Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 30 de setembro de 2023

Acidente na BR-101 resulta em duas mortes e um ferido gravemente

Carro foi completamente destruído devido ao impacto

Duas pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida em uma colisão entre um carro e uma carreta, por volta das 15h30 deste sábado (30), na BR-101, no município de Itapebi. 

O acidente ocorreu no km 648, perto do trevo que leva ao povoado de Santa Maria Eterna. As vítimas, que ainda não foram identificadas, estavam no veículo modelo Ônix, cor prata. 

O condutor do Ônix foi resgatado pelo Samu e encaminhado ao Hospital Regional de Eunápolis, situado a aproximadamente 70 quilômetros do local da ocorrência. Os outros ocupantes do carro morreram no local. 

O motorista da carreta, que estava com seu tanque vazio, não sofreu nenhum ferimento. 

O carro, que seguia em direção a Eunápolis, foi completamente destruído devido ao impacto.

A polícia vai abrir um inquérito para investigar as causas do acidente./radar

Prefeitura de Alcobaça declara situação de emergência devido à erosão marítima


A cidade de Alcobaça, localizada na orla marítima, declarou estado de emergência devido aos graves problemas causados pela erosão costeira/marinha. O decreto municipal N.° 997 formalizou essa ação no dia 29 de setembro, com o objetivo de enfrentar a destruição que afetou várias áreas da orla marítima. 

A medida foi tomada em resposta aos desabamentos de encostas, danos significativos ao acesso às praias, ao passeio público e à vegetação local. Estes eventos representam uma ameaça tanto para a infraestrutura da cidade quanto para o ambiente costeiro.

O prefeito de Alcobaça, Zico de Baiato, ressaltou a importância dessa medida ao afirmar: "Essa é uma resposta essencial para minimizar os danos causados à infraestrutura de nossa orla e para evitar comprometimentos ambientais que afetem nossas praias. Além disso, estamos agindo para reduzir o risco que isso representa para a economia turística e de serviços, bem como para as atividades de lazer e recreação de nossa cidade." 

A erosão costeira é uma ameaça significativa para muitas regiões costeiras em todo o mundo, e Alcobaça está tomando medidas enérgicas para lidar com essa situação emergencial. A comunidade e as autoridades locais estão unidas na busca de soluções para preservar a beleza natural e a infraestrutura crucial da orla marítima de Alcobaça./Bahiaextremosul

Ratinho será intimado por homofobia em ação que pede R$ 500 mil de indenização

 


O apresentador Ratinho será intimado pela 27ª Vara Cível de São Paulo num processo que pede indenização por danos morais de R$ 500 mil por homofobia. Movida pelo ativista Agripino Magalhães Júnior, que milita pela causa LGBT+ e é deputado estadual suplente do Legislativo paulista, a ação tem como base a decisão de 2019 do STF que passou a equiparar homofobia ao racismo nos termos da lei. 

É exigida também uma retratação por parte do apresentador no programa, o uso de tornozeleira eletrônica e outras medidas tutelares. 

A juíza Fernanda Jacó Monteiro determinou que um oficial de Justiça procure o titular do “Programa do Ratinho” e, se necessário, deixe a intimação com o responsável pela portaria da casa ou do condomínio onde ele vive. 

Frase preconceituosa 

Agripino e seu advogado acionaram o MP de São Paulo em junho, quando Ratinho disse em seu programa no SBT que a Parada do Orgulho LGBT+, realizada naquele mês, não deveria acontecer na Avenida Paulista, uma vez que o lugar precisaria ser reservado às famílias, indicando que o Sambódromo do Anhembi seria mais adequado ao “Carnaval dos viados e das sapatões”. 

“Vai lá no sambódromo, lá você fica pelado, faz o que você quiser. Deixa a Avenida Paulista pras famílias, que querem ir lá brincar com as crianças. Faz a ‘Parada Gay’ lá no diabo do sambódromo, que lá pode fazer o que vocês querem. Na minha opinião, a ‘Parada Gay’ é o Carnaval dos ‘viados’ e ‘sapatões'”, disse o apresentador. 

Ao saber da ação de Agripino, Ratinho, também no ar no SBT, chamou o ativista de “safado, vagabundo e sem vergonha”, além de sugerir que teria uma “folha corrida”: “Eu vou de briga, vou de confusão mesmo”./msn

Cirurgia no quadril é bem-sucedida e Lula se recupera em hospital


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está acordado e se recupera bem da cirurgia para restauração da articulação no quadril direito, à qual foi submetido nesta sexta-feira (29), em Brasília. A informação foi dada pela equipe médica do presidente, em coletiva de imprensa após a operação.  

"O procedimento transcorreu sem intercorrências, o presidente já se encontra acordado, indo para a recuperação pós-anestésica. Nas próximas horas, o presidente irá para um apartamento, um quarto normal, não necessitando de semi-intensiva nem de UTI [unidade de terapia intensiva]", afirmou o cardiologista Roberto Kalil Filho, médico que acompanha Lula há vários anos. Segundo ele, o presidente já está conversando, após a sedação, e se alimentará nas próximas horas. 

Notícias relacionadas:Lula passa por cirurgia no quadril em hospital de Brasília .Entenda o que é artroplastia, cirurgia que Lula fará no quadril.Lula tem artrose na cabeça do fêmur do quadril direito, que é um desgaste na cartilagem que reveste as articulações, o que causa dores e até limitações de movimento, por causa do atrito entre os ossos. Nos últimos meses, o presidente vinha se queixando de dores com mais frequência. A cirurgia consiste na colocação de próteses em substituição ao osso tanto da cabeça do fêmur, quanto da cavidade óssea (acetábulo) onde ele se encaixa, restituindo a capacidade de articulação e movimentação da perna e do quadril.  

A cirurgia foi realizada na unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês e Lula foi submetido à anestesia geral, um procedimento padrão nesse tipo de operação. A expectativa é que Lula permaneça internado no hospital até a próxima segunda (2) ou terça-feira (3), a depender da evolução da recuperação inicial pós-cirúrgica. 

