Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 6 de agosto de 2022

Motorista de Uber de Teixeira é assassinado a tiros nos fundos da UPA da cidade do Prado


Prado: Lucas Barbosa de Souza, de 22 anos, foi encontrado com 05 (cinco) perfurações por disparos de arma de fogo, próximo a um veículo Ford Ka, de cor vermelha, placa policial PJG-7D79 (Mercosul). O veículo estava abandonado na Fazenda São Jorge, nos fundos da UPA na cidade de Prado. Populares encontraram o corpo na tarde deste sábado, 06 de agosto, e acionaram a Polícia Militar.

 


Segundo informações, Lucas é morador de Teixeira de Freitas, é motorista de aplicativo (Uber) e estava desaparecido desde a última sexta-feira (05), quando teria acordado e saído para trabalhar. Ele pegou sua primeira corrida por volta das 09h00, e desde este momento, a família teria perdido contato com o Lucas. O caso foi informado à Polícia Civil e o delegado plantonista, Gilmar de Meireles autorizou a remoção do corpo.

 


O servidor público Anderson Barbosa, removeu o corpo da vítima para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju para exames de Medicina Legal. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. As investigações do crime estão a cargo do delegado Kleber Eduardo Gonçalves (Titular do Prado) e sua equipe./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Prefeito Mildson inaugura reforma de escola e anuncia quatro novas escolas, uma creche e três quadras poliesportivas para Itanhém


O prefeito Mildson Medeiros, durante a reinauguração da reforma e de toda a reestrutura física da Escola Marechal Costa e Silva, na manhã desta sexta-feira (5), anunciou que serão construídas no município quatro novas escolas, uma creche e três quadras poliesportivas para atender a comunidade estudantil.

 

E escola foi totalmente refeita, ou como disse a secretária da Educação, Normélia Alquelina, “[a reforma] começou do zero, do piso ao teto”.

 


O vice-prefeito Alex Chames, durante a solenidade de inauguração, bem humorado, aproveitou para propor a mudança do nome da unidade de ensino, acrescentando o adjetivo ‘novo’ antes do nome.

 


Além de novos compartimentos, banheiros e novo projeto elétrico e hidráulico, a escola agora passa ter todas as salas de aula e da administração climatizadas.

 


"Esse dia é um marco em nossas vidas, estamos muito felizes com essa reinauguração”, comemorou a diretora Edna Rios./Por Jan Santos/ASCOM

O prefeito de Vereda Manrick Teixeira tem a imensa satisfação de convidar você e família para esse grande evento


A Prefeitura Municipal de Vereda, tem a honra de convidar, você e sua família, para a solenidade de assinatura da ordem de serviço para início da obra de pavimentação asfáltica da BA 126 que liga Vereda a São João da Prata e a São José de Vereda (Piau) com a presença do Governador Rui Costa. 

Avenida das Nações (Antigo CSU) Teixeira de Freitas/BA 08/08/2022 (Segunda-feira) Ás 09:00 horas. 

PREFEITURA DE VEREDA UM NOVO TEMPO, UMA NOVA HISTÓRIA.

Motorista de carreta perde controle, tomba veículo, fica preso às ferragens e morre na BR 101 em Itamaraju


Itamaraju: O acidente aconteceu na madrugada deste sábado, 06 de agosto, por volta das 00h02, no Km 838, da BR—101, no município de Itamaraju. A vítima, Anderson Tadeu Alexandre, de 39 anos, trafegava na via, conduzindo uma carreta, placa policial BEN-1E56 (Mercosul), carregada de café. 

O Anderson teria saído de Eunápolis-BA, com destino à São Paulo/SP, momento em que perdeu a direção do veículo e tombou. O motorista ficou preso às ferragens, vindo a óbito no local. Profissionais do Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Teixeira de Freitas, atenderam a ocorrência, e realizaram o resgate da vítima. 

Patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local e realizaram os procedimentos de praxe. O delegado plantonista, Maderson Souza Dias, autorizou o servidor público Anderson Barbosa a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju. 

Após exames de necropsia, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Homem é assassinado a tiros na Praça Pública do distrito de Juerana



Caravelas: O homicídio aconteceu na noite da última sexta-feira, 05 de agosto, por volta das 19h35, na Praça Central do distrito de Juerana, na Rua Júlio Gerônimo, próximo ao mercado São José, interior do município de Caravelas. Policiais Militares da 88ª (CIPM) atenderam a ocorrência, estiveram no local e preservaram a cena do crime. 

A Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica foram acionados. A vítima foi identificada como sendo, Marcelo Souza do Nascimento, de 38 anos, que foi atingido por vários disparos de arma de fogo no rosto, tórax, pescoço e cabeça. No local, apenas 04 (quatro) projéteis foram encontrado. Não há informação sobre o calibre da arma usada no crime. A Lei do Silêncio prevaleceu no local, ninguém viu nada. ninguém sabe de nada. 

O delegado plantonista, Maderson Dias, autorizou o servidor público Anderson Barbosa a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju para exames de necropsia. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. As investigações do crime estão a cargo do delegado titular de Caravelas, Marco Antônio, e sua equipe./Lenio Cidreira/Liberdadenews

43ª CIPM realiza prisões e apreensão de armas, munições e farta quantidade drogas, em Itamaraju.

