partido governar o país, não haverá mais inflação. "Quem fará o possível e o impossível para a inflação não voltar é o PT." O aumento da inflação nos últimos meses foi alvo de críticas da oposição e obrigou o governo federal a tomar medidas ao longo do ano, como aumentar a taxa básica de juros (Selic) e tentar segurar a alta nos preços. 

"Se tem alguém neste país que vai fazer o possível e o impossível para não deixar a inflação voltar é o governo do PT e a presidente Dilma (Rousseff). Porque somente um maluco iria acreditar que depois de dez anos de a gente garantir aumento real para o salário mínimo que a gente iria permitir que essa gente retrocedesse de novo por causa da inflação", disse. 

Em meio a críticas à imprensa, Lula afirmou que fica "indignado" ao ver críticas ao baixo crescimento do Brasil. "Qual país do mundo com exceção da China e da Índia em que a economia está crescendo mais que a brasileira?", questionou. Segundo Lula, o Brasil apenas não cresceu mais nesses últimos anos em função de os governos de outros países não estarem "comprometidos" com os trabalhadores.

Lula disse ainda que os protestos que tomaram as ruas das principais cidades do país em junho são consequência da "ascensão social" iniciada no seu governo. Para ele, essas conquistas geram a necessidade de novos avanços. 

"O povo não se contenta mais apenas com o Minha Casa, Minha Vida." As declarações foram dadas pelo ex-presidente Lula durante o 3º Encontro do Interior - Para São Paulo Crescer com o Brasil, organizado pelo PT na cidade de Bauru, na região noroeste do estado de São Paulo.

No Brasil, 5,5 milhões de crianças não têm pai no registro

Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com base no Censo Escolar de 2011, apontam que há 5,5 milhões de crianças brasileiras sem o nome do pai na certidão de nascimento. O Estado do Rio lidera o ranking, com 677.676 crianças sem filiação completa, seguido por São Paulo, com 663.375 crianças com pai desconhecido.  O Estado com menos problemas é Roraima, com 19.203 crianças que só têm o nome da mãe no registro de nascimento.

“É um número assustador, um indício de irresponsabilidade social. Em São Paulo, quase 700 mil crianças não terem o nome do pai na certidão é um absurdo”, diz Álvaro Villaça Azevedo, professor de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e diretor da Faculdade de Direito da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap).

Segundo informações do Estadão, Nelson Susumu, presidente da Comissão de Direito de Família da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), também considera o número preocupante, e ressalta que há ações para diminui-lo. “O programa Pai Presente do CNJ foi criado para tentar reduzir esse número.”

10 de agosto: dia da enfermeira


A prefeita Uberlândia Pereira, parabeniza todas as inferiras do município de Jucuruçu pelo o seu dia:  

A enfermagem é uma das mais antigas profissões e é conhecida como a “arte de cuidar”. Esses profissionais hoje são bem vistos graças à Florence Nightingale, britânica nascida em 1820, que é considerada a fundadora da enfermagem moderna. O fato de ser mulher significava que tinha que lutar com as autoridades militares a cada passo para levar a cabo o propósito de reformar o sistema hospitalar, pois as condições eram precárias, não havia leitos ou macas, os soldados ficavam deitados no chão bruto e operações eram efetuadas em condições anti-higiênicas. Ela lutou pelos seus ideais e hoje podemos comemorar esse dia em homenagem a todos que se dedicam à Enfermagem.

Essa data é muito bem comemorada por esses profissionais preocupados com nossa saúde e bem-estar, pessoas que tem um cuidado todo especial com seus enfermos, pessoas que se dedicam a cuidar do próximo.  A enfermeira é a primeira profissional da saúde que temos acesso ao chegar a um hospital, e ela que é responsável em cuidar dos pacientes enquanto estão internados.

A enfermeira é uma profissional preparada para atuar em todas as áreas da Saúde: assistenciais, administrativas e gerenciais. Dentro da enfermagem existem três categorias: o enfermeiro (profissional de nível superior) que supervisiona e orienta a equipe técnica de enfermagem, o Técnico e o auxiliar de enfermagem (nível médio), o qual geralmente é quem executa a maioria dos procedimentos básicos, muitas pessoas confundem essas categorias e acabam denominando todos de “enfermeiros”. Esse profissional geralmente trabalha na organização, gerência e supervisão das unidades de saúde, o que torna às vezes o trabalho um pouco burocrático, além de poder atuar em diversas áreas como: hospitais, unidades de saúde da família, instituições de ensino etc.

É neste momento que paramos para refletir na importância dessas pessoas em nossas vidas, pessoas que a todo o momento estão preparadas para nos atender e cuidar das nossas enfermidades, pessoas preocupadas com a saúde e o bem-estar do seu próximo, e para elas que devemos agradecer e desejar um excelente dia da Enfermeira.

“Diga não”, a paralisação da obra do asfalto de Jucuruçu

Alimentar um sonho é lindo - mas matar um sonho é desesperador, é isso que o governo do estado e toda sua cúpula estão fazendo com os moradores de Jucuruçu. Perguntamos, até quando vamos ser enganados? Chegam as eleições e todos eles aprecem com outras propostas e enganações. Já não temos mais o prazer de sonhar, a nossa vida parece mais um pesadelo onde o bicho papão são os políticos carentes de dignidade.

Avante Jucuruçu, essa obra não pode-não deve parar, isso depende muito de cada um de nós, portanto faça sua parte, reivindique –proteste- faça valer sua cidadania. Povo calado é povo que consente, e povo que grita é povo que conhece seus direitos. Vamos mostrar para os governantes que essa obra não pode parar. Basta, eles já mataram muitos sonhos do povo brasileiro.

Mas existe um motivo porque não fez isso. É preciso uma ação conjunta dos prefeitos de Jucuruçu e Itamaraju em caráter de urgência sobre este assunto. O DERBA tem que dar uma satisfação sobre isso para ambos e principalmente para o povo. Este é um sonho antigo de todos nós. E digo nós que aqui estamos e nós que já partimos há muito tempo.

O povo de Jucuruçu não merece que esta maquina pare de trabalhar. O povo desta linda cidade não merece mesmo. Temos que reunir as pessoas que querem o bem da nossa cidade e ir pra BR 101, xingar quem tem que ser xingado e protestar com força. Chega de tanta sacanagem com nosso povo.

Obrigado pelo reconhecimento ao nosso povo. Esperemos que as pessoas de boa índole e conhecimento (menos políticos) possam unir forças e reivindicar nossos direitos e não esperar por decisões tomadas por políticos corruptos interesseiros, onde sabemos que só visam seus interesses próprios enquanto ficamos a mercê de mais uma licitação lavagem de dinheiro público. Que vergonha senhor governador, você prometeu o asfalto, e nem começou direito já parou, com que cara você virá em Jucuruçu pedir votos? Nós Jucuruçuenses se tivermos amor pela nossa cidade, não votaremos em você, e muito menos em quem você indicar. 
 
