Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Jucuruçu dá boas vindas a Dra. Liraima Contreras Torre, mais uma médica cubana, para trabalhar em prol da saúde



A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, óculos de sol

O Programa Mais Médicos foi lançado pelo Governo Federal em julho de 2013, com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Na ocasião, a cobertura da Atenção Básica na Bahia era de cerca de 60%. Três anos após o início do programa, o atendimento de Saúde da Família já chega a cerca de 72% dos baianos, que contam com 3.353 Equipes de Saúde da Família (ESF).

Neste sábado, 11 de fevereiro de 2017, mais uma Médica cubana a Dra. Liraima Contreras Torre, chegou na cidade de Jucuruçu, ela que irá trabalhar no distrito de Água Limpa, já se encontra no território jucuruçuense , e em breve seguirá para seu destino de trabalho onde será apresentada a comunidade, lembrando que no dia 20 de dezembro chegou também ao município de Jucuruçu, a médica cubana ela que já se encontra trabalhando no distrito de Coqueiro, a Dra. Rosa Elena Leyva Soto.

Atualmente o Mais Médicos conta com 1.464 profissionais brasileiros e estrangeiros, que atuam em 386 municípios do estado, beneficiando cerca de 5,6 milhões de baianos, com uma média superior a 770 mil novas consultas médicas por mês no âmbito da atenção básica./SESAB

Os moradores do município de Jucuruçu dão boas vindas mais uma cubana ao nosso meio a Dra. Liraima Contreras Torre, que acaba de chegar a nossa bela terra - uma comunidade hospitaleira e receptiva.

Mucuri: PETO e 2° Pelotão prendem mulher com pedras de “crack” e “maconha”



Mucuri: No início da madrugada deste sábado, 11 de fevereiro, uma ação conjunta entre o PETO e o 2° Pelotão da 89ª CIPM resultou na prisão de uma mulher, acusada de tráfico de drogas. A ação aconteceu em Mucuri, onde, após denúncias, as guarnições se deslocaram, montaram cerco e conseguiram capturar a suspeita.

Trata-se de Esterfany Alves da Costa, 18 anos de idade. Durante buscas, os militares encontraram 23 pedras de “crack” e 01 bucha de substância vegetal, semelhante à “maconha”. A acusada foi presa e conduzida à sede da 8ª COORPIN, onde o caso foi registrado e apresentado à delegada plantonista, Waldiza Fernandes.

 

A delegada ouviu os militares e, logo depois, ouviu Esterfany, e com base nas provas apresentadas e nos depoimentos colhidos, a delegada instaurou um inquérito regular e encaminhou o procedimento para a cidade de Mucuri. Após oitiva, Esterfany foi liberada e aguardará a conclusão do procedimento em liberdade./Liberdadenews

Plantão de Polícia: quatro pessoas são baleadas na Zona Oeste de Vitória da Conquista



Resultado de imagem para Tiroteio em Vitória da Conquista deixa quatro pessoas baleadas

Quatro pessoas foram baleadas num tiroteio em Vitória da Conquista. De acordo com informações colhidas pelo BLOG DO ANDERSON, os crimes aconteceram no loteamento Cidade Modelo, no bairro Bateias, por volta das 15h50 deste sábado (11).

Todas as vítimas foram socorridas e levadas ao Hospital Geral de Vitória da Conquista em ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Guarnições da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (78ª CIPM) fizeram rondas pela região, mas até às 16h55 ninguém havia sido preso. As investigações estão em curso.

Polícia queima cinco mil pés de maconha em fazenda na Bahia




Uma fazenda com cinco mil pés de maconha foi localizada no município de Antônio Gonçalves (a 402 quilômetros de Salvador), em uma localidade conhecida como "Lagoa Grande". A droga foi incinerada pela polícia.

De acordo com informações divulgadas na manhã deste sábado, 11, policiais da 54º Companhia Independente da Polícia Militar (54º CIPM/ Campo Formoso), chegaram ao local, após uma denuncia anônima.


O local – que é de difícil acesso – acabou facilitando a fuga dos traficantes. O proprietário da fazenda não foi localizado. A ação aconteceu nesta sexta, 10./A Tarde)

Jô Soares pede perdão ao juiz Sergio Moro

Apresentador classificou a insistênciapor entrevistas como assédio. Fotos: GShow/Divulgação e Evaristo Sá/AFP

Depois dos boatos, nas redes sociais, de que entrevistaria Sergio Moro, Jô Soares negou que receberá o juiz federal e aproveitou para se "desculpar" com ele. O apresentador também anunciou a última semana do seu programa, que vai dar lugar a um talk-show apresentado por Pedro Bil nas madrugadas de segunda a sexta-feira na Globo.

"Eu quero esclarecer uma coisa. Ontem viralizou uma notícia de que eu ia entrevistar o juiz Sérgio Moro aqui no programa. O boato foi tão grande nas redes sociais que até eu acreditei. Foi só um boato. Eu convidei o juiz Sérgio Moro uma vez, duas vezes, aí a pedido de todas as jornalistas da minha equipe, eu tentei. Mas ele falou: 'eu não posso dar uma entrevista, que aí eu tenho que dar entrevista pra todo mundo'", disse Jô.

Ele também parabenizou o juiz e classificou a quantidade de vezes que pediu entrevista como um "assédio". "Eu quero dar parabéns ao juiz Sérgio Moro por ter resistido a esse assédio. Até peço perdão por essa minha insistência que foi muito mais do jornalista, do que do artista", relatou. A declaração ocorreu durante o programa exibido nesta quarta-feira (7).

Hoje, sexta-feira (9), Roberto Carlos será o convidado do apresentador. Durante as gravações, os dois não contiveram as lágrimas enquanto o cantor apresentou a música Amigo. "Era para eu cantar essa música em pé, mas não faz sentido cantar longe de você", disse Roberto. E acrescentou: "Essa música eu fiz pro Erasmo Carlos, mas quando posso cantá-la a amigos queridos…".

Com os dias contados na emissora, Jô falou sobre o fim do programa. "Na próxima semana, que é também a última semana do Programa do Jô, na Globo, o dia das Meninas vai ao ar na quinta-feira, porque sexta-feira vai o último programa", disse ele sobre a mudança no quadro Meninas do Jô, que usualmente é exibido nas quartas-feiras.

No final de novembro, foi anunciado o aguardado último entrevistado de Jô Soares. Será o ilustrador Ziraldo, que é campeão em participações no talk-show, tendo participado de 23 entrevistas ao longo dos 28 anos em que a atração esteve no ar. Especulações apontavam que o apresentador tentou que Silvio Santos fosse o convidado derradeira edição, mas teve a solicitação negada.

Câncer é a doença que mais mata jovens e adultos dos 15 aos 29 anos



Resultado de imagem para Câncer

O câncer é a segunda causa de morte entre crianças e adolescentes no Brasil. Fica atrás apenas das chamadas causas externas, como acidentes e assassinatos. Dos 15 aos 29 anos, é o que mais mata entre as doenças, de acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). Já vitimou 17.527 jovens entre 15 e 29 anos, de 2009 a 2013. As leucemias, os linfomas e os tumores do sistema nervoso central são os tipos mais comuns.

É a primeira vez que é apresentado um panorama completo do câncer entre os mais novos no Brasil. Por meio do estudo Incidência, mortalidade e morbidade hospitalar por câncer em crianças, adolescentes e adultos jovens no Brasil: Informações dos registros de câncer e do sistema de mortalidade, divulgado pelo Inca em parceria com o Ministério da Saúde, é possível mapear a doença de acordo com a faixa etária e a região do país.

