Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 19 de agosto de 2023

Tragédia: Veículo sem controle bate em árvore, parte em dois e tira a vida de Adriano Costa Neres

 


No último sábado, às 00h10, um impressionante acidente deixou marcas profundas no trecho do KM 87 da BR 418, em frente à Baía dos Anjos, localizada em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa. O protagonista desse trágico evento foi o veículo conduzido por Adriano Costa Neres, um homem de 41 anos. O veículo em questão era um Prisma, que seguia em direção ao Trevo Nanuque. 

A noite estava repleta de escuridão e silêncio quando, de repente, a tragédia se desenrolou. De alguma forma, Adriano perdeu o controle do seu veículo, que logo se transformaria em um projétil desgovernado. O impacto que se seguiu foi tão devastador que a viatura colidiu de maneira violenta com uma árvore, uma sentinela solitária nas margens da rodovia. A força da colisão foi tal que a árvore se partiu ao meio, como se não pudesse suportar a violência do impacto. 

O que aconteceu em seguida ultrapassou os limites da compreensão. O motor do veículo, que deveria permanecer firmemente enraizado sob o capô, foi catapultado para uma distância espantosa de mais de 50 metros do local do acidente. Esse testemunho silencioso da força do choque ressaltava a ferocidade do impacto. 

Adriano estava utilizando o cinto de segurança, uma precaução que, infelizmente, não pôde impedir que ele fosse ejetado do veículo. A cena era terrível: lá estava ele, projetado para fora do veículo, sentado em seu banco. Contudo, a tragédia havia deixado suas marcas cruéis. Uma das pernas de Adriano foi separada de seu corpo, uma visão que encapsulava a brutalidade do acidente. 

Não só o corpo humano sofreu essa impactante separação; um dos eixos do veículo, acompanhado por sua roda, foi lançado para o outro lado da pista, um testemunho da violência e do caos que se desenrolaram naquele momento fatídico. Os serviços de emergência foram chamados ao local, mas a tragédia estava consumada.

 

O Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas recebeu o corpo de Adriano, e ali seriam realizadas as investigações necessárias para compreender os detalhes e as circunstâncias desse terrível acontecimento. A Polícia Rodoviária Federal assumiu a responsabilidade de registrar o acidente, buscando entender as causas que levaram a essa sequência de eventos tão trágicos.

Acidente na BR-101 em Teixeira deixa motorista e passageira gravemente feridos

Teixeira de Freitas: Na noite da última quinta-feira, 17 de agosto, ocorreu um grave acidente no Km 857 da BR-101, no município de Teixeira de Freitas. O incidente envolveu um capotamento e saída de pista. O condutor, um homem de 46 anos, estava dirigindo um VW/Gol preto, placa EJE-1E84/SP, no sentido Eunápolis para Teixeira de Freitas. 

De acordo com as informações, ele perdeu o controle do veículo devido a um desnível na pista, resultando em um capotamento e saída da pista. Renata Cerqueira dos Santos, também de 46 anos, estava no veículo no momento do acidente. Ela sofreu lesões graves, incluindo fraturas em três costelas. 

As vítimas foram socorridas pelo serviço do SAMU e encaminhadas para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde delas./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Carlos Alberto de Nóbrega é internado após ser diagnosticado com Covid-19


 Carlos Alberto de Nóbrega foi internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, após ser diagnosticado com Covid-19. O apresentador de A Praça É Nossa começou a apresentar sintomas da doença no início desta semana. O quadro do humorista é estável. 

De acordo com Renata Domingues, mulher de Nóbrega, ele passou a semana com febre alta e tosse seca. 

Não é a primeira vez que o apresentador de 87 anos é diagnosticado com Covid-19. Em 2021, Nóbrega contraiu o vírus após sua mulher e seu filho João Victor terem sido infectados. "Todos os exames estão nota dez. De ruim, só a confirmação do vírus. Estava na cara", lamentou na ocasião. 

O hospital Sírio Libanês ainda não emitiu um boletim médico sobre o estado de saúde do artista./noticiasdatv

Veja sintomas dos cânceres que mais crescessem no Brasil

 


São previstos 704 mil novos casos de câncer para cada ano do triênio (2023-2025), segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer). Ao comparar com os números registrados entre 2020 e 2022, quando eram esperados 625 mil novos casos por ano, observa-se que a expectativa é que o Brasil tenha 79 mil casos acrescidos anualmente, totalizando 237 mil novos casos a mais na somatória dos próximos três anos. 

Embora preveníveis, passíveis de serem diagnosticados precocemente e até mesmo evitáveis, os cânceres que surgem em órgãos como mama, próstata, pulmão, intestino grosso e reto (colorretal) e colo do útero continuam na lista dos mais incidentes. 

Câncer de mama e próstata lideram lista; veja abaixo 

Na tabela, os dados consideram a distribuição proporcional dos dez tipos de câncer mais incidentes estimados para 2023 separados por sexo, exceto o de pele não melanoma.

Homens

1.     Próstata - 30,0%

2.     Cólon e Reto - 9,2%

3.     Pulmão - 7,5%

4.     Estômago - 5,6%

5.     Cavidade Oral - 4,6%

6.     Esôfago - 3,4%

7.     Bexiga - 3,3%

8.     Laringe - 2,7%

9.     Linfoma não Hodgkin - 2,7%

10.   Fígado - 2,7%

Mulheres

1.     Mama feminina - 30,1%

2.     Cólon e reto - 9,7%

3.     Colo do útero - 7,0%

4.     Pulmão - 6,0%

5.     Glândula tireoide - 5,8%

6.     Estômago - 3,3%

7.     Corpo do útero - 3,2%

8.     Ovário - 3,0%

9.     Pâncreas - 2,3%

10.   Linfoma não Hodgkin - 2,3% 

Excluindo os casos de câncer de pele não melanoma, o mais comum em homens (próstata) e em mulheres (mama feminina) representam 3 entre 10 casos. 

Para ambos, há políticas de rastreamento, que incluem, para diagnóstico dos tumores prostáticos, o exame de antígeno prostático específico (PSA) e toque prostático. Para rastrear o câncer de mama é indicada a mamografia, podendo ser complementada pelo ultrassom. 