Na tarde desta sexta-feira (05), uma guarnição do PETO da 43ª CIPM, em ronda pelo bairro Italage, em Itamaraju, flagrou um indivíduo que ao avistar a guarnição tentou desvencilhar-se de uma embalagem plástica, na qual verificou-se, durante a abordagem, que continha buchas de maconha e pedras de crack. Quando indagado sobre a procedência dos entorpecentes, informou que havia pegado o material com uma mulher em uma residência próxima do local. 

Em diligência complementar,   os policiais militares localizaram a mulher, que já possuía um mandado de prisão em aberto, e apreendeu na sua residência, no bairro Liberdade, o seguinte material: 02  submetralhadoras, sem numeração e marca aparente, 08 munições do calibre .9 milímetros, 24 munições do calibre 380, 02 carregadores, 02 balanças de precisão,  01 celular Motorola, 1,2 kg de embalagens para cocaína (pinos), 1,076 kg de crack pedra bruta, 1,021 kg de maconha (tablete), 24 buchas de maconha (44,5 g),  188 pedras de crack (42,1 g),  R$ 111, 05, 08 poções de pasta base de cocaína  (201g), 01 porção maior de cocaína (490 g) e 10 papelotes de cocaína. 

Na ação policial, foram presas duas mulheres e um homem, sendo também apreendida uma menor no local, os quais foram apresentados na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, juntamente com todo o material apreendido, onde foram autuados.

Amiga revela causa da morte de Jô Soares e garante: 'Não tinha problema com Covid'


Amiga próxima do apresentador detalhou os problemas de saúde que o artista enfrentava -  Ex-produtora frisou que humorista não foi vítima de Covid-19. 

A morte de Jô Soares em um hospital de São Paulo aos 84 anos, na madrugada desta sexta (5), repercutiu entre famosos e na imprensa internacional. Inicialmente, a família não quis revelar a causa da morte, mas uma amiga íntima e ex-produtora do programa dele informou que o artista enfrentava problemas urinários. 

Anne Porlan, que trabalhou como produtora no "Programa do Jô" (2000-2016) durante 22 anos, contou para a repórter Thaís Luquesi, do "SP1", o que ocasionou a morte do humorista. "Ele morreu de maneira natural, não tinha nenhum problema com a Covid-19, ela [Anne] pediu que isso fosse reforçado", disse a jornalista. 

"Ele era muito cuidadoso e vinha tendo alguns problemas recorrentes urinários. Em decorrência disso acabou sendo internado no dia 28 de julho", afirmou Luquesi. 

Adriane Galisteu, vizinha e amiga de Jô Soares, também confirmou que o ator estava em um momento delicado de saúde. A apresentadora presenciou alguns momentos em que Jô era encaminhado ao hospital. 

"Fazia um tratamento complicado, com a idade avançada, ia e vinha do hospital, mas não importa. A gente nunca está preparado para a partida. Não sei lidar com a morte", relatou no "Balanço Geral Manhã", na RecordTV. 

Mais cedo, o corpo do escritor foi velado com a presença de amigos e familiares. Ao longo de todo o dia, famosos e anônimos que admiravam o trabalho de Jô nas diversas frentes artísticas em que ele atuou, prestaram homenagens./ vida.

Prefeito Mildson Medeiros faz entrega de 650 uniformes a alunos do Colégio São Bernardo


Na manhã desta sexta-feira (5) o prefeito Mildson Medeiros fez a entrega de 650 uniformes aos alunos do Colégio Municipal São Bernardo, que funciona no modelo do Colégio da Polícia Militar. 

A secretária da Educação, Normélia Alquilina, também participou da solenidade de entrega dos uniformes, que aconteceu na antiga Escola Hildérico Pinheiro, onde provisoriamente está acontecendo as aulas do São Bernardo. 

Antes Mildson Medeiros com a secretária reinauguraram a Escola Marechal Costa e Silva. No evento o prefeito anunciou que serão construídas no município quatro novas escolas, uma creche e três quadras poliesportivas para atender a comunidade estudantil. 

A reinauguração do São Bernardo está prevista para a próxima terça-feira (9), às 8horas./aguapretanews

Luto: Morre em Teixeira o comerciante Hamilton Oliveira


Hamilton Oliveira de Jesus morreu na manhã desta sexta-feira, 5 de Agosto, em Teixeira de Freitas, vítima de um infarto fulminante. 

Morador do Santa Rita, Hamilton era comerciante proprietário do ‘Bar do Hamilton’, um dos mais antigos e conhecidos do bairro. 

O velório está acontecendo em sua própria residência, ao lado do bar, de onde será levado para sepultamento, neste sábado, 6, no Cemitério Reviver Parque, no bairro Colina Verde, em Teixeira de Freitas./ Arnóbio Fomosa

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

43ª CIPM realiza o lançamento oficial do projeto social “Kung Fu na Escola”, em Itamaraju


Na manhã, desta sexta-feira (5), aconteceu no Quartel da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Itamaraju, o lançamento oficial do projeto social “Kung Fu na escola”, voltado para crianças e adolescentes de escolas públicas da rede municipal de ensino. 

O projeto, inicialmente, esta contemplando a Escola Municipal Maria Dajuda, no bairro Marotinho, e tem previsão de ser estendido para Escola Municipal Paulo Freire, ainda neste semestre. 

O projeto em questão foi idealizado pelo Soldado Odair Evangelista e acolhido pelo comando da 43ª CIPM, que o executa em parceria com a Igreja Atos e a Secretaria Municipal de Educação. 

