Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 20 de fevereiro de 2021

Prefeito Arivaldo de Almeida Costa (Lili) se reúne com secretário de educação Roberto Lopes e demais diretores e coordenadores de Jucuruçu

 

 O prefeito Arivaldo de Almeida Costa (Lili), participou na última sexta-feira (19), de uma reunião com o secretário de educação Roberto Lopes, técnicos da educação e com a nova gestão educacional composta por diretores e coordenadores do município. 

O encontro teve como objetivo a discussão para definir um caminho que possibilite o retorno do ano letivo, com responsabilidade e segurança para os nossos alunos e profissionais, pois entendemos que a educação é sim, um serviço essencial para o desenvolvimento humano, social e tecnológico. 

O Prefeito mostrou-se animado prometendo sim, uma nova história para que a educação de Jucuruçu atinja os níveis exigidos pelo IDEB, resultando em indivíduos com pensamento emancipatório em busca de novas oportunidades. 

O secretário de educação ressaltou que precisamos de humildade e união para assim reconhecer, melhorar e seguir na busca incansável pelo melhor atendimento aos nossos clientes, nesse caso, os alunos. 

A nova equipe tem se empenhado em fazer uma nova história na educação de Jucuruçu, mesmo em tempos difíceis, pois o processo educativo é a principal chave para o desenvolvimento humano, que requer muita energia, tempo, participação de vários agentes, entre eles o mais importante, os pais.  

Por fim, o secretário afirmou que a secretaria de educação, assim como toda a sua equipe, está de portas abertas e na busca incansável pelo melhor andamento da educação de Jucuruçu. 

“Temos um olhar ambicioso e metas também para esse novo tempo.” Concluiu Roberto Lopes, secretário de educação.

Polícia Militar jogando duro no toque de recolher em Jucuruçu

 

Na última sexta-feira, a prefeitura de Jucuruçu, através da Vigilância Sanitária e a Polícia Militar fizeram uma ação conjunta na cidade, com objetivo de cumprir as determinações do Decreto Estadual 20.333/2021. 

De acordo com o decreto, a medida, com objetivo de frear o aumento de casos e mortes no estado, vale até a próxima quinta-feira (25), das 22h às 5h. Segundo consta no decreto, os estabelecimentos comerciais e de serviços devem encerrar as atividades até às 21h30. 

Vários locais foram visitados, entre eles bares, lanchonetes e alguns comércios. Todos eles foram orientados acerca do Decreto em vigor e o que devem ou não fazer, uma vez que, o descumprimento de tais medidas, podem ocasionar em crime, estabelecido pelo Código Penal, sem contar na possível chance de não se combater a proliferação do vírus. 

Denúncias sobre estabelecimentos comerciais devem ser feitas na Policia Militar, pelo telefone 190.

Itamaraju, Teixeira e Prado recebem tratores do Governo do Estado

 

 Na tarde desta quinta-feira 18 de fevereiro o Governo do Estado através dos secretários de Relações Institucionais (Serin), Jonival Lucas, e da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Lucas Teixeira deram início às entregas de 80 tratores e 162 implementos. 

Durante a tarde de hoje foram entregues 35 tratores e 78 implementos para prefeituras e associações agrícolas. Os equipamentos possuem potência de 75CV, são da marca Solis, e o investimento total é de cerca de R$160 milhões. 

em Itamaraju a Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Pedra Bonita foram beneficiados, também teve entrega para Prado onde a Escola Popular de Agroecologia e Agroflorestal Egídio Brunetto foi beneficiada. 

Teixeira de Freitas onde a Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Bela Manhã também recebeu o equipamento. 

O objetivo do Governo do Estado é fortalecer o trabalhador do campo, conforme informou o governador Rui Costa, “Com isso nós fortalecemos a agricultura familiar e fortalecemos o programa Bahia Produtiva com absoluta convicção, nós vamos conseguir produzir mais, o agricultor vai ganhar mais e fortalecer a economia de cada cidade. 

Vamos melhorar também a renda e o emprego, é a Bahia trabalhando firme em parceria com os nossos deputados, prefeitos e com as associações!” afirmou o governador. 

As entregas também foram agendadas por horário, para esta sexta-feira (19) respeitando as orientações das autoridades de saúde, evitando a disseminação do Coronavírus./Radar101

Uldurico Júnior votou contra a prisão de Daniel Silveira

 

 Enquanto os deputados Ronaldo Carletto (PP-Ba) e Valmir Assunção fizeram coro junto a outros 37 deputados federais baianos que votaram pela prisão do parlamentar Daniel Silveira (PSL-RJ), o deputado Uldurico Júnior (PROS-Ba) votou contra junto com outros três parlamentares. 

O motivo da prisão de Silveira foi a publicação de um vídeo com ataques a seis ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Uldurico Júnior declarou que votou contra por acreditar que o rito legal não foi seguido pelo STF. 

“Sou contrário a todas às ideias e às opiniões que foram manifestadas pelo parlamentar, mas acredito que todos os ritos legais devem ser observados e que o caso do deputado Daniel deve ser analisado pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados”. 

Silveira foi detido pela Polícia Federal na noite de terça-feira 16, por ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes. Além disso, o parlamentar é investigado no inquérito que apura atos antidemocráticos com ataques contra o Legislativo e o Judiciário, e também no inquérito das fake news./bahianoticias

luto: Luto: morre em Teixeira o sargento da Polícia Militar Manoel Messias

 

O sargento Manoel Messias de Sousa, lotado na 44ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Medeiros Neto, morreu na manhã desta sexta-feira, 19 de fevereiro, em Teixeira de Freitas. 

