Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 10 de maio de 2014

Escola em Guaratinga fecha por falta de pagamento de funcionários

GUARATINGA: Falta de pagamento paralisa atividades de professores na educação
Os professores do município de Guaratinga paralisaram nesta sexta-feira (08), as atividades educacionais em sala de aula, por motivo de falta de pagamento de funcionários do setor educacional referente aos 40% do FUNDEB, além do pagamento salarial incorreto de vários professores da rede publica de ensino.

A decisão de paralisação partiu do Sindicato dos Professores – APLB núcleo Garça Branca, que tem a ação de suspensão das atividades, como questão ordem sindical, após a confirmação do não pagamento no quinto dia útil do mês.

Alunos da sede e zona rural foram às aulas nas escolas, mas tiveram que voltar para casa devido a ausência dos profissionais. Cerca de cinco mil alunos foram prejudicados pela paralisação, tanto na cidade, quanto nos povoados e zona rural do município.

Os funcionários que recebem pela folha dos 40% do FUNDEB são vigilantes, merendeiras, zeladores (as), secretários (as) e coordenadores, até o momento muitos estão sem receber o salario por completo.  Uma grande quantidade de professores que recebem pelos 60% do fundo educacional reclamam da diferença salarial no pagamento.
Os sindicalistas devem se reunir nos próximos dias para deliberar sobre o assunto, caso a prefeitura não quite o debito com os funcionários que ainda se encontram com pendencias salariais./guarananet

Comerciante é alvejada a tiros e homem atacado a facadas em Teixeira de Freitas

Comerciante é alvejada a tiros e homem atacado a facadas em Teixeira de Freitas
Vítima perdeu muito sangue e por isso seu estado de saúde foi considerado grave l Foto: Edvaldo Alves

O primeiro homicídio tentado aconteceu na noite desta última quinta-feira (8), por volta das 21h, quando a comerciante Elizete Ferreira de Souza, de 20 anos, estava em companhia do marido no interior do seu estabelecimento comercial (bar) localizado na rua Sargento Pedro, no bairro São Lourenço, região central de Teixeira de Freitas.

Informações levantadas pela polícia dão conta que dois elementos chegaram em uma bicicleta e um deles teria sacado uma arma e começado a atirar em direção ao esposo da pequena comerciante, mas o mesmo conseguiu escapar e fugiu pelos fundos do imóvel. Já Elizete não teve a mesma destreza e acabou sendo alvejada com três disparos, sendo um na cabeça e dois no abdômen.

Após ser socorrida rapidamente por populares a mulher foi levada ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde acabou sendo submetida a um procedimento cirúrgico. Não há informações atualizadas sobre seu estado de saúde. Já às 20h30 desta sexta-feira (9), José Gerônimo da Silva, de 53 anos, foi esfaqueado na rua Kuwait, bairro Ulisses Guimarães, na região oeste de Teixeira de Freitas, a poucos metros de sua residência.

As primeiras informações levantadas por policiais militares que atenderam a ocorrência dão conta que a vítima foi golpeada no pescoço e como perdeu muito sangue, o seu estado de saúde foi considerado grave. O homicídio tentado aconteceu em um bar e o autor do golpe ainda não foi identificado. O motivo do ataque teria sido uma crise de ciúmes do agressor em relação sua esposa para com a vítima. Os dois homicídios tentados estão sendo investigados pelo delegado Marco Antônio Neves, titular da Polícia Civil de Teixeira de Freitas./TN

Polícia prende quarto suspeito de participação em morte de Bernardo


Bernardo Boldrini Três Passos (Foto: Reprodução/RBSTV)

A Polícia Civil prendeu na tarde deste sábado (10) o irmão da assistente social Edelvania Wirganovicz, presa por suspeita de participação na morte do menino Bernardo Boldrini, de 11 anos. O mandado de prisão foi cumprido em Frederico Westphalen, na Região Norte do Rio Grande do Sul.

A delegada Caroline Bamberg Machado publicou em uma rede social que o homem também é suspeito de ter participado do crime. Entretanto, a assessoria da delegacia de Três Passos, onde ocorre a investigação, diz que a polícia não dará entrevista. O advogado de Evandro Wirganovicz afirmou ao G1 que ainda não tem conhecimento dos motivos da prisão e que o seu cliente foi interrogado na última semana. O preso tem 31 anos, é motorista e será levado para Três Passos.

Além de Edelvania, o pai da criança, Leandro Boldrini, e a madrasta, Graciele Ugulini também estão presos desde o dia 14 de abril, mesma data que o corpo do menino foi encontrado em uma cova em Frederico Westphalen. A cidade fica a cerca de 80km de Três Passos, cidade onde o menino morava. Ele estava desaparecido desde 4 de abril.

