Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 31 de julho de 2021

8º de 10 irmãos da família de ciganos caçada por assassinato de PMs é morto pela polícia

 

SSP apresenta arma que teria sido usada por Lindomar em confronto com PMs em Anagé (Divulgação/SSP-BA) 

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês. 

Lindomar da Silva Matos se tornou na sexta-feira (30) o oitavo irmão de uma família de ciganos morto pela Polícia Militar, no mais recente capítulo da epopeia de sangue que começou no último dia 13, quando o tenente Luciano Libarino Neves e o soldado Robson Brito foram assassinados em Vitória da Conquista. Desde então, a PM iniciou a caçada contra os suspeitos de envolvimento no duplo homicídio, cujo resultado, a cada etapa, deixou um rastro de corpos no Sudoeste baiano. 

A nova morte, ocorrida em Anagé, cidade próxima a Conquista, tem narrativa semelhante às anteriores, sempre apresentada na voz da PM. Segundo a versão da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Lindomar tentava invadir residências na localidade conhecida como Lagoa Grande e foi denunciado à polícia por moradores. A SSP informou ainda que o cigano portava revólver calibre 38, munições e uma faca. 

Na ocasião, de acordo com a polícia, ele e outros três homens foram cercados por equipes da Cipe Central, tropa especializada com sede em Jequié, e da 79ª Companhia Independente da PM, sediada em Poções, quando houve uma troca de tiros. Durante o confronto, Lindomar foi baleado e não resistiu aos ferimentos. A polícia afirmou também que, na ação, recuperou a pistola do soldado Robson Brito, que teria sido roubada após ele ser assassinado.  

 Lindomar da Silva Matos foi o mais recente alvo - (Foto: Reprodução/Redes Sociais) 

Família dizimada

Antes de Lindomar, sete dos seus nove outros irmãos tiveram destino idêntico em um prazo de aproximadamente duas semanas. Parentes temem que a família seja completamente dizimada pela ofensiva da PM. Na quinta-feira, véspera da oitava morte, uma familiar dos ciganos desabafou sobre os efeitos da caçada empreendida pela PM. 

“O pai (Rodrigo da Silva Matos, atualmente preso) está inconsolável. A mãe, a mesma coisa. Perderam sete filhos e três estão sendo caçados iguais a bicho. Eles (os policiais) estão aterrorizando, invadindo casas de pessoas inocentes. Os que estavam envolvidos nas mortes dos policiais já foram mortos no início.  Agora, querem matar todos os irmãos, que são dez”, declarou ela, que por medo de represália abandonou a casa que morava em Vitória da Conquista. 

  Os 7 filhos mortos do cigano Rodrigo Silva Matos: Dalvan, Bruno, Ramon, Sólon, Arlan, Diogo e Morais (Foto: Reprodução) 

O primeiro dos irmãos a ser morto foi Ramon da Silva Matos, baleado no mesmo dia da execução dos PMs em Vitória da Conquista. A versão da polícia é a de que ele teria reagido a tiros. No dia seguinte, mais três corpos. Morais da Silva Matos, de apenas 13 anos, foi alvejado dentro de uma farmácia da cidade. Embora as circunstâncias não tenham sido esclarecidas, a família acusa a polícia pelo crime.

 

Em Itiruçu, também no Sudoeste do estado, Arlan e Dalvan da Silva Matos estavam em um CrossFox preto e teriam reagido a tiros ao avistarem uma barreira da PM. Na sequência, outros três integrantes da família entraram na lista. Sólon, Diogo e Bruno da Silva Matos morreram em confronto com a polícia no município de Anagé. Segundo a PM, o trio estava às margens do Rio Gavião e teria resistido à abordagem com disparos de armas de fogo.  

Por causa das ações policiais, uma família de ciganos de Conquista é acompanhada pela Defensoria Pública do Estado,  após a instituição receber denúncias de perseguição de policias militares. Cinco mulheres e sete crianças se mudaram para um município vizinho, e a Defensoria quer inseri-las no programa de proteção a testemunhas. “A mãe, as mulheres e os filhos dos que foram mortos correm risco, assim como todos nós. Toda a comunidade cigana está apavorada”, contou uma integrante da família que foi embora da região de Conquista. 

Reportagem do CORREIO expôs drama dos ciganos 

Reportagem de autoria da jornalista Thais Borges, publicada na última edição do fim de semana do CORREIO, retrata a tensão vivida há cerca de 15 dias por ciganos que habitam o interior baiano. Nos depoimentos colhidos pela repórter, os relatos são de medo, perseguição e abusos atribuídos aos policiais militares desde que dois deles foram assassinados em Conquista. 

Um cigano da etnia Calon que mora em Itambé, também no Sudoeste do estado, contou ter sido vítima do excesso da polícia no último dia 19, quando PMs invadiram casas e, segundo ele, abordaram moradores da comunidade de forma agressiva. Após a ação, o temor o levou a deixar a comunidade e se abrigar em lares provisórios junto com o resto da sua família. 

Em nota, a SSP informou que “pauta suas ações dentro da legalidade”. Afirmou ainda que não compactua “com excessos e que está à disposição para recepcionar qualquer tipo de denúncia sobre má conduta policial, por meio das Corregedorias, Ouvidorias e também do Disque Denúncia da SSP, através do número 181”. 

Etapas de uma Epopeia feita a sangue 

13 de julho - O tenente Luciano Libarino Neves e o soldado Robson Brito Matos são mortos no distrito de Josué Gonçalves, em Vitória da Conquista. No mesmo dia, Ramon da Silva Matos foi morto pela polícia na cidade 

14 de julho - O cigano Rodrigo da Silva Matos é preso por suspeita de envolvimento na morte dos policiais. Ele é pai de Ramon e dos outros sete ciganos que seriam assassinados nos dias seguintes 

18 de julho - O empresário Diego Santos Souza foi encontrado em um carro carbonizado. Testemunhas afirmam que o jovem foi confundido com um cigano, mas a polícia investiga a hipóteses de homicídio 

28 de julho - Sólon, Diogo e Bruno da Silva Matos são mortos pela polícia em Anagé. Segundo a PM, eles estavam às margens do Rio Gavião e revidaram. Dois dias depois, Lindomar viraria o oitavo morto./bahiaextremosul

Corpo não identificado é encontrado próximo ao Trevo da BR 367 em Arraial D’Ajuda


O corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado na tarde desta sexta-feira, 30 de julho, na BR 367, próximo ao local conhecido como Zeca de Liliu, após o Trevo de Arraial D’Ajuda em Porto Seguro. 

O corpo de um homem moreno, usando camisa preta e bermuda de Tactel apresentava ferimentos nas costas, rosto, braços, pernas e um corte no pescoço. E faltavam dois dedos da mão esquerda.

 

Moradores disseram á polícia que nunca viram o homem. A polícia acredita em desova de cadáver. O corpo foi removido para o IML de Porto Seguro onde vai ficar aguardando reconhecimento da família./bahiaextremosul

Filha faz campanha para que comerciantes de Jucuruçu não vendem bebidas alcoólicas para sua mãe

 

ESTADO DA BAHIA: 

SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA POLICIA CIVIL DA BAHIA. 

DELEGACIA TERRITORIAL DE JUCURUÇU - BAHIA Rua Otavio Mangabeira, s/n, centro, Jucuruçu-BA. 

AOS SENHORES PROPRIETÁRIOS DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS LOCALIZADOS NA CIDADE DE JUCURUÇU. 