O oficial sofria de complicações após um acidente automobilístico ocorrido na BA-290, proximidades do Duque de Caxias, em 19 de dezembro de 2014.

O militar era um servidor exemplar, bastante querido em Medeiros Neto com relevantes serviços prestados ao município. 

Em nota, a 44ª CIPM lamentou a morte do oficial, “durante o seu período de serviço na 44° CIPM exerceu com dedicação e afinco várias funções administrativas e operacionais, tendo marcado de maneira indelével a vida profissional dos policiais militares formados nos nossos núcleos de formação”, finaliza a nota de pesar./Sulbahianews

Morre indonésio Homem mais velho do mundo que dizia ter 146 anos

 

O indonésio que dizia ter 146 anos - o que faria dele o homem mais longevo do mundo - morreu em seu vilarejo em Java Central. De acordo com seus documentos, Sodimedjo, também conhecido como Mbah Ghoto (avô Ghoto), nascera em 1870. 

A Indonésia, no entanto, só começou a registrar oficialmente os nascimentos em 1900 - e vários erros foram cometidos antes disso. 

Ainda assim, autoridades que entrevistaram o idoso e analisaram seus documentos informaram à BBC que seu registro é válido. 

Mbah Ghoto havia sido hospitalizado em 12 de abril, com a saúde debilitada. Seis dias depois, ele insistiu em ir para casa. 

"Desde a volta do hospital, ele se alimentava apenas de mingau e bebia muito pouco", contou à BBC seu neto Suyanto. 

"Isso durou apenas dois dias. Daquele momento até sua morte, ele se recusou a comer e beber". 

Paciência e amor

Quando questionado sobre o segredo de sua longevidade, Mbah Ghoto respondeu à BBC, no ano passado, que paciência era essencial e que ele tinha vivido uma longa jornada "porque era cuidado por pessoas que o amavam". 

Fumante compulsivo até o fim, ele viveu mais que suas quatro esposas, seus dez irmãos e todos os seus filhos - cujo número não é conhecido. 

Em seu vilarejo, ele se tornou um herói local por contar ótimas histórias sobre as guerras contra o Japão e os colonizadores holandeses. 

Segundo o neto Suryanto, o avô foi enterrado nesta segunda-feira num túmulo comprado vários anos antes. 

"Ele não pediu muito. Antes de morrer, ele queria apenas que nós, sua família, o deixássemos ir", contou o neto. 

Se confirmada sua idade oficialmente, o Mbah Ghoto terá vivido mais do que a centenária francesa Jeanne Calment, que tinha 122 anos quando morreu, em 1997, e é considerada até hoje o ser humano mais longevo da história./G1

Tenente-coronel Anacleto França é cotado para assumir a 87ª CIPM de Teixeira de Freitas

 

Teixeira de Freitas: Recentemente o Governo do Estado da Bahia mudou a estrutura da Segurança Pública ao exonerar o Secretário de Segurança Maurício Barbosa, que comandou a pasta por quase 10 ano. Com a nomeação do novo Secretário, houve mudança também no comando da Polícia Civil e da Polícia Militar. Naturalmente alguns ocupantes de cargos que fazem parte do primeiro escalão da Segurança Pública sofreram mudanças com exonerações e novas nomeações, ou até mesmo mudança de cargos. 

Como é de praxe, outras alterações virão. E no meio policial, tais mudanças são chamadas de “Dança das Cadeiras”. Segundo uma fonte política do Liberdade News, uma das prováveis alterações na Polícia Militar, será a troca de comando na 87ª CIPM de Teixeira de Freitas, que atualmente é comanda pelo Major Silvio Nunes. Pelo que nossa equipe levantou, o próximo comandante da 87ª CIPM será o Tenente-Coronel Anacleto França, que atualmente comanda o 8º BPM (Batalhão de Polícia Militar) de Porto Seguro. 

Anacleto França é um dos oficiais mais preparados do Quadro de Oficiais da Polícia Militar da Bahia, e considerado também entre os mais operacionais. Há 25 anos, o Coronel França integra o Quadro de Oficiais da Polícia Militar da Bahia, e tem experiência de sobra em comandos de batalhões e companhias. Coronel França é morador de Teixeira de Freitas, onde já ocupou o cargo de subcomandante e de chefe do Núcleo de Inteligência do 13º BPM e de comandante da Companhia de Emprego Tático Operacional (antiga CETO). 

Tenente-Coronel França também já comandou a CIPE Mata Atlântica (CAEMA), e antes de comandar esta Companhia, ele foi coordenador de Planejamento Operacional e chefe do Núcleo de Inteligência. Coronel França também assumiu o comando da 7ª CIPM de Eunápolis, e há 05 anos está à frente do 8° BPM de Porto Seguro, onde vem combatendo a mão de ferro a criminalidade naquele município, considerado um dos batalhões mais difíceis de comandar, devido a área de abrangência e ser um município dos mais visitados no país, com histórico de tráfico internacional de drogas. 

Essa mudança de comando ainda é uma especulação. O atual comandante da 87ª CIPM de Teixeira de Freitas, Major Silvio Nunes, vem executando um excelente papel à frente da Polícia Militar. Continuando o atual comando, ou com o retorno do coronel França à região, Teixeira de Freitas só tem a ganhar. Boa sorte antecipada aos dois comandantes, para onde quer que eles sejam enviados./Liberdadenews

Após testar positivo para Covid-19, secretário de saúde da Bahia é internado

 

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, foi internado na noite desta sexta-feira (19), em um leito clínico do Hospital Aliança, unidade privada na capital baiana. Ele testou positivo para Covid-19 no dia 16 de fevereiro. 

