Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 7 de janeiro de 2023

Jucuruçuense teve todos seus documentos perdidos à boa noticia é que os mesmos foram encontrados

Utilidade pública: queremos saber se você conhece WILLIAM TELES DOS SANTOS, ele é do município de Jucuruçu, ele perdeu sua carteira com todos os seus documentos e a mesma foi encontrada na Entrada de Limeira - BA. 

Uma pessoa da Igreja Adventista do Sétimo dia que encontrou. E William Teles dos Santos é de Jucuruçu, não sabemos se ele está morando em Jucuruçu. 

Então avisamos para William Teles Dos Santos, que seus documentos estão com a esposa do Pastor Washington - é só entrar em contato nestes TEL.   Via whatsapp (73) 98190-0929 - (73) 98219-3607. 

Morador do Coqueiro de 82 anos morre no hospital de Jucuruçu

 


Comunicamos com pesar o falecimento do senhor (Antenor Rodrigues Chaves) conhecido por Bibite, 82 anos de idade, seu falecimento ocorreu nesta sexta-feira, (06/01/2023),  por volta das 14: h o senhor Bibite sentiu mal no distrito do Coqueiro onde ele residia - ele foi trazido para o HOSPITAL DR. PAULO SOUTO JUCURUÇU - vindo a falecer em seguida, sua causa morte infecção intestinal. 

O senhor Bibite um morador antigo e muito conhecido no Coqueiro, município de Jucuruçu, ele que era uma pessoa muito amada por toda sua família e tinha amizades por toda região, agradecemos todas as mensagens de conforto recebidas até agora. Sabemos que seu Bibite era uma pessoa muito querida e será sempre lembrado em nosso coração com muita gratidão e saudade. 

E essa dor que ora todos sentem não é uma dor eterna… Deus é tão sábio e misericordioso que ele criou o tempo e o tempo serve para muitas coisas, inclusive para ir amenizando e diminuindo a dor. 

Não que essa pessoa será esquecida, porém a dor vai aliviando, aliviando até uma hora ela permanecer apenas nas suas lembranças, no seu pensamento, e aí essa pessoa querida vai ter apenas um nome: saudade! 

Os nossos pêsames pela sua perda. Posso imaginar o tamanho da sua dor, mas tenha força e não perca a esperança de um reencontro na eternidade. Espero que estas palavras levem um pouco de conforto e paz ao seu coração. É muito doloroso ter de dizer adeus a quem amamos, mas este é o destino final de todos nós e apenas podemos tentar aceitar. 

Quem partiu encontrou agora a paz eterna, mas não desapareceu para sempre. Pois, através de você, do seu amor e da sua saudade continuará presente. E um dia voltarão a encontrar-se na eternidade. 

O velório será na Rua direita, em sua residência, sua família não deu maiores informações sobre o sepultamento, a todos os familiares e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos. 

Sabemos como o senhor (Bibite) era uma pessoa admirável e que com certeza deixará um grande vazio no coração de todos que tiveram a honra e o prazer de conhecê-lo. Seu Bibite era viúvo e deixa 3 filhos e vários netos.

Fugitivo do Espírito Santo morre em confronto com a CIPE em Medeiros Neto


O fato aconteceu na noite desta sexta-feira, 06 de janeiro, na BA 290, Trevo de acesso as cidades de Lajedão e Ibirapuã, no distrito de Medeiros Neto. 

O fato se deu depois que uma guarnição da CIPE/MA – CAEMA trafegava pela rodovia quando os policias perceberam que o indivíduo que trafegava em uma motocicleta ao perceber a aproximação da viatura acelerou o veículo. 

Ao perceber a intenção do condutor da moto, os policias ligaram a sirene e o sinal luminoso na tentativa que o indivíduo parasse, ele acelerou ainda mais e alguns quilômetros à frente ele parou a moto e desceu atirando contra a viatura. 

Diante da ameaça iminente, os policias desceram da viatura e revidaram, na troca de tiros, o suspeito foi alvejado. Socorrido para o hospital de Medeiros Neto, o indivíduo que foi identificado como Estevão Coelho Pereira, 27 anos, não resistiu. 

Estevão era considerado um dos dez criminosos mais procurados da cidade de Barra de São Francisco/ES e tinha contra ele um mandado de prisão expedido pela justiça capixaba por roubo. 

Em poder do suspeito a polícia apreendeu um  revolver Smith & Wesson, cal. 38, modelo 1928, n° 120240, 04 estojos deflagrados, 02 munições picotadas, 06 munições intactas, R$ 400,00 reais em espécie e uma CNH./Bahiaextremosul

Raio mata 14 bezerros na zona rural de Nova Tribuna

 

Raio mata 14 bezerros na zona rural de Nova Tribuna

Um raio matou 14 bezerros tarde desta sexta-feira, 06 de dezembro, na Fazenda Deus Dará, zona rural de Nova Tribuna, distrito de Caravelas. 

Os corpos só foram encontrados na manhã deste sábado quando o vaqueiro foi tirar o leite e percebeu quer estavam faltando bezerros, ele saiu para procurar e encontrou os animais mortos debaixo de uma árvore. 

A informação foi repassada pelo professor Cristiano de Nova Tribuna. O proprietário não informou o prejuízo tomado com a morte das reses./Bahiaextremosul

Criança de três anos é encontrada morta com sinais de estupro; mãe é presa


Salvador: Uma criança de três anos foi encontrada morta nesta sexta-feira (6), em um imóvel na rua Jaqueiro do Carneiro, no bairro da Fazenda Grande do Retiro, em Salvador. A mãe da vítima foi presa por abandono de incapaz, conforme informou a Polícia Civil. 