Jucuruçu precisa muito do seu grito, por tanto grite, vamos cobrar os nossos direitos. Quem gosta de Jucuruçu e da nossa região- comente e compartilhe. Faça sua parte.

Queremos ouvir o grito do pessoal de Itamaraju- Coqueiro- Nova Alegria – Pau D’Alho- Jucuruçu. Em fim todos que gostam e ama a nossa região.

Isso é um repúdio a paralisação da obra do asfalto em Jucuruçu. 

Prefeitura pode solicitar até R$100 milhões para recapeamento asfáltico

Execução de obras e serviços de infraestrutura urbana e saneamento na capital baiana. A Lei 8.445/2013 foi sancionada pelo prefeito ACM Neto e publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (9), após aprovação na Câmara de Vereadores, o que aconteceu por unanimidade na última terça-feira. 

A avaliação do pedido pelo Legislativo municipal é um dos critérios para solicitação do recurso na agência de fomento. O montante a ser solicitado para este ano é de R$50 milhões e será exclusivamente aplicado na recuperação da malha asfáltica de Salvador, que é bastante antiga e sofre com os constantes buracos que surgem principalmente no período de chuva. 

O foco da ação será os grandes corredores rodoviários, ruas e avenidas de maior intensidade de fluxo – dentre elas a Juracy Magalhães Júnior (retorno, sentido Iguatemi/Rio Vermelho), Antonio Carlos Magalhães, o complemento da orla, além de ruas localizadas em diversos bairros da periferia e do Subúrbio Ferroviário.

Dentre os próximos 20 dias serão definidos cerca de 50 locais prioritários que serão beneficiados com a ação, localizados em áreas como o Subúrbio Ferroviário, Cidade Baixa, Orla e Cajazeiras, dentre outras. A partir de então, o projeto será encaminhado à Desenbahia e passará por processo de análise, atendendo aos critérios da agência. A expectativa é de que o financiamento seja aprovado e liberado no mês de novembro, quando a Prefeitura abrirá processo de licitação para realização das obras.

Situação dos advogados 'é a pior possível', diz presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB-BA

Com a proximidade do dia dos advogados, comemorado neste domingo (11), o presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), João Cerqueira Neto, disse que o respeito às prerrogativas da classe no estado é a “pior possível”. “Hoje o advogado tem as suas prerrogativas violadas por policiais, juízes federais estaduais. Vários colegas estão deixando a advocacia por não conseguir exercer a profissão devido ao desrespeito às prerrogativas. A única coisa que queremos é que seja cumprida a lei. Prerrogativas não são privilégios, mas são interpretados como se fossem”, argumentou. As prerrogativas dos advogados são normas previstas em lei que visam garantir o livre exercício da advocacia.  

De acordo com o defensor, os advogados baianos têm dificuldade de realizar procedimentos corriqueiros nos fóruns. “Agora estabeleceram que o advogado não pode ter vistas dos autos conclusos. Você tem dificuldade de ingressar nas salas das audiências. No fórum todas as salas estão trancadas e tem aviso de acesso restrito. Para fazermos cópias dos autos temos que deixar a identidade no fórum. É uma prática ilegal reter o documento de identificação. 

Tem magistrado que não recebe advogado. Alguns colocam  aviso na porta do gabinete comunicando”, relatou.  Neto afirma, no entanto, que a OAB-BA tentou um diálogo sobre o assunto com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) sem sucesso. O órgão lançou nesta quinta-feira (8) a campanha de defesa das prerrogativas que estimula os advogados a comunicarem os abusos sofridos à comissão.  O colegiado tentará resolver de forma amigável os problemas e caso não obtenha êxito tomará as medidas cabíveis. 

“Nós fizemos um diagnóstico do Poder Judiciário entregamos ao TJ-BA em abril e não tivemos nenhum tipo de resposta. A gente não vai negociar prerrogativas, elas são inegociáveis”, concluiu. Na opinião de Neto, a falta de aplicação mais rigorosa da lei seria um dos motivos que levam ao não cumprimento das normas. “Acredito que o desrespeito às prerrogativas se deve a sensação de impunidade por parte dos magistrados, às vezes ao desconhecimento dessas regras, mas no fim também acredito que eles [os magistrados] se sintam superiores aos advogados”, especulou.

Interventor diz que situação financeira do Bahia é delicada: 'Quem mais me liga é credor'

 Interventor diz que situação financeira do Bahia é delicada: 'Quem mais me liga é credor'
O entrevistado desta semana da Coluna Esportes é o advogado Carlos Rátis, interventor do Bahia. Ele deu detalhes do recadastramento de sócios e se diz preocupado com a situação financeira do Esquadrão de Aço. “Quem mais me liga é credor (…)  Existem débitos em todas as áreas”, revelou. 

Rátis afirmou que foram realizadas antecipações de pagamentos na maioria dos contratos firmados com patrocinadores, durante a gestão de Marcelo Guimarães Filho. O interventor também garantiu que o diretor Anderson Barros e o técnico Cristovão Borges possuem total autonomia nas suas funções. 

“Tudo em relação ao futebol quem toma as decisões é Anderson Barros e Cristovão Borges. Houve a contratação do jogador [William] Babio e ele [Anderson] nos consultou”, garantiu. 

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Prefeita de Amargosa propõe reduzir salário de professores

Prefeita de Amargosa propõe reduzir salário de professores
A prefeita de Amargosa, Karina Silva (PSB), propôs uma redução de 12,45% do salário dos professores da rede municipal de ensino, segundo matéria do Amargosa News. 

Em projeto enviado à Câmara local – ainda em tramitação – a gestora defende adotar como piso salarial do professor municipal efetivo, nível médio, com uma jornada semanal de 40 horas, R$ 1.567,00, valor equivalente ao piso nacional. 

No entanto, de acordo com o site, os profissionais já recebiam acima do piso nacional desde 2009. No ano passado, o valor pago era de R$ 1.789,94.

Botuporã: Vice-prefeito assume município nesta sexta-feira

Botuporã: Vice-prefeito assume município nesta sexta-feira
O vice-prefeito de Botuporã, Otaviano Joaquim Filho (DEM), de 53 anos, assumirá nesta sexta-feira (9) o cargo de prefeito do município do sudoeste baiano no lugar de Hedílio Brandão Marques (PMDB), que morreu no último domingo (4), aos 61 anos, vítima de um infarto. 

Tavim, como é conhecido, é agricultor na região e, antes de ter sido eleito vice, foi vereador por cinco mandatos. De acordo informações do Blog do Glauber, a solenidade ocorrerá às 10h, na Câmara de Vereadores.

Cães são treinados para identificar câncer

Cães são treinados para identificar câncer
Um dispositivo que combina olfato de cães com análises químicas e tecnologias modernas pode ser um aliado na identificação de tumores, além de elevar as taxas de sobrevivência para a doença. 

