Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 14 de junho de 2014

Detonaram o cara na porta do presídio


João Brito Costa Filho, 28 anos, morador da Rua João Bonato, n° 28, no Bairro Redenção, em Teixeira de Freitas.

Esse foi o presidiário executado na manhã de ontem, 13 de junho, na porta do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, quando saia para exercer suas atividades laborais.


Segundo informações, um veículo branco com uma pessoa na direção e uma moto de dados ignorados, com dois ocupantes, abordaram a vítima e deflagraram cerca de 12 tiros, levando-o à morte instantânea no local.

Outro detento também foi atingido pelos disparos e encontra-se internado no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, e até o momento não se sabe o estado de saúde da outra vítima.


No momento do homicídio, várias famílias se encontravam no local, mulheres e crianças que aguardavam para visitar os detentos.


De acordo com o cunhado da vítima, que não quis se identificar, João Filho cumpria pena por homicídio, cometido há 06 anos na cidade de Medeiros Neto e, estava cumprindo medida no regime semiaberto./vermelhinhoba

Taxista acusado de matar mãe e filha em São Mateus é preso quando fugia em caminhão

Taxista acusado de matar mãe e filha em São Mateus é preso quando fugia em caminhão
Edna chegou a ser socorrida, mas morreu a caminho do hospital

Foi preso na noite desta última quinta-feira (12), em Nova Venécia, o taxista acusado de matar a tiros mãe e filha em frente a um prédio comercial no centro de São Mateus, Norte do Espírito Santo. Rubes Nobre, 58 anos, fugia em um caminhão quando foi abordado pela polícia por volta das 20 horas, no bairro Aeroporto.  

Segundo o titular da Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de São Mateus, delegado Leonardo Malacarne, a equipe de investigação da delegacia e o serviço de inteligência já estavam acompanhando os passos do taxista há duas semanas. Na manhã desta quinta, surgiu a informação de que ele estaria em Nova Venécia e, no período da noite, pegaria carona com um caminhoneiro para outro Estado.  

Os investigadores da DCCV de São Mateus e da Delegacia Regional de Nova Venécia passaram as informações da localização de Rubes. O taxista foi procurado em duas residências, mas não foi encontrado. Os investigadores descobriram em qual caminhão ele fugiria e o suspeito foi abordado.

De acordo com o delegado Líbero Tenello, responsável pela Delegacia Regional de Nova Venécia, o suspeito aproveitaria a distração por causa do jogo do Brasil para fugir. Foi montado um cerco policial e o taxista foi pego de carona em um caminhão no bairro Aeroporto, saindo em direção a Vila Pavão. Ao ser abordado, não esboçou nenhuma reação.

Ele apresentou uma identidade falsa, mas logo foi reconhecido.   “Ele contou que usou um revólver calibre 38 com cinco tiros e disparou quatro. A arma, ele disse que jogou no Rio Cricaré, em Nova Venécia, mas não soube dizer em qual altura do rio”.

Ainda segundo o delegado, o motivo do crime seria porque o taxista não aceitava o fim do relacionamento com a babá Edna dos Santos Soares, 35 anos. Ele foi conduzido para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Mateus.   O crime   Edna e a filha, Laís dos Santos Soares, 17 anos, foram baleadas na manhã do dia 4 deste mês, na frente do prédio onde a babá trabalhava, no Centro de São Mateus.

Edna chegou a ser socorrida, mas morreu a caminho do hospital.   Laís foi levada em estado grave para o Hospital Roberto Silvares, em São Mateus, e também não resistiu. A morte da adolescente foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na manhã do dia seguinte ao crime./A Gazeta

Detento do semiaberto é assassinado em Teixeira de Freitas; Vítima estava saindo para trabalhar

                                Foto: Neuza Brizola
10458711_10201455652148067_2547079731370446373_n

Nesta sexta-feira  13/06 às 6 horas da manhã, no bairro Kaikan em frente ao presídio em Teixeira de Freitas, um morador do bairro redenção estava saindo pra trabalhar quando chegaram uma moto e um carro com placas não identificadas se aproximaram da vitima e atiraram, a vitima foi identificada por João Brito Costa Filho de 28 anos, outro presidiário de nome  José Carlos de Jesus, que estava em companhia da vítima também foi baleado.

João Brito foi atingido por 12 tiros de pistola calibre 380 e de revólver calibre 38. José Carlos, mesmo baleado conseguiu correr de volta á porta do presídio e se escondeu. Logo foi socorrido pelo SAMU par ao hospital municipal, ainda não foi divulgado o estado de saúde da vítima.

João Brito cumpria pena por envolvimento em um assassinato na cidade de Medeiros Neto, ele foi acusado de ter dado fuga ao assassino. O preso tinha bom comportamento, mais pelas características do crime é possível que a morte esteja ligada a desavenças com colegas dentro do presídio.

O delegado Manoel Andreeta esteve no local acompanhando a perícia e levantamento cadavérico feitas pelos peritos Bruno Melo e Sandro de Abreu e colhendo informações no local.

Segundo Bruno Melo, a vítima foi morta com 12 tiros, sendo: 01 no peito, 01 no anti braço esquerdo, 01 no pescoço, 01 nas costas, 01 no ombro direito, 05 na cabeça, 02 na boca. O corpo foi removido para o IML onde será necropsiado.

No local a polícia recolheu 04 estojos de pistola 380 e um projétil deflagrado de revólver calibre 38. O caso foi registrado e vai apurar a autoria e motivação do crime./PORTALN3

Prefeita do Prado convoca reunião de emergência para socorro após forte temporal‏

mayra e secretarios municipais
Prefeita do Prado e secretários municipais

A prefeita Mayra Brito convocou na manhã desta sexta-feira, 13, reunião de urgência para tratar de medidas emergenciais, referentes aos problemas causados pelas fortes chuvas, que caíram no município, na noite anterior.

Levantamentos iniciais apontam a queda de árvores, destelhamento de casas, queda de muros, dentre outros problemas enfrentados pela população. Cada secretário teve a tarefa de coletar, em sua área, as medidas preventivas possíveis de serem adotadas para auxiliar as famílias atingidas pelo temporal. A meta é o mapeamento dos danos causados em vários pontos do município.

