Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 5 de novembro de 2016

5 de Novembro: Dia Nacional da Cultura




O Brasil, como todos já sabem, é um país de formação multirracial e por isso carrega um pouco do costume de cada povo que aqui veio morar. Dos negros, herdamos o candomblé, a capoeira, parte do nosso vocabulário e muito do nosso folclore. Dos índios, herdamos o artesanato, a pintura, comidas exóticas como o peixe na folha da bananeira e a rede. Do português, ficamos com o costume católico, a língua, as roupas.

Essa mistura toda não se deu de maneira pacífica, mas sim por meio da dominação cultural e da escravização de índios e negros. No entanto, características culturais de ambas etnias sobreviveram ao tempo e hoje compõe uma enorme riqueza cultural. Alguns estudiosos, como o escritor Sérgio Buarque de Holanda, acreditam que o fato de outras culturas permearem a cultura brasileira nos tornou “desterrados em nossa própria terra”. O movimento modernista da década de 20 mostrou a ideia de intelectuais que sentiam falta de um caráter estritamente nacional e que importava modelos sócio-culturais. O escritor Mário de Andrade construiu o personagem “Macunaíma” para retratar isso.


Independente da existência ou não de uma identidade nacional, o fato é que temos muito que comemorar hoje. Os costumes do povo brasileiro, seu folclore, suas comidas e suas músicas são neste sentido, grandes representantes das peculiaridades da cultura do país.


O folclore brasileiro é recheado de lendas e mitos como o Saci-pererê, um menino de uma perna só que mora na floresta, usa um gorro vermelho e fuma cachimbo. Uma de suas travessuras mais comuns é emaranhar a crina dos cavalos de viajantes que acampam na floresta. Seu nome vem do tupi-guarani. Outras lendas como a da Mula-sem-cabeça, do Curupira, Iara Mãe D’Água, Boi Tatá, o Negrinho do Pastoreio e do Boto cor de rosa também são bastante conhecidas.


A música estava presente no cotidiano do índio e do negro, relacionada tanto ao simples prazer quanto a rituais religiosos. As cantigas de roda infantis e as danças de quadrilhas são de origem francesa. Pela influência de vários povos e com a vinda de instrumentos estrangeiros (atabaques, violas, violão, reco-reco, cuíca e cavaquinho), inventamos o samba, o maracatu, o maxixe e o frevo. Inventamos também o axé, a moda de viola, que é a música do homem do interior, e o chorinho. Alguns movimentos musicais, como a Bossa Nova e a Tropicália, também foram importantes na formação musical brasileira.

Assim como em outras instâncias da nossa cultura, o índio, o negro e o branco fizeram essa miscelânea que é nossa tradição culinária. Aprendemos a fazer a farinha de mandioca com os índios e dela fazemos a tapioca, o beiju e também o mingau. A feijoada é fruto da adaptação do negro às condições adversas da escravidão, pois era feita com a sobra das carnes. O azeite de dendê também é uma grande contribuição africana à nossa culinária, pois com ele fazemos o acarajé e o abará.


Os portugueses nos ensinaram técnicas de agricultura e de criação de animais. Deles, herdamos o costume de ingerir carne de boi e porco, além de aprendermos a fabricar doces, conservas, queijos, defumados e bebidas.

Pai que abusou de três filhas e da enteada é preso



Moisés de Jesus da Silva, de 33 anos, acusado de abusar sexualmente da enteada de 12 anos e das próprias Ölhas de 11, 10 e 8 anos, respectivamente, foi preso, na quinta-feira, 3 de novembro, no bairro Tomba, em Feira de Santana, por uma equipe do Núcleo de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente, da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI/Feira).

A delegada Milena Calmon, titular da unidade especializada, informou que Moisés estava com a prisão decretada pela Justiça. A polícia apurou que os abusos ocorriam durante a noite, na casa onde Moisés morava com as vítimas, no bairro Santo Antônio dos Prazeres.

O estuprador teve o mandado de prisão preventiva cumprida, ao ser localizado pelos policiais na praça do bairro Tomba, em Feira. Moisés deverá ser encaminhado ao sistema prisional./sulbahianews

Governo faz troca de comandos de policiamento de várias cidades do Extremo Sul



Teixeira de Freitas: O governo da Bahia em uma única publicação alterou o comando do policiamento militar em várias cidades do estado. A mudança foi divulgada no Diário Oficial na edição deste sábado (05). No extremo sul, as mudanças de comandantes aconteceram nas cidades de Porto Seguro, Eunápolis, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto e Mucuri.

Na cidade de Teixeira de Freitas, o Major Magalhães Dantas deixa o comando da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) para assumir a direção do Colégio Militar Anísio Teixeira e quem foi nomeado para assumir agora a 87ª CIPM, é o Major Sílvio Nunes, que deixa o comando da 89ª CIPM de Mucuri.

E a 89ª CIPM de Mucuri será comandado pelo Major Anilton Almeida que retorna a casa, após comandar a CIPPA em Porto Seguro. O governo da Bahia alterou também os comandos das companhias independentes da polícia militar de Medeiros Neto e Itamaraju. Invertendo os comandos, Major Leão vai para a 44ª CIPM de Medeiros Neto e o Major Robson Calmon vai para a 43ª CIPM de Itamaraju.

Ainda ouve mudança também no 13ª Beic, onde o coronel Amon Pereira Gomes sai de Teixeira de Freitas e assume a 5ª Companhia de Euclides da Cunha, e quem fica em seu lugar é o Coronel Valter Serpa de Oliveira Filho, que era diretor do Colégio Militar da cidade.


Acreditamos que o Governo após duras críticas por parte da imprensa, está buscando melhorias. Nossa equipe deseja boa sorte a todos os novos comandantes./Liberdadenews

Jovem de Itabatã sofre acidente de moto depois de show de Wesley Safadão. Socorrido em estado grave




Kaik Vieira, morador de Itabatã sofreu um grave acidente de moto nas primeiras horas deste sábado, 05 de novembro, na Avenida pres. Getúlio Vargas, em frente ao Estádio, no centro de Teixeira de Freitas.

Kaik tinha assistido o show de Wesley Safadão e estava indo para casa com um amigo quando saltou um quebra molas com a moto, caiu  e foi socorrido no hospital municipal de Teixeira de Freitas em estado grave.

Segundo informação, o jovem teve perda de massa encefálica. Segundo informações de amigos de Itabatã, Kaik é um jovem alegre, trabalhava no verdurão da cidade e há pouco tempo realizou um sonho, comprou uma moto de 250 cilindradas, a mesma que ele estava quando sofreu o acidente.