Embora exames de rastreamento como a mamografia tenham apresentado uma retomada em 2022, é preocupante a queda registrada nos dois primeiros anos da pandemia. 

Mesmo no ano passado, com um aumento em relação a 2021 e 2020, ainda não chegamos ao mesmo patamar de exames de rastreamento que registrávamos até 2019. É um gargalo que precisamos, todos juntos, resolver. Héber Salvador, cirurgião oncológico e presidente da SBCO (Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica) 

E os sintomas de cada um deles? 

Câncer de mama 

Algumas mulheres podem não ter qualquer sintoma suspeito até descobrir que têm câncer. Porém, os mais comuns são: 

       Nódulo endurecido ou caroço (no seio ou na axila);

       Irritação ou aparecimento de irregularidades em alguma parte da mama, como afundamentos ou franzidos que fazem a pele parecer com uma casca de laranja;

       Inchaço na mama toda ou em parte dela;

       Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo (bico do seio);

       Saída de secreção pelo mamilo (que não leite);

       Dor ou inversão do mamilo (quando o bico do seio fica para dentro).

Saiba que apenas a minoria dos nódulos percebidos na mama são tumores malignos. Embora vermelhidão, inchaço e dor quase sempre sejam características de uma inflamação (mastite) que não tem qualquer relação com câncer, há casos raros com essas características, por isso é importante relatar os sintomas ao médico. 

Próstata 

O câncer de próstata evolui silenciosamente. Geralmente, quando os pacientes apresentam sintomas, os tumores estão em fase mais avançada. Veja: 

       Dificuldade para urinar (por ex: demora para começar e terminar);

       Necessidade de urinar mais vezes durante o dia e/ou à noite;

       Diminuição do jato de urina;

       Dor ou ardor ao urinar;

       Presença de sangue na urina ou no sêmen;

       Dor ao ejacular. 

Quando a doença atinge a fase avançada e espalha-se para outros órgãos, os sintomas podem incluir dor óssea ou infecção generalizada. 

Sinais e sintomas de câncer no geral 

Com tantos tipos diferentes de câncer, os sintomas são variados e dependem de onde a doença está localizada. No entanto, existem alguns sinais e sintomas importantes a serem observados, incluindo: 

       Nódulos ou inchaço incomuns - geralmente são indolores e podem aumentar de tamanho à medida que o câncer progride.

       Tosse, falta de ar ou dificuldade para engolir - fique atento a episódios persistentes de tosse, falta de ar ou dificuldade para engolir.

       Alterações no hábito intestinal - como constipação e diarreia e/ou sangue encontrado nas fezes.

       Sangramento inesperado - inclui sangramento da vagina, passagem anal ou sangue encontrado nas fezes, na urina ou ao tossir.

       Perda de peso inexplicável - uma grande quantidade de perda de peso inexplicável e não intencional durante um curto período de tempo (alguns meses).

       Fadiga - que se manifesta como um cansaço extremo e uma forte falta de energia.

       Dor ou ardência - inclui dor inexplicável ou contínua, ou dor que vem e vai.

       Complicações ao urinar - inclui a necessidade de urinar com urgência, com mais frequência, ou ser incapaz de ir quando precisa ou sentir dor ao urina

       Alterações incomuns da mama - procure alterações no tamanho, forma ou sensação, alterações na pele e dor.

       Perda de apetite - sentir menos fome do que o habitual por um período prolongado de tempo.

       Uma ferida ou úlcera que não cicatriza - incluindo uma mancha, ferida ou úlcera na boca.

       Azia ou indigestão - azia ou indigestão persistente ou dolorosa.

       Suores noturnos intensos - esteja ciente de suores noturnos muito intensos e encharcados.

       Alterações na pele - atenção se a alguma pinta ou mancha altera o seu padrão.

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Estelionato em instituição financeira é registrado em Mucuri: Golpista deu golpe de 80 mil no SICOOB

 

Mucuri: No dia 18/05/2023, uma pessoa compareceu à agência do Sicoob localizada na Avenida Salvador, no Centro do distrito de Itabatã, município de Mucuri, afirmando ser Jesus Aparecido Caetano de Santana. Portando documentos como RG, comprovante de residência e histórico de crédito do INSS com registros de pagamentos de aposentadoria, essa pessoa conseguiu se passar pelo referido indivíduo. 

A identificação foi realizada, e sob a falsa identidade de Jesus Aparecido Caetano de Santana, o indivíduo foi admitido como associado ao SICOOB, com abertura de conta corrente e acesso à comercialização de produtos financeiros. O que parecia ser um processo regular de admissão e contratação de serviços bancários, posteriormente se revelaria como um sofisticado golpe. 

A trama ganhou forma no dia 06/06/2023, quando foi iniciado um processo de concessão de crédito consignado INSS no valor contratual de R$ 49.663,86. Surpreendentemente, esse crédito foi liberado em 13/06/2023, com a maior parte dos fundos sendo depositada na conta corrente do indivíduo fraudulento. 

O golpe não parou por aí. No dia 22/06/2023, um novo processo de crédito consignado foi iniciado, desta vez com um valor contratual de R$ 31.025,51. Novamente, a transação teve sucesso, com os fundos sendo liberados em 30/06/2023. Parte desse dinheiro foi sacada, enquanto outra parte foi depositada em uma conta nº 51.020-3, que havia sido aberta no início do relacionamento fraudulento. 

A reviravolta aconteceu em 09/08/2023, quando na agência situada na cidade de Brumado, Bahia, uma pessoa homônima procurou a instituição financeira. Alegando descontos de crédito consignado em seu benefício que não foram solicitados por ele, essa pessoa revelou a existência do golpe. Ao verificar a identidade verdadeira do reclamante, a agência percebeu a fraude e solicitou que a vítima registrasse um boletim de ocorrência para reverter os estornos fraudulentos. 

A investigação revelou que a pessoa que se apresentou na agência de Itabatã como Jesus Aparecido Caetano de Santana era, na verdade, um falsário habilidoso, que conseguiu enganar o sistema de segurança da instituição financeira, resultando em perdas substanciais. A instituição bancária está cooperando com as autoridades e adotando medidas para prevenir futuras tentativas de fraude desse tipo. 