A Polícia Militar esteve no local do crime e disse que foi acionada para o caso após denúncia de que o corpo da vítima tinha sinais de estupro. 

A Polícia Civil detalhou que a menina estava desaparecida após ter sido deixada pela mãe com outras pessoas que também são investigadas e não tiveram nomes revelados. O Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) realizou levantamentos iniciais e aguarda laudos para apontar as causas da morte. 

A mãe da criança foi apresentada e ouvida na Delegacia de Repressão aos Crimes Contra Criança e o Adolescente (Dercca). O teor do depoimento não foi divulgado. Outras pessoas serão ouvidas na unidade especializada e diligências serão realizadas para esclarecer o caso./G1

Padre Roberto representa Diocese de Teixeira de Freitas – Caravelas no funeral do Papa Emérito Bento XVI


Na manhã desta quinta-feira, 5 de janeiro de 2023, às 09h30 (horário de Roma) e 05h30 (horário de Brasília), aconteceu na Praça São Pedro em Roma, a celebração das Exéquias do Papa Emérito Bento XVI, que faleceu no último dia 31 de dezembro de 2022 às 09h34 (horário de Roma). 

A Santa Missa foi presidida pelo Papa Francisco e concelebrada por cardeais, bispos e sacerdotes do mundo todo. 

Dentre eles, participou da celebração, o Padre Roberto Pereira da Silva, sacerdote da Diocese de Teixeira de Freitas – Caravelas/BA, que está em Roma desde agosto de 2022 para cursar o mestrado em Teologia Espiritual na Teresianum – Pontifícia Facultas Theologica./Pascom

Governador anuncia novos gestores de órgãos da administração estadual

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, na tarde desta sexta-feira (6), os novos gestores estaduais de órgãos, departamentos, fundações e outras estruturas ligadas às secretarias estaduais. A relação com os 19 titulares da gestão pública e uma direção de hospital foi anunciada durante live no canal do Governo do Estado no YouTube.  

Piti Canella é a nova diretora-geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb); Handerson Leite é diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb); Tiago Venâncio assume a direção da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon); entre outros nomes apresentados.  

Durante o anúncio, Jerônimo Rodrigues explicou que alguns gestores que já integravam as unidades foram mantidos. “O fato de trazer alguns nomes que estavam na era Rui para se manter em algumas ações é por conta da competência que essas pessoas demonstraram. A expectativa nossa é de que todos esses órgãos dêem continuidade ao que estava sendo feito, mas, também, trabalhar em novos projetos, para que na nossa linha de atuação possamos renovar", afirma.  

O governador explicou, ainda, que outros 20 nomes devem ser anunciados nos  próximos dias, após avaliação dos últimos currículos apresentados para ocupação dos cargos. 

Relação completa dos gestores estaduais anunciados 

- Alexsandro Freitas Silva – Diretor-presidente da Cerb (Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia) - Handerson Leite - Diretor da Fabesb (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia)   - Luiz Gavazza – Diretor-presidente da BahiaGás (Companhia de Gás da Bahia) - Regina Affonso - Diretora da Fundac (Fundação da Criança e do Adolescente) - Tiago Venâncio - Diretor do Procon (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) - Flávio Gonçalves – Diretor-geral do Irdeb (Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia) - Flávio Machado - Diretor do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) - José Rebouças - Diretor executivo da Prodeb (Companhia de Processamento de Dados do Estado Da Bahia) - Rodrigo Pimentel - Diretor-geral do Detran (Departamento Estadual de Trânsito da Bahia) - Piti Canella, Diretora-geral da Funceb (Fundação Cultural do Estado da Bahia) - José Acácio - Superintendente da SEI (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia) - Socorro Brito, coordenadora-geral do Planserv (Assistência à Saúde dos Servidores Públicos) - Hemerson Cardoso Guimarães, superintendente da Supat (Superintendência de Patrimônio)  - Heber Santana - Superintendente da Sudec (Superintendência de Proteção e Defesa Civil) - Jeandro Laytynher Ribeiro - Diretor-presidente da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional) - José Trindade - Presidente da Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia)  - Lanns Almeida - Superintendente da Bahiater (Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural)   - Saulo Pontes - Superintendente da SIT (Superintendência de Infraestrutura de Transportes)- Carlos Martins - Diretor-presidente da CTB (Companhia de Transportes do Estado da Bahia) - Lucrécia Sarvenini Freitas, diretora do Hospital Geral Roberto Santos(HGRS) /Bahiaextremosul/ Secom

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Dia de Reis: entenda a origem da data comemorativa de 6 de janeiro

 

Nesta sexta-feira, 6, é a celebração do Dia de Reis, uma das datas mais importantes para a religião católica. A celebração é marcada por eventos em diversos locais do país e representa uma homenagem a Jesus, maior símbolo do catolicismo. 

No Brasil, a comemoração do Dia de Reis foi trazida pelos portugueses no período da colonização. Hoje a data é muito tradicional e se tornou parte importante da cultura brasileira.

Em diversos lugares do país, as tradições mais comuns são apresentações do "Terno de Reis", canções de pequenos grupos de músicos com referência a história bíblica dos Três Reis Magos.   

O que é Dia de Reis?

A celebração é uma data comemorativa que está presente no calendário litúrgico da Igreja Católica. A data é referente a aparição dos reis magos ao local do nascimento de Jesus Cristo, com objetivo de ofertar presentes e prestar culto ao menino, considerado filho de Deus. Além do sincretismo, a data marca o fim das comemorações da festa de fim de ano.