O jovem está internado no hospital municipal e seu estado de saúde é grave, segundo informação./bahiaextremosul

Guaratinga: Polícia Militar prende dois após assalto a agência da Coelba. Um assaltante ficou ferido em troca de tiro



Dois homens foram presos na tarde desta sexta-feira (4), após assaltar uma Unidade de atendimento da Coelba, localizada, no centro comercial de Guaratinga. Os suspeitos foram identificados sendo,“Nino” e Danilo Silva Santos vulgo “Danilo Seco” , ambos moradores do bairro Irmã Dulce, em Itabela.

Segundo a polícia, a dupla armada renderam uma funcionaria e fugiu levando cerca de R$3800 e dois aparelhos celulares. Em seguida os assaltantes fugiram.

Uma guarnição da PM que fazia rondas no local localizaram os suspeitos que atiraram contra a viatura. Os militares revidaram os tiros e o acusado "Danilo Seco" foi atingido no braço e encaminhado ao Hospital.

Com eles, a polícia apreendeu um revólver. O dinheiro e objetos roubados do assalto foram recuperados. Ainda segundo a Polícia, a dupla é acusada de realizar diversos roubos e assaltos na região. Eles  foram autuados e estão à disposição da Justiça./Guarababado 

MPF denuncia Udurico Pinto por crime de peculato


Resultado de imagem para Uldurico Pinto

O Ministério Público Federal (MPF) de Brasília denunciou, na última sexta-feira (28), 443 ex-deputados federais por uso indevido de dinheiro público, entre eles alguns baianos como o atual prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), o vice governador João Leão (PP) e o ex-deputado Udurico Pinto. 

O crime atribuído aos acusados é de peculato, cuja pena varia de dois a 12 anos de prisão, em caso de condenação. O caso ficou conhecido, em 2009, como a “farra das passagens”. As acusações contra os ex-parlamentares estão distribuídas em 52 denúncias assinadas pelo procurador Elton Ghersel. Caberá ao relator, o desembargador Olindo Menezes do TRF da 1ª Região, avaliar o pedido.

O MPF identificou que as passagens aéreas foram utilizadas pelos ex-deputados denunciados para fins distintos do que estabelecia o ato normativo que criou o benefício: basicamente, para que os congressistas se deslocassem entre suas bases eleitorais e Brasília.

Governo convoca 13 mil beneficiários do Bolsa Família que doaram para campanha



O Ministério do Desenvolvimento Social divulgou nota nesta quinta-feira (3), na qual informou a convocação de 13 mil beneficiários do programa Bolsa Família que tiveram as benefícios bloqueados após ser identificados em lista de doadores em campanhas eleitorais em 2016.

Segundo a entidade, a identificação das pessoas que estariam recebendo o recurso foi possível através de trocas de informações com o Tribunal Superior Eleitoral. O governo afirmou que durante o cruzamento de dados dos beneficiários haviam "indícios de inconsistência", nas doações feitas por 16 mil pessoas. 

Desse total 3 mil já haviam tido o benefício cancelado previamente por não se enquadrarem nas regras de recebimento.

Dois homicídios registrados em Itapebi



Foram registrados nesta quinta-feira (03), dois homicídios na cidade de Itapebi. O primeiro foi registrado por voltas das 10h00, quando John Cleviston Santana Ferreira de 18 anos foi surpreendido em via pública por dois marginais em um carro modele Celta de cor branca que deflagraram vários tiros.

Segundo as informações da polícia, Jonh ao avistar o veículo começou a correr pela Avenida Vicente Barreira no Centro da cidade, mas o atirador desceu do carro e efetuou os disparos que atingiram nas costas e na cabeça da vítima que foi a óbito em seguida.

Ainda de acordo com a polícia, John era morador de Itapebi e tinha envolvimento com tráfico de drogas.

Já o segundo homicídio registrado em Itapebi foi por volta das 15h00, na entrada da cidade próximo ao estádio de futebol que vitimou Paulo Henrique Queiroz dos Santos de 24 anos que trabalhava como “Chapa”.

De acordo com as informações, dois elementos em uma motocicleta chegaram e um deles se aproximou de Paulo e deflagrou os disparos.

Paulo foi atingido com vários tiros na cabeça indo a óbito no local do crime. Proximo ao corpo os policiais encontraram cápsulas de cartuchos deflagradas calibre .40./atlanticanews

Claudia Leitte recorre para evitar devolução de R$ 1,2 milhão ao MinC


Resultado de imagem para Claudia Leitte

Claudia Leitte entrou com recurso contra a decisão do Ministério da Cultura (MinC) de que sua empresa devolva R$ 1,2 milhão aos cofres públicos. O MinC diz que a verba para a realização de shows através da Lei Rouanet foi usada de forma irregular. Sua produtora, Ciel, não teria cumprido regras legais de distribuição e venda de ingressos dos shows.

A exigência da devolução foi publicada no Diário Oficial da União no dia 20 de outubro. A cantora tinha 10 dias para decidir entre duas opções previstas na Lei Rouanet: recorrer da decisão ou fazer o pagamento, dividido em até 12 parcelas. O assessor de imprensa de Claudia Leitte informou ao G1 que ela já enviou o pedido de recurso e negou as irregularidades.

A assessoria do MinC diz que os documentos com o pedido ainda não chegaram à pasta, mas que irá aceitar caso eles tenham sido postados nos Correios antes do prazo legal. Não há limite de tempo para a análise do recurso, informou a assessoria.

Ingresso caro e sem cota gratuita, diz MinC

O MinC explicou que as contas foram reprovadas pois a turnê não realizou ações de "democratização de acesso", que são exigidas pela lei e necessárias para ter um projeto apoiado. A produtora vendeu entradas mais caras do que foi acordado e não provou a distribuição de 8,75% de ingressos combinados a alunos de escolas públicas e entidades de assistência social. Esta distribuição gratuita foi prometida no projeto ao MinC.

Além disso, o MinC diz que os produtores não enviaram as informações sobre bilheteria e público do show realizado em Cuiabá, um dos doze que tiveram apoio da Lei Rouanet no projeto aprovado em 2013. A cantora conseguiu captar R$ 1,2 milhão de um total autorizado de  R$ 5,8 milhões. Agora, com correção monetária, a devolução cobrada é de R$ 1.274.129,88.

O projeto previa a venda de ingressos de R$ 35 a R$ 70, segundo o plano de distribuição enviado pela Ciel. O MinC diz que os ingressos mais caros foram vendidos em Picos (PI) e em Ponta-Porã (MS), mas não informa qual foi o valor cobrado.

Claudia Leitte nega irregularidade

A assessoria de Claudia Leitte já havia indicado que entraria com o recurso. "Todos os eventos do projeto foram realizados e devidamente comprovados ao MinC. Estamos averiguando os motivos da reprovação da prestação de contas junto ao MinC e informamos ainda que entraremos com recurso, pois a Ciel está apta a comprovar a realização dos eventos, bem como a distribuição dos ingressos", informou em nota no dia 21 de outubro.