De acordo com a Sesab, pasta administrada por Vilas-Boas, o quadro de saúde do gestor é estável, porém e apresenta dessaturação de oxigênio. Nesta sexta feira, nas redes sociais, o secretário informou que estava com febre, dor de cabeça e sem olfato. Disse ainda que estava tomando medicamento para dor e febre, além de beber bastante água de coco. 

Ao anunciar que testou positivo para a doença, na terça-feira, Vilas-Boas publicou nas redes sociais que passou 11 meses tentando escapar do vírus, mas que com a confirmação da doença, permaneceria em isolamento, em casa, cumprindo agenda virtual de trabalho. Na ocasião, ele tinha sintomas leves. 

Na quinta-feira (18), o secretário informou que fez uma tomografia de tórax e também escreveu nas redes sociais: "Múltiplas áreas de pneumonia viral acometendo 25% dos pulmões. Por definição, doença 'leve'". 

Fábio Vilas-Boas, secretário de saúde da Bahia, relatou detalhes do seu estado de saúde nas redes sociais./bahiaextremosul

Vídeo - Motoboy morre em acidente no Centro de Teixeira de Freitas

Vandeilson de Oliveira Botelho, de 27 anos, que seguia sentido ao Centro da cidade pela Avenida Getúlio Vargas para concluir uma entrega, acabou batendo na lateral de uma SW4, de placas NYN 9210, licenciada em Teixeira de Freitas. 

 

De acordo com testemunhas, o motorista da SW4 teria tentado uma conversão em local proibido, em frente ao Casa Grande, provocando a batida. O carro seguia sentido ao trevo, quando o condutor fez o retorno, sendo atingido quando estava atravessado na avenida.

 

Após a colisão, o condutor fugiu. O SAMU foi acionado, mas quando os socorristas chegaram ao local, o entregador já estava sem vida. Uma mulher que o acompanhava no trabalho e estava na garupa da moto, com placa, PLJ 3684, foi socorrida e levada para o Hospital Municipal. 

A Polícia Militar foi acionada e controlou o trânsito até a chegada do Departamento de Polícia Técnica.


O corpo de Vandeilson foi removido para exame de necropsia no Instituto Médico Legal, e um inquérito vai investigar as responsabilidades do acidente./bahiaextremosul

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Jucuruçu: Secretaria Municipal de Saúde - Nota de Esclarecimentos

 Em atenção à sociedade e a imprensa, em virtude de notícias veiculadas nos últimos dias, a Prefeitura de Jucuruçu, vem por meio desta nota, esclarecer que as informações solicitadas pelos excelentíssimos vereadores foram respondidas por meio do oficio 007/2021 do dia 17 de Fevereiro de 2021, contendo as seguintes informações.

Na posse da nova gestão ocorrida em 1º de Janeiro, todos os PSF’S do município estavam fechados deixando a população sem atendimento deste novembro de 2020. 

A equipe de profissionais encontrou diversas dificuldades para retomar as atividades nos PSF’S, devido à retenção indevida das senhas dos sistemas, falta de documentos, acumulo de lixo, formatação de computadores com arquivos importantes, pela gestão anterior. 

Devido ao fechado das unidades em Novembro de 2020 e a retenção indevida das senhas dos sistemas, o município por pouco não foi penalizado e impedido de receber recursos federais e estaduais na saúde. 

Recebemos também, uma frota de veículos e equipamentos sucateados e sem quaisquer condições de usos. 

Informamos também que: 

Já providenciamos a reabertura da Unidade Básica de Saúde situada na sede do município, bem como o centro do Covid- 

Estamos trabalhando para promover a reabertura das demais UBS's fechadas pela gestão anterior. 

Até o momento o município recebeu o total de 180 doses de vacina  e todo processo foi amplamente divulgado nas mídias da prefeitura. 

De acordo com a regulamentação expedida pela diretoria regional de saúde, a vacinação em Jucuruçu vem ocorrendo regularmente nos grupos prioritários. 

Já adotamos o protocolo proveniente do guia da vigilância sanitária, com a constituição do comitê municipal de prevenção e enfrentamento do Covid. 

O nosso foco principal é trabalhar para que Jucuruçu continue trilhando o caminho do avanço, com responsabilidade e respeito ao nosso povo. 

Estaremos sempre à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas. 

Jucuruçu-BA, 19 de Fevereiro de 2021. 

 JucuruNET / Bahiaextremosul / itanhemfest

Nova variante da Covid-19 é detectada em Barreiras e Santa Rita de Cássia, no oeste da BA

 

Uma nova variante do coronavírus conhecida como P2 foi identificada em pacientes de Barreiras e Santa Rita de Cássia, cidades do oeste da Bahia. O anúncio foi feito na quinta-feira (18). 

A identificação da cepa foi feita pelo Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), por meio de um teste de sequenciamento de genoma completo. 

De acordo com a Ufob, a primeira detecção aconteceu em 17 de dezembro de 2020, em amostra de paciente da cidade de Santa Rita de Cássia. A segunda foi detectada na quinta, em amostra de paciente de Barreiras. O dois pacientes apresentavam sintomas. 

Os pesquisadores do laboratório investigam, em parceria com autoridades de saúde locais, se a transmissão já ocorre de forma comunitária. 

Apesar da descoberta, as duas cidades não fazem parte do toque de recolher estabelecido pelo Governo do Estado, que começa nesta sexta-feira (19). 