As aulas de defesa pessoal, através do Kung Fu, são aplicadas pelo Soldado Evangelista, faixa preta nessa arte marcial, auxiliado pelo Soldado Luz e pela Soldado Jussiara, monitores. 

Na cerimônia de lançamento, os alunos, trajando o uniforme do projeto, após ouvirem as falas de incentivo das autoridades presentes, fizeram uma apresentação executando alguns movimentos que já aprenderam com a arte marcial, nas aulas que foram ministradas. 

Prestigiaram o evento a Major Kelly Ravani, comandante da unidade, o Sr. José Ferreira, Secretário Municipal de Educação, a Sr.ª Núbia Cajaiba, diretora da escola Maria Dajuda, o Capitão Sidney Oliveira, subcomandante, e os policiais militares que integram a Ronda Escolar.

Ciclista morre atropelado na BR 101 em Mucuri: Vítima estava atravessando a pista para ajudar uma pessoa ferida em outro acidente



Mucuri; O acidente aconteceu na noite dessa quinta-feira, 04 de agosto por volta das 17h00, no KM 955 da BR-101, próximo à Divisa BA/ES, em área territorial pertencente ao município de Mucuri. De acordo com as informações, Gilmar Gonçalves Coutinho, de 32 anos, natural de Santa Teresa/ES, morador do Assentamento Paulo Freire, trafegava na via com sua bicicleta, quando foi atropelado. 

Ainda segundo informações, o ciclista teria atravessado a pista para socorrer uma mulher que teria sido atropelada anteriormente, momento em que o motorista de um veículo Fiat Mobi, de placa policial, QRB-2201, licenciado em Serra/ES, atropelou o Gilmar. O veículo era conduzido por Juliano Pinto Santiago Nascimento, de 35 anos. O ciclista, Gilmar Gonçalves, veio a óbito no local, com diversas lesões. 

A mulher atropelada, foi socorrida para o Hospital Municipal. O condutor do veículo que atropelou a mulher não prestou socorro à vítima, e fugiu do local tomando rumo ignorado. Já o motorista Juliano, que atropelou o ciclista, permaneceu no local. Patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) atenderam a ocorrência e realizaram os procedimentos legais, orientando o trânsito na via. 

A PRF encaminhou o motorista Juliano até a Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, onde prestou depoimento e foi liberado. O delegado plantonista, Ricardo Amaral, autorizou o servidor público Milton Cândido a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, para exames de necropsia. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Governo da Bahia fecha de vez a Rodoviária de Teixeira: Taxistas e mototaxistas fazem protesto; passageiros embarcam e desembarcam no meio da rua



Teixeira de Freitas: Esta sexta-feira, 05 de agosto, foi marcada por protestos de taxistas e mototaxistas que atuam na Rodoviária de Teixeira de Freitas, localizada no Bairro Vila Verde. Nesta sexta-feira, o governador da Bahia, Rui Costa, mandou fechar a Rodoviária para demolição. O que se viu foi passageiros sendo obrigados a desembarcar de ônibus no meio da rua, com diversas bagagens e expostos ao sol. 

"A Rodoviária de Teixeira está um caos neste momento, o povo desembarcando na rua. Uma vergonha", disse um morador. "Olha aqui gestor da Bahia, os passageiros desembarcando no meio da rua. Olha o risco que estes passageiros estão sujeitos. Ninguém sabe para onde vai essa nova Rodoviária. O desrespeito com os passageiros, com a população, com os profissionais é enorme. Ninguém sabe de nada", disse o taxista José Meireles. 

O taxista disse que as pessoas estão perdidas, os profissionais não sabem o que fazer. "Taxistas e mototaxista têm isso aqui como fonte de renda. É o nosso ganha pão e estamos na rua, sem um ponto. Não foi informado para gente onde vamos ficar. Estamos desesperados. Com esse governo não tem diálogo. Se alguém tiver que descer em Teixeira e pegar outro ônibus, outra empresa, vai ficar perdido. Complicado essa situação", acrescentou o taxista. 

Nossa equipe de reportagem já vinha denunciando isso há tempos no Jornal da Liberdade na Radio Eldorado FM. O pessoal do Governo, mesmo após a manifestação, disseram que iria fechar tudo só na segunda, mas voltaram atrás e já fechou tudo. Os profissionais reclamam da falta de diálogo. "Desde o início tudo vem sendo imposto de forma arbitrária por esse governador. Agora, uma cidade polo, com quase 170 mil habitantes não tem Rodoviária. Um absurdo", disse um morador nas redes sociais.

A Agerba encaminhou uma nota com alguns esclarecimentos sobre onde algumas empresas de ônibus irão embarcar e desembarcar seus passageiros. 

Segue a nota na íntegra 

INFORME 

Teixeira de Freitas: Ônibus intermunicipais passam a ter novo ponto de parada 

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) informa que a partir de sexta-feira (5), os ônibus intermunicipais que ligam Teixeira de Freitas a outras cidades da Bahia passam a ter novos pontos de parada. Linhas operadas pela empresa Águia Branca passam a utilizar a Parada 'Grupo Dois Irmãos', localizada na Praça Luiz Viana Filho, nº75 Trevo Tx. Freitas/Alcobaça. 

Já a Expresso Brasileiro e Rota Transportes terão como ponto de parada a Praça da Bíblia, boxes 7 e 8, Rodoviária Velha, Centro. A realocação é temporária, até que um novo terminal rodoviário seja construído. 