Questionada pelo G1, ela não deu mais detalhes sobre o que teria levado o MinC a indicar as irregularidades nos ingressos e na cota gratuita e quais são as justificativas do recurso enviado. Na página do projeto no site do MinC, a Ciel mostra notas fiscais que indicam o pagamento dos serviços relativos à verba captada para realizar os shows. "Tal comprovação não é suficiente para aprovar as contas pois o objeto pactuado não foi atingido devido ao descumprimento da democratização de acesso, que é uma das finalidades da lei", diz o MinC.

Os proponentes com a prestação de contas irregular não podem receber recursos da Lei Rouanet durante três anos. Caso o recurso não seja aceito e a Ciel não fizer o pagamento do valor do projeto, o MinC deve comunicar a Receita Federal e os responsáveis são inscritos no Cadastro Informativo dos Créditos Não Quitados de Órgãos e Entidades Federais (CADIN).

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Trator na pista: Motorista morre após bater carro de passeio em carreta na BR-101, em Itabatã




O grave acidente do tipo colisão frontal aconteceu nesta sexta-feira, dia 4 de novembro, na rodovia BR-101, próximo a Itabtã, distrito de Mucuri e envolveu um Volkswagen Gol, de cor branca, placa GZJ-9079, licenciado em São Mateus-ES., e uma carreta basculante, carregada de brita, placa ODM-9893, com licença da cidade também capixaba de Nova Venécia.

viveirod1

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do Gol fazia o trajeto Itabatã/Posto da Mata, quando teria se deparado com um trator agrícola em plena pista de rolamento, quando teve que forçar uma ultrapassagem pela máquina e acabou batendo de frente com a carreta, que trafegava no sentido contrário.

Com o violento choque o condutor do Gol, Romildo Silva Lima, de 43 anos de idade, natural de Vitória-ES., não resistiu e veio a óbito no local. Já o motorista da basculante, Arnaldo Moraes, praticamente nada sofreu. A batida foi tão violenta que o carro de passeio ficou destruído, enquanto a carreta saiu da pista e capotou. Pedaços da carreta e principalmente do Gol ficaram espalhados por toda a área do acidente. Em seguida o condutor do trator evadiu-se e ainda não foi identificado.

viveirod2

Sorte
A colisão aconteceu ao lado do Viveiro Gramado Verde e ao tombar a estrutura do caminhão invadiu o local, passando ao lado da esposa do proprietário que se encontrava numa barraca que fica na entrada do terreno e por pouco não acabou atingida. Metade da barraca foi destruída./TN

Acidente na BR-101 mata dois motoristas e uma criança em Ibiraçu-ES


Acidente na BR-101 mata dois motoristas e uma criança em Ibiraçu-ES

Três pessoas morreram, entre elas uma criança, após uma colisão envolvendo uma Toyota Hilux e um Ford Fiesta, no quilômetro 210, da BR 101, em Ibiraçu-ES. O acidente aconteceu por volta das 16h20 desta sexta-feira (04) e as pistas ficaram interditadas por três horas.

Segundo testemunhas, o motorista da Hilux, que estava sozinho, seguia no sentido Vitória, quando invadiu a contramão e colidiu de frente contra o Fiesta. Os motoristas morreram na hora. No Fiesta, foram socorridas uma mulher que estava no carona, uma mulher que estava no banco de trás e uma criança de 1 ano e 8 meses. Dois helicópteros do Samu participaram do resgate. A criança não resistiu aos ferimentos e morreu. As duas mulheres feridas foram encaminhadas ao Hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra-ES.

Às 19h35 as pistas foram liberadas para o tráfego de veículos. As filas de carros devido à interdição da BR 101 somaram nove quilômetros no sentido Fundão, e nove quilômetros sentido João Neiva. A interdição total durou três horas e dez minutos./A Gazeta

Atirador invade casa e mata homem que dava mamadeira ao bebê



Um homem identificado como Washington Rios de Jesus de 22 anos, foi assassinado na tarde desta sexta-feira, 4 de novembro, na Rua Torta, bairro Jerusalém em Teixeira de Freitas. De acordo com informações, o atirador teria chegado ao local em um carro e invadiu a casa de número 11.


No momento, Washington dava mamadeira a um bebê em um dos quartos da casa e o atirador chegou a pedir que ele colocasse a criança sobre a cama. Assim que deixou o bebê, a vítima foi atingida por cinco tiros e morreu no local.

 
De acordo com o perito criminal, Manoel Garrido, no local foram coletados três estojos de pistola ponto 40, um projétil do mesmo calibre e um segundo projétil calibre 38. A Polícia Civil vai instaurar um inquérito para investigar o caso./sulbahianews

Fátima Bernardes pode perder o próprio programa após bater de frente com a pessoa errada


Resultado de imagem para Fátima Bernardes

#Fátima Bernardes que se cuide! A Rede Globo de Televisão tem feito uma curiosa operação, o de anunciar o programa dela sem mencionar o nome da jornalista. O 'Encontro com Fátima Bernardes' começou a ser chamado somente de 'Encontro'. Isso acontece porque a ex-esposa de William Bonner não é a única a comandar a atração. Nesta semana, por exemplo, Ana Furtado e Felipe Andreoli se juntaram a Lair Renó no matinal.

Oficialmente, o canal nega que Fátima esteja de mudanças, que o seu programa vá mudar de nome ou que outra pessoa fique permanentemente no horário dela. A emissora e a própria Bernardes evitaram ao máximo comentar os problemas dela com Bonner. Algumas notícias de desentendimento chegaram a ser desmentidas, até que veio o anúncio oficial do divórcio efetuado pelo casal. 

Comenta-se nos bastidores que Fátima está mexendo com a pessoa errada, Ana Maria Braga. Não, a mãe do Louro José não estaria interessada em puxa o tapete da jornalista, mas é muito amada nos bastidores. O povo, que não perdoa, diz que a mãe de trigêmeos está se aproveitando por ser o "peixe da vez" e por Ana passar por um período ruim na audiência. Nesta quarta-feira, 02, por exemplo, o 'Mais Você' foi derrotado por Luiz Bacci, da TV Record. 


Bernardes e sua produção querem fazer o melhor, mas comenta-se, que estão exagerando na dose, quase mandando no que acontece no 'Mais Você'. Por ter um pouco mais de Ibope e um programa de auditório, Fátima acaba tendo prioridade de algumas coisas. Enquanto isso, Ana, que está há 17 anos na Globo, ainda não teve a oportunidade de ter sua atração com plateia.