Este incidente destaca a importância das instituições financeiras e dos indivíduos permanecerem vigilantes contra esquemas fraudulentos cada vez mais elaborados e sofisticados. A investigação está em andamento para identificar o suspeito e tomar as medidas legais cabíveis./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Onda de Violência em Teixeira de Freitas: Segundo Homicídio em menos de 24 horas Choca a Cidade


Teixeira de Freitas: Um segundo homicídio em menos de 24 horas chocou a cidade de Teixeira de Freitas na tarde desta sexta-feira, 18 de agosto. O crime ocorreu na Rua Amélia, no Bairro Castelinho. Segundo informações, a Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de homicídio. Ao chegarem no local, encontraram a vítima com aproximadamente 20 perfurações de disparos de arma de fogo. 

Segundo a polícia, a arma usada foi de calibre 380, e os tiros atingiram o ombro, costas, pescoço e cabeça. A vítima estava dentro de um estabelecimento comercial (Bar) quando dois homens encapuzados e vestidos com coletes à prova de balas chegaram atirando. A vítima não teve chance de defesa. 

Os criminosos chegaram em um veículo Ford Ka Sedan, de cor prata, placa policial PWX-0D31 (Mercosul). Na fuga, colidiram o veículo e o abandonaram na rua lateral ao local do crime. A delegada plantonista, Katia Guimarães e os peritos da Polícia Técnica (DPT) realizaram a perícia no local. 

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas pelo servidor público Sidney Neves. A vítima foi identificada como sendo Nadson Conceição dos Santos, 26 anos. Após necropsia, o corpo será liberado à família. A motivação e autoria do crime ainda são desconhecidas. As investigações ficarão a cargo do Núcleo de Homicídios da 8ª COORPIN./Albert Gomes e Lenio Cidreira/Liberdadenews

Acidente na BR-101 em Teixeira deixa motorista e passageira gravemente feridos


Teixeira de Freitas: Na noite da última quinta-feira, 17 de agosto, ocorreu um grave acidente no Km 857 da BR-101, no município de Teixeira de Freitas. O incidente envolveu um capotamento e saída de pista. O condutor, um homem de 46 anos, estava dirigindo um VW/Gol preto, placa EJE-1E84/SP, no sentido Eunápolis para Teixeira de Freitas. 

De acordo com as informações, ele perdeu o controle do veículo devido a um desnível na pista, resultando em um capotamento e saída da pista. Renata Cerqueira dos Santos, também de 46 anos, estava no veículo no momento do acidente. Ela sofreu lesões graves, incluindo fraturas em três costelas. 

As vítimas foram socorridas pelo serviço do SAMU e encaminhadas para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde delas./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Homem é assassinado a tiros em quintal de residência no Bairro Castelinho em Teixeira de Freitas


Teixeira de Freitas: Um homem de 34 anos foi morto a tiros na noite desta quinta-feira, 17 de agosto, em Teixeira de Freitas. A vítima foi identificada como Vagno dos Santos Aranha. O crime ocorreu por volta das 23h00 no quintal de uma residência na Rua Paulo Afonso, no Bairro Castelinho. A vítima apresentava quatro perfurações de disparos de arma de fogo na face, costas e braço. 

Galeria fotos fortes: 

No local do crime, foram encontradas cinco cápsulas deflagradas de calibre desconhecido. A polícia encontrou 14 pedras de crack ao lado do corpo da vítima, o que sugere um possível envolvimento com o tráfico de drogas. A residência onde o crime ocorreu tinha sinais de estar sendo usada para o consumo de entorpecentes.

 

O delegado plantonista, Manoel Andreetta, e peritos do Departamento de Polícia Técnica foram até o local do crime e iniciaram as investigações. A autoria do crime ainda é desconhecida. A polícia está em busca de uma mulher, de nome não revelado, que supostamente mora na residência onde o crime ocorreu. Ela não foi encontrada no local. 

As investigações continuam em andamento e foram encaminhadas para o Núcleo de Homicídios da 8ª COORPIN de Teixeira de Freitas. O corpo foi removido ao IML e após necropsia, será liberado aos familiares para velório e sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Governador entrega obras em Itanhém e Teixeira de Freitas na próxima terça, 22

 

Na próxima terça-feira, dia 22, a cidade de Itanhém, se prepara para receber uma visita ilustre: o governador do estado, Jerônimo Rodrigues, estará presente para a entrega de cinco importantes obras que já impulsionam o desenvolvimento do município. O prefeito Mildson Medeiros informa que o encontro está marcado para as 9h, na Avenida Alves de Macedo, no bairro São João, em frente ao Colégio Polivalente. 

O ponto alto da agenda do governador será a entrega do tão aguardado asfalto da rodovia BA-290, no trecho que compreende Itanhém até o entroncamento de Vila Rezende. A melhoria dessa via é um anseio antigo da população, que espera ver as condições de tráfego substancialmente melhoradas, o que impactará positivamente a economia e a qualidade de vida dos moradores. 

Além disso, o governador fará a entrega oficial de outras obras de suma importância para a cidade. A modernização do Colégio Polivalente de Itanhém, agora apto a oferecer aulas em tempo integral, representa um grande passo na educação local, proporcionando aos estudantes um ambiente mais propício ao aprendizado e ao desenvolvimento de habilidades. 

Outra obra que será entregue pelo governador Jerônimo é a pavimentação asfáltica do trecho que conecta o final da Rua Rubens David ao bairro Santa Maria, na BA 699. Essa medida visa melhorar a mobilidade urbana, diminuindo o impacto das chuvas e facilitando o acesso aos moradores daquela região. 

A modernização da infraestrutura esportiva também é destaque nessa visita. Jerônimo Rodrigues, a pedido do prefeito Mildson Medeiros, mandou iluminar o Estádio Teixeirão com iluminação em LED e a construção da pista de caminhada ao redor do estádio. Essa ação não apenas tornará o local mais seguro para práticas esportivas noturnas, mas também promoverá o bem-estar da população, incentivando a atividade física. 

A comunidade do distrito de Ibirajá também tem motivos para comemorar, pois o governador irá assinar a ordem de serviço para o aguardado asfalto que ligará a BA-290 a esse distrito. Essa medida abrirá novas possibilidades de conexão, impulsionando o desenvolvimento da região. 