Munido de um material com amostras de sangue de pacientes, o Centro de Treinamento de Cães da Universidade da Pensilvânia passou a treinar três cachorros para cheirar e reconhecer o componente que indica a presença do câncer de ovário. 

Caso os cachorros possam isolar o marcador da doença, os cientistas do Monell Chemical Senses Center passarão a trabalhar em um sensor eletrônico para identificar o mesmo odor. “Porque se os cachorros podem fazê-lo, então a questão é: nossa instrumentação analítica também pode? 

Achamos que sim”, disse o químico George Preti, do Centro Monell. Pelo fato de em estágios precoces do câncer de ovário haver alterarões de odor no corpo, e outro estudo com cães mostrar que os animais conseguem identificar câncer de bexiga, ao cheirar a urina do paciente, a confiança dos estudiosos têm aumentado. 

“Se conseguirmos descobrir quais são esses químicos, qual é a ‘impressão digital’ do câncer de ovário no sangue, ou talvez até na urina ou algo assim, então poderemos conseguir um teste automático que seria mais barato e muito eficiente em rastreamentos”, informou Cindy Otto, diretor do Centro de Treinamento de Cães. Informações da AP.

Aniversário de morte de betinho

Hoje fazem 16 anos de morte de Herbert de Souza, o Betinho. Os muito jovens talvez não saibam quem ele foi. Isso porque somos um país de memória fraca, muito fraca. Nossos heróis são esquecidos ou morrem de overdose, como diria Cazuza. Mas convém lembrá-lo, nesse momento em que a política parece ter sido reduzida à maldita arte do possível e a utopia foi deixada para uns poucos malucos.
Repetiram tantas vezes o mantra da não-alternativa que uns e outros, ex-revolucionários, especialmente depois que chegam ao poder, acreditam que nada podem mudar. Deixem tudo como está ou vamos bem devagarinho, ensinam, sem provocar marola para não assustar. O melhor mesmo é fazer como sempre fizeram os donos do poder, vamos até tornar as coisas um pouquinho melhor para eles de modo que não nos acusem de anti-capitalistas ou coisa pior.
Betinho era o contrário desse conformismo. Ele dizia que se fosse deixar na mão do destino (ou do mercado) teria morrido muito antes, talvez no quartinho onde foi isolado quando diagnosticado com tuberculose, ainda adolescente. Hemofílico, sobreviveu a dois golpes militares (Brasil e Chile) e amargou mais de 10 anos de exílio. Não se abalou nem quando foi diagnosticado com vírus HIV, juntamente com os dois irmãos, Chico Mário e Henfil, também hemofílicos. Justamente quando ele achava que estava tudo dando certo, anistiado, apaixonado pelo filho pequeno, aprontando mil e umas, vinha aquela notícia que, ao final dos anos 80, soava mais como uma sentença de morte.
Teimoso, ele seguiu em frente e fez do drama pessoal uma causa pública. Já tendo criado o Ibase, fundou a Abia, a primeira ONG a enfrentar o problema da Aids no Brasil. A lei que determinou o controle dos bancos de sangue é batizada de “Lei Betinho”, em homenagem ao seu empenho na luta pelo fim do criminoso mercado de sangue. Sofreu como um cão danado a morte dos dois irmãos e acho que nunca voltou a sofrer tanto outra vez. Mas não se deixou matar de véspera e ainda oferecia, com aquele sorriso bem Fradim, um “pouquinho de Aids” para quem reclamasse de cansaço perto dele.
Na década de 1990, voltou a mobilizar o Brasil como o principal animador da Campanha Contra a Fome, desafiando mais uma vez o “impossível” e a boa consciência de uma esquerda que achava que distribuir alimentos era mera caridade, como se compaixão e solidariedade com o próximo não fossem valores revolucionários no mundo que vivemos. A “Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida”, nome oficial do movimento, politizou como nunca o tema da exclusão social e da pobreza, resgatando para o centro do palco o impulso individual e a capacidade de mobilização de cada uma das milhões de pessoas que se organizaram em milhares de comitês pelo país afora. Tudo isso parece ter sido esquecido nesses tempos de Fome Zero.

O silêncio quase total da mídia e do governo neste aniversário de morte nos envergonha. Foi assim há alguns meses, quando completaram os dez anos de morte de Darcy Ribeiro. Esquecemos rápidos os nossos heróis.
Betinho era um artista do impossível e queria a utopia no presente. Entrou de cabeça em quase todas as causas que importaram no seu tempo, cometeu equívocos políticos e até éticos – os quais purgou em praça pública, como no caso da doação de um bicheiro para salvar a Abia do fechamento iminente – , mas sorveu a vida até a última gota, com paixão e sem nunca deixar de acreditar que podemos sim mudar o mundo. O impossível é possível e a única coisa que não tem mesmo solução é a morte.

Professora chama aluno de 'Félix dá novela' e mãe faz boletim de ocorrência

A mãe de um aluno de 11 anos de uma escola estadual em Piracicaba (SP) fez boletim de ocorrência contra a professora que chamou o garoto de 'Félix', personagem de sucesso da atual novela das 21h da Rede Globo "Amor à Vida". A docente, que ensina geografia, disse em sala de aula que o menino se parecia com o administrador gay de um hospital, interpretado pelo ator Mateus Solano na trama. O boletim de ocorrência foi registrado como injúria.O caso ocorreu na tarde desta quarta-feira (7), na Escola Estadual Professora Juracy Neves de Mello Ferracciú, no bairro Noiva da Colina.

Bullying?

Segundo a mãe, o garoto retornou das férias com óculos depois de ir ao médico. Foi então que a professora, ao notar a diferença no visual, disse em sala de aula que o garoto se parecia com alguém, mas que ela não podia dizer o nome, ainda de acordo com relatos da mãe, uma despachante de 36 anos. "Foi quando um dos colegas de classe disse que sabia quem era e disse o nome do personagem", afirmou. Os alunos começaram a rir e a professora confirmou a semelhança. "Ela falou que era verdade, que ele se parecia com o Félix da novela", afirmou a mãe. O garoto começou a chorar e a professora pediu desculpas a ele, dizendo que foi apenas uma brincadeira.

A mãe do estudante chegou em casa, encontrou o filho chorando e foi à escola questionar a coordenação, que disse a ela que tudo não passava de brincadeira e que a professora era muito competente. "Eu não julgo a qualidade dela em ensinar, mas não é função dela dizer com quem meu filho parece ou não", disse a mãe.Ainda de acordo com a mãe, não haveria problema e preconceito caso o filho dissesse que é homossexual. "Ele é apenas uma criança, mas continuaria o amando da mesma forma se ele fosse gay", disse a despachante que afirmou na sequência que "o garoto já tem até namoradinhas".