Pedimos desculpas pelos transtornos e nos colocamos a disposição da população para dirimir eventuais dúvidas através dos nossos canais de Ouvidoria: 08000710080 ou agerba.ouvidoria@agerba.ba.gov.br./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Fonte de inspiração do jucuru net 'Jô Soares' Morre aos 84 anos, em São Paulo

 


Morreu na madrugada desta sexta-feira (5) aos 84 anos Jô Soares. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. A informação foi confirmada por sua ex-mulher Flavia Pedras nas redes sociais. 

A causa da morte de José Eugênio Soares ainda não foi divulgada. 

"Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos", escreveu em seu perfil. 

Em sua homenagem ao ex- companheiro, Flavia Pedras agradeceu Jô pelas risadas e declarou amor eterno. 

Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos. 

Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida. A vida de um cara apaixonado pelo país aonde nasceu e escolheu viver, para tentar transformar, através do riso, num lugar melhor. 

Viva você meu Bitiko, Bolota, Miudeza, Bichinho, Porcaria, Gorducho. Você é orgulho pra todo mundo que compartilhou de alguma forma a vida com você. Agradeço aos senhores Tempo e Espaço, por terem me dado a sorte de deixar nossas vidas se cruzarem. Obrigada pelas risadas de dar asma, por nossas casas do meu jeito, pelas viagens aos lugares mais chiques e mais mequetrefes, pela quantidade de filmes, que você achava uma sorte eu não lembrar pra ver de novo, e pela quantidade indecente de sorvete que a gente tomou assistindo. 

Obrigada para sempre, pelas alegrias e também pelos sofrimentos que nos causamos. Até esses nos fizeram mais e melhores Amor eterno, sua, Bitika. 

A apresentadora Ana Maria Braga também usou as redes sociais para prestar um tributo ao amigo. No Instagram ela disse: "Hoje o dia amanheceu mais sem graça. Vá em paz". 

Na sua existência o programa Jô Soares Onze e Meia era minha Campânia - obrigado Jô por tanta cultura. 

Jô Soares nasceu em 1 de janeiro de 1938 no Rio de Janeiro. Foi humorista, apresentador de televisão, escritor, diretor e ator. Trabalhou nas emissoras Continental, TV Rio, Tupi, Excelsior, Record, SBT e na Globo./UOL

Vídeo: Rodoviária de Teixeira de Freitas começa a ser fechada para demolição


O terminal rodoviário de Teixeira de Freitas começou a ser fechado na manhã desta sexta-feira, 5 de agosto.

   

A situação pegou os trabalhadores de surpresa, eles alegam que não houve comunicado oficial sobre o fechamento da estrutura, que deve ser demolida nos próximos dias para avanço das obras de construção do Hospital Costa das Baleias. 

A informação no local, é que a rodoviária já deve ser interditada nesta tarde, com o desligamento da energia elétrica. Parte da estrutura já começou a ser derrubada e a tubulação do poço artesiano que abastecia as agências e lanchonetes já foram removidos.

 

Após o início do fechamento nesta manhã, representantes das agências iniciaram uma reunião, que até o fechamento desta matéria, ainda não havia sido concluída. 

Representantes dos taxistas e mototaxistas articulam uma manifestação, o maior questionamento dos trabalhadores e da população, é com relação a construção do novo terminal rodoviário, que ainda não teve comunicado oficial sobre a nova localização, tão pouco início da construção./SulbahiaNews

Ciclista morre atropelado na BR 101 em Mucuri: Vítima estava atravessando a pista para ajudar uma pessoa ferida em outro acidente


Mucuri; O acidente aconteceu na noite dessa quinta-feira, 04 de agosto por volta das 17h00, no KM 955 da BR-101, próximo à Divisa BA/ES, em área territorial pertencente ao município de Mucuri. De acordo com as informações, Gilmar Gonçalves Coutinho, de 32 anos, natural de Santa Teresa/ES, morador do Assentamento Paulo Freire, trafegava na via com sua bicicleta, quando foi atropelado. 

Ainda segundo informações, o ciclista teria atravessado a pista para socorrer uma mulher que teria sido atropelada anteriormente, momento em que o motorista de um veículo Fiat Mobi, de placa policial, QRB-2201, licenciado em Serra/ES, atropelou o Gilmar. O veículo era conduzido por Juliano Pinto Santiago Nascimento, de 35 anos. O ciclista, Gilmar Gonçalves, veio a óbito no local, com diversas lesões. 

A mulher atropelada, foi socorrida para o Hospital Municipal. O condutor do veículo que atropelou a mulher não prestou socorro à vítima, e fugiu do local tomando rumo ignorado. Já o motorista Juliano, que atropelou o ciclista, permaneceu no local. Patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) atenderam a ocorrência e realizaram os procedimentos legais, orientando o trânsito na via. 

A PRF encaminhou o motorista Juliano até a Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, onde prestou depoimento e foi liberado. O delegado plantonista, Ricardo Amaral, autorizou o servidor público Milton Cândido a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, para exames de necropsia. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Prefeito de Vereda vai a capital Mineira buscar recursos para o seu povo

 


Estou em Belo Horizonte representando o Consórcio Construir no Projeto de Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcios Públicos de Municípios (conSIM) em busca da adesão ao Serviço de Inspeção Federal para Produtos de Origem Animal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


A Bahia possui 26 consórcios públicos, e somente 5 passaram, sendo o Construir um deles. De todo o Brasil somente 22 passaram para essa etapa.