"Estamos imensamente gratos a Jerônimo por seu compromisso em trazer melhorias tão significativas para Itanhém. Essas obras são resultados concretos da parceria entre o governo estadual e nosso município, refletindo diretamente na qualidade de vida dos cidadãos", afirma Mildson Medeiros. 

O prefeito também faz um convite a toda a população de Itanhém. 

"Convido cada morador, de todos os cantos do nosso município, a se juntar a nós nesse momento de celebração e progresso. A presença de cada um é fundamental para demonstrarmos nossa união e gratidão ao governador por todo o investimento que está sendo direcionado a nossa cidade", completa o prefeito. 

A expectativa é que esses projetos impulsionem não apenas a infraestrutura local, mas também fortaleçam os laços entre a comunidade e o prestígio do prefeito com o governador./aguapretanews

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Homem é morto a tiros ao chegar em casa após partida de futebol em Itabela


Itabela: Um homem foi morto a tiros na noite de quarta-feira (16), por volta das 22h00, no distrito de Monte Pascoal, em Itabela. Givanildo Silva Cabral, de 28 anos, foi alvejado enquanto entrava na garagem de sua residência de moto, após voltar de uma partida de futebol. O ataque ocorreu de forma surpreendente, com os assassinos chegando ao local em um carro. 

A mulher da vítima, que estava dentro da residência, relatou que ouviu uma sequência de disparos e o marido clamando para que ela fugisse. Após os tiros, os criminosos saíram rapidamente da cena do crime. Ao abrir a porta, ela deparou-se com o corpo do esposo caído sobre a moto. 

Apesar das diligências da polícia, que encontrou estojos de diferentes calibres, não foi possível localizar testemunhas devido à falta de pessoas na rua, que também carece de iluminação adequada. Até o momento, tanto os suspeitos quanto o veículo utilizado na ação não foram identificados. 

Conforme o histórico policial, Givanildo já tinha sido detido anteriormente por envolvimento com tráfico de drogas. A motivação por trás do homicídio e os responsáveis pelo ato estão sob investigação./Radarnews

Servidores de Cabrália, Belmonte e Itapebi são afastados em operação que apura fraudes em licitações

A Operação Expurgo, deflagrada nesta quinta-feira (17) pela Polícia Federal em oito cidades da Costa do Descobrimento e Extremo Sul da Bahia, afastou 14 servidores. Três deles atuavam em Santa Cruz Cabrália – Joyce Carinne Melo dos Santos, Dayse Monteiro Salustiano e Robson Cesar de Aquino; outros dois em Itapebi – Sidinei Teixeira de Sousa e Wender Santos Alves; e dois em Belmonte, Mouzer da Motta Lopes de Oliveira e Rosvel Silva Cruz. 

Outros quatro servidores afastados eram de Mucuri, dois de Medeiros Neto e um de Teixeira de Freitas. 

ESQUEMA FRAUDULENTO – A investigação teve início a partir da suspeita de que as empresas RM Comercial e JL Candeia Produtos Hospitalares e Limpeza teriam sido beneficiadas em esquema de fraude à licitação supostamente operado, em 2020, pela então prefeita de Medeiros Neto, Jadina Paiva Silva (PP), com a participação de secretários e servidores municipais. 

O esquema também envolveria as empresas Casa do Doutor Produtos Hospitalares, Novo Tempo Produtos Hospitalares e Consmed Serviços Técnicos. 

Segundo a investigação, não houve participação de servidores de Porto Seguro no esquema fraudulento. A busca apreensão ocorrida nesta quinta-feira no município foi na casa de uma das investigadas. Na época, ela atuava como tesoureira na Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, na gestão de Agnelo Santos, e atualmente mora em Porto Seguro. 

Em Itapebi, as fraudes teriam ocorrido, segundo a PF, durante a gestão do prefeito Juarez Oliveira, conhecido como Peba. Em Belmonte, durante a gestão do prefeito Bebeto Gama. 

PREJUÍZOS MILIONÁRIOS – Conforme investigação da Polícia Federal, foram identificados dois grupos empresariais que se utilizavam de pessoas jurídicas para fraudar a concorrência e lisura dos certames licitatórios, principalmente na área da saúde. 

O primeiro grupo é formado por pelas empresas JL Candeia Produtos Hospitalares e Limpeza e RM Comercial. Já o segundo grupo é formado pelas empresas Casa do Doutor Produtos Hospitalares, Novo Tempo Produtos Hospitalares e Consmed Serviços Técnicos. 

Os prejuízos são, até o momento, estimados em R$ 5 milhões. Contudo, o grupo movimentou R$ 92 milhões em suas contas bancárias. 

Os envolvidos responderão por diversos crimes, cujas penas, somadas, podem chegar a mais de 20 anos de reclusão./Radar News

Internado há 12 dias após check-up, Faustão passará por cirurgia no coração

 


Internado há 12 dias no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, Fausto Silva passará por uma cirurgia no coração, segundo uma fonte muito próxima do apresentador. Faustão, de 73 anos, foi internado após passar por uma série de exames que ele costuma fazer rotineiramente. Tinha acabado de voltar de uma viagem de férias a Miami, nos Estados Unidos. Segundo o Einstein, está sob cuidados intensivos. 

Faustão, cujo último programa com seu nome vai ao ar nesta sexta-feira (18) na Band, já tem um histórico de cardiopatia. Em 2018, ele se submeteu a uma angioplastia, para desobstruir uma artéria e receber dois stents. Ele é acompanhado por Fernando Bacal, considerado um dos maiores cardiologistas do país. 

Mais recentemente, o apresentador teve outra internação no Albert Einstein, para tratar um edema linfático numa perna. No tratamento, passou por "sessões de desinchamento". No final de janeiro de 2021, surgiu na Globo 24 quilos mais magro --baixou seu peso de 114 para 90 quilos. 

Ainda em 2021, em junho, voltou ao Einstein para tratar uma infecção urinária. Pela primeira vez em seus 32 anos de Globo, foi substituído por outro apresentador, Tiago Leifert. Faustão não voltou mais ao ar na emissora. A Globo decidiu afastá-lo definitivamente, uma vez que já tinha assinado contrato com a Band a partir de 2022 e não guardara segredo. 