“É uma doença própria do adulto. A biologia do câncer na criança é diferente. É mais agressivo e, ao mesmo tempo, tem maior sensibilidade à quimioterapia, por isso a chance de cura é maior. São cânceres primários de células mais imaturas, com taxa de produção maior, que se multiplica, se espalha pelo organismo. A criança está em crescimento e as células se dividem mais rápido”, explica Isis Magalhães, oncologista pediátrica do Hospital da Criança de Brasília.

“Não tem medidas de prevenção. No adulto, as causas estão bem determinadas, mas em crianças não existe fator ambiental ou causal. A maior arma é saber diagnosticar e encaminhar para um centro especializado com médicos de diferentes especialidades”, adverte.

O câncer tem padrões diferenciados nas três faixas etárias: crianças (até14 anos), adolescentes e adultos jovens (15 a 29 anos) e adultos (acima de 30 anos). O estudo indica que os tumores mais frequentes em adolescentes e adultos jovens são os carcinomas (34%), linfomas (12%) e tumores de pele (9%). Enquanto em crianças, as leucemias e linfomas são mais comuns.

Uma das autoras do estudo e doutora pesquisadora do Inca, a médica Beatriz de Camargo explica a importância do diagnóstico. “O câncer em crianças, adolescentes e adultos jovens é considerado uma doença rara, mas existe e é a principal causa de morte por doença neste grupo etário. Ele é curável, mas é preciso ter conhecimento de que existe e fazer o diagnóstico”, afirma.

Os números também indicam estabilidade na taxa de mortalidade. A média entre adolescentes e adultos jovens (15 a 29 anos) foi de 67 por 1 milhão. Até 14 anos, ficou em 32,07 por milhão, e de 44,25 por milhão até 19 anos, no período de 2009 a 2013. “O importante é não temer o nome câncer. O paciente deve ser encaminhado para um centro de tratamento especializado o mais precoce possível para que esteja em um bom estado clínico”, reforça Magalhães.

Referência

José Anderson Pereira, 46 anos, é pai de Gustavo Murilo Pereira, de 4 anos, diagnosticado com leucemia em 2015. “Ele apresentou manchas pelo corpo, dificuldade para comer e dormir. Levamos ao hospital e, quatro dias depois, confirmaram o câncer”, conta. Depois de terminar o tratamento com quimioterapia, a família aguarda o transplante de medula óssea, que será realizado em São Paulo. “Já temos uma doadora. A viagem estava marcada, mas ele precisou tratar uma pneumonia”, afirma.

Ilda Peliz, presidente da Abrace, que há 20 anos oferece assistência a crianças com câncer na capital, explica que o tratamento vai além do hospital. “Não adianta a criança receber tratamento se chega em casa e não tem condições mínimas. As chances de piorar a doença são grandes. Com a ajuda da sociedade, reformamos casas para garantir um mínimo de qualidade de vida.” Referência no tratamento, a capital recebe famílias das regiões Norte, Nordeste e de cidades vizinhas.

Motorista se distrai com celular e bate em caminhão em Teixeira


Resultado de imagem para Motorista se distrai com celular e bate em caminhão em Teixeira

O acidente aconteceu no inicio da tarde desta sexta-feira, 10 de fevereiro, na BR 101, trecho de acesso ao bairro Castelinho e Monte Castelo em Teixeira de Freitas.

Um homem dirigia um Ecoesport vermelho, placa NYZ-1015, licenciado em Itamaraju, sentido trevo, quando segundo ele, o telefone teria tocado e ele se distraiu no volante e não percebeu que o caminhão baú de frete e mudanças, placa LRP-8183 licenciado no Rio de Janeiro, amorteceu para passar em um quebra mola.

Resultado de imagem para Motorista se distrai com celular e bate em caminhão em Teixeira

O motorista do Ecoesport bateu no fundo do caminhão. Com o impacto, o carro de passeio ficou com a frente totalmente destruída; gasolina espalhou pela pista.


O trânsito ficou interditado. Ninguém se feriu./Sul Bahianews

Comandantes comemoram 30 dias sem homicídios em Teixeira de Freitas


Resultado de imagem para Polícia Civil em Teixeira de Freitas, Valéria Fonseca,


Na manhã desta sexta-feira (10/02), o Governador da Bahia esteve na cidade de Alcobaça para entregar 14 novas viaturas as polícias Civil e Militar. A nova delegada-chefe da 8ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil em Teixeira de Freitas, Valéria Fonseca, recebeu das mãos do governador Rui Costa 6 novas viaturas e os comandantes da Polícia Militar de Alcobaça, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto, Itamaraju e Mucuri, receberam 8 viaturas novas.

A delegada coordenadora da Polícia Civil, Valéria Fonseca festejou a chegada das novas viaturas dizendo que os novos aparelhos motorizados irão somar com a frota existente e criará mais possibilidade de operacionalidade da Polícia Judiciária. Sendo que a 8ª Coorin já havia recebido no início do ano 4 novos delegados e 12 novos agentes.

A delegada Valéria Fonseca Chaves que completa 30 dias a frente da direção da 8ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, comemorou durante sua entrevista, os seus primeiros 30 dias sem o registro de morte violenta em Teixeira de Freitas.

“Hoje é dia 10 de fevereiro e hoje estamos exatamente há 30 dias sem registrar um crime de morte em Teixeira de Freitas, este é o resultado que queremos manter ou no mínimo sumir dos índices. E este trabalho só é possível com muita dedicação, estratégica e metodologia e, sobretudo, pelo esforço irmanado com a nossa coirmã Polícia Militar que nos garante este apoio salutar”, disse a delegada coordenadora Valéria Fonseca.

O comandante da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, major Sílvio Nunes, disse que os três novos veículos em que a 87ª CIPM foi contemplada, chegam como um reforço importante para que a população teixeirense tenha uma resposta ainda mais efetiva e rápida da Polícia Militar.


“O nosso município possui 160 mil habitantes e é a principal cidade de uma importante região de tríplice fronteira de estados e, os novos veículos serão essenciais para ampliarmos as nossas ações e trabalhar para que a população se sinta ainda mais segura. Hoje (10/02), completamos 30 dias sem registrarmos um homicídio em todo município, quase um recorde para uma cidade de tamanha proporcionalidade e diante dos últimos índices. 


Resultado de imagem para major Sílvio Nunes

Mas vamos continuar trabalhando com o mesmo planejamento para manter uma base bem abaixo da média e conservar a cidade na mais pura tranqüilidade”, solenizou o major Sílvio Nunes. (Por Athylla Borborema).

Vídeo: Rui Costa entrega 14 viaturas e anuncia R$ 1,8 milhão para a agricultura familiar em Alcobaça


viad6

O prefeito de Alcobaça, Leonardo Coelho Brito, o “Léo Brito” (PSD), recebeu na sua cidade na manhã desta sexta-feira (10/02), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), o senador da república Otto Alencar (PSD), o prefeito teixeirense Temóteo Brito (PSD), vários outros prefeitos, deputados, secretários de estado, lideranças e vereadores da região inteira. O governador foi recebido por uma multidão na Praça da Caixa Dágua e depois apreciou a qualidade da música sinfônica dos meninos e meninas da Orquestra Dona Flora e da Filarmônica Lira São Francisco.

Ainda na Praça promoveu a entrega de 14 viaturas para as polícias Militar e Civil. A delegada Valéria Fonseca, coordenadora da 8ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil, recebeu das mãos do governador Rui Costa, as chaves de 6 novas viaturas que foram distribuídas para Teixeira de Freitas, Alcobaça, Itamaraju, Mucuri, Itanhém e Prado.  Aos comandantes da Polícia Militar de Alcobaça, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto, Itamaraju e Mucuri, o governador Rui Costa entregou mais 8 viaturas novas.