De acordo com a assessoria da delegacia, os três suspeitos do crime serão indiciados por homicídio triplamente qualificado, já que a morte foi consumada. O órgão trabalha na qualificação do crime cometido por cada indivíduo e entregará o documento completo à Justiça na próxima terça-feira (13).

Nesta semana, o órgão solicitou um novo depoimento do pai. Ele deve ser submetido, agora, ao detector de mentiras. "Estamos esperando a resposta do advogado", afirmou Caroline, nesta sexta-feira (9), à RBS TV.

PF investiga ameaças a Joaquim Barbosa no Facebook

A Polícia Federal (PF) investiga, a pedido do Supremo Tribunal Federal (STF), ameaças de morte ao presidente da Corte, Joaquim Barbosa, em perfis de redes sociais na internet. Em um dos dois inquéritos de investigação, a PF descobriu que um dos que ameaçaram o ministro foi Sérvolo de Oliveira e Silva, secretário de organização do diretório do PT em Natal e membro da Comissão de Ética do partido no Rio Grande do Norte.

"Contra Joaquim Barbosa toda violência é permitida, porque não se trata de um ser humano, mas de um monstro e de uma aberração moral das mais pavorosas", postou o petista no perfil do Facebook com o nome de Sérvolo Aimoré-Botocudo de Oliveira, como informou a edição da revista Veja deste fim de semana.

"Joaquim Barbosa deve ser morto. Ponto Final. Estou ameaçando a um monstro que é uma ameaça ao meu país. Barbosa é um monstro e como monstro deve ser tratado", continuou Sérvolo. Procurada ontem pela reportagem, a direção nacional do PT disse que não iria se manifestar sobre o tema. Sérvolo não foi localizado pela reportagem.

Depois que começou a ser investigado pela PF, ele se mudou para Foz de Iguaçu. À revista, o petista diz que fez menção ao tiro na cabeça porque se lembrou da morte do PC Farias. "A burguesia brasileira age assim. Sou do candomblé, não tenho coragem de matar ninguém", afirmou, completando que se quisesse de fato matar alguém não postaria a ameaça na internet.

No outro inquérito, segundo pedido do Ministério Público Federal, a PF investiga quem está por trás do perfil de Brasília que convoca membros e correligionários do PT a atentar contra a vida do presidente do STF. Ameaça de morte pode render uma pena de até seis meses de prisão, de acordo com o Código Penal.

Prefeitura de Jucuruçu trabalha na reforma e recuperação de estradas vicinais do município

Prefeitura Municipal de Jucuruçu, através da Secretaria de Infraestrutura, com recursos próprios, concluiu o patrolamento dos 28 km da estrada que liga o Município de Jucuruçu ao distrito de Cruzeiro do Sul, e para a semana começará o cascalhamento que será feito em 100% da via, garantindo assim, mais segurança para quem trafega pela estrada. Também serão colocadas manilhas em todo ponto alagado, e serão feitos todos os bueiros.
Fato, pois os recursos foram tirados da gestão orçamentária da própria prefeitura, esse posicionamento vem mostrar uma nova forma de administração e o zelo pelo dinheiro público, o que não acontecia em gestões anteriores. A próxima etapa será estendida até o povoado de São João da Boa Nova, dentro do planejamento da equipe da Infraestrutura, e logo após, será contemplada a região dos Dias.
Segundo o Secretário de Infraestrutura José de Souza o (Zezinho) A estrada estava completamente esburacada e em alguns pontos não havia nenhuma condição de trânsito de veículos. Foram mais de 25 dias de muito trabalho para concluir o patrolamento, ressalva, a chuva também nos atrapalhou e muito. Mesmo com as chuvas, é importante fazer estes reparos para que sejam amenizados os danos oferecidos pelas estradas pelo fluxo de transportes.
Com as melhorias aplicadas, um dos maiores problemas enfrentados pelos cidadãos que moram no interior de Jucuruçu está sendo sanado, o tempo para chegar à sede do município. As máquinas trabalham em ritmo acelerado, visando resolver o mais rápido possível os problemas causados pela quadra invernosa, o que acabou deixando o grande fluxo de veículos comprometidos. O Secretário de obras José Souza, diz que vai fazer o que for possível para que a melhoria das estradas de nosso Município seja gradativa e sabe dos desafios que o inverno proporciona na condição da realização deste trabalho.
A Prefeita Uberlândia trabalha de forma ininterrupta no sentido de agilizar as obras de reforma e recuperação de todas as estradas vicinais do município, tendo em vista a necessidade de todos os moradores da zona rural, bem como da própria sede do município precisam para se locomoverem entre as localidades. A principal preocupação da prefeita é garantir estradas em boas condições de tráfego para facilitar a acessibilidade para o escoamento da produção agropecuária, que mantêm a economia do município, como para a realização do transporte de alunos que residem na zona rural durante o ano letivo.
Os trabalhos estão sendo desenvolvidos conforme o cronograma elaborado pela secretaria de obras e atenderão toda a região do município, já temos mais de 85% das nossas estradas em ótimas condições de acesso moradores e produtores rurais de Jucuruçu e região, agora terão uma melhor condição de acesso. A recuperação das estradas vicinais é uma reivindicação antiga de muitas comunidades distritos e povoados. Segundo os próprios moradores da região, antes da terraplanagem, as estradas eram de péssima qualidade e o acesso aos outros municípios e à sede se andava com grandes dificuldades. E graças à atual administração, hoje se pode transitar por qualquer parte do município de Jucuruçu, ponto muito positivo da prefeita Uberlândia e toda sua equipe de trabalho.

