Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 27 de maio de 2023

Motociclista de Aplicativo morre após colisão com caminhonete na BR 101 em Teixeira


Teixeira de Freitas: O acidente aconteceu na noite deste sábado, 27 de maio, no Km 878 da BR-101, próximo ao Posto Ipiranga, no perímetro urbano de Teixeira de Freitas. De acordo com as informações, o motociclista do Aplicativo 99, Reinan Phelipy Marcio Araújo, de 24 anos, morador da urbis, natural de Mucuri, trafegava na via conduzindo uma motocicleta, quando colidiu com uma caminhonete.  

Reinan pilotava uma motocicleta Honda CG, de cor preta, ano 2011, placa policial MTV-3C98 (Mercosul), licenciada em São Mateus/ES. A caminhonete MMC/Triton L200, de cor preta, ano 2010, licenciada em Itororó-BA, era conduzida por Getúlio Souza Dutra, de 64 anos. O SAMU esteve no local, mas a vítima já estava sem sinais vitais. O delegado plantonista, Ricardo Amaral, acompanhado do investigador André, realizou o levantamento cadavérico.  

Os peritos Sandro Abreu e Felipe West realizaram a perícia de local. Após isso trabalhos de praxe, os peritos autorizaram a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, para exames de necropsia. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares. Diversos motociclistas do aplicativo 99 estiveram no local prestando solidariedade à família de Reinan Phelipy.  

Patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) atenderam a ocorrência e realizaram os procedimentos legais, orientando o tráfego na via. O motorista do veículo Triton L200 foi convidado a comparecer na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas para prestar esclarecimentos./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Homem é assassinado com tiros na cabeça no Assentamento Cruz de Ouro em Itamaraju


Itamaraju: Na manhã deste sábado, 27 de maio, um homem foi encontrado morto com várias perfurações na cabeça em uma estrada vicinal, na zona rural do Assentamento Cruz do Ouro, no município de Itamaraju. 

De acordo com os relatos de moradores da localidade, a vítima não estava portando nenhum documento de identificação e foi localizada ao lado de cápsulas de calibre 9mm. A Polícia Técnica (DPT) de Itamaraju foi acionada e realizou o levantamento cadavérico no local. 

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju para exames de necropsia e posteriormente será liberado aos familiares para realizarem o sepultamento. A motivação e a autoria do crime ainda são desconhecidas. A Polícia Civil investiga o caso. O corpo segue no IML de Itamaraju à espera de reconhecimento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Briga acaba com homem morto a facadas no Bairro Brasília em Ibirapuã


Ibirapuã: Um homem foi morto a facadas na madrugada deste sábado, 27 de maio, na Rua Governador Lomanto Júnior, em frente à fábrica de laticínios Davaca, em Ibirapuã. O autor do crime fugiu do local e não foi localizado pela polícia. A vítima foi identificada como sendo, Jonatan Esmera de Almeida, 30 anos de idade. 

Segundo a Polícia Militar, a vítima e o suspeito estavam brigando na referida rua, no bairro Brasília, quando o suspeito sacou uma faca e golpeou várias vezes a vítima, que morreu no local. A PM foi acionada por uma testemunha, que informou que a briga teria sido motivada por uma agressão anterior da vítima ao suspeito. 

A PM fez rondas na região, mas não encontrou o suspeito. O caso foi registrado na Delegacia de Ibirapuã, que vai investigar a identidade e a localização do autor do homicídio. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas. O caso será investigado pela Polícia Civil de Ibirapuã./Lenio Cidreira/Liberdadenews

O jucurunet parabeniza a vereadora e presidente da Câmara de Jucuruçu Cida Vieira

 

Mais um ano de vida concluído com muita luta, mas repleto de Gratidão a Ti Senhor, pois se não fosse pelo seu amor para comigo jamais teria conseguido vencer tantos obstáculos e perseguição enfrentada. 

Continue cuidando de mim dando fé e sabedoria pra enfrentar os desafios. Obrigada cada familiar, amigos e amigas por está sempre do meu lado nestes momentos difíceis. Toda honra e toda glória seja dada a Ti Meu Pai Eterno, pois não sou merecedora de tanto Amor e cuidado. 

Um momento especial de renovação para a sua alma e o seu espírito, porque Deus, em sua infinita sabedoria, deu à natureza a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós a capacidade de recomeçar a cada ano. Desejo a você um ano cheio de amor e de alegrias. 

Afinal, fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas. Sorrir novos motivos e chorar outros, porque amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes. 

Fazer aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus. É ser grato, reconhecido, forte, destemido. É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo. 

Parabéns Cida, nesse dia tão grandioso.

Ibirapuã: “Dioninha” é morto a facadas durante a madrugada

Um homicídio aconteceu na madrugada deste sábado, 27 de maio, na rua Carlos Souza, bairro Brasília, em Ibirapuã. 

A vítima foi identificada como Jonatan Esmera de Almeida, popularmente conhecido como “Dioninha”. Jonatan era casado e deixa três filhos, um deles com apenas dois anos de vida. 

Segundo relatos de moradores, Dioninha estava brigando com o seu assassino; ele estava com um martelo e o autor com uma faca, após discussão acalorada, os dois chegaram às vias de fato e Dioninha foi esfaqueado. 

Um morador relatou que Dioninha já estava caído quando alguém disse que ele ainda estava vivo; o assassino friamente voltou e terminou de matá-lo. 

O nome do autor do crime não foi revelado, ele fugiu quando teve certeza de que a vítima estava morta. 

O corpo foi removido para o DPT de Teixeira de Freitas. O motivo da briga não foi revelado. O criminoso foi visto pedindo carona na estrada de acesso a Vila Portela, interior de Ibirapuã./bahiaextremosul

43ª CIPM prende três pessoas com farta quantidade de drogas, em Itamaraju.