“Foi uma chuva com ventos fortes que pegou muita gente de surpresa. Graças à Deus não há vítimas. Contabilizamos apenas prejuízos e danos materiais”, afirmou a prefeita

forte temporal 1
Árvores caíram em vários pontos do município

A reunião foi marcada após incidentes com registros de desmoronamentos e destelhamentos no município. No distrito de Limeira uma casa desmoronou e outras sofreram danos. No centro da cidade, duas árvores foram arrancadas. Uma caiu sobre um barco e chegou atingir um carro à beira do Rio Jucuruçu, nas proximidades da Rua Aymorés.

o bairro São Brás foram várias residências com telhados atingidos. Na Rua Benedito Cordeiro Hermano, estruturas caíram, algumas delas sobre redes elétricas, deixando muitos moradores sem energia. Não há registros de vítimas.

muros no chao
Vários muros e casas foram destelhadas, em vários bairros e distritos do município

Na reunião estavam presentes vários secretários, entre eles: Benedita de Jesus (Meio Ambiente), Robson Mattos (Administração), Josenaide Muniz (Finanças), Mauricio Xavier (Agricultura), Márcia Urias (Educação) e os Chefes de Departamento, Luiz Dupin (Controle Interno), Elizabete Leal (Setor de Compras) e Jalene Fernandes (Convênio)./Primeirojornal

Itamarajuense é esfaqueado durante assalto em Teixeira de Freitas

Itamarajuense é esfaqueado durante assalto em Teixeira de Freitas

O assalto violento aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 12 de junho, quando segundo a vítima, ele saiu de Itamaraju para encontrar um amigo em Teixeira de Freitas, onde discutiriam um negócio.

Após a conversa e quando retornava ao seu veículo, no bairro Vila Vargas, região central da cidade, acabou sendo abordado por dois assaltantes, sendo um deles armado com uma faca do tipo peixeira.

O itamarajuense, que pediu para não ter o nome divulgado, disse que ao chegar na casa do amigo, ele desceu do carro, deixando no interior do veículo a esposa e a filha de dois anos e oito meses e atravessou a rua para concluir o negócio.

Em seguida ele recebeu do amigo a quantia de R$ 2 mil, fruto do pagamento da negociação de um eletroeletrônico. Ao retornar para o carro, antes mesmo de ligar o motor do veículo, dois homens se aproximaram cada um de um lado, e em posse de uma faca anunciaram o assalto, roubando os celulares dele e o da esposa, além do dinheiro que ele havia acabado de receber.

A filha da vítima começou a chorar, e mesmo entregando o dinheiro e os aparelhos, sem esboçar reação, a vítima foi esfaqueada pelo ladrão, que acertou uma facada na altura do seu ombro, provocando um corte profundo.

Após o assalto e ainda sangrando muito, o jovem itamarajuense foi socorrido ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF) e posteriormente acabou sendo levado à Delegacia da Polícia Civil (DEPOL), onde formalizou um boletim de ocorrência.

O caso segue sendo investigado pelo delegado Júlio César Telles, de plantão nesta quinta-feira (12) na 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas./Por Tyago Ramos

Carro com três idosos tomba em barranco na BR-101


Um carro com quatro pessoas caiu em um desfiladeiro, na tarde desta quarta-feira (11) na BR-101, a 11 quilômetros do centro de Eunápolis. O acidente aconteceu quando o motorista de um Pálio Weekend tentou ultrapassar outros dois veículos na rodovia.

Antônio Ubiraci de Souza, de 66 anos, declarou que no momento da manobra foi fechado por um veículo Ágile – que também tentava fazer a ultrapassagem - e acabou sendo obrigado a voltar para sua mão de direção, mas acabou batendo em uma picape Strada que vinha logo atrás.

Além de Ubiraci, também viajava no Pálio Weekend o casal de aposentados Teresina Pinheiro da Rocha, 71 anos e Lauro Bandeira dos Santos, de 79. A mulher fraturou a clavícula e o marido teve somente escoriações.

A colisão também fez com que a picape Strada caísse em um barranco do outro lado da estrada, mas o motorista Ivanildo Santos das Naves, de 26 anos, não ficou ferido. O motorista do Ágile não foi encontrado no local.

O condutor do Pálio Weekend declarou que é pedreiro, está construindo uma escola em uma fazenda de Itagimirim e quando retornava para Eunápolis deu carona aos idosos. Os feridos foram socorridos pelo Samu e levados para o Hospital Geral do município./RADAR 64

Morre a cantora Marlene, estrela da era de ouro do rádio


A cantora Marlene, grande estrela da era do rádio no Brasil, morreu nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, por volta das 17h15. Marlene, cujo nome verdadeiro era Victória Delfino dos Santos, estava internada há alguns dias no hospital Casa de Portugal por conta de uma queda, e nesta sexta teve falência múltipla dos órgãos. Ela tinha 89 anos.

Ela era uma artista vigorosa e forte. Trabalhou no teatro, cinema, cantou Chico Buarque... Fez de tudo, e não só rádio — disse o compositor, poeta e produtor musical Hermínio Bello de Carvalho, amigo de Marlene. Assim que soube da morte da cantora, o escritor Ruy Castro comentou: "Nunca entendi como o mundo podia se dividir entre Marlene e Emilinha.

Como era possível não torcer por Marlene?" Nascida Victoria de Martino Bonaiute, em 22 de novembro de 1924, no estado de São Paulo, a cantora Marlene começou a cantar na adolescência, aos 16 anos, no programa "Hora do Estudante", da Rádio Bandeirantes. Foi lá que ela adotou o nome artístico que carregaria até o fim da vida "seus colegas de rádio passaram a chamá-la assim, por conta de sua semelhança com a estrela Marlene Dietrich".

Rede de celular congestiona na estreia do Brasil


Os torcedores que estiveram na Arena Corinthians, no jogo de abertura da Copa, entre Brasil e Croácia, em São Paulo, enfrentaram “congestionamentos” no uso da internet móvel, admitiu nesta sexta-feira (13) o SindiTelebrasil, entidade que representa as operadoras de telefonia que atuam no país.

“Na partida de ontem [quinta-feira] entre Brasil e Croácia, o maior volume de dados trafegados na Arena São Paulo ficou concentrado na tecnologia 3G, que teve picos de tráfego e congestionamentos momentâneos”, diz nota divulgada pelo SindiTelebrasil.