Nesta quinta (17), após o vazamento da informação de que o apresentador estava internado, o Albert Einstein divulgou a seguinte nota: "Fausto Silva está internado desde 5 de agosto para o tratamento de compensação clínica de insuficiência cardíaca. Neste momento, encontra-se estável e em cuidados intensivos", diz. Não há previsão de alta. 

No hospital, Fausto tem sido acompanhado o tempo todo pela mulher, Luciana Cardoso, e pelos filhos. Ele tem conversado ao telefone normalmente com amigos e ex-colaboradores. Segundo uma pessoa que falou com Fausto nesta quinta, nem parece que ele está doente. 

Fausto tem planos de continuar de férias até o final do ano e tocar novos projetos a partir de janeiro de 2024./noticiasdatv

Criminosos invadem residência e executam jovem de 18 anos a tiros em Itamaraju


Itamaraju: Na madrugada desta quinta-feira, 17 de agosto, Nailson Amaral Quintino, de 18 anos, foi assassinado a tiros na Avenida Araraquara, no Bairro Itatiaia, na cidade de Itamaraju. A Polícia Militar esteve no local do crime e tomou as primeiras providências. 

Segundo informações, a Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de homicídio. Ao chegarem no local, encontraram a vítima alvejada por disparos de arma de fogo. Os criminosos arrombaram a porta da residência enquanto a vítima dormia e dispararam várias vezes contra seu tórax e cabeça. Várias cápsulas de calibre 380 foram encontradas no local. 

Os suspeitos fugiram do local e ainda não foram identificados. A Polícia Militar isolou o local do crime até a chegada da Polícia Técnica (DPT). A delegada plantonista, Andressa Carvalho, autorizou o servidor público Anderson Barbosa a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju para exames de necropsia. 

Após os procedimentos, o corpo será liberado para a família realizar o sepultamento. Um inquérito policial será instaurado para investigar o homicídio consumado./Lenio Cidreira/Liberdadenews/Itamarajunoticias

PF deflagra operação no Extremo Sul baiano em combate a fraudes em licitações


Policiais federais deflagraram na manhã desta quinta-feira (17) uma operação que visa desbaratar um grupo acusado de fraudar licitações na Costa do Descobrimento e Extremo Sul baiano. Os desfalques ocorriam, sobretudo em contratos na área de saúde. Denominada de Expurgos, a operação cumpre 24 mandados de busca e apreensão, 14 de suspensão de servidores públicos, além de outras medidas judiciais. 

Os alvos são das cidades de Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Prado, Medeiros Neto, Santa Cruz de Cabrália, Mucuri, Itapebi e Belmonte. As ações também ocorrem nas cidades de Vila Velha e São Matheus, no Espírito Santo. Conforme a Polícia Federal (PF), durante um ano foram identificados dois grupos empresariais que usavam de pessoas jurídicas com vistas a fraudar a concorrência dos certames. 

O prejuízo ao erário público foi estimado até o momento em de R$ 5 milhões. Contudo, o grupo movimentou R$ 92 milhões em suas contas bancárias. Ainda como resultado da análise prévia, foram identificados os servidores públicos que se beneficiavam da prática ilegal. 

Com o material apreendido na data hoje, a PF pretende detalhar ainda mais a extensão dos danos ao patrimônio público. Os envolvidos responderão por diversos crimes, dentre eles: corrupção ativa e passiva, assim como fraudes licitatórias. Caso sejam condenados, podem pegar mais de 20 anos de reclusão./Bahianoticias

Surto: Sesab emite alerta sobre casos de catapora na Bahia


Diante do período de sazonalidade da varicela (catapora) e do aumento da notificação de surtos em unidades escolares em alguns municípios do estado da Bahia, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, emitiu, nesta terça-feira, 15 de agosto, um alerta para os municípios baianos para serem tomadas medidas de prevenção e controle da doença. 

O documento aponta ainda que toda a rede de saúde deve fazer notificação imediata de casos suspeitos de varicela às autoridades sanitárias municipais e estadual (vigilância epidemiológica). 

Dentre as medidas que devem ser adotadas estão a permanência no domicílio até que as lesões evoluam para crosta; bloqueio vacinal (vacinação seletiva de pessoas sem histórico de vacinação anterior) que deve abranger os contatos de casos suspeitos ou confirmados de varicela em creches, escolas, ambientes hospitalares e comunidades indígenas; intensificação da vacinação de rotina, com busca ativa de crianças não vacinadas; monitorar o aparecimento de casos novos. 

De acordo com o alerta, não há indicação de suspensão de atividades escolares, devendo ser adotadas medidas específicas para as crianças que tenham tido contato com casos suspeitos e confirmados. 

O alerta também descreve que as baixas coberturas vacinais representam risco iminente para ocorrência de surtos e casos graves de varicela no estado e consequente aumento dos internamentos. Este cenário justifica a necessidade de intensificação das ações de assistência e vigilância em saúde, para prevenção de casos graves e óbitos, sendo recomendada aos municípios a notificação de casos e surtos, bem como a avaliação da cobertura vacinal de rotina para busca ativa de susceptíveis nas faixas etárias elegíveis. 

Em 2023, até a Semana Epidemiológica 32 (até 12/08), foram notificados 443 casos de varicela, com coeficiente de incidência de 3,0 casos/100.000 habitantes no estado da Bahia. O maior coeficiente de incidência foi entre crianças menores de 1 ano de idade (16,19 casos/100.000 hab), seguido da faixa de 1 a 4 anos (8,69 casos/100.000 hab.) 

Até maio de 2023, o estado alcançou cobertura de 49,88% da varicela monovalente, abaixo da meta preconizada para controle da doença (maior ou igual a 95%), conforme o Tabnet/Datasus./ SulbahiaNews

Operação policial em Itamaraju apreende quase 12 kg de drogas e prende dois suspeitos

Itamaraju: Na tarde de terça-feira, 15 de agosto, uma guarnição do serviço de motopatrulhamento da 43ª CIPM, em patrulha pelo Conjunto Habitacional Vista Bela, na cidade de Itamaraju, abordou três homens em atitude suspeita. Um dos indivíduos fugiu com a aproximação das viaturas e não foi mais encontrado. 