 


Na noite de sexta-feira (26), guarnições do serviço de motopatrulhamento da 43ª CIPM, quando em ronda pela Rua Carlos Gomes, em Itamaraju, flagraram dois indivíduos saindo de uma residência em uma motocicleta, em atitude suspeita, ocasião em que passaram a fazer o  acompanhamento no sentido de abordá-los. 

Chegando ao bairro Bela Vista, os motociclistas procederam a abordagem dos suspeitos, seguida de busca pessoal, oportunidade em que encontraram uma quantidade de droga conhecida como cocaína. Em diligência complementar, as guarnições deslocaram-se à casa onde os dois indivíduos foram vistos saindo, na qual havia uma mulher que autorizou o ingresso na residência, momento em que encontraram mais materiais ilícitos durante a varredura realizada no local. 

Na ação policial, foi apreendido o seguinte material: 117 (cento e dezessete) gramas de cocaína, 1560 (mil e quinhentos e sessenta) pedras de crack, 1 (um) tablete  de maconha pesando 01(um) kg, rolos de insuflem e papel alumínio para acondicionamento de drogas, 03 (três) balanças de precisão, 06 (seis) munições,  01 (uma) motocicleta Honda Start, R$ 364,00 (trezentos e sessenta e quatro reais) em espécie. Os dois homens e a mulher receberam voz de prisão em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de munições, sendo apresentados na Delegacia Territorial de Itamaraju, juntamente com todo o material apreendido.

Ação conjunta entre Polícia Civil e Militar prende suspeito por porte ilegal de arma de fogo; o mesmo é suspeito de cometer crimes contra o Patrimônio em Nova Viçosa


Na data desta quinta-feira, 25 de maio, as Forças Policiais do município de Nova Viçosa, envolvendo as Policiais Civil e Militar, têm desenvolvido várias ações em ações conjuntas de combate aos mais diversos crimes no referido município, o que culminou na prisão de um suspeito identificado como, Rafael Soares Conceição, 23 anos, que é suspeito de está cometendo crime contra o patrimônio de moradores da cidade de Nova Viçosa. 

Quando os Policiais Militares e Civis, estavam em diligências no intuito de inibir e coibir a prática do referida tipificação criminal, na referida cidade, momento que obtiveram informações que suspeito citado, estaria portanto uma arma de fogo na cintura, na região do bairro Sabacuí. 

Momento que as guarnições se deslocaram, que ao passarem pela Praia do referida localidade, avistaram o suspeito, que ao perceber a presença das viaturas, colocou uma das mãos na cintura e tentou fugir da abordagem policial./ netinhonews

Simone se pronuncia após ausência de Simaria em seu niver


Após a polêmica ausência de Simaria na festa de aniversário da irmã, que ocorreu na última quarta-feira (24), Simone resolveu quebrar o silêncio e contar tudo que aconteceu. Em entrevista concedida ao programa “A Tarde É Sua”, a sertaneja saiu em defesa da irmã, após os ataques que ela vem recebendo na web nos dois últimos dias. 

“Minha irmã vai ser sempre o amor da minha vida. Mexe comigo, mas não mexe com ela. Eu sempre tô aqui para o que ela precisar. Minha vida é dela, minha casa é dela, minha família. É o amor da minha vida”, disse ela. 

Vale ressaltar ainda que poucos sabem, mas a cantora chegou a receber um vídeo especial durante a festa, com homenagem de diversos familiares e amigos, porém Simaria não participou, o também que chamou a atenção dos internautas de forma muito negativa. (M!)./vozdabahia

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Prefeitura leva imunização às escolas para ampliar cobertura vacinal de Influenza e COVID-19 em Vereda


Como estratégia de ampliação da cobertura vacinal, das campanha Nacional contra Influenza e COVID-19 (vacina bivalente) a Prefeitura de Vereda, numa ação intersetorial articulada entre as secretarias municipais da Saúde e da Educação, leva o serviço de vacinação para as escolas da cidade. 

A medida soma-se às demais ações de mobilização da gestão municipal para disponibilizar pontos acessíveis para que a população possa se vacinar. Hoje, além das escolas, as vacinas estão disponíveis nas em todas Unidades Básicas de Saúde. 

Está atividade garantiu a vacinação dos professores que fazem parte do público alvo prioritário da campanha de influenza, assim como a todos os trabalhadores da unidades escolares, que fazem parte do público ampliado no estado da Bahia. 

Segundo o Secretário de Saúde, Márcio Barbosa, a intensificação do reforço vacinal no município visa levar saúde e a regularização destas e de outras vacinas e solicita ainda que população com sintomas gripais que procurem o serviços de saúde para avaliação oportuna. 

Essa é uma ação que promove mais saúde aos veredenses. Prefeitura de Vereda, Um Novo Tempo, Uma Nova História.

Teixeira: João Bosco abre mão de sua candidatura para apoiar sua esposa Raíssa Félix


Teixeira de Freitas: O ex-prefeito João Bosco Bittencourt (PT) vai mesmo apoiar sua esposa Raissa Félix como candidata à prefeitura de Teixeira de Freitas nas eleições de 2024. 

O anúncio ocorreu durante entrevista de Bosco ao programa JE Meio Dia, do Grupo Eldorado de Comunicação, comandado pelo radialista Benson Silva, nesta sexta-feira 26. 

“Falei com ela que Teixeira nunca teve uma prefeita mulher e por isso declino da minha candidatura para apoiá-la”, disse o ex-prefeito. 

Embora Bosco esteja inelegível, ele disse que optou por Raissa por ela ter o cheiro de povo e história na cidade. 

Raissa Felix é advogada e natural da cidade, além de ser professora universitária. Ela foi candidata à deputada estadual nas eleições de 2022 e obteve 5.883 votos, 8,08% dos votos válidos na cidade./Liberdadenews/Ascom

Jovem vítima de acidente de moto na BR 101 em Itabatã não resiste e morre no HMTF


Teixeira de Freitas: Faleceu na madrugada desta sexta-feira, 26 de maio, no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), Carlos Kecio Pereira, de 24 anos. Carlos Kecio foi vítima de acidente na BR-101, na noite do dia 13 de maio (sábado), no Km 940, em área do Distrito de Itabatã/Mucuri, quando perdeu o controle da direção da sua motocicleta e caiu. 