Segundo o médico ortopedista Giancarlo Polesello, especialista responsável pela cirurgia no quadril do presidente, ele deve se exercitar, tentar ficar de pé e caminhar já nos primeiros dias. 

"Desde que o paciente consiga, esteja consciente, recupere sua força muscular, é desejável que se retire o paciente da cama o mais rapidamente possível. Se isso for conseguido, amanhã cedo a gente deve conseguir isso, porque ele acordou muito bem, já está conversando, está com força dos membros inferiores bastante útil. Provavelmente, [o presidente] começará fazendo exercícios ativamente na cama, depois tentamos deixar ele sentado na cama e, assim, sucessivamente até que ele consiga sair da cama, fique em pé, dê os primeiros passos. Ele poderá pisar com toda a força no chão", assegurou. 

Nessa primeira fase, segundo o médico, Lula deverá usar andador e muletas para ajudar no equilíbrio até que consiga ficar em pé e caminhar plenamente. 

O presidente deve sentir algumas dores da operação por até duas semanas, informou Polesello. O prognóstico é que em até 6 semanas, cerca de um mês e meio, ele já esteja em plenas condições de retomar uma agenda intensa, inclusive com viagens.  

Após a alta hospitalar, o presidente vai para o Palácio da Alvorada, residência oficial, de onde despachará ao longo das próximas semanas. Lula deverá fazer sessões de fisioterapia e exercícios específicos. A assessoria da Presidência também informou que Lula não fará nenhuma viagem no período de quatro a seis semanas após a cirurgia. 

O próximo compromisso internacional deve ser a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no fim de novembro, seguida de uma visita à Alemanha, em 4 e 5 de dezembro. Segundo os médicos, ele terá plenas condições de cumprir esses compromissos. 

Cirurgia nas pálpebras 

Além da cirurgia no quadril, Lula passou por um procedimento nas pálpebras, a blefaroplastia, que consiste na remoção do excesso de pele na região, que dá um aspecto de pálpebra caída. 

Segundo o médico Kalil Filho, a cirurgia não foi informada previamente porque dependia do sucesso da operação no quadril. Segundo ele, a artroplastia no quadril começou pontualmente às 12h e terminou às 13h13. Após a preparação da sala e troca de equipes, o presidente passou pela blefaroplastia, que durou das 15h às 16h16. O segundo procedimento foi realizado pela médica oftalmologista Eliane Forno.  

"Não estava certo que ele iria fazer nenhum tipo de procedimento. Após o final da cirurgia ortopédica, respondeu muito bem à cirurgia e à anestesia, se aproveitou e fez essa correção", justificou Kalil. 

A recuperação dessa operação também é considerada simples, de acordo com o médico./Agência Brasil

Ex-procurador da Câmara de São Mateus-ES morre em acidente de carro

 


Um advogado morreu após bater com o carro contra um poste às margens da Rodovia Othovarino Duarte Santos, no balneário Guriri, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, na tarde da última quinta-feira (28). Gilson Guilherme Correia foi procurador da Câmara do município. 

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para atendimento à ocorrência, mas informou que o advogado não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente. 

Por meio de rede social, a Câmara de São Mateus informou que disponibilizará o espaço do Plenário Lizete Conde Rios, do Palácio Legislativo 'Matheus Cunha Fundão' para o recebimento do corpo do ex-servidor público. 

"Em cumprimento aos ritos legais, comunicamos a quem interessar possa que esta Casa de Leis abrirá as portas para o recebimento do corpo do ex-servidor público e advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil/ES, Dr. Gilson Guilherme Correia, para que a família enlutada possa estar recebendo todos os amigos, colegas de profissão e demais munícipes para este ato de fé e solidariedade humana", divulgou a Câmara de São Mateus. 

Segundo a Polícia Civil, o corpo da vítima foi encaminhado para o Serviço Médico Legal (SML) de Linhares, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares./agazeta

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Eleitores vão às urnas no próximo domingo para escolher conselheiros tutelares

 


A eleição para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar, órgão responsável por atender crianças e adolescentes em situação de violação de direitos, ocorrerá neste domingo, 1°, das 8h às 17h. Neste ano, 12 candidatos disputam as eleições. 

Todos os eleitores em situação regular, perante a Justiça Eleitoral, poderão participar da escolha dos novos conselheiros tutelares, para o quadriênio 2024-2027. 

Para votar, é necessário comparecer no Colégio Escola Municipal Cecília Meireles  com o título de eleitor e um documento oficial com foto, que pode ser o Registro Geral (RG), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o passaporte ou a Carteira Profissional. 

O Brasil tem, ao todo, 6.100 conselhos tutelares distribuídos por seus 5.570 municípios. Serão 30.500 conselheiros eleitos em todo o país.  

Só acendemos traques até agora, mas o prefeito haverá de ouvir o barulho ensurdecedor que "os canhões de agosto" fazem na opinião pública.

Eleição unificada 

A eleição unificada dos membros dos Conselhos Tutelares ocorre em todo território nacional, a cada quatro anos, sendo sempre no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial. 

O voto é facultativo para esse pleito e quem estava em dia com a Justiça Eleitoral até o dia 3 de julho de 2023 poderá exercer esse direito. 

A organização das eleições, assim como a apuração e a totalização dos votos, é de responsabilidade dos respectivos conselhos tutelares. Conforme estabelece o artigo 139 da Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), compete ao Ministério Público fiscalizar esses pleitos. 

O Conselho Tutelar nas suas Competências E ATRIBUIÇÕES

Homicídio em Alcobaça: Homem é executado a tiros próximo ao Terminal Rodoviário


Alcobaça: No final da manhã desta sexta-feira, 29 de setembro, um homem identificado como Maxsuel dos Santos Silva, 26 anos, foi vítima de homicídio a tiros nas imediações do Terminal Rodoviário de Alcobaça. O caso aconteceu por volta das 11h20 da manhã. Uma guarnição da 88ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) estava realizando uma ronda ostensiva na orla marítima, próximo ao Bairro Palmeiras, quando recebeu informações de disparos de arma de fogo na região. 