Em Barreiras, cidade-polo da região e que recebe a maioria dos casos de Covid-19, dos 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 16 estão com pacientes internados, com taxa de ocupação de 40%./G1 Bahia

Jovem que teria sido retirada à força de bar segue desaparecida

 

Milena Oliveira, 21 anos, segue desaparecida na cidade de Porto Seguro desde a tarde da última segunda-feira (15/02). 

Segundo informação obtida pela família, a jovem comprava cerveja em um bar no bairro Vila Vitória, quando foi abordada por homens armados. 

Ainda de acordo com os familiares, testemunhas relatam que o grupo a levou em um carro modelo Palio. 

“Algumas pessoas dizem que os homens queriam pegar o namorado dela, mas como não o encontraram, optaram por levá-la. Também há gente que fala que ela já foi morta. São muitas versões”, declarou um membro da família. 

Milena tem um filho de quatro anos e mora com o pai, a madrasta e um irmão no mesmo bairro onde foi vista pela última vez. 

A polícia está investigando o caso. Qualquer denúncia deve ser repassada para o Cicom, o Centro Integrado de Comunicações da Secretaria Estadual da Segurança Pública, pelo telefone 190./radar64

Itamaraju - Secretarias de Saúde e Finanças e 43ª CIPM definem plano para cumprimento ao toque de recolher do Governo do Estado

 

Na manhã desta sexta-feira (19), aconteceu na sede da 43ª CIPM uma reunião com o objetivo de discutir as medidas que serão adotadas para garantir o fiel cumprimento por parte da população itamarajuense dos Decretos Estaduais nº 20.233 de 16 de fevereiro de 2021 e nº 20.234 de 17 de fevereiro de 202, que impôs restrições à circulação de pessoas  e ao funcionamento de estabelecimentos comerciais, das 22h às 05h, no período de 19 a 25 de fevereiro. 

Na reunião, definiu-se que os órgãos atuarão de forma conjunta, com equipes diligenciando pelos bairros de Itamaraju, fiscalizando estabelecimentos, averiguando denúncias e  adotando as medidas legais cabíveis contra aqueles que desobedecerem o decreto, que objetiva colocar freio na proliferação do coronavírus e evitar que o sistema de saúde do Estado entre em colapso, diante do aumento da taxa de ocupação dos leitos hospitalares em decorrência da Covid 19. 

As pessoas que forem flagradas circulando nas ruas, salvo por motivo de comprovada urgência, ou com estabelecimentos comerciais abertos, expressamente bares, restaurantes, lojas de conveniência e demais similares que comercializem  bebidas alcoólicas, incorrerão nos crimes de infração de determinação destinada a impedir a propagação de doenças, práticas previstas e desobediência, respectivamente, nos artigos  268 e 330 do Código Penal, serão detidas e conduzidas para a Delegacia  de Polícia. " A Polícia Militar estará dando total apoio aos órgãos municipais nessa fiscalização. Esperamos que a população colabore, pois não hesitaremos em tomar as medidas legais contra aquele que decididamente descumprir o que foi decretado pelo Estado",  alertou a Major Kelly Ravani, comandante./bahiaextremosul

Vídeo: Veja tudo que aconteceu na 1ª reunião ordinária da câmara de Jucuruçu

 

Vereador: conheça o papel e as funções desse representante político. 

Originário do grego antigo, o vocábulo vereador vem da palavra “verea”, que significa vereda, caminho. O vereador, portanto, seria o que vereia, trilha, ou orienta os caminhos. Existe no idioma brasileiro o verbo verear, que é o ato de exercer o cargo e as funções de vereador. Resumindo, o vereador é a ligação entre o governo e o povo. Ele tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na câmara municipal e fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática. Por isso, é importante que o eleitor acompanhe a atuação do vereador para verificar se o trabalho está sendo bem desenvolvido. 

Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Entre essas leis, está a Lei Orçamentária Anual, que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais. 

A Constituição Federal e as leis orgânicas municipais estabelecem tudo o que o vereador pode e não pode fazer durante o mandato. Para acompanhar se os vereadores estão cumprindo bem seus deveres perante a população, os eleitores podem ir às sessões legislativas ou mesmo conversar com os vereadores em seus gabinetes. Caso o eleitor descubra alguma irregularidade, é possível fazer uma denúncia ao Ministério Público. 

Legislativo 

Os vereadores fazem parte do Poder Legislativo, e discutem e votam matérias que envolvem impostos municipais, educação municipal, linhas de ônibus e saneamento, entre outros temas da cidade. Cada vereador é eleito de forma direta, pelo voto, tornando-se um representante da população. Por isso, deve propor projetos que estejam de acordo com os interesses e o bem-estar do povo. 

Na câmara municipal (também chamada de câmara de vereadores), os projetos, emendas e resoluções têm de passar por comissões, para serem votados no plenário. Mesmo depois de aprovados, projetos e emendas precisam ser submetidos à apreciação do prefeito, que pode vetá-los total ou parcialmente ou aprová-los. Quando há aprovação, o projeto é publicado no diário oficial da cidade e vira lei. 

Fiscalização 

Além das votações, os vereadores também têm o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidando da aplicação dos recursos e observando o orçamento. É dever deles acompanhar o Poder Executivo, principalmente em relação ao cumprimento das leis e da boa aplicação e gestão do dinheiro público. 

Também são os vereadores que julgam as contas públicas da cidade, o que acontece todo ano, com a ajuda do tribunal de contas municipal ou do tribunal de contas dos municípios (no caso dos estados da Bahia, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo), que são órgãos que assessoram na fiscalização do próprio Poder Legislativo. 