Entre os veículos entregues para as polícias Militar e Civil, estão quatro motos, sete Rangers, um Spin e dois Fiat/Palio Adventure. Além do reforço na segurança pública com 14 novas viaturas e novos armamentos que foram entregues as unidades no início do mês, o investimento ficou na ordem de R$ 1,27 milhão. As viaturas entreguem por Rui Costa na manhã desta sexta-feira (10) em Alcobaça, estão entre as mais de 1.600 viaturas entregues para as polícias Civil e Militar da Bahia, entre 2015 e 2017, com investimentos na ordem de R$ 200 milhões.

viad5

O governador Rui Costa disse que a entrega de viaturas, armamento e a nomeação de novos quadros de policiais estão no seu projeto que considera um dos investimentos prioritários de sua gestão na segurança pública do Estado. “Nossa finalidade é melhorar a eficiência das nossas polícias, mas também economizar na manutenção desses veículos. Porque valorizamos o trabalho desses homens e mulheres que, todos os dias colocam suas vidas à disposição da sociedade por uma Bahia mais segura e mais atrativa para se visitar”, disse o governador.

viad4

Conforme o comandante da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, major Sílvio Nunes, os três novos veículos que a 87ª CIPM foi contemplada, chegam como reforço importante para que a população tenha uma resposta ainda mais efetiva da PM. “O nosso município possui 160 mil habitantes e é a principal cidade de uma importante região de tríplice fronteira de estados. Somada com àquelas viaturas que já temos para aumentar ainda mais o nosso raio de atuação dentro da nossa base de circunscrição, os novos veículos serão essenciais para ampliarmos as nossas ações e trabalhar para que a população se sinta ainda mais segura”, destacou o major Sílvio Nunes.

viad3

O prefeito de Alcobaça, Léo Brito, anfitrião do evento, disse que a entrega das novas 14 viaturas e armamentos para as cidades da região, representa a força da região e a vontade política de um governo que se preocupa com o bem estar do seu povo. “Pedimos o governador mais duas viaturas para a cidade e ele nos atendeu nos trazendo uma para a PM e outra para a Polícia Civil. Este esforço em conjunto é importante porque toda população ganha quando nos preocupamos com a segurança pública, porque a efetividade de resultados com mais segurança e conforto é sentida pela nossa população.

Em Alcobaça, o governador Rui Costa ainda assinou com o prefeito Léo Brito, novos convênios do projeto Bahia Produtiva para o desenvolvimento da bovinocultura, caprinocultura e apicultura no município de Alcobaça. Foram contempladas 6 associações de pequenos produtores, beneficiando 148 famílias do município de Alcobaça, sob um investimento de R$ 1,8 milhão. “Faço agora em Alcobaça, o que tenho feito em todo o interior do Estado, que é apoiar a agricultura familiar, já que, somente na Bahia, são mais de 700 mil famílias vivendo do que produzem. O nosso desejo é que com essas máquinas, apoio técnico, os agricultores ganhem mais, gerem mais emprego e tenham uma vida melhor”, enfatizou Rui Costa.

viad1

De acordo com a presidente da Associação dos Agricultores Familiares Sombra da Tarde, no município de Alcobaça, a agricultora Alaíde Sincorá, a caprinocultura da região estará reforçada com os novos investimentos. “Esse estímulo melhora muito, principalmente, as condições de trabalho, porque antes éramos uma associação que não possuía absolutamente nada e, hoje já conseguimos ter uma produção que nos traz um retorno financeiro satisfatório. E agora ficará ainda melhor. 

Estamos muito felizes, porque temos orgulho de fazer parte deste projeto tão bonito que traz o desenvolvimento até a nossa porta”, festejou a presidente.

viad


O prefeito Léo Brito disse que a busca deste projeto e assinar a liberação destes recursos com o governador para estas famílias, lhe realiza um sonho e lhe proporciona muita alegria. Para ele, a importância da Agricultura Familiar dentro do cenário econômico produtivo, representa o papel fundamental no abastecimento alimentar, contribui para geração de renda, controle da inflação e melhora no nível de sustentabilidade das atividades agrícolas. 


E, sobretudo, a Agricultura Familiar destaca-se por desenvolver culturas variadas e que, apesar da pequena escala, distinguem-se por sua qualidade e por sua característica altamente distribuída”, comemorou Léo Brito. (Por Athylla Borborema).

Após semana com 127 mortos, governo anuncia acordo para pôr fim à paralisação de policiais militares no ES



Após uma semana com ao menos 127 homicídios no Estado, o governo do Espírito Santo anunciou, na noite de sexta-feira (10), um acordo com as associações de classe militares para pôr fim à paralisação de PMs. Caso a negociação se efetive, os policiais militares voltarão às ruas neste sábado (11).

O fim do aquartelamento, porém, ainda depende dos familiares dos PMs, que, desde o dia 4, acampam na frente de batalhões de todo o Estado e impedem a saída do efetivo às ruas. Uma das mulheres que lidera os atos disse que os piquetes devem continuar.

O acordo foi anunciado por Julio Pompeu, secretário de Direitos Humanos do Estado. Segundo ele, as negociações foram fechadas com todas as entidades que representam os policiais. Uma ata da reunião divulgada pelo governo após o anúncio tem assinatura de presidentes de quatro associações.

Na noite anterior, uma reunião com representantes dos movimentos não deu resultado.

Pelo acordo fechado na noite de sexta (10), não há previsão de aumento salarial aos militares, que reivindicavam 47% de reajuste (juntando a perda inflacionária e o ganho salarial). A principal diferença entre o acordo anunciado e o tentado pelo governo na quinta-feira (9) é que agora as autoridades do Espírito Santo aceitaram incluir, na ata de negociação, que os policiais que voltarem ao trabalho às 7h de sábado (11) não sofrerão nenhum tipo de sanção disciplinar. A ata anterior previa apenas que não haveria perseguições (veja a ata das duas reuniões no fim desta reportagem).

Os 703 militares já indiciados por crime de motim, no entanto, seguem respondendo a inquérito, cujo desfecho só será definido ao fim das investigações.

Pelo novo acordo, o governo se comprometeu a apresentar um cronograma para promover policiais que têm direito à progressão na carreira por tempo de serviço e a formar uma comissão para analisar a carga horária da corporação. Uma proposta sobre a progressão de carreira e sobre a carga horária deve ser apresentada em 60 dias.

Participação de entidades

O movimento dos PMs e familiares no Estado foi considerado ilegal pela Justiça na segunda-feira (6) por caracterizar, segundo a decisão, uma tentativa de greve por parte dos agentes, apesar de nenhuma associação da categoria estar oficialmente envolvida nos atos, já que os militares não têm direito a greve.

Em entrevista coletiva na noite de sexta (10), Pompeu afirmou que, embora a paralisação não tenha sido "iniciada pelas associações", ele decidiu negociar com as entidades para que elas "convençam os familiares" a suspender os piquetes nas portas das companhias da PM.

Centenas de mortes

De acordo com o Sindipol (Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Espírito Santo), ao menos 127 pessoas foram assassinadas em uma semana. Feito com base em dados do Ciodes (Centro Integrado Operacional de Defesa Social), o número considera as ocorrências até as 19h de sexta-feira (10) e inclui os homicídios no interior e na Grande Vitória.


Além disso, foram registrados 522 roubos de veículos, 154 furtos de veículos até as 10h de sexta — números próximos da média mensal desse tipo de crime. A Fecomércio-ES estima que mais de 300 lojas foram saqueadas ou depredadas, totalizando um prejuízo de cerca de de R$ 25 milhões para os comerciantes capixabas.

Apoio do Exército

Também desde segunda-feira o Estado recebe reforço de homens da Força Nacional e das Forças Armadas. De acordo com estimativa feita antes do anúncio do acordo pelo comandante da Força-Tarefa da Operação Capixaba, general Adilson Katibe, até o fim de semana o número total de militares deveria chegar a 3.000. A Força-Tarefa conta hoje com 1.783 homens, sendo 1.000 do Exército, 373 da Marinha, 110 da Força Aérea e 300 da Força Nacional de Segurança Pública.