O Dia de Reis é celebrado 12 dias depois do nascimento de Cristo, o Natal. A celebração dos reis magos é baseada no texto bíblico, em especial no Evangelho de Mateus, que narra a ida desses magos do Oriente até Belém. 

Dia de Reis é feriado?

Apesar de ser uma data importante no catolicismo, o Dia de Reis não é considerado feriado. A festa era era um feriado nacional até 1967 por ser considerado dia santo, porem sob uma nova legislação, deixou de existir no calendário de feriados oficiais. 

Tradições do Dia de Reis

As tradições do Dia de Reis existem algumas particularidades em diversos locais do mundo. No Brasil, uma das práticas mais consolidadas, são apresentações do "Terno de Reis", canções de pequenos grupos de músicos com referência a história bíblica dos Três Reis Magos. 

   

Na Itália, a tradição mais conhecida é a da “Befana”, que nada mais é que uma senhora, já com alguma idade, que realiza distribuição de prendas às crianças. Em Portugal, existe o tradicional bolo-rei, que traz dentro dele uma fava. Durante o corte, os pedaços são distribuídos às pessoas e quem retirar a fava, deve trazer o bolo para o ano seguinte.

Vídeo - Criança de 09 meses morre após casa pegar fogo no interior da BA


O fato aconteceu na tarde desta quinta-feira, na cidade de Barro Preto, no sul da Bahia. 

Vídeos feitos por moradores mostram a casa em chamas e o resgate da criança feito por vizinhos que arrombaram a porta da casa. 

Desesperados os moradores colocam a criança de pré-nome Henrique no calçamento da rua enquanto aguardam a chegada do socorro.  

Segundo informações as crianças, uma de 09 meses e outra de 03 anos estavam sozinhas na casa, o fogo pode ter começado pela chama de uma vela já que a residência não tinha energia elétrica. 

 

 

 A criança foi socorrida para um hospital de Itabuna mais não resistiu aos ferimentos. Revoltados os moradores tentaram agredir a mãe das crianças./Bahiaextremosul

Teixeira de Freitas é a terceira cidade mais violenta da Bahia em número de homicídios


Teixeira de Freitas: Em 2022, cerca de 1.384 pessoas foram executadas nas 14 maiores cidades do interior da Bahia. Esses números levam em conta apenas municípios com mais de 100 mil habitantes. Mais de 90% dos crimes tem relação com a guerra do tráfico de drogas. Vamos agora ao ranking com as taxas de mortes violentas e homicídios nas 14 cidades com mais de 100 mil habitantes no interior: 

Taxa de mortes violentas 

01°Jequié- taxa de 87,59 mortes violentas 

02°Santo Antônio de Jesus- 85,39 

03°Teixeira de Freitas- 61,71 

04°Feira de Santana- 59,91 

05°Juazeiro- 51,96 

06°Ilhéus- 49,19 

07°Eunápolis- 48,89 

08°Alagoinhas 43,70 

09°Luís Eduardo Magalhães- 43,40 

10°Itabuna- 36,65 

11°Porto Seguro- 34,64 

12°Barreiras 30,83 

13°Paulo Afonso 25,33 

14°Vitória da Conquista 20,12 

Taxa de homicídios 

01°Santo Antônio de Jesus- Taxa de 70,83 

02°Jequié- 63,29 

03°Teixeira de Freitas- 56,28 

04°Juazeiro- 51,14 

05°Feira de Santana- 48,57 

06°Eunápolis- 38,23 

07°Ilhéus- 33,98 

08°Luís Eduardo Magalhães- 33,24 

09°Alagoinhas 26,60 

10°Porto Seguro 25,82 

11°Paulo Afonso- 24,49 

12°Barreiras- 23,57 

13°Itabuna- 21,56 

14°Vitória da Conquista - 11,87 

Por muitas vezes, o município de Itabuna foi o mais violento do interior da Bahia, mas agora, devido a trégua entre Raio A e BDM, os números apresentaram uma redução. A última vez que Itabuna ficou no topo do no mapa da violência da Bahia foi em 2019./Rede Brasil de Notícias

Filho de Bolsonaro chama ex-presidenciável de traíra por ida a posse de Lula


O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) fez postagem no Twitter ‘abrindo fogo’ contra a senadora e ex-candidata a presidente pelo União Brasil, Soraya Thronicke. “Seu conceito de “traíra foi atualizado com sucesso”, escreveu ele, acima de vídeo da ex-presidenciável na posse presidencial, no domingo (1º). 

Em 2018, quando Bolsonaro ganhou a eleição presidencial, Soraya Thronicke apoiava o militar reformado. No ano passado, ela buscou carreira solo, ficando no primeiro turno. Na transição, setores do UB se aproximaram do atual governo federal. “Vou votar com vocês”, disse ela, no vídeo postado pelo filho do ex-presidente. 

Já Eduardo Bolsonaro deixou claro desde o dia da posse que vai fazer oposição dura. No primeiro dia do ano,  ele já postou um card com os dizeres ‘Fora Lula’./vozdabahia

Itamaraju: invasões de terras por indígenas causam tensão entre fazendeiros


O clima é de tensão entre os fazendeiros do extremo sul da Bahia, especialmente na região de Prado, Itamaraju e Monte Pascoal. 

Algumas fazendas já foram invadidas por grupos que se apresentam como indígenas. Essa semana teve um fazendeiro que foi comunicado que sua fazenda será invadida. 