Requisitos 

Para se candidatar a vereador, o cidadão precisa ter o domicílio eleitoral na cidade em que pretende concorrer até um ano antes da eleição, além de estar filiado a um partido político. Além disso, precisa ter nacionalidade brasileira, ser alfabetizado, estar em dia com a Justiça Eleitoral, ser maior de 18 anos e, caso seja homem, ter certificado de reservista.


Cada câmara pode ter no mínimo nove e no máximo 55 vereadores. O total de vagas depende do tamanho da população de cada cidade. O salário dos vereadores segue a mesma lógica, ou seja, em cidades pequenas, de até 10 mil pessoas, os salários devem ser no máximo 20% do salário de um deputado estadual daquele estado. O percentual aumenta de acordo com o número de habitantes, até chegar a 75%, no caso das cidades com mais de 500 mil habitantes.

O que pode e o que não pode: Tudo sobre o toque de recolher válido a partir desta sexta-feira

(Bem que dindinha me dizia: meu fi - meu fi tu vai ver coisa - quem diria que um dia a pacata cidade de Jucuruçu,  tivesse o toque de recolher).

Decretado pelo governador Rui Costa (PT) para conter o avanço da pandemia no estado, o toque de recolher começa a vigorar a partir desta sexta-feira (19) em 343 cidades da Bahia. A medida vai restringir, por sete dias, a partir de sexta-feira (19), a circulação de pessoas nas ruas e o funcionamento de serviços não essenciais após as 22h. (confira lista das cidades que terão toque de recolher ao final da matéria) 

De acordo com o decreto, os estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as suas atividades até às 21h30, para garantir o deslocamento dos seus funcionários e colaboradores às suas residências. 

As restrições não ocorrerão apenas nas regiões oeste, de Irecê e de Jacobina, pois segundo o governo, apresentam os três menores índices de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 do estado. 

Confira abaixo os detalhes da medida: 

Medida começa a valer a partir de sexta-feira (19), das 22h às 5h, e segue até 25 de fevereiro; 

A partir das 22h, serviços de delivery proibidos para bares, restaurantes e semelhantes, sendo permitidos apenas para farmácias; 

Estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as suas atividades até às 21h30; 

Estão proibidas atividades comerciais não essenciais; 

As polícias Civil, Militar e Guarda Municipal rão fiscalizar o cumprimento do toque de recolher; 

Quem descumprir as regras pode ser preso e irá responder por crime contra a saúde pública; 

Meios de transporte metropolitanos ficam autorizados até 22h30, horário em que devem ser encerrados; 

Postos de gasolinas poderão ficar abertos, mas as lojas de conveniência deverão ser fechadas; 

Quem trabalha de madrugada deverá portar documento que comprove para poder circular na rua; 

Estão fora do toque de recolher 

Funcionamento dos terminais rodoviários, metroviários e aeroviários, bem como o deslocamento de funcionários e colaboradores que atuem na operacionalização destas atividades fins; 

Serviços de limpeza pública e manutenção urbana; 

Serviços delivery de farmácia e medicamentos; 

Atividades profissionais de transporte privado de passageiros; 

Confira abaixo lista dos municípios que terão toque de recolher: 

