Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 23 de maio de 2020

Agradecimentos especiais, esse é Vinícius Lopes de Barros, ele que estava sumido no município de Jucuruçu e graças à Deus ele está aqui sã e salvo.






Matéria relacionada


Morre “Baia” mãe do pastor Fábio Berto em Itamaraju





Morre “Baia” mãe do pastor Fábio Berto em ItamarajuA Srª Sebastiana Plácida, conhecida carinhosamente como irmã “Baia”. Aprouve ao Senhor tomá-la para si na madrugada deste sábado 23 de maio de 2020, a mesma passou mal em sua residência no Bairro de Fátima.

De acordo com as informações, no início da tarde da última quinta-feira 21, ela foi socorrida por uma equipe do SAMU e encaminhada para Hospital Municipal de Itamaraju (HMI), onde foi realizado dois exames do covid-19 que deram negativos, a mesma chegou a apresentar uma melhora no seu quadro clínico até seu coração parar ontem por volta de 00:00h./cocobongo

Governador Rui Costa anuncia antecipação de feriados para os dias 25 e 26 de maio na Bahia



Governador Rui Costa anuncia antecipação de feriados para os dias ...

Teixeira de Freitas: O governador Rui Costa anunciou durante pronunciamento, nesta sexta-feira (22), a antecipação de feriados em Salvador e interior da Bahia. 

A informação foi divulgada em videoconferência conjunta com o prefeito da capital baiana, ACM Neto. Logo após anúncio, o governador se reuniu com os gestores de municípios do interior.

Rui definiu que duas datas de comemoração regional, o 24 de junho (São João) e o 2 de julho (Independência da Bahia), serão transferidas para os dias 25 e 26 de maio, respectivamente, em toda a Bahia.

Na quarta-feira, dia 27 de maio, os municípios baianos que desejarem poderão decretar feriado municipal. Em Salvador, por exemplo, o prefeito ACM Neto antecipou o feriado de 8 de dezembro, referente aos festejos de Nossa Senhora da Conceição da Praia, para o dia 27 de maio.

Para os dias 28 e 29 de maio (quinta e sexta-feira), o Governo do Estado publicará decreto com a suspensão dos serviços não essenciais em nove cidades com mais de 100 casos confirmados da Covid-19. São elas: Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Candeias, Ipiaú e Camaçari.

Nesses municípios, nos dias 28 e 29 de maio, será permitido apenas o funcionamento das agências bancárias, farmácias, indústrias, limpeza pública, manutenção urbana, supermercados e outros serviços relacionados a saúde e segurança.

O governador informou que o decreto para antecipação dos feriados de alcance estadual será encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e há previsão para votação neste sábado (23).

Rui destacou que esta antecipação tem por finalidade reduzir a taxa de disseminação do novo coronavírus, que atualmente está em pouco mais de 5% na Bahia.

“Adotamos como critério para escolha dos municípios aqueles que tenham mais de 100 casos confirmados do novo coronavírus.

Entretanto, outros municípios que tenham interesse na antecipação dos feriados [para a quarta-feira, 27] poderão fazê-lo e terão o apoio do Governo do Estado no que for necessário”, explicou.Liberdadenews/Ascom

Presidiário teixeirense é assassinado a tiros no distrito de Barcelona em Caravelas



Presidiário teixeirense é assassinado a tiros no distrito de ...

Caravelas: No início da noite desta sexta-feira, 22 de maio, a Polícia Militar de Barcelona, distrito pertencente ao município de Caravelas, foi acionada para atender a uma ocorrência de homicídio, na Rua Antônio Celeste, no referido distrito. Chegando ao local, o crime foi confirmado e a vítima identificada como sendo Walas de Jesus Costa, 22 anos de idade, natural de Teixeira de Freitas.

Segundo informações, a vítima foi surpreendida por dois homens abordo de um veículo VW/Gol, de cor branca, placa não identificada, que chegaram encapuzados, e assim que avistaram a vítima, saíram do veículo atirando. Em seguida, evadiram-se sem deixar pistas. Segundo informações levantadas pela reportagem do Liberdade News, tem uns 60 dias que a vítima havia deixado o Presídio de Teixeira.

Walas foi preso com drogas, em 25 de abril de 2019, no distrito de Barcelona, por uma equipe de militares da CAEMA. Em dezembro de 2019, ele foi preso novamente pela Polícia Militar de Mucuri, e na época, confessou estar comercializando drogas no período de feriado na cidade de Mucuri, devido ao fluxo de turistas. Ele foi conduzido para Teixeira de Freitas, onde foi flagranteado por tráfico de drogas.

O homicídio do Walas foi informado à delegada do Plantão Regional, Rina Andrade, que autorizou a remoção do corpo ao IML de Teixeira de Freitas, onde passou por necropsia na manhã deste sábado, 23 de maio.

Um inquérito policial foi instaurado para investigar autoria e motivação do crime e o procedimento será repassado à delegada titular de Caravelas, Rosângela Santos, para as devidas providências./Liberdadenews

Assaltantes de banco morrem em confronto com a polícia






Parte de uma organização criminosa envolvida com roubos a bancos, tráfico de drogas e homicídios foi desarticulada, na noite de sexta-feira (22), durante operação da Secretaria da Segurança Pública da Bahia, através da Polícia Militar, juntamente com a PF, PRF e a Narcóticos de Sergipe.

O grupo vinha sendo acompanhado e se movimentou, na zona rural do município baiano de Barreiras, na região Oeste, chamando a atenção das forças de segurança. Guarnições da Cipe Cerrado e da 83ª CIPM foram acionadas e chegaram em um imóvel usado pela quadrilha.

No momento do cerco os criminosos atiraram e dois deles, ambos com passagens por roubos contra instituições financeiras e tráfico de drogas nos estados da Bahia e de Sergipe, acabaram feridos. Eles foram socorridos, mas não resistiram aos ferimentos.

Na casa foram apreendidos dois revólveres calibre 38, munições, três veículos (modelos Frontier, Onix e Siena), 150 kg de defensivos agrícolas, roupas camufladas, toucas, coturnos, porções e pés de maconha, além de balanças e celulares. O material foi apresentado na Delegacia Territorial de Barreiras.

As forças de segurança acreditam que a dupla planejava atacar bancos, na região, e estavam esperando outros comparsas./bahiaextremosul

Jucuruçu- Funcionário do banco do Nordeste se perde em mata e é encontrado por casal de moradores 24 horas depois



A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

No início da tarde dessa sexta-feira dia 22 da Maio foi encontrado o jovem Vinícius, 36 anos que estaria perdido numa mata fechada na zona rural do distrito de Monte Azul município de Jucuruçu. Segundo informações de mensagens de texto e áudio que rolavam nas redes sociais e grupos de whatsapp.

O jovem que trabalha no projeto agro amigo do banco do nordeste, estaria desaparecido desde ontem quinta-feira, ele que estaria fazendo serviços na região não mantinha contato com familiares, por está numa região de difícil acesso e sem sinal de celular ou internet, os parentes espalharam uma foto dele para em busca de informações do paradeiro.