O fazendeiro solicitou uma escota policial para ir na fazenda retirar alguns pertences. 

Vale lembrar que foram divulgados na rede social vários vídeos com os supostos índios expulsando os fazendeiros das propriedades./Política Livre

Ministro das Cidades anuncia retorno do Minha Casa, Minha Vida


O ministro das Cidades, Jader Filho, assumiu nessa terça-feira (3) o cargo, em Brasília. Ao discursar, disse que o governo vai retomar o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. 

Destacou que a gestão da pasta terá destaque para reconquistas sociais. Segundo o ministro, durante a pandemia de Covid-19 mais de um milhão de pessoas foram despejadas ou ameaçadas de despejo. Além disso, ele citou números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) de 2019 que apontam déficit habitacional de 5,9 milhões de moradias no país. 

“Precisamos reconstruir quase tudo nesta pasta, incluindo o Minha Casa, Minha Vida. Um programa tão importante neste país, reconhecido pela população, mas que havia sido descontinuado”, afirmou. 

Saneamento básico 

Ele garantiu que pretende dar atenção aos programas de saneamento básico. “Em 2020, foi aprovado o Marco do Saneamento. Não vamos limitar o investimento privado em saneamento. 

Ao contrário, vamos incentivar, mas sabemos que, em muitas áreas do país, especialmente nas mais pobres, justamente onde há pouco ou nenhum tipo de saneamento, não há interesse da iniciativa privada em investir. Nessas áreas, o poder público precisa agir”, garantiu. 

Jader Filho também defendeu diálogo com movimentos sociais e anunciou a criação de Secretaria Nacional de Políticas para Territórios Periféricos. 

“São vocês [integrantes de movimentos] que trazem a experiência e a demanda organizada de parcela da população que ficou desistida nos últimos anos”, concluiu./portalcorreio

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Nota de Pesar: Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas lamenta morte da servidora Luzia de Andrade

 


Teixeira de Freitas: A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas informa, com pesar, o falecimento de Luzia de Andrade nesta quinta-feira (05). Luzia foi professora da Escola Municipal Alfredo Felix Correia, situada na Zona Rural de Teixeira de Freitas. 

Neste momento de dor, a gestão municipal expressa seus sentimentos à família e aos amigos, e agradece pelos anos de trabalho dedicados ao município e à população teixeirense./Liberdadenews/Ascom

PM de Teixeira de Freitas, Medeiros Neto e 8ª COORPIN elaboram ações para continuar combatendo a criminalidade


Os comandantes da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e da 44ª CIPM, majores Benedito José Barbosa Neto e Sheyla Kelly Ravani Rodrigues se reuniram na tarde desta quinta-feira (5), com a coordenadora da 8ª Coordenadoria de Polícia do Interior (COORPIN), delegada Valéria Chaves. A reunião foi na sede da coordenadoria, na cidade de Teixeira de Freitas. 

O objetivo do encontro dos comandantes com a delegada foi analisar os índices de criminalidade de 2022 e elaborar ações conjuntas para este ano, referentes a segurança pública em Teixeira de Freitas, que é área de atuação da 87ª CIPM, e em Medeiros Neto, Itanhém, Lajedão, Ibirapuã e Vereda, de responsabilidade da 44ª CIPM. 

“Planejar ações em conjunto com a 44ª CIPM e com a nossa coirmã Polícia Civil é muito importante para estarmos mais bem preparados para combater os criminosos que agem juntos ou separadamente nessa região”, disse o major Neto. “O crime evolui e expande territórios a cada instante, principalmente o tráfico de drogas, por esta razão, o trabalho em conjunto dessas duas unidades policiais militares e da coordenadoria, com certeza, trará resultado positivo para a segurança, tanto na prevenção quanto no combate ao crime”, completou a major Kelly Ravani./87ª CIPM

Adolescente de 17 anos está desaparecido em Teixeira de Freitas: Mãe está em desespero


Teixeira de Freitas: Nossa equipe de reportagem foi procurada esta quinta-feira, 05 de janeiro, por uma mãe, moradora do Bairro Cidade de Deus, em Teixeira de Freitas, informando que seu filho, Henrique de Oliveira Souza, de 17 anos, está desaparecido. 

De acordo com informações da mãe, Márcia Santos, Henrique mora com sua família e teria saído de casa, no último domingo (01), e não deu mais notícia. "Ele não falou para onde estava indo, e não mais voltou. Ele não tem costume de fazer isso", disse a mãe. 

A ocorrência policial foi registrada na última terça-feira (03). A mãe pede a todos que tiver alguma informação sobre o paradeiro do Henrique, entrar em contato com a Polícia Militar (190) ou com a Polícia Civil (197), ou pelo telefone (73) 99829-6630. Sua identidade será preservada./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Golpe do IPVA 2023: boletos falsos circulam em vários estados


Agora é hora de preparar o bolso, porque os boletos começam a chegar, e o IPVA 2023 é um deles. É importante ficar atento para não cair no golpe do boleto falso. 

Funciona assim: o golpista envia um boleto por SMS, e-mail ou WhatsApp, mas o boleto é falso. Ao pagar, você perde dinheiro e seu IPVA 2023 continua pendente. 

De acordo com o Detran, as secretarias estaduais de Fazenda, que são responsáveis pelo IPVA, enviam o boleto físico via Correios em 11 estados e no Distrito Federal. Nos outros estados, o boleto é disponibilizado eletronicamente no site oficial desses órgãos. Portanto, se alguém ligar ou mandar mensagem se passando por funcionário do Detran ou das secretarias, muito provavelmente trata-se de um golpe. 