Carlos Kecio foi socorrido para o Hospital São José de Itabatã, em estado gravíssimo, e posteriormente, transferido para o HMTF, onde veio a óbito 13 dias depois do acidente. O delegado plantonista, Charlton Bortolini, autorizou a remoção do corpo do HMTF para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas. 

Após necropsia, o corpo será liberado à família para velório e sepultamento. Familiares e amigos lamentaram a morte precoce do jovem Carlos Kecio Pereira./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Caravelas lidera a saúde regional e se destaca no ranking estadual: um trabalho impecável da Secretaria de Saúde


A cidade de Caravelas, localizada no belo litoral baiano, tem muito a comemorar quando o assunto é saúde. Segundo a recente avaliação quadrimestral do programa federal Previne Brasil, Caravelas conquistou o 1º lugar em saúde e atendimento básico na região. 

Além disso, a cidade se destacou alcançando a 26ª colocação no ranking estadual. Essas conquistas são fruto do trabalho impecável da Secretaria de Saúde, que vem dedicando esforços incansáveis para garantir serviços de qualidade e cuidado integral à população. 

A liderança de Caravelas na saúde regional é resultado de um compromisso inabalável com o bem-estar da comunidade. A Secretaria de Saúde, comandada por uma equipe competente e engajada, tem implementado políticas e programas que promovem uma saúde de excelência para todos os caravelenses. 

Um dos pilares do sucesso da cidade é a atenção básica, que é oferecida de forma abrangente e eficiente. a Secretaria de Saúde de Caravelas tem investido em infraestrutura adequada, equipamentos modernos e capacitação constante dos profissionais da área. Esses investimentos refletem na qualidade dos serviços prestados, na agilidade dos atendimentos e na melhoria contínua dos índices de saúde. 

O reconhecimento alcançado no ranking estadual do Previne Brasil é motivo de orgulho para toda a comunidade. Essa colocação expressiva é o reflexo de um trabalho em equipe, pautado pela dedicação e comprometimento da Secretaria de Saúde, aliados à participação ativa dos profissionais de saúde e ao apoio da população./ Bahiaextremosul/Ascom

Prefeitura de Itamaraju promove café da manhã com agentes das forças de segurança visando aprimorar o planejamento operacional do São João 2023

No destaque, o major Leonardo Dumas, comandante da 43ª CIPM.

O prefeito Marcelo Angênica (PSDB), em entrevista na Rádio Extremo Sul 93,7 FM ao meio-dia desta quarta-feira (24/05), já anunciou alguns nomes dentre as atrações do São João 2023 de Itamaraju, como as duplas César Menotti & Fabiano, Diego & Victor Hugo, Kaio Oliveira, Zezo Potiguar, Fala Mansa e Bonde do Forró. O prefeito Marcelo Angênica disse que a organização do evento está empenhada em garantir a segurança de todos, contando com o apoio e a colaboração dos envolvidos, para que as festividades ocorram de forma tranquila e memorável. 

Já na manhã desta quinta-feira (25), a Prefeitura Municipal de Itamaraju promoveu um café da manhã para recepcionar os principais representantes das forças de segurança pública do município para discutir e planejar o ordenamento do circuito da festa durante os três dias de folia visando garantir a paz e a tranquilidade do tradicional evento. O intuito da reunião ampla entre a Prefeitura Municipal e os órgãos de segurança foi priorizar o tema ‘segurança’ para que todas as medidas necessárias sejam tomadas para garantir o bem-estar dos participantes. 

Prefeitura de Itamaraju promove café da manhã com agentes das forças de segurança visando aprimorar o planejamento operacional do São João 2023

A reunião foi coordenada pelo secretário municipal de administração Léo Oss e pelo secretário de cultura e esportes Gustavo Souto, além da presença da secretária municipal de assistência social Fabiana Angênica e do secretário municipal de obras Antônio Charbel. Comandantes e representantes de outras instituições como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal e Departamento de Trânsito se fizeram presentes. 

Prefeitura de Itamaraju promove café da manhã com agentes das forças de segurança visando aprimorar o planejamento operacional do São João 2023

Conforme o secretário municipal de administração de Itamaraju, Léo Oss, a integração entre os órgãos de segurança e a colaboração entre os representantes municipais e estaduais é essencial para garantir um evento tranquilo e seguro. A troca de informações e o alinhamento de estratégias são medidas importantes para prevenir ocorrências e agir de forma rápida e eficiente caso necessário. E que a reunião demonstrou o compromisso da gestão municipal com a organização e a segurança do evento. 

O comandante da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar de Itamaraju, major Leonardo Dumas, disse que a reunião com a presença do município e dos demais representantes das forças de segurança, foi fundamental para discutir e estabelecer estratégias que visam garantir a integridade dos participantes do São João e, sobretudo, serviu para discutir e alinhar as medidas estratégicas que serão tomadas para o monitoramento do circuito, que terá a Polícia Militar como a guardiã principal da festa. 

Prefeitura de Itamaraju promove café da manhã com agentes das forças de segurança visando aprimorar o planejamento operacional do São João 2023

Conforme o capitão Milton Borges, chefe da Seção de Planejamento Operacional do 18º GBM de Teixeira de Freitas, disse que na reunião foram abordados diversos aspectos relacionados à segurança do evento, como controle de acesso, policiamento ostensivo, monitoramento das vias de ascensão, prevenção de acidentes, combate a incêndios, entre outras metodologias que serão empregadas. Oportunidade que as autoridades presentes compartilharam informações e experiências, visando aprimorar o planejamento e a execução das ações de segurança para a festa de São de João em Itamaraju./IN

Prefeito de Itanhém exonera secretário de Agricultura e Agropecuária

O prefeito de Itanhém, Mildson Medeiros, nesta quinta-feira (25), através do decreto nº 361 exonerou o secretário de Agricultura e Agropecuária do município, o petista Josias Caetano Gomes. A medida foi tomada sem que um novo secretário tenha sido nomeado para o cargo. 