Oriento aos senhores a não vender bebida alcoólica para a senhora SIRINA 

MARIA ANDRADE, pois conforme relata a sua filha Rejane de Souza Andrade, sua mãe sofre com alcoolismo e necessita da colaboração dos senhores para não vender bebida alcoólica para ela. 

Ressalto que, conforme dispõe o Art. 3º do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), também é obrigação da comunidade zelar pela saúde do idoso, senão vejamos: 

Art. 3o E obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. 

Ademais, informo que foi relatado pela senhora Rejane que sua mãe passa por um processo judicial de interdição, haja vista não possuir capacidade de discernimento para decisões em relação ao seu patrimônio, razão pela qual solicito aos senhores a não introduzir animais nas terras da senhora Sirina sem o consentimento dos seus filhos. 

Conto com a compreensão dos senhores. 

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA 

SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA CIVIL DA BAHIA. 

DEPARTAMENTO DE POLICIA DO INTERIOR COORDENADORIA REGIONAL DO INTERIOR DELEGACIA TERRITORIAL DE JUCURUÇU - BA 

Gilvan de Meireles Prates Delegado de Policia de Jucuruçu

A maioria das pessoas sabe o quanto o álcool é prejudicial à saúde, mas não liga muito pois não exagera na bebida, só toma uma ou duas latinhas no fim do dia para relaxar, e um pouco mais no fim de semana para curtir a vida. 

Pois saiba que mesmo bebendo só esse "pouquinho" você pode ter problemas de saúde. "Não existe uma quantidade comprovadamente segura para o consumo de álcool, só um limite indicado para reduzir o risco de doenças em quem escolhe fazer uso desses produtos", explica a médica Carolina Hanna, psiquiatra do núcleo de álcool e drogas do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Jovem é morto a tiros após ser surpreendido por dupla em moto

 

Eunápolis: David Pereira Santos, de 19 anos, foi assassinado a tiros na tarde desta sexta-feira (30) após ser abordado por dois criminosos numa motocicleta. O caso, com características de execução, aconteceu por volta de 13h na divisão entre as ruas Lua Nova e Águas Claras, bairro Moisés Reis, em Eunápolis. 

Quando a Polícia Militar chegou ao local, assim como o socorro médico, David já estava sem vida. Os atiradores não foram entregues, nem identificados. 

O crime aconteceu próximo da casa de David e está sendo investigado pela Polícia Civil. Segundo a polícia, a vítima já tinha sido presa por suspeita de tráfico de drogas./Radar64

Homem que dava aulas de tênis é morto com três tiros em Trancoso

 

Porto Seguro: A polícia investiga o assassinato de um professor de tênis, na manhã desta sexta-feira (30), em Trancoso, Litoral Sul de Porto Seguro. Carlos Naracci de Mesquita Serva, 35 anos, foi executado com três tiros, por volta das 8h, em uma região de pousadas na área central do distrito. 

Segundo apuração da polícia, Carlos Naracci estava em casa quando dois homens chegaram ao local batendo na porta, querendo conversar com ele. A dupla teria perguntado ao morador se ele estava vendendo drogas naquela região. Carlos teria chamado os dois para conversarem em outro local, pois estava em casa com a mulher e a filha pequena. Eles foram até a área externa de um pequeno condomínio. 

A polícia teve acesso a imagens de câmeras de segurança que mostram que os criminosos não chegaram, sequer, a dialogar com a vítima. Um deles sacou uma arma e atirou. Pela análise das imagens, os pesquisadores já identificaram os autores do assassinato. Eles pertencem a uma facção criminosa e estão sendo procurados. 

Conforme a família relatou para a polícia, no passado Carlos teve envolvimento com o tráfico de drogas, mas, atualmente, exercia atividade lícita, dando aulas de tênis./Radar64

Homem é assassinado a tiros Bairro Toni Pinto em Ibirapuã

 

Ibirapuã: O homicídio consumado aconteceu na tarde desta sexta-feira, 30 de julho, por volta das 17h00, na Rua Novo Horizonte, no Bairro Toni Pinto, na cidade de Ibirapuã-BA. De acordo com informações, um veículo Ford Ka, de cor preta, parou na porta de uma residência onde a vítima estava sentada e já desceu atirando em sua direção. 

A vítima ainda correu para dentro de casa, mas, já havia sido atingida. O atirador empreendeu fuga sem deixar pistas. Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estiveram no local e socorreram a vítima ao Hospital Municipal de Ibirapuã (HMI), mas, ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Os tiros acertaram a cabeça e o abdômen. 

A vítima foi identificada como sendo, Leonardo da Silva Santos Pereira, de 27 anos, vulgo "Léo Pezão". Policiais militares da 44ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) estiveram no local e preservaram a área do crime até a chegada da Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas. 

O delegado plantonista, Manoel Andreetta, autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) para exames de Medicina Legal, e posteriormente, o corpo será liberado aos familiares familia para sepultamento. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. A Polícia Civil de Ibirapuã vai investigar o crime./Lenio Cidreira/Liberadenews

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Butantan entrega mais 1,2 milhão de doses da CoronaVac

 [Butantan entrega mais 1,2 milhão de doses da CoronaVac]

O Instituto Butantan enviou ao Ministério da Saúde nesta sexta-feira (30) mais 1,2 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 CoronaVac. Esta é a quinta entrega seguida de doses desde 15 de julho - que juntas totalizaram 9,7 milhões de doses. A meta é concluir as 100 milhões de unidades contratadas até o final de agosto. 

As vacinas liberadas nesta sexta (30) fazem parte do segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de vacinas. O primeiro, de 46 milhões, foi concluído em 12 de maio. 

“Entregamos hoje mais 1 milhão e 200 mil doses da vacina do Butantan ao Ministério da Saúde. Ao todo, são 62 milhões 849 mil doses fornecidas ao Plano Nacional de Imunização desde 17 de janeiro. Mais vacinas, mais vidas salvas”, afirmou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), em sua conta no Twitter. 

Segundo o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, o instituto prevê o envio de mais lotes da Coronavac ao PNI nos próximos dias. 

“Temos 19,5 milhões de doses em produção no Butantã para entrega. A próxima entrega já deve acontecer na próxima quarta-feira (4). E nesse mês devemos receber mais um carregamento de IFA [Ingrediente Farmacêutico Ativo] da Sinovac”, afirmou./bnews

Homem é perseguido e morto a tiros no bairro Juca Rosa em Eunápolis

 

Eunápolis: Um homem foi perseguido e morto a tiros na noite de quarta-feira (28) no bairro Juca Rosa, na Zona Norte de Eunápolis. O crime ocorreu na Rua Liberalino. 

Testemunhas relataram para a polícia que Carleandro Alves de Jesus, 30 anos, voltava de um culto em uma igreja evangélica, quando foi surpreendido por dois bandidos em uma moto. 

Um dos criminosos desceu do veículo e começou a atirar em Carleandro, que, mesmo ferido, ainda tentou escapar dos assassinos, correndo por cerca de 300 metros. “Mas o bandido também correu atrás dele e deu mais tiros”, relatou uma pessoa que mora na localidade. 

A vítima ainda pulou um muro e buscou abrigo em um posto de lavagem de veículos, mas acabou não resistindo. Ao lado do corpo, a perícia encontrou oito cápsulas de pistola 9mm. Após o crime, os assassinos fugiram em direção à BR-101. 