Felizmente Vinícius foi encontrado por um casal proprietários da terra onde ele havia se perdido, ele estava com uma moto que havia quebrado ainda ontem, segundo ele informou que sofria de um problema de hérnia de disco e que não estaria conseguindo levar a moto quebrada. 

whatsapp-image-2020-05-22-at-14-38-17

Vinícius recebeu apoio e foi conduzido até o distrito de Monte Azul para concertar a moto e manter contato com seus familiares./Show som radioweb

Apenas três municípios da região ainda não confirmaram casos de covid-19



Nenhuma descrição de foto disponível.


Apenas Alcobaça, Caravelas e Jucuruçu ainda não confirmaram casos do novo coronavírus entre os 13 municípios da Costa das Baleias (Extremo Sul).

Novos boletins epidemiológicos registraram primeiros casos em Ibirapuã e Itanhém. Lajedão havia confirmado ontem.

Confira os destaques desta sexta-feira (22):

Itanhém confirmou os dois primeiros casos às 16h40. 17 já foram descartados e uma guarda resultado.

Ibirapuã confirmou o primeiro caso às 18 horas. Sete casos já foram descartados e um aguarda resultado.

Mucuri registrou duas novas confirmações, chegando a 23 no total. Uma pessoa está internada e nove estão recuperados. São 159 casos suspeitos.

Nova Viçosa chegou a 24 casos confirmados, sendo sete recuperados. Dois aguardam resultado e 35 estão em monitoramento.

Itamaraju realizou 48 testes rápidos, dos quais 46 negativos e dois positivos, chegando ao total de 88 casos confirmados. São 40 recuperados e 48 ainda em recuperação.

Estão sendo monitoradas 153 pessoas e quatro pacientes em monitoramento/internamento hospitalar.

Teixeira de Freitas somou 11 novos casos. Os números atuais são de 58 casos positivos, sendo 38 recuperados. Há três pessoas na UTI e oito na enfermaria.

Prado e Vereda não divulgaram boletim atualizado. Lajedão monitora 120 pessoas. Medeiros Neto segue sem novos casos e sem suspeitas. Caravelas sem suspeitos. Alcobaça e Jucuruçu têm dois suspeitos cada.

Ainda, a Prefeitura de Eunápolis, na Costa do Descobrimento, divulgou mais sete resultados positivos. Com isso, o município tem agora 91 pacientes confirmados, sendo 47 em isolamento, 43 já recuperados e um óbito.

Os pacientes confirmados são dois homens (31 e 37 anos) e cinco mulheres (28, 33, 45, 58 e 58 anos). Todos em isolamento domiciliar com sintomas leves.

A Prefeitura de Porto Seguro não informou alterações com relação ao dia anterior. São 56 casos confirmados, sendo 29 recuperados, 24 em isolamento, dois internados e um óbito.

Bahia tem 12.557 casos confirmados de covid-19 e 399 óbitos

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) registra 12.557 casos confirmados, 3.679 recuperados e 399 óbitos.

É ressaltado que, desde o dia 19 de maio, 1.472 casos confirmados aguardam validação dos municípios. 8.479 pessoas permanecem como casos ativos.

1.852 profissionais da saúde já foram confirmados para covid-19.

Os casos confirmados ocorreram em 234 municípios do estado. Dos 1.464 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para covid-19, 783 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 53%

Para acessar o boletim completo, com a lista de municípios com casos confirmados, clique aqui.

De acordo com o portal da Universidade Johns Hopkins, às 18h32, o mundo tem 5.180.982 casos confirmados, sendo 1.992.496 recuperados e 336.432 óbitos.

O Brasil é o terceiro país em confirmações, atrás de Rússia e Estados Unidos. São 310.087 confirmados, 125.960 recuperados e 20.047 óbitos./osollo

Itanhém registra dois casos positivos de covid-19




blank

A Secretaria de Saúde de Itanhém, por meio de sua Vigilância Epidemiológica (VIEP), informou, nesta sexta-feira, 22 de maio, os 02 primeiros casos confirmados de covid-19 no município.

Um paciente foi testado positivo por meio do exame laboratorial RT-PCR-LACEN e o segundo paciente por meio de critério clínico epidemiológico.

De acordo com a nota divulgada pelo município, a VIEP está acompanhando e monitorando os pacientes, desde o primeiro atendimento, onde os mesmos seguem em ISOLAMENTO. No momento, o estado de saúde dos dois pacientes é estável e sem complicações.


O município era um dos poucos da região Extremo Sul que ainda não havia registrado nenhum caso da doença./Medeiros Dia Dia

Capixaba morre em acidente na BR 101 próximo ao Trevo de Mucuri



Capixaba morre em acidente na BR 101 próximo ao Trevo de Mucuri ...


Mucuri: Um acidente com vitima fatal aconteceu na tarde desta última quarta-feira, 21de maio, por volta das 17h00, na BR 101, nas imediações do Trevo de Mucuri.

Segundo informações o motorista de um caminhão Baú Ford Cargo, 815, cor prata, placa policial MTN 2251, licenciado em Cariacica-ES, estava trafegando na via, e inesperadamente colidiu na parte traseira de outro caminhão, Ford Cargo, placa OVN 4I01, licenciado em Teixeira de Freitas, que estava à sua frente.

No momento da colisão, a pista estava sendo restaurada, e funcionava só meia pista. Na colisão, o motorista (vítima fatal) ficou preso às ferragens. Militares do 18° Grupamento de Bombeiros Militar de Teixeira de Freitas estiveram no local, e realizaram os procedimentos de praxe.

A vítima fatal foi identificada como sendo, Arnaldo Naundorf, 47 anos, capixaba, natural de Santa Tereza/ES. O delegado plantonista, Charlton Bortolini, autorizou a Polícia Técnica (DPT) a fazer a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas (IML), para exames de Medicina Legal.

Após necropsia, o corpo do motorista foi liberado aos familiares para velório e sepultamento. Um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias do acidente./Liberdadenews

Ex presidiário é executado a tiros na casa dos avós em Barcelona






Wallas de Jesus Costa, de 22 anos, foi morto com aproximadamente 08 tiros no final da tarde desta sexta-feira, 22 de maio, no quintal da casa dos avós, na Rua Antônio Costa, próximo a um local de eventos em Barcelona, distrito de Caravelas.

Moradores relataram que Wallas estava no quintal da casa dos avós quando chegou um carro banco com homens encapuzados que já desceram atirando. Wallas tentou fugir, foi alvejado por um tiro, caiu e os assassinos terminaram a execução.

Segundo familiares, Wallas tinha envolvimento e dívidas com o tráfico de drogas e já havia sido preso no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas.

O corpo foi removido par ao IML de Teixeira de Freitas. As investigações da autoria do crime serão feitas pela Polícia Civil de Caravelas./bahiaextremosul

Nova Viçosa tem mais 06 casos confirmados do Covid 19 e ja somam 24 casos






A prefeitura de Nova Viçosa através da secretaria de saúde divulgou nesta sexta feira, 22 de maio, mais um Boletim Epidemiológico com mais seis casos do Covid 19, somado assim, 24 casos da doença no município.

Ainda segundo o Boletim, foram 120 casos notificados, 24 confirmados, 07 curados, 23 descartados, 02 aguardando resultado e 35 sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica./bahiaextremosul

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Entrevista com DR. Ailton Amorim na Rádio 99 FM de Itamaraju - falando sobre o Covid-19



Nenhuma descrição de foto disponível.