De acordo com o documento, entre 13h e 20h, 857 mil comunicações de dados (envios e recebimentos de dados via internet) foram realizadas na tecnologia 3G dentro do estádio e o pico de uso se deu entre 14h30 e 15h30 – a cerimônia de abertura começou às 15h15 e, o jogo, às 17h.

As empresas registraram o envio de e-mails, fotos e mensagens multimídia com tamanho médio de 0,55 MB (megabite). O SindiTelebrasil informou ainda que foram feitas 135 mil ligações de celulares de torcedores dentro do estádio. “A rede para chamadas telefônicas apresentou desempenho satisfatório, mesmo nos momentos de pico.

O maior volume de ligações se deu entre 13h e 15h, demonstrando um comportamento típico dos usuários em grandes eventos, em que o uso do celular para ligações de voz se dá de forma mais intensa na chegada ao local, enquanto o uso de dados é mais elevado no início do espetáculo”, diz a nota.

O SindiTelebrasil informou ainda que, entre 13h e 20h, foram registradas 285 mil comunicações de dados (internet) na rede de quarta geração (4G), que permite velocidades superiores às do 3G./G1

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Ministério Público pede prestação de contas do São João de Itamaraju


O evento começa na sexta-feira, dia 20, e termina na segunda-feira, dia 23, véspera do feriado de São João. A programação foi anunciada durante solenidade realizada no auditório do Hotel Monte Pascoal de Itamaraju.

Recomendações do MP

Ministério Público da Comarca de Itamaraju recomendou a prefeitura de Itamaraju que não gaste recursos absurdos com os festejos juninos, cumprindo os princípios da legalidade e da economicidade.

Famosa por fazer festas juninas caras, a prefeitura de Itamaraju, este ano, terá de prestar contas ao Ministério Público de tudo que for gasto nos festejos, desde a estrutura, ornamentação e atrações musicais, bem como os procedimentos adotados para contratação das bandas através de processo licitatório./Radar830

Jucuruçu se prepara para o Arraiá da Copa


Mesmo nas cidades mais distantes da capital, que têm festas tradicionais, há expectativa de crescimento de público. Com o clima da Copa do Mundo e prestes a pular a fogueira, a prefeitura de Jucuruçu está organizando os festejos juninos.

Na lista da tradição do que não pode faltar no São João, se juntam aos fogos, comidas típicas, bandeirolas, quadrilhas, quebra pode, casamento da roça, entre outras atrações como o símbolo maior que são as (fogueiras), e claro muito forró que é o indispensável.

As tradicionais festas juninas em homenagem a santos populares como São João, São Pedro, São Paulo e o famoso Santo Antônio casamenteiro estão de volta e, desta vez, em clima de Copa do Mundo. Em Jucuruçu, as comemorações já começaram e seguem o mês de junho em todos os pontos da cidade.

 

Há shows para todos os públicos e gostos, a nossa festa promete comes e bebes típicos e muita diversão. Jucuruçu também irá animar e aquecer as noites geladas. Pois o quentão daqui é forte e bastante apetitoso.

PÚBLICO

A redução do público no interior é algo impensado. “Quem gosta de São João já costuma vir para a festa todo ano e isso não muda. O que estamos buscando é um diferencial”, diz um dos organizadores, e responsável pela ornamentação da festa local o (Arraiá da Copa). Ele garante que está quase tudo pronto para a programação mais esperada nos últimos dias que é a nossa festa junina. Estamos muito otimistas. “Jucuruçu já tem uma tradição de receber o público de todos os lugares, então, esperamos o crescimento do número de turistas”, diz.

o crescimento da procura por nossa cidade é grande, a prefeitura de Jucuruçu, por exemplo, diz que seus turistas se anteciparam. “O número de casas já alugadas é grande, e as pousadas que temos aqui já estão todas lotadas isso mostra que teremos uma festa bem animada.

Esse quadro de ocupação no ano passado nesta data foi bem menor.

Com base em anos anteriores, a expectativa é de mais de 25 mil pessoas por noite. Em Jucuruçu, serão dois palcos na Praça Izabel, com 3 atrações no dia 20 - GAROTA FACEIRA + ZEZÉ DE CAMARGO & LUCIANO,  SORÓ SILVA,  dia 21 mais 3 atrações - SINHO FERRARY + CASADÕES DO FORRÓ + FABIANO E BANDA, e 2 atrações no dia 22 - PARANGOLÉ E BANDA 100 PAREA. Apesar dos relatos de sites da região tentando minimizar o nosso município, o povo precisa saber que a tradição da festa junina é o nosso ponto forte e não pode morrer. “O São João é o maior evento do ano.


O nosso povo merece sim, uma boa festa, o que é preciso é ter cuidado para que o turista seja bem recebido. “A Copa é um evento que coincide com o São João esse ano, mas os turistas que vêm para o interior querem ver nossas tradições. Haverá elementos da copa inseridos na decoração, mas não esqueceremos nossas tradições”, destaca a prefeita.

A prefeitura de Jucuruçu preocupada em receber nossos visitantes, está cuidando de todas as partes da cidade, pois é visível que nossas Praças e as ruas, e principalmente na chegada da cidade, o clima é de muita limpeza e organização.


E aqui fica o nosso convite: sejam todos bem vindos ao maior e melhor São João de Jucuruçu. (ARRAIÁ DA COPA).

Realização Prefeitura Municipal de Jucuruçu- Administração Uberlândia Pereira: Reconstruindo Para um Futuro Melhor.

Salvador recebe seu primeiro jogo de Copa do Mundo da história nesta sexta


Primeira capital do Brasil e terceira maior cidade do país, Salvador não sediou nenhuma partida da Copa de 1950 por conta do atraso nas obras da Fonte Nova, que só foi inaugurada em 1951.

No entanto, 64 anos depois do primeiro e último mundial realizado no país, a capital baiana recebe às 16h desta sexta-feira (13) a reedição da última final, Espanha e Holanda, em partida válida pelo grupo B, que se cruza com o do Brasil nas oitavas.

O duelo é simbólico para o estado da Bahia, que tem grande colônia espanhola e foi invadida pelos holandeses entre 1624 e 1625. Dentro de campo, se enfrentam de um lado a Espanha, defensora do título mundial e atual bicampeã europeia consecutiva (2008 e 2012), com uma geração apontada por alguns críticos como uma das maiores da história do futebol.