A polícia informou que Carleandro já tinha sido preso, mas ainda não soube informar por qual motivo. Um inquérito vai ser instaurado para apurar a autoria e a motivação do homicídio. 

Fonte: Radar64/Facebook/kkk Twitter  WhatsApp Compartilhar

Sétimo cigano suspeito de participar da morte de policiais morre em confronto com a polícia

 

Por volta das 05h45 da manhã desta sexta-feira, 30 de julho, durante patrulhamento rural, uma guarnição da CAESG recebeu informações via policiamento local, acerca de um indivíduo armado tentado acesso a residências na Lagoa Grande, zona rural de Anagé. 

Chegando ao local informado, os PMs visualizaram o indivíduo com as características informadas adentrando área de mata. Foi solicitado apoio, das guarnições da CIPE CENTRAL, PETO 34ªCIPM, DPM Tanhaçu 34ªCIPM, DPM Anagé 79ªCIPM. 

Após diversas diligências o indivíduo ao perceber a aproximação policial efetuou disparos de arma de fogo contra os policiais, que repeliram à investida. O suspeito foi socorrido imediatamente ainda com sinais vitais, mas veio a óbito após dar entrada na unidade de saúde. 

Com o suspeito a polícia apreendeu 01 revólver calibre .38, 04 munições deflagradas e uma intacta; uma faca tipo peixeira e 1 mochila com algumas embalagens de pets vazias.

 

Todo material apreendido foi apresentado na Corregedoria setorial da CIPE SUDOESTE para adoção das medidas cabíveis./bahiaextremosul

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Com campanha de covid-19 seria e muita dedicação Jucuruçu chega a zero casos da doença

 

Há tempos não se via o município de Jucuruçu, chegar a esse número isso está acontecendo devido varias campanhas, em sites em fim todas as redes sociais. 

é muito importante que todas as pessoas continuem respeitando e obedecendo ás determinações do ministério da saúde. 

 Use máscara.Salve vidas. Use máscara Lave suas mãos Mantenha uma distância segura, Proteja a si mesmo e as pessoas ao seu redor conhecendo os fatos e tomando as precauções apropriadas. Siga os conselhos da autoridade local de saúde. 

Para evitar a propagação da COVID-19, faça o seguinte:

Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel. 

Mantenha uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando. Use máscara quando não for possível manter o distanciamento físico.

Não toque nos olhos, no nariz ou na boca. 

Cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar. Fique em casa se você se sentir indisposto. 

Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar. Ligue com antecedência para o plano ou órgão de saúde e peça direcionamento à unidade mais adequada. Isso protege você e evita a propagação de vírus e outras infecções. 

Máscaras: 

Quem usa máscara pode ajudar a prevenir a propagação do vírus para outras pessoas. Isoladamente, as máscaras não são uma proteção contra a COVID-19, e o uso delas deve ser combinado com o distanciamento físico e a limpeza das mãos. Siga as orientações da autoridade local de saúde.  

24ª Ciretran realiza blitz educativa em alusão ao Dia do Motociclista, no centro de Medeiros Neto

 [24ª Ciretran realiza blitz educativa em alusão ao Dia do Motociclista, no centro de Medeiros Neto ]

 Em comemoração ao meio de transporte particular mais utilizado no país, a motocicleta, a 24ª Circunscrição Regional de Trânsito Ciretran)/Detran-BA realizou, na manhã desta quarta-feira (28), uma blitz educativa na Praça Sete, área central de Medeiros Neto, em alusão ao Dia do Motociclista. O evento foi realizado em parceria com a 2ª Retran de Medeiros Neto e Polícia Militar. O tema escolhido foi "Uma vida não tem preço!". 

Educadores e agentes da unidade local do órgão, a 2ª Retran/Medeiros Neto, distribuíram panfletos informativos com o objetivo de reduzir o número de acidentes nas vias e reforçar a responsabilidade dos condutores para a segurança e cuidado com a vida. 

Detran-BA realiza blitz educativa em alusão ao Dia do Motorista, no centro de Medeiros Neto. 

Durante a blitz, foi abordada a importância do uso adequado do capacete; respeito às leis de trânsito; excesso de velocidade; respeito às faixas de pedestres; o transporte adequado na motocicleta e a gentileza e o cuidado no trânsito. 

Detran-BA realiza blitz educativa em alusão ao Dia do Motorista, no centro de Medeiros Neto. 

A área central de Medeiros Neto foi escolhida para sediar a ação, segundo a coordenadora da 2ª Retran de Medeiros Neto, Natalia Costa, pois é o local onde circulam pessoas de todas as regiões administrativas, principalmente nos horários escolhidos para a ação, onde o fluxo de veículos é maior. 

Segundo ela, a intenção é colocar em pauta o tema “segurança do motociclista”, visando mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, para engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige. 

Detran-BA realiza blitz educativa em alusão ao Dia do Motorista, no centro de Medeiros Neto 

De acordo com a coordenadora, as ações realizadas têm demonstrado grande sucesso e se refletido diretamente na redução no número de acidentes./medeirosdiadia

Três ciganos morrem em confronto com a polícia no interior da Bahia

 

Mais três ciganos morreram em confronto com a Polícia Militar em Anagé, na tarde desta quarta-feira (28). Os homens eram suspeitos de envolvimento com a morte dos policiais militares assassinados em José Gonçalves, na zona rural de Vitória da Conquista, no último dia 13. 

A delegacia de Anagé recebeu a denúncia de que os suspeitos estavam escondidos próximo ao rio Gavião. Policiais civis e militares foram até o local, onde ocorreu o tiroteio que acabou com três mortos. Eles fazem parte da lista de dez suspeitos de envolvimento com o crime.

 Reprodução 

Os homens foram identificados pelos prenomes de Bruno da Silva Matos, Diogo da Silva Matos e Solon da Silva Matos. Um quarto suspeito de 32 anos conseguiu fugir. A Polícia informou que socorreu os três ao hospital, no entanto, eles não resistiram. Todos possuíam mandado de prisão em aberto. 

No local do confronto os policiais conseguiram recuperar a pistola .40 pertencente ao Ten. Neves, um dos policiais assassinados em José Gonçalves.

 

Com as três mortes desta quarta-feira, nos últimos 15 dias, ao menos seis ciganos suspeitos de envolvimento no crime morreram em confronto com a Polícia. Segundo a polícia, o soldado Robson Brito de Matos, 30 anos, e o tenente Luciano Libarino Neves, 34 anos estavam à paisana, realizando um trabalho de inteligência na localidade, quando foram surpreendidos por homens armados e mortos a tiros. 

As forças policiais do Estado iniciaram imediatamente a perseguição aos supostos autores, conforme relatos que chegaram à Defensoria Pública do Estado da Bahia. Ao todo, dez homens foram acusados de envolvimento: um pai – que deu entrada em hospital com ferimentos à bala e já teve a prisão preventiva decretada – e nove filhos. Três deles morreram em confrontos com policiais, em Vitória da Conquista e também em Itiruçu. 

Na última segunda-feira (26), cinco mulheres e sete crianças de uma família de ciganos de Vitória da Conquista estão sendo acompanhadas pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) e a instituição busca a inserção delas em um programa de proteção a testemunhas. 

O motivo são as denúncias de perseguição após o duplo homicídio que vitimou dois policiais. A DPE/BA afirma que a recebeu informações que relataram perseguição por parte de policias militares à comunidade, onde vivem outras famílias de etnia cigana. A demanda foi notificada à Defensoria por meio da Ouvidoria Cidadã. 