IPVA 2023 

Cobrado anualmente, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) conta com regras, valores e calendários diferentes em cada estado e no Distrito Federal. O valor do imposto é calculado com base no valor de mercado do veículo, definido na tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)./Dinheiro em dia

Entenda como será o funeral de Bento XVI


O funeral do Papa Emérito Bento XVI despertou muitas dúvidas e curiosidades para os leigos, já que esta é uma celebração que entrará para a história da Igreja Católica, já que era um papa emérito e a cadeira do Papa não está vacante. 

 Um dos pontos que será destacado é a missa fúnebre presidida pelo Papa Francisco que deve começar às 9h30, horário local e 5h30, horário de Brasília. Francisco deve realizar sua homilia na missa, que será concelebrada por cerca de 120 cardeais, 400 bispos e quase 4.000 padres. 

Ao final da celebração, Papa Francisco pronunciará “A Comenda Final e o Adeus” em latim: 

"Gracioso Pai, encomendamos à tua misericórdia o Papa Emérito Bento, a quem fizeste sucessor de Pedro e pastor da Igreja, um pregador destemido da tua palavra e fiel ministro dos mistérios divinos". 

O coro deve cantar, também em latim: 

"Que os anjos vos conduzam ao Paraíso; que os mártires venham e vos acolham e vos levem para a cidade santa, a nova e eterna Jerusalém". 

Sepultamento

O corpo de Bento XVI será colocado em um caixão feito de madeira cipreste, junto com itens de vários papas, moedas e medalhas que foram utilizadas durante seu pontificado. 

O Papa emérito utiliza paramentos simbolizando seu papel como papa e bispo, e junto dele será colocado um tubo de chumbo com uma escritura em latim listando com pontos de destaque em seu pontificado. 

O caixão do cipreste será fechado na presença de alguns assessores próximos, como o arcebispo Georg Ganswein, secretário de Bento XVI, e outros funcionários do mosteiro onde viveu depois de renunciar ao papado em 2013. 

Os responsáveis por carregar o caixão de cipreste de volta à basílica para um serviço privado no qual ele será selado e envolto em fitas. Em seguida, ele será colocado em um segundo caixão, feito de zinco que será soldado. E por fim, será colocado em um terceiro caixão de madeira maior. 

Bento XVI será enterrado de acordo com seus desejos, simples e no mesmo local nas criptas sob a Basílica de São Pedro, onde o Papa João Paulo II foi originalmente enterrado em 2005, antes de seu corpo ser realocado para uma capela na basílica em 2011. O sepultamento será um serviço privado./G1

Uma mulher morre e outras três pessoas são baleadas em ação criminosa na Zona Rural de Mucuri: Polícia investiga o crime


Mucuri: O homicídio aconteceu na manhã desta quarta-feira, 04 de janeiro, por volta das 06h30, em uma estrada vicinal que dá acesso à Belo Cruzeiro, zona rural do município de Mucuri-BA. De acordo com as informações, a Polícia Militar foi informada que 06 (seis) pessoas estavam em um veículo Ford/Ka, de placa policial KYA-2F01, que teria saído do distrito de Taquarinha, sentido à Belo Cruzeiro, quando foram interceptados por outro veículo. 

Deste veículo saíram 02 (dois) homens, portando armas de fogo, os quais já chegaram atirando nas vítimas. Ainda de acordo com as informações, o condutor do veículo, identificado pelo vulgo de "Ferrim", seria o alvo da ação criminosa. A mãe do condutor do veículo, que estava no carona, foi baleada na região da cabeça e veio a óbito no local. A vítima fatal foi identificada como sendo, Maria Aparecida das Neves Moreira Santos, de 52 anos, natural de Carlos Chagas/MG. 

A polícia acredita que Maria Aparecida tentou salvar a vida do filho quando foi baleada na testa. Mesmo baleado, o filho da vítima conseguiu fugir. Das outras 04 pessoas que estavam no interior do veículo, uma foi baleada de raspão na barriga e outra no braço. As vítimas feridas não foram identificadas. O motorista (alvo), fugiu ferido, e até o fechamento desta reportagem não foi encontrado./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Homem é preso suspeito de matar e enterrar mulher no quintal de casa em Porto Seguro

 


Um homem de 48 anos foi preso em flagrante, nesta última terça-feira, 3 de janeiro, suspeito de matar e enterrar a companheira no Assentamento Chico Mendes, em Porto Seguro. 

Homem é preso suspeito de matar e enterrar mulher no quintal de casa em Porto Seguro. 

Segundo a Polícia Civil ao jornal A Tarde, a vítima foi identificada como Marlene de Jesus Nunes, de 56 anos. O corpo dela estava enterrado no quintal do imóvel do casal, debaixo de uma mangueira. 

Ainda de acordo com a polícia, os instrumentos que podem ter sido usados para matar e enterrar a mulher foram apreendidos. Os materiais não foram especificados. 

O suspeito responde por feminicídio e ocultação de cadáver. A 23º Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis), acompanha o caso./teixeiranews

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Três pessoas da mesma família morrem em acidente na BR-101, no extremo sul da BA

Acidente aconteceu na cidade de Eunápolis, no extremo sul do estado. — Foto: Redes socias

Três pessoas da mesma família morreram em um acidente de carro na BR-101, na cidade de Eunápolis, no extremo sul da Bahia. Elas eram mãe, filha de oito anos e cunhado. Segundo a Polícia Rodoviária federal (PRF), a batida aconteceu na terça-feira (3). 