Sigilos bancário e telefônico de Eike Batista são quebrados após bloqueio

O empresário Eike Batista teve quebrados os seus sigilos bancário e telefônico nesta sexta-feira (9). A decisão, divulgada pela 3ª Vara de Justiça Federal, está diretamente ligada à decisão sobre o bloqueio de bens do empresário, decretado nesta semana, no valor de R$ 122 milhões. A decisão ocorreu a pedido do Ministério Público Federal.

O valor de R$ 122 milhões é referente a duas operações de vendas de ações em 2013. Houve ainda um pedido de mandado de busca e apreensão para a casa do empresário, mas que foi negado pelo juiz Flávio Roberto de Souza 3ª Vara de Justiça Federal. O empresário ainda tem duas outras ações na mesma vara, que correm em segredo de justiça.

Esta semana, a Justiça Federal do Rio de Janeiro decretou o sequestro de R$ 122 milhões do empresário Eike Batista. A informação foi confirmada ao G1 pelo advogado do empresário, Sergio Bermudes. Segundo ele, Eike Batista não foi intimado pela Justiça.

Ainda de acordo com Bermudes, o advogado Ary Bergher, que também defende Eike, está estudando o caso e vai formular um recurso contra a decisão, que será apresentado à Justiça na segunda-feira.

“O Ministério Público Federal tinha que ter dado elemento demonstrativo de que Eike estava tentando ocultar esse dinheiro. A prova de que não estava é que o dinheiro foi muito rapidamente encontrado. Quem quer ocultar não deixa R$ 122 milhões na conta”, disse Bermudes./Voz da Bahia

Santa Casa de Misericórdia, uma questão de bom senso e responsabilidade da gestão pública

Há cerca de um ano, o governo federal alardeou um suposto perdão a dívidas antigas das Santas Casas e hospitais Filantrópicos do Brasil, o fato gerou um debate que se estende até hoje. A situação destas entidades, como a de Santo Antonio de Jesus, é preocupante uma vez que ela é a responsável direta pelo atendimento obstetrício de uma das regiões mais densas em população e se mantém mês a mês com um déficit em sua balança financeira acumulando um passivo impagável.

Através do Ministério da Saúde, o Governo Federal, por entender que a realidade das Santas Casas e hospitais filantrópicos é uma bomba-relógio, e que se pararem pode levar ao colapso do sistema (SUS), buscou construir um projeto que amenizasse a situação financeira deste setor. Uma ampla articulação envolvendo o governo e o congresso, além da representação das entidades filantrópicas foi construída com o objetivo de mapear o problema e diagnosticar saídas.

Do resultado, segundo relatório da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados apresentado no ano passado, foi constatado que em sete anos, a dívida com bancos, tributos, despesas trabalhistas, entre outros, foi de R$ 1,8 bilhão em 2005 para R$ 11 bilhões em 2012. Só em 2011 o déficit foi de alarmantes R$ 5,1 bilhões./Por Ícaro Argolo

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Servidores do Samu paralisam atividades na próxima segunda-feira (12)

Servidores municipais de Salvador que trabalham para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) resolveram cruzar os braços por 24h na próxima segunda-feira (12). O ato é em solidariedade às reivindicações do Sindicato dos Servidores Municipais de Salvador (Sindseps), que está em greve desde 24 de abril.

Os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem concursados irão se reunir, a partir das 8h, na sede do órgão, no bairro do Pau Miúdo com a presença dos diretores do Sindseps.

“Vamos cumprir a lei e deixar 30% dos profissionais à disposição. Acompanharemos as manifestações dos servidores e orientaremos os trabalhadores no sentido de fazer uma escala que não deixe a população descoberta”, declarou Everaldo Braga, diretor do Sindseps.