Institutos e associações de defesa de etnias ciganas emitiram notas manifestando temor pela perseguição de ciganos inocentes. O assunto também repercutiu nas comunidades de ciganos em outros países da América Latina. 

Na semana passada, o secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Paulo Roberto, esteve em Vitória da Conquista se reunindo diretamente com os defensores públicos estaduais José Raimundo e Yana de Araújo, além dos coordenadores do Núcleo de Integração da DPE/BA, Cristina Ulm e Maurício Saporito./agenciasertao

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Rodoviária de Itanhém vai mudar de local e Praça do Mercado Municipal vai ser reestruturada. Veja como vai ficar

 

O prefeito Mildson Medeiros (PSD) ouviu comerciantes do Terminal Rodoviário e da praça onde está instalado o Mercado Municipal antes de decidir pela mudança e reestruturação dos dois locais. O projeto de mudança foi apresentado pelo vice-prefeito Alex-Chaves (PT). 

A reunião aconteceu no auditório da Casa da Cultura. Além de empresários e comerciantes se fizeram presentes o secretário do Desenvolvimento Econômico e Comércio (SEDEC), Denilton Porto, secretário de Administração e Finanças, Whindson Mendes, vereador Rivelino e o engenheiro civil Givanildo Cruz. 

O prefeito disse que iria atender a decisão da comunidade, pois entendia ser o melhor para Itanhém. 

“É um projeto grande, mas eu sempre disse que nossa administração não iria tomar decisão sem a participação da comunidade. Em momento nenhum, um projeto como esse, eu tomaria uma decisão sem ouvir a nossa população. A administração está aberta, temos que dividir responsabilidades e nós vamos fazer aquilo que vocês decidirem aqui hoje”, pontuou o prefeito, antes da votação.  

Mildson ainda fez questão de que o projeto fosse exposto pelo vice-prefeito Alex Chaves, que apresentou os planos de reestruturação, tanto do mercado quanto da rodoviária, detalhando, em vídeo, como ficaria a reforma dessas repartições. 

“Esse é mais um momento de a gente sonhar com uma coisa nova. Estamos pensando no futuro da cidade, em ampliar os horizontes de desenvolvimento, onde podemos melhorar e crescer mais”, disse Alex. 

Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Rivelino se posicionou favorável às novas mudanças, mas disse que apoiaria o que a comunidade considerasse melhor para cidade. 

Depois da apresentação, os projetos foram postos em votação, onde a maioria dos comerciantes aprovaram a mudança de local dos equipamentos, bem como suas adaptações.

Com a decisão, por maioria de votos, a prefeitura agora trabalha para iniciar os processos burocráticos para, em seguida, dar início às obras. Imagens do projeto mostram como ficará depois de pronto./[Jan Santos – Ascom PMI]

Homem de 52 anos é preso pela PM de Alcobaça acusado de abusar sexualmente de adolescente de 12 anos

 

Alcobaça: O fato aconteceu na noite da última terça-feira, 27 de julho, por volta das 19h30, na Avenida Beira Mar, região central da cidade de Alcobaça. De acordo com as informações, Antônio Oliveira Dias, de 52 anos, vulgo "Bofote" ofertou um pagamento no valor de R$ 50,00 (Cinquenta) reais para um adolescente de 12 anos fazer um sexo oral. 

Segundo informações, o ato foi concretizado. Ainda segundo as informações, o Antônio teria pulado um muro para abusar do adolescente. O suspeito tentou evadir-se do local, mas, foi detido pelos policiais militares, que na sequência, o conduziu e o apresentou na Delegacia Territorial da Polícia Civil de Teixeira de Freitas. 

Após oitiva, o delegado plantonista, Charlton Bortolini, flagranteou o Antônio por crime de estupro de vulnerável. O Antônio segue preso na custódia da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, à disposição da Justiça./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Homem esfaqueia a companheira e depois tenta se matar em Mucuri: Casal é socorrido ao HMTF

 

Teixeira de Freitas: O fato aconteceu na noite da última segunda-feira, 26 de julho, em uma resistência situada na Avenida Petrobrás, na região Central da cidade de Mucuri, quando Janaína Markes Martins, natural de Belo Horizonte/MG, de 46 anos, se desentendeu com seu companheiro Valmir José de Souza Santos, de 45 anos. 

De acordo com as informações, durante a discussão, a Janaína teria tido um "surto", pegado uma faca e tentado matar o Valmir. O Valmir conseguiu tomar a faca da companheira e desferiu um golpe na mesma. Na sequência ele tentou se matar. Vizinhos que ouviram toda a confusão realizaram o socorro das vítimas. 

O casal passou por cirurgia e encontra-se internado no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Nossa equipe de reportagem não conseguiu maiores informações sobre o estado de saúde dos dois. 

O delegado plantonista, Manoel Andreetta, decidiu pelo inquérito regular, portanto, eles serão ouvidos durante a tramitação do Inquérito Policial, não sendo flagranteados./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Adolescentes entre 12 a 17 anos serão incluídos na vacinação contra Covid-19, diz ministro

 



O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta terça-feira (27) que adolescentes de 12 a 17 anos serão incluídos no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. A inclusão será iniciada após envio da primeira dose para a vacinação de adultos com mais de 18 anos. Adolescentes com comorbidades serão os primeiros a serem imunizados. 

A medida foi acertada durante reunião entre o ministério e representantes de estados e municípios. 

Também foi definido que, após a distribuição da primeira dose dos imunizantes para todo o país, o ministério deve decidir sobre a antecipação do intervalo entre as duas doses da Pfizer, que, atualmente, é de 90 dias. Na bula do fabricante, o intervalo é de 21 dias. 

A redução é estudada para acelerar a imunização diante do crescimento dos casos de pessoas infectadas com a variante delta do vírus da Covid-19. 

“Nossa expectativa é atingir a população acima de 18 anos vacinada até o começo de setembro. A partir daí, vamos discutir a redução no intervalo da dose da Pfizer, assim a gente avançaria com a segunda dose em um número maior de pessoas e também os abaixo de 18 anos”, explicou o ministro. 

Os estados e municípios ainda deverão seguir as orientações do Ministério da Saúde sobre os intervalos entre as doses de vacinas e outras recomendações do PNI./hojeemdia

Com receio de atentado, PT vai reforçar segurança de Lula para 2022

 Com receio de atentado, PT vai reforçar segurança de Lula para 2022

O PT avalia reforçar a segurança do ex-presidente Lula em 2022, quando ele deve rodar o Brasil pela campanha visando o retorno ao Palácio do Planalto. Com o acirramento da disputa com Jair Bolsonaro, cresce o temor pelo risco de um atentado. 

Dentro do partido, o tema é discutido sob a perspectiva do eleitorado radical do atual presidente, que endossa o uso de armas e facilitou ao longo do seu mandato o acesso a elas. Outro ponto que desperta a atenção é a relação íntima do clã Bolsonaro com milícias no Rio de Janeiro. 

A preocupação, contudo, não é exclusividade da esquerda, uma vez que o próprio Bolsonaro foi vítima de uma facada em 2018 por Adélio Bispo, diagnostica com transtorno mental. 