Embora perto do fim do ciclo, e do outro a Holanda, que tem apenas quatro remanescentes do time titular que disputou a decisão da África do Sul (De Jong, Sneijder, Van Persie e Robben) e vem de eliminação na primeira fase na última Eurocopa, mas que eliminou o Brasil no último mundial.

Força dos ventos derruba árvores em Alcobaça e destelha casas em Prado

Força dos ventos derruba árvores em Alcobaça e destelha casas em Prado

A madrugada desta sexta-feira (13/6) foi de medo e susto para moradores das cidades de Alcobaça e Prado.As fortes chuvas e ventos que atingem a região derrubaram algumas árvores e destelharam casas.

Em Alcobaça, o vento derrubou pelo menos 5 árvores, destelhou algumas residências e chegou até a derrubar o telhado e a caixa d´água de um imóvel. Na Praça da Igreja Matriz São Bernardo, a queda de uma árvore atingiu a estátua do Cristo, que ficou parcialmente danificada.

3

No cais do Rio Itanhém, uma árvore que desabou chegou a encobrir barcos atracados no porto. Na Praça da Cacimba do Conselho, no centro, duas árvores grandes atingiram a frente de pelo menos duas residências.

A situação no município no início da manhã desta sexta-feira (13) é tranquila, mas o prefeito Bernardo Olívio já determinou que a Secretaria de Obras inicie a retirada imediata das árvores que desabaram e promova a limpeza e reparo dos locais afetados pela tempestade.

4

Em Prado há registros de pelos menos 3 casas destelhadas, uma no bairro Basevi e outra no bairro Portelinha, além de uma árvore que caiu no centro da cidade./Márcio Hack l Fotos/ Alex Marques

Vendedor ambulante assassinado em Itabuna

José Carlos de Jesus, conhecido como Neném, morador do bairro Fernando Gomes, foi executado com 7 tiros próximo a sua residência por volta do meio dia de hoje.

Segundo os moradores da área, Neném estava a caminho de sua residência quando foi alvejado por um indivíduo de identidade desconhecida.
Pelo que se sabe na vizinhança ele trabalhava com calçamento de ruas e também vendia milho e amendoim em festas e não se sabe de envolvimento com o mundo do crime./vermelhinhoba

Acusado de matar fotógrafo em Teixeira de Freitas é preso


Joalisson Moreira Santos e Flávio Viana Lima foram presos com drogas

O acusado de matar e roubar o repórter fotográfico José Ferreira Matos Neto, de 22 anos, na noite de sábado (7), em Teixeira de Freitas, foi preso na manhã de quarta-feira (11).

Segundo informações da Polícia Civil, duas pessoas foram presas e um menor foi apreendido em flagrante por tráfico de drogas, por volta das 10h, no bairro Luís Eduardo Magalhães, entre elas o acusado, Flávio Viana Lima, de 23 anos, que confessou o crime. Também foi detido Joalisson Moreira Santos, de 20 anos, e apreendido um menor de 17 anos.

Com eles foram encontrados cocaína, 165 trouxas de maconha, 172 pedras de crack, sete papelotes de cocaína, R$ 267 em notas, R$ 40,90 em moedas e nove aparelhos celulares.

A polícia ainda informou que a arma do crime foi encontrada com ele durante o flagrante. Flávio ainda confessou outro crime, um homicídio no dia 15 de fevereiro, em Teixeira de Freitas, quando ele teria matado um homem por causa de uma dívida de drogas.

Sobre o latrocínio, a polícia busca mais um envolvido, que seria um adolescente. O assassino confesso responderá por tráfico de drogas e porte ilegal de armas, além dos dois homicídios.

Crime

O repórter fotográfico foi morto enquanto aguardava um amigo para fazer a cobertura de um evento em Teixeira de Freitas. Segundo a polícia, a vítima pensou que arma usada pelo suspeito era de brinquedo e foi morto com um tiro na cabeça, ao reagir ao assalto. O crime ocorreu por volta das 22h, no bairro de São Lourenço.

De acordo com informações do Núcleo de Procedimentos da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, a vítima, que estava em uma motocicleta, conversava com a irmã do amigo, em frente à residência, quando foi abordada por dois suspeitos.

“Eles chegaram de bicicleta e o abordaram com uma arma. Durante o assalto, a arma teria falhado na primeira tentativa de disparo. Então, a vítima achou que a arma era de brinquedo e reagiu. Foi aí que os bandidos atiraram novamente atingindo a cabeça dele, que veio à óbito no local", relatou Carlos Eduardo Gonçalves, delegado do Núcleo de Procedimentos. A mulher que estava com ele não foi atingida.

Ainda de acordo com a polícia, os suspeitos levaram a moto, que foi encontrada na manhã de domingo (8), em um bairro próximo ao local do crime. “A moto foi abandonada e a Polícia Militar a achou perto de uma lagoa”, disse Cléber Gonçalves./Radar64

nusitado: Assaltante tenta fugir, caí de telhado e desmaia

FOTO: LIBERDADENEWS

Daniel de Jesus, 21 anos, foi preso no final da noite desta quarta-feira, 11 de junho. De acordo com a Polícia Militar, ele e o comparsa identificado apenas como Índio, que conseguiu escapar, tentaram assaltar um casal que transitava na Avenida Getúlio Vargas em Teixeira de Freitas.

Os dois simularam estar armados e exigiram que as vítimas lhe entregassem, celulares e uma bicicleta. Uma das vítimas reagiu e entrou em luta corporal com os assaltantes, após intensa confusão o Índio conseguiu fugir, Daniel também tentou escapar e subiu em um telhado de um imóvel, mas acabou caindo e desmaiou no local.

Ele foi detido por populares até a chegada da Polícia Militar que o conduziu para o Hospital Municipal. Depois de ser medicado, o acusado foi apresentado na 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior onde foi flagranteado por crime de roubo.