Os dois homens que permaneceram foram revistados, resultando na descoberta de 20 papelotes de cocaína e uma munição de arma de fogo com um dos suspeitos, e uma quantidade de maconha com o outro. Questionados sobre a origem das drogas, os suspeitos revelaram que estavam vendendo para um traficante atualmente preso no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF). Eles indicaram um local próximo, em um cafezal, onde a polícia encontrou uma grande quantidade de drogas enterradas. 

A apreensão incluiu 13 tabletes e meio de maconha (pesando 11.863 Kg), 55 papelotes de cocaína, 925 gramas de crack, uma balança de precisão, dois celulares, uma máquina de cartão de crédito, uma caderneta de anotações, três facas tipo peixeira, quatro rolos de papel insufilme, um pacote de sacos plásticos para acondicionamento de drogas, uma munição calibre 38, uma caixa de Gillette e uma carteira com documentos. 

Os suspeitos foram identificados como Guilherme Samuel da Silva Luz, 23 anos, e Pablo Alves de Souza, 27 anos. Ambos foram presos e apresentados na Delegacia Territoria de Itamaraju. O delegado titular, Gilvan de Meireles, autuou Guilherme Samuel e Pablo Alves por crime de tráfico de drogas (Art. 33). Ambos permanecem sob custódia da Polícia Civil de Itamaraju, à disposição da Justiça./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Aposentado que buscava renda extra como pedreiro morre após queda de telhado em Eunápolis

Aposentado pedreiro perde a vida em queda de telhado em Eunápolis

Na tarde desta quarta-feira (16), em Eunápolis, um aposentado que complementava sua renda por meio de serviços como pedreiro morreu após cair do telhado de uma residência. 

Domingos Gomes Correia, de 69 anos, estava envolvido na substituição de um telhado no bairro Minas Gerais quando o acidente ocorreu. 

Mesmo com a rápida chegada de uma equipe do Samu ao local, Domingos Gomes já estava sem vida, apresentando um corte na região da cabeça. 

Aposentado pedreiro perde a vida em queda de telhado em Eunápolis

Uma testemunha que presenciou o acidente relatou ao Radar que o idoso despencou dentro do quarto da casa, conseguindo, no entanto, se arrastar até a sala antes de perder a consciência. 

Aposentado pedreiro perde a vida em queda de telhado em Eunápolis

Conforme apurado pela equipe de reportagem, Domingos Gomes residia no mesmo bairro onde aconteceu a tragédia. Após a realização da perícia, o corpo será encaminhado para exame de necropsia no Instituto Médico Legal./Radar News

Novo PAC: Rui Costa confirma investimentos em obras de duplicação de estradas na Bahia


O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta segunda-feira (16) que as BRs 101, 116 e 030, na Bahia, terão obras de duplicação para mais segurança e competitividade através do novo Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) do país. A informação foi destacada durante entrevista ao vivo no “Bom dia, Ministro”, da EBC. 

De acordo com Costa, o programa de investimentos do governo federal simboliza a transformação do setor de transportes no Brasil. a 

“Vamos renegociar o contrato a partir da autorização do Tribunal de Contas da União (TCU) para que se volte a investir na 116”, disse Rui Costa, ao explicar que uma consulta do governo federal foi feita ao TCU para que seja possível viabilizar projetos cujas concessões estão pendentes de aprimoramento. 

O ministro confirmou, ainda, obras de duplicação nas BR 101 e 030. “A estrada Maraú (BA) – Brasília (DF) está no Novo PAC, já licitada, e devo acompanhar o ministro Renan [Transportes] no ato de assinatura da ordem de serviço nos próximos dias”. 

Estaleiro de Maragogipe 

Sobre o estaleiro de Maragogipe, o ministro ressaltou o retorno das operações a partir de novos investimentos que a Petrobras fará no âmbito do Novo PAC. “Temos R$300 bilhões de investimentos da Petrobras no Novo PAC e, dentre estes investimentos, está a construção de navios para apoio à produção de petróleo, e também para o desmonte de plataformas antigas da empresa, garantindo destinação ambientalmente sustentável a essas plataformas”, afirmou. 

Os estaleiros da Bahia, do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro também devem voltar à operação, gerando novos empregos no país. 

Ponte Salvador-Itaparica 

Durante entrevista, o ministro ainda explicou que obras como Ponte Salvador-Itaparica, iniciativa do governo estadual, tem possibilidade de integrar em breve o novo programa de investimentos. “O PAC é dinâmico, não é estático. Uma vez definido o escopo de obras, novos projetos poderão e serão incorporados”, explicou.Playvolume 

00:00/00:51TruvidfullScreen 

Ele também indicou que, assim que as empresas vencedoras da licitação solicitarem financiamento via BNDES ou BNB, a obra da ponte deve ser confirmada no programa, bem como a obra do novo aeroporto internacional de Porto Seguro (BA). 

“Se a empresa vencedora solicitar apoio de recurso de empréstimo, esta obra também entrará no PAC”, garantiu Rui Costa. A finalização da Universidade do Recôncavo também compõe a carteira projetos da Bahia no Novo PAC./Bahia - Ba

Campanha ‘Agosto Lilás’ será marcada por ações de conscientização sobre o combate à violência contra a mulher

 


Jucurunet:  Ações preventivas da campanha ‘Agosto Lilás’, que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para o combate à violência contra a mulher marcam a programação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) de Palmas/TO e conta com distribuição de panfletos em secretarias municipais e feiras cobertas da capital. A primeira ação será realizada nesta terça-feira, 3, às 17 horas, no Espaço Popular Mário Bezerra Cavalcante (Feira Coberta da 304 Sul). 

A campanha Agosto Lilás também contará com mobilizações nas redes sociais e canais oficiais da Prefeitura de Palmas. A ação é coordenada pela equipe da Superintendência de Políticas e Controle Social, por meio do Centro de Referência de Atendimento da Mulher Flor de Lis. 

No dia 10 de agosto os servidores da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social irão receber os kit’s do Agosto Lilás, já no dia 17 será visitado o prédio da Secretaria de Infraestrutura. No dia 24, as pastas localizadas no Paço Municipal (Avenida JK) receberão a equipe do Centro Flor de Lis e, no dia 28 será a vez dos servidores da Secretaria de Saúde de Palmas receberem o kit de conscientização. 