Segundo informações da coluna Painel, da Folha de S. Paulo, os aliados do petista já queriam o reforço na pré-campanha, mas o próprio Lula vetou. Atualmente ele já anda com a escolta de quatro agentes da Polícia Federal e dois motoristas. 

No dia a dia, ele conta ainda com a segurança própria dos eventos que participa, seja de sindicato ligado à CUT ou a grupos como MST./ultimosegundo

Prefeito de Ilhéus sofre representação no MP e terá que devolver mais de R$ 340 mil

 Prefeito de Ilhéus sofre representação no MP e terá que devolver mais de R$ 340 mil

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia acataram denúncia formulada contra o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre Correa de Sousa, em razão de irregularidades na contratação direta – por dispensa de licitação – da empresa “CTA Empreendimentos” no exercício de 2019. O contrato tinha por objeto a prestação de serviço de limpeza urbana, ao custo inicial de R$3.600.657,00. A decisão foi tomada na sessão desta terça-feira (27). 

O relator do processo determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual, para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa pelo gestor. Os conselheiros do TCM também aprovaram a determinação de ressarcimento aos cofres municipais na quantia de R$344.678,47, com recursos pessoais, diante da constatação de pagamento a maior ao prestador do serviço. O prefeito ainda foi penalizado com uma multa no valor de R$20 mil. 

A denúncia foi apresentada pelo vereador Makrisi Angeli de Sá, que se insurgiu contra a contratação direta da empresa, segundo ele, a partir de uma “emergência fabricada”. Disse o vereador que a contratação, por meio de dispensa de licitação, foi baseada em decreto de estado de emergência no município, após encerramento amigável do contrato anteriormente vigente. 

Além disso, a contratação direta por emergência gerou sucessivos termos aditivos cujas datas indicam a superação do prazo máximo de 180 dias estabelecido no art. 24, inciso IV da Lei nº 8.666/93. Foram realizados quatro termos aditivos em 13/06/2019, 13/09/2019, 13/12/2019 e 13/03/2020, o que comprova a extrapolação do prazo legal. 

Na conclusão do seu voto, a relatoria ainda indicou uma divergência a maior no valor medido de R$344.678,47, razão pela qual foi determinado o seu ressarcimento aos cofres municipais. Cabe recurso da decisão./atarde

Morre Orlando Drummond, o Seu Peru da 'Escolinha'

 

Orlando Drummond morreu nesta terça, 27, aos 101 anos de idade. Causa da morte não foi divulgada. Com quase seis décadas de carreira como dublador, emprestou sua voz a personagens marcantes como Scooby-Doo, Popeye e Alf, o Eteimoso. Como ator, ficou eternizado como o personagem Seu Peru, da Escolinha do Professor Raimundo. 

Foi graças ao personagem que ganhou espaço para uma de suas últimas aparições na TV, em um episódio especial da versão mais recente do programa, gravado em 2019. Na ocasião, contracenou com Marcos Caruso e foi aplaudido pelos atores da nova geração. Na mesma época, já beirando os 100 anos, também teve um de seus últimos trabalhos como dublador, fazendo a voz do Vingador, de A Caverna do Dragão, para a propaganda de uma marca de carros. 

Relembre a seguir mais detalhes sobre a carreira de Orlando Drummond: 

Início no rádio 

Drummond nasceu em 18 de outubro de 1919, no bairro de Todos os Santos, zona norte do Rio de Janeiro, sendo o sétimo filho de seu pai, Arthur Candido Cardoso, e o quinto de sua mãe, Alcinda Drummond. Começou a trabalhar em um negócio da família, como entregador no armazém de um tio, aos 13 anos. 

Aos 17, foi atrás de seu primeiro emprego 'de fato', saindo às ruas para vender os chapéus de uma loja no centro da então capital federal, que faliu tempos depois. Incentivado pelo pai, foi aprovado em um concurso para o Departamento Administrativo do Serviço Público, conseguindo emprego como escriturário no Ministério do Trabalho. Sem se adequar à função, pediu demissão e tornou-se vigia em um posto de gasolina. 

Apenas em 1942 teve seu primeiro trabalho na rádio, uma de suas paixões. A vaga, oferecida por Olavo de Barros, era para ser contrarregra na Rádio Tupi. A data costumava ser lembrada por Orlando Drummond: uma sexta-feira 13, em agosto de 1942. A convite de Paulo Gracindo, a quem sempre considerou como "guru", fez dois testes como ator. O primeiro com um pequeno papel dramático, sem sucesso. O segundo, já abordando sua veia cômica, tinha apenas uma frase, "Está bem, doutor!", que conseguiu errar, acrescentando uma letra "R" antes das letras "T". 

Ainda com apoio de Barros e Gracindo, Drummond conseguiu emplacar algumas pontas mais bem-sucedidas em seis episódios do Grande Theatro Eucalol (à época, era comum empresas patrocinarem atrações na rádio, o que ocorreria posteriormente também na TV). 

Entre os personagens de destaque no início de sua carreira, Orlando Drummond interpretou Fifico Papoula - o primeiro de trejeitos afeminados, como outros tantos que faria - no Rádio Sequência G-3. Em 1952, deu vida a Enxolino Sacoso no programa Um Dia na Feira. Em 1953, surgiu o índio Taco, dupla de Pataco (Otávio França), do humorístico Uma Pulga na Camisola, que foi ao ar na rádio e na TV Tupi. Nos anos 2000, Pataco e Taco retornaram ao ar, desta vez no Zorra Total, da Globo, com Paulo Silvino no lugar de França. "Nem acreditei quando o Maurício Sherman ligou para me convidar para voltar com o quadro. Antes de responder o 'sim', eu só falava no telefone: 'Pezinho pra frente! Pezinho pra trás!", lembrava Drummond, destacando o bordão do personagem. 

A entrada na televisão 

Em 1956, na TV Tupi, participou de Ali Babá e os Quarenta Garçons, como Crooner e também como o estereotipado japonês Tacanacuca. Ele ainda fez o Hotel da Sucessão e Marmelândia, o País das Maravilhas. Com os investimentos feitos na televisão, muitas demissões ocorriam na rádio da emissora, o que acabava sobrecarregando parte dos artistas. Sem se sentir valorizado pela direção e sem receber os salários em dia, Drummond decidiu ir para a rádio Mayrink Veiga, como ensaiador e diretor. À época, havia um acordo com a Tupi, então parte de seus conteúdos continuavam indo ao ar nas ondas da antiga casa. 

Entre 1963 e 1964 se destacou com a imitação de Jânio Quadros nos Espetáculos Tonelux (loja de eletrodomésticos que patrocinava uma atração na TV Tupi). O próprio Orlando, que simpatizava com o político, não aprovava a paródia bêbada do político: "Não é minha responsabilidade a maneira de apresentar o programa, o personagem. Eu, como artista disciplinado, obedecia às marcações que o produtor preparava e dava minha melhor atuação". 

Nos anos 1970, ainda participou do Café sem Conserto e do infantil Pisulino na emissora. Aos 54 anos, com o tempo de trabalho necessário para se aposentar e com a possibilidade de se dedicar mais à dublagem, decidiu se desligar da Tupi em uma negociação amigável em 1974. Ele chegou a entrar na Justiça posteriormente, ganhando um processo por conta de dívidas e salários não pagos. 