Rapidamente a guarnição se dirigiu ao local indicado. Chegando lá, os policiais se depararam com o corpo de Maxsuel dos Santos Silva, que apresentava quatro perfurações aparentes de tiros. Duas delas estavam na altura do peito, uma na nádega esquerda e outra na coxa direita. Testemunhas relataram que a vítima havia desembarcado de um ônibus da empresa Expresso Brasileiro, com destino a Caravelas, quando foi surpreendida por um atirador com capacete preto, adesivos brancos e viseira escura. 

O atirador efetuou os disparos e fugiu do local em uma motocicleta, cujas características não foram anotadas, juntamente com um comparsa, cujo destino permanece desconhecido. O Delegado que está respondendo por Alcobaça, Kleber Gonçalves, foi contatado, e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para a realização dos procedimentos legais. O corpo da vítima foi conduzido ao Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju por Anderson Barbosa, servidor responsável pela remoção. 

É importante destacar que Maxsuel dos Santos Silva não portava documentos pessoais, o que dificultou a identificação imediata. No entanto, o reconhecimento provisório foi realizado por meio de fotos e dados obtidos em aplicativos de rede social de Policiais Militares e Policiais Civis. Há suspeitas de que a vítima tenha sido Maxsuel dos Santos Silva, nascido em 28/02/1997 e ex-presidiário, recém-libertado do sistema prisional devido a envolvimento com tráfico de entorpecentes. 

As investigações estão em andamento, e a polícia busca pistas para identificar os responsáveis por esse ato violento. A população local permanece apreensiva, e as autoridades prometem empenho na elucidação do caso./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Tragédia na BR 101: Motorista de carreta morre em acidente em Mucuri, um ano após a perda de seu pai, também caminhoneiro, em Nova Viçosa


Na manhã desta sexta-feira, 29 de setembro, a BR 101 se tornou palco de mais uma tragédia, quando o motorista de carreta Renato Santos Silva, de 32 anos, morador do bairro Cajueiro em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa, perdeu a vida em um acidente próximo ao Posto Rio Mucuri. 

Segundo relatos, Renato perdeu o controle da direção de seu veículo, resultando em um tombamento que causou ferimentos fatais. Apesar dos esforços dos socorristas que o conduziram ao Hospital São José em Itabatã, Renato não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. 

Esta tragédia é ainda mais devastadora para a família, pois ocorre pouco mais de um ano após o falecimento do pai de Renato, o senhor Enio Pinto da Silva, conhecido carinhosamente como "Nego", de 59 anos, perder a vida em um acidente ocorrido na sexta-feira, 02 de setembro de 2022. Naquela ocasião, a carreta que ele dirigia tombou no km 911 da BR 101, nas proximidades do distrito de Bela Vista, em Nova Viçosa. 

Pai e filho, ambos carreteiros, morreram em acidente na BR 101

Após o acidente, o corpo de Renato foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, onde será submetido a exames de praxe. Após a conclusão desses procedimentos, ele será liberado para a família, que planeja realizar um velório e o sepultamento./Bahiaextremosul

Boca da Oficina morre aos 70 anos, em Medeiros Neto




Popular e conhecido por toda comunidade de Medeiros Neto como "Boca da Oficina", Valdemar Francisco de Almeida faleceu nesta madrugada de sexta-feira, aos 70 anos de idade. 

De acordo com o seu irmão, Boca acordou por volta de 02 horas da manhã reclamando de dores no peito. Se levantou, foi até o quintal da casa, voltou deitou no sofá. Logo em seguida, teve uma convulsão e faleceu. 

O SAMU chegou a ser acionado, mas, quando chegou no local, só fez constatar o óbito. 

Por muitos anos, Boca trabalhou na oficina de Bida, no bairro São Bernardo. Era uma figura muito querida no bairro. Nos anos 90, ele também se aventurou como técnico de futebol, comandando o Juniores do Guarani, time do bairro São Bernardo, ao qual ele se declarava torcedor. 

Para quem deseja prestar as últimas homenagens, o velório está sendo realizado na Igreja Católica, no bairro São Bernardo. O sepultamento será as 15:30 desta sexta-feira, no cemitério Alto da Colina./MDD

Acelen anuncia aumento de 13% no preço da gasolina vendida para distribuidoras na BA

A Acelen, empresa que administra a Refinaria Mataripe, informou que o preço da gasolina vendida para as distribuidoras terá um reajuste de 13,3% em Salvador. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (28). 

De acordo com a assessoria de comunicação da refinaria, o preço da gasolina vendida para os postos de combustíveis saiu de R$ 2,943 para R$ 3,334.40. 

De acordo com a Sindicombustíveis Bahia, cada posto decide se vai repassar ou não o reajuste no valor do combustível. Em um posto localizado na Avenida Paralela, em Salvador, o preço do combustível saiu de R$ 5,89 para R$ 6,29, ou seja, ficou 40 centavos mais caro. 

Sobre os reajustes, a Acelen informou que os preços dos produtos produzidos na Refinaria de Mataripe seguem critérios de mercado que levam em consideração variáveis como custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, a cotação do dólar e o frete./G1

Colisão entre moto e minibus deixa um morto e um ferido em Itabatã




Mucuri: Um grave acidente envolvendo uma motocicleta e um minibus deixou um morto e um ferido na tarde da última quinta-feira, 28 de setembro, na estrada que dá acesso ao bairro Jardim dos Eucaliptos, próximo ao trevo no km 936 da BR 101, no distrito de Itabatã, em Mucuri-BA.

Segundo a Polícia Militar (89ª CIPM), que atendeu a ocorrência, o acidente ocorreu por volta das 15h, quando o veículo Fiat Ducato Minibus, de placa LLB-4690, colidiu com a moto Honda CG 150, de placa HGD-2251, que seguia no sentido contrário. O condutor da moto, Lucas da Silva de Jesus, de 26 anos, morreu no local. O carona, Aderlan de Souza Fonseca, foi socorrido em estado grave pelo SAMU e levado para o Hospital Municipal de Mucuri.