De acordo com Everaldo Braga, os trabalhadores de saúde concursados são representados pelo Sindseps. Motoristas e profissionais que não são servidores municipais são representados pelo Sindicato dos Servidores do Samu (Sindsamu).

O Plano de Cargos e Vencimentos (PCV) e o reajuste dos servidores municipais são as principais pautas de reivindicações./Por: Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)

Atenção: Notas falsas de R$ 20 estão circulando em Itamaraju

Sete notas falsas de R$ 20 reais foram apreendidas, por policiais militares da 43ª CIPM de Itamaraju, em posse de dois menores de 15 e 16 anos na região central de Itamaraju.

 Há informações que essas notas estão sendo passadas para comerciantes que inocentemente recebem essas notas e passam o troco com dinheiros verdadeiros.

De acordo com a Polícia os meliantes agiam no bairro Liberdade. A Polícia está investigando se há mais envolvidos e dinheiro falsificados.

Cabem os empresários e funcionários de caixa, ficarem atentos com essas notas, haja vista que são notas de R$ 20, mas poderá surgir quaisquer valor, atenção é a palavra correta!/RADAR830

Datafolha: Aécio sobe quatro pontos e diminui chance de Dilma ser reeleita no 1º turno


Pesquisa Datafolha confirma liderança ameaçada da presidente Dilma Rousseff Foto: Arte/O GLOBO
RIO e SÃO PAULO - Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira indica que diminuiu a chance de a presidente Dilma Rousseff (PT) vencer a eleição no primeiro turno no próximo dia 5 de outubro. 

A petista lidera com 37% das intenções de voto, contra 38% dos demais candidatos somados. Houve um crescimento da intenções de voto do pré-candidato do PSDB, Aécio Neves (MG), que aparece com 20%. A data marcada para o 2º turno, caso haja, é 26 de outubro. 

O tucano apresentou a maior variação entre todos os concorrentes e cresceu quatro pontos em relação ao início de abril. Eduardo Campos (PSB-PE) aparece em terceiro lugar com 11% . Em abril tinha 10% e em fevereiro, 9%.

Segundo o Datafolha, 16% dos entrevistados votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Os indecisos são 8%.

Em abril, Dilma tinha 38% das intenções de voto, Aécio aparecia com 16% e Campos, 10%. Em fevereiro, o cenário apontava 44% para Dilma, 16% para Aécio e 9% a Campos.

Presidente teria hoje 37% das intenções de voto contra 38% dos demais candidatos somados. Pesquisa revela ainda que 58% gostariam que Lula fosse o candidato do PT.

Mães de Jucuruçu foram homenageadas em requinte de gala

Com lindas mensagens e entrega de vários presentes através de sorteios, as mães Jucuruçuenses ficaram maravilhadas com as lindas homenagens prestadas a elas. Uma multidão de mães de todo o município compareceu para receber seus brindes e presentes por ocasião das comemorações do seu dia.

Para iniciar o evento, Reinan Medeiros Dos Santos, apresentou “uma linda mensagem e um  lindo hino emocionando todas as mães”.
Com músicas ao vivo - várias presentes comes e bebes e lembranças, as mães foram homenageadas pela a prefeita Uberlândia Pereira, juntamente com as Secretarias de Educação, Saúde, e Social de Jucuruçu homenagearam todas as mães nesta quinta 8/5 de maio, o lindo evento foi realizado na Praça Izabel no (galpão Municipal) deu inicio às 20h.  O cenário foi de pura alegria e muita animação, o ambiente muito bem ornamentado, tornou-se o local mais aconchegante e receptivo para as donas da festa, com uma ornamentação completa que ficou por conta do empresário Luiz Carlos Arcebispo Dos santos (Luiz de Calmito).
Mães de todas as idades, vindas da zona urbana e rural tiveram uma noite especial, assistindo apresentações musicais, muitas executadas com a participação de seus filhos estudantes da rede municipal de ensino, o que tornou o momento ainda mais especial.

A organização foi um ponto de destaque da festa que se somou a quantidade de mães presentes no evento. A Prefeita Uberlândia Pereira e seu secretariado estiveram presentes de todas as homenageadas, a gestora parabenizou as mães que estavam no local e colocou a importância de se ter uma mãe e valorizá-la nem só no dias das mães, mas sim, todos os dias.

Para Uberlândia, a mãe é o alicerce da família e lembrou-se da sua mãe a senhora Maria do Carmo, onde a mesma ficou ao seu lado o tempo todo. A prefeita, visivelmente emocionada parabenizou todas as mães presentes.