Chico Anysio e surgimento do Seu Peru 

A parceria com Chico Anysio teve início em 1982, quando Drummond foi chamado para fazer pequenas participações no Chico Anysio Show, além de ser diretor de dublagem do quadro de Bruce Kane. Quatro anos depois, ganharia seu primeiro personagem fixo no programa, o Cachorro Jorge, um cão 'malufista', à época em que o governo de José Sarney tentava driblar a hiperinflação. 

Em 1988, foi chamado para integrar o elenco da Escolinha do Professor Raimundo. Curiosamente, o personagem Seu Peru não foi criado pensando nele. O ator escalado originalmente realizou todos os testes e, num dos últimos ensaios antes das gravações, desistiu por receio da repercussão do personagem gay em sua carreira. Chico Anysio lembrou-se de outros personagens gays de Drummond, que ganhou uma chance e ficou.

Em 1992, com o programa sendo exibido durante a tarde, o personagem, considerado um "mal exemplo", acabou saindo da atração, para tristeza de Drummond. O afastamento não durou muito, e logo ele retornou, permanecendo até o fim da atração, em 1995. Orlando relatava que chegou a receber proposta para fazer a Escolinha do Barulho, da Record, pouco depois, mas recusou. 

Em 1998, recebeu o convite para participar do Zorra Total, que seria lançado em 2000. Desta vez, a Escolinha voltava como quadro, que acabou ganhando mais espaço na programação, mas durou apenas uma temporada, chegando ao fim em 2001. Após pedir ao diretor Maurício Sherman por mais oportunidades, fez diversas participações no humorístico nos anos seguintes. 

Chico Anysio e Orlando Drummond ainda voltaram a se encontrar em 2010, no encontro entre os vampiros Bento Carneiro e Vamperu, e, pela última vez, no especial Chico e Amigos, em 2011 (Chico morreria no ano seguinte). Na ocasião, Seu Peru contracenou com o personagem Haroldo, o personal trainer que só atende homens. 

Outros trabalhos na TV 

Fora dos programas de Chico Anysio, Orlando Drummond teve um currículo breve na televisão nas décadas mais recentes. Em 1996, interpretou o Mago Zaratustra em alguns episódios do infantil Caça-Talentos, de Angélica. Em 2008, fez uma breve participação sem falas na novela Ciranda de Pedra, como um dos jurados do concurso Miss Suéter. No mesmo ano, esteve no episódio Terceira Praga do Egito, do Toma Lá, Dá Cá, em que viveu um fiscal de saúde pública, Aparício Le Bichon. Em 2009, já beirando os 90 anos de idade, foi o Livro de Todas as Respostas no especial Uma Noite no Castelo, de Renato Aragão. Em 13 de novembro de 2013, fez uma ponta no quadro O Baú do Baú do Fantástico, de Bruno Mazzeo, como um senador não identificado da Roma Antiga. 

Aos 90 anos, com dificuldades de locomoção e alguns problemas de memória, começou a se afastar das telas. "Eu ainda conseguia decorar os textos, mas na hora de gravar me dava um branco. Por isso, eu mesmo tomei a decisão de conversar com o Maurício (Sherman) para reduzir as gravações", dizia Drummond. 

Teatro 

Na década de 1990, aventurou-se no teatro, aproveitando o embalo do sucesso da Escolinha. Junto a Brandão Filho (Sandoval Quaresma), Marcos Plonka (Samuel Blaustein), Rogério Cardoso (Rolando Lero) e Zezé Macedo (Dona Bela), além de Anne Marie (uma suposta prima do Professor Raimundo), percorreu o Brasil com texto de José Sampaio fazendo algumas peças inspiradas no programa de TV. Muitas vezes, o contrato era feito por empresas, que acabavam levando referências em piadas. Uma segunda versão bastante semelhante, mas com mais tempo solo aos atores, foi feita na sequência, intitulada Seis com Vo...Cêis. 

A rivalidade entre Seu Peru e o personagem Gaudêncio, de Ivon Curi, também rendeu outro espetáculo nos palcos, chamado A Santíssima Trindade. Nele, porém, não interpretava o personagem, mas sim cantava algumas músicas de cantores como Nat King Cole e Louis Armstrong, além de fazer brincadeiras com suas famosas dublagens. Com Nádia Maria e Tutuca, também encenou Expulsos da Escolinha. 

Problemas de Saúde 

Centenário, Orlando Drummond não teve histórico de grandes problemas de saúde durante a maior parte de sua velhice. Em 2015, começou a apresentar alguns quadros de tontura. No mesmo ano, sofreu um acidente em sua casa, fraturando quatro costelas e precisando ser internado. No ano seguinte, aos 96, sofreu uma queda de pressão e caiu da escada, fissurando o fêmur. Em abril de 2021, já aos 101 anos, o ator foi internado com um quadro grave de infecção urinária./bahiaextremosul

E agora rapaz? Athyla Borborema vai estrear novo programa no rádio de Itamaraju

 

O radialista, jornalista e escritor Athyla Borborema está de volta ao rádio itamarajuense. 

Considerado um dos grandes ícones do rádio regional de todos os tempos, Borborema, que ficou conhecido pelo jargão “O que será da sua vida agora rapaz?” nas crônicas policiais, estreia em 2 de agosto um programa com uma proposta diferenciada que leva seu próprio nome. 

O “Programa Athyla Borborema” vai ao ar a partir das 11h da manhã pela rádio Educadora FM e de acordo com o jornalista, marcará sua tradição de 30 anos no rádio. Borborema é reconhecidamente o radialista de maior audiência em Itamaraju e dono do maior legado já construído no rádio local. 

Ainda segundo ele, o programa será recheado de informação, alegria e vai interagir e dialogar com a comunidade na busca por soluções para os problemas sociais, mas sem abrir mão das notícias policiais. “Esse era um projeto antigo que resolvi tirar da gaveta e que foi feito com muito carinho para o povo de Itamaraju”, disse Borborema ao Siga a Notícia. 

“Quero convidar a todos para curtir e me acompanhar pelo rádio e pelas redes sociais”, disse o jornalista destacando estar “muito feliz em voltar a fazer parte do contexto do rádio de Itamaraju, cidade onde começou sua carreira”./Siga a Notícia

Bahia recebe novo lote com 255 mil doses da AstraZeneca e CoronaVac nesta terça (27)

 

A Bahia recebeu nesta terça-feira (27) uma
nova remessa da da vacinas contra a Covid-19 da CoronaVac e da Oxford/AstraZeneca, com 255.300 doses.
 

O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, , por meio das redes sociais. Na publicação, ele afirmou também que um outro lote deve chegar ao Estado na quarta (28). 

Ao anunciar os imunizantes, o gestor estadual aproveitou para pedir mais “celeridade” na liberação de doses armazenadas por parte do Ministério da Saúde. 

“Precisamos que o Ministério da Saúde libere com celeridade as doses que estão armazenando. 

Isso não sou eu que estou dizendo, mas em qualquer jornal que você abra, vai ler que a demora está grande e em algumas cidades a vacinação foi interrompida. 

Seguimos fazendo nossa parte, distribuindo com celeridade as vacinas para os municípios baianos. Precisamos salvar vidas!”, escreveu ele./bnews

terça-feira, 27 de julho de 2021

JUCURUÇU: Cleriston Mota fica em quarto lugar no Campeonato Estreantes IFBBES 2021

 

Treinando há aproximadamente três anos, o filho de Jucuruçu, Cleriston Mota, ficou em quarto lugar no Campeonato Estreantes (IFBBES) – International Federation of Fitness and Bodybuilding – Espírito Santo – realizado no sábado passado (24), no Centro de Convenções, em Vitória. Foram 65 atletas na categoria Men’s Physique divididos em Junior/Juvenil/Sênior todas por faixa de altura. 