A Secretaria de Agricultura e Agropecuária é responsável por promover o desenvolvimento e a organização das atividades agrícolas e pecuárias em Itanhém, além de implementar políticas públicas voltadas para o setor. 

A população de Itanhém, sobretudo os agricultores e pecuaristas, espera que o prefeito Mildson Medeiros anuncie o mais breve possível um novo secretário para garantir a continuidade das ações em andamento e o atendimento às demandas da comunidade rural./aguapretanews

quinta-feira, 25 de maio de 2023

Ministério da Saúde lança edital do Mais Médicos com 278 vagas para a Bahia

O Ministério da Saúde divulgou edital com 5.970 para o Programa Mais Médicos em todo Brasil, sendo 278 delas destinadas a 158 municípios da Bahia. Em toda a região Nordeste, serão 1.250 postos. As inscrições serão abertas nesta sexta-feira (26), com prioridade para profissionais brasileiros formados no país. 

Além dos médicos brasileiros registrados no país, também poderão participar do edital brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que poderão atuar com Registro do Ministério da Saúde (RMS) em vagas não ocupadas por médicos com registro no país. 

As inscrições seguem abertas até 31 de maio e a previsão é que os profissionais comecem a atuar nos municípios no fim de junho./Bahia - Ba

Acusada de tráfico é presa em Itamaraju e transferida para Teixeira de Freitas


Itamaraju: A prisão aconteceu no dia 18 de Maio, na Rua 4, no Residencial Vista Bela, na cidade de Itamaraju. Mas, somente na manhã desta quinta-feira (25), Aline Mendes Fiúza, de 26 anos, foi transferida para a custódia da Polícia Civil de Teixeira de Freitas. 

De acordo com as informações, a Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima, de que estava havendo comercialização de tráfico de drogas no Residencial Vista Bela. De posse da denúncia, os policiais militares estiveram no local e avistaram a suspeita, que no momento em que viu a viatura demonstrou um certo nervosismo. 

Ao ser abordada, no interior de sua bolsa foi encontrado 41 (quarenta e um) papelotes de cocaína e a quantia de R$ 46,00 (quarenta e seis reais). Aline Mendes recebeu voz de prisão, foi conduzida e apresentada na Delegacia Territorial da Polícia Civil de Itamaraju. 

Após as oitivas, o delegado titular, Gilvan de Meireles flagranteou Aline Mendes pelo crime de tráfico de drogas (Art. 33). Após exame de corpo de delito, Aline será transferida para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF)./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Mulher é vítima de assalto à mão armada e tem carro roubado em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas: Uma comunicante compareceu à Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas e relatou em um Boletim de Ocorrência (B.O) que na noite da última terça-feira, 23 de maio, ela teria estacionado o veículo próximo a uma academia, na região central da cidade, quando foi surpreendida por dois indivíduos, sendo que um deles portava uma arma de fogo e anunciou o assalto. 

Ainda segundo a vítima, o criminosos mostrou-se muito nervoso, abriu a porta do veículo e entrou, ordenando que ela dirigisse o veículo, sob a mira da arma, e que saísse do local em direção ao Bairro Santa Rita. A vítima disse que recebeu ordem para estacionar o veículo próximo a uma igreja, onde foi retirada do interior do carro, e outro criminoso estava aguardando. 

Na sequência, sob ameaças, eles partiram com o veículo, um GM/Onix Joy, de cor prata, ano 2020, placa policial QWX-0A23, licenciado em Teixeira de Freitas-BA. Eles fugiram tomando rumo ignorado. A vítima acionou a Polícia Militar, e os policiais realizaram buscas, mas até o fechamento desta reportagem, nenhum suspeito foi preso, ou o veículo recuperado. 

A vítima pede a todos que souberem do paradeiro de seu veículo, que informem à Polícia Militar (190), à Polícia Civil (197), à Guarda Municipal ou à Polícia Rodoviária Federal (PRF). Sua identidade será preservada./Lenio Cdreira/Liberdadenews

Operação contra o tráfico de drogas prende 17 suspeitos; 4 morreram em confronto


Dezessete pessoas investigadas por atuação no tráfico de drogas nas cidades de Itapetinga, Itambé, Iguaí, Ibicuí e Nova Canaã, sudoeste da Bahia, foram presas em uma operação da Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira (24). Outras quatro resistiram à prisão e morreram em confronto com policiais. 

Mandados de prisão, busca e apreensão são cumpridos nos municípios e também no Conjunto Penal de Serrinha, uma unidade de segurança máxima na Bahia, de onde dois detentos atuam como mandantes de homicídios cometidos em Iguaí e Ibicuí. 

Além disso, dois adolescente foram apreendidos. De acordo com a SSP, 14 quilos de drogas (maconha e cocaína), 25 kg de explosivos, além de 3 pistolas, 6 revólveres, 1 submetralhadora, 2 carros roubados e duas motos roubadas foram apreendidos. 

Batizada de Tentáculos, a operação é fruto de uma apuração que durou oito meses. Segundo a Polícia Civil, essa investigação reúne informações dos principais mandantes de homicídios na região sudoeste, além de envolvidos com o tráfico de drogas. 

A polícia identificou que o grupo criminoso se instalou em uma das cidades e criou "braços" nas outras ao redor. Foram apreendidas quatro armas, sendo uma delas das Forças de Segurança da Argentina, além de explosivos que seriam usados em bancos, 10 kg de maconha, cocaína e crack. 