Além dos brindes e presentes, as mães receberam um lanche reforçado típico em clima de aniversário. As equipes da Educação, Saúde, e Social cuidaram pessoalmente dos detalhes da festa, bem como da confecção das lembranças para as homenageadas. Todos os respectivos servidores se empenharam ao máximo para organizar a festa que esse ano ficará na história, reconhecendo o papel e a importância do ser mãe.
A prefeita Uberlândia abriu à solenidade de homenagem as mães. Fortemente emocionada ela abraçou sua mãe e disse que ali não estava à pessoa política e sim, uma filha, e ambas choraram muito. Ela finalizou sua fala agradecendo a presença das mesmas, e reforçando a importância do papel da mãe na formação dos filhos, sobretudo, na formação moral e ética, ressaltando o valor delas para a família e para a sociedade.

“Esse é um momento de extrema importância para a nossa gestão, momento em que, temos a oportunidade de reunir tantas mães e reconhecer a importância delas para a família e para a sociedade. É a mãe quem realmente se preocupa com o filho e busca o melhor pra ele.

“Por isso, estamos aqui hoje, como também sou mãe, quero agradecer e prestar essa homenagem”, disse a prefeita.

Ainda conforme a prefeita há um compromisso com o povo de Jucuruçu, no sentido de valorizar as famílias e trabalhar em prol do crescimento do município, tratando todos com igualdade e justiça Social, pois as pessoas estão em primeiro plano, como aponta a marca da gestão que destaca “Reconstruindo Para um Futuro Melhor.”.

A orientação é que as Secretarias Municipais desenvolvam ações de forma integrada, buscando resultados positivos para melhorar a vida da população.
A secretária de Educação Carmem Pereira, lembrou que era a primeira homenagem realizada pela nova gestão, mas que tudo foi feito com muito amor e carinho para enaltecer as mães de forma justa pela passagem da data comemorativa às mães.  “Mãe é a estrela maior, por isso, é que, é a estrela guia. As mães Jucuruçuenses sãos as melhores e as maiores do mundo e nós não poderíamos deixar de prestar essa homenagem”, disse a Secretária.
As professoras Valéria Santana e Poliana Rodrigues de Matos organizaram um desfile e colocaram várias mães na passarela, e elas arrancaram fortes aplausos do público. As homenagens foram encerradas com chave de ouro com o show ao vivo da banda nosso esquema.

PRF apreende madeira irregular e prende proprietário por corrupção ativa

1399570981cats
No fim de noite desta terça feira, em Camacan, no KM 594 da BR 101, Policiais Rodoviários Federais flagraram o transporte ilegal de madeira nativa da Mata Atlântica.

No fim de noite desta terça feira, 6 de maio em Camacan, no KM 594 da BR 101, Policiais Rodoviários Federais flagraram o transporte ilegal de madeira nativa da Mata Atlântica e detiveram o proprietário da carga, que tentou suborná-los. A equipe recebeu uma ligação do motorista, de 22 anos, de um caminhão, informando que fora contratado para transporte de madeira e que, somente depois, tomou conhecimento de que se tratava de material sem regularização, tendo que fazer o frete sob forte coação e ameaça do proprietário da carga, que o acompanhava no veículo.

De posse de surpreendente informação, os PRFs iniciaram as diligências e abordaram o caminhão conduzido pelo denunciante, um MB/2326 com placas do Estado do Rio Grande do Sul, e constataram que, realmente, o mesmo carregava 13m³ de madeira nativa não identificada e ilegalmente obtida, pois não estava acompanhada de DOF (documento de origem florestal), nem nota fiscal.

Ao receber a informação de que o veículo e a madeira seriam apreendidos, o carona, de 47 anos e “proprietário” da madeira, tentou subornar os Policiais, oferecendo-lhes a quantia, em espécie, de R$ 202,00 (duzentos e dois reais), momento em que os PRFs deram voz de prisão em flagrante ao mesmo por corrupção ativa, encaminhando-o à Delegacia de Polícia Judiciária Local./Portaln3

Antes de se matar, homem deixa carta dizendo que estava muito aflito; Vejam a carta

Homem morto enforcado em guaratinga - folhabaiana
GUARATINGA - Foi encontrado morto por volta das 9h00 da manhã desta quinta-feira (08), Agenildo Almeida (41) mais conhecido por “Dinho”. Para cometer o suicídio, Dinho amarrou uma corda no teto de uma das salas de sua casa e se enforcou.

Em depoimento na delegacia de Guaratinga, o irmão da vítima relatou que Dinho era usuário de drogas e ultimamente vinha sofrendo com depressão.