O dia seguinte

Mesmo incomodado com a situação, o estudante foi à escola na tarde desta quinta (8). A mãe do estudante disse que iria à Diretoria de Ensino de Piracicaba para contar o que aconteceu e, na segunda-feira (12), terá uma reunião com a diretoria da escola. "Isso não pode ficar assim, temos que denunciar casos como esse", afirmou.

Resposta do Estado

A Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba, por meio da assessoria de imprensa, informou que lamenta o mal entendido registrado na unidade e afirmou ainda que foram tomadas as providências para que o caso seja esclarecido.

A administração regional, informou também, que se reuniu nesta quinta com a mãe do estudante e agendou para a próxima segunda-feira (12) um encontro de conciliação entre aluno, a responsável, a professora e a direção da escola. "Os colegas de sala também participarão de uma atividade que tem como objetivo esclarecer o mal entendido e reforçar a importância do respeito mútuo".

Corrupção é problema nº 1 para jovens, mostra pesquisa

Corrupção é problema nº 1 para jovens, mostra pesquisa
A corrupção é o problema que mais incomoda os jovens do Brasil. A constatação é de uma pesquisa divulgada pelo governo federal nesta quinta-feira (8), que traçou um retrato do perfil e da opinião da juventude brasileira - foi feito com 3,3 mil jovens, em parceria do Palácio do Planalto com empresas de consultoria, que aplicaram um questionário entre abril e maio de 2013, ou seja, antes do início dos protestos. 

A corrupção aparece em primeiro lugar entre os problemas que mais incomodam os jovens no Brasil - foi o problema número 1 escolhido por 36% dos jovens pesquisados, à frente da grande desigualdade entre ricos e pobres (20%), o poder dos traficantes (13%) e o racismo e outras formas de discriminação (10%). Para o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, o resultado da pesquisa não surpreende. 

"Ultimamente, quase todas as pesquisas que temos visto tratam de dois temas fundamentais: a questão da corrupção e, no nosso caso, a questão da saúde também. A minha sensação é que depois das manifestações, esse item (corrupção) ainda ganharia mais destaque, em uma eventual pesquisa atualizada", afirmou o ministro.

Reunião do MPL com Jaques Wagner pode não acontecer

Reunião do MPL com Jaques Wagner pode não acontecer
Uma notícia deixou o encontro entre a comissão dos manifestantes do Movimento Passe Livre (MPL) e o governador Jaques Wagner (PT), que deveria acontecer nesta sexta-feira (9), comprometido. Na tarde desta quinta-feira (8), o grupo tomou ciência de que não poderia transmitir a reunião ao vivo, como planejava, e isso implicaria em uma não apresentação dos 13 componentes que participam da mesa de negociação. 

Bruno D’Almeida, ativista do MPL, disse que a decisão da transmissão em tempo real havia sido acordada em assembleia. “A gente pode até ceder e, em vez de transmitir ao vivo, gravar a reunião, mas a gente não pode sair de lá sem algo documentado”, argumentou. O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT), disse que a não permissão para fazer um live stream da conversa é uma tradição, mas que tentará o diálogo com as partes. 

“O encontro com o governador tem as suas liturgias, não tive como conversar com Wagner ainda, mas amanhã pela manhã vamos falar com eles [manifestantes e governador] e vamos tocar nesse assunto”, prometeu. Em entrevista ao Bahia Notícias, o MPL disse que não tem a intenção de ridicularizar o ou agredir o governador. “Estamos lá para conversar”, disse D’Almeida. 

Para o petista, a transmissão ou não do evento é um fator secundário e estará em aberto até, pelo menos, o início desta sexta-feira (9). “Não posso dizer que vai ser assim ou não. O mais importante é ter o espaço de encontro. Esse é o fator que nos da garantia do processo democrático e de que as ruas estão sendo ouvidas”, concluiu.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Bahia Marina mantém silêncio sobre homem armado que ameaçou ministro César Borges

Bahia Marina mantém silêncio sobre homem armado que ameaçou ministro César Borges
A Bahia Marina vai manter o silêncio sobre o caso ocorrido na tarde do último domingo (4), quando uma arma chegou a ser apontada para o ministro dos Transportes, César Borges (PR). A assessoria do empreendimento informou que “em reunião interna, os diretores decidiram que não irão se pronunciar sobre o caso”. 

O fato aconteceu após uma confusão entre seguranças da marina, o ministro, o filho do político e o dono de uma lancha, que não foi identificado. O homem teria colocado um som alto e recebido pedidos para desligar o aparelho, não atendidos. Ainda não se sabe de que forma começou a confusão e uma suposta briga física com o filho de César Borges. D

urante o ocorrido, o proprietário da lancha utilizou uma arma e chegou a ter o ministro na mira, que tentava proteger os familiares. “A Bahia Marina tem uma política de não expor a privacidade dos clientes”, disse a assessoria, apesar de o caso se configurar como uma grave ameaça, que envolven uso de arma de fogo. 
“Os diretores entraram em contato com a assessoria de César Borges e o entendimento foi de que era melhor não se pronunciar”, completou. No Twitter oficial do empreendimento, o tratamento dado foi o mesmo, após o questionamento do internauta Gustavo Costa Lino. 

“Quais providência a Bahia Marina tomara em relação ao fato acontecido [no] final da tarde ontem [domingo] no píer A, próximo ao Acqua? (sic)”, perguntou. A resposta foi evasiva. “Já estamos apurando o fato para tomar as devidas providências”, a assessoria não informou se o dono da lancha foi preso ou quais foram as providências adotadas. 

Exame feito nos EUA diz que Isabella Nardoni não foi esganada por pai e madrasta

Exame feito nos EUA diz que Isabella Nardoni não foi esganada por pai e madrasta
Um laudo feito nos Estados Unidos pelo diretor do Instituto de Engenharia Biomédica da George Washington, James K. Hahn, concluiu que as marcas no pescoço da menina Isabella Nardoni, morta em 2008, não foram causadas pelas mãos da madrasta Anna Carolina Jatobá ou do pai, Alexandre Nardoni. 

O exame foi encomendado pelo criminalista Roberto Podval, que defende o casal condenado em 2010 pelo assassinato da criança. De acordo com a análise, as marcas encontradas pela perícia "não são compatíveis com a morfologia das mãos de Anna e de Alexandre". 

E mais: segundo a perícia, os arranhões não foram feitos por mãos humanas. Os peritos prepararam um relatório para mostrar como chegaram a esse resultado e o documento será incluído no processo do caso. 

Braçal que atirou no rosto da mulher comete suicídio em Teixeira de Freitas

Policiais civis e peritos do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT) deslocaram-se na manhã desta quinta-feira (8), à Fazenda Rancho Texas, localizada às margens da rodovia BR-101, altura do km 948, em território do município de Teixeira de Freitas. 