Documentos e aparelhos eletrônicos, como celulares, também serão recolhidos para servir como provas no inquérito policial. Participam da operação diversas equipes das polícias Civil e Militar, e também da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado da Bahia (Seap)./G1

Jovem vendedora desaparece em Trancoso e mobiliza busca intensa


Porto Seguro: Uma busca intensa está em andamento em Porto Seguro, após o desaparecimento da vendedora autônoma Amanda Santos Oliveira, de 21 anos. A jovem, moradora do povoado de Coqueiro Alto, no distrito de Trancoso, saiu de casa na última segunda-feira (22) por volta das 8h, com o objetivo de buscar uma encomenda na agência dos Correios, localizada no centro de Trancoso. No entanto, o produto não chegou a ser retirado e, desde então, Amanda não foi mais vista. 

Preocupados com a ausência da jovem, seus familiares prontamente registraram um boletim de ocorrência na delegacia de Polícia Civil, que agora está encarregada das investigações sobre o desaparecimento. Parentes e amigos estão se mobilizando para encontrar Amanda, contando com o apoio da imprensa local e das redes sociais. 

Uma das informações que mais tem preocupado a família é o fato de o celular de Amanda estar desligado ou fora da área de cobertura, o que dificulta ainda mais a localização da jovem. Amanda é casada e não tem filhos, trabalhando como vendedora de roupas. De acordo com seus familiares, ela não faz uso de nenhum tipo de medicação e não vinha sofrendo ameaças. 

A polícia solicita a colaboração da população para encontrar qualquer pista que possa levar ao paradeiro de Amanda Santos Oliveira. Informações relevantes podem ser repassadas diretamente à Polícia Civil de Trancoso pelo telefone (73) 99956-8821./Radadarnews

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Morre aos 83 anos a cantora Tina Turner a rainha do rock n’ roll,

 


Morreu aos 83 anos a cantora Tina Turner. Considerada um dos maiores vocais do rock, a cantora morreu na Suíça, em sua casa, na cidade de Kusnacht, perto de Zurique. A informação foi confirmada pelos seus porta-vozes através das redes sociais. 

"Tina Turner, a Rainha do Rock'n Roll, morreu em paz hoje aos 83 anos após uma longa doença", confirmou o porta-voz da cantora. "Com ela, o mundo perde uma lenda da música e um modelo a ser seguido", declarou, sobre a artista que ficou famosa mundialmente por seus hits R&B.

 

Embora a causa da morte não tenha sido anunciada, Tina passou por problemas de saúde recentes. Em 2016, ela foi diagnosticada com câncer no intestino e, no mesmo ano, sofreu um AVC. Em 2017, precisou passar por um transplante de rim. O órgão foi doado por seu marido, o produtor musical Erwin Bach, com quem era casada desde 2013.

"É com grande pesar que anunciamos a morte de Tina Turner", anuncia o texto publicado em suas redes sociais. "Com sua música e sua paixão sem limites pela vida, ela encantou milhões de fãs pelo mundo e inspirou as estrelas de amanhã. Hoje, dizemos adeus a uma querida amiga que deixa para todos nós seu maior trabalho: sua música."

 

Nascida Anna Mae Bullock em 26 de novembro de 1939 nos Estados Unidos, Tina Turner é filha de Zelma Priscilla Currie e Floyd Richard Bullock. Sua família morava em uma comunidade rural do Tennessee e, durante a infância, Tina chegou a colher algodão nos campos com a família. 

A mais nova de três irmãs, Tina foi uma das vozes mais adoradas da música. Seus grandes sucessos incluem músicas como "What's Love Got to Do with It", "The Best", "Proud Mary" e "I Don't Wanna Lose You".

 

O início da carreira Tina foi por volta de 1957, quando foi descoberta por Ike Turner em um clube noturno que frequentava com as irmãs. A partir de então, ela começou a cantar com ele e, a partir da década de 1960, os dois saíram em turnê no duo Ike & Tina Turner. 

A dupla ganhou notoriedade em todos os Estados Unidos, embalando sons de R&B e rock. O enorme sucesso dos dois enquanto dupla chegou ao fim em virtude do vício de Ike em cocaína, e dos anos de abuso físico e emocional pelos quais ela passou ao lado dele.

 

Ela pediu o divórcio em julho de 1976 e, nesta época, já começava a preparar sua carreira solo. 

Entre 1974 e 1979, Tina lançou quatro álbuns de estúdio. O primeiro rendeu a ela uma indicação ao Grammy e o segundo veio na esteira do sucesso do filme "Tommy". Já os outros dois não tiveram tanto sucesso e, nesta época, Tina chegou a trabalhar como regular em uma série de TV da Itália e passou um tempo sem gravar. 

Em 1983, seu quinto álbum de estúdio vem para se tornar um sucesso mundial. "Private Dancer" contava com o hit "What's Love Got to do With It", e ganhou o Grammy de Gravação do Ano, sendo o seu primeiro e único número um no ranking Hot 100 da Billboard. Em 1988, Tina entrou para o Guinness Book como o maior show já feito por uma cantora solo, no Maracanã, Rio de Janeiro. 

Em 1995, Tina mudou-se para a Suíça, e a pequena cidade de Kusnacht tornou-se sua casa. Ela se naturalizou suíça em 2013, no mesmo ano em que se casou com o produtor musical Erwin Bach. Ela teve dois filhos, Craig e Ronnie, que morreram respectivamente em 2018 e 2022. Ike Jr. e Michael eram filhos de Ike que foram adotados por ela durante o casamento. 

A história de Tina Turner já foi contada no filme de 1993 "Tina" e no musical da Broadway "Tina - The Tina Turner Musical"./uol

Casal de motociclistas é gravemente ferido após ser atingido por caminhão na BR-101

Batida aconteceu na BR-101, trecho do município de Itabela

Um casal ficou gravemente ferido em um acidente ocorrido no fim da manhã desta quarta-feira (24) na BR-101, no trecho do município de Itabela. Maécio Custódio Santos, de 37 anos, e Amanda Gabriella Gomes Feitosa, de 28 anos, seguiam em uma moto quando foram atingidos por um caminhão-tanque. 