Em 2013, o mesmo assaltante foi preso após roubar um estabelecimento comercial no centro da cidade./SulBahiaNews

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Ex-prefeito de Jucuruçu tem contas rejeitadas e deve devolver R$ 9 milhões


O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta quarta-feira (11), rejeitou as contas da Prefeitura de Jucuruçu, de responsabilidade de Manoel do Carmo Loyola da Paixão (período de 01/01 a 25/10) e Gilberto Nogueira Silva (de 26/10 a 31/12), relativas ao exercício de 2012, sendo determinada a representação ao Ministério Público para a adoção das medidas cabíveis nos casos de improbidade administrativa.

O relator do parecer, conselheiro substituto Antônio Emanuel, determinou ao primeiro gestor, por ter estado por mais tempo na administração, o ressarcimento aos cofres municipais, com recursos pessoais, da expressiva quantia de R$ 9.767.676,02, correspondente a saída de numerário sem processo de despesa em janeiro/2012 (R$ 1.931.964,64) e receita arrecadada pelo município de fevereiro a outubro (R$ 7.835.711,38), sem a devida prestação de contas. Também foram imputadas multas de R$ 40.263,00 pelas irregularidades remanescentes no parecer e outra de R$ 28.800,00, equivalente a 30% de seus vencimentos anuais, pela não publicação dos relatórios de gestão fiscal. Ao segundo gestor foi imputada multa de R$ 1 mil. Ainda cabe recurso da decisão.

As contas foram enviadas ao TCM fora do prazo estabelecido e apenas Gilberto Nogueira Silva apresentou defesa, alegando que ao assumir a administração municipal (no período de 26/10 a 05/12) teve grandes dificuldades em todos os sentidos, vez que não encontrou nada de documentação, incluindo livros contábeis e livros de leis, contratos, PPA, enfim, tudo que seria necessário para gerir o município. Sendo assim, se preocupou em cumprir todas as determinações e decisões judiciais, pois todos os recursos se encontravam sob bloqueio judicial e não tinha poder de decisão e nem oportunidade e discricionariedade de aplicar os recursos como determina a lei.

Com este resultado, todas as quatro contas da responsabilidade de Manoel do Carmo Loyola, relativas ao período de 2009 a 2012, foram reprovadas pelo TCM sempre com denúncia ao Ministério Público contra o gestor, ressarcimentos que totalizam R$ 17.115.601,31 e diversas multas.

Ainda cabe recurso da decisão./Bocão News

Brasil estreia com vitória sobre a Croácia


O clima da Copa do Mundo e toda sua magia tomaram os corações dos brasileiros e em Marechal Cândido Rondon não é diferente. A comunidade local e regional está empolgada com a maior festa do futebol mundial, pois são 64 anos de diferença entre a primeira Copa do Mundo realizada no país e a 20ª edição da Copa do Mundo, que inicia hoje (12). Até o dia 13 de julho, os brasileiros estarão contagiados pelo futebol e pela alegria que a união entre torcedores e a vitória proporcionam.

A fim de buscar um contato mais direto com os torcedores, a reportagem do Jornal O Presente foi às ruas da cidade ontem (12) e entrevistou algumas pessoas da comunidade. O que chama atenção é a unanimidade em torno da vitória. Todos os entrevistados estão confiantes na Seleção Brasileira e muito otimistas com a possibilidade - que consideram ser real - de o Brasil figurar entre os líderes da competição, podendo chegar à final.

Os pitacos dados pelos rondonenses vão desde uma vitória por 2 a 0 do Brasil sobre a Croácia, passando por 2 a 1, uma goleada de 3 a 0, bem como a vitória por 3 a 1. Nenhum dos entrevistados acredita que a Seleção vai empatar ou perder na estreia, o que mostra a confiança nos jogadores escalados pelo técnico Luiz Felipe Scolari (Felipão). Uma das pessoas entrevistadas foi a tia do zagueiro rondonense Henrique Buss, convocado para a Copa do mundo.

Prefeito contrata analfabeto para alfabetizar

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista, a Justiça Federal condenou de forma definitiva, no último dia 6 de junho, o ex-prefeito de Tremedal/BA, José Carlos Vieira Bahia (Zé Bahia), o ex-vereador Marcelo Nunes de Oliveira e a ex-secretária de educação do município Dagmar Leite Gomes Bahia, por improbidade administrativa.

Os condenados utilizaram o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), do Governo Federal, como moeda de troca para favores políticos, tendo inscrito um analfabeto para o cargo de alfabetizador. De acordo com a ação que iniciou o processo judicial, Zé Bahia havia procurado e prometido emprego a um morador da cidade, caso fosse eleito prefeito em 2008, em troca de apoio na campanha.

Com a vitória eleitoral, o então vereador Marcelo Nunes indicou o eleitor para ser professor no PBA e, constatando que a pessoa era analfabeta, instruiu-o a passar o emprego à filha. A inscrição ficou por conta de Dagmar, então secretária de Educação do município e responsável pela gestão do projeto, ainda que o pré-requisito mínimo de escolaridade para a função fosse ter o ensino médio completo.

Ele recebeu uma bolsa de 250 reais por mês durante oito meses, enquanto sua filha ministrava as aulas. Para o MPF os acusados lesionaram os cofres públicos e incorreram em desvio de finalidade, conforme os Art. 10 e 11 da Lei 8.429/92.

O homem inscrito irregularmente, entretanto, não foi acionado judicialmente, pois há evidências de que ele tentou transferir sua inscrição para a filha, que, de fato, trabalhou no programa em seu nome, e regularizar a situação. Os três acionados irão dividir o ressarcimento aos cofres públicos dos dois mil reais pagos irregularmente pelo programa, corrigidos para valores atuais, além de uma multa, também conjunta, de quatro mil reais./Bahia Notícias

Feliz Dia dos Namorados


Certamente alguém já tentou descrever o amor, encontrar palavras que expressasse com precisão a sensação gostosa que num passe de mágica é capaz de modificar uma vida inteira. Fizeram poemas, musicas e tentaram representar este sentimento de mil maneiras numa busca que não para, numa tentativa quase que desesperada de tentar expressar em palavras o que temos no coração.

Sei que não serei a única a tentar falar sobre o amor, mas quero que você perceba nisso um gesto verdadeiro na intenção de expressar tudo o que estou sentindo. E principalmente que perceba que é o responsável por tanta alegria. Desejo que o tempo esteja sempre ao meu favor, que a cada dia eu possa demonstrar o quanto tudo que estamos vivendo juntos tem sido importante e o quanto desejei encontrar alguém como você.