Esse selo do SIM irá legalizar produtos de origem animal, leite, pescados, ovos, carne e produtos apículas e derivados ( para venda em todo o Brasil) fortalecendo os pequenos negócios locais.

43ª CIPM realiza reunião comunitária em Água Limpa, distrito de Jucuruçu.

Na manhã desta quinta-feira (4), a Major Kelly Ravani, comandante da 43ª CIPM/Itamaraju, acompanhada do Subtenente César Santos, comandante do 4 Pelotão, e do Soldado Marcos Reis, esteve em visita a Água Limpa, distrito do município de Jucuruçu. 

O qual também integra a área de responsabilidade territorial da unidade, oportunidade em que se reuniu com moradores da localidade com a finalidade de discutir a segurança pública no distrito. 

Na reunião, a comandante falou dos serviços que são prestados pela unidade e das dificuldades enfrentadas, ouviu as demandas dos moradores e falou da importância da criação de um Conselho Comunitário de Segurança Pública no município de Jucuruçu, como instrumento de fomento à participação da população nas questões relacionadas à segurança pública. 

Segundo a Major Kelly Ravani, todos os distritos e a sede do município de Jucuruçu receberão a visita do comando da unidade para reuniões com pauta semelhante.

Auxílio Gás será de R$ 110 em agosto, informa Caixa


O pagamento ocorrerá de 9 a 22 de agosto, com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). As datas são as mesmas datas das parcelas do Auxílio Brasil, que teve o calendário de pagamento deste mês antecipado. 

Tradicionalmente, os dois benefícios são pagos nos últimos dez dias úteis do mês, sendo que o Auxílio Gás é bimestral, pago a cada dois meses. Originalmente, a parcela de agosto seria paga entre os dias 18 e 31, mas foi antecipada. 

Com a emenda constitucional que elevou benefícios sociais, o Auxílio Gás teve o valor dobrado, equivalendo a 100% do valor médio do botijão de 13 quilos nas parcelas de agosto, outubro e dezembro. Em 2023, o benefício voltará a valer metade do preço médio do botijão. 

Cálculo 

Para calcular o benefício, a Caixa Econômica Federal baseia-se nas pesquisas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que até o décimo dia útil de cada mês divulga o preço médio dos seis meses anteriores do botijão de 13 quilos de gás liquefeito de petróleo (GLP). Dessa forma, a cada dois meses, o benefício muda de valor. 

O Auxílio Gás totalizou R$ 52 em janeiro, R$ 51 em abril e R$ 53 em junho, quando equivalia a 50% do preço médio do botijão. Tradicionalmente, o benefício é pago a cada dois meses, mas a parcela de fevereiro foi antecipada para janeiro. 

Duração 

Com duração prevista de cinco anos, o programa beneficiará 5,6 milhões de famílias, até o fim de 2026, com o pagamento de 50% do preço médio do botijão de 13 quilos a cada dois meses (100% de agosto a dezembro). Para este ano, o Auxílio Gás tinha orçamento de R$ 1,9 bilhão, mas a verba subiu para R$ 2,95 bilhões com a emenda constitucional. 

Só pode fazer parte do programa quem está incluído no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica. 

Caixa Tem 

O Auxílio Gás é pago com os mesmos cartões e as mesmas senhas do Auxílio Brasil, podendo ser sacado em lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes bancários Caixa Aqui. O benefício também pode ser depositado nas contas poupança digitais, criadas para o pagamento do Auxílio Emergencial em 2020, e movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem. 

O beneficiário precisa ficar atento. Caso não saque o Auxílio Gás em 120 dias após a data do pagamento, o dinheiro volta para a conta do governo. Quem tiver dúvidas sobre a situação do benefício pode fazer uma consulta nos aplicativos Caixa Tem e Auxílio Brasil ou ligar para a central de atendimento da Caixa, no número 111. Caso tenha dúvidas sobre o cadastro ou sobre o pagamento, o cidadão pode ligar para o Ministério da Cidadania, no telefone 121./Agência Brasil

ACM Neto anuncia nome que vai concorrer a vice na sua chapa ao Governo da Bahia


O pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) anunciou na tarde desta quinta-feira (04) a composição final da sua chapa majoritária para as eleições deste ano. A empresária Ana Coelho, filiada ao Republicanos, será a pré-candidata a vice-governadora. Neto afirmou que Ana chega com a força da representatividade feminina, e que a formação apresentada pela chapa de sua campanha está pronta para quebrar paradigmas. 

"Nesses últimos meses todos acompanharam que muitas foram as conversas com os partidos que integram a nossa aliança. Ouvimos as nossas bancadas e conciliamos tudo isso com um perfil que pudesse atender às expectativa que as pessoas têm em relação ao nosso projeto”, explicou. 

“Muitos me viram falar que a nossa pré-campanha tem sido marcada por uma presença muito forte das mulheres. Elas têm ido às ruas, se manifestado e levantado sua voz. As mulheres têm uma sensibilidade, principalmente, para enxergar o momento de mudança. Trazem uma esperança de um futuro melhor, de sonhar, e tudo isso se materializa no desejo de mudança, de um futuro melhor para a Bahia”, pontuou. “E eu já vinha dizendo que as mulheres teriam um lugar de grande destaque no nosso governo caso eu seja eleito em outubro deste ano”, acrescentou o pré-candidato. 