Na entrada de um armazém para estocagem de café, que fica ao lado da sede da propriedade rural foi encontrado um corpo dependurado por uma corda amarrada numa peça de madeira e dada uma volta em seu pescoço. O corpo estava com os pés suspensos do chão, numa cena típica de suicídio.

Segundo informou o perito criminal Marco Antônio Lima, responsável pela perícia no local do achado do corpo, a vítima foi identificada como sendo o trabalhador braçal Aureni Alves Figueira, 43 anos, que no último domingo (4) disparou um tiro de espingarda chumbeira contra a face da própria esposa, Sandra Maria de Jesus, de 42 anos, que está grávida de 6 meses. 

A vítima foi submetida a um procedimento cirúrgico no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde permanece internada. Aureni já tinha passagem na polícia por porte ilegal de arma de fogo.

Para o perito criminal Marco Antônio Lima não restou nenhuma dúvida que Aureni Alves Figueira, 43 anos, supostamente traumatizado por ter atirado na própria companheira e ainda temendo ser preso, resolveu tirar a sua própria vida.

Plínio Adry assume Secretaria da Saúde de Itabuna e quer dinamizar atenção básica

politica news
Ao assumir o cargo de secretário da Saúde de Itabuna, o pneumologista Plínio Adry disse que aceitou retornar à cidade pelo seu compromisso com a atenção básica de saúde.

Ele declarou que nas conversas com o prefeito Claudevane Leite externou o desejo de ver as unidades básicas funcionando plenamente, com médicos e profissionais cuidando da saúde da população.

Afirmou que “tenho certeza de que com as unidades em atividade plena, o trabalho aparece e a população fica satisfeita”.

Mesmo reconhecendo avanços na gestão municipal da saúde, o prefeito disse que as coisas não estão ainda como deseja. “Conseguimos recuperar algumas unidades básicas, a urgência e emergência do Hospital de Base, o Centro de Referência à Doença Falciforme. O desafio é fazer a atenção básica operar com todas as unidades com exames e consultas médicas para atendimento da população”.

O prefeito acrescentou que a contratação de mais de 300 profissionais através de seleção pública reforça a atenção básica.

Contra Mais Médicos e Ato Médico, profissionais fazem manifestação em Brasília

Contra Mais Médicos e Ato Médico, profissionais fazem manifestação em Brasília
Ações contra o programa Mais Médicos e a Lei do Ato Médico fazem parte de uma série de manifestações que entidades médicas devem promover a partir desta quinta-feira (8) até o próximo sábado (10), em Brasília. 

Os representantes devem se reunir com parlamentares para tentar apoio contra as medidas, com a promoção de atos públicos e discussões sobre os temas. Nesta quinta, está agendada uma Marcha dos Médicos à capital federal, com um ato público no auditório da Câmara dos Deputados. 

A articulação no Congresso faz parte do Encontro Nacional de Entidades Médicas (Enem), que ocorre em caráter extraordinário e irá reunir os profissionais de saúde entre os dias 8 e 10, em Brasília. 

Cinco entidades organizam o encontro: a Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e Federação Brasileira de Academias de Medicina (Fbam). Informações da Agência Brasil.

Celular em Jucuruçu tem duas utilidades, para ouvir músicas e gastar crédito sem fazer ligações


Falar no telefone móvel em Jucuruçu está se tornando uma missão quase impossível. A qualidade do serviço, que nunca foi bom, piora a cada dia, causando transtornos e prejuízos aos clientes, pessoas físicas e profissionais liberais.

De acordo com um técnico do ramo “o problema é que a venda de linhas cresceu demais, e o sistema montado em Jucuruçu, não tem suporte para atender a demanda – e a operadora não fez os investimentos necessários para atender com qualidade”. 

Na conta das falhas do serviço da Claro, a campeã é a dificuldade para completar as ligações. Para se conseguir uma, muitas vezes o cliente precisa tentar dezenas de vezes para se conseguir uma ligação.

Mas as falhas de serviço da operadora não ficam só nisso. O Canal 525, através do qual o usuário fala com o setor de serviços da empresa, com frequência fica inoperante, ou seja, sem acesso. Já o Canal 1052, através do qual o usuário fala com a atendente, na maioria das vezes fica congestionado.

Sabemos que o serviço da CLARO sempre foi ruim, “mas a cada dia fica pior”. “A empresa não está dando a importância devida a cidade de Jucuruçu, o descaso é do tamanho ou maior do que a fatia de mercado que ela detém”,.


Segundo informações que circularam na cidade de Jucuruçu, um grupo de pessoas está querendo derrubar a torre da claro,  uma demonstração de Repúdio contra a péssima qualidade do serviço que a empresa presta aos clientes de Jucuruçu. “Claro”, que pior não pode ter.

Sarney é diagnosticado com dengue e pneumonia, diz hospital

O ex-presidente do Senado, José Sarney (PMDB)

Diagnosticado com dengue aguda e pneumonia bacteriana, o senador José Sarney (PMDB-PA) está apresentando contínua melhora clinico-laboratorial, segundo boletim médico divulgado nesta quarta-feira, 7, pelo Hospital Sírio-Libanês. Sarney continua internado na unidade semi-intensiva do hospital, em São Paulo. Não há previsão de alta. 

“Após a coleta pareada de sangue o paciente foi diagnosticado com dengue aguda. Na sequência ele apresentou quadro de pneumonia bacteriana. O senador apresenta contínua melhora clínico-laboratorial e não há previsão de alta”, diz o texto do boletim médico. 

O senador, internado no Sírio-Libanês desde o dia 31 de julho, foi transferido para a unidade de terapia intensiva na última quinta-feira (1º), quando apresentou “febre acompanhada de tremores”. Ele chegou ao hospital vindo de São Luís (MA), onde estava internado no Hospital UDI para tratamento de uma infecção pulmonar.
Político e escritor, o maranhense José Sarney está na vida pública há 60 anos. Ele foi presidente da República de 1985 a 1990, presidente do Senado e governador do Maranhão. Autor de diversos livros, Sarney é membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Wagner demite comandante que participou de manifestação

Manifestação ocorreu durante ALBA Itinerante em Paulo Afonso

O comandante do Corpo de Bombeiros de Paulo Afonso, o tenente-coronel Gilvan Macedo de Matos Pernet, foi exonerado nesta quarta-feira (7) da corporação por ter participado de manifestações durante a instalação da Assembleia Itinerante ao lado de outros PMs dos bombeiros, todos fardados. Os bombeiros do 15ª GBM protestavam pedindo a independência da categoria em relação à Polícia Militar.

Segundo a TV Bahia, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que o coronel foi exonerado porque permitiu o ato do protesto, o que não deveria ter ocorrido. Os bombeiros querem a desvinculação da PM e dizem que a Bahia é o único estado do Nordeste onde a categoria segue ligada à corporação. Segundo eles, o ato foi pacífico, com os bombeiros de Paulo Afonso apenas manifestando o desejo de ter mais independência e estrutura. 