Hoje acordei pensando em você, acordei pensando em nós dois, em tudo o que aconteceu e acontece entre nós.Levantei-me e tive uma certeza, cada dia tem um significado dentro da vida.Não é porque o sol nasceu radiante, nem tão pouco porque o vento sopra gostoso que o dia está lindo.

É porque tudo o que vejo e toco tem algo de você.Hoje é o dia dos namorados e acredito que já estava combinado no infinito que estaríamos juntos, que nascemos mesmo para vivermos lado a lado compartilhando sonhos e alegrias.Nem mesmo o por do sol, nem o sorriso desse dia lindo se iguala a grandeza desse sentimento que sinto por você.

Você é o meu tudo, sem a sua presença eu me perco, meu tudo vira nada, só você me alimenta, me da prazer, todos os meus mais belos sonhos você faz virar realidade.Que seja assim enquanto existir, farei de tudo para não deixar o que sinto por você acabar e seguirei assim.Pois te querer bem e amar você é uma doce maravilha.Parabéns pelo dia de hoje meu amor e...Feliz Dia dos Namorados!!!

Acidente entre ônibus e carreta deixa ao menos dez mortos no Norte

Colisão entre ônibus e carreta  na BR 101 em Conceição da Barra
A colisão, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, envolveu um ônibus, uma carreta e um carro de passeio. Dez pessoas morreram e ao menos 30 ficaram feridas em um grave acidente no final da tarde desta quarta-feira (11), na BR 101, em Conceição da Barra, Norte do Estado. A colisão, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, aconteceu no distrito de Cobraice e envolveu um ônibus, duas carretas e dois carros de passeio.

Das 10 vítimas fatais confirmadas até o momento, sabe-se que uma delas era o motorista da carreta, a outra o motorista do ônibus e as demais trabalhadores rurais que estavam no ônibus.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos 30 pessoas deram entrada no Hospital Roberto Silvares, em São Mateus, com ferimentos mais graves. Dos dez mortos, nove faleceram no local do acidente e um no hospital.

Segundo oficiais do Corpo de Bombeiros de São Mateus, o número de ambulâncias na região não foi suficiente para atender todas as vítimas. Por isso foi preciso pedir reforço para unidades móveis de saúde de São Mateus, Pedro Canário, Linhares e Conceição da Barra.

No ônibus havia pelo menos 50 passageiros. Muitos estavam em pé. Os socorristas tiveram que fazer uma triagem, na própria rodovia, para atender os casos mais graves. Alguns atendimentos foram feitos no local e não precisaram de remoção.

Foto: Foto do internauta | Danilo Lopes

Como foi o acidente

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o ônibus seguia em direção à São Mateus quando bateu em um veículo Celta, invadiu a contramão e acabou colidindo de frente com uma carreta bitrem carregada com um forno industrial. O veículo, de grande dimensão, era acompanhado por dois batedores.

No impacto da colisão, vários passageiros foram arremessados para fora do ônibus. Uma segunda carreta que vinha atrás do veículo atropelou pelo menos três deles. Um morreu no local. O ônibus transportava trabalhadores rurais que faziam a colheita de café na região.

Foto: Foto do internauta | Danilo Lopes
Acidente entre ônibus e carreta bitrem na BR 101 Norte em Conceição da Barra

Um dos carros de passeio, um Celta, ficou imprensado contra um barranco. Nele estavam uma senhora com uma criança no banco traseiro. A criança foi encaminhada para o hospital Roberto Silvares. Outro veículo envolvido no acidente, um Voyage, também colidiu contra o barranco. Ninguém ficou ferido.

Veja o vídeo do acidente: clica aqui  

Diversas equipes da PRF, Corpo de Bombeiros, Samu e Polícia Militar participaram do atendimento e resgate das vítimas. A rodovia ficou completamente interditada por cerca de cinco horas. De acordo com a Eco 101, o congestionamento já chega a 4 km no sentido Sul.

Pessoas que sofreram ferimentos menos grave foram encaminhadas para o Pronto Atendimento de Braço do Rio, em Conceição da Barra, e Hospital Menino Jesus, em Pedro Canário.

Vítimas identificadas

Salomão Cândido da Silva, 62 anos (motorista da carreta bitren)

Sebastião Dias Nascimento, 69 anos

Aline de Souza Brito, 20 anos

Naiany Santana Teodolino, 20 anos./Gazetaonline

O primeiro dia de Copa do Mundo do Brasil nas capas dos jornais estrangeiros


Chegou o grande dia. A Copa do Mundo 2014 vai finalmente começar. Depois de muita espera, o Brasil volta a sediar um Mundial pronto para provar que é realmente o país do futebol. Vários jornais estrangeiros dão destaque na capa ao primeiro duelo da competição.

Mosaico - Jornais Copa do Mundo

O espanhol El Mundo diz que o Brasil "apela ao nacionalismo para superar o trauma do Maracanazo", ocorrido em 1950 com a derrota para o Uruguai. Nos outros diários espanhóis o foco é na seleção espanhola, que tentará defender o título. Malásia, Índia, Inglaterra, Portugal, Grécia, França.....a Copa é destaque em todos os cantos do planeta.

Assim também é na Croácia, adversária do Brasil nesta quinta-feira. Que no dia seguinte as notícias sejam tristes....para eles./G1

Law do Love Beat abre o seu coração e fala da decisão pela candidatura a deputado estadual

Cantor recebe o jornalista Joris Bento em sua residência
Cantor recebe o jornalista Joris Bento em sua residência

O PORTALN3 esteve na residência do pré-candidato a deputado estadual e cantor Law do Love Beat (PEN) para saber as motivações que o levou a registrar a sua candidatura. Nossa equipe foi recebida com muito carinho pelo vocalista que abriu o jogo sobre a política regional.

Jovem de 26 anos, morador de Teixeira de Freitas, Laudelino Francisco Dias Filho, veio de uma família humilde, perdeu o seu pai ainda adolescente e enfrentou muitas dificuldades para torna-se um cantor reconhecido em todo país. Hoje é conhecido como Law Lima, vocalista da banda Love Beat.

Começamos a indagar sobre a sua candidatura, sobre os boatos de que ele disputaria o processo como deputado estadual.