Sabendo disso, a Record está tentando contratar a loira há bastante tempo, mas continua recebendo não. O objetivo da emissora, que já tirou Maria da Graça Xuxa Meneghel da Globo, é colocar a culinarista nas noites de segunda-feira, fazendo dela uma espécie de nova Hebe. Diga-se de passagem, essa era a ideia para Xuxa também, mas não deu nada certo. Basta agora Ana decidir o seu próprio objetivo, enquanto Fátima pode acabar sem programa. Será? 

Dois homens atingidos por tiros em Itabela: Estado de um deles é grave



Dois homens foram baleados no bairro Bandeirante, em Itabela, na tarde de quarta-feira (02). De acordo com a Polícia Militar, o estado de saúde de um deles é grave. Igor Santos da Cruz, de 21 anos, e Julielton De Jesus Lourenço, idade não divulgada, foram atingidos pelos disparos quando transitavam pelo cruzamento da Rua Amaralina com a Rua Castelo Branco.

Os autores do crime fugiram. “Deu para ouvir vários tiros e pessoas pedindo socorro. Quando saí de casa para ver o que havia acontecido, encontrei um homem caído no chão”, relatou uma testemunha.

De acordo com a polícia, Igor foi encaminhado para o Hospital Regional de Eunápolis. O estado de saúde dele é grave. Julielton está em situação estável. Segundo a informação, Igor e Julielton possuem passagens pela polícia pelos crimes de porte legal de arma de fogo e tráfico de drogas. A polícia realizou rondas na tentativa de prender os suspeitos, mas não obteve êxito.

Itabatan: Trator causa acidente gravissimo na BR 101


8480ae51-3fe3-4c0a-af91-795742676f9b


Um acidente gravíssimo causado por um trator agricola que circulava em cima da pista, culminou na morte de uma pessoa na frente do viveiro Gramado Verde na entrada de Itabatan.

O veículo Gol placa de São Mateus GZJ 9079, seguia no sentido Itabatan X Posto da Mata, quando foi desviar de um trator e chocou-se frente com uma carreta basculante, carregada de brita, Placa de Nova Venécia ODM 9893, que seguia no sentido contrário.

Com o choque o motorista do Gol de pré nome Romildo morreu na hora. O motorista da carreta, de nome Arnaldo Moares, felizmente nada sofreu.


Com a violencia do choque pedaços da carreta e principalmente do Gol ficaram espalhados por toda a área do acidente

O condutor do trator se evadiu do local e até o fechamento desta matéria ninguém sabia de quem se tratava.

Outro fato relevante no acidente é que a carreta ao se chocar com o Gol veio a tombar e invadiu a área do Viveiro Gramado Verde.

Nesse momento, a esposa do Sr. Leonardo, proprietário do viveiro, a Sra. Bia se encontrava na barraca que fica na entrada do terreno e por milagre não foi atingida pela carreta que chegou a destruir metade da barraca.


Todos da família ficaram bastante assustados, mas também muito agradecidos por não ter acontecido nada com Dona Bia e nem com as duas netinhas que moram no mesmo terreno e brincam o dia todo livremente pelo local./noticiaemdia

População se mobiliza contra aumento de salário dos vereadores em Teixeira



A população de Teixeira de Freitas se organiza para uma manifestação que deve ocorrer na próxima quarta-feira, 9 de novembro, durante a sessão na Câmara Municipal de Vereadores.

Na última semana, o divulgamos, a aprovação de dois projetos na Câmara que aumentam salários de vereadores, secretários municipais, prefeito e vice no município. A notícia foi recebida com revolta por grande parte dos teixeirenses que não vê justiÖcativa para o reajuste que deve valer a partir de janeiro do ano que vem.

De acordo com a Lei 967/2016, o salário dos 19 vereadores que atualmente é de 10.020 sobe para 12.661,12 em 2017. Na atual legislatura, o valor do salário dos vereadores com desconto dos encargos que é de 38,5%, cai para R$ 7.600,00. Já a Lei 968, aumenta salários de prefeito, vice-prefeito e secretários municipais. Com o reajuste o chefe do executivo que ganhava algo em torno de R$ 20 mil, passa a receber no próximo ano, R$ 25 mil.

O vice-prefeito com salário atual de R$ 12.500,00, receberá R$ 15 mil, já os secretários com subsídios atuais de R$ 10 mil, receberão 12.500, a partir do dia 1º de janeiro. Para se ter uma ideia, o salário do prefeito de Teixeira de Freitas passa a ser maior que o do prefeito de São Paulo, onde o chefe do executivo municipal recebe pouco mais de R$ 24 mil para gerir a maior cidade da America Latina com quase 12 milhões de habitantes

Sérgio Moro faz palestra para juízes em Porto Seguro



O juiz Sérgio Moro, responsável pela condução da Operação Lava Jato, participou do Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje), em Porto Seguro, nesta quinta-feira (3). O evento segue até o sábado (5) e terá ainda palestra do ex-magistrado italiano Gherardo Colombo, um dos responsáveis pela Operação Mãos Limpas, realizada na Itália nas décadas de 1980 e 1990.

Moro participou de um painel, em formato talk show. “Pretendo abordar algumas questões jurídicas controvertidas que surgiram no decorrer da Operação Lava Jato, prisões cautelares, colaboração e publicidade dos processos, além de apresentar um panorama geral baseado nos casos já julgados da Lava Jato”, disse o juiz. 

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), conduziu a solenidade de abertura nesta quinta. A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), fará a conferência de encerramento do Enaje. O evento é realizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (Amb) e Associação dos Magistrados da Bahia (Amab)./atlanticanews

Morre Jorge Donati, prefeito de Conceição da Barra



Morre Jorge Donati, empresário e prefeito de Conceição da Barra-ES


O prefeito de Conceição da Barra, Jorge Donati, faleceu por volta das 13h desta quinta-feira (3), segundo a prefeitura. Ele estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Segundo a prefeitura, Donati tinha insuficiência cardíaca e estava em fase final de exames para um transplante. Nos últimos dois dias, houve uma piora significativa no seu estado de saúde.

Falecido aos 57 anos, Jorge Donati deixa a esposa e um filho. O Governo do Espírito Santo decretou luto oficial de um dia pelo morte do prefeito de Conceição da Barra.

A vice-prefeita de Conceição da Barra, Amélia Marchiori (PMDB) decretou luto oficial de três dias. Ela assume a prefeitura oficialmente na segunda-feira (7).

O velório do prefeito Jorge Donati será no Memorial do Carmo, Capela 1, Cemitério do Caju, localizado na Rua Monsenhor Manoel Gomes, 287, Caju, Rio de Janeiro, a partir das 12h desta sexta-feira (4), onde o corpo será cremado às 16h.