A sessão itinerante aconteceu na cidade em meio a clima tenso no auditório do Memorial da Chesf. Deputados presentes pediram para o presidente Marcelo Nilo que interceda junto ao governador Jaques Wagner para rever a exoneração. Além dos bombeiros, um grupo fez manifestação no local sobre o Ato Médico.

Empresas de telefonia móvel do Brasil poderão ficar de fora do próximo leilão da rede 4G

A partir do próximo leilão da rede 4G referente à faixa de 700MHz, poderá ter novas exigências para as empresas participantes; uma delas, é a inclusão de registro de pendências na Justiça, informou o presidente da Anatel, João Rezende. Sendo assim, empresas como a Claro, Oi, Vivo e TIM, estariam impedidas de participar deste processo.

A pendência das companhias telefônicas se deve ao leilão da faixa de 2,5GHz, que ocorreu no ano passado. A Claro e a Vivo teriam que pagar um valor atrasado de RS 104,7 milhões, já a Oi e TIM um atrasado de R$ 52,3 milhões, mas ambas empresas entraram na Justiça contra o valor cobrado, sendo que elas alegam que a Anatel não havia estabelecido um prazo para efetuar tal pagamento.

Contudo, o caso está rolando na Justiça e as empresas conseguiram uma liminar para até o momento poderem participar do leilão, que ainda não possui uma data definida.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

TSE quebra sigilo de informações de eleitores e repassa para o Serasa

TSE quebra sigilo de informações de eleitores e repassa para o Serasa
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai repassar as informações cadastrais de 141 milhões de brasileiros para o Serasa, através de uma cooperação técnica entre as duas organizações. O acordo, publicado no dia 23 de julho no Diário Oficial da União e atinge a todos os cidadãos com mais de 18 anos. Os cidadãos no podem vetar a abertura de seus dados pelo Serasa. 

O acordo prevê que o TSE entregue para o Serasa os nomes dos eleitores, número e situação da inscrição eleitoral, além de informações como o nome da mãe, data de nascimento e até óbitos. As informações repassadas ao órgão serão para identificar se há duas ou mais pessoas que tenham o mesmo nome. 

De acordo com o texto, “as informações fornecidas pelo TSE à Serasa poderão disponibilizadas por esta a seus clientes nas consultas aos seus bancos de dados". Mas diz também que as duas partes deverão zelar pelo sigilo das informações. 

De acordo com o advogado criminalista Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, "fornecer banco de dados para a Serasa me parece uma violação do direito à privacidade, o que é inconstitucional". 

Ele ainda considera que o acordo "pode fazer parte de uma escalada maior de quebra de privacidade" no Brasil. O diretor-geral do TSE, Anderson Vidal Corrêa, nega que o tribunal abriu dados sigilosos, e as informações foram fornecidas apenas para validar se o Serasa dispõe ou não das informações corretas sobre uma determinada pessoa. 

O Serasa ofereceu como contrapartida uma certificação de digital que facilitará a tramitação de processos pela internet. Informações do Estadão.

Fazenda nega uso de empréstimos para custear redução na conta de luz

O Ministério da Fazenda divulgou nota hoje (7) negando que o governo estude usar empréstimos de bancos públicos para custear a Reserva Geral de Reversão (RGR) e a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), cujos recursos são usados para reduzir os valores pagos pelos consumidores na conta de luz.

O comunicado informa que os gastos continuarão a ser cobertos pelo Tesouro Nacional e que houve repasse de R$ 799 milhões esta semana. A nota desmente reportagem sobre o assunto publicada na edição desta terça-feira do O Estado de S. Paulo.

Mais cedo, entretanto, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o governo federal cogita a possibilidade de usar recursos do Tesouro ou da Caixa Econômica Federal para cobrir eventuais gastos acima do previstos em função do desconto na conta de luz.

Lobão destacou que a possibilidade de empréstimo dependeria da avaliação do Tesouro Nacional. “Se o Tesouro achar que o melhor caminho é o empréstimo do BNDES ou da Caixa, este pode ser o caminho”, declarou o ministro após audiência pública na Câmara dos Deputados.

Weldon Setenta morre aos 86 anos em Itabuna

Weldon Setenta morre aos 86 anos (Reprodução Arquivo Familiar/Pimenta)
Morreu aos 86 anos, na madrugada desta terça-feira (06), o produtor rural Weldon Souza Setenta. Ele estava internado há vários dias no hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, onde não resistiu a complicações respiratórias. O corpo do produtor está sendo velado no SAF, em frente ao Grapiúna Tênis Clube, e será enterrado no Cemitério Campo Santo, em Itabuna, às 16h30.

Weldon sempre esteve ligado às lutas dos produtores de cacau, através de obras realizadas por ele à frente da CNP (Conselho Nacional dos Produtores de Cacau), hoje presidido pelo seu sobrinho, Wallace Setenta. Além disso, era agropecuarista e foi coproprietário do Diário do Cacau.

O produtor tentou uma carreira política, ao se candidatar, na década de 70, à prefeitura de Itabuna. Uma importante obra, que teve o "dedo" de Weldon foi o Parque de Exposições Antônio Setenta, construído por ele, que também doou o terreno.

O corpo do produtor está sendo velado no SAF, em frente ao Grapiúna Tênis Clube. O sepultamento está previsto para as 16h30min no Cemitério Campo Santo, em Itabuna. Weldon era casado com Maria Silvia Viana Setenta e deixa cinco filhos: Catarina, Ângela, Cristina, Sandra e Débora. São 9 netos e 3 bisnetos.
Weldon Setenta deixou um legado de boas obras que beneficiaram a lavoura cacaueira na região (foto:Arquivo/Diário Bahia)
Weldon Setenta deixou um legado de obras que beneficiaram a lavoura cacaueira na região

Ele havia completado 86 anos no dia 27 de janeiro. Ele era casado com Maria Silvia Viana Setenta. O casal gerou cinco filhas: Catarina, Ângela, Cristina, Sandra e Débora. Deixa 9 netos e 3 bisnetos. 