De acordo com informações obtidas junto à Polícia Rodoviária Federal, o motorista do caminhão perdeu o controle em uma curva, invadiu a pista contrária e colidiu de frente com a motocicleta ocupada pelo casal. O condutor do caminhão não foi encontrado no local, o que levanta a possibilidade de que ele tenha fugido sem prestar socorro às vítimas. 

As condições climáticas também podem ter contribuído para o acidente, uma vez que estava chovendo no momento e o asfalto encontrava-se escorregadio. O caminhão, que transportava produtos químicos em seu compartimento, acabou parando fora da pista, não havendo necessidade de interdição na altura do km 732.  

O casal, que é morador da cidade de Eunápolis, foi prontamente socorrido pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital Regional. Ambos sofreram fraturas nas pernas e foram levados diretamente ao centro cirúrgico.

 

A Polícia Civil abrirá um inquérito para apurar as circunstâncias do acidente, incluindo a identificação e responsabilização do motorista do caminhão-tanque./Radar News

Manrick Teixeira participa do 1º Encontro de Presidentes de Consórcio da Bahia em Brasília

O Presidente do Consórcio CONSTRUIR e Prefeito de Vereda, Manrick Teixeira participou nesta manhã do 1º Encontro de Presidentes de Consórcio da Bahia em Brasília. 

O encontro realizado pela FEC Bahia além de Manrick Teixeira contou com a presença do Presidente do CONSAÚDE, Silvio Ramalho e do Presidente do CONDESC, Luciano Francisquetto. Na ocasião, foram tratados temas de suma importância como novas fontes de financiamento e convênios públicos de consórcios e seus municípios.  

Em vídeo publicado, ao lado de Luciano e Silvio, Manrick ressaltou a importância do evento e de como ele vem para somar com o desenvolvimento das regiões que são atendidas pelos Consórcios.

 

Os três Presidentes que também são Prefeitos de cidades do Extremo Sul, comemoraram a evidenciação de ações desenvolvidas pelos Consórcios, segundo Manrick, a oportunidade veio para fortalecer as parcerias e discutir debates importantes acerca de novas iniciativas para alavancar o trabalho de todos os Consórcios.

Em sua fala, Manrick ainda parabenizou pela realização do evento e ressaltou sua alegria em ser um dos participantes./focodenoticias

Acusado de praticar o Golpe do Falso PIX é preso pela Polícia Militar de Medeiros Neto


 Medeiros Neto: A prisão aconteceu na noite da última desta terça-feira, 23 de maio, na cidade de Medeiros. De acordo com as informações, a Polícia Militar foi solicitada pelo proprietário de um Posto de Combustível, informando que após ser vítima de um golpe de PIX (com comprovante falso) há uma semana atrás, o mesmo autor estaria novamente em seu estabelecimento tentando aplicar-lhe um novo golpe. 

De imediato, os policiais militares estiveram no local, comprovando a veracidade da informação, ouvindo as partes e verificando os comprovantes. Na sequência, os militares tomaram a decisão de conduzir o suspeito e a vítima para a Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas. 

O suspeito foi identificado como sendo, André Lucas Santos Rocha, 20 anos, morador da cidade de Lajedão. Há indícios que André Lucas já teria praticado o golpe do "Falso Pix" anteriormente. Após as oitivas, o delegado plantonista, Ricardo Amaral, flagranteou o André Lucas pelo crime de tentativa de estelionato, e lhe arbritou uma fiança (que foi paga). 

O suspeito vai responder em liberdade. A motocicleta de André Lucas foi encaminhada ao pátio do quartel da 44ª CIPM de Medeiros Neto e encontra-se sem restrições./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Pai mata filhas de 4 e 8 anos a facadas e depois coloca fogo no carro onde elas estavam, diz polícia

Carro que foi queimado com as duas crianças na zona rural de Santo Antônio de Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Um motorista de aplicativo é suspeito de matar a facadas as duas filhas de 4 e 8 anos de idade e depois atear fogo no carro com elas dentro, na GO-462, em Santo Antônio de Goiás. Segundo o delegado Humberto Teófilo, os avós das crianças chegaram a mostrar uma ligação gravada em que o homem disse que iria matá-las para vingar uma suposta traição da esposa. 

O caso aconteceu na segunda-feira (22). A Polícia Civil informou que depois do crime Ramon de Souza Pereira fugiu para uma região de mata. Ele não foi encontrado até as 7h25 desta terça-feira (23). 

Pai mata filhas de 4 e 8 anos a facadas e depois coloca fogo no carro onde elas estavam

O tenente da Polícia Militar Sanndiney Batista afirmou que os corpos das crianças estavam carbonizados quando foram encontrados. 

Ao g1, o delegado Humberto Teófilo explicou que na gravação da ligação com o pai das crianças foi possível ouvir as meninas implorando para que ele não as matassem. 

"As meninas estavam gritando 'não faz isso'. Os avós estavam desesperados quando pararam a viatura para pedir ajuda", contou o delegado. 

Ramon de Souza Pereira é suspeito de matar filhas de 4 e 8 anos, em Santo Antônio de Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

De acordo com o delegado, o homem agrediu a esposa após saber da traição. No dia do crime, ele pegou o carro dela e buscou as meninas na escola. "Ele normalmente não busca as crianças no colégio, ontem ele foi. Então ele pegou as duas lá e não voltou para casa", disse o delegado./g1 Goiás. 

Câncer tem cura?