Uma foto tirada por pessoas que estavam no local mostra os dois carros destruídos após a colisão. A parte direita do carro branco foi totalmente comprometida. 

Duas das vítimas morreram no local e uma foi socorrida para o Hospital Regional de Eunápolis, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo testemunhas, todas elas estavam no carro branco, que tentava fazer uma conversão na pista. O carro comporta apenas cinco pessoas, mas no momento do acidente, seis estavam dentro do veículo. 

Além das três mortes, cinco ficaram feridos. Dois estão em estado grave e um foi liberado com ferimentos leves. 

O motorista do carro preto também teve ferimentos leves e foi liberado do hospital./g1 Bahia.

Major Kelly Ravani assume o comando da 44ª CIPM/Medeiros Neto


Na manhã desta quarta-feira, 04 de janeiro, a Major Sheyla Kelly Ravani assumiu o comando da 44ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sediada em Medeiros Neto. A unidade é também responsável pelo policiamento ostensivo em Itanhém, Ibirapuã, Lajedão e Vereda. 

A solenidade de transmissão do cargo aconteceu no auditório da sede da Companhia e foi presidida pelo Coronel Vanderval Meneses Ramos, comandante do policiamento da região Sul. 

A plateia do evento foi formada por outras familiares e autoridades civis e policiais, como o comandante da CIPE Mata Atlântica, o tenente-coronel Amilton Almeida, o comandante da 87ª CIPM/Teixeira de Freitas, Major PM Neto, além do comandante do 18º GBM, tenente-coronel Helber Viana, policiais civis (8ª Coorpin), os prefeitos Calixto Ribeiro (Ibirapuã) e Mildson Medeiros (Itanhém), o presidente da OAB Teixeira de Freitas, dr. Daniel Moraes, entre outros participantes da sociedade. 

O major Wesley Noguchi deixa o comando da 44ª CIPM/Medeiros Neto após um ano e 10 meses no cargo. Ele leu uma mensagem de agradecimento e satisfação, enalteceu a tropa, família e parceiros. Em seguida, recebeu uma das mais altas condecorações da PM baiana: a Medalha do Mérito Marechal Argolo Visconde de Itaparica. 

Ele teve inaugurada sua foto na "Galeria de Comandantes" da unidade sob aplausos. 

A Major Sheyla Kelly Ravani é a primeira mulher a comandar a 44ª CIPM/Medeiros Neto. Anteriormente, ela comandava a 43ª CIPM/Itamaraju, onde estava há quase três anos, sendo também sua terra-natal. 

A oficial teve passagens anteriores, em funções diferentes, na própria 43ª CIPM, além de atuar no 9º Batalhão de Polícia Millitar/Jequié, na Polícia Rodoviária Estadual, no Colégio da Polícia Militar e no 13º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação/Teixeira de Freitas, no qual foi subcomandante. 

Segundo ela, o momento é de conhecer Medeiros Neto e a área de responsabilidade, observar o trabalho que vem sendo feito até então, estabelecer diálogos e contar com o apoio das instituições e órgãos parceiros no que compete a cada um. 

Ela também reiterou o papel da imprensa e da comunidade, entre outros aspectos, e parabenizou o major Wesley Noguchi, seu antecessor e amigo./.MDD

Veículo cai em buraco de 40 metros no trecho interditado da BR 101 entre Teixeira e Itamaraju: Três pessoas ficaram feridas


Teixeira de Freitas: O resgate aconteceu na madrugada desta quarta-feira, 04 de janeiro, por volta das 00h25, no KM 817 da BR-101, no município de Teixeira de Freitas. De acordo com as informações, os bombeiros foram solicitados pelo CICOM/190 para uma ocorrência de acidente, e ao chegarem no local, confirmou o fato. 

A guarnição averiguou que um veículo Peugeot, de placa policial RTO-6B46 (Mercosul), caiu de uma cratera de aproximadamente 40 metros de altura. A cratera foi aberta após as intensas chuvas do mês de dezembro, e está entre os municípios de Itamaraju e Teixeira de Freitas. A guarnição deu prosseguimento ao resgate em altura. 

Segundo os bombeiros, utilizando-se de técnicas de rapel e salvamento em altura, foram resgatadas 03 (três) vítimas, Tiago Borsato Quesada, de 39 anos, Vitor Luiz Valêncio, de 50 anos e Carlos Eduardo Boscolo de 44 anos. As vítimas não apresentavam grandes ferimentos, apenas escoriações, e foram entregues aos cuidados da Médica, Drª Carol, do SAMU/192. 

Patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local e realizaram os procedimentos legais./Lenio CIdreira/Liberdadenews

Manhã sangrenta em Mucuri- uma mulher morta e quatro baleados na zona rural


O crime aconteceu por volta das 6h30 da manhã desta quarta-feira, 04 de dezembro, na estrada de acesso a Belo Cruzeiro, zona rural de Mucuri. 

Segundo informações da polícia, cinco pessoas estavam em um veículo que saiu de Taquarinha com destino a Belo Cruzeiro quando o carro foi fechado por outro automóvel que os seguiam. 

Manhã sangrenta em Mucuri-  uma mulher morta e quatro baleados na zona rural. 

Do interior do carro saiu dois homens amados já atirando contra as vítimas. Maria Aparecida das Neves Moreira, de 52 anos, natural de Carlos Chagas/MG, de mãe do condutor do veículo e, segundo a polícia, possível alvo dos atiradores foi baleada na testa e morreu no local.