As tropas das Forças Armadas foram deslocadas do Rio de Janeiro, Juiz de Fora (MG), Brasília e Taubaté (SP), além de militares do próprio Estado do Espírito Santo. Estão sendo empregados na operação três blindados da Marinha, e devem chegar mais quatro em breve. Ao todo, 106 viaturas, além de helicópteros, são usadas pelas forças federais.

Mulheres de PMs do RJ seguem estratégia do ES e fazem protestos em frente a batalhões. Veja fotos

Crise no ES: mais de 700 policiais são indiciados por revolta e governo fala em reconstruir PM “pedra sobre pedra”

Falta de ônibus

Desde segunda-feira (6), a Grande Vitória sofre também com a irregularidade ou ausência de transporte público. Segundo Edson Bastos, presidente do Sindirodoviarios-ES, a categoria tentou sair com os ônibus em ao menos duas ocasiões, mas os motoristas foram ameaçados e os coletivos, recolhidos.

— A intenção é voltar quando estabelecer a ordem no Estado, porque está terra de ninguém.

Ainda de acordo com Bastos, quatro ônibus foram incendiados — três na Serra e um em Cariacica — e houve assaltos e sequestro de veículo nesses dias. O efetivo da região é de cerca de 1.300 ônibus.

Negociações frustradas

Além da sensação de insegurança — moradores estão trancados em casa, há boatos de toque de recolher e o DML (Departamento Médico Legal) chegou a ficar superlotado por causa das mortes violentas na Grande Vitória.

Antes do anúncio de sexta (10), o governo capixaba e as mulheres que aderiram ao movimento que impede a saída de PMs às ruas têm trocado acusações.

De um lado, o governo colocava na conta do movimento as mortes e atos violentos ocorridos no Estado e dizia que o grupo não queria negociar; de outro, as mulheres alegam que o problema era a omissão do governo em relação aos policias e declaravam estar sem apoio e buscar apenas o direito de seus familiares.

Na última quinta-feira (9), uma reunião que durou mais de dez horas tentou dar um fim à ocupação dos batalhões. O encontro terminou após a meia-noite e o grupo não chegou a um acordo. M., 26 anos, estava na reunião e prefere não se identificar por medo de sofrer represália. Ela, que com outras seis mulheres atuaram como mediadoras do encontro, afirmou que o grupo foi deixado esperando por diversos momentos.


— Mantiveram a gente lá propositalmente tentando nos cansar, mas não vamos cansar. Toda hora eles saíam da sala e no final deram um tempo para a gente pensar e falamos que íamos levar [a proposta] para o resto do grupo. Pedimos 15 minutos. Eles deram uma hora e depois não apareciam. Ficaram sem falar com a gente. Não deram comida para a gente. Só agua e café. Umas 21h30 voltaram e falamos que não aceitávamos, mas que tínhamos uma contraproposta.         


Na sexta-feira, os batalhões amanheceram bloqueados. Em coletiva de imprensa, o comandante geral da PM, coronel Nylton Rodrigues, informou que ao menos 703 policiais haviam sido identificados e seriam indiciados pelo crime de revolta — evolução do crime de motim.


Rodrigues disse que "com certeza" o número de PMs indiciados "irá aumentar muito" e ressaltou que a maioria dos envolvidos são policiais de início de carreira. 


O governo disse ainda que as mulheres líderes do movimento também serão responsabilizadas pelos custos com a mobilização das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança./r7




sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Palha: São João dá Boa Nova é contemplada com INTERNET banda larga


A imagem pode conter: 5 pessoas, óculos de sol e atividades ao ar livre

A prefeita Uberlândia consegue junto ao governo estadual internet para a escola São João dá Boa Nova, (Palha) e, dentro de poucos dias, com a contrapartida da prefeitura, será expandida gratuitamente para toda a comunidade. 

O Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE) tem como objetivo conectar todas as escolas públicas urbanas à internet, rede mundial de computadores, por meio de tecnologias que propiciem qualidade, velocidade e serviços para incrementar o ensino público no País.

O Programa Banda Larga nas Escolas foi lançado no dia 04 de abril de 2008 pelo Governo Federal, por meio do Decreto nº 6.424 que altera o Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado Prestado no Regime Público – PGMU (Decreto nº 4.769).

A imagem pode conter: céu, nuvem e atividades ao ar livre

Com a assinatura do Termo Aditivo ao Termo de Autorização de exploração da Telefonia Fixa, as operadoras autorizadas trocam a obrigação de instalarem postos de serviços telefônicos (PST) nos municípios pela instalação de infraestrutura de rede para suporte a conexão à internet em alta velocidade em todos os municípios brasileiros e conexão de todas as escolas públicas urbanas com manutenção dos serviços sem ônus até o ano de 2025.

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé


A gestão do Programa é feita em conjunto pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), em parceria com o Ministério das Comunicações (MCOM), o Ministério do Planejamento (MPOG) e com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais.

Vereador preso com drogas recebe habeas corpus e deixa presídio



O vereador Messias Aguiar (PMDB), 34 anos,  preso com quase 300 kg drogas em Ubaitaba, no sul da Bahia, foi solto na manhã desta sexta-feira (10). A informação foi pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). Messias estava no Conjunto Penal de Valença, também na região sul, desde outubro do ano passado.

Conforme o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a defesa do vereador conseguiu um habeas corpus para que o edil responda pelo crime de tráfico de drogas em liberdade. Ele deve começar os trabalhos na Câmara de Vereadores de Ubaitada na quarta-feira (15).

O vereador conversou em entrevista por telefone logo após deixar a prisão. Ele disse que foi vítima de uma armação e afirmou que vai provar a inocência na Justiça."Nunca foi minha aquela droga, nem sei quem é o dono daquela fazenda [onde o material apreendido foi encontrado]. Tenho certeza que vou provar minha inocência", disse.

Messias Aguiar afirmou ainda que no dia da prisão estava na zona rural de Ubaitaba, com mais de 100 eleitores, e que a droga foi apreendida em outra cidade. A versão da polícia é o material foi encontrado em uma fazenda que pertence ao vereador. Ele nega. "Eu estava festejando [a vitória na eleições] com mais de 100 eleitores em uam estarada de chão. Não aconteceu como foi divulgado e vou provar", relatou o verador.

Posse: Mesmo preso, o vereador Messias Aguiar (PMDB) tomou posse do cargo no dia 13 de janeiro. Ele teve autorização judicial para deixar a unidade prisional e chegou à Câmara em uma viatura, algemado e com o uniforme usado pelos detentos. Já no local, Messias colocou um paletó sobre a roupa para tomar posse.

Na ocasião, o edil foi recebido com aplausos pela população e ainda deu risada durante a cerimônia. Messias foi preso um dia após ter sido eleito vereador no município de Ubaitaba. Ele foi o segundo mais votado na cidade, com 571 votos.

Logo após a cerimônia, o vereador Messias Aguiar voltou sob escolta para o Conjunto Penal de Valença. No dia 5 de janeiro deste ano, Messias Aguiar foi diplomado para o cargo mesmo sem ter sido solto. A diplomação ocorreu por meio de procuração e foi autorizada pela Justiça Eleitoral.

O prazo para posse do vereador seria encerrado no dia 15 de janeiro. Caso o documento não fosse assinado, o suplente iria ocupar o cargo.

Prisão: De acordo com a Polícia Militar, a prisão do vereador Messias Aguiar ocorreu após denúncia anônima, no dia 3 de outubro, em uma fazenda localizada na zona rural de Ubaitaba. Com o suspeito, a polícia encontrou 270 kg de maconha, 2 kg de cocaína, uma balança de precisão e sacos plásticos para embalar a droga.