O delegado plantonista, Ricardo Amaral, autorizou a remoção do corpo de Lucas para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, onde será liberado para a família na manhã desta sexta-feira, 29. Um morador que não quis se identificar disse que as vítimas estavam trabalhando e pegaram outra via, pois a prefeitura fechou toda a Avenida Espírito Santo, que margeia a rodovia BR 101, na região central de Itabatã. 

O morador disse ainda que os veículos que circulam por esse local têm que pegar atalhos para ir ao centro ou aos bairros Gazinelandia, Triângulo Leal e Jardim dos Eucaliptos, e que isso está muito perigoso para os transeuntes. Ele criticou a decisão da prefeitura de fechar toda a avenida, dizendo que é desnecessário e lamentável.Lenio Cidreira/Liberdadenews

Presidente Lula passa por cirurgia para corrigir artrose no quadril nesta sexta-feira

 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará nesta sexta-feira (29) por uma cirurgia no quadril para corrigir uma artrose. 

Lula sofre com fortes dores no local há meses e fez dois procedimentos em julho para diminuir as dores antes da cirurgia, uma infiltração e uma deneverção. 

A previsão é que o presidente se interne no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília pela manhã para a realização do procedimento, segundo a assessoria de Lula. O Palácio do Planalto não quis informar o horário exato da operação e a duração da cirurgia. 

Após o procedimento, Lula deverá trabalhar no Palácio da Alvorada – residência oficial da Presidência da República – por pelo menos três semanas. O petista também deverá ficar de quatro a seis semanas sem poder fazer viagens. 

Lula deverá retornar aos compromissos internacionais apenas no final de novembro, quando deve ir aos Emirados Árabes Unidos para participar da COP 28. Na volta da viagem ao Oriente Médio, cumprirá agenda na Alemanha. 

'Não vão me ver de andador'

Na terça (26), Lula comentou a cirurgia que fará no quadril nesta sexta e disse estar "otimista". 

"Eu vou ter que ter um pouco de cuidado porque a operação parece simples, mas a recuperação, a fisioterapia e a dedicação, o tratamento, é fundamental. Então eu vou me cuidar com muito carinho. Estou muito otimista', declarou. 

Lula afirmou que as pessoas não o verão de andador após a cirurgia porque seu fotógrafo pessoal, Ricardo Stuckert, disse que não pretende registrar esse tipo de imagem. Stuckert é secretário de Produção e Divulgação de Conteúdo Audiovisual do governo. 

"O Stuckert não quer que eu ande de andador. Ele já falou: 'Não vou filmar você de andador'. Então significa que vocês não vão me ver de andador, vocês não vão me ver de muleta. Vocês vão me ver sempre bonito como se eu não tivesse sequer operado", disse Lula. 

O presidente revelou que sentia dores fortes desde a campanha presidencial de 2022 e que não fez a cirurgia logo após as eleições para não passar uma imagem de fragilidade. 

“Durante o processo da campanha, naquela cena que vocês me viam pulando no carro de som, vocês não sabem a dor que eu sentia. Mas eu pulava, porque era preciso animar as pessoas. Se o candidato está lá, de cabeça baixa, ele não passa otimismo para a sociedade”, disse Lula. 

“Depois, eu queria operar logo depois das eleições. Mas, aí, falei: ‘Bom, se eu operar agora, vão dizer que Lula está velho, ganhou a eleição e já está internado'”, complementou. 

Cirurgia será feita em Brasília 

Lula dará entrada no Hospital Sírio-Libanês de Brasília pela manhã. Segundo a assessoria, a cirurgia deve durar algumas horas e Lula receberá anestesia geral para a realização do procedimento. Segundo o Planalto, o presidente será submetido a uma artroplastia total do quadril, no lado direito do corpo, e será realizada para o tratamento de uma artrose. 

Nesse procedimento, tanto a cabeça do fêmur quanto o acetábulo são substituídos por implantes. 

A artrose é caracterizada pelo desgaste da cartilagem que reveste a articulação, levando a um atrito ósseo e uma inflamação. De acordo com os médicos de Lula, a única abordagem efetiva para essa condição é a cirurgia, que envolve a substituição do osso afetado por uma prótese. 

Acompanharão a operação o médico pessoal do presidente, Roberto Kalil Filho, a médica da Presidência da República, Ana Helena Germoglio, além da equipe do hospital, que não foi divulgada. 

A previsão é que, depois da cirurgia, Lula fique no hospital até terça-feira (3), quando deve ir para casa. 

O presidente já tem realizado sessões de fisioterapia, que continuará a fazer após o procedimento no quadril./G1

Acusado de assalto com prisão decretada há três meses é capturado

 

Suspeito de participar do assalto a uma casa lotérica no bairro Juca Rosa, em Eunápolis, no fim de maio, Bruno Fernandes Araújo, de 18 anos, conhecido como “LC”, foi preso na tarde desta quinta-feira (28). 

O mandado de prisão, decretado pela Justiça criminal há quase três meses, foi cumprido por agentes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos em uma residência no bairro Alecrim II, na zona norte da cidade. 

Conforme as investigações da Polícia Civil, Bruno, no assalto à lotérica, utilizou um táxi que havia sido roubado por ele e dois adolescentes, dois dias antes, no distrito de Trancoso, em Porto Seguro. 

OUTROS TRÊS SÃO PRESOS NA CASA – Na residência onde Bruno estava escondido, os policiais detiveram outras três pessoas: Matheus Rodrigues de Souza, 23 anos; Gabriel Gonçalves de Souza, 23 anos; e a proprietária do imóvel, Elines de Jesus Santos, de 31 anos. 

Visto que no local havia maconha já fracionada para venda, os quatro foram presos e autuados por tráfico e associação para o tráfico. 

A polícia também apreendeu roupas camufladas, o que intensifica a suspeita de que o grupo estaria envolvido em diversos roubos pela região.