Prefeito

Jorge estava a frente da Prefeitura de Conceição da Barra há sete anos e dez meses, tendo sido reeleito para o comando do município, com 66,45% dos votos válidos, nas eleições de 2012. Ele foi o primeiro prefeito a ser reeleito no município.

Crimes

De acordo com o Tribunal de Justiça, Jorge Donati respondia a dois processos criminais. Em um deles, o prefeito era acusado de ser o mandante da morte da esposa, a empresária Cláudia Soneghete Donati, em 2003, na época com 28 anos, e da empregada doméstica Mauricéia Rodrigues Donato, de 20.
    
Os dois executores do crime alegam ter sido contratados por Donati para matar Cláudia diante da promessa de que receberia joias e R$ 15 mil em dinheiro de Donati, como pagamento. Mauricéia acabou sendo assassinada como queima de arquivo por ter visto o morte da patroa, dentro da mansão do casal, na Ilha do Frade, na capital.

Também segundo a peça acusatória, Jorge não se conformava com a separação judicial proposta por Cláudia e nem com a partilha do patrimônio do casal.

Cláudia e a empregada doméstica do casal foram espancadas, assassinadas por asfixia e tiveram seus corpos parcialmente carbonizados. O caso ficou conhecido como "Crime da Ilha" por ter ocorrido na Ilha do Frade.

Donati também era acusado da morte de um sindicalista. De acordo com a denúncia, o crime foi executado por outras três pessoas. Uma delas disse, em depoimento à polícia, no dia 15 de junho de 2010, que foi contratado para matar o sindicalista a pedido do prefeito, e teria recebido R$ 7 mil para executar o crime.

O assassinato da testemunha ocorreu na tarde do dia 5 de abril de 2010. O homem estava fazendo compras em uma mercado no bairro Interlagos, em Linhares, quando uma pessoa armada entrou no local e disparou contra a vítima. O criminoso usou duas armas e atirou, pelo menos 12 vezes, mesmo após o homem cair no chão.

Segundo o TJ-ES, Donati teve a prisão preventiva decretada em 2012 porque estaria ameaçando testemunhas do caso.

Julgamentos

Jorge Donati começou a ser julgado pela morte do sindicalista pelas Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça (TJ-ES), no dia 17 de outubro. O desembargador condenou o acusado a 19 anos de prisão, com início em regime fechado. Mas o julgamento foi interrompido após pedido de vista da revisora da Ação Penal, a desembargadora substituta Heloísa Cariello.

De acordo com o TJ-ES, agora, com a morte do prefeito, a revisora encaminhou nesta quinta-feira (3) o processo para o relator, solicitando que os autos sejam baixado de pauta (retirados da pauta das Câmaras Criminais Reunidas) para que a defesa de Donatti possa juntar a certidão de óbito e o relator decidir pela extinção da punibilidade, conforme previsão do Código Penal, em caso de morte do acusado.

No outro processo, em que ele é acusado de ser mandante da morte da esposa e da empregada da família, o Tribunal de Justiça estava em fase de escolher os membros que iriam integrar o colegiado de julgamento.  Mas também terá o mesmo trâmite do primeiro caso./G1

Polícia Civil descobre central de cultivo e venda de drogas em restaurante japonês de Teixeira de Freitas


Polícia Civil descobre central de cultivo e venda de drogas em restaurante japonês de Teixeira de Freitas

No restaurante e na casa dos proprietários, o casal Daniel Salvador de Oliveira Lopes, o “Daniel Manzuco” e Bertha Batista Venturim, os policiais civis apreenderam pés de maconha sendo cultivados em caqueiros, sendo alguns hidropônicos, que tinham o crescimento acelerado via alimentação constante de rede d’água e adubo.

Decoração era feita com pés de maconha
Na manhã desta sexta-feira, dia 4 de novembro, agentes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/DRACO) e da 8ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), após meses de investigações, “estouraram” no Restaurante Manzuko, especializado em comida japonesa no bairro Bela Vista, região central da cidade, uma verdadeira central de produção e venda de drogas.

Ainda foram apreendidos 1.586 pontos de LSD , 79 comprimidos de Ecstasy e R$ 1,6 mil em notas fracionadas. Além do cultivo, segundo o delegado Marco Antônio Neves, titular da DTE/DRACO, eram feitas a secagem e prensagem, para posterior venda da maconha, droga considerada de boa qualidade e sem misturas.

manzud2

“A Operação Classe A se deu depois de dois meses de intensas investigações e mandados de busca e apreensão decretados pela Justiça. Durante as investigações foi possível saber que existia até uma linha de telefone para o Tele-Entrega de drogas”, disse Marco Antônio, acrescentando que os entorpecentes foram encontrados no jardim do restaurante e até dentro do freezer do estabelecimento comercial./TN

Violência: Adolescente de 16 anos natural de Teixeira é assassinada a tiros no Prado



Prado: Por volta das 20h20 dessa quinta-feira, 03 de novembro, a Polícia Militar do Prado foi acionada através da Central para atender a uma ocorrência de homicídio, ocorrida na Avenida Novo Prado, Bairro São Braz, próximo à Igreja Católica do bairro. Chegando ao local, os militares confirmaram o fato e preservaram a área até a chegada da Polícia Civil.


Segundo informações levantadas pelos militares, as pessoas não dão muitas informações, apenas que viram a vítima correndo, ouviram cinco tiros e quando perceberam, ela estava caída. Uma equipe da Polícia Civil, liderada pelo delegado titular do Prado, Júlio César Telles, realizou o levantamento cadavérico e autorizou a remoção do corpo ao IML.



A vítima foi identificada como sendo a adolescente Alane Jesus da Hora, 16 anos de idade, natural de Teixeira de Freitas, moradora da Rua Pedro Braz, no Bairro São Sebastião. Segundo a polícia, a menor foi atingida por 03 tiros, sendo 01 na cabeça, na parte posterior; 01 na nádega e 01 no antebraço esquerdo.


Após necropsia, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento. Nossa equipe entrou em contato com o delegado Júlio Telles, que informou ter instaurado inquérito policial para investigar autoria e motivação do crime./Liberdadenews

Justiça Federal nega pedido de suspensão das provas do Enem


Procurador da República no Ceará pediu a suspensão do Enem (Foto: MPF-CE/Divulgação)
Procurador da República no Ceará pediu a suspensão do Enem (Foto: MPF-CE/Divulgação)


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 está mantido neste sábado (5) e domingo (6) para cerca de 8,5 milhões de participantes, segundo decisão liminar da Justiça Federal no Ceará divulgada nesta quinta-feira (3).