Conforme a PM, durante a abordagem policial, Messias Aguiar negou que a fazenda fosse dele, mas confessou a posse das drogas. No entanto, o advogado do vereador, Rogério Andrade, disse que o cliente é inocente e que não tem relação com o tráfico de drogas. "Aconteceu uma apreensão em um município e ele foi preso em outro. Ele nega a acusação e vai ser absolvido", disse o advogado.

Em nota, à epoca da prisão, a Secretaria da segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que o vereador recém-eleito teve a campanha financiada pelo tráfico de drogas da região.

Conforme o delegado Evy Paternostro, que comanda a 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Ilhéus), embora sem passagens pela polícia, o vereador já havia sido denunciado por participação no tráfico de drogas do município./liberdadenews

Mais de R$ 1 milhão em novas viaturas reforça a segurança pública no extremo sul da Bahia


A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé


Sete municípios do sul da Bahia receberam, na manhã desta sexta-feira (10), reforço na segurança pública com 14 novas viaturas para as Polícias Civil e Militar, com investimento na ordem de R$ 1,27 milhão. Foram oito veículos para a PM de Alcobaça, Teixeira de Freitas, Itamaraju, Medeiros Neto e Mucuri, além de seis carros para a 8ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin-Polícia Civil), na região de Alcobaça, Teixeira de Freitas, Mucuri, Itanhém e Prado. 

Depois de ser recebido com música pela Orquestra do projeto Dona Flora e pela Filarmônica Lira São Bernardo, de Alcobaça, o governador Rui Costa realizou as entregas no centro de Alcobaça. Os policiais receberam as chaves das mãos do governador, que comemorou aquele que considera um dos investimentos prioritários de sua gestão, a segurança pública. “Nosso objetivo é melhorar a eficiência, mas também economizar na manutenção desses veículos. Porque valorizamos o trabalho desses homens e mulheres que, todos os dias, colocam suas vidas à disposição da sociedade por uma Bahia mais segura”.

Para o extremo sul, foram quatro motos, sete Rangers, um Spin e dois Palio Adventure. Essas viaturas estão entre as mais de 1.600 viaturas entregues para as polícias Civil e Militar, entre 2015 e 2017, com investimentos na ordem de R$ 200 milhões.

Bahia Produtiva

Ainda na cidade, o governador Rui Costa assinou novos convênios do projeto Bahia Produtiva para o desenvolvimento da bovinocultura, caprino cultura e apicultura do extremo sul. Foram beneficiadas seis associações de pequenos produtores, beneficiando 148 famílias do interior da Bahia.

"Venho para Alcobaça fazer o que tenho feito em todo o interior do estado, que é apoiar a agricultura familiar, já que, somente na Bahia, são mais de 700 mil famílias vivendo do que produzem. O nosso desejo é que com essas máquinas, apoio técnico, os agricultores ganhem mais, gerem mais emprego e tenham uma vida melhor”, ressaltou o governador.


Essas associações estão entre os cerca de 400 projetos contemplados pelo Bahia Produtiva, por meio de cinco editais que beneficiaram mais de 13 mil agricultores familiares de todos os territórios de identidade, com investimento de R$127,6 milhões. Para este ano, estão previstos três novos editais para as cadeias produtivas da mandiocultura, oleaginosas e fruticultura, com investimentos da ordem de R$ 39 milhões.

Hartung quer 20 anos de prisão para PMS em greve




O governo de Paulo Hartung (PMDB) decidiu endurecer com os PMs e com as mulheres líderes do motim, um dia depois do fracasso nas negociações com a categoria.

Segundo o secretário de Segurança Pública do estado, André Garcia, ao todo 703 policiais militares já foram indiciados por crime de revolta, que é um motim realizado por PMs armados.

"Está iniciado o processo de responsabilização, tanto no aspecto militar quanto criminal", declarou Garcia. A pena prevista para os policiais envolvidos pode chegar a 20 anos de prisão.

Garcia também afirmou que as mulheres líderes do movimento serão responsabilizadas. "Estamos identificando com imagens, e diversas já foram identificadas. As imagens serão encaminhadas para o Ministério Público Federal, que solicitou a identificação das responsáveis por esse movimento", disse. "Elas serão responsabilizadas pelos custos das Forças federais mobilizadas: as Forças Armadas e a Força Nacional de Segurança."

O secretário falou em reconstruir a PM. "É preciso que a gente reconstrua uma nova Polícia Militar. Vai ser pedra sobre pedra. Vamos reconstruir uma polícia que não volte suas costas para a sociedade", afirmou Garcia. "Torna a sociedade refém da criminalidade, tendo como pano de fundo interesses meramente corporativos."

121 mortos de R$ 300 milhões em prejuízo

Balanço divulgado nesta sexta-feira, 10, pelo Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol) mostra que a onda de violência no estado deixou 121 mortos até o momento. Desde o início da crise, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp-ES) não divulga números de homicídios.

Segundo a Federação do Comércio do estado, até esta sexta-feira, o prejuízo com o comércio, que está fechado desde segunda-feira (6), chega a R$ 300 milhões. Mais de 300 lojas foram saqueadas no estado, sendo 200 só na Grande Vitória. O presidente da Federação, José Lino Sepulcri acredita que 20% das lojas abriram nesta sexta-feira na Grande Vitória.

Desde a saída dos PMs das ruas, a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Vitória contabiliza mais de 170 veículos roubados./brasil247

Avião com Aécio Neves faz pouso de emergência em São Paulo


A imagem pode conter: 1 pessoa, avião

Táxi aéreo alugado pelo partido do PSDB para transportar o senador Aécio Neves, de Brasília para São Paulo, teve de fazer uma aterrissagem de emergência, na noite de ontem (9), depois de apresentar uma pane no trem de pouso. A aeronave, em velocidade reduzida, ultrapassou o limite da pista. Ninguém ficou ferido.

Segundo a empresa que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos, a Gru Airport , o avião chegou no terminal entre as 22h e 22h30 com a solicitação do piloto de prioridade para descer à pista. Além do senador, estavam dois tripulantes e todos desembarcaram sem problemas, e não houve modificação na rotina do terminal.


A empresa de táxi aéreo Líder Aviação, emitiu nota em que afirma que houve indicação de pane, mas sem detalhar o defeito.

Eis a íntegra da nota:

"A empresa informa que, na última quinta-feira, 09, uma aeronave da frota, proveniente de Brasília, com destino a São Paulo, teve uma indicação de pane no trem de pouso. Seguindo todos os protocolos de segurança previstos para esta ocorrência, a tripulação decidiu aterrissar no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Após o pouso, a aeronave, já em velocidade reduzida, ultrapassou o limite da pista. Na aeronave, estavam dois tripulantes e um passageiro. Nenhum deles se feriu. As causas do incidente estão sendo apuradas".

Senador Aécio Neves

Em seu Twinter, o senador Aécio Neves confirmou que ele e os pilotos estavam bem e que sua viagem para São Paulo foi agendada para um encontro com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O tucano revelou que antes da viagem esteve com o ex-ministro Alexandre Moraes, que, na ocasião, informou ter encaminhado pedido de desfiliação do PSDB.



Como determina a Constituição, Moraes tem de formular esta desvinculação parlamentar para assumir o posto de ministro do Supremo Tribunal Federal indicado pelo presidente Michel Temer, para substituir o ministro Teori Zavascki, morto em acidente aéreo em Paraty (RJ) no último dia 19 de janeiro. Essa indicação e também o afastamento dele do cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública, já estão publicados no Diário Oficial da União.