“Sou candidato sim, pelo PEN 51, estamos muito felizes com a conquista e porque essa caminhada está apenas começando e estamos colhendo bons frutos” disse.

Law falou da decisão que o motivou a disputar as eleições em 2014.

“Na situação em que vivemos, vejo que os jovens não tem voz e nem acesso a condições básicas. Lembro que passamos muitas dificuldades para ingressarmos no mercado da música e realizar um sonho. Então pensando na juventude que decidi representa-los nas próximas eleições”.

Cantor recebe o jornalista Joris Bento em sua residência

O cantor falou da dificuldade em participar do processo e sobre não pertencer a nenhum grupo político tradicional.

“ O fato de não pertencermos a nenhum grupo político é colocado na balança, entretanto o nosso projeto é visando o amor ao próximo, quero ser o deputado da juventude. Almejo ser deputado para ajudar as pessoas, dar oportunidade a nossa juventude que está sendo exterminada pelo crime. Não há politicas publicas, não temos projetos sociais para os jovens e isso fez com que a minha decisão fosse optar pela candidatura”.

Law do Love beat falou sobre o sucesso que vivencia com a música, sobre a conciliação da Banda com os fãs e o processo político.

“ A principio os fãs ficaram com medo de sairmos da banda, então podem ficar tranquilo que está dando para conciliar e não deixarei a Love Beat. A Assembleia Legislativa funciona na segunda, terça e quarta e os demais dias da semana cuidarei do povo e realizaremos os shows”.

O vocalista ressaltou que pretende exercer uma parceria política entre as cidades.

“Realizarei projetos para a melhoria da região e não ficarei aprisionado a questões políticas, pois a minha responsabilidade será o povo”.

Sobre Teixeira de Freitas, Law Lima ressaltou que a situação será resolvida com atitude nas politicas públicas.

IF

“ Sou Teixeirense e fico abatido em saber que a cada dia as pessoas morrem e nenhuma situação é feita para mudar essa realidade, principalmente pelos nossos governantes. A nossa cidade é conhecida pela violência urbana e não pelo que produz. Por isso não quero ficar de braços cruzados, sei que posso fazer pelo município e região”.

O pré-candidato falou do grande número de candidatos nas próximas eleições.

“Em tese é bom para democracia, mas sou a representatividade do novo, serei a válvula de escape para as pessoas, pois as figuras que serão analisadas são de um trajeto político cansativo. Então, acredito que nós em nome de Jesus Cristo, se vencermos, iremos fazer um mandato dedicado ao ser humano”.

IF

 Law agradeceu as pessoas que estão acreditando em seu potencial e os fãs da Banda Love Beat.

“Estou com muita vontade de vencer, pois sei de onde saí. Quero a juventude tendo vez, quero lutar por oportunidades de empregos para nossa população, uma saúde e educação de qualidade. O meu senhor Jesus está no comando e não irei decepcionar vocês. Obrigado a todos que torcem pelo nosso sucesso” finalizou.

Por fim, perguntamos se estava realizado com o sucesso que atravessa com a música e se faltava  algo que não havia conquistado.

10325339_644657962276247_966306274276881960_n

” Sou um homem agradecido e contente com o que Deus me proporcionou, mas creio que ainda existe um caminho a trilhar e percorrer. Estou caminhando e vamos seguir em frente” finalizou.

Agora o próximo desafio para Law Lima é as eleições em outubro, onde novamente a sua vida será exposta para a população decidir o seu futuro./PORTALN3

Advogado estaria 'embriagado', diz segurança do STF


Cinco horas depois de o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, ter ordenado a expulsão do plenário de Luiz Fernando Pacheco, a assessoria de comunicação da Corte divulgou depoimento atribuído a um segurança no qual o funcionário do STF afirma que o advogado estava "visivelmente embriagado" e teria ameaçado o chefe do Judiciário. A identidade do autor do depoimento não foi revelada pelo Supremo.

Pacheco negou que tenha bebido e que tenha ameaçado Barbosa. No depoimento, o suposto servidor afirma que "como o advogado, visivelmente embriagado, alterou o tom de voz de maneira desrespeitosa, o presidente, suspendendo a sessão, ordenou sua imediata retirada do plenário".

Em seguida, é relatado que um outro agente de segurança que teria participado da ação de expulsar Pacheco do plenário teria contado que "já fora do tribunal ele (o advogado), visivelmente transtornado, teria dito que se tivesse uma arma, daria um tiro na cara do presidente.'"

Scolari aponta Neymar ao falar que melhor jogador da Copa será campeão


Neymar tentou se afastar do papel de protagonista da Seleção Brasileira, mas tem a confiança de Luiz Felipe Scolari para ser até o melhor jogador da Copa do Mundo. Ao ser questionado sobre quem ganhará o prêmio de craque do torneio, Felipão apontou para o atleta, fazendo a ressalva de que a escolha levará em conta o detentor do troféu de campeão.

“O craque será o campeão. Não adianta ser o craque da Copa se não for o campeão. Todos têm um objetivo só (o título)”, afirmou o treinador, enquanto apontava com a mão para o atacante, sentado ao seu lado na entrevista coletiva desta quarta-feira, no estádio da capital paulista.

Mesmo indicando o atacante para o prêmio, Felipão ficou satisfeito com o discurso de Neymar e vê o atleta sendo sincero quando diz que não tem pretensão de ser a estrela da Seleção Brasileira. Na opinião do treinador, a humildade é justamente um diferencial para se destacar.

Neymar tem a confiança de Luiz Felipe Scolari para ser até o melhor jogador da Copa do Mundo (Foto: Vipcomm)
Neymar tem a confiança de Luiz Felipe Scolari para ser até o melhor jogador da Copa do Mundo (Foto: Vipcomm)

“Espero que o Neymar seja mais um, porque, sinceramente, da forma como eu o conheço, ele está passando esta mensagem de coração. Mesmo sendo mais um, por ser o craque que é, sempre vai despontar e fazer a diferença. Ele sabe disso e é por isso que o tratamos como todos os jogadores”, acrescentou.

Ciente da importância do atleta para sua equipe, Felipão repetiu seu discurso de que qualquer exagero dos adversários na marcação tem de ser coibido pela arbitragem. “Isso é assunto do árbitro, que tem de tomar conta. Quando alguém bater em campo, tem de ser punido, seja do meu time ou do outro”, defendeu.