O corpo de Dinho foi encontrado em sua residência que fica localizada na Rua Beira Rio no centro de Guaratinga.
Segundo informações de um amigo da família, ele foi visitar Dinho e quando chegou na sua casa encontrou Dinho enforcado.

A senhora Antônia Souza, falou que por volta das 6h00 da manhã passou por Dinho e o mesmo chegou a cumprimentá-la.
Antes de se matar, Dinho deixou uma carta de despedida explicando os motivos de sua morte. Na carta Dinho escreveu que estava muito aflito e que não achou ajuda de ninguém.

VEJA A CARTA
carta deixado por Dinho - folhabaiana
Uma guarnição da PM tripulada pelos soldados pelos soldados, Renilson, Sidney e Neto foram até o local para averiguar a denuncia e chegando lá constatou a veracidade do caso.

O investigador da Polícia Civil o senhor, Agrimaldo, fez todo levantamento cadavérico. A ocorrência foi registrada na delegacia civil da cidade./Folhabaiana

Itamaraju: Morre aos 47 anos o vereador Tonhão de Almerindão

capa novo sitdereae.fw
Ele que era um grande agricultor da região e dedicou parte de sua vida a militância política. A notícia foi passada pelo Presidente da Câmara de vereadores Rubens Neves, que informou que Tonhão faleceu no município de Teixeira de Freitas onde estava internado realizando um tratamento de saúde.

“Aos familiares, deixamos os nossos sentimentos. A população perdeu um grande homem que lutou pelas causas nobres do município e dos distritos”, destacou Rubens.

O local do velório ainda não foi divulgado, mais provavelmente será na Câmara de Vereadores. Os familiares aguardam a chegada do corpo./IN

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Morre, aos 75 anos, o cantor Jair Rodrigues

O cantor Jair Rodrigues morreu na manhã desta quinta-feira (8), aos 75 anos, em sua casa em Cotia, na Grande São Paulo. A assessoria de imprensa do artista, conhecido por sucessos como "Deixa Isso Pra Lá" e por suas parcerias com Elis Regina, afirmou ao UOL que ele foi para a sauna de sua casa na noite da quarta-feira e não saiu mais de lá. A família só encontrou o corpo por volta das 10h.

A causa da morte de Rodrigues ainda é desconhecida, mas seu corpo  vai passar por exames da perícia. Ainda de acordo com sua assessoria, Jair Rodrigues não apresentava problemas de saúde e cumpria normalmente a agenda de shows. Sua última apresentação foi no dia 5 de abril no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, com ingressos esgotados.

Rodrigues deixa a mulher Clodine, dois filhos (os também cantores Luciana Mello e Jairzinho) e quatro netos, que estão reunidos na casa do artista. Parentes e amigos, entre eles o cantor Simoninha, filho de Wilson Simonal, também chegaram para confortar a família.

A notícia da morte do cantor repercutiu imediatamente nas redes sociais entre os colegas do samba, do rap e até da música sertaneja, à qual Rodrigues também se associou ao cantar "Disparada", na TV nos anos 60. "Foram muitos anos que a gente se relacionou em eventos. Ele irradiava alegria", comentou Chitãozinho à TV Globo nesta manhã.
Jair, filho da bossa e pai do rap Jair Rodrigues de Oliveira nasceu no dia 6 de fevereiro de 1939 em Igarapava, interior de São Paulo. Ele iniciou a carreira musical nos anos de 1950 e, na década seguinte, atingiu o sucesso em programas de calouros na televisão.

Em 1964 gravou seu disco de estreia, "Vou de Samba com Você". Duas canções da época, "Brasil Sensacional" e "Marechal da Vitória", embalaram a vitória da seleção brasileira de futebol na Copa do Chile. Em 1964, veio um de seus maiores sucessos, "Deixa Isso Pra Lá", que cantava até hoje nos shows e participações de TV.

Ao lado de Elis Regina, Jair Rodrigues se tornou um dos grandes nomes do samba ao participar do notório "O Fino da Bossa", programa da TV Record que foi ao ar entre 1965 e 1967.
Com jeito brincalhão de malandro e voz potente, Jair ficou nacionalmente conhecido através dos duetos com a "Pimentinha". O trabalho rendeu três discos: "Dois na Bossa" nos volumes 1, 2 e 3, gravados ao vivo. Na época, foi um dos primeiros registros a atingir mais de 1 milhão de cópias.

A interpretação de Jair ganhou dimensão que ressoa até hoje principalmente com a canção "Disparada", de Geraldo Vandré e Théo de Barros. A canção sertaneja foi sensação no Festival da Música em 1966, principalmente pelo fato de Jair ter ficado conhecido como um artista do samba. "Disparada" acabou empatada com "A Banda", de Chico Buarque.