A secretaria de saúde de Jucuruçu tem monitorado 72 pessoas que chegaram de viagem do exterior ou que vieram de cidades com contágio comunitário, desse total 2 pessoas foram classificados como casos suspeitos e estão em isolamento domiciliar monitorado, aguardando o prazo correto para realizar o teste rápido para covid19 que já é nesse domingo (24), esse dado tem aumentado devido o grande número de casos confirmados nas cidades circunvizinhas, o número de notificações no E-SUS VE subiu para 06 nessa última semana epidemiológica.

No domingo 24/05 atualizaremos os resultados dos 2 casos suspeitos.

Vale lembrar que estaremos atualizando os dados ao final de cada semana epidemiológica, sempre as sexta-feiras e o único órgão que pode informar a presença de casos suspeitos ou confirmados é a vigilância epidemiológica.

Não compartilhe Fake News!


Na dúvida ligue para a saúde!

Call Center – A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um Call Center para tirar dúvidas da população sobre o Covid-19 e atender pessoas que estiveram em viagem para as áreas de transmissão ou em contato com pessoas desse perfil, apresentando febre ou, pelo menos, um sintoma respiratório.

WhatsApp: (73) 3662-2286

Prefeito de Eunápolis vai decretar toque de recolher na cidade.






Com o numero crescente de pessoas infectadas pelo novo coronavírus nos últimos dias em Eunápolis, o prefeito Robério Oliveira discutiu com autoridades e representantes do comércio via vídeoconferência, os termos que serão usados no novo decreto que será assinado nesta sexta-feira (22), para tentar controlar o avanço da doença do Covid 19 no município.

O decreto Nº 9.050 que será publicado nesta sexta-feira (22), vai decretar toque de recolher das 22 horas ás 05 da manhã na cidade, ficando permitido a circulação de pessoas a farmácias, hospital ou trabalhar.

O decreto também endurece as regras e fecha o comércio de serviços não essências, ficando permitido a bares, restaurantes e lanchonetes e serviços de alimentos a entrega delivery que vai funcionar até as 23 horas.

Foi criada uma comissão fiscalizadora que vai atuar para fazer cumprir o decrevideoconferência, os juízes Otaviano Sobrinho, Roberto Freitas e Jeferson Castro, o promotor de justiça Helber Luís, o comandante da 7ª CIPM Vagner Ribeiro, o coordenador da Polícia Civil Moisés Damasceno, o presidente da CDL Fabrício Ramos, o presidente do Sindicomércio Erivelton Ribeiro, a presidente do SINCOM Solineide Lima, os secretários municipais de Saúde Jairo Júnior, Administração Luís Otávio Borges e Finanças/Planejamento Valdiran Marques, além dos coordenadores do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, o médico pneumologia André Negrelli e a enfermeira Kelly Rebouças./bahiaextremosul

Vereda decreta toque de recolher e medidas restritivas mais rígidas para combater a COVID-19






A Prefeitura Municipal de Vereda publicou na manhã desta sexta feira (22), o Decreto Municipal n° 568/2020, onde estabelece novas medidas restritivas para o enfrentamento ao Coronavírus no município.

Com a possibilidade de transmissão comunitária e o aumento de casos na nossa cidade PRECISAMOS ADOTAR MEDIDAS MAIS RESTRITIVAS PARA SALVARMOS VIDAS! O isolamento social é a medida mais efetiva de contenção à proliferação do coronavírus, recomendada pelos órgãos nacionais e internacionais de Saúde e seguida pelo mundo inteiro.

Por isso, conforme o decreto N°568/2020, fica PROIBIDA a circulação de pessoas e veículos não autorizados das 20h às 05h, salvo deslocamento a hospital, farmácia e trabalho (desde que comprovado), no período de 23 de maio a 06 de junho.
- Fica suspenso, pelo mesmo período o atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais de bens e mercadorias, atacadistas, varejistas e ambulantes, e prestadores de serviço em funcionamento no Município de Vereda, exceto os serviços essenciais adotando todas as medidas de segurança como o uso obrigatório de máscara, álcool em gel e o distanciamento social.

- Os bares, restaurantes, lanchonetes, distribuidores de bebidas e gás, poderão funcionar APENAS por sistema de entrega (delivery) ou retirada no local, respeitando o limite de distanciamento social (1,5 m).

- Prorrogado o prazo de suspensão das aulas por tempo indeterminado, a fim de garantir a segurança de toda comunidade escolar.

- Fica proibida a qualquer hora do dia, a concentração de pessoas nas áreas próximas a bares, depósitos de bebida e demais estabelecimentos que forneçam comida e bebida, bem como o seu consumo em via pública.

As autoridades sanitárias do Município, com poder e apoio da polícia militar fiscalizarão o cumprimento das determinações deste Decreto.

DECRETO

A prefeitura disponibilizou também telefones para a comunidade denunciar estabelecimentos comerciais que descumprirem  os decretos. (73) 3661-2170. Wathsapp- Denúncia: (73) 9 8158 - 8384 / (73) 9 8158-1241./bahiaextremosul

Mecânico é morto a tiros no bairro são Lourenço






Wilke Conceição de Jesus, o popular "Zoi Mecânico, de 23 anos, foi morto a tiros na noite desta quinta-feira, 21 de maio, na Rua Alto do Bela Vista, no bairro São Lourenço em Teixeira de Freitas.


Moradores relataram à polícia que Wilke estava chegando em sua casa quando foi surpreendido por homens armados em uma motocicleta, o carona já desceu atirando  contra a vítima antes que ela descesse do carro.


Mesmo baleado, Wilker tentou escapar dos atiradores pulando o muro de uma casa, mas não conseguiu salvar sua vida, morreu antes que recebesse algum tipo de socorro.

Este é o segundo assassinato na família, o primeiro foi o irmão de Wilker morto a tiros dentro da oficina na Av. Padre Anchieta, na subida para a Urbis.


O irmão de Wilker foi morto pelos gêmeos que tempos depois morreram em confronto com a polícia na Rua Paraíba, próximo ao antigo Bar do Edson, no São Lourenço.

No local a polícia encontrou três capsulas de projéteis, o calibre não foi divulgado. 


O corpo aguarda a chegada do Departamento de Polícia Técnica para o procedimento de perícia e remoção para o Instituto Médico Legal./bahiaextremosul

Teixeira registra 47 casos de Covid-19: 10 pessoas estão internadas



Teixeira tem quatro novos casos de covid-19; 10 pessoas internadas ...


Teixeira de Freitas: A Secretaria Municipal de Saúde informa que Teixeira de Freitas registra, em 21/05/2020, 47 casos positivos para COVID-19. Em comparação com os números oficiais do município, apresentados ontem, são 04 novos casos positivos entre outras variações.

Em Teixeira de Freitas, os números atuais são de: 47 casos positivos. Destes, temos 32 casos positivos já recuperados. São 136 casos descartados e 05 casos suspeitos aguardando o resultado da análise pelo LACEN.

Considerando o total de casos positivos, em comparação aos já recuperados, afirma-se: há em Teixeira de Freitas, nesta data, 15 casos ativos. Essas pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da COVID 19.