A mulher já havia cumprido pena em um presídio por tráfico./radar

Mais de 200 pessoas são atendidas no mutirão de glaucoma em Prado


A Prefeitura de Prado, através da Secretaria de Saúde realizou na última quarta-feira (27), mais um mutirão de combate ao glaucoma. O atendimento aconteceu no prédio da Prefeitura e contou com uma grande procura, atingindo um público superior a 200 pessoas. 

A secretária de Saúde Neuziane Mascarenhas destacou a importância dos cuidados com a visão. “Essa ação é focada na prevenção, de forma que possamos alertar à população sobre as causas e as medidas de detecção da doença, além de tratar os casos diagnosticados”, informou a secretária de Saúde. 

O prefeito de Prado, Gilvan Produções também participou do mutirão e falou da importância da ação. “Essa ação é mais uma das estratégias implementadas pela rede pública municipal, com o apoio do Governo do Estado, para garantir os cuidados e melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. O mutirão é fundamental para detectar precocemente o glaucoma e garantir um tratamento adequado”, disse o Prefeito. 

Durante a ação preventiva a população foi assistida com o chamado teste de risco, a fim de diagnosticar as pessoas com maiores chances de adquirir a doença e encaminhá-las aos exames de diagnóstico do glaucoma. 

Os usuários do SUS que tiveram o diagnóstico de glaucoma, receberam o colírio e já começaram de imediato o tratamento./Bahiaextremosul/Ascom

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Calor de fritar: moradores preparam ovo no calçamento na cidade de Jucuruçu, e o vídeo vai parar no jucurunet

 


Afinal, é possível fritar ovos com o calor do sol? Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), sim, é possível fritar ovos na frigideira com o calor do sol. 

O calor intenso em Jucuruçu (BA) está de fritar, literalmente. Um grupo de pessoas movido pela a curiosidade, preparou o ovo na frigideira no chão do pátio da Secretaria na tarde dessa quinta-feira, 28 de setembro de 2023, às 12h30. No vídeo, Natally Nogueira, mostra a frigideira, com óleo e coloca o ovo dentro da frigideira, logo em seguida, o ovo começa a fritar. "Na cidade, está calor ou não? Precisa nem usar gás na cidade aí ó, é só colocar a frigideira no sol que vocês fazem um ovo frito", comenta a galera aqui na cidade de Jucuruçu. 

De acordo com o homem, a ideia surgiu após ele ter visto conteúdos semelhantes nas redes sociais há alguns anos. "Era um vídeo lá de São Paulo, o rapaz colocou a frigideira no chão, jogou um ovo dentro e fritou", explica. 

Afinal, é possível fritar ovos com o calor do sol?

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), sim, é possível fritar ovos na frigideira com o calor do sol, levando em consideração que, no momento em que o registro foi feito, a cidade registrava 34 °C. 

"Vamos ter calor vindo de cima (sol) e calor embaixo (terra), também leva-se em consideração a superfície, se for em uma superfície escura a absorção da radiação favorece a condição de fritar ovo na calçada."

Além disso, conforme o Simepar, as pedras e os quadrilhados que aparecem nas imagens retêm bastante calor, favorecendo o aquecimento. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de calor é promovida pelas condições de tempo predominantemente seco, com aumento da insolação, e favorecida pela subsidência atmosférica - quando a pressão atmosférica entre os níveis médios e a superfície aumenta, inibindo o desenvolvimento de nebulosidade, aumentando, também, a temperatura da massa de ar. 

Realmente a cidade de Jucuruçu, é diferenciada, o nosso povo é muito foiçado nas coisas e nos grandes intentos. 

O jucurunet parabeniza Natally Nogueira, e claro todos os presentes na bem sucedida experiência.  

Peixes apreendidos em pesca predatória são doados para unidades de saúde e de apoio social de Caravelas


Um importante passo foi dado no combate à pesca ilegal em áreas de proteção ambiental em Caravelas. Durante uma operação de fiscalização, 77 quilos de peixes de diversas espécies foram apreendidos e, em vez de serem desperdiçados, esses recursos naturais foram doados para instituições locais que prestam serviços essenciais à comunidade. 

A doação dos peixes é o resultado de uma parceria eficaz entre o Instituto Chico Mentes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio), representado por Erismar Novaes Rocha, e a Secretaria de Assistência Social e Cidadania do município de Caravelas, sob a liderança da titular da pasta, Ayna Guirra de Almeida. 

Os 77 quilos de peixes apreendidos, que abrangem uma variedade de espécies, encontraram um destino significativo. Foram entregues ao Hospital Municipal e ao Lar dos Idosos Santo Antônio de Caravelas, duas instituições vitais para a saúde e o bem-estar da comunidade local. Essa ação não apenas evita o desperdício de recursos naturais preciosos, mas também contribui para o apoio às pessoas que mais precisam. 

Erismar Novaes Rocha, representante do ICMBio, destacou a importância da parceria e da conscientização sobre a pesca predatória: "Estamos comprometidos em proteger nossas áreas de proteção ambiental e garantir que os recursos naturais sejam usados de maneira responsável. Essa parceria exemplar com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Caravelas nos permite atingir esses objetivos de forma conjunta." 

Ayna Guirra de Almeida, Secretária de Assistência Social e Cidadania, expressou sua gratidão pela doação e enfatizou o valor de colaborações como essa: "Recebemos esses peixes com grande apreço. Eles serão usados para nutrir os pacientes do Hospital Municipal e os idosos que residem no Lar Santo Antônio. Essa doação não apenas ajuda a fornecer alimentos de qualidade, mas também destaca como a cooperação entre organizações pode fazer a diferença em nossa comunidade." 

Essa iniciativa não só demonstra o compromisso com a conservação ambiental, mas também ressalta a importância da solidariedade e da colaboração para atender às necessidades da população local. Com parcerias como essa, Caravelas dá um exemplo inspirador de como a preservação do meio ambiente pode andar de mãos dadas com o cuidado com as pessoas./Bahiaextremosul

Bill Gates acredita que plantar árvores em massa contra as alterações climáticas é um absurdo — e ele pode estar certo

 

Crédito: Fundação Bill Gates | Reprodução Xataka

Em 2019, um grupo de voluntários plantou 11 milhões de árvores em Türkiye. Três meses depois, 90% das mudas haviam morrido. A campanha, absolutamente bem intencionada, foi um fracasso absoluto. Poderíamos pensar que plantar árvores seria uma das chaves para mitigar e resolver as alterações climáticas, mas Bill Gates deixa claro que não é esse o caso. 