O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) havia solicitado, na quarta (2) a suspensão das provas em todo o país, após o Ministério da Educação (MEC) decidir adiar a prova para 191 mil participantes que fariam o teste em escolas ocupadas em protestos contra a reforma do ensino médio e contra a PEC do teto dos gastos. Os afetados farão a prova em 3 e 4 de dezembro.

Na decisão que manteve a realização da prova em duas datas, a juíza Elise Avesque Frota rebate o argumento utilizado pelo procurador da República no Ceará, Oscar Costa Filho, que questionava a quebra de isonomia do exame que passaria a exigir temas distintos de redação para cada um dos grupos.

A juíza argumentou que, "apesar da diversidade de temas que inafastavelmente ocorrerá com a aplicação de provas de redação distintas, verifica-se que a garantia da isonomia decorre dos critérios de correção previamente estabelecidos". 

A magistrada se apoiou nos critérios de correção apontados pelo MEC para negar o pedido. "Há ênfase na avaliação do domínio da língua e de outras competências que não têm 'o tema' como ponto central", apontou a juíza na sentença.

Entenda o caso

A decisão judicial encerra a dúvida dos estudantes sobre a possibilidade de não haver Enem neste fim de semana. Todos os inscritos no exame que não estão afetados por locais ocupados deverão fazer as provas neste sábado e domingo. Caso contrário, eles serão desclassificados.

Nesta sexta-feira (4), o Inep deve divulgar a lista final de locais de prova que terão o Enem 2016 adiado para dezembro. Isso quer dizer que o número de locais de prova pode aumentar. Porém, ele não vai diminuir: o Inep já avisou que, mesmo que as escolas sejam desocupadas pelos manifestantes, a decisão de adiar o Enem não será revista.

Os estudantes afetados por esse adiamento parcial estão sendo informados pelo governo federal por SMS – as mensagens estão sendo enviadas para o telefone celular indicado no formulário de inscrição. Para checar o status do seu local de prova, é possível também acessar o cartão de confirmação, no site enem.inep.gov.br/participante.

Recurso
O procurador Oscar Costa Filho disse que vai recorrer da decisão e insistir na suspensão da validade da nota da redação até que seja julgado o mérito da questão. Nesta quinta, o procurador propôs essa alternativa à Justiça. Ele deve encaminhar o recurso nesta sexta-feira (24). Em seu pedido original, o procurador da República no Ceará entendeu que, por causa da metodologia da prova, que usa a Teoria de Resposta ao Item (TRI), os candidatos fariam a prova com o mesmo nível de dificuldade, mesmo em datas e com exames diferentes. No entanto, conforme o procurador, a redação com temas diferentes traria desequilíbrio na seleção.

Prejuízo de R$ 776 milhões

Em nota divulgada nesta quinta-feira (3), a Advocacia-Geral da União (AGU) afirmou que o adiamento traria prejuízos financeiros, atrasaria a divulgação das notas e a posterior participação em processos seletivos que usam a nota do Enem como critério. A divulgação do resultado das provas está marcada para 19 de janeiro.

"A atuação evita que o adiamento da realização da prova coloque em risco o acesso dos estudantes ao ensino superior e poupa os cofres públicos de um prejuízo de R$ 776 milhões – quantia referente ao custo unitário de aplicação da prova (R$ 90) multiplicado pelos mais de oito milhões de candidatos inscritos", disse.

Na terça-feira (1º), a presidente do Inep, Maria Inês Fini, afirmou que a nova prova do Enem, a ser aplicada em dezembro, já foi elaborada e não vai afetar o equilíbrio entre os participantes, pois descarta a possibilidade de uma prova ser mais "difícil" que a outra.
"A prova é equivalente", afirmou ela. A base dessa argumentação é a chamada de Teoria de Resposta ao Item, ou TRI, que é a metodologia usada na correção.
Adiamento
Nesta terça-feira o Inep anunciou o adiamento da prova em 303 escolas, institutos e universidades que foram alvo de ocupações estudantis e ainda seguiam ocupadas na manhã de terça-feira. No dia 19 de outubro, o ministro da Educação, Mendonça Filho, havia dado um prazo para a desocupação das escolas até as 23h59 de segunda-feira (31).

Os estudantes que tiveram o Enem adiado já começaram a ser avisados por SMS e e-mail. Outras ações contra o Enem. O mesmo procurador já havia pedido o cancelamento do Exame em 2011, quando houve vazamento de um pré-teste com mais de 20 questões aplicadas na prova.

Em 2012, Costa Filho pediu para cancelar os efeitos da nota de redação do Enem no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Para o procurador “o desequilíbrio matemático decorrente da associação entre avaliações submetidas a tratamento estatístico (provas objetivas), e avaliações desprovidas dessa qualidade, as quais assumem valores absolutos (provas de redação) frustra o dever de tratamento isonômico que deve ser dispensado aos candidatos”. 

O pedido foi negado pela Justiça

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na terça-feira os mais de 300 locais onde não haverá o exame. A medida afeta 191.494 dos 8,7 milhões de inscritos para o Enem. Confira os locais que serão afetados pela mudança no calendário do Enem.

Zezé di Camargo defende Graciele e bate boca com internautas: "Bando de lixo que sabemos de onde vem"


O cantor sertanejo disse que pretende dar o sobrenome Camargo para a namorada se eles se casarem: "Só pra matar vocês de raiva"


Zezé di Camargo e a namorada, Graciele Lacerda, jantaram na companhia de Luciele Camargo, Denílson e mais dois amigos na noite desta quarta-feira, 2.

Mas o que era para ser um jantar em família acabou se tornando um grande bate boca virtual nas redes sociais. Após publicar a foto em seu perfil no Instagram, diversas seguidores criticaram a postura da ex-cunhada de Zilu Camargo por aparecer ao lado de Graciele. Eis que o cantor sertanejo resolveu rebater as críticas e saiu em defesa da namorada.

"Mana, não se preocupe com esse bando que está aí te perturbando. São todos bloqueados no Instagram meu e no da Gra. Como elas não podem vir aqui, porque são bloqueadas, elas ficam vigiando outros perfis e ficam atacando pra intimidar as pessoas. É um bando de lixo que sabemos de onde vem. Esse povo não soma nada pra nós", disse Zezé sem papas na língua.

O cantor revelou que permitiu que Zilu continuasse usando o sobrenome de sua família após a separação. "Mais uma burra, desinformada. Depois que você se divorcia, a pessoa só pode usar o sobrenome da outra se a outra permitir. Portanto eu permito. E posso permitir outra usar, basta casarem. Se vocês ficarem enchendo o saco, eu vou fazer isso só pra matar vocês de raiva", contou o músico.