Com relação a ocupação de leitos do HMTF, há 10 pacientes internados com o quadro de saúde estável, destes, 02 na UTI e 08 na enfermaria, todos em isolamento. Em nome da prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda: Fique em casa./ Liberdadenews

Bairros com casos positivos

Bela Vista
Bonadiman
Castelinho
Centro
Colina Verde
Estancia Biquíni
Jardim Caraípe
Jardim Europa
Jardim Liberdade
Kaikan
Liberdade I
Lotemanento Nanuque
Monte Castelo
Nova Teixeira
Ouro Verde
Recanto do Lago
Redenção
São Lourenço
São Pedro
Setor Bahia Sul
Tancredo Neves
Teixieirinha
Vila Vargas

"Não tem base real hoje falar de impeachment", diz Rui sobre possibilidade de afastamento de Bolsonaro



[


Na avaliação do governador do estado, Rui Costa (PT), não é momento para discutir um processo de impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), por causa da pandemia do novo coronavírus.

"Nós temos que fazer escolhas nesse momento. A pandemia e a vida humana nos empurra pra uma única escolha. Não vejo nenhuma condição, no curto prazo, de fazer um processo de impeachment nesse momento. Pra isso você precisaria descolar nossas energias, esforços pra esse processo.

Não aconteceria um processo de impeachment sem uma mobilização popular. [...] Não tem base real hoje falar de impeachment", disse o governador, em entrevista à TVE Bahia na noite desta quinta-feira (21).

"Até porque, a população não ia entender prefeitos e governadores falando de impeachment quando está morrendo 1 mil pessoas por dia no Brasil, 800 pessoas", completou./bnews

Congresso estuda 1º turno da eleição para 15 de novembro ou 6 de dezembro, diz Maia



[Congresso estuda 1º turno da eleição para 15 de novembro ou 6 de dezembro, diz Maia]


Os parlamentares discutem adiar o primeiro turno das eleições municipais para 15 de novembro ou 6 de dezembro, com um prazo mais curto para o segundo turno para que o processo seja concluído neste ano, afirmou nesta quinta-feira (21) o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Pelo calendário eleitoral, que segue as diretrizes estabelecidas pela Constituição, o primeiro turno das eleições ocorreria em 4 de outubro, e o segundo turno, onde houver, no dia 25 do mesmo mês.

Na terça (19), o deputado anunciou a criação de uma comissão mista, formada por deputados e senadores, para debater o adiamento da eleição. A ideia é que não haja prorrogação de mandato.

Maia afirmou que pretende conversar com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), até o fim de semana para estudar o melhor modelo de participação de todos os parlamentares.

Segundo ele, pela alta demanda, pode ser necessário um modelo de reunião do colégio de líderes partidários das duas casas, para que se construa uma maioria em relação à decisão de adiar ou não a eleição, e, em caso afirmativo, para quando.

"Tem aí dois períodos que estão sendo discutidos, 15 de novembro ou o primeiro domingo de dezembro (6) para o primeiro turno", disse. "E o segundo turno um pouco menor para dar tempo de fazer a transição, da prestação de contas."

Eventual mudança nas datas das eleições deve exigir a aprovação de uma PEC (proposta de emenda à Constituição), que exige apoio de pelo menos três quintos dos deputados e dos senadores, em dois turnos de votação na Câmara e no Senado.

Alterações eleitorais devem ocorrer com o mínimo de um ano de antecedência, mas há uma defesa de que essa exigência deve ser flexibilizada em situações de calamidade pública, como a atual.

Maia afirmou ainda ser radicalmente contra prorrogação dos mandatos. "Não vejo na Constituição brasileira espaço para você prorrogar um dia de mandato", afirmou.

"É muito sensível do ponto de vista institucional você abrir essa janela, porque no futuro, daqui a dois, três, quatro mandatos, alguém pode se sentir muito forte, ter muito apoio no Parlamento, criar uma crise e prorrogar seu próprio mandato."

O presidente da Câmara comentou ainda os entraves para a votação do projeto de regularização fundiária derivado da MP 910, que caducou na terça-feira.

A MP, que foi chamada por ambientalistas de MP da grilagem, foi cercada de controvérsias. Na semana passada, a votação foi adiada após manobra de partidos do centro que se contrapõem ao centrão-raiz –partidos como PP, PL e Republicanos, que migraram para a base do governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

Maia propôs, então, votar o texto do projeto de lei na última quarta-feira (20). Sem acordo, no entanto, a votação foi adiada e ainda não tem data para ser retomada.

Segundo ele, apesar de desfeito o acordo que havia para votar a MP, seria "muito ruim para a Câmara dos Deputados" mudar o texto do relator, deputado Zé Silva [Solidariedade-MG], e dar uma sinalização de que estava sendo flexibilizada a ocupação de terra no Brasil e, sobretudo, na região amazônica.

"Nós não deixaríamos ter nenhum tipo de anistia de invadir depois", afirmou, defendendo a limitação da regularização a até seis módulos fiscais.

"Além disso, seria dar uma sinalização de que, de fato, nós estávamos estimulando a invasão de grandes terras", disse. "E isso para um país que tem como seu grande patrimônio o meio ambiente, que vai ter um valor ainda maior depois dessa pandemia para nossa recuperação, é uma sinalização muito ruim."/bnews

quinta-feira, 21 de maio de 2020

É assustador Número de pessoas com coronavírus chega a 86 em Itamaraju





A prefeitura de Itamaraju, por meio da Secretaria de Saúde, confirmou nesta quinta-feira, 21 de maio, que mais seis pessoas testaram positivo para coronavírus no município.

Segundo o boletim epidemiológico, somente nesta quinta foram realizados 48 testes rápidos, sendo que 42 tiveram resultado negativo e seis testaram positivo para a Covid-19.

O município chega ao total de 86 casos confirmados, 28 recuperados e 58 infectados ainda em recuperação.

Além disso, pelo menos 214 pessoas estão sendo monitoradas pela Vigilância, e cinco estão em internamento hospitalar.

A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) está se alastrando muito rapidamente por Itamaraju.

Em um ritmo acelerado a cidade registou 6 novos casos, totalizando 86 casos nesta quinta-feira 21.

Justiça afasta vereador de Itamaraju acusado de corrupção




O vereador de Itamaraju, Francisco Carlos Barbosa, conhecido como “Chico do Hotel”, foi afastado do cargo pela justiça na manhã de ontem, 20. A decisão foi assinada pelo juíz substituto da Vara Criminal,  Andre Marcelo Strongenski.

O parlamentar já havia sido afastado em outubro de 2018 acusado da prática de corrupção e uso de patrimônio público, no entanto na época conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça e retornou ao cargo uma semana depois.

Réu em cinco ações criminais na justiça, Chico do Hotel é acusado de falsificar documentos da Câmara Municipal para desviar recursos públicos. Segundo a denúncia do Ministério Público, até extrato bancário da conta da câmara teria sido falsificado pelo parlamentar além de emissão de cheques sem fundos do legislativo e até pagamentos em duplicidade para ele mesmo.

Em agosto de 2018 além de ter sido afastado pela justiça, Chico do Hotel acabou sendo preso no centro da cidade conduzindo um carro roubado com placas clonadas. Na época ele alegou inocência, porém chegou a ficar detido e foi liberado após pagar fiança.

Com o afastamento de Chico do Hotel quem assume novamente é o primeiro suplente Juniex Santos que esteve no cargo em 2018. Segundo informações há outras ações em andamento e envolveriam outros cinco vereadores e que podem ser deflagradas a qualquer momento./sigaanoticia

Prefeitura de Itamaraju realiza desinfecção de ruas e espaços públicos em combate ao Coronavírus




A Prefeitura de Itamaraju através da Secretaria de Saúde e de Agricultura efetuou a limpeza das ruas e calçadas, através de pulverização com solução à base de peróxido de hidrogênio e outras composições. Os produtos são eficazes para eliminar o vírus que se acumulam em locais que recebem grande frequência de pessoas, sendo um risco para a saúde pública.