Agosto Lilás 

O ‘Agosto Lilás’ é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher realizada anualmente em todo o Brasil. A meta é intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha e a conscientização da comunidade sobre a necessidade de pôr fim a todos os tipos de violência contra a mulher. 

Em 2021 a Lei Maria da Penha completa 15 anos de existência. A lei foi sancionada no dia 7 de agosto de 2006 com o objetivo de garantir a punição aos agressores, visando ainda proteger mães e filhos vítimas de violências domésticas.

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

'Drex': o que é a nova moeda digital brasileira? Veja perguntas e respostas

 


O Banco Central caminha para a implementação de uma moeda digital brasileira. Segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (7) pelo blog da Andréia Sadi, o BC decidiu batizar o primo do PIX — como a novidade está sendo chamada dentro da instituição — de Drex. 

O projeto, no entanto, ainda está em fase de testes e não tem um cronograma oficial de lançamento. A expectativa é que a nova moeda seja liberada para o público no final de 2024, segundo o coordenador da iniciativa do real digital pelo BC, Fabio Araújo. 

O tema tem sido discutido pelo BC há anos. Em 2020, por exemplo, a autarquia organizou um grupo de trabalho para estudar a emissão de uma moeda digital brasileira, tendo divulgado as diretrizes gerais do projeto em maio de 2021. 

Na prática, a moeda digital de Banco Central (CBDC, na sigla em inglês) nada mais é do que uma nova representação do Real, só que 100% disponível em uma plataforma digital. Ou seja: o Drex é o Real, mas em plataforma digital. 

O Drex deve ter utilidades parecidas às do sistema de pagamentos instantâneos, o PIX, mas há diferenças importantes. Entre elas, a possibilidade de compra e venda de títulos públicos, por exemplo. (saiba mais abaixo) 

Veja abaixo algumas perguntas e respostas sobre a nova moeda digital brasileira. 

O que é o Drex? 

O Drex é a primeira moeda virtual oficial do Brasil, e também é chamada de Real Digital. 

Na prática, ela servirá como uma nova expressão das cédulas físicas, já emitidas pelo BC, e será garantida pelos mesmos fundamentos e pelas mesmas políticas econômicas que determinam o valor e a estabilidade do real convencional, permitindo transações financeiras, transferências e pagamentos, por exemplo. 

A nova moeda: 

  • Será emitida pelo próprio BC, como uma extensão da moeda física, com a distribuição ao público intermediada pelos bancos e instituições de pagamento;
  • sua custódia ficará no Banco Central;
  • poderá ser trocada pelo real tradicional (em notas), e vice-versa, mas o foco serão as transações financeiras;
  • a cotação frente a outras moedas também será a mesma;
  • não será permitido que os bancos emprestem esses recursos a terceiros — como acontece atualmente com o real físico — e depois os devolva aos clientes;
  • não haverá remuneração, ou seja, os recursos não terão uma correção automática;
  • haverá uma garantia da segurança jurídica, cibernética e de privacidade nas operações. 

Segundo o coordenador da iniciativa do real digital pelo BC, Fabio Araújo, a expectativa é que a nova moeda permita que os produtos que já existem no sistema financeiro sejam oferecidos com uma "variedade maior", atendendo de forma mais específica as necessidades dos usuários e a um custo mais baixo. 

De acordo com o especialista do BC, a ideia é que o usuário abra o aplicativo bancário ou da sua instituição financeira de preferência e encontre várias opções de um mesmo serviço financeiro, que sejam "mais adequadas" em termos de perfil e custos do que as disponíveis atualmente. 

Por que a nova moeda digital se chama Drex? 

Segundo o Banco Central, o nome da nova moeda digital junta uma série de elementos de inovação. De acordo com o BC: 

  • O "D" seria para representar o digital;
  • O "R" para representar o real;
  • O "E" para representar a plataforma eletrônica;
  • E o "X" para representar as transações. 

Existe alguma diferença entre o Drex e o real? 

Não. O Drex nada mais é do que uma representação digital do real, moeda oficial do Brasil — ou seja, um real 100% disponível em uma plataforma digital. A diferença, nesse caso, estaria na possibilidade de utilização desses recursos. 

"Estamos falando de um dinheiro [que está] em cima de uma nova infraestrutura tecnológica. Então a partir do momento em que você tem esse formato tokenizado, dentro de um blockchain, isso permite que você faça algumas operações diferentes do ponto de vista financeiro", diz Bruno Diniz, cofundador da consultoria de inovação Spiralem. 

"Então muito disso ainda vai ser ofertado pelas instituições em termos de produtos financeiros que vão precisar do real digital para serem ativados, por exemplo", acrescenta o especialista, citando como exemplo o uso de contratos inteligentes (também conhecidos como smart contracts)". 

Um exemplo de uso, nesse caso, seria na compra de um carro entre duas pessoas. Nessa situação, o contrato inteligente seria firmado com o uso do Drex, de maneira a evitar a discussão do que seria entregue primeiro — se o comprador precisaria depositar o dinheiro antes de receber o carro ou se o vendedor precisaria transferir a documentação do veículo para o nome do comprador antes de receber a quantia definida. 

"Tudo é feito simultaneamente porque cai dentro de um contrato que é automatizado", explica Diniz. 

O especialista reforça, ainda que o entendimento é que, com o usuário tendo esse saldo em real digital, todo tipo de operação financeira que será feita virá com uma camada a mais de segurança, trazendo mais eficiência tanto para quem provê o serviço como do ponto de vista do usuário, que conseguirá benefícios que só podem ser colhidos com a utilização da tecnologia blockchain. 

Para que serve o Drex?

De acordo com o Banco Central, a ideia é que a nova moeda digital brasileira possa ser utilizada em todas as atividades financeiras já disponíveis — como empréstimos, seguros e investimentos, por exemplo —, além de criar novas possibilidades de uso (como é o caso dos contratos inteligentes). 

Além disso, segundo Araújo, do BC, a expectativa é que os custos dessas operações sejam menores, permitindo um maior acesso da população. 