Ele já foi o rei do ecstasy e ganhou até R$500 mil em duas semanas, hoje tenta dar nova vida a ex-detentos

Foto: Gustavo Godoy
Foto: Gustavo Godoy
Gabriel Godoy tinha 18 anos quando, em 2007, saiu de Serra Negra, no interior de São Paulo, para tentar a vida em outro canto. Por um golpe do acaso foi parar em Maresias, badalado bairro de São Sebastião, litoral norte do estado, onde logo arrumou trabalho em restaurantes. Levantava algum dinheiro, mas quando uma oportunidade pintou, percebeu que faria sucesso em outro ramo: vendendo ecstasy e LSD em festas na região. Notou imediatamente que aquele sim seria um bom caminho para encher o bolso e projetar seu nome.
O pequeno traficante se tornou conhecido e respeitado naquela parte do litoral, mas enfadou-se ao detectar que seu negócio ali só era forte durante as temporadas, que o resto do ano seria de um marasmo que estava longe de desejar. Após incursões breves por lugares como Campos de Jordão, decidiu que era hora de apostar numa cidade cujo mercado para suas drogas jamais ficava em baixa: a capital paulista.
Não demorou para que, na metrópole, repetisse o sucesso que havia feito no litoral. Conquistando a confiança de diversos elementos da cadeia do tráfico – fornecedores, clientes, seguranças, donos de festas e baladas… – e contando com apoio de policiais que lhe garantiam proteção e atuavam como sócios, logo estava abastecendo diversos traficantes menores com ecstasy, LSD e lança-perfume, substância que descobrira um pouco depois das outras duas. Começara vendendo algumas escassas unidades de sintéticos, agora já movimentava milhares de unidades de drogas semanalmente.
Quando foi preso, no meio de 2009, ficou detido no presídio de Guarulhos II. Aprendeu como funcionava a realidade da cadeia: subornando carcereiros e contando com parceiros que estavam em liberdade, passou a movimentar parte do tráfico entre os presidiários. Gabriel ficou pouco mais de quatro meses no lugar, o suficiente para entender tão bem a engrenagem daquele sistema paralelo que passou os últimos dias na cela cheia de regalias dos chefões do crime. Foi libertado do cárcere em novembro do mesmo ano.
Foto: Gabriel Quintão
Foto: Gabriel Quintão
O verdadeiro rei do camarote
Na rua novamente, o jovem resolveu que ampliaria ainda mais o seu negócio. A venda para o consumidor final já tinha, definitivamente, deixado de ser seu principal nicho quando arquitetou um esquema para fabricar drogas. Nessa época, já com uma respeitável carteira de clientes e um forte esquema montado para distribuir aproximadamente 100 mil comprimidos por mês, que em duas semanas chegou a embolsar R$500 mil, o seu auge em termos de dinheiro. Passou a ser tratado por muitos como “o rei do ecstasy”.
No entanto, sempre queria mais, muito mais. “Não queria o topo financeiro, não queria patrimônio. Eu queria ser o maior traficante das festas, vendendo o melhor produto e com o preço mais baixo. Depois que fui preso eu vi que era hora de começar a ganhar dinheiro, mas se ganhava R$100 mil, gastava tudo, porque sabia que ganharia isso de novo no mês seguinte”, conta, por telefone, Gabriel.
E com o que gastava? Festas, muitas festas – o rei do ecstasy era também o verdadeiro rei do camarote. Quando chegava nas baladas mais cobiçadas de São Paulo, seguranças o recebiam na porta para levá-lo até o melhor dos espaços privativos. Ali, champanhes que custavam mais de R$1000 a garrafa rolavam à vontade, enquanto mulheres desfilavam ao seu lado e amigos aproveitavam suas drogas. Algum policial costumava ajudar na sua proteção – assim, eventuais problemas se resolviam com uma carteirada – e se por um motivo qualquer quisesse colocar alguém para fora da casa, bastava pedir.
Em luxuosas viagens para destinos como Florianópolis, não passava vontade nem quando desejava alugar um iate para impressionar algumas garotas e foi o responsável pelo sucesso de baladas até mesmo em cruzeiros de milionários. Emendando uma festa seguida da outra, ficava dias sem dormir, embalado principalmente por lança-perfume, ecstasy e LSD: sim, as substâncias eram as responsáveis tanto pela fortuna de Gabriel quanto pela sua energia. As balas e doces que moviam sua vida.
Tudo isso está relatado no livro “Baladas Proibidas”, escrito por Gabriel em parceria com o jornalista Bolívar Torres e recentemente publicado pela Record. Dentre os diversos elementos que impressionam na história do ex-traficante, um deles é a tranquilidade com que exercia o ofício. Diferente do que prega o senso comum, a violência era algo raro naquele nicho de mercado que o jovem atuava.
“O tráfico de drogas sintéticas, no geral, é tranquilo. A maior parte do comércio é movimentada dentro de festas de música eletrônica, de baladas, não em uma favela ou biqueira. Não tem briga entre facções, polícia que chega invadindo os lugares… Eu não vivia o lado sombrio do tráfico. Alguns episódios de violência só começaram a acontecer depois da minha prisão, quando passei a frequentar favelas”, recorda, mostrando que o combate truculento às drogas se dá de maneira bastante distinta de acordo com a classe social dos envolvidos. “Nas festas que atuava, eu via médicos, advogados, empresários, artistas, apresentadores de televisão, gente com peso na sociedade consumindo minhas drogas”, completa.
baladas prbidas
R$300 mil, joias, óculos e um carro pela liberdade
No entanto, aos poucos Gabriel foi vendo a ruína dos seus parceiros. A nova prisão que ele tanto temia veio no segundo semestre de 2012, quando traficantes menores caíram nas mão de policiais e entregaram todo o esquema do qual faziam parte. Dessa vez Gabriel não precisaria passar uma nova temporada atrás das grades, mas a liberdade custou muito: polícias extorquiram tudo o que podiam do rei do ecstasy. De sua casa levaram relógios de R$25 mil, correntes, óculos… Na delegacia, pediram ainda o carro de Gabriel – um Audi blindado -, dois mil comprimidos de drogas e ainda obrigaram o detido a tirar um extrato de sua conta bancária para que pudessem rapelá-la: assim, além de todos os bens que roubaram, os policiais ainda embolsaram R$300 mil em dinheiro.
Depois da detenção seguida de extorsão, outro trecho da história que contradiz o senso comum a respeito do mercado de drogas: após se tornar o rei do ecstasy e ganhar centenas de milhares de reais por mês, Gabriel conseguiu deixar a atividade para trás e iniciar uma nova vida. Começou apostando na produção de festas e, um pouco mais tarde, convidado por um amigo, teve uma experiência catártica acompanhando um culto em uma igreja. “Quem, entre vocês, aceita Jesus como seu Senhor?”, perguntou o pastor. Decidiu ali que colocaria um ponto final naquela sua bem-sucedida, perigosa e ilícita carreira.
gabriell
“Bandido nem sempre será bandido”
Gabriel garante que desde maio de 2014 nunca mais vendeu ou consumiu drogas e sequer entrou em algum dos ambientes que costumava frequentar. Evangélico, atribui sua mudança à igreja, mas acredita que diversos fatores podem contribuir para que bandidos deixem o crime. Essa crença que lhe motiva a realizar trabalhos sociais principalmente com detentos e ex-detentos: sua vontade é ajudar essas pessoas a tentarem uma vida dentro da legalidade, tanto que está abrindo uma clínica em Serra Negra para atuar com gente que busca por um novo futuro.
“O preconceito da sociedade com ex-detentos é muito grande. Quero ajudar a mudar isso. Quero mostrar que bandido nem sempre será bandido, por isso que escrevi o livro”. Gabriel também acredita que o melhor lugar para realizar esse tipo de recuperação é o próprio cárcere, mas desde que os presos sejam tratados com respeito e lhes sejam dadas educação e oportunidades. “De cada 100 bandidos, 99 serão presos e ali no presídio é o único momento que o estado pode mudar essas pessoas. Porém, hoje o preso é mal tratado, não tem dignidade nenhuma, precisa se virar para conquistar algum espaço na cadeia, não recebe estudo, não faz um curso… Aí sai pior do que entrou, ainda mais revoltado com o tratamento do sistema e a falta de perspectivas”.
Gabriel também é a favor da legalização da maconha e acredita que a política de combate às outras drogas deveria mudar. “Guerra às drogas não leva ninguém a lugar algum. O melhor caminho pro Brasil seria legalizar pelo menos a maconha, que comprovadamente é um mal menor do que bebida e cigarro. Para as outras drogas, inclusive as sintéticas, tinham que ter leis mais coerentes, que punam os traficantes que movimentam grandes quantidades dos produtos”.
Resultado de imagem para “o rei do ecstasy
E, nessa nova vida, Gabriel em algum momento de arrepende do seu passado? “Espiritualmente, busquei meu perdão e meu arrependimento, mas não posso ser hipócrita de, no mundo natural, me arrepender do que fiz. Quando estava no camarote estourando champanhe e usando drogas, poderiam me oferecer um milhão que eu não largaria aquilo. Eu achava que nunca conseguiria sair daquele mundo, o prazer é muito grande, mas aprendi que dá sim pra ter uma vida diferente. Me arrependi diante de Deus, mas no mundo real eu não posso me arrepender”.