Neto ponderou que, nesse momento, o anúncio de uma pré-candidata ao Governo da Bahia se traduz como um chamado para que as mulheres ajudem a pensar o futuro do estado. 

“Esse é um reconhecimento da importância da presença das mulheres na política, e um chamado para que elas nos ajudem a pensar nessa Bahia que queremos para o nosso futuro.”, destacou. “Ana poderá ser a primeira vice-governadora do estado da Bahia. Com nossa chapa, estamos quebrando paradigmas e garantindo o peso e a importância da representação das mulheres na política baiana", salientou ACM Neto ao apresentar Ana Coelho em coletiva de imprensa. 

“Isso é algo que sempre esteve nos meus planos, a possibilidade de apresentar para a Bahia uma chapa forte, que reúne densidade político eleitoral, mas também atende à expectativa dos baianos. A capacidade de olhar para o futuro e projetar uma Bahia melhor para toda a população”, enfatizou. 

Ana Coelho ressaltou que se sente honrada com a oportunidade, e disse estar preparada para enfrentar a missão que avaliou como uma das maiores de sua vida. 

“Essa escolha foi uma surpresa, e eu me sinto muito honrada com a decisão. Aqui eu me sinto em casa. Estou feliz e espero poder contribuir com esse projeto tão importante para o futuro da Bahia. Estou aqui para agregar. Entendo a importância dessa representatividade feminina e estou pronta para somar. A gente está fazendo isso por uma Bahia melhor. Cada um de nós tem que se doar um pouco", apontou. 

“É um momento muito emocionante. Vou estar aqui de corpo e alma, me doando. A partir de agora, meu estudo e minha dedicação estarão voltados para o futuro da Bahia”, completou a pré-candidata a vice-governadora. 

Ana Coelho 

A pré-candidata a vice-governadora é publicitária, empreendedora, gestora, mãe de três filhos e foi a primeira mulher a assumir a Presidência da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP). CEO do Grupo Aratu, afiliada ao SBT na Bahia, criou e fundou o Scream – Salvador Creativity and Media Festival, maior evento de criatividade e mídia do Nordeste. Fundadora e conselheira da Associação de Jovens Empreendedores da Bahia, Ana Coelho é especialista em liderança pela Stanford Business School, e, hoje, também ocupa a vice-presidência da Associação Comercial da Bahia. Ela é casada com o deputado estadual Tiago Correia (PSDB)./Bahiaextremosul/Ascom

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Corpo de homem morto a pauladas no Bairro Planalto foi identificado no IML: Vítima era morador do Vila Verde em Teixeira


Teixeira de Freitas: O corpo foi identificado no IML de Teixeira de Freitas, por familiares. Trata-se de Admilson Santos de Oliveira, de 50 anos, conhecido por  "Negão", morador do Bairro Vila Verde em Teixeira de Freitas. O homicídio aconteceu na manhã desta quarta-feira, 03 de agosto, na Avenida Paulo Souto, no Bairro Planalto, em Teixeira de Freitas. 

Adimilson foi espancado a golpes de enxada e pedaço pau. Quando o SAMU chegou para prestar o socorro, ele ainda apresentava sinais vitais, mas morreu caminho do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Segundo o médico do SAMU, a vítima falava com dificuldade e apresentava quadro de TCE e fraturas no tórax e costelas. 

A vítima foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para exames de necropsia. Os peritos coletaram digitais e confirmaram a identificação da vítima através de exames papiloscópicos. Após procedimentos de praxe, o corpo será liberado aos familiares. Um dos acusados de espancar o Adimilson já está preso. A Polícia Civil agiu rápido e os investigadores da Pasta de Homicídios prenderam Saulo Almeida Santos, 19 anos. 

Após oitiva, Saulo foi flagranteado por homicídio, pelo delegado Gilmar de Meireles. A Polícia está investigando para identificar e localizar os outros participantes do crime. Segundo informações, a motivação teria sido porque o Adimilson teria tentado entrar na casa de uma mulher, que chamou os amigos, e estes, espancaram o Adimilson ate morte./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Petrobras reduz preço de venda do diesel para as distribuidoras

 


A partir de amanhã (5), o preço médio de venda de diesel A da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 5,61 para R$ 5,41 por litro, redução de R$ 0,20 por litro. 

Segundo a empresa, considerando a mistura obrigatória de 90% de diesel A e 10% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará de R$ 5,05, em média, para R$ 4,87 a cada litro vendido na bomba. 

“Essa redução acompanha a evolução dos preços de referência, que se estabilizaram em patamar inferior para o diesel, e é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado global, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”, diz a companhia./Agência Brasil

Luto: morre em Teixeira aos 102 anos o pecuarista Durvalino Neves


 

Morreu aos 102 anos, na madrugada desta quarta-feira, 3 de agosto, Durvalino Neves de Oliveira, um dos mais antigos pecuaristas do município de Teixeira de Freitas, proprietário da Fazenda Jacutinga, próximo ao distrito de Duque de Caxias. 

Conhecido carinhosamente por “Du”, o patriarca da família Neves estava internado em um hospital de Teixeira de Freitas e morreu por causas naturais. 