 


Ouça o áudio dessa matéria 

Como toda doença, alguns tipos de câncer têm cura e outros não. Tudo depende essencialmente do tipo de tumor maligno e do estágio em que esse câncer se encontra no momento do diagnóstico. As possibilidades de cura estão diretamente relacionadas com tempo em que o tumor é detectado no paciente. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais chances do tratamento dar certo. Se o diagnóstico for feito tardiamente, o índice de cura do câncer diminui e complicações podem aparecer mesmo depois da doença ter sido tratada. 

Espaco do PacienteÉ importantíssimo lembrar que mesmo pacientes que não têm cura podem viver por muitos anos com boa qualidade de vida, com a doença controlada e tratada, como qualquer doença crônica. Isto é comum em oncologia, portanto, ainda mais por esta razão, todo caso de câncer, mesmo em fase avançada, deve ser acompanhado por um oncologista. 

Lembre-se que muitos tipos de câncer podem ser curados e outros podem ter tratamentos que proporcionam uma vida relativamente normal. Geralmente, o câncer necessita de um tratamento prolongado. A doença não tratada se agrava, invadindo estruturas próximas ao tumor e órgãos do corpo de maneira generalizada, impedindo o funcionamento normal do organismo e levando à morte.

Nos primórdios do século XX, a sociedade enxergava o câncer como uma condenação à morte o que fez com que muitas pessoas não acreditassem que um tratamento adequado pode levar, sim, à cura do câncer. A Medicina e outras ciências, nos últimos anos, acumularam conhecimentos suficientes para chegar à cura de vários tipos de câncer. O importante é descobrir o câncer no início e tratá-lo adequadamente. 

Espaco do FamiliarO surgimento de novas técnicas de diagnóstico e os esforços de pesquisadores das mais diversas áreas sobre o câncer permitiram que avanços voltados para a cura do câncer fossem atingidos. Basta olharmos para a situação que ocorria há 10 ou 20 anos. Atualmente, é importante lembrar que o câncer é uma doença que, a chance de cura aumenta se diagnosticada precocemente quando não esta invadindo nenhuma estrutura do corpo. No entanto, a alta incidência de câncer e o estágio em que, infelizmente, é diagnosticada a maioria deles, fazem com que o câncer continue sendo um estigma ou mesmo um tabu para muita gente. A falta de informação e a crença de que o câncer não tem cura acabam por gerar medo. Esse receio faz com a pessoa não queira saber se tem algum tumor maligno logo no começo da doença. É uma pena porque nos estágios iniciais as possibilidades de cura do câncer são bem maiores. 

Se pensarmos em termos estatísticos, podemos afirmar que o câncer é a doença crônica mais curável atualmente. Cerca de 50% dos casos, nos países desenvolvidos, são curados. No Brasil estima-se que este número seja menor, devido ao fato de que os diagnósticos são feitos bem mais tardiamente. 

Podemos, portanto, concluir que há casos de câncer que têm cura e outros não. A probabilidade de cura depende basicamente do tipo de câncer e do seu estágio. Alguns tumores malignos têm alto índice de cura mesmo em fases avançadas. Outros tipos de tumores malignos que se espalham rapidamente para outros locais do corpo ou insistem em voltar, apesar dos tratamentos disponíveis, apresentam baixo índice de cura e mais complicações.

Teixeira: aeroporto emite nota e esclarece sobre operação de voos comerciais


A São Francisco Administração Aeroportuária, responsável pela gestão do Aeroporto 9 de Maio, em Teixeira de Freitas, emitiu uma nota nesta terça-feira, 23 de maio, para esclarecer sobre a operação dos voos comerciais no município. 

Confira nota na íntegra: 

1. A título de esclarecimento, não houve interrupção de todos os voos, as rotas para Salvador (SSA) estão operando normalmente. O que ocorreu foi que a GOL Linhas Aéreas publicou o fim de sua parceria comercial com a Passaredo/VoePass; 

2. A princípio trata-se apenas de uma suspensão e não de cancelamento por parte da GOL Linhas Aéreas. A companhia já manifestou interesse em continuar operando neste aeroporto, porém com outra configuração de aeronave, que demanda ajustes na infraestrutura do sítio aeroportuário; 

3. A frequência semanal de voos ocorre, inicialmente, duas vezes por semana, às segundas-feiras e sextas-feiras. O voo de Salvador pousa às 15:35 e decola às 16:05, retornando à capital baiana; 

4. A comercialização dos bilhetes é realizada em code-share com a LATAM Airlines, através de seu site https://www.latamairlines.com/br/pt ou aplicativo, disponível na Google Play e App Store; 

5. Lembrando que é importante verificar o email utilizado para a compra dos bilhetes, onde serão informadas todas as alterações. Caso tenha adquirido com uma agência de viagens, esta é responsável por repassar as informações./ SulbahiaNews

MP-BA intensifica fiscalização dos gastos municipais com festas juninas


O Ministério Público estadual intensificou a fiscalização dos gastos públicos municipais com os festejos juninos de 2023, por meio de atuação preventiva e colaborativa junto aos gestores municipais, com o objetivo de conferir maior transparência à aplicação dos recursos e contribuir para evitar danos ao erário. Desde o último mês de abril, quando a procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti recomendou aos promotores de Justiça a adoção de medidas de prevenção, a Instituição já instaurou mais de 120 procedimentos para acompanhar os gastos com a festa em municípios baianos. Segundo os dados extraídos do sistema interno do MP, até o momento, são 122 procedimentos em 57 municípios. 

Segundo o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção à Moralidade Administrativa (Caopam), promotor de Justiça Frank Ferrari, a ação de fiscalização e acompanhamento acontece de forma articulada entre o MP, os Tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM), e os Ministérios Públicos do Contas junto ao TCE e TCM, e a Rede de Controle da Gestão Pública. Juntas, as instituições estão desenvolvendo mecanismos que colaborem com a gestão dos recursos pelos entes municipais e deem mais transparência aos gastos públicos com o evento festivo em todo o estado. A União dos Municípios da Bahia (UPB) é parceira da iniciativa e, por solicitação dos órgãos de controle, convidou os municípios a fornecerem dados para alimentar o ‘Painel da Transparência’, que está sendo desenvolvido pelo MP para que os cidadãos e instituições visualizem facilmente as informações relativas aos gastos com a festa de São João. 