“A minha categoria foi a Sénior, até 1,76 de altura, onde estava concorrendo com oito atletas, graças a Deus, conquistei o TOP 4 e me classifique para a próxima fase, que é o Campeonato Estadual, que será dia 7 de Agosto.” Afirmou o atleta.

 

O Campeonato Estadual, que será realizado no dia 7 de Agosto, será uma ponte para o Campeonato Brasileiro, que acontecerá na cidade de São Paulo-SP. “Tomara que eu chegue bem e possa me apresentar melhor ainda. Se eu sair em último lugar não tem problema, vida que segue. Abraço irmão” finalizou o atleta de fisiculturismo, Cleriston Mota.

 

Cleriston é treinado pelos professores Sergio Lopes e Marcondes Bispo, ambos com um extenso currículo de premiações no fisiculturismo./jucurucuacontece

Auxílio: Caixa faz novo depósito da 4ª parcela nesta terça-feira (27)

 [Auxílio: Caixa faz novo depósito da 4ª parcela nesta terça-feira (27) ]

A CAIXA realiza nesta terça-feira (27/07) mais uma etapa de pagamentos do Auxílio Emergencial 2021. Beneficiários nascidos em setembro tiveram o crédito antecipado e receberam os recursos referentes à 4ª parcela do auxílio em suas contas digitais. Antes, eles só receberiam no dia 15 de agosto. 

A partir desta data, os valores já podem ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem para pagamento de boletos, compras na internet e pelas maquininhas em mais de um milhão de estabelecimentos comerciais. Os beneficiários também conseguem movimentar os recursos usando o CAIXA Tem na Rede Lotérica de todo o Brasil. 

O calendário da 4ª parcela foi antecipado. Marcado inicialmente para encerrar em 10 de setembro, com a possibilidade de saques para os nascidos em dezembro, o quarto ciclo agora finaliza no dia 18 de agosto. 

Confira o calendário de crédito completo: 

Auxílio: Caixa faz novo depósito da 4ª parcela nesta terça-feira (27) 

Saques e transferências foram antecipados e, para quem recebe o crédito nesta terça-feira, terão as funcionalidades liberadas a partir do dia 13 de agosto. 

Auxílio: Caixa faz novo depósito da 4ª parcela nesta terça-feira (27) 

Atendimento ao cidadão 

 A central telefônica 111 da CAIXA funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h, gratuitamente, e está pronta para atender os beneficiários do Auxílio Emergencial. Além disso, o banco disponibiliza, ainda, o site auxilio.caixa.gov.br. 

CAIXA Tem 

A conta digital movimentada pelo CAIXA Tem é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção, com limite mensal de movimentação de R$ 5 mil. Pelo aplicativo, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code. 

O beneficiário também pode pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas pela opção “Pagar na Lotérica”. 

A partir da data de disponibilização dos recursos para saque ou transferência, também de acordo com o mês de nascimento, os beneficiários poderão transferir os recursos para contas em qualquer banco, sem custo, ou realizar o saque em terminais de autoatendimento e casas lotéricas. 

Outras informações sobre o Auxílio Emergencial 2021 estão nas nossas redes sociais: 

twitter.com/caixa 

facebook.com/caixa 

instagram.com/caixa 

youtube.com/user/canalcaixa 

 Fonte: Assessoria de Imprensa da CAIXA./medeirosdiadia

Família procura por jovem desaparecido no Bairro Bela Vista em Teixeira

Teixeira de Freitas: Compareceu na Delegacia da Polícia Civil Teixeira de Freitas, o irmão de Paulo Novais dos Santos, de 26 anos, relatando em Boletim de Ocorrência (BO), que o Paulo está desaparecido desde a noite da última sexta-feira, 16 de julho, e não há mais notícias dele. 

Paulo é morador do Bairro Bela Vista, em  de Teixeira de Freitas. Ainda segundo o irmão, Paulo tem problemas de depressão e a família continua procurando por ele. Paulo saiu de casa trajando uma camisa, bermuda e sandálias. 

Os familiares pedem a todos, que se tiver qualquer tipo de informação entrar em contato nos telefones da Polícia Militar (190) ou Polícia Civil (197)./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Família reconhece corpos no IML de Teixeira: Irmãos foram assassinados e corpos carbonizados em Canavial no interior de Mucuri

 

Teixeira de Freitas: Na manhã desta terça-feira, 27 de Julho, compareceram no Departamento da Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas, familiares dos jovens que foram encontrados mortos, próximo à Divisa BA/MG. No IML, um membro da família das vítimas esteve no IML para os procedimentos de liberação dos corpos. O duplo homicídio aconteceu próximo à Divisa BA/MG, no distrito de Ibiranhém. 

De acordo com as informações, os dois corpos carbonizados foram encontrados no meio do canavial, que havia acabado de ser incendiado, procedimento normal, antes do corte da cana. Policiais Militares da 89ª CIPM estiveram na fazenda e acionaram a Polícia Civil. Segundo a PM, os corpos apresentavam sinais de perfurações por projéteis de arma de fogo e há indícios de que podem ter sido desovados no local. 

Após exames necropapiloscópicos as vítimas foram identificadas oficialmente como sendo os irmãos, Daniel Ribeiro Saldanha, 20 anos e Expedito Ribeiro Saldanha, 19 anos. Após necropsia, na manhã desta terça-feira (27), os corpos foram liberados aos familiares para sepultamento. A Polícia Civil de Mucuri já deu início às investigações./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Detran-BA divulga novo calendário de prazos para a renovação da CNH

 

Passa a vigorar a partir do dia 2 de agosto um novo calendário de prazos e procedimentos para condutores, registro de veículos novos e transferência de propriedade de veículos em todos os municípios baianos. A Deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira 22, e atende solicitação do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). 

Segundo a Deliberação 230 do Contran, a renovação da carteira de habilitação (CNH) e Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) vencidas entre 1º de fevereiro de 2020 e 31 de dezembro de 2021, passa a seguir novo cronograma. 

A norma também trata do registro de veículos. Os carros zero quilômetro adquiridos entre 12 de fevereiro de 2021 e 1º de agosto de 2021 deverão ser registrados e licenciados até 31 de agosto de 2021. Para a transferência de propriedade de veículos seminovos adquiridos entre 28 de janeiro de 2021 e 1º de agosto de 2021, o prazo é até 30 de setembro. 

A Deliberação estabelece ainda novos prazos relativos às notificações de trânsito e penalidades já expedidas. O período de apresentação de defesa prévia e indicação do condutor infrator, para as notificações expedidas até 26 de fevereiro de 2021, fica estabelecido de 02 a 31 de agosto de 2021. 

Confira a tabela com o novo cronograma:

 

A regularização pode ser efetuada através do SAC DIGITAL,, mediante agendamento e aplicativo SAC Digital./atarde

Vereda : Prefeito divulga novo decreto para conter o avanço da COVID-19.

 

Manrick Teixeira Prefeito do município de Vereda, em entrevista na Radio Tv ABM, na manhã desta segunda-feira (26/07), em Teixeira de Freitas,  demonstrou bastante preocupado com a saúde dos munícipes. 