O velório do pecuarista ocorreu no Cemitério Reviver Parque, no bairro Colina Verde, e o sepultamento foi realizado no fim da tarde desta quarta-feira, 3./sulbahianews

Saúde e documentos: Sílvio Ramalho, presidente do Consaúde, anuncia Feira Cidadã nos dias 08 e 09 na Policlínica Regional em Teixeira

 


Teixeira de Freitas: O presidente do Consaúde, Sílvio Ramalho, conversou com a Reportagem do Liberdade News, na tarde da última quarta-feira, 03 de agosto, e anunciou a Feira Cidadã, nos dias 08 e 09 (segunda e terça) na Policlínica Regional em Teixeira de Freitas. Silvio Ramalho relatou que o objetivo da Feira Cidadã é atender a Cirurgias de Catarata (sem limites ou quantidades); Ultrassom, Eletrocardiograma, RaioX do Tórax, Mamografia, Odontologia para todos os moradores do extremos sul, que alcança os 13 (treze) municípios que necessitam de atendimentos. "Não precisa passar pela regulação, e nem filas. O atendimento será de forma organizado e direto. Teremos 05 (cinco) carretas equipadas com 12 (doze) gabinetes independentes do Sac Movél", explicou. 

"O tratamento que será dado ao nosso povo será de excelência. Então, venha à Feira Cidadã, faça seu procedimento, faça sua cirurgia. Ainda será ofertado a confecção de documentos", acrescentou Silvio Ramalho. O coordenador da Feira Cidadã, Edvaldo Gomes, relatou que a Feira vai funcionar com fila única e por demanda espontânea. "Será por ordem de chegada. A gente começa os trabalhos entre 07h30 às 08h00, e começa a distribuição das senhas. Vale salientar que as senhas é pessoal e intransferível. A senha é uma pulseira que é colocada no braço do paciente, se alguém tiver aguardando a vaga para outro paciente, o paciente tem que estar na hora para ser atendido, então, o atendimento será até as 17h00, e as pulseiras serão distribuídas ao longo do dia", explicou. 

"Vamos atender Oftalmologia (consulta de exames de vista); Rastreio de Catarata para paciente que já é diagnosticado, ou não diagnosticado. A gente faz todos os exames pré-operatórios (catarata amadora diagnosticada), e o paciente já sai com a sua cirurgia realizada. Teremos também limpeza de lentes, para quem já fez a sua cirurgia de catarata, e que precisa limpar as lentes, e faremos Ultrassonografia, Eletrocardiograma, Raio do Tórax, Mamografia e serviços de Odontologia. Temos em torno de 20 (vinte) dentistas atendendo ao mesmo tempo, com todo procedimento bucal completo', acrescentou. 

"A gente faz o tratamento, a boca do paciente é tratada, com todos os procedimentos necessários e completo. O serviço do SAC também será ofertado, o serviço de cidadania, RG primeira e segunda via, lembrando que a segunda via é paga, mas na Feira será totalmente de graça. CPF e Antecedentes Criminais. Fazendo uma ressalva, todos que não foram atendidos em Caravelas, Itanhém, Medeiros Neto, poderão ser atendidos em Teixeira de Freitas, nos dias 08 e 09 na Policlínica Regional. Teremos em torno de 250 (duzentos e cinquenta) profissionais para atender à demanda e zerar todas as filas possíveis. Todos os procedimentos terão resultados na hora, menos a Mamografia, que terá o prazo de 30 (trinta) dias para a entrega", finalizou o coordenador. 

O presidente do Consaúde, Silvio Ramalho, disse ainda que toda a logística da Feira Cidadão será realizada com muito cuidado e carinho, para atender a Teixeira de Freitas e as cidades vizinhas. "Sejam todos bem vindos. Aqui você vai ter a oportunidade de buscar melhorias para sua saúde, tudo gratuito, e sem limite de atendimentos. Todos serão atendidos", finalizou Silvio Ramalho./Lenio Cidreira/Liberdadenews

No dia do Padre o jucuru net parabeniza o nosso Padre Gilson Ferreira Correia

 


Feliz dia do padre, meu grande amigo e sacerdote Gilson Ferreira Correia, ou simplesmente Padre Gilson! Um dia inteiro dedicado a você não será o suficiente para todas as homenagens e louvor que você é merecedor! 

Sinto muita gratidão em poder contar com a seus conselhos e sua amizade. Sem dúvida, você é um instrumento de Deus! Muitas felicidades no seu dia, querido Padre Gilson! 

Hoje é o seu dia, padre querido, e por isso temos muito para comemorar, pois a importância que você tem em nossas vidas é tão grande quanto as palavras e conselhos que nos dá diariamente. 

Você é feito de carne e osso assim como todos, mas foi tocado pelo Senhor e ouviu o Seu chamado para uma missão que poucos têm a honra de aceitar! 

Toda a nossa gratidão por ser esta pessoa iluminada e por trazer esperança para nossas vidas e nos guiar por um caminho que é pavimentado pelo amor, compaixão e fraternidade. Você é, sem dúvida, um instrumento de Deus! 

Nosso grande sacerdote hoje é o motivo de todas as homenagens e comemorações! Feliz dia do padre, meu estimado mentor e conselheiro Padre Gilson! 

Que a luz de Deus continue iluminando sua jornada e lhe dê a sabedoria para fazer das Suas palavras a voz que nos acalanta e nos traz paz. 

Prezado Gilson, sei que seu coração está voltado para ajudar o próximo e espalhar a palavra de Cristo, mas não posso deixar de parabenizá-lo pelo seu dia e desejar um grande e feliz dia do padre! 

Você é um grande exemplo para mim e todos que têm o prazer de lhe conhecer. Agradeço muito por fazer parte da minha vida! Mais uma vez, um feliz dia do padre para você! 