Itagimirim: Prefeita Devanir nomeia irmã no lugar do marido afastado


Resultado de imagem para prefeita Devanir Brillantino

Após demitir, por recomendação do Ministério Público do estado, o próprio marido de duas secretarias do município de Itagimirim, a prefeita Devanir Brillantino nomeou a irmã, Daniely Costa, para secretária de Governo.

Daniely, que é advogada, estava ocupando o cargo de Procuradora Geral do município. Com a promoção a secretária, a Procuradoria foi passada para o advogado José Alberto dos Santos.

Segundo uma fonte, a exoneração da irmã da prefeita do cargo de Procuradora foi providencial devido a uma denúncia de nepotismo no Ministério Público.

Giovanni Brillantino foi afastado das secretarias de Governo e Educação – a qual ocupava interinamente – porque foi condenado em 2015 por atos de improbidade administrativa quando prefeito da cidade. Com os direitos políticos suspensos até 2018, ele está proibido de exercer cargo público.


A pasta da Educação deverá ser ocupada pelo servidor concursado Rafael Amaral./atlanticanews

Espírito Santo indicia 703 policiais militares por revolta


Resultado de imagem para tudo preto

A Polícia Militar do Espírito Santo indiciou 703 policiais militares (PMs) pelo crime de revolta. Se condenados, a pena é de 8 a 20 anos de detenção em um presídio militar e a expulsão da corporação. Esses policiais tiveram o ponto cortado desde sábado (4) e não vão receber salário. O secretário de Segurança Pública, André Garcia, informou que eles foram indiciados pelo crime militar de revolta por estarem armados e aquartelados nos batalhões.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nylton Rodrigues, disse que o número de indiciamentos “com certeza” irá aumentar muito. Segundo ele, o Comando da Polícia Militar identificou que os homens que estão participando do movimento grevista são os que têm menos tempo de serviço na corporação.

“Esse movimento é realizado pelos praças [soldado, cabo, sargento e subtenente]. Não é um movimento dos oficiais”, afirmou o comandante-geral, em entrevista à imprensa na sede da Secretaria de Segurança Pública. “Nossa tropa escolheu a forma errada [de negociação]. Não se negocia com a arma na cabeça.”

O secretário de Segurança também afirmou que o governo está identificando por meio de imagens as mulheres e os parentes que estão participando das manifestações e bloqueiam a entrada dos quartéis para evitar a saída das viaturas. O objetivo é resposabilizar civilmente essas pessoas. A relação dos parentes que estão à frente do movimento será encaminhada para o Ministério Público Federal.

“Essas pessoas vão pagar os custos da mobilização das tropas federais do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. O recado está dado para os familiares. Não vão sair isentos desse processo”, disse Garcia.

O secretário de Segurança Pública disse que as tropas das Forças Armadas e da Força Nacional não serão mobilizadas em um primeiro momento para retirar as mulheres que bloqueiam a entrada dos batalhões, mas não descartou essa possibilidade.

A cúpula da segurança pública anunciou as ações que serão tomadas após reunião de negociação com o movimento grevista da Polícia Militar. O encontro entre os secretários do governo do Espírito Santo e representantes das mulheres e das associações de classe dos policiais militares terminou sem acordo no início da madrugada desta quarta-feira após dez horas de reunião.


Desde segunda-feira (6), o patrulhamento no estado tem sido feito pelas Forças Armadas e pela Força Nacional. O Ministério da Defesa anunciou ontem (9) o reforço na segurança em todo o estado. O comandante da força-tarefa da Operação Capixaba, general Adilson Katibe, disse que, até o fim de semana, o número total de militares deve chegar a 3 mil homens. A força-tarefa conta atualmente com 1.783 homens, sendo 1 mil do Exército, 373 da Marinha, 110 da Força Aérea e 300 da Força Nacional.

Carro é furtado no BNH em Itamaraju


Resultado de imagem para veículo Volkswagen Saveiro de cor prata
Imagem ilustrativa 


Dois homens furtam um veículo durante a madrugada de terça-feira (07/02), na Rua Campo Alegre, no Bairro BNH em Itamaraju.

De acordo com informações, o veículo Volkswagen Saveiro de cor prata com placa policial MRI-2306 licenciado em Pinheiros/ES estava estacionado em frente à residência e quando o proprietário se dirigiu até o veículo pela manhã não encontrou mais o carro no local deixado.

Nas imagens é possível ver dois homens empurrando o veículo e em seguida o carro é ligado e levado sem deixar pista.

Após perceber que havia sido vítima de furto o proprietário comparece na Delegacia da Polícia Civil do município e registrou um boletim de ocorrência, informações em relação ao carro furtado informar a Polícia Militar (190) ou Polícia Civil (197), proprietário oferece recompensa de Mil Reais./Cocobongo

Criança é picada por escorpião em Lajedão: Garota está em estado grave no HMTF


Resultado de imagem para escorpião

Lajedão: A equipe do Jornal das 6, da Rádio Lajedão FM, conversou com Dona Maria, avó da menina Larissa Bernarda Santos, 11 anos de idade, que na última terça-feira (07), por volta das 21h00, foi picada por um escorpião. A menina estava próxima ao vaso sanitário, escovando os dentes, quando tudo aconteceu.

A garota informou ao seu pai que havia sido picada por algum bicho, e quando ele foi verificar, era um escorpião. Segundo a avó, ela não sabe dizer ao certo se o pai da menina conseguiu matar o escorpião. A garota foi levada para o Hospital de Lajedão, e depois foi encaminhada para o Hospital Municipal de Medeiros Neto.



Como o quadro de saúde piorou, a garota foi transferida para o HMTF e encontra-se na UTI. Segundo a avó, ela acredita que a alergia que a criança tem pode ter provocado a piora do seu quadro de saúde. Ainda segundo a avó, ontem os batimentos cardíacos da menina passaram de 200, mas, foi controlado, e baixou para 130. A criança segue internada em estado grave./Liberdadenews

Menina de 13 anos morre após ser baleada pelo namorado na Bahia



Uma menina de 13 anos morreu na tarde desta quinta-feira (9), após ser baleada na cabeça, dentro da casa onde morava, no bairro Campinhos, na cidade de Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Militar, o namorado da jovem teria sido o autor do crime. Ainda conforme a PM, vizinhos da vítima relataram que ela estava grávida.