"Eu não planto árvores ". Foi assim que Bill Gates se deixou claro num recente evento climático organizado pelo The New York Times. O magnata e filantropo acrescentou ainda que, para ele, plantar árvores como solução para as alterações climáticas “é um completo absurdo”. A ideia parece deixá-lo especialmente frenético, pois acabou dizendo “o que somos nós, cientistas ou idiotas?” 

Outros apoiam essa opção. A verdade é que ainda há grandes esforços para plantar milhões de árvores. Marc Benioff, CEO da Salesforce, defende há muito tempo um projeto chamado 1t.org com o qual pretende plantar e conservar um trilhão de árvores. Com isto, afirma esta organização, será possível capturar as emissões de CO2 e atingir os desejados objetivos de zero emissões. Centenas de empresas aderiram ao esforço. 

As árvores são fantásticas. Como explica Sean DeWitt, diretor da Iniciativa de Restauração Global: "O Sr. Gates fala sobre tecnologias baseadas na ciência. As árvores são exatamente isso. Elas não apenas coletam CO2 da atmosfera a uma taxa muito mais alta do que as soluções tecnológicas existentes, mas também são muito mais rentáveis ​​e são fundamentais para o funcionamento dos nossos ciclos de água e nutrientes, sem os quais não seríamos capazes de plantar alimentos. 

Mas elas não são suficientes. O problema é que plantar essas mil milhões de árvores apenas evitará que a temperatura suba 0,15 ºC em 2100, segundo uma análise da ONG Climate Interactive. Na realidade, a parte das emissões que este grande número de árvores poderia capturar é apenas uma daquelas que precisaremos evitar até meados do século. De acordo com Andrew Jones, autor da análise, um décimo da meta da 1t.org irá apenas “remover os 6% [de CO2] que precisariam ser eliminados em 2050”. 

Não é muito, mas é alguma coisa. Para DeWitt, essa estimativa é conservadora, mas esses 6% ainda são relevantes. "Ninguém está dizendo que é uma solução mágica, mas parece significativo." 

A solução é outra. Jones explica que esta solução é uma distração. É como se um fumante corresse o risco de ter câncer de pulmão e o médico lhe dissesse para seguir uma dieta melhor e fazer exercícios: se ele não parar de fumar, não adianta muito. Para este analista, o ideal seria que as empresas reduzissem as suas emissões. As árvores são importantes e é crucial conservá-las e continuar a plantá-las, mas a solução para as alterações climáticas, como Gates salientou – embora de forma um tanto grosseira – não pode ser apenas plantar cada vez mais árvores./msn

Homem é assassinado após receber ligação telefônica no Bairro São Lourenço em Teixeira de Freitas


Teixeira de Freitas: Hendrick Cardoso Silva, de 22 anos, foi assassinado na noite desta quarta-feira, 27 de setembro, na Rua Bahia, no Bairro São Lourenço. Segundo os relatos, a vítima estava em sua residência, quando recebeu uma ligação telefônica, e disse para sua esposa que iria atender o chamado, momento em que estava saindo de casa, foi surpreendido por criminosos. 

Os criminosos atiraram por diversas vezes, fugindo do local sem deixar pistas. A Polícia Militar (87ª CIPM) atendeu a ocorrência, preservou a área até a chegada da Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas. O delegado plantonista, acompanhado do perito Felipe West, realizou os procedimentos de praxe. 

A motivação e a autoria ainda são desconhecida. A Polícia Civil Investiga o segundo homicídio da noite em Teixeira de Freitas./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Jovem de Água Limpa município de Jucuruçu está desaparecido desde domingo e a família já não sabe o que fazer

 

Atenção, está desaparecido esse rapaz de uma família muito querida do município de Jucuruçu, no distrito de ÁGUA LIMPA, 

Por favor, se alguém souber onde se encontra o jovem (Jarlom), por favor, entre em contato imediatamente com a família dele ou ligue para Polícia Militar 190 - Bombeiros 193 - SAMU 192 - 197. Porque ele se encontra sumido desde domingo só com a roupa do corpo e até hoje não temos notícias. 

A família e os amigos agradecem.

Moradora de Itamarati recorre a internet devido seu estado de saúde grave

 

Essa é a Sr.ª Maria dos Reis Dias Barros, moradora da comunidade do Itamaraty ( Pão) Jucuruçu Bahia, pedimos a colaboração de cada um, em qualquer tanto que sentir no Coração. 

Vamos ajudar essa Mãe, Avó e principalmente uma mulher guerreira que agora precisa fazer essa Cirurgia Vascular, Hipertensão Venosa Crônica no Membro Inferior Esquerdo.  Meu Povo ela precisa dessa Cirurgia com Urgência.  

Se alguma Cidade Vizinha conseguir essa Cirurgia essa Família ficará muita agradecida. 

"QUEM AMA A VIDA E AJUDA O PRÓXIMO, SERÁ AMADO E PROTEGIDO POR DEUS ONDE QUER QUE ESTEJA VOCÊ SÓ SE TORNA MELHOR QUE AS OUTRAS PESSOAS QUANDO DOA UM POUCO DE SI PARA AJUDAR O PRÓXIMO 

AJUDE/PIX 07366412546 CAMILA BARROS DOS REIS 

Consagre ao SENHOR tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.

Jovem é assassinado a tiros na frente de sua residência no Bairro Castelinho em Teixeira de Freitas


Teixeira de Freitas: Gabriel Souza Santos, 19 anos, foi assassinado na noite desta quarta-feira, 27 de setembro, na Avenida Cedro, no Bairro Castelinho, na cidade de Teixeira de Freitas. De acordo com as informações, o criminoso chegou de moto, desceu e foi até a vítima, desferindo vários tiros. A vítima estava em frente a sua residência, e chegou a correr para o interior do imóvel mas foi alcançado pelo criminoso.