A polícia acredita que Maria Aparecida tentou salvar a vida do filho quando foi baleada na testa. Mesmo baleado, o filho da vítima conseguiu fugir. As outras três pessoas também foram baleadas e socorridas para o hospital./Bahiaextremosul

Férias! Três dicas para se divertir em família


Descansar na companhia da família ou de amigos é algo muito agradável! Com a proximidade do fim do ano, a contagem regressiva para colocar o pé na estrada já começou. Para muitos, apenas pesquisar fotos do próximo passeio já diminui o estresse. 

As crianças ficam ansiosas e não param de falar nisso. Então, finalmente, chega um dos dias mais aguardados do ano: ‘partiu férias’! Mas para aproveitar bem o tão esperado e merecido descanso, é preciso ir com calma e tomar alguns cuidados. Confira essas dicas para sua viagem e divirta-se com toda a família! 

1.     1.    Faça uma programação equilibrada – Não leve uma rotina estressante para as férias. Reserve uma boa quantidade de tempo livre para fazer coisas não programadas. Um dos grandes benefícios disso é ter tempo para pensar e refletir sem a pressão de uma agenda apertada. Assim, você vai se sentir livre da correria imposta pelo relógio. Por isso, tente desacelerar de verdade! 

2.     Fortaleça a família – As férias oferecem aos pais a oportunidade de passarem tempo de qualidade com os filhos. Nem sempre as crianças levarão para a vida adulta a viagem ou o passeio mais incrível, e sim os momentos felizes em família. Os pais podem ajudar a construir boas lembranças por fazerem coisas simples, como brincar com massinha de modelar e cozinhar juntos.

3.     Limite o uso de aparelhos eletrônicos – Celulares, tablets e os videogames desviam facilmente a atenção das crianças e dos adolescentes do que é mais importante.

4.     Assim, os pais podem limitar o tempo que os filhos passam usando esses aparelhos. 

No site JW.ORG, o artigo Por que é bom fazer atividades criativas? traz algumas dicas práticas para os pais. Para as crianças, a animação em vídeo Use bem o seu tempo mostra como o uso exagerado da tecnologia pode ser ruim. 

Além dessas coisas, não descuidar da saúde (a pandemia ainda não acabou) e se prevenir contra a criminalidade são pontos que também merecem atenção. E é bom lembrar: tire tempo para apreciar a natureza e curtir uma boa leitura — hábitos muitas vezes esquecidos no nosso dia a dia corrido. 

Algumas dessas dicas foram extraídas do site JW.ORG, que disponibiliza gratuitamente um ‘cardápio’ variado para leitura na hora do descanso. Com um bom planejamento, o período de lazer será melhor aproveitado por todos na família. Boas férias!

PORTA-VOZ DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

Nasci pra cantar e encantar: Conheça Alisson Costa, o menino arrasta multidões com o seu carisma e o seu charme no mundo da música

Vamos conhecer um pouco da vida e história desse artista mirim "Alisson Costa o Garoto do Arrocha" que nasceu para brilhar e encher a sua família e seus fás de orgulho. 

O pequeno Alisson Costa o Garoto do Arrocha, que começou cantar quando tinha apenas dois anos de idade, é um verdadeiro sucesso nas redes sociais. O garoto natural da cidade de Itamaraju - BA, no extremo sul da Bahia, vem sendo a grande atração nas redes sociais ao surgir cantando um dos sucessos de sofrência e vários outros ritmos: a música 'Nosso amor chegou ao fim '. 

Cancela esse amor, Ce tem meu whatzapp, segundo seu pai Ozeias Lopes, Alisson Costa demonstrou interesse pela música desde criançinha. "Através do rádio televisão e vendo shows, que é ele demonstrou apreço por instrumentos. Ele é apaixonado por som. Se chegarmos nos lugares onde estiverem crianças e, ao lado, um som ligado ele esquece as crianças e vai acompanhar a música", afirmou. 

Há um bom tempo que o jucurunet vem observando o talento e desenvoltura do pequeno (Alisson Costa), pois ele se apresenta muito bem nos palcos e se interagem brilhantemente diante do público. 

Uma criança de 11 anos tocando um instrumento musical um internauta deixou a opinião dele a respeito do talento do menino Alisson: “Eu só acho que essa criança deve ser a reencarnação de algum músico, porque não é possível,” disse uma internauta. “Tem hora que Deus dá uma boa resposta e manda uma criança no nível tão alto que nem corpo de criança segura,” falou uma seguidora do jucurunet. “Tocando rápido e com poucas notas, só pode ser a reencarnação de algum integrante dos grandes artistas em vidas passadas,” ressaltou outro.

 

Então vamos ver uma entrevista com o nosso grande talento mirim 'Alisson Costa o Garoto do Arrocha'. 

Jucurunet: Nome completo - idade -R: Alysson Silva da Costa. 11 Anos

Jucurunet:Naturalidade?R: Itamaraju-Ba

Jucurunet: Quem são seus pais?R: Ozeias Lopes da Costa e Adriana Alves da Silva.

Jucurunet: Quantos irmãos você tem? R: 3

Jucurunet: Quando foi que você descobriu que levava jeito para cantar e quem lhe incentivou? R: Aos 2 anos de idade quando meu pai me deu meu primeiro instrumento, um cavaquinho. O mesmo foi meu grande incentivador.

Jucurunet: onde foi e quando foi a sua estreia no palco?R: Ressacão da Cidade baixa em Itamaraju.