A operação de desinfecção iniciou na avenida Antônio Carlos Magalhães no bairro Santo Antônio, abrangendo o centro da cidade alta e locais com grande circulação de pessoas. A superintendência de transito deu apoio na sinalização e controle do perímetro.


O Secretário de Saúde Luiz Fábio, agradeceu o apoio e parceria da cadeia produtiva do agronegócio do município, cedendo equipamentos, apoio técnico e logístico e enfatizou outras ações que serão realizadas através de barreiras sanitárias e intensificação na organização de filas das agências e correspondentes bancários, com a finalidade de conter a propagação do Covid-19.


O secretário de agricultura Ivan Favarato Filho, destacou todos as diretrizes da gestão municipal com apoio das secretarias do município, buscando mecanismos para combater o covid-19, “contaremos com apoio de outras ferramentas na desinfecção de áreas externas e internas seguindo de mercados municipais entre outros, Itamaraju unido para vencer esse mal” encerrou./cocobongo

Jovem baleado na cabeça no Bairro Luiz Eduardo Magalhães não resiste e morre no HMTF




Jovem baleado na cabeça no Bairro Luiz Eduardo Magalhães não ...

Teixeira de Freitas: Faleceu na tarde desta quarta-feira, 20 de maio, o jovem que foi baleado na cabeça, no Bairro Luiz Eduardo Magalhães. Uanderson Souza dos Santos, 19 anos, foi baleado na madrugada do último domingo (16) e foi socorrido ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, com uma perfuração no crânio.

Segundo relato de testemunhas que presenciaram o fato, autor e vítima estariam no Bar da Mary, na Rua Monte Carmelo, no Bairro Luiz Eduardo Magalhães, e quando o proprietário do bar estava fechando o estabelecimento, o autor desferiu um tiro com arma de fogo na cabeça da vitima. Segundo informações, não foi ouvido nenhuma discussão entre os envolvidos.

Após o tiro, o autor se evadiu do local e a vítima foi socorrida por um morador do local. Nesta quarta-feira,  a vítima não resistiu aos ferimentos e foi a óbito. O corpo foi removido ao IML, onde passou por necropsia. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que já tem informações sobre o autor./Liberdadenews

Duas mulheres e um homem são executados a tiros no sul da Bahia






Os corpos de  Reinara da Silva Santos, Jaqueline Ataíde Santos, e Maicon Breno Dos Santos Pereira, foram encontrados no inicio da manhã desta quinta-feira, 21 de maio, em uma área conhecida como região “Do Bala” ou “Dr. Carlos”, divisa entre os município de Ibicuí e Iguaí, no sul da Bahia.

Assim que foi informada do triplo homicídio, policiais e peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), de Itapetinga se deslocaram para o local e confirmaram a veracidade dos fatos.

Os corpos apresentavam marcas de tiros de arma de grosso calibre. A polícia acredita que os criminosos usaram pelo menos três armas para executar as vítimas.

No local a polícia recolheu munições e capsulas vazias de armas calibres 9mm, 38′ e calibre12. A polícia investiga se a execução das duas mulheres e do homem tem ligação com briga de facção rival pelo controle do tráfico de drogas na região./bahiaextremosul

Governo do Estado recebe 159 respiradores para utilização na capital e interior



Governo do Estado recebe 159 respiradores para utilização na capital e interior


O Governo da Bahia recebeu uma carga com 159 respiradores mecânicos na noite desta quarta-feira (20). O material foi desembarcado no terminal de cargas da empresa Latam em Salvador e encaminhado a um depósito para posterior esterilização. O governador Rui Costa acompanhou o desembarque dos equipamentos presencialmente. "Com esses respiradores, nós vamos montar leitos de UTI. São respiradores que, a partir de amanhã [21], começam a ser distribuídos nas nossas unidades hospitalares em Salvador e no interior do estado, em várias regiões", afirmou Rui.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, os equipamentos foram comprados de uma empresa do Rio Grande do Sul e embarcados na tarde desta quarta-feira (20), na cidade de Navegantes, em Santa Catarina. “Esses equipamentos serão distribuídos para todas as unidades da capital e interior do estado. Os respiradores foram fabricados no Brasil e têm capacidade para ventilar todos os pacientes de coronavírus, incluindo adultos, crianças e recém-natos, e também servem para transportar pacientes de uma unidade hospitalar para outra”, explicou Vilas-Boas.

Ainda segundo o secretário, a Bahia investiu mais de R$ 3,5 milhões na aquisição dos respiradores. “As partes móveis desses equipamentos serão submetidas a esterilização amanhã e no mesmo dia serão distribuídos para as unidades de saúde. A nossa previsão é de que já estejam em funcionamento na noite desta quinta-feira [21]".

Além do material recebido na noite desta quarta-feira (20), outras duas aquisições de respiradores devem chegar ao estado nos próximos dias. Uma das compras foi feita pelo Governo do Estado e outra pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), totalizando 110 respiradores que virão da China. A outra compra foi feita com fornecedor da Inglaterra e tem previsão de chegada no início da próxima semana.

A gestão estadual também deve receber uma nova leva de 200 monitores, equipamentos utilizados em conjunto com os respiradores, até o dia 10 de junho. Na última terça-feira (19), o Estado recebeu 100 monitores que já foram distribuídos para as unidades de saúde./TH

Regina Duarte deixa comando da secretaria de Cultura do governo Bolsonaro





O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (20) a saída da atriz Regina Duarte do cargo de secretária especial de Cultura. Em publicação em uma rede social, o presidente afirmou que ela assumirá a Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

A Cinemateca Brasileira é a instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira e é vinculada à Secretaria da Cultura. "Regina Duarte relatou que sente falta de sua família, mas para que ela possa continuar contribuindo com o Governo e a Cultura Brasileira assumirá, em alguns dias, a Cinemateca em SP. 

Nos próximos dias, durante a transição, será mostrado o trabalho já realizado nos últimos 60 dias", afirmou Bolsonaro.

Regina Duarte assumiu a pasta em 4 de março, com a missão de "pacificar" o embate entre a classe artística e a indústria da cultura com o governo federal./G1

Petrobras eleva em 12% preço médio da gasolina a partir desta quinta-feira (21)



Esse é o terceiro aumento nos preços da gasolina da petrolífera neste mês, em meio a uma recuperação nos preços do petróleo | Foto:: Brumado Urgente Conteúdo



A Petrobras aumentará em 12% os preços médios da gasolina nas refinarias, a partir desta quinta-feira (21), informou a companhia em nota nesta quarta-feira (20). As cotações do diesel, por outro lado, seguirão estáveis, acrescentou a empresa, por meio da assessoria de imprensa.

Esse é o terceiro aumento nos preços da gasolina da Petrobras neste mês, em meio a uma recuperação nos preços do petróleo, que influenciam os reajustes da companhia. A Petrobras também já informou um reajuste no diesel, de 8%, aplicado a partir da última terça-feira, no que foi a primeira elevação desse combustível nas refinarias da estatal no ano.