Após efetuar os disparos, o atirador fugiu do local na motocicleta, tomando rumo ignorado. A Polícia Militar (87ª CIPM) atendeu a ocorrência e preservou o local do crime, até a chegada da Polícia Técnica (DPT). O delegado plantonista, acompanhado do perito Felipe West, realizou os procedimentos de praxe. No local, foi encontrado 01 projétil de calibre. 38. Após a perícia, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para exames de necropsia. 

A vítima foi atingida por 03 (três) tiros, sendo 02 na cabeça e 01 nas costas. As investigações do crime estão à cargo do Núcleo de Homicídios da 8ª COORPIN. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. A vítima era casado e deixa esposa e um filho pequeno./Lenio Cidreira/Liberdadenews

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Operação em Porto Seguro mira hacker acusado de prejuízo de R$ 4 milhões em cooperativa


A polícia executou uma operação de cumprimento de mandado de busca e apreensão na terça-feira (26) em Porto Seguro, visando um hacker acusado de invadir o sistema de uma cooperativa de crédito em Jaú, região centro-oeste de São Paulo. Estima-se que o crime causou um prejuízo de R$ 4 milhões à instituição. 

A ação foi conduzida por agentes da Delegacia de Investigações Gerais de Jaú (SP), com o auxílio de policiais civis locais. O suspeito, um jovem de 20 anos, foi localizado em sua residência no bairro Vila Vitória. No local, a polícia apreendeu celulares, pen-drives e um computador. 

O suspeito foi encaminhado para depoimento na 1ª Delegacia Territorial. Ele confessou, conforme relatos da polícia, ter agido individualmente, refutando o envolvimento de familiares, que também foram levados para prestar esclarecimentos. Após prestar depoimento, o hacker foi liberado, embora as investigações continuem. 

APROVEITOU VULNERABILIDADES DO BANCO – Em sua declaração, ele revelou aos policiais paulistas, especializados em crimes cibernéticos, que a invasão ocorreu por meio de vulnerabilidades no sistema da cooperativa. Conforme apurou a reportagem do Radar News, a polícia encontrou em uma conta pessoal do acusado um investimento de aproximadamente R$ 100 mil. A polícia pretende solicitar o bloqueio desses valores. 

Hacker foi localizado em sua casa, no bairro Vila Vitória, em Porto Seguro

COMPRAS E EMPRÉSTIMOS – De acordo com as investigações, com os dados dos clientes em mãos, o hacker teria efetuado compras e solicitado empréstimos bancários em nome de terceiros. Há indicações de que ele tenha usado informações de parentes para encobrir a atividade ilícita. A polícia procura determinar a possível participação desses familiares nas ações criminosas. 

Apesar da confissão de ter agido sozinho, a polícia suspeita que o jovem faça parte de uma organização criminosa. 

DETALHES DA INVASÃO – O hacker identificado em Porto Seguro é acusado de expropriar dados de mais de 21 clientes após comprometer o sistema da cooperativa. Devido ao ataque, a entidade financeira suspendeu as operações em seu site e contabilizou uma perda próxima de R$ 4 milhões.

 

As investigações seguem ativas, tanto pela delegacia de Jaú quanto pela polícia de Porto Seguro./radar

Criança de 02 anos é morta após ataque de Pitbull em Teixeira de Freitas


Uma criança de apenas dois anos de vida morreu na tarde desta quarta-feira, 27 de setembro, no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas para onde foi socorrida após ser atacada por um cachorro Pitbull. 

O pequeno Pyetro Alves da Silva, foi atacado pelo animal em sua casa no Residencial Ramalho. Segundo informações, nesta segunda-feira (25), o pai da criança levou o cachorro de 4 meses para sua casa. 

O pequeno Pyetro apresentava lesões na cabeça e no corpo, ele chegou a receber atendimento médico mas não resistiu aos ferimentos. 

O corpo foi removido para o IML onde passará por exames de necropsia./Bahiaextremosul

LUTO: Morre em Monte Azul o senhor Santos aos 73 anos de AVC

 


Comunicamos com pesar o falecimento do senhor (Santos Lourenço Barbosa, 73 anos de idade, ocorrido ás 10: h desta quarta-feira, 27 de setembro de 2023, causa morte infarto fulminante. 

Segundo informações o senhor Santos, vinha passando mal há muito tempo e hoje seu quadro de saúde teve uma grande piora, a família o trouxe para o hospital de Jucuruçu, mas infelizmente ele acabou falecendo. 

Seu Santos Lourenço Barbosa, era irmão de dona Nega esposa do ex-prefeito de Jucuruçu, o seu "Dola", seu Santos uma pessoa muito querida por toda sua família e de grande amizade na região de Monte Azul, agradecemos todas as mensagens de conforto recebidas até agora. Sabemos que Santos era uma pessoa muito querida por todos pelo seu carinho. 

Para sempre o teremos em nossa memória e em nosso coração com muita gratidão e saudade. 

E essa dor que ora todos sentem não é uma dor eterna… Deus é tão sábio e misericordioso que ele criou o tempo e o tempo serve para muitas coisas, inclusive para ir amenizando e diminuindo a dor. 

Não que essa pessoa será esquecida, porém a dor vai aliviando, aliviando até uma hora ela permanecer apenas nas suas lembranças, no seu pensamento, e aí essa pessoa querida vai ter apenas um nome: saudade! 

Os nossos pêsames pela sua perda. Posso imaginar o tamanho da sua dor, mas tenha força e não perca a esperança de um reencontro na eternidade. Espero que estas palavras levem um pouco de conforto e paz ao seu coração. É muito doloroso ter de dizer adeus a quem amamos, mas este é o destino final de todos nós e apenas podemos tentar aceitar. 

Quem partiu encontrou agora a paz eterna, mas não desapareceu para sempre. Pois, através de você, do seu amor e da sua saudade continuará presente. E um dia voltarão a encontrar-se na eternidade. 