Jair realizou turnês pela Europa, Estados Unidos e Japão. Em 1971, gravou o samba-enredo "Festa para um Rei Negro", da Acadêmicos do Salgueiro.

Carismático, Jair Rodrigues revisitou o disco "Dois na Bossa" no palco dedicado a Elis Regina na Virada Cultural de 2012, em São Paulo. Na ocasião, ele afirmou que Elis havia sido um "grande amor". Ele voltaria a relembrar da época ao assistir o espetáculo "Elis, a Musical", quando aplaudiu de pé e foi homenageado pelo público.
O último trabalho, o disco duplo "Samba Mesmo", é uma homenagem do cantor ao samba e à seresta, e foi lançado em fevereiro./UOL

Jucuruçu: Assassino de Querival do Carmo Alves “Vaval”, é condenado a 12 anos de reclusão

Vaqueiro que matou agricultor em Jucuruçu é condenado no Tribunal do Júri
O juiz de direito Heitor Awi Machado de Atayde, titular da vara criminal da comarca de Itamaraju/Jucuruçu, promoveu mais um Júri Popular, nesta terça-feira (06/04), cuja sessão de julgamento não teve a presença do réu, porque se encontra foragido do distrito da culpa. Os trabalhos começaram às 09h e só terminaram com o veredicto final às 18h, no Salão do Júri do Fórum Desembargador Derneval Belluci, em Itamaraju. Foi julgado, o vaqueiro Diomar Souza Silva, o “Torinha”, hoje com 30 anos, autor do assassinato por disparo de arma de fogo do agricultor Querival do Carmo Alves, o “Vaval”, de 37 anos na época. O crime foi às 19h45, de quinta-feira do dia 26 de janeiro de 2006, entre o Bar do João e a Padaria de Joaquim, na Rua Presidente Getúlio Vargas, na cidade de Jucuruçu. A imputação do crime de homicídio foi feita com a qualificadora do motivo fútil porque o acusado se intitulava credor da vítima em razão de prejuízo sofrido em sua moto no valor de R$ 79,00.

O crime

Tanto o autor, quanto a vítima eram bastante conhecidos em Jucuruçu. A vítima Querival do Carmo Alves, o “Vaval”, de 37 anos, na ocasião, era dono de uma Caminhonete Chevrolet, modelo D-10, que fazia trabalhos de frente no trecho Jucuruçu/Itamaraju, transportando pessoas no estilo “pau de arara”, era produtor rural e morava na Rua José Bonifácio Dantas nº 188, no centro da cidade de Jucuruçu. Já o réu, é o vaqueiro Diomar Souza Silva, o “Torinha”, que possuía 22 anos de idade na época e é filho de uma família tradicional do município de Jucuruçu.

Quinze dias antes do crime, a vítima voltava do povoado de 2 de abril, no município de Palmópolis, em Minas Gerais, pela rodovia de barro e quando subia uma ladeira, um pneu da sua caminhonete que ele costumava carregar amarrado nos fundos da carroceria do carro, desprendeu-se. E no início da ladeira, seguia o autor pilotando a sua moto XLR-125, cor vermelha, com seu irmão na garupa, e quando enxergou o pneu descendo em alta velocidade entre as pernas de um cavalo que havia se assustado, os irmãos pularam da moto e se protegeram. Mas acabou tendo a moto pisoteada pelo animal que passou por cima da motocicleta com o pneu entre as pernas.

Tão logo chegou em Jucuruçu, “Torinha” procurou “Vaval” e lhe comunicou o fato, que teria dito por sua vez que não havia percebido nada sobre a ocorrência do acidente, e nem teria dado por fé da perda do seu pneu, e naturalmente se negou a pagar qualquer prejuízo. “Torinha” então fez o orçamento dos acessórios que quebraram e o prejuízo da moto ficou calculado em R$ 79,00. E novamente segundo o autor, teria procurado “Vaval” para que fosse ressarcido e mais uma vez teria dito que não pagaria o prejuízo da sua moto, alegando não ter tido culpa de o animal ter pisado na sua motocicleta e nem tido a culpa do pneu ter soltado da sua carroceria.
jurid1
Duas semanas depois, no início da noite de quinta-feira do dia 26 de janeiro de 2006, o agricultor “Vaval” chegava à cidade de Jucuruçu oriundo da sua propriedade rural, quando foi abordado por “Torinha” em frente ao Bar do João, que quis saber de quando iria lhe pagar os seus R$ 79 pelo prejuízo da sua moto. Fora quando “Vaval” teria dito mais uma vez que não pagaria prejuízo algum a ele. A vítima estava ao volante do seu carro e a porta da sua Caminhonete D-10, não estava abrindo por defeitos e ele só entrava e saía do carro pela porta do carona. E durante a discussão, conforme o autor, “Vaval” teria colocado a mão numa pequena bolsa que carregava atrelada à cintura, e interpretando que iria apanhar alguma arma, “Torinha” já prevenido, puxou da cintura o seu revólver, calibre 38, apertou o gatilho duas vezes contra o agricultor, mas os cartuchos picotaram.