O repasse de ajustes em valores dos combustíveis cobrados nas refinarias aos consumidores finais, nos postos, não é imediato e depende de uma série de questões, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro.


Na semana passada, os preços dos combustíveis nos postos voltaram a recuar, segundo dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Segundo o levantamento da agência, o valor médio do litro da gasolina para o consumidor recuou 0,4%, a R$ 3,808. O preço do litro do diesel caiu 0,7% no período, para R$ 3,077./brumadourgente

Ônibus com sacoleiros de Eunápolis que voltavam de SP é interceptado



blank


Na manhã desta terça-feira, dia 19, um ônibus de sacoleiros que retornavam de São Paulo foi interceptado por policiais rodoviários federais na BR-101, no trecho de Eunápolis.

O grupo de comerciantes somava 31 pessoas, incluindo crianças e idosos. A maioria era de moradores de Eunápolis, além de Porto Seguro (sede e Trancoso).

A PRF acionou a Vigilância Sanitária por São Paulo se tratar de um estado que está no topo em número de casos confirmados da covid-19 no país.

Após serem examinados e estarem sem qualquer sintoma aparente, todos foram liberados e devem ser acompanhados por sete dias por equipes de monitoramento dos dois municípios.

Mercadorias sem nota fiscal foram apreendidas.

O decreto estadual que suspendia a circulação de ônibus interestaduais expirou ontem (18). Segundo o governador Rui Costa, ainda nesta terça (19), a medida deve ser renovada./Radar64

MP determina afastamento de prefeito por contratação de 20 servidores fantasmas



Foto/Reprodução


A Justiça aceitou nesta quarta-feira (20/05), durante uma sessão por videoconferência, uma nova denúncia feita pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e determinou o afastamento do prefeito de Bayeux, Berg Lima (sem partido), na ação onde é acusado de contratar servidores fantasmas para a prefeitura de Bayeux em 2017.

A decisão, que teve como relator o desembargador Joás de Brito, aceitou em parte a denúncia do MPPB e descartou o pedido da prisão preventiva, apesar de aceitar o pedido de afastamento para “garantia da ordem pública e do erário municipal”, uma vez que o afastamento cautelar se dá quando fica demonstrado na denúncia que a permanência do denunciado no cargo pode “reiterar condutas ilícitas” e atrapalhar o andamento do processo.

Em nota, a defesa de Berg Lima informou que foi surpreendida pelo julgamento e com afastamento do gestor. Por fim, afirma que o prefeito vai tomar todas as medidas jurídicas para exercer o mandato.

Todos os desembargadores presentes acompanharam o relator na decisão de aceitar a denúncia, mas apenas a desembargadora Maria das Graças foi contra à decisão de afastar Berg Lima do cargo.

A denúncia foi formalizada pelo MPPB no dia 17 de dezembro de 2018 e formalizada na Justiça dois dias antes de Berg Lima reassumir a prefeitura de Bayeux. Berg já havia sido preso anteriormente após ser flagrado em um vídeo cobrando suposta propina de um empresário fornecedor da prefeitura de Bayeux. O pagamento seria para Berg liberar ao empresário o crédito de R$ 77 mil referente a um contrato celebrado na gestão anterior.

Além do prefeito de Bayeux, outras 20 pessoas, que seriam os servidores fantasmas, também foram denunciadas. Berg é acusado de desviar recursos públicos a partir de um suposto esquema de contratação de servidores fantasmas. Ele teria se apropriado de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio.

A denúncia, assinada pelo subprocurador-geral de Justiça, Alcides Jansen, diz que cada salário pago aos ‘fantasmas’ é um crime diferente e, por conta disso, ele pede à Justiça que Berg seja denunciado 128 vezes no crime.

De acordo com o decreto-lei 201/1967, as penas para esses casos vão de 2 a 12 anos de reclusão, o que significa que em caso de condenação Berg poderá pegar de 256 anos até 1.536 anos de prisão. A condenação também acarretaria na perda do cargo.

“Berg Lima orquestrou um esquema espúrio de distribuição de cargos no âmbito da administração pública municipal, cujo modo de agir apontava para um verdadeiro loteamento de cargos, ocupados por aliados políticos e seus indicados que não desempenhavam regularmente suas funções, ou seja, recebiam salário sem a correspondente contraprestação do serviço público”, diz o procurador.

Os fatos relatados no processo foram externados inicialmente pelo ex-secretário de Indústria e Comércio Ramonn Acioli. Ele identificou as irregularidades, ao perceber uma enorme diferença entre os servidores que trabalhavam e os que estavam na folha de pagamento. Outros secretários identificaram o mesmo problema, mas Acioli foi mais incisivo, cobrou uma posição do prefeito e não tendo uma resposta acabou pedindo exoneração.

De acordo com o Ministério Público, com os pagamentos feitos aos 20 servidores fantasmas, Berg desviou um montante superior a R$ 310, 2 mil dos cofres das prefeituras./zerohoranews

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Covid-19: Vereda confirma terceiro caso da doença




[Covid-19: Vereda confirma terceiro caso da doença ]


O município de Vereda emitiu boletim epidemiológico na noite desta quarta-feira (20), confirmando mais um caso de coronavírus.

Com este último, são três pessoas diagnosticadas com a covid-19. Não se tem informação de recuperados.

Um óbito também consta no boletim, mas o local da infecção é em Ilhéus.

Foram informados ainda dois casos suspeitos e 48 em monitoramento.

Os órgãos de saúde locais pedem que a população redobrem os cuidados. Recentemente, Vereda apareceu como uma das cidades com melhor índice de isolamento social do Extremo Sul, com 41% (o recomendado é 50%).

Teixeira de Freitas aparece com 35,1%. Os dados são da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI)./MDD

Itamaraju chega a 80 casos de covid-19; veja outras cidades






Municípios do sul e extremo sul da Bahia atualizaram seus boletins epidemiológicos nesta quarta-feira, dia 20, sobre a covid-19.

Confira os destaques:

Itamaraju realizou 22 testes rápidos, dos quais 12 negativos e 10 positivos para a covid-19. O total é de 80 casos confirmados, 27 recuperados e 53 infectados ainda em recuperação.

210 pessoas seguem monitoradas. Há cinco pacientes em monitoramento/internamento hospitalar.

Prado zerou os casos suspeitos e fica apenas um paciente positivo em isolamento, de um total de seis casos. 10 permanecem em monitoramento.

Nova Viçosa saltou de seis para 18 casos confirmados, sendo um recuperado. 19 pessoas são monitoradas e há um caso suspeito.

Mucuri tem mais dois positivos. O total é de 21, com 148 suspeitos.

Porto Seguro também mais dois casos confirmados, chegando a 56. Destes, são 24 em isolamento, 29 recuperados, dois internados e um óbito. 42 aguardam resultado.

Eunápolis confirmou quatro novos casos positivos à covid-19. Com isso, são 79 pacientes diagnosticados, 34 deles já recuperados, 44 em isolamento e um óbito.

Os pacientes confirmados hoje são três homens (22, 46 e 56 anos) e uma mulher (33 anos), que encontram-se todos em isolamento domiciliar, com sintomas leves.

Em Teixeira de Freitas, os números atuais são de: 43 casos positivos, três novos.