1.Abaíra

2.Abaré

3.Acajutiba                

4.Adustina              

5.Água Fria               

6.Aiquara                

7.Alagoinhas                

8.Alcobaça                

9.Almadina               

10.Amargosa            

11.Amélia Rodrigues            

12.Anagé            

13.Andaraí            

14.Andorinha           

15.Anguera            

16.Antas            

17.Antônio Cardoso            

18.Antônio Gonçalves             

19.Aporá            

20.Apuarema

21.Araçás            

22.Aracatu            

23.Araci         

24.Aramari            

25.Arataca            

26.Aratuípe            

27.Aurelino Leal            

28.Baixa Grande            

29.Banzaê             

30.Barra da Estiva            

31.Barra do Choça            

32.Barra do Rocha            

33.Barro Preto            

34.Barrocas            

35.Belmonte            

36.Belo Campo            

37.Biritinga            

38.Boa Nova

39.Boa Vista do Tupim

40.Bom Jesus da Serra

41.Boninal            

42.Bonito            

43.Boquira            

44.Botuporã            

45.Brejões            

46.Brumado            

47.Buerarema            

48.Caatiba            

49.Cabaceiras do Paraguaçu            

50.Cachoeira            

51.Caculé            

52.Caetanos            

53.Caetité            

54.Cairu     

55.Camacã     

56.Camaçari   

57.Camamu

58.Campo Alegre de Lourdes

59.Campo Formoso

60.Canavieiras

61.Candeal

62.Candeias

63.Candiba

64.Cândido Sales

65.Cansanção

66.Canudos

67.Capela do Alto Alegre

68.Caraíbas

69.Caravelas

70.Cardeal da Silva

71.Carinhanha

72.Casa Nova

73.Castro Alves

74.Catu

75.Caturama

76.Chorrochó

77.Cícero Dantas

78.Cipó

79.Coaraci

80.Conceição da Feira

81.Conceição do Almeida

82.Conceição do Coité

83.Conceição do Jacuípe

84.Conde

85.Condeúba

86.Contendas do Sincorá

87.Coração de Maria

88.Cordeiros

89.Coronel João Sá

90.Cravolândia

91.Crisópolis

92.Cruz das Almas

93.Curaçá

94.Dário Meira

95.Dias d’Ávila

96.Dom Basílio

97.Dom Macedo Costa

98.Elísio Medrado

99.Encruzilhada

100.Entre Rios

101.Érico Cardoso

102.Esplanada

103.Euclides da Cunha

104.Eunápolis

105.Fátima

106.Feira da Mata

107.Feira de Santana

108.Filadélfia

109.Firmino Alves

110.Floresta Azul

111.Gandu

112.Gavião

113.Glória

114.Gongogi

115.Governador Mangabeira

116.Guajeru

117.Guanambi

118.Guaratinga

119.Heliópolis

120.Iaçu

121.Ibiassucê

122.Ibicaraí

123.Ibicoara

124.Ibicuí

125.Ibipitanga

126.Ibiquera

127.Ibirapitanga

128.Ibirapuã

129.Ibirataia

130.Ibitiara

131.Ichu

132.Igaporã

133.Igrapiúna

134.Iguaí

135.Ilhéus

136.Inhambupe

137.Ipecaetá

138.Ipiaú

139.Ipirá

140.Irajuba

141.Iramaia

142.Iraquara

143.Irará

144.Itabela

145.Itaberaba

146.Itabuna

147.Itacaré

148.Itaetê

149.Itagi

150.Itagibá

151.Itagimirim

152.Itaju do Colônia

153.Itajuípe

154.Itamaraju

155.Itamari

156.Itambé

157.Itanagra

158.Itanhém

159.Itaparica

160.Itapé

161.Itapebi

162.Itapetinga

163.Itapicuru

164.Itapitanga

165.Itaquara

166.Itarantim

167.Itatim

168.Itiruçu

169.Itiúba

170.Itororó

171.Ituaçu

172.Ituberá

173.Iuiu

174.Jacaraci

175.Jaguaquara

176.Jaguarari

177.Jaguaripe

178.Jandaíra

179.Jequié

180.Jeremoabo

181.Jiquiriçá

182.Jitaúna

183.Juazeiro

184.Jucuruçu

185.Jussari

186.Jussiape

187.Lafaiete Coutinho

188.Lagoa Real

189.Laje

190.Lajedão

191.Lajedinho

192.Lajedo do Tabocal

193.Lamarão

194.Lauro de Freitas

195.Lençóis

196.Licínio de Almeida

197.Livramento de Nossa Senhora

198.Macajuba

199.Macarani

200.Macaúbas

201.Macururé

202.Madre de Deus

203.Maetinga

204.Maiquinique

205.Malhada

206.Malhada de Pedras

207.Manoel Vitorino

208.Maracás

209.Maragogipe

210.Maraú

211.Marcionílio Souza

212.Mascote

213.Mata de São João

214.Matina

215.Medeiros Neto

216.Milagres

217.Mirante

218.Monte Santo

219.Mortugaba

220.Mucugê

221.Mucuri

222.Mundo Novo

223.Muniz Ferreira

224.Muritiba

225.Mutuípe

226.Nazaré

227.Nilo Peçanha

228.Nordestina

229.Nova Canaã

230.Nova Fátima

231.Nova Ibiá

232.Nova Itarana

233.Nova Redenção

234.Nova Soure

235.Nova Viçosa

236.Novo Horizonte

237.Novo Triunfo

238.Olindina

239.Ouriçangas

240.Palmas de Monte Alto

241.Palmeiras

242.Paramirim

243.Paripiranga

244.Pau Brasil

245.Paulo Afonso

246.Pé de Serra

247.Pedrão

248.Pedro Alexandre

249.Piatã

250.Pilão Arcado

251.Pindaí

252.Pindobaçu

253.Pintadas

254.Piraí do Norte

255.Piripá

256.Planaltino

257.Planalto

258.Poções

259.Pojuca

260.Ponto Novo

261.Porto Seguro

262.Potiraguá

263.Prado

264.Presidente Jânio Quadros

265.Presidente Tancredo Neves

266.Queimadas

267.Quijingue

268.Rafael Jambeiro

269.Remanso

270.Retirolândia

271.Riachão do Jacuípe

272.Riacho de Santana

273.Ribeira do Amparo

274.Ribeira do Pombal

275.Ribeirão do Largo

276.Rio de Contas

277.Rio do Antônio

278.Rio do Pires

279.Rio Real

280.Rodelas

281.Ruy Barbosa

282.Salinas da Margarida

283.Salvador

284.Santa Bárbara

285.Santa Brígida

286.Santa Cruz Cabrália

287.Santa Cruz da Vitória

288.Santa Inês

289.Santa Luzia

290.Santa Teresinha

291.Santaluz

292.Santanópolis

293.Santo Amaro

294.Santo Antônio de Jesus

295.Santo Estêvão

296.São Domingos

297.São Felipe

298.São Félix

299.São Francisco do Conde

300.São Gonçalo dos Campos

301.São José da Vitória

302.São Miguel das Matas

303.São Sebastião do Passé

304.Sapeaçu

305.Sátiro Dias

306.Saubara

307.Seabra

308.Sebastião Laranjeiras

309.Senhor do Bonfim

310.Sento Sé

311.Serra Preta

312.Serrinha

313.Simões Filho

314.Sítio do Quinto

315.Sobradinho

316.Souto Soares

317.Tanhaçu

318.Tanque Novo

319.Tanquinho

320.Taperoá

321.Teixeira de Freitas

322.Teodoro Sampaio

323.Teofilândia

324.Teolândia

325.Terra Nova

326.Tremedal

327.Tucano

328.Uauá

329.Ubaíra

330.Ubaitaba

331.Ubatã

332.Una

333.Urandi

334.Uruçuca

335.Utinga

336.Valença

337.Valente

338.Varzedo

339.Vera Cruz

340.Vereda

341.Vitória da Conquista

342.Wagner

343.Wenceslau Guimarães

Amigo de Lula revela como está vida do ex-presidente: ‘Leão dentro da jaula’

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

 

Para pessoas próximas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passa uma imagem de “um leão dentro da jaula”, conforme relatou um amigo do político em entrevista . O confidente, que preferiu não revelar a identidade para não se tornar uma espécie de “intérprete” do petista, contou que ele “está louco para ver gente”, mas segue confinado em virtude da pandemia do novo coronavírus. 