Jucurunet: Você tinha quantos anos quando você cantou a primeira vez para o público? R: 5 anos

Jucurunet: Como foi encarar o público? R: foi muita felicidade cantar para as pessoas e elas gostarem

Jucurunet: Você já enfrentou muitos desafios nesse período em que você está atuando como cantor? R: Pra mim a maior dificuldade e as estradas que demorar pra ir prós shows o resto e só alegria.

Jucurunet: Você teve sempre no seu show a mistura de ritmos como o arrocha, o forró e agora junta o sertanejo. Você precisou se adaptar ou as músicas se encaixam em todos esses ritmos? R: tenho facilidade para todos os ritmos Jucurunet: Como você acha que o público recebe essa "sofrência" sua? R: O público gosta e me recebe bem.

Jucurunet: O Alisson Costa já participou de algum programa de Rádio ou TV?R: Rádio extremo sul

Jucurunet: Qual o cantor que você mais procura imitar? R: Eu admiro Ciel Rodrigues.

Jucurunet: Como surgiu a participação de Cassiane com o Alisson Costa? R: sempre quando ia treinar ela tava junto aí um dia ela participou do treino e gostou

Jucurunet: Alisson Costa está estudando? Você está em qual série R: Sim. 7° ano.

Jucurunet: O Alisson Costa ainda consegue andar na Rua sem ser reconhecido? R: Aqui na cidade sou bastante conhecido.

Jucurunet: Como é sua relação com a internet na divulgação de sua carreira? R: Por eu ser criança quem mais divulga meu trabalho na internet e meu pai.

Jucurunet: Como você enxerga sua carreira daqui pra frente?R: correr a trás e lutar pra ser reconhecido em todo Brasil

Jucurunet: Como um novo artista mirim, qual sua maior dificuldade na música? R: fazer novos trabalhos pra divulgar, por questão financeira.

Jucurunet: Quando você pensa em sucesso na música, que artista ou outro profissional lhe vem à cabeça? E o que essa pessoa tem que você mais admira? R: Pablo. Ele e um artista famoso muito estiloso e canta o mesmo estilo que gosto.

Jucurunet: Quando a dificuldade vem, em que ou quem você mais se apega, para não deixar tudo pra trás? R: em Deus e no meu pai.

Jucurunet: E essa história do arrocha valorizar a sofrência. Como é que surge essa música feita para os casais apaixonados, o público romântico? R: a sofrência e a demonstração dos sentimentos. O sofrimento e transformado em arrocha.

Jucurunet: Qual música que você mais aposta que possa ser sucesso no futuro? R: ainda não componho música mas tô chegando lá.

Jucurunet: Qual a importância de um empresário e escritório na carreira de um novo artista? R: e muito importante para aparecer muitos contratos e ser mais reconhecido.

Jucurunet: Quem é o seu empresário ?R: meu pai Ozeias Lopes, jovem letreiros e Pebinha Alves.

Jucurunet: O que é feito com o dinheiro que o Alisson Costa ganha e como ele é investido ?R: para comprar minhas coisas como roupa prós shows e recentemente comprei meu celular com o dinheiro dos shows.

Jucurunet: Geralmente o público acha que a vida de cantor é super glamorosa. Que glamour você deixou entrar na sua rotina? E o que não é nada glamoroso na vida de cantor? R: Por enquanto nenhum glamour ainda.

Jucurunet: O que te faz Feliz? R: minha família e a música.

Jucurunet: O que te deixa triste e infeliz? R: ficar longe da minha família.

Jucurunet: Qual o seu cantor predileto? R: Ciel Rodrigues

Jucurunet: Um artista que te marcou? R: Ciel Rodrigues

Jucurunet: Quais são seus cuidados com a sua voz? R: Beber bastante água natural e treinar todos os dias

Jucurunet: Qual foi a coisa mais bizarra que te aconteceu em suas apresentações? R: o um homem no bar pegou meu celular na frente de todo mundo e carregou e depois voltou e entregou.

Jucurunet: Se você não fosse cantor o que você gastaria de ser? R: técnico de informática.

Jucurunet: O que mudou na sua vida depois de se tornar cantor? R: com o dinheiro dos shows consigo ter algumas coisas que quero

Jucurunet: Quais são os planos  para o futuro? R: ser um artista famoso e ter uma boa condição financeira.

Jucurunet: Qual conselho você daria para os jovens de hoje que sonham em seguir a carreira de cantor? R: Não desistir dos seus sonhos e não desanimar pelas críticas negativas.

Jucurunet: Qual é a sua concepção de família? R: minha família e minha base.

Jucurunet: Quais os estilos de músicas que te inspiraram quando você começou a sua carreira de cantor? R: arrocha.

Jucurunet: Qual sua comida preferida? R: lasanha.

Jucurunet: Um prazer? R: cantar, e praticar alguns esportes com meus amigos.

Jucurunet: Até que ponto a união e a presença da família  te ajudaram na construção do seu sucesso profissional? R: minha família me apoia e não me deixa desistir aí fico mais seguro.

Jucurunet: Como encontrar Alisson Costa nas redes sociais? R: no Instagram @alysson_costa_oficial no Facebook Alysson Costa

Jucurunet: Qual a mensagem o querido Alisson Costa gostaria de deixar para os fãs, amigos e familiares? R: obrigada a todos por me apoiar, não conseguiria seguir sem vocês do meu lado sou grato a vocês.

O jucuru net deseja muita sorte e sucesso ao pequeno artista [Alisson Costa] agrademos também em especial o seu pai seu "Ozeias Lopes da Costa", por nos conceder esse bate papo com o seu filho. Estaremos aqui na torcida deste artista nato. 

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.