Prefeitura recupera estrada para melhorar o tráfego de Jucuruçu a Monte Azul



A prefeitura de Jucuruçu recuperou os vinte e sete quilômetros da estrada que liga Jucuruçu ao distrito de Monte Azul, o melhoramento dessa estrada sempre foi questionado pelos moradores daquele distrito, e realmente a estrada estava muito danificada pelo motivo da mesma ter muita ladeira.  A Prefeitura Municipal de Jucuruçu deflagrou uma frente de trabalho no Patrolamento da estrada que liga Jucuruçu ao distrito de Monte Azul. São 27 quilômetros, a patrol reabriu as vias consertos em geral nas vicinais e abrindo canalizações, o que tem assegurado condições de tráfego nas vias de terra gerando acessibilidade aos agricultores e aquecido a economia agrícola no escoamento dos produtos do campo.  
O encascalhamento da estrada de Monte Azul, essa estrada tinha grande problema na época das chuvas onde as águas não tinham para onde escoar e a patrol fez um ótimo serviço para desviar as águas de chuva.
Já reabrimos novos acessos a pedido dos produtores rurais da região. Trechos que há muito tempo não recebiam manutenção por parte da Prefeitura Municipal, e os moradores possuíam grandes dificuldades até para um carro buscar a produção agrícola das comunidades. Em nossa gestão as vicinais foram reabertas e vem sendo conservadas.
O povo precisa de muito pouco para que possa ter suas vidas favorecidas, bastando o gestor ter responsabilidade e direcionamento certo para as causas do município, e sobretudo, querer enxergar os problemas e as necessidades da comunidade. Cada região tem sua precisão e o gestor precisa ter esta capacidade de gerenciamento para promover estas ações para que todos ganhem com o progresso administrativo e o município se desenvolva e gere emprego e renda.
 A máquina está trabalhando intensamente aproveitando o máximo possível o período de estiagem, a máquina está nos distritos para realizar serviços e obras necessárias para o benefício direto de famílias que dependem de boas estradas para desenvolver suas atividades agrícolas. Quando se recupera ou se abre uma estrada, também se dá acesso às oportunidades. Inclusive o acesso à educação, porque antes os filhos destas famílias andavam quilômetros até chegar ao ponto do ônibus para levá-los à escola e hoje não, o ônibus já vem buscá-los sem nenhum problema.

Projeto Lei que prevê prêmio para quem delatar corrupção causa polêmica

 Um projeto de lei aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal estabelece uma recompensa para quem delatar às autoridades esquema de 
corrupção, caso a denúncia provoque a recuperação de verba desviada e se transforme em uma ação penal pública. O prêmio será equivalente a 10% do recurso resgatado e poderá ser pago em dinheiro. No caso de mais de um denunciante, a gratificação será dividida.


O primeiro a informar o delito ficará com a maior parte (70%) do prêmio e os outros terão direito a 30% do montante. A proposição seguiu nesta segunda-feira (5/8) para sanção do governador Agnelo Queiroz (PT). As informações são do jornal Correio Braziliense.
Constitucionalidade contestada
Especialistas ouvidos pelo Correio Braziliense questionam a competência da Câmara em legislar sobre o assunto. A tendência é de que a Ordem dos Advogados do Brasil do DF discuta a proposta na sua Comissão de Direito Constitucional.
A decisão dependerá do posicionamento do governador Agnelo Queiroz. Se sancionar a lei, a OAB-DF poderá apresentar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade a fim de contestar a matéria no Tribunal de Justiça do DF. “Tenho minhas dúvidas se esse texto é constitucional. A OAB analisará a constitucionalidade tanto formal e material quanto o vício de iniciativa, no que diz respeito ao conteúdo da norma”, detalhou o secretário-geral da Ordem, Juliano Costa Couto.

Deputado recolhe assinaturas para extinguir remuneração extra na AL-BA

Deputado recolhe assinaturas para extinguir remuneração extra na AL-BA
O deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB) conseguiu recolher nesta terça-feira (6) 23 assinaturas para colocar em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende extinguir o pagamento da remuneração extra na Casa. 

Pela regra atual, em caso de convocação extraordinária, os parlamentares têm direito a receber dois salários integrais, cada um de R$ 20 mil, um no chamado e outro ao final dos trabalhos "emergenciais", isso além do próprio ordenado mensal, também no mesmo valor. O comunista jura de pés juntos que não aproveitou a onda das manifestações de rua do mês de junho para surfar na chamada "agenda positiva". "Eu defendo essa tese desde 2003, quando assumi o meu primeiro mandato. 

Em 2004, cheguei a apresentar a proposta, mas não consegui assinaturas suficientes. No mesmo ano, fiz indicações ao Congresso Nacional e ao governo ainda de Paulo Souto. Em 2006, o Congresso retirou esse mecanismo da Constituição", detalhou Gomes. 

De acordo com o regimento da AL-BA, para que uma PEC entre em tramitação é necessário o recebimento de pelo menos 21 rubricas. Com o número além do necessário, o deputado promete protocolar o requerimento em até uma semana e espera que a aprovação aconteça "o mais rápido possível". 

"As convocações extraordinárias têm que ser efetivamente extraordinárias. Só em caso de muita urgência. Os dois salários extras independem de quanto dura a convocação. Se chamar por uma semana, é um salário no início e outro no final e mais o salário do mês. 

Seriam R$ 40 mil só de extra. Acho isso errado desde que assumi", criticou. Segundo Álvaro Gomes, há pelo menos três anos o instrumento constitucional não é utilizado. "Embora não se faça há alguns anos, a lei existe", ponderou.

Dez presos são transferidos da 8ª Coorpin para Conjunto Penal de Teixeira de Freitas

Na manhã desta terça-feira (6), por volta das 09h30, dez presos foram transferidos da carceragem da 8ª Coorpin para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. 

Os dez detentos transferidos são: Tiago Batista Cardoso, Deraldete Soares da Silva, Lucas Alves Santos, Ivanildo Paiva Morreira, Genilson Silva Santos, Alex Moura Cairo, Agnaldo dos Santos Nascimento, Hevar Ferreira Resende, Gilson Pereira de Carvalho e Valdeson Alves Rocha.

A iniciativa de fazer a transferência aconteceu após entendimento entre o delegado Marcus Vinícius, coordenador da 8ª Coorpin, o juiz Argenildo Fernandes e tenente coronel Osíres Cardoso, diretor do Conjunto Penal. 

A medida também atende a um acordo previamente firmado entre o comando da Polícia Civil da Bahia e o Sindicato dos Policiais Civis (SINDIPOC), para que nenhum preso permaneça nas delegacias. 

Mesmo com a transferência ocorrida na manhã desta terça-feira (6) ainda restam 27 presos na carceragem da 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Empresária não recebe pagamento de Carnaval e denuncia esquema das empresas de Claudia Leitte

CLAUDIA LEITTE - ESCANDALO
Não é novidade para ninguém que algumas empresas contratadas pela Ciel Empreendimentos Artísticos Ltda, que tem a cantora Claudia Leitte como sócia majoritária, não receberam o pagamento pelo trabalho realizado no Carnaval deste ano.

Diante da falta de pagamento, a empresária Sueli Dias – dona da TeleEventos, que tem sede em São Paulo, e foi responsável pelo credenciamento do hotel, do camarote e do bloco Largadinho, em Salvador – resolveu ir à imprensa e denunciar, o que ela chama de esquema para a cantora captar recurso da Lei Rouanet, para a gravação de seu novo DVD, que acontece neste sábado (03), em Recife.