Destes, são 32 já recuperados, além de 132 casos descartados, 8 casos suspeitos aguardando o resultado da análise pelo Lacen-BA.

três novos casos de covid-19 são registrados em Teixeira : Isolamento social em todas as cidades do Extremo Sul está abaixo do recomendado Bahia tem 11.197 casos confirmados de covid-19 e 362 óbitos a Bahia registra 11.197 casos confirmados de covid-19. A Sesab ressalta que, desde o dia 19 de maio, 2.377 casos confirmados aguardam validação dos municípios.

Considerando o número de 11.197 casos confirmados, 3.216 recuperados, 362 óbitos e 7.619 ativos.

Na Bahia, 1.744 profissionais da saúde foram confirmados para covid-19.

Os casos confirmados ocorreram em 222 municípios do estado. Dos 1.365 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para covid-19, 688 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 50%.

Brasil tem 116.683 recuperados

O Brasil confirmou, nesta quarta-feira (20), que 116.683 pessoas já se recuperaram do coronavírus em todo o país.

O número representa 40% do total de casos confirmados atualmente (291.579). Há ainda 156.037 pacientes em tratamento.

Até o momento, o país registra 19.951 óbitos, sendo que 888 foram registrados nos sistemas de informação oficiais do Ministério da Saúde nas últimas 24h, apesar de a maioria ter acontecido em outros dias.

O mundo registra 4.966.006 confirmações, 1.880.355 recuperados e 325.810 óbitos, conforme o portal da Universidade Johns Hopkins, às 16h32./osollo

Nota de pesar pelo falecimento da servidora Luzia Rosa






Os servidores da Justiça Federal, Subseção de Eunápolis, informam, com pesar, o falecimento da colega Luzia Rosa da Silva.

A senhora Luzia era servidora da Justiça Federal desde 2010, cedida pela Prefeitura de Eunápolis.

Solidarizamo-nos com seus familiares e amigos, direcionando a todos sinceras condolências pela perda, rogando a Deus que nos conforte nesse momento de dor.

As demonstrações de amor e a alegria que ela nos proporcionou serão lembranças indeléveis da amizade dela por todos.

O sepultamento aconteceu hoje, no Cemitério Campo Santo.

Dos amigos da Justiça Federal./radar64

Eunápolis: 5 da mesma família testam positivo; nº chega a 75





A Prefeitura de Eunápolis confirmou um aumento de cinco casos de coronavírus, no boletim diário divulgado no início da noite desta terça-feira (19). Agora, a cidade tem 75 registros da Covid-19.

A reportagem do RADAR 64 apurou que os novos pacientes com diagnósticos positivos são de uma mesma família: duas crianças de sete meses e nove anos, um adolescente de 13 anos, um homem de 41 e uma mulher de 31 anos. Todos se encontram em isolamento domiciliar, com sintomas leves.

Conforme o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, 34 pessoas que contraíram a doença já se recuperaram e 40 estão em isolamento. Houve uma morte.

Em caso de dúvidas ou orientações sobre a Covid-19, o cidadão eunapolitano deve entrar em contato imediatamente com o WhatsApp da Secretaria Municipal de Saúde: (73) 9.8131-0480./radar64

Capitão da PM morre vítima do novo coronavírus em Jequié



Capitão da PM morre vítima do novo coronavírus em Jequié


Um capitão da Polícia Militar da Bahia (PMBA) morreu nesta quarta-feira, 20, vítima do novo coronavírus. O Capitão Marcelo de Souza Moura, de 41 anos, estava internado no Hospital Geral Prado Valadares em Jequié, desde o dia 5 de maio.

Em nota, a PMBA lamenta o ocorrido. O capitão integrava a polícia militar há 21 anos e fazia parte da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Central.

Marcelo de Souza deixa esposa e um filho.

Confira nota na íntegra:

Nota de pesar

É com muito pesar que a Polícia Militar informa o falecimento do Capitão Marcelo de Souza Moura, 41 anos, vítima do novo coronavírus nesta quarta-feira (20).

O militar, que era lotado na Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Central, estava internado no Hospital Geral Prado Valadares em Jequié, desde terça-feira (5).


O policial militar, que integrava a PMBA há 21 anos, deixa esposa e um filho./coronavirus.atarde

PM conduz 15 e submetralhadora é achada em festa em Porto Seguro






Quinze pessoas foram conduzidas e uma submetralhadora apreendida, no início da manhã desta quarta-feira (20), por equipes do 8º do Batalhão de Polícia Militar (BPM), no bairro Baianão, em Porto Seguro. O flagrante aconteceu enquanto os policiais checavam uma denúncia de som alto e aglomeração.

Uma submetralhadora artesanal, 30 munições para calibre 380, um quilo de maconha prensada, 285 porções da droga prontas para a venda, 131 papelotes de cocaína, uma balança, 500 embalagens vazias, um rolo de filme plástico, um caderno com anotações do comércio ilegal e três facas foram apreendidos m uma área ao lado do imóvel.

De acordo com o comandante do 8º BPM (Porto Seguro), major Anacleto França, várias pessoas tentaram fugir ao perceber a aproximação das equipes, mas foram alcançadas pelos policiais. Quatro criminosos já tinham passagens por homicídio, assaltos, tráfico e sequestro. “O grupo violou também o decreto que restringe aglomeração de pessoas devido a pandemia”, contou o oficial.

Um homem que estava com munições no bolso da roupa acabou preso em flagrante. Os outros conduzidos prestaram depoimentos na 1ª Delegacia Territorial (DT) da cidade./bahiaextremosul

Leite materno pode ser usado no tratamento para a Covid-19, diz estudo



Estudo analisou a resposta de 15 amostras de colostro Foto: Anthony Wallace / AFP


O leitematerno de mulheres uma vez infectadas pela Covid-19 apresenta forte resposta imunológica ao novo coronavírus. Esta é a conclusão de um estudo feito por um grupo de pesquisa do Departamento de Infectologia da Escola de Medicina Icahn do Monte Sinai, em Nova York, e do Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia em Merced.

O estudo ainda não passou pela revisão da comunidade científica, mas apresentou resultados animadores. Segundo a pesquisa, a presença de anticorpos para a Covid-19 no leite materno pode alçá-lo à função de terapia contra a doença.

OMS: ‘Há um longo caminho até o fim da pandemia’ de coronavírus

Já se esperava que o leite produzido por mulheres infectadas apresentasse anticorpos para o novo coronavírus. Isso porque o colostro (o leite produzido no início da amamentação) contém imunoglobulinas G, o tipo de anticorpo mais abundante no organismo, responsável pela proteção contra vírus e bactérias e cuja presença no leite materno deriva, em sua maior parte, do sangue da mãe. Porém, como a imunoglobulina G representa apenas cerca de 2% dos anticorpos totais existentes na substância, ainda não se conhecia a exata quantidade de anticorpos para a Covid-19 presente no leite materno.

Para calcular esse número, os pesquisadores compararam 15 amostras de leite doado por mulheres recuperadas da Covid-19 com dez amostras de controle negativo obtidas antes de dezembro de 2019, ou seja, antes do início da pandemia. Todo o material recolhido foi exposto ao Sars-Cov-2, vírus causador da Covid-19. Das amostras doadas pelas mães infectadas, 80% apresentaram reação de Imunoglobulina A (IgA), e todas registraram resposta de anticorpo secretório. Isso sugere que a IgA detectada pertence, predominantemente, à subclasse Imunoglubina A secretória (ou sIgA, na sigla em inglês).