E percebendo que iria morrer “Vaval” se esticou para fugir pela porta do carona, fora quando “Torinha” apertou o gatilho pela terceira vez e acabou atingindo fatalmente a vítima com um tiro nas nádegas. Ele ainda foi socorrido com vida e levado para o Hospital Regional Paulo Souto, em Jucuruçu, onde morreu minutos após ter dado entrada naquela unidade hospitalar. No Instituto Médico Legal de Itamaraju, para onde o corpo foi levado para exames de medicina legal, o laudo cadavérico foi descrito dizendo que a vítima foi atingida com um tiro na região do reto, cuja bala ficou alojada internamente e atingiu a veia aorta abdominal, provocando hemorragia interna sequencial e concluiu lhe dando a causa morte por anemia aguda.

Após atingir mortalmente o agricultor, “Torinha” abandonou a sua moto no meio da rua e fugiu pela Rua Vasco da Gama e deu acesso ao Rio Jucuruçu, pelo qual atravessou a nado e se refugiou no mato. Já no início da noite do dia seguinte, policiais militares localizaram o autor do crime. Ele estava escondido numa casa abandonada da Fazenda Duas Barras, uma propriedade rural situada a 15 km da cidade de Jucuruçu. Com ele os militares apreenderam a arma do crime, com dois cartuchos picotados, uma cápsula deflagrada e dois cartuchos ainda intactos. Por medida de segurança, na época, o acusado foi encarcerado na sede da 8ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, de onde fugiu 10 meses depois, em 10 de dezembro de 2006.
jurid2
E nesta terça-feira (06/04/2014), mesmo ausente à sessão por causa do seu status de foragido, o vaqueiro Diomar Souza Silva, o “Torinha”, hoje com 30 anos de idade, foi levado a julgamento popular e teve seu nome lançado no rol dos culpados. A defesa do réu foi realizada pela advogada Lucélia de Almeida Andrade. Já na acusação representando o Ministério Público, atuou o promotor de justiça Felipe Otaviano Renauro. O conselho de sentença que representou a vontade da sociedade foi formado por três mulheres e quatro homens. A maioria dos jurados seguiu a tese defendida pela acusação e votou pela condenação do réu. Quando o juiz presidente Heitor Awi Machado de Atayde, dosou-lhe a pena em 12 anos de reclusão a ser cumprida inicialmente em regime fechado, mantendo a prisão cautelar do acusado porque encontra-se foragido do distrito da culpa e expediu o mandado de prisão com validade até 5 de maio de 2030. (Por Athylla Borborema)

Previsão do Tempo para Jucuruçu - BA

Esta semana
Previsão do tempo atualizada às: 00:00
Quinta-Feira, 08/05
Nascer do sol:05h55Pôr do sol:17h19
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • 100%63%
Índice UV: Muito Alto
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Ver mais dados
Sexta-Feira, 09/05
Nascer do sol:05h55Pôr do sol:17h19
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • 96%50%
Índice UV: Muito Alto
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Ver mais dados
Sábado, 10/05
Nascer do sol:05h56Pôr do sol:17h18
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • 95%56%
Índice UV: Muito Alto
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
Ver mais dados
Domingo, 11/05
Nascer do sol:05h56Pôr do sol:17h18
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • 96%73%
Índice UV: Moderado
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
Ver mais dados
Segunda-Feira, 12/05
Nascer do sol:05h56Pôr do sol:17h18
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • 99%69%
Índice UV: Muito Alto
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
Ver mais dados
Tendências para os próximos dias:
Terça-Feira, 13/05
  • Max 25ºMin 16º
  • 0mm
    0%
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Quarta-Feira, 14/05
  • Max 25ºMin 16º
  • 2mm
    60%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Quinta-Feira, 15/05
  • Max 27ºMin 15º
  • 0mm
    0%
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Sexta-Feira, 16/05
  • Max 25ºMin 16º
  • 0mm
    0%
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Sábado, 17/05
  • Max 26ºMin 17º
  • 2mm
    60%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
*Esta tendência é resultado de modelos numéricos e não tem interferência direta dos meteorologistas. Estes valores podem variar muito de um dia para o outro.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.