Pressionado a oficializar a união com Graciele, o cantor foi taxativo sobre as opiniões alheias em sua vida pessoal. "Você sabe se nós, tanto eu como ela, queremos casar?! Gente, nós somos felizes assim! Quando acharmos que devemos fazer alguma coisa, vamos fazer. A vida é nossa! Pelo amor de Deus, deixe a gente decidir o que é melhor pra gente. Vocês não têm que achar nada! Quem tem que achar somos nós. Eu cuido da minha vida. Eles que não cuidam da deles e querem cuidar da minha", explicou.

Em outras respostas, Zezé revelou que continua dando mesada para os filhos. "Você sabe muito hein?! A não ser a Wanessa, todos têm mesada minha. Que faço com o maior amor do mundo", contou.


Criticado por responder as internautas, Zezé se defendeu e disse que era bobo por dar moral aos críticos. "Eu só respondo porque não sou de levar desaforo pra casa. Desculpe, sem querer ser arrogante. Mas olha a distância que nos separa. Em todos os sentidos, inclusive! Sou um bobo mesmo em dar moral a um tipo de gente como você. Eu tenho muito a perder. Você, nada. Fica aí mordendo a língua que vou cuidar da minha vida que ganho mais. Fui!! Adoro passar raiva em vocês com minha felicidade! Morram de ódio!", completou.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Fátima Bernardes dá patada em Tatá Werneck ao ser questionada sobre namorar


Resultado de imagem para Fátima Bernardes dá patada em Tatá Werneck ao ser questionada sobre namorar
Tatá Werneck esteve no programa como convidada de Fátima, mas acabou fazendo perguntas desconcertantes para a apresentadora (foto: Facebook / Reprodução )



Mais uma saia justa envolvendo Fátima Bernardes durante seu programa matinal, o Encontro.  Nesta terça-feira, 1º, a apresentadora recebeu a  atriz Tatá Werneck e a dupla sertaneja Bruninho e Davi.

Após os sertanejos cantarem a música Se namorar fosse bom, Fátima perguntou para a atriz se era bom namorar e ouviu uma resposta inesperada. ''É bom [namorar]! É bom, Fátima?'', perguntou Tatá, tirando a apresentadora da 'zona de conforto'. 

Fátima, então, respondeu dando uma patada na atriz. ''É bom. É muito bom. Do lado de cá os entrevistadores, do lado daí os entrevistados. Vamos estabelecer porque você apresenta muito programa, pode ficar meio confusa de manhã. Deste lado aí os entrevistados'', rebateu a apresentadora, mudando radicalmente de assunto na sequência. 

Fátima Bernardes se divorciou recentemente do âncora do Jornal Nacional, William Bonner. Discretos e sem falar sobre o assunto, os dois passam pelo processo de separação.  

Mais tarde, Tatá Werneck usou o Twitter para esclarecer o assunto. Os internautas foram à loucura considerando que a apresentadora deu um fora na atriz ao dizer “entrevistadores ficam do lado de cá e entrevistados ficam do lado daí”, ao ser perguntada pela convidada do dia se “namorar é bom”.


Para esclarecer que não houve qualquer problema ou rusga entre as duas, Tatá usou sua conta pessoal no Twitter para publicar a seguinte mensagem: “Amo a Fátima!Sou fã e tenhomto respeito por ela!N me deu fora nenhum! Tavamos apenas brincando como já estávamos antes de começar o programa!”.

Acidente de Eduardo Campos: Justiça condena PSB e empresários a indenizar família de piloto


Acidente de Eduardo Campos: Justiça condena PSB e empresários a indenizar família de piloto

O Partido Socialista Brasileiro (PSB), os empresários João Carlos Lyra e Apolo Santana Vieira e a construtora AF Andrade foram condenados pela Justiça do Trabalho de São Paulo a indenizar e pagar débitos trabalhistas à família de Marcos Martins, piloto do jato Cessna Citation 560XLS+, que se acidentou em 13 de agosto de 2014, matando o ex-candidato à Presidência da República Eduardo Campos. 

Na tragédia, além de Campos e Martins, morreram também o copiloto, Geraldo Magela da Cunha, e mais quatro assessores. Na decisão, o juiz Samuel Batista de Sá, da 45ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP), considerou que o partido e os empresários contrataram os pilotos sem o treinamento necessário e, por isso, devem ser responsabilizados por “omissão culposa”. 

O magistrado entendeu, ainda, que o piloto sofria “forte pressão” para dar conta da “agitada” agenda de campanha de Campos. Em janeiro deste ano, um relatório divulgado pelo Centro de Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea, apontou que o acidente foi causado por uma série de falhas dos pilotos, além da falta de treinamento e conhecimentos específicos sobre a aeronave. 

Os empresários condenados foram presos pela Polícia Federal na Operação Turbulência, que investiga uma quadrilha suspeita de instalar esquema de lavagem de dinheiro, que, supostamente, teria financiado a campanha de Campos para governador de Pernambuco (veja aqui). Por danos morais, os condenados terão que pagar valor em torno de R$ 560 mil. Ainda cabe recurso da decisão. O PSB informou que vai recorrer da sentença.

Morre Frei Elias um dos primeiros religiosos a chegar no Extremo Sul



Resultado de imagem para Frei Elias Hooij

Belo Horizonte: Morreu nesta quinta feira (03), em Belo Horizonte o Frei Elias Hooij, OFM, um dos primeiros religiosos a chegar ao Extremo Sul Baiano. Ele encontrava-se na capital mineira realizando tratamento contra um câncer de pele, sendo que na madrugada de sexta-feira (28) sofreu um infarto. E estava internado na UTI e os médicos afirmaram que seu estado é estável. Porém não resistiu e veio a óbito.

Várias manifestações de pesar estão sendo publicada nas redes sociais. “Hoje, Deus chamou para si o nosso amado Frei Elias. Muito triste. Uma vida doada a esta Diocese de Teixeira de Freitas/ Caravelas. Um verdadeiro testemunho de vida franciscana, totalmente doada aos mais pobres e ao evangelho”. Postou em sua rede social o vereador Thomires Barbosa.

Nossa equipe entrou em contato com a secretaria da Diocese de Teixeira de Freitas, onde informaram que o sepultamento será na tarde de sexta feira em Belo Horizonte, a partir das 6h30min, na igreja São Francisco das Chagas, Bairro Carlos Prates, em Belo Horizonte – MG. 

7h30min: Celebração Eucarística

9h: Oração do Ofício Divino

10h30min: Celebração Eucarística – Exéquias

13h: Traslado do corpo de Frei Elias Hooij para o cemitério provincial dos Franciscanos, localizado junto à Fraternidade Rivotorto, em Ribeirão das Neves – MG, onde será sepultado./Liberdadenews

Juiz carioca do 'Eletrolão' é ainda mais rigoroso do que Sérgio Moro, dizem advogados


Resultado de imagem para Juiz carioca do 'Eletrolão' é ainda mais rigoroso do que Sérgio Moro, dizem advogados

O perigo mora no Rio


Embora as delações de Odebrecht, Andrade Gutierrez e OAS estejam sob sigilo, não são poucos os empresários que sabem que foram citados — muitos já embarcam voluntariamente a Curitiba para prestar contas a Sérgio Moro.