Hoje, no Dia do Padre, meu coração transborda gratidão por poder homenagear uma pessoa tão especial. Meu querido padre Gilson e bom amigo, você me ensinou muito na vida. 

Sinto que aprendi o que é a fé de verdade através das suas palavras e hoje, me sinto mais perto de Deus. Agradeço de coração por todos os aprendizados e por sempre me apontar o caminho do bem. 

Você é uma pessoa iluminada e merece todas as homenagens neste dia especial. Feliz dia, querido Padre Gilson! 

Dia do padre deveria ser todo dia, pois não há como não agradecermos diariamente a Deus por nos agraciar com pessoas tão boas e sinceras quanto estes mensageiros divinos! 

Hoje vamos celebrar o dia do padre e amanhã também! Felizes somos nós de tê-los em nossa vida! 

Prezado Padre Gilson, amigo e conselheiro. Este é um dia de muita comemoração, pois das datas festivas que temos no ano, esta é a que é dedicada a você! 

Receba minhas homenagens e toda a minha gratidão, pois você é um instrumento de Deus que veio para tornar as nossas vidas mais completas e cheias de amor. Aceite meus votos de uma vida plena e um feliz dia do padre! 

Este é um dia para homenagearmos todos os padres que dedicam sua vida à fé. Eu tenho sorte de conhecer um incrível, que sempre me ensinou muito. 

Querido padre, deixo aqui minha homenagem a você por tudo que significa e representa. Agradeço por me mostrar o caminho do bem e por se preocupar sempre comigo. 

Você é um exemplo de ser humano e sei que a paz e a alegria irão sempre lhe acompanhar. Feliz dia do padre. Agradeço por tê-lo na minha vida! 

Jucuruçu deve muito ao nosso querido Padre Gilson, por tudo.

Homem é espancado e morre na ambulância do SAMU a caminho do HMTF: Vítima encontra-se no IML sem identificação

 


Teixeira de Freitas: O homicídio aconteceu na manhã desta quarta-feira, 03 de agosto, por volta das 10h30, na Avenida Paulo Souto, no Bairro Planalto, em Teixeira de Freitas. De acordo com as informações, a Central de Comunicação do SAMU/192 recebeu uma informação de que um homem teria sido vítima de agressões. Uma unidade composta por 01 médico e socorristas, ao chegarem no local, observou que a vítima estava em estado grave. 

Segundo o médico do SAMU, a vítima falava com dificuldade e apresentava quadro de TCE e fraturas no tórax e costelas. De imediato, os socorristas encaminharam a vítima para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, mas, a caminho da Unidade de Saúde, ele teve uma parada cardiorrespiratória (PCR), vindo a óbito no interior da ambulância. A vítima foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para exames de necropsia. 

A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. O Serviço de Investigação (SI) já deu início às investigações. O delegado da Pasta de Homicídio, Gilmar de Meireles solicitou uma perícia de ação violenta ao Departamento de Polícia Técnica. Segundo informações preliminares, a vítima trata-se de um morador de rua. A vítima segue sem identificação no IML de Teixeira de Freitas./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Porto Seguro ganha Faculdade de Medicina; iniciativa vai atrair universitários de várias localidades


A inauguração da Faculdade de Medicina Atenas aconteceu na noite desta sexta-feira, 29, com a proposta de ser verdadeiro upgrade na saúde, educação e desenvolvimento local, atraindo universitários de várias localidades para Porto Seguro e firmando convênios com prefeituras da região e hospitais para fortalecimento de serviços ofertados na comunidade, a fim de mais pessoas terem acesso aos atendimentos de saúde. 

O sonho da construção e implantação do Curso de Medicina nasceu no ano de 2017. Foram cinco trabalhando para que se tornasse realidade. A área escolhida para o campus fica na BR- 367, logo na entrada da cidade. As obras de construção iniciaram há dois anos e, em julho deste ano, saiu a publicação do credenciamento da Faculdade Atenas, possibilitando o início das atividades. 

As inscrições para o vestibular estarão abertas até o dia 17 de agosto, as provas acontecem no dia 20 e a aula inaugural está agendada para o dia 5 de setembro. Além disso, a instituição tem projetos sociais, estrutura moderna em laboratórios, biblioteca completa e todo o aparelhamento e corpo docente qualificado “para que Porto Seguro, além de ser a Terra Mãe do Brasil, tenha também a melhor Faculdade de Medicina do País”, pontuou o Reitor, Hiran Rabelo./sigaanoticia

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Assistência Social de Vereda realiza nesta quarta-feira atendimentos especiais em Piau


A Secretaria de Assistência Social por meio de equipes especializadas está realizando nesta quarta-feira atendimentos especiais de diversos seguimentos no distrito de Piau. 

Os atendimentos incluem Atualização do Auxilio Brasil e do Cadastro Único além de Atendimento do CRAS Volante e Junta Militar. A ação visa atender as demandas da população que mora mais distante e tem o intuito de facilitar os atendimentos com uma assistência mais humanizada. 

Os profissionais realizarão os atendimentos na escola Liege Dantas a partir das 9h da manhã e solicita a presença de todo cidadão que necessita dos atendimentos citados, além dúvidas e esclarecimentos. 

A Prefeitura Municipal de Vereda por meio de suas equipes se empenham em proporcionar um serviço público muito mais perto do cidadão./focodenoticias

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.