Frank Ferrari explica que também está em desenvolvimento o “Selo Transparência”, instrumento que será conferido aos entes públicos que colaborarem com o fornecimento das informações solicitadas pelos órgãos de controle quanto aos gastos públicos com as festas. Os selos serão entregues aos gestores colaboradores no próximo dia 14 de junho, quando serão apresentados à imprensa e à sociedade o painel e os dados obtidos em audiência pública a ser realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). 

O promotor de Justiça falou sobre a atuação do MP, com mais informações do painel e do selo, em episódio do podcast do Ministério Público da Bahia, o ‘MPConecta’ , e para rádio MP da Bahia . Na entrevista, que vai ao ar hoje, dia 23, Frank Ferrari destaca que a atuação é orientada por princípios como o da preservação dos festejos juninos e da tradição cultural baiana, da prevenção de danos ao erário e de outros ilícitos, a partir da cooperação e diálogo com os gestores, e da promoção da transparência e da gestão responsável por motivação das decisões administrativas. “Nos preocupamos com o dinheiro público, mas também com a preservação dos componentes cultural e econômico da festa, que é importante para os baianos e incrementa a renda de pequenos comerciantes”, registrou Ferrari./ gov

terça-feira, 23 de maio de 2023

"Kamikaze" morre em confronto com militares da CAEMA em Arraial D'Ajuda: Criminoso era considerado de alta periculosidade


Porto Seguro: A intervenção policial aconteceu na noite do último domingo, 21 de maio, na Rua Guadalupe, Aldeia Velha, no distrito de Arraial D'ajuda, em Porto Seguro. De acordo com as informações, policiais militares da CIPE-Mata Atlântica (CAEMA) foram informados que o indivíduo de vulgo "Kamikaze", liderança da facção MPA, estaria escondido em uma região de risco. 

As guarnições da CIPE/MA deslocaram-se para realizar rondas na tentativa de localizá-lo, quando em patrulhamento pela rua Guadalupe, um indivíduo pulou a janela de uma casa, efetuou disparos de arma de fogo e evadiu-se para o fundo do terreno. Na sequência, os policiais desembarcaram e progrediram em direção ao local da fuga. Durante as buscas, o indivíduo atirou novamente nos policiais, sendo necessário o revide. 

Após cessar os disparos, o indivíduo foi localizado caído em uma cerca de arame farpado com uma pistola ao seu lado. O resistente foi socorrido para o Hospital Municipal, mas não resistiu ao ferimento e veio a óbito na Unidade Hospitalar. O indivíduo foi identificado como sendo, Felipe Moraes Ribeiro, de 29 anos, vulgo "Kamikaze" Todo o material apreendido foi apresentado na 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro, para adoção das medidas cabíveis. 

Ao todo, os policiais apreenderam 01 arma de fogo cal. 380 Glock, modelo G25 (com seletor de rajada) e numeração "TUR11007"; 28 cartuchos cal. 380 intactos; 01 carregador de pistola .380, marca Glock; 01 carregador alongado .380, marca ETS Grope; 16 buchas de maconha, pesando (18g); 01 quantidade de maconha pesando (49g); 03 celulares e R$36,00 (trinta e seis reais) em espécie. 

O corpo de Felipe foi removido do Hospital Municipal para o Instituto Médico Legal (IML) de Porto Seguro, para exames de necropsia e posteriormente será liberado aos familiares para velório e sepultamento. Felipe Moraes Ribeiro, vulgo "Kamikaze" era considerado criminoso de alta periculosidade no mundo do crime./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Morador de rua é esfaqueado por colega e socorrido ao HMTF: Agressor é preso pela PM


Teixeira de Freitas: Um homem, não identificado, sofreu um homicídio tentado na tarde desta segunda-feira, 22 de maio, na Praça da Prefeitura, região central da cidade. De acordo com as informações, um homem em situação de rua desferiu um golpe de arma branca tipo (faca) no seu colega, por questões de ciúme, por não concordar que mexesse com a sua companheira. 

De imediato, o SAMU antedeu a ocorrência, e socorreu a vítima para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde recebeu os primeiros atendimentos. Não há informações sobre o estado de saúde dele, que continua sem identificação. A Polícia Militar esteve no local e tomou as primeiras providências. A guarnição realizou diligências na intenção de prender o autor, e logrou êxito na prisão. 

O suposto autor foi conduzido e apresentado na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, onde foi identificado como sendo, Luciano Jesus da Silva, de 25 anos. Após as oitivas, o delegado plantonista Charlton Bortolini, flagranteou o Luciano Jesus, pelo crime de homicídio tentado. Luciano Jesus, segue preso na custódia da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, à disposição da Justiça./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Agricultura confirma estado de emergência zoossanitária por gripe aviária


O Ministério da Agricultura publicou na noite desta segunda-feira, 22, em edição extra do Diário Oficial da União, a Portaria 587, que confirma a declaração de estado de emergência zoossanitária em todo território nacional, por 180 dias, em função da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil. A decisão foi antecipada mais cedo pelo Broadcast Agro. 

A Portaria também prorroga, por tempo indeterminado, a vigência da Portaria 572, de 29 de março de 2023, que estabelece medidas preventivas contra o ingresso e a disseminação da influenza aviária de alta patogenicidade. 

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou nota mais cedo, conforme noticiou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) na qual afirma que a medida adotada pelo Ministério da Agricultura já era "prevista e amplamente discutida" com o setor produtivo. 

Para a ABPA, o único propósito da portaria é a "desburocratização de processos para ganhar maior agilidade nas ações de monitoramento e eventuais necessidades de ações de mitigação"./Correio

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.