Só que muitas das revelações têm a ver com o setor elétrico, que fica na esfera do juiz da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, Marcelo Bretas. E os advogados dessas duas esferas são unânimes: Bretas, até agora, tem sido ainda mais rigoroso do que Moro.

O Eletrolão...

Veja só. O juiz carioca condenou o almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, ex-presidente da Eletronuclear, a 43 anos de prisão. Nenhuma sentença de Moro chegou a tanto. A de José Dirceu, por exemplo, foi de 23 anos.

Ou seja, para alguns enrolados, parodiando uma música de Chico Buarque, é melhor se ajeitar com Moro. “E dê graças a Deus”.

Fator Mariano Ferraz...

O juiz Marcelo Bretas

Aliás, essa turma de engravatados tem uma recomendação dos seus advogados para... não deixar o país, mesmo que seja para passear. É para evitar o que aconteceu com o socialite carioca Mariano Marcondes Ferraz, acusado de pagar propina a Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras. Quando ele se movimentou para ir para Londres, foi preso no aeroporto.

PETO prende acusado de estupro mostrando o pênis para uma mulher em Posto da Mata



Nova Viçosa: No início desta semana, policiais militares do PETO, lotados na 89ª CIPM, foram atender a uma ocorrência, em que um homem estaria mostrando seu órgão sexual (pênis) para uma senhora. Os militares se deslocaram até a Rua Helvécia, no Bairro do Trevo, onde prenderam em flagrante, Rosival Oliveira Coutinho, 23 anos de idade, natural de Itamaraju/BA. 

Rosival já havia sido preso por tentativa de estupro, crime ocorrido no dia 02 de abril de 2014, no Bairro Bela Vista, em Itamaraju. Durante abordagem, os militares encontraram com Rosival, um aparelho celular contendo diversos vídeos pornográficos e mensagens em redes sociais, onde o mesmo enviava fotos para diversas mulheres, inclusive usando de palavras de baixo calão.

Rosival foi preso e conduzido à sede da Delegacia de Polícia Civil de Posto da Mata, onde o caso foi registrado e apresentado ao delegado, Maderson Souza Dias. A vítima esteve na delegacia, onde foi ouvida e relatou a ação do maníaco. Rosival é tratado pela polícia como um maníaco sexual, já que além do acervo pornográfico que possui, ele não mantem uma conversa sequer, sem usar palavras pornográficas.

O delegado ouviu os militares e ouviu o Rosival, que segundo informações, pode ter distúrbios mentais, mas, a informação não foi confirmada. O delegado aguardará a confirmação, e se o jovem não possuir nenhum distúrbio, será indiciado por crime previsto em lei./Liberdadenews

Adolescente de 16 anos que estava grávida de 5 meses morre em acidente na BR-101, em Eunápolis


Adolescente de 16 anos que estava grávida de 5 meses morre em acidente na BR-101, em Eunápolis

Uma adolescente de 16 anos que estava grávida de cinco meses morreu em um acidente na BR-101 no município de Eunápolis, no extremo sul da Bahia. A vítima estava em uma moto com o namorado de 19 anos quando o veículo foi atingido por uma caminhonete.

O acidente ocorreu na terça-feira (1º), nas imediações do bairro Itapoã. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), testemunhas disseram que o motorista da caminhonete tentou fazer uma manobra para entrar em um posto de combustível quando acabou batendo na lateral da moto.
A motocicleta era pilotada por Iago Brenner Pacheco. A namorada dele, Ana Júlia Batista Ramos, estava na garupa. Com o impacto, os dois foram arremessados da moto.

As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas para o Hospital Regional de Eunápolis, mas a jovem não resistiu. O namorado foi medicado e, em seguida, liberado. O motorista da caminhonete não sofreu ferimentos. Ele prestou depoimento na delegacia da cidade. 

Caminhonete colidiu com a lateral da moto em que namorado estavam na Bahia (Foto: Divulgação/PRF)

O G1 não conseguiu contato com a polícia nesta quarta-feira para saber se o condutor foi liberado ou se permanece na delegacia. Caminhonete colidiu com a lateral da moto em que namorado estavam na Bahia./G1

Prefeito de Guaratinga faz venda irregular de prédio público


imgp1433

O prefeito de Guaratinga Kenoel Viana (PV), após ter sido derrotado na disputa pela reeleição passou a praticar alguns atos que estão totalmente em desconformidade com a lei.

Recentemente a nossa reportagem recebeu uma denúncia de que o gestor estaria vendendo prédios públicos sem a devida autorização do legislativo municipal, onde passamos a apurar os fatos quanto a veracidade.

A nossa reportagem teve acesso a ofícios protocolados pelo vice-prefeito Ezequiel Xavier junto à câmara municipal através do seu representante legal Isaias Resende e junto ao secretário de administração Raimundo Matos.

14961481_1155669704515246_1388127211_n

Nos autos do oficio o vice-prefeito Ezequiel Xavier solicita informações de autorização concedida pela Câmara Municipal para o prédio onde funcionava a ADAB.

Em resposta ao oficio a câmara municipal respondeu da seguinte que até o dia 31 de outubro, não constava nos arquivos da câmara municipal, nenhum documento de autorização, ou Projeto de Lei aprovado por aquela casa legislativa, que autorize a alienação do imóvel citado.

14958863_1155669657848584_376775089_n

A prefeitura municipal até o momento da publicação não havia se manifestado ao oficio protocolado junto a secretaria de administração.

Em um busca detalhada foi comprovada através de certidão emitida pelo que o prefeito municipal o senhor Kenoel Viana Cerqueira efetuou a venda do prédio onde funcionava a ADAB , localizada a praça Wilson Nunes distrito de São João do Sul em favor da senhora Cristina Silva de Aguiar.

Preocupados com as atitudes que vem sendo tomadas pelo prefeito o Advogado Agmar Gobira, o vice-prefeito Ezequiel Xavier e o ex-prefeito Ademar Pinto procurou reunir com o Doutor Rodrigo Quadros, juiz de direito nesta terça-feira (01/11) para que pudesse tomar providências em relação a estas práticas do prefeito.

14938051_1155669677848582_413017690_n

Nos bastidores especula-se que o prefeito estaria sendo orientado por correligionários a efetuar outras vendas, inclusive a fazer doações de veículos conseguidos junto ao governo federal para associações de pessoas ligadas ao seu grupo político./Guarababado

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.