O BC ainda destaca que uma das diretrizes para o desenvolvimento da moeda digital é a interoperabilidade (capacidade de um sistema se comunicar com outro de forma transparente) com os meios de pagamento hoje disponíveis à população. 

Dessa forma, diz o BC, os usuários poderão fazer pagamentos em lojas, por meio do seu prestador de serviço de pagamentos — banco, instituição de pagamento ou outra instituição que venha a ser autorizada pelo BC para tal —, ou mesmo por meio do PIX. 

Além disso, o usuário também poderá transferir reais digitais para outras pessoas, transformá-los em depósito bancário convencional e sacá-los em formato físico, além de pagar contas, boletos e impostos. 

"Ou seja, poderá movimentar seus Reais Digitais da mesma forma que você movimentaria seus recursos hoje depositados nos bancos", afirmou o BC em nota. 

Qual a diferença entre a nova moeda digital e o PIX?

Segundo o Banco Central, enquanto o PIX é uma tecnologia de transações instantâneas, o Real Digital será a própria moeda em si. 

Qual a diferença entre o Drex e os criptoativos?

Segundo o BC, os criptoativos (ou crypto assets) não têm as características fundamentais para serem considerados moeda — que se prestam como meio de troca, reserva de valor e unidade de conta — e não são emitidas por autoridades monetárias (bancos centrais). O Drex (e outros CBDCs), sim. 

Além disso, o BC ainda reforça que criptoativos, como Bitcoin e Ethereum, apresentam "uma grande volatilidade", o que dificultaria o seu uso como meio de pagamento. 

Já no caso da nova moeda digital brasileira, o BC afirma que está sendo desenvolvida para "dar suporte a um ambiente seguro" onde empreendedores possam inovar e onde os consumidores possam ter acesso às vantagens tecnológicas trazidas por essas novas ferramentas e sem que, para isso, precisem "se expor a um ambiente financeiro não regulado." 

Como terei acesso ao Drex na prática? 

Segundo o BC, os usuários finais precisarão ter uma carteira virtual em custódia de um agente autorizado pelo próprio Banco Central — como um banco ou uma instituição de pagamento, por exemplo — para conseguir ter acesso à nova moeda digital. 

Ainda segundo o BC, qualquer pessoa ou empresa que desejar ter a moeda digital precisará entregar reais em formato convencional, para que sejam emitidos os reais digitais correspondentes. 

"Essa operação não será feita diretamente pelo BC, ela será intermediada por um participante do sistema financeiro (banco, cooperativa ou fintech) ou do sistema de pagamentos (instituição de pagamento), ou ainda de algum novo tipo de empresa que venha a ser criada sob a autorização do BC para intermediar o acesso e a utilização de reais no formato digital", afirmou o BC em nota enviada ao g1. 

Haverá algum custo para utilizar a nova moeda digital? 

Segundo o coordenador da iniciativa do real digital pelo BC, Fabio Araújo, por estar sempre associada a um serviço financeiro, é natural que os custos da plataforma da nova moeda digital estejam embutidos. 

"A vantagem do ambiente digital é a automatização. Como você não precisa mais de um intermediário ali, você reduz muito o custo e facilita o uso da tecnologia para trocas mais baratas, além de ampliar e democratizar o acesso aos serviços [financeiros]. Então tem um custo, mas esse custo parece ser muito mais barato", afirmou ele durante uma live transmitida pelo BC nesta segunda-feira. 

O Drex é seguro?

De acordo com o BC, uma das diretrizes da nova moeda virtual brasileira é que ela mantenha os níveis elevados de segurança e privacidade que hoje já estão disponíveis nas operações realizadas no sistema bancário e de pagamentos. 

Segundo Araújo, do BC, a plataforma do Drex será acessada por meio de um depósito bancário tokenizado. Tokens são contratos que representam a custódia de algum ativo. São inscritos de forma eletrônica e são imutáveis.

 

"Se hoje eu tenho R$ 500 no banco, eles estarão tokenizados em forma de Drex para eu utilizar. [Dessa forma] você mantém essa parceria no provimento de liquidez e de crédito para a economia, evitando problemas macroeconômicos que podem aparecer", diz o coordenador do BC./G1

Afetadas por enchentes, cidades do Extremo Sul recebem projeto de prevenção a desastres naturais


No final de 2021, milhares de famílias baianas enfrentaram, em meio às festas de fim de ano, fortes chuvas que deixaram um rastro de destruição em dezenas de municípios, principalmente no Sul e Extremo Sul do estado. Em janeiro do ano seguinte, quase 200 cidades da Bahia já haviam decretado situação de emergência, e a Defesa Civil apontava 27 mortos e mais de 500 feridos, entre os quase 1 milhão de atingidos pelos temporais e inundações. 

Um ano depois, 28 prefeituras voltaram a solicitar apoio formal por causa das condições extremas do clima. Para evitar que cenas como estas se repitam, um projeto com apoio internacional selecionou oito municípios para desenvolver um projeto-piloto que pode ajudar na prevenção e na resposta mais efetiva a desastres ambientais. 

Reportagem do Bahia Notícias destaca que a ONG Visão Mundial, em parceria com a Bureau de Assistência Humanitária, ligada ao governo dos EUA, desenvolve a iniciativa Nordeste pela Resiliência Climática. Ao todo, o processo inicial tem duração prevista de dois anos e prevê a criação de dois polos reunindo cidades do Extremo Sul do estado: Porto Seguro, Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Eunápolis, Itamaraju, Jucuruçu, Prado e Teixeira de Freitas. 

O Nordeste pela Resiliência Climática tem como foco a troca de conhecimento, prevenção de riscos e resiliência diante das severas consequências das mudanças climáticas, especificamente as chuvas intensas, deslizamentos de terra e inundações. O projeto prevê a intermediação entre população e poder público por meio de órgãos ligados à mitigação, prevenção e acompanhamento de famílias afetadas por desastres, a exemplo da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, CRAS e CREAS. 

Renata Cavalcante, porta-voz da Visão Mundial, contou em entrevista ao Bahia Notícias que a ONG fará esta articulação, pois muitas comunidades não têm conhecimento da existência de Planos de Mitigação de Risco e as prefeituras têm dificuldade em desenvolver este tipo de plano./Bahianoticias

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.