Testemunhas contaram que a vítima discutia com o suspeito, quando o rapaz atirou nela e depois fugiu do imóvel. Ainda não há informações sobre a identidade do suspeito. A PM informou que agentes da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizam buscas na região, à procura do namorado da adolescente.

Até o fechamento desta reportagem, o suspeito ainda não havia sido encontrado. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região, onde será periciado. O caso será investigado pela Polícia Civil./G1

Rui Costa anuncia reajuste de diárias de policiais no Carnaval



O governador Rui Costa usou sua página pessoal no Facebook, nesta quinta-feira, dia 9, para informar que as diárias dos plantões de Carnaval deste ano que serão pagas aos policiais militares e civis, bombeiros e técnicos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) até o próximo dia 24 serão reajustadas em 6,29% com base na variação do Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA) de 2016.

Na ocasião o chefe do executivo estadual aproveitou para informar que nos próximos dias encaminhará à Assembléia Legislativa da Bahia projeto de lei que estabelece novos critérios para a concessão do Prêmio por Desempenho Policial (PDP).


A nova lei do PDP estabelece novas faixas de premiação aos policiais que atingem a meta de redução dos índices de violência, amplia os critérios de premiação e busca valorizar os policiais que trabalham no combate à violência no estado baiano.

 “As duas medidas têm como objetivo estimular o desempenho dos policiais, melhorando os índices de segurança pública na capital e no interior”, afirmou o governador Rui Costa, em sua rede social.

Claudia Leitte pode receber condenação


claudia leitte

No TCU por uso indevido de R$ 1,2 milhão arrecadados através da Lei Rouanet. A verba foi liberada para uma turnê em 2013. Segundo comunicado oficial do Ministério da Cultura, a cantora não distribuiu 8,75% dos ingressos gratuitamente, como exigiu a lei na aprovação do projeto.

A cantora também vendeu o resto dos ingressos por preços acima do aprovado pelo MinC para a liberação da verba nos shows de Picos (PI) e Ponta-Porã (MS). Além disso, ela não prestou conta da venda de ingressos do show de Cuiabá (MT).

Por não enviar explicações dentro do prazo informado, o processo contra Cláudia Leitte vai sofrer uma Tomada de Contas Especial (TCE). Depois, o relatório será enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU), que pode condenar a cantora.

Em dezembro do ano passado, a Advocacia-Geral da União (AGU) recomendou ao Ministério da Cultura manter a reprovação das contas e rejeitou os argumentos usados pelos advogados da cantora, que queriam transformar a reprovação em aprovação com ressalvas.

A defesa de Claudia Leitte diz que a turnê “acarretou na democratização do acesso à cultura”. Ela também alega que proibir a cantora de captar por três anos é injusto porque “não houve dano ao erário”. Os advogados se enganam. A verba é de impostos que deixam de ser recolhidos.

Escândalos

A Lei Rouanet foi criada pelo Secretário de Cultura do governo Collor, Sérgio Paulo Rouanet, para fomentar a cultura ajudando empresas e pessoas a investir no setor. O objetivo era financiar ações culturais que tenham dificuldade em captar recursos.

A lei permite que empresas e pessoas usem uma parte do imposto de renda para financiar ações de cultura. Ao invés de ser recolhido para o governo, este dinheiro é usado nos projetos. É preciso haver contrapartidas, como ingressos gratuitos e limite de preço.

Ela funcionou bem durante muitos anos, porém passou a ser desvirtuada nos governos do PT (Lula e Dilma), quando as liberações passaram a ir para artistas famosos que defendem o partido. Foi assim que liberaram R$ 5,8 milhões para a turnê de Cláudia Leitte.

Outros escândalos foram R$ 1,3 milhão para um blog de Maria Bethânia, R$ 1,5 milhão para um filme sobre a vida de José Dirceu, R$ 1,2 milhão para a torcida Manche Verde (Palmeiras) gastar no carnaval, R$ 4,1 milhão para a turnê de Luan Santana, R$ 1 milhão para o Detonautas.

Após 10 horas, reunião entre mulheres de PMs e governo termina sem acordo



Após 10 horas, terminou sem acordo mais uma rodada de negociação entre membros do Governo e representantes das esposas dos policiais militares para que a saída dos militares dos batalhões sejam desbloqueadas. A reunião aconteceu no Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória.

Por volta de meia-noite, duas mulheres que participavam da reunião saíram do prédio, informando à imprensa que a reunião havia se encerrado sem acordo. No entanto, outras cinco mulheres e secretários continuaram dentro do Palácio. O encontro terminou por volta de 0h30. Cerca de uma hora depois, uma terceira representante das mulheres saiu do prédio e confirmou que não houve acordo porque em momento algum o governo teria garantido sobre reajuste salarial. (veja ata da reunião abaixo)

"Em nenhum momento dão garantia de que o reajuste sairia. Nós já perdemos muitos nas ruas, já são 115 mortes, mas o governo não está vendo o tamanho da emergência que a gente de resolver isso", disse.

ATA DA REUNIÃO COM PROPOSTAS

Se as mulheres aceitassem as propostas desta rodada de negociação, os portões dos batalhões deveriam ser abertos para saída dos PMs às 6h da manhã desta sexta-feira (10). Outro ponto do acordo é de que a Procuradoria Geral do Estado desistiria das ações para aplicação de multas às associações e aos PMs.

O Governo do Estado se comprometeria a apresentar um cronograma para promoções previstas em lei que não tenham sido efetivadas, de forma que todos os policiais que tenham direito legal à promoção sejam de fato promovidos até o fim deste ano.

Ainda seria definida a formação de uma comissão para avaliar a carga horária de trabalho do PM, e que essa comissão teria 60 dias para apresentar um estudo para regulamentação da carga. Outro ponto indica que o Governo deveria enviar em até 90 dias uma proposta à Assembleia Legislativa do Espírito Santo que exija o bacharelado em Direito para ingresso no CFO.

Nenhum dos itens fala sobre reajuste salarial, que é uma das principais reivindicações das manifestantes. Não houve acordo.

Segundo o Secretário de Direitos Humanos, Júlio Pompeu, o Estado está muito perto do limite de responsabilidade fiscal, o que impossibilita o reajuste.  "A lei de responsabilidade fiscal nos impede legalmente de dar aumento a qualquer categoria do Estado. Portanto, não podemos conceder nenhum tipo de aumento a nenhuma categoria", disse.

Quanto à anistia, o secretário informou que apenas o Governo Federal pode conceder. "Não é possível anistia. Nos comprometemos a apurar responsabilidades com justiça, sem perseguição, mas responsabilizando as atitudes dentro da lei".

Ainda segundo Pompeu, a proposta apresentada pelo Governo é válida até as 6 horas desta sexta-feira (10). Após esse prazo ela não vai mais valer. "A partir das 6 horas, nós seguiremos o curso natural que vem sendo traçado a partir desse movimento e de suas consequências", afirmou. 


A imprensa não teve acesso à sala de reunião, mas aguardou em frente ao Palácio o fim do encontro que durou mais de 10 horas e que poderia resultar na volta dos PMs às ruas, caso houvesse um acordo.

TENTATIVAS DE NEGOCIAÇÃO

Na noite desta quarta-feira (8), em uma outra reunião que durou cerca de três horas, as manifestantes entregaram uma proposta pedindo 43% de aumento. Elas pediram também que nenhum policial militar seja punido pelos dias de paralisação. Na reunião desta quinta-feira, o governo apresenta uma contraproposta às manifestantes.

A comissão de negociação criada pelo estado é formada pelos secretários Júlio Pompeu, de Direitos Humanos, José Carlos da Fonseca, da Casa Civil, Eugênio Ricas, de Controle e Transparência, Paulo Roberto Ferreira, da Fazenda.


As associações que representam os militares também participaram da reunião./gazetaonline

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.