A cidade que é referencia em tratamento e prevenções no combate ao coronavírus foi publicado um novo DECRETO de Nº 115/2021 de 25 de julho de 2021, com novas medidas prevê, entre as medidas, mais rigor quanto às aglomerações para conter o avanço da COVID-19. 

Diante dos números atuais, o Prefeito Manrick Teixeira, conclama a população e entidades para contribuírem  com as novas normas do novo decreto. 

Decreto Leia Mais: 

DECRETO-Nº-115-2021-Dispõe-sobre-a-adoção-de-medidas-para-enfrentamento-ao-COVID-19 (1)/teixeiraverdade

Anvisa cancela de forma definitiva o estudo clínico da vacina Covaxin no Brasil

 vacina covaxin

Nesta segunda-feira (26), a Anvisa publicou o cancelamento definitivo do estudo clínico da vacina Covaxin, solicitado pela empresa Precisa Comercialização de Medicamentos Ltda. 

A decisão foi tomada após avaliação técnica de que o fim da autorização da empresa Precisa para representar a vacina no país inviabiliza o cumprimento da normativa que trata da condução dos estudos clínicos de vacinas no país. 

A Anvisa já havia suspendido o estudo de forma cautelar na última sexta-feira (23), após a comunicação sobre o rompimento de representação entre a Precisa e o laboratório indiano Bharat Biotech, sediado na Índia. Com a confirmação das informações, a resolução que autoriza o estudo clínico foi cancelada./R7

Elon Musk passa Bill Gates e se torna o segundo mais rico do mundo

 

Elon Musk ultrapassou Bill Gates e se tornou a segunda pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna de U$ 128 bilhões. 

De acordo com o ranking de bilionários da Bloomberg, o fundador da Tesla fica atrás apenas de Jeff Bezos, fundador da Amazon. 

A fortuna de Musk cresceu rapidamente nos últimos meses. Só em agosto, ele assumiu o quarto lugar no ranking. Na época, ele tinha uma fortuna estimada em US$ 84,8 bilhões. 

A disparada vem na alta das ações de sua empresa, que já tem um valor de mercado de quase US$ 500 bilhões. Segundo a Bloomberg, a fortuna de Musk é composta por ações da fabricante de automóveis. A maior parte do restante são ações da SpaceX, sua empresa de exploração espacial. 

CONFIRA A LISTA DOS 10 MAIS RISO DO MUNDO: 

Jeff Bezos: US$ 182 bilhões – Amazon (Tecnologia/Varejo) 

Elon Musk: US$ 128 bilhões – Tesla (Automotivo) 

Bill Gates: US$ 128 bilhões – Microsoft (Tecnologia) 

Bernard Arnault: US$ 105 bilhões – LVMH (Consumo) 

Mark Zuckerberg: US$ 102 bilhões – Facebook (Tecnologia) 

Warren Buffett: US$ 86,8 bilhões – Berkshire Hathaway (Vários setores) 

Larry Page: US$ 81,3 bilhões – Google (Tecnologia) 

Sergey Brin: US$ 78,7 bilhões – Google (Tecnologia) 

Steve Ballmer: US$ 76,1 bilhões – Microsoft (Tecnologia) 

Mukesh Ambani: US$ 74 bilhões – Reliance Industries (Energia)./ tupi


Ex-secretário de Habitação de Feira de Santana morre após ser atropelado por motocicleta

 

Feira de Santana: Morreu no domingo (25), o pastor e ex-secretário de Habitação, de Feira de Santana, cidade que fica a 100 quilômetros de Salvador, Gilberto Rui Rocha, aos 60 anos. 

Gilberto Rui Rocha estava internado no Hospital Geral Clériston Andrade desde 23 de junho, quando foi atropelado por uma motocicleta, na Avenida Fraga Maia. 

O pastor era líder da Igreja Batista Ágape e já foi presidente da Associação de Ministros Evangélicos. Ele ocupou o cargo de secretário de Habitação entre 2008 e 2012, durante o governo de Tarcísio Pimentel./G1

Morre o joalheiro baiano, empresário e designer, Carlos Rodeiro

 

O joalheiro baiano, empresário e designer, Carlos Rodeiro, morreu nesta segunda-feira (26), em Salvador. 

O joalheiro estava internado no Hospital da Bahia, em Salvador, e chegou a ser transferido nesta segunda par o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, por orientação da equipe médica, mas voltou para a capital baiana. 

De acordo com a assessoria de Carlos Rodeiro, ele não foi diagnosticado com Covid-19. Entretanto, a causa do internamento dele não tinha sido detalhada. 

Ainda de acordo com a assessoria de Carlos, a família, enlutada e entristecida, agradece todo carinho recebido neste momento de dor e lamento. A cerimônia de despedida não terá local e horário divulgados, para evitar aglomerações, respeitando os protocolos vigentes. 

Carlos Rodeiro abriu sua primeira loja em 1987, no Shopping Barra, em Salvador. O empresário foi responsável pelo sucesso da CR Joias em todo o Brasil, tendo, inclusive, suas peças levadas para diversos lugares do mundo. 

"Em respeito e como forma de eterna homenagem a seu criador e ao seu legado, a CR Joias seguirá atuando firmemente, para eternizar todas as criações do seu idealizador, sob administração da sua família", afirmou a nota. 

O cantor Léo Santana lamentou a morte de Carlos Rodeiro nas redes sociais./G1

Corpos dos irmãos que desapareceram em Nanuque são encontrados carbonizados em meio a canavial em Mucuri

 

Os corpos dos irmãos Daniel e Expedito Ribeiro Saldanha que desapareceram na última sexta-feira (23) da cidade de Nanuque-MG, foram encontrados na manhã desta segunda-feira (26), em meio ao canavial de uma fazenda próximo a Ibiranhém, distrito de Mucuri, quase na divisa dos dois Estados. 

A esposa de uma das vítimas disse a nossa reportagem que os irmãos saíram de casa e desapareceram. A família chegou a divulgar cartazes nas redes sociais com o objetivo de encontra-los, mas foi em vão e só souberam da morte dos irmãos hoje a tarde. 

Os corpos dos irmãos foram encontrados depois que trabalhadores colocaram fogo no canavial para queimar a palha, antes da colheita. As vítimas estavam com as mãos amarradas para trás e tinham marcas de tiros. 

Os corpos foram removidos para o IML de Teixeira de Freitas. As investigações serão feita pelo delegado de Mucuri com apoio da Polícia Mineira. Ainda não há informação sobre a motivação do duplo homicídio./bahiaextremosul

Morre no HMTF homem esfaqueado no pescoço pela mulher no bairro Irmã Dulce

 

Morreu nesta segunda-feira, 26 de julho, Joaquim de Souza Santos de 39 anos que foi esfaqueado no pescoço por volta das 2h20 da madrugada, em sua residência na Rua Cantinho do Céu, bairro Irmã Dulce em Teixeira de Freitas. 

Segundo informações, a vítima estava dormindo em casa quando sua companheira Eliene de Jesus Santos o golpeou com uma faca (Peixeira) no pescoço. 

A polícia foi acionada e ao chegar ao local encontrou a vítima conversando consciente. Vizinhos socorreram e o levaram para o HMTF onde deu entrada direto no centro cirúrgico. A companheira da vítima fugiu do local e até o momento não foi localizada. 

A polícia encontrou com a vítima R$ 20 reais em espécie e 10 pedras de um material semelhante à crack. 

O caso está sendo investigado pela 1ª Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas./bahiaextremosul

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.