O corpo do seu Santos será velado em sua residência na Rua São João Nº. 160, e sepultante será na tarde desta quinta, feira em Monte Azul, a todos os familiares e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos. 

Sabemos como (Santos Lourenço Barbosa) era uma pessoa admirável e que com certeza deixará um grande vazio no coração de todos que tiveram a honra e o prazer de conhecê-lo. 

Santos Lourenço Barbosa deixa a viúva dona Neuza Pereira Barbosa 8 filhos 13 netos e 8 bisnetos.

Jovem é esfaqueada em assalto no Centro de Teixeira de Freitas


Teixeira de Freitas: Uma jovem de 24 anos foi esfaqueada por dois criminosos que tentaram roubar o seu celular na noite desta terça-feira, 26 de setembro, na Rua Tomé de Souza, no centro de Teixeira de Freitas. O crime aconteceu próximo a um estabelecimento comercial, onde a vítima estava sentada na calçada, usando o seu aparelho. 

Segundo as informações, os assaltantes chegaram em uma motocicleta Honda/Titan CG125, de cor preta, com placa não identificada. Um deles desceu com uma faca e exigiu que a jovem entregasse o celular. Ela reagiu e foi golpeada duas vezes, sofrendo perfurações no corpo. Em seguida, ela pediu socorro e foi levada para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde passou por cirurgia. 

A tentativa de latrocínio foi registrada na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, que ficará responsável pelas investigações para identificar e prender os autores do crime./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Homem é detido após confessar ter matado o irmão a tiros e facadas na cidade de Pau Brasil

Vítima Isaías Silva de Andrade, de 27 anos

Na última terça-feira (26), um indivíduo de 30 anos foi detido após admitir ter matado seu irmão na cidade de Pau Brasil, localizada na região sul da Bahia. De acordo com informações fornecidas pela Polícia Civil, logo após cometer o ato violento, o suspeito se dirigiu à delegacia local para comunicar o crime às autoridades. 

Ao revistar o indivíduo, as autoridades encontraram duas armas de fogo em sua posse, o que resultou em sua prisão inicial por porte ilegal de armas de fogo. 

A vítima foi identificada como Isaías Silva de Andrade, de 27 anos, e sua morte foi brutal, sendo causada por tiros e facadas, sendo os golpes de faca particularmente violentos, chegando a degolar a vítima. 

Embora informações preliminares apontem que o motivo do crime possa estar relacionado à disputa pela divisão das terras da família, a polícia continua a investigar o caso a fim de esclarecer completamente as circunstâncias que levaram a esse violento homicídio./Bahiaextremosul 

Para prefeita de Eunápolis, aprovação das contas de 2021 mostra que gestão trilha caminho da legalidade

 

Em entrevista, Cordélia Torres revela dificuldades do primeiro ano de mandato e destaca responsabilidade com dinheiro do povo. 

Respeito ao dinheiro do povo e aos princípios que regem o direito administrativo. Esses dois fatores foram, segundo a prefeita Cordélia Torres, os principais responsáveis pela aprovação das contas da Prefeitura de Eunápolis relativas ao 2021. Depois de ser aprovada no Tribunal de Constas do Municípios (TCM), as contas também passaram na Câmara Municipal, na última quinta-feira (21). 

DIFICULDADES DO PRIMEIRO ANO DE MANDATO – Em entrevista ao Radar News, Cordélia Torres revela que o resultado já era esperado, apesar de todas as dificuldades enfrentadas no início de seu mandato. “É sempre muito difícil no primeiro ano, porque você tem que lidar com o orçamento e o planejamento da gestão passada. Além disso, tivemos uma grande dificuldade no nosso processo licitatório. E vivemos uma gestão atípica, porque foi o período de pandemia”, afirma. 

Ela lembra ainda que não teve, sequer, a oportunidade de fazer o processo de transição de governo, porque estava internada com covid-19. “Sem contar que pegamos uma gestão enfrentando uma dívida em torno de R$ 50 milhões. Então foi tudo muito difícil, mas graças a Deus superamos”, diz. 

EQUIPE TÉCNICA COESA – Apesar dos obstáculos, a prefeita atribui a aprovação das contas à responsabilidade e dedicação. “Temos uma equipe técnica de governo totalmente coesa, que busca sempre seguir os critérios da legalidade, da moralidade, respeitando o erário, que é o dinheiro do povo”, frisa. 

Para Cordélia, a aprovação das contas do primeiro ano de mandato pelo TCM, que possui uma equipe técnica criteriosa, mostra que seu governo está no caminho certo, respeitando a legalidade e os princípios que regem o direito administrativo. 

APROVAÇÃO NA CÂMARA – Com relação à aprovação na Câmara Municipal, a prefeita destacou a importância de os poderes serem independentes, mas manterem a harmonia. “Fico feliz quando vejo que esse tratamento está sendo respeitado, porque, por mais que se tenham falácias, estamos seguindo no caminho correto, que é respeitar o dinheiro do povo”, ressalta. 

“Espero que sigamos em comunhão, para que o povo ganhe com isso, porque quando os poderes não trabalham em harmonia, quem é prejudicado com tudo isso é a nossa população”, acrescenta. 

REELEIÇÃO – Questionada sobre se pretende concorrer à reeleição, Cordélia desconversa, mas não nega. “O ano de eleição é o ano que vem. Fui eleita para esse mandato, e meu papel agora é fazer um bom governo”, pondera, mas em seguida acrescenta: “meu mandato é para cuidar de gente, e quando a gente corresponde, tem também uma probabilidade à reeleição”. 

A prefeita reforça que sua preocupação, no momento, não é com a reeleição. “Minha responsabilidade é saber que estou investindo na saúde mais do que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) me obriga, que estamos investindo na educação”, pontua. 

REESTRUTURAÇÃO DO MUNICÍPIO – Segundo Cordélia, sua principal prioridade é reestruturar o município de Eunápolis. “Tive um ano e meio cuidando da epidemia, cuidando da saúde da população para evitar que mais pessoas tivessem suas vidas ceifadas pela Covid. Agora tenho um anos e meio para buscar reestruturar o município”, finaliza./radar

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.