Segundo os especialistas, o caráter secretório do anticorpo merece destaque, pois anticorpos dessa categoria são altamente resistentes à degradação proteica no tecido respiratório. Desse modo, o leite humano poderia ser purificado e usado no tratamento da Covid-19.

Leia mais: Hospitais de SP iniciam testes de transfusão de plasma em pacientes graves

Assinado por uma equipe quase toda feminina — de seis mulheres e um homem —, o estudo ressalta que os resultados reportados são preliminares. No entanto, de acordo com os pesquisadores, essas respostas são "cruciais para bebês e crianças, que tendem a não sofrer muito com Covid-19, mas provavelmente são responsáveis por uma parcela significativa da transmissão viral".

"De modo geral, os dados indicam que há uma forte resposta imunológica protagonizada pela sIgA em leite humano após infecção na maioria dos indivíduos, e que um estudo abrangente dessa resposta é urgente", completam os especialistas.

Especialistas recomendam cautela
No Brasil, um estudo parecido, conduzido por pesquisadores de diferentes instituições — Santa Casa de São Paulo, Hospital Albert Einstein e Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB/USP) —, está para começar.

Um desses pesquisadores é o infectologista Marcelo Otsuka, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). Ele explica que a prevalência da IgA na resposta apresentada no leite das mães infectadas se deve a seu protagonismo no combate a doenças intestinais.

— O Sars-Cov-2 tem um tropismo (tendência a se desenvolver) muito grande por células intestinais. Por isso a diarreia é um dos sintomas da Covid-19. A IgA do leite materno tem grande importância na proteção do bebê contra problemas intestinais, principalmente as bacterianas. Ao ingerir o leite, o bebê ganha proteção contra infecções no intestino, incluindo as que podem ser contraídas por via oral, já que a amamentação acontece pela boca — pontua o especialista.

Segundo Otsuka, a IgA tem a vantagem de se mostrar um anticorpo estável na defesa das vias aéreas e intestinais. Além disso, um possível tratamento inalatório demandaria uma quantidade muito menor de princípio ativo para alcançar os pulmões do que um tratamento intravenoso, afirma ainda o médico.

Tira-dúvidas:  O GLOBO e Extra lançam robô que esclarece questões sobre coronavírus com função de comando de voz

Mas alguns desafios se impõem à aprovação do tratamento. Uma terapia à base de IgA consistiria, diz Otsuka, numa técnica de imunização passiva, ou seja, que infunde no organismo os anticorpos necessários para o combate a uma doença específica. Essa técnica opera numa lógica oposta à da vacina, cuja aplicação estimula o corpo a produzir sua própria defesa contra uma enfermidade particular — imunização ativa, portanto. Segundo o infectologista, a imunização passiva pode fazer com que a resposta natural do organismo seja menor.

Além disso, como todo remédio sem eficácia comprovada, o tratamento inalatório à base de IgA ainda precisa ser testado em pesquisas amplas. E os testes podem registrar efeitos prejudiciais à saúde:

— É claro que, no caso de uma imunoglobulina, produzida pelo corpo, as chances de haver eventos adversos são bem menores. Mas podem acontecer.

Outro desafio é medir a quantidade de colostro necessária para viabilizar o tratamento. Se for muita, a autorização da terapia poderia trazer danos à saúde dos bebês.

— Quem pode doar leite está amamentando. Quanto leite é necessário para tratar a Covid-19 com IgA? Você vai tirar leite dos recém-nascidos? — questiona o infectologista. E completa: — A IgA deve ser vista com cautela. O processo tem de ser igual ao de qualquer remédio novo: muitos testes. É possível purificar o colostrol e distribuí-lo, mas antes é preciso verificar sua eficácia e investigar seus efeitos no organismo./o globo

Congresso discutirá adiamento de eleições sem prorrogação de mandato






O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou nesta terça-feira (19) que será criada uma comissão mista, composta por deputados e senadores, para avaliar a possibilidade de adiamento das eleições municipais deste ano sem a prorrogação de mandato de prefeitos e vereadores.

“O presidente [do Congresso Nacional, senador] Davi Alcolumbre [DEM-AP] vai construir um grupo de trabalho junto com a Câmara, para que a gente possa discutir a questão da data da eleição. [Se] nós vamos mantê-la no mesmo dia, ou se o Parlamento vai modificá-la dentro do próprio mandato, em uma outra data. Então, seria o adiamento das eleições sem prorrogação de mandato. Isso eu vi em uma discussão com os líderes, que é quase uma unanimidade”, afirmou Maia, em entrevista coletiva na chegada à Câmara dos Deputados.

De acordo com Maia, antes de passar pela análise dos parlamentares, a medida será discutida com o ministro Luís Roberto Barroso, que toma posse na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 25 deste mês.

Recesso legislativo

Rodrigo Maia defendeu ainda a suspensão do recesso parlamentar do Congresso Nacional em virtude da pandemia de covid-19. A expectativa do deputado é que os trabalhos presenciais na Câmara sejam retomados a partir de julho. Ontem (18), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, decidiu suspender o recesso parlamentar, que ocorreria de 17 a 31 de julho.

“A decisão está correta. A proposta é do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre. A minha posição é que, no período do recesso, se possível, estejamos retomando os trabalhos no Congresso Nacional e fiquemos esse período todo em votação remota. Então, eu acho que o recesso, de alguma forma, já foi atendido”, disse. Maia descartou que a suspensão do recesso possa prejudicar as articulações políticas para as eleições municipais.

Enem

O presidente da Câmara disse ainda que aguarda posicionamento do Palácio do Planalto sobre o adiamento da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Nesta terça-feira, o Senado pode votar uma proposta que prevê o adiamento das provas marcadas para 1º e 8 de novembro.

“Na quinta-feira, eu conversei com presidente da República, pedi que ele pudesse avaliar e decidir pelo adiamento [do Enem], esse era o nosso pleito porque o ambiente nas duas Casas é pela aprovação do decreto legislativo [que prevê o adiamento das provas do exame]. É melhor que pudesse vir uma decisão e o presidente do Senado e Câmara tomassem a decisão de votar, para não parecer que foi uma coisa contra o governo. Na verdade, essa demanda pelo adiamento do Enem vem de todo o Brasil, de muitas famílias”, argumentou.

Auxílio a estados e municípios

Rodrigo Maia cobrou ainda agilidade do governo na sanção do projeto que prevê auxílio emergencial a estados e municípios em função da pandemia do novo coronavírus. A medida prevê auxílio de R$ 125 bilhões, com repasse e suspensão temporária de pagamento de dívidas, condicionado a medidas de controle de gastos e desistência de ações judiciais dos estados e municípios contra a União.

“Quanto mais se adiar o apoio a estados e municípios, como a arrecadação já vem caindo desde o final de março, alguns vão ficar em uma situação muito ruim e de forma muito rápida. Isso pode acabar gerando a necessidade de uma segunda onda de apoio, de um segundo projeto, o que não seria bom. Então, o ideal é que o governo pudesse sancionar [a proposta]”, afirmou.

O Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus estabelece cinco medidas de auxílio da União a estados e municípios. O primeiro é um repasse de R$ 60,15 bilhões para reforço de receita. O valor é o dobro do orçamento anual do Programa Bolsa Família e equivale a 60% da verba discricionária do Orçamento Geral da União deste ano./Agência Brasil

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.