“Ele ficou confinado lá em Curitiba mais de 500 dias. Depois vem a pandemia, fica confinado em casa. Vai para Cuba, pega covid, fica confinado em Cuba. (…) Ele não aguenta mais o confinamento, está louco para ver gente. Ele é o tipo de ser humano para quem o contato com as pessoas é essencial. Está louco para tomar a vacina, para poder voltar a ter mobilidade”, revelou. 

A reportagem conversou com seis pessoas próximas a Lula. Entre elas estão o o ex-presidente e atual diretor do Instituto Lula, Paulo Okamotto; o senador Jaques Wagner (PT-BA); o deputado federal e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT-SP) e o advogado Cristiano Zanin Martins, defensor do ex-presidente no Supremo. As outras duas pessoas ouvidas preferiram não revelar os nomes. 

Dos seis amigos do petista, três revelaram que ele acredita que não irá concorrer às eleições do próximo ano para presidente do país. Apesar de desejar ser candidato, o ex-presidente ainda enfrenta a suspensão dos direitos políticos e aguarda respostas quanto ao julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). 

“O que ele [Lula] tem repetido para algumas pessoas no particular é que não tem como desfazerem o mal que fizeram. A mentira foi tão grande, que fica difícil voltar atrás. (…) Voltar atrás e deixar o Lula readquirir os direitos políticos dele seria muito difícil, porque eles iriam se desmoralizar”, afirmou um dos ouvidos./bahia

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Após ser solto da prisão, Belo grava vídeo aos prantos e Gracyanne Barbosa fala sobre estado emocional do marido; assista

 

Belo se manifestou em suas redes sociais hoje (18), após ter sido preso no Rio de Janeiro na última quarta-feira. 

O cantor foi detido por fazer um show ilegal, mesmo diante das proibições da pandemia do coronavírus. Já em casa, ele se emocionou bastante e postou uma série de vídeos em seu Stories do Instagram, em que aparece abatido. 

No conteúdo compartilhado com os fãs, o artista chorou e permaneceu em silêncio, usando apenas a legenda: “Grito em silêncio! Gratidão a todos! Deus é maior! Justiça!”. Em seguida, ele ainda acrescentou alguns emojis, como um microfone, um coração partido e várias carinhas tristes. 

Confira o vídeo na íntegra: 

Quem deu mais detalhes de como o cantor está foi sua esposa, Gracyanne Barbosa. Em seu Instagram, ela publicou um texto para deixar seus fãs a par da situação. “Para acalmar a todos, sim, meu Tudão já está em casa. Está tudo mais calmo e ele está bem. 

Foi uma dor grande e hoje entendo um pouco mais de perto a dor e medo que muitos brasileiros têm ao sair para trabalhar. Estou com vocês e por vocês, mais do que nunca”, compartilhou ela nos Stories, junto com uma foto abraçada ao marido. 

“Obrigada a todos pelo carinho, orações e apoio com minha família. Não sei sobre os próximos capítulos. Entrego nas mãos de Deus e só em saber que tenho o apoio e carinho de vocês, já me conforta e muito! Vamos nos cuidar um pouco daqui”, finalizou./hugogloss

Mulher agredida a golpes de facão no Bairro Ulisses Guimarães morre no HMTF

 

Teixeira de Freitas: Na tarde da última quarta-feira, 17 de fevereiro, por volta das 16h00, os investigadores da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, Alexandre Augusto, Wellington (Águia) e Diego Gonçalves, após uma ligação do HMTF, foram informados que uma pessoa por nome Jackeline de Jesus Souza, de 26 anos, teria sido socorrida pelo SAMU para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, após ser agredida a golpes de facão. 

Os investigadores estiveram no HMTF e confirmaram que a Jackeline teria sofrido várias lesões pelo corpo, com várias fraturas expostas nas pernas e no antebraço direito, sendo vítima de agressões físicas. Jackeline chegou na Unidade de Saúde, ainda com sinais vitais, mas, não suportou a gravidade dos ferimentos, e veio a óbito. 

O delegado plantonista, Charlton Bortolini, autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para exames de Medicina Legal, e posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. A Polícia Civil investiga o crime./Liberdadenews

Jovem é assassinado com 15 tiros de Pistola .40 e .45 no Bairro Monte Castelo em Teixeira


Teixeira de Freitas: O homicídio consumado aconteceu na Travessa João Dionísio de Almeida, (Rua do Pó), no Bairro Monte Castelo, por volta das 13h30, na cidade de Teixeira de Freitas. Policiais Militares da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) estiveram no local e preservaram a área até a chegada da Polícia Civil. 

De acordo com as informações, um veículo de cor branca, teria parado em uma esquina, três indivíduos desceram portando armas de fogo, e atiraram por várias vezes na vítima, que adentrou em um criatório de galos, e foi alvejado a tiros. Uma equipe da Polícia Civil, liderada pelo delegado Bruno Ferrari, esteve no local, juntamente com uma equipe do DPT, liderada pelo perito Manuel Garrido. 