A empresária recorreu ao colunista Léo Dias, do jornal O Dia e disse que “Claudia Leitte possui oito empresas com diferentes CNPJs, inclusive algumas abertas junto com a mãe. Em quase todas, constataram-se notificações de débitos”.

Ainda segundo a publicação, “a única empresa da cantora que estava ‘limpa’ é a recém-criada 2Ts Entretenimento, que conseguiu autorização do Ministério da Cultura no início do ano para a captação de R$ 5,8 milhões pela Lei Rouanet, de incentivo à cultura. O Governo Federal só permite que empresas com nome ‘limpo’ possam captar recursos na área cultural”.

Ao colunista, Sueli afirma que ainda aguarda que uma dívida de R$ 120 mil seja paga. Ela relaciona o problema às mudanças administrativas comandadas nos últimos meses por Fábio Neves, gestor das empresas de Claudia. “Já mandei uma notificação, acionei judicialmente e de nada adiantou. Agora, vamos abrir um processo. Eles estão devendo a muita gente. O bloco se chama Largadinho, mas quem ficou largadinho fomos nós”, disse a empresária ao jornal.

A publicação relatou também, que a 2Ts afirmou em nota, que a empresa de Sueli não cumpriu os serviços acordados no contrato e que aguarda decisão judicial em relação ao pagamento.

Diante da declaração de Sueli, a assessoria de imprensa de Claudia Leitte emitiu uma nota oficial sobre a polêmica envolvendo as empresas da cantora. ”O setor jurídico da 2T´s Entretenimento, que gerencia os negócios que envolvem os produtos e carreira da artista Claudia Leitte, esclarece que a empresa Tele Eventos foi contratada para prestar serviços de credenciamento e distribuição de crachás no camarote da artista no Carnaval de 2013.

Em função do não cumprimento dos serviços acordados em contrato, a 2T´s aguarda decisão judicial em relação ao pagamento sobre a prestação de serviços à referida empresa.  A 2T´s informa ainda que está rigorosamente em dia com o pagamento de todo o seu quadro de profissionais, assim como demais prestadores de serviço. Toda e qualquer informação contrária é improcedente”, diz a nota

Prado: Dona de bar palco de chacina é assassinada a tiros

Vítima foi morta quando estava sentada e na sequência assassino fugiu em um carro l Fotos: Primeiro Jornal

Até os dias atuais ainda não foi esclarecida totalmente a chacina ocorrida na noite de quarta-feira, dia 11 de julho do ano passado, em um bar, localizado na altura do km-02 da rodovia BA-489, no bairro São Sebastião, em Prado. Na época quatro pessoas foram executadas com disparos de pistola 9mm. E talvez justamente por essa impunidade, mais uma vítima acabou sendo morta no mesmo local.


Na noite desta segunda-feira (5) Jussiara Rodrigues dos Santos, conhecida por Sinha, de 26 anos, proprietária do Bar Razão de Viver, palco da chacina, após servir alguns clientes, sentou-se em uma cadeira na parte de dentro do balcão, momento que chegou um elemento desconhecido a bordo de um veículo, desceu, foi em direção e antes mesmo de pedir alguma bebida, sacou uma arma e executou ali mesmo a pequena comerciante. Atingida por três disparos à queima roupa a vítima não teve tempo sequer de levantar-se e veio a óbito ainda sentada. Na sequência o criminoso fugiu em disparada e com a arma em punho.

A comerciante Jussiara, que em 2012 foi poupada de ser morta pelos autores da chacina, desta vez foi executada com três tiros, sendo um no braço direito, outro na cabeça e o último no ombro. Como os demais clientes do bar se assustaram quando perceberam a ação do assassino, ninguém soube dizer se o mesmo estava sozinho ou se algum comparsa o esperava ao volante do carro, que não teve a placa anotada. O corpo de Jussiara Rodrigues dos Santos, conhecida por Sinha, de 26 anos, foi removido ao Instituto Médico Legal Nina Rodrigues de Itamaraju (IML) para exames de necropsia. O caso segue sendo investigado pelo delegado Robson Marocci, titular de Alcobaça e substituto em Prado.

Mortos na chacina

Morreram na hora dentro do Bar Razão de Viver, localizado no bairro São Sebastião, em Prado, Valdinei de Jesus Moreira, de 43 anos, natural de São Paulo-SP., e que residia em São José de Alcobaça; Luzivaldo Silva, 38 anos, morador e natural de São José de Alcobaça e Elias Saúde Assis, o “Darzinho”, de 42 anos, natural e morador do Prado. Também morreu o gari Reginaldo dos Santos Ricardo, o “Negão”, de 35 anos, natural e morador do Prado, abatido num dos dormitórios de sua residência que fica localizada ao lado do bar. Ele tentou fugir, mas foi perseguido e assassinado.

Feridos

Morte da pequena comerciante atraiu a atenção de dezenas de populares l Foto: Primeiro Jornal

Ainda no interior do bar ficaram feridos Eliana Ribeiro Santana, alvejada no abdômen e perna, Benedito Jorge dos Santos, alvejado na coxa e tórax e Jarbas Miranda da Silva, que teve uma das pernas fraturadas após ser atingido por um tiro de pistola. Após vários internados no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), os três conseguiram sobreviver.


Morte do motociclista


Na mesma noite que aconteceu a chacina, em 11 de julho de 2012, policiais militares fizeram um cerco no trevo de acesso à cidade de Alcobaça, quando o motociclista Elmilson Santana Ramos, de 29 anos, morador do Prado, supostamente teria tentado fugir da barreira e acabou sendo alvejado. O motociclista, que segundo a polícia transportava o autor da chacina, acabou vindo a óbito. O carona, que teria se embrenhado no mato, naquele dia não foi capturado. Na época os familiares do jovem Elmilson rechaçaram a informação dada pela polícia e disseram que o rapaz fora executado friamente. O criminoso que segundo os policiais estava sendo transportado por Elmilson, seria Jalperaz do Espírito Santo Rocha, natural de Alcobaça e que meses depois acabou preso no Espírito Santo.

Prisão de acusado
Acusado pela chacina foi preso em São Mateus -ES

Em abril deste ano de 2013, foi preso em São Mateus-ES., Jalperaz do Espírito Santo Rocha, o “Soca”, um fugitivo do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF), que segundo a delegada Rosângela Santos seria o autor da chacina ocorrida em 11 de junho de 2011, no interior do Bar Razão de Viver, em Prado. Ao ser capturado pela polícia capixaba, nas imediações de seu esconderijo, o acusado estava em companhia de um assaltante de prenome Fábio. As investigações indicaram que Jalperaz, oriundo da cidade de Alcobaça, havia se aliado a outros criminosos, no Espírito Santo, passando a integrar uma quadrilha de assaltantes, também envolvida com o tráfico de drogas. Na época da prisão não foi informado se o acusado foi recambiado de volta para Teixeira de Freitas.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.