Neymar concordou com o técnico. “Não posso ter medo, pois há um comandante em campo, que é o árbitro. Se tiver violência, ele tem que punir”, declarou. A responsabilidade no jogo entre Brasil e Croácia será do japonês Yuichi Nishimura.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Blogs brasileiros ocupam segundo lugar em ranking mundial de alcance


 Em segundo lugar no ranking mundial de alcance, os blogs brasileiros só perdem para os endereços do Japão nesse quesito, segundo pesquisa divulgada pela empresa de pesquisa de mercado ComScore.

No estudo Brazil Digital Future in Focus 2014, a empresa mostra que as páginas brasileiras têm 77,3 % de alcance, enquanto as japonesas chegam a 78,4% e estão no topo da lista. O levantamento aponta, também, as principais tendências do uso da internet no país, com análises do comportamento online em diversos setores, como redes sociais, publicidade e e-commerce.

Entre os pontos abordados na pesquisa, os brasileiros continuam liderando o engajamento na web, com usuários que navegam cerca de 29,7 horas por mês, sete horas a mais do que a média mundial. O Brasil também possui a 5ª maior audiência do mundo, com 68,1 milhões de visitantes únicos.

(Imagens fortes) Tragédia: dois rabecões saem de Linhares para buscar corpos em Conceição da Barra


O Norte do Espírito Santo concentrou as atenções ao município de Conceição da Barra, no final da tarde desta quarta-feira (11). Uma tragédia na Rodovia BR-1 01, matou oito pessoas e deixou dezenas de feridos após um ônibus colidir em um automóvel e em seguida em uma carreta. O condutor da carreta está entre as vítimas fatais. 

Um internauta enviou as fotos, e disse que o clima no local, durante os trabalhos das equipes de profissionais do Corpo de Bombeiros e Eco 101 foi de total comoção. As demais vítimas fatais eram trabalhadores rurais, e estavam no ônibus que trafegava sentido São Mateus. 


Dois veículos que transportam cadáveres (rabecões) seguiram de Linhares para Conceição da Barra. A informação é que estaria sendo providenciado reforço no quadro funcional para a realização dos trabalhos no Serviço Médico Legal (SML), mas os corpos seriam liberados para as famílias velarem./euviemlinhares

Wagner escolheu Rui porque ele pode ser mais subserviente, dispara Geddel


Obras prometidas pelo governo do estado como a Ferrovia Oeste-Leste e o Porto Sul, que não foram entregues, também entraram na mira do pré-candidato ao Senado Federal pelo PMDB, Geddel Vieira Lima, em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta quarta-feira (11). Na oportunidade, ele também criticou a escolha de Rui Costa com pré-candidato petista ao governo do estado.

"Quantas vezes eles diziam que a Ferrovia Oeste-Leste iria ficar pronta esse ano? Eu tenho até recortes de jornal falando sobre isso. Eles também prometeram o Porto Sul e não entregaram. É o governo que prometeu muito e fez pouco", disse.

Geddel também criticou a pré-candidatura de Rui Costa ao governo do estado pelo PT. "O Democratas escolheu Paulo Souto porque achava que era melhor. Wagner escolheu Rui Costa porque ele pode ser mais subserviente a ele no futuro. Precisamos dizer que o PT é um produto com prazo de validade vencida", afirmou./Fonte: Metro 1

Zezé desmente Zilú e diz que ambos ainda dormem na mesma casa

zeze luciano Ao contrário do que diz Zilu, Zezé afirma que ainda não saiu de casa...

Embora Zilu Camargo tenha afirmado que Zezé já saiu de casa, o cantor desmentiu essa informação ontem (10), durante lançamento do novo CD “Teorias de Raul”. Ao lado de Luciano, Zezé falou sobre sua vida pessoal. 

“Ainda moramos na mesma casa. Não saí de lá porque estamos em processo de separação, ainda não saiu o divórcio”. Ele afirmou ainda que ambos dorem em quartos separados e que o fato de ainda estar lá não prejudicou seu namoro com Graciele Lacerda.  “Minha namorada não me cobra para que eu mude logo de lá”, diz.

Apesar de Zezé afirmar que está chateado com as entrevistas que Zilu tem dado para falar da separação, por achar desnecessária essa exposição toda, o cantor falou que ainda tem amizade com ela e que se cumprimentam normalmente quando se esbarram pela casa. As informações são da colunista Fabiola Reipert, do R7.

Banidas do mercado, lâmpadas mais usadas no país deixam de ser produzidas em julho


As lâmpadas mais usadas pelos brasileiros vão começar a desaparecer das prateleiras a partir de 1º de julho. Por causa da Portaria Interministerial 1007, que fixou índices mínimos de eficiência luminosa, as lâmpadas incandescentes de 60 Watts deixarão de ser produzidas e importadas. As que atendem às características poderão ser vendidas até junho de 2015, e a substituição por outros modelos será gradativa até 2016.

As lâmpadas que não atingirem a eficiência mínima até 2016 serão banidas do mercado, de acordo com cronograma estabelecido pela Portaria 1007, dos Ministérios de Minas e Energia (MME), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), publicada em 31 de dezembro de 2010.

Nela, estão definidos os níveis mínimos de eficiência por tipo de lâmpada, que levam em conta o fluxo luminoso e a potência elétrica consumida. A fiscalização sobre essa eficiência está a cargo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que publica periodicamente o resultado de testes em seu site.

Os modelos de lâmpadas incandescentes de 200W, 150W, 100W e 75W já deixaram de ser comercializadas, e as últimas a saírem das prateleiras serão as de 40W e 25W, em junho de 2016, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Iluminação (Abilumi). “É o final de um ciclo. A lâmpada incandescente foi inventada há cem anos e foi útil até agora, mas com as necessidades modernas, chegou ao fim.

Com mais de um século de idade, ela não mudou muito desde que foi criada por Thomas Edison. Ela cumpriu seu papel dignamente”, analisa o presidente da Abilumi, Georges Blum. “Com as substituições, haverá enormes ganhos para os consumidores que pagarão menos na conta de luz”, afirma Isac Roizenblatt, diretor-técnico da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux). (O Globo)

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.