Segundo o perito Manuel Garrido, a vítima apresentava 15 perfurações por projeteis de arma de fogo, sendo de entrada e saída, e a maioria (11 tiros) no rosto. NO local, os peritos recolheram 12 capsulas de pistola .40 e 02 de pistola .45. A vítima apresentava ainda perfurações no braço e nas costas. Trata-se de Vinicius Batista dos Santos, de 20 anos, vulgo "Bilau." 

O delegado plantonista, Bruno Ferrari, realizou o levantamento cadavérico e deu início às investigações. Após exames periciais no local do crime, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas para exames de necropsia. Segundo a polícia, o Vinicius sofreu uma tentativa de homicídio em novembro de 2018, no Campo do CSU, no Bairro Monte Castelo. Na ocasião, ele foi socorrido ao HMTF e sobreviveu. 

Um inquérito policial foi instaurado e vai apurar as circunstâncias do crime. Autoria e motivação ainda são desconhecidas./Liberdadenews

Prepare o bolso - Petrobras anuncia novo aumento da gasolina e do diesel em refinarias

 

A Petrobras anunciou hoje (18) um novo aumento médio nos preços da gasolina e do diesel em suas refinarias, que chegarão a R$ 2,48 e R$ 2,58 por litro, respectivamente. A partir de amanhã (19), será aplicado um reajuste de R$ 0,23 para o litro da gasolina e de R$ 0,34 para o do diesel. 

O preço cobrado nas refinarias da Petrobras corresponde a cerca de 33% do preço pago pelos consumidores finais da gasolina e a 51% do preço final do diesel, segundo a estatal. A companhia explica que "até chegar ao consumidor são acrescidos tributos federais e estaduais, custos para aquisição e mistura obrigatória de biocombustíveis, além das margens brutas das companhias distribuidoras e dos postos revendedores de combustíveis". 

Os preços praticados nas refinarias da Petrobras são reajustados de acordo com a taxa de câmbio e a variação do preço internacional do petróleo, negociado em dólar. Desde janeiro, a Petrobras já reajustou três vezes o preço do diesel e quatro vezes o da gasolina, que tinha o valor médio de R$ 1,84 em 29 de dezembro e chegará a R$ 2,48 com o reajuste que vigora a partir de amanhã. 

Em 18 de janeiro, a estatal anunciou um aumento médio de R$ 0,15 para a gasolina e manteve o preço do diesel. No dia 26 do mesmo mês, um novo reajuste elevou o preço nas refinarias em R$ 0,10 para a gasolina e em R$ 0,09 para o diesel. Já em 8 de fevereiro, foi anunciado um aumento de R$ 0,17 para a gasolina e de R$ e de 0,13 para o diesel./patosnoticias

PM atuará em toda a Bahia para garantir toque de recolher

 

O decreto que estabelece o toque de recolher em 343 cidades baianas por sete dias, das 22h às 05h, começa a valer nesta sexta-feira (19). Durante este período a Polícia Militar da Bahia irá direcionar os esforços da tropa para que as medidas previstas no decreto sejam cumpridas pela população.  A ação adotada pelo Governo do Estado, em parceria com as prefeituras, pretende conter o avanço do novo coronavírus no território baiano. 

Até o próximo dia 25 de fevereiro a circulação de pessoas nas ruas será restrita e os estabelecimentos de serviços não essenciais deverão encerrar as suas atividades até as 21h30 para garantir o retorno dos funcionários às suas residências. Locais comerciais como shoppings, bares e restaurantes, além de lojas de conveniência em postos de combustível, deverão estar fechados e vazios às 22h. 

Para garantir que o decreto será cumprido, a Polícia Militar da Bahia colocará seu efetivo nas ruas juntamente com outros órgãos das administrações municipais. A porta voz da PM-BA, major Flávia Barreto, ressalta que o esforço conjunto é para preservar vidas. “A Polícia Militar em conjunto com os poderes municipais vai fiscalizar os estabelecimentos comerciais que tenham venda de bebida alcoólica. A partir de 21h30 esses estabelecimentos devem começar a encerrar suas atividades para que às 22h as pessoas já não estejam presentes nestes locais, inclusive os trabalhadores. A exemplo de Salvador, estes trabalhadores terão até 22h30 para circular no transporte público. A fiscalização é para que as pessoas se desloquem para suas residências no horário previsto e não aglomerem ou estejam circulando nas ruas após às 22h”. 

Ainda de acordo com a major, o principal objetivo da PM não é prender as pessoas. “Esta é uma ação para preservar a saúde e estamos orientando desde já para que as pessoas não permaneçam na rua. Caso encontremos pessoas descumprindo o que está estabelecido, aí sim iremos conduzir para a delegacia porque estarão cometendo dois crimes previstos no decreto, que é o de desobediência e o crime contra a saúde pública. Essa condução só será feita se as pessoas insistirem em permanecer nas ruas aglomerando. Quem estiver se deslocando para suas residências ou a procura de serviços essenciais, como farmácias e hospitais, poderá circular normalmente. Tudo será analisado e com muito bom senso iremos permitir ou não a circulação das pessoas”, esclarece. 

A Polícia Militar também disponibiliza os canais de comunicação oficiais para a denúncia de aglomerações sejam elas em vias públicas ou privadas. A denúncia poder ser feita através do 190,  ou (71) 3235 0000 (para a capital)  e no interior do estado por meio do 181. A denúncia é realizada de forma anônima e a viatura mais próxima será deslocada para o local.  “Temos certeza que essa parceria da comunidade com a PM fará a diferença porque nós somos uma só força, não só a força pública do estado, mas a força da união das comunidades conosco a serviço dos cidadãos baianos”, destaca a major Flávia Barreto./G1 Globo

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.