Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 2 de julho de 2022

Cantor capixaba lança música que conta história de homens em relacionamento abusivo

O cantor capixaba Lucas Lacerda lançou nesta sexta-feira (01) o seu novo clipe: "Só Nos Baldim". O lançamento da canção autoral foi em seu canal do YouTube e em todas as plataformas digitais. 

Segundo o artista, a música relata a história de um rapaz que vivia um relacionamento abusivo. "Pois a sua companheira não o deixava sair para jogar bola, beber uma cervejinha e pescar com os amigos. Até que, um belo dia, o protagonista dessa história resolveu mudar. 

Confira na integra / Lucas Lacerda - Só nos Baldim (Clipe Oficial)

O restante vocês podem conferir lá no meu Canal Oficial, assistindo o clipe completo", brinca o cantor. 

Ele é jovem e dono de uma voz marcante, que tem embalado as noites capixabas. Aos 24 anos, Lucas Lacerda é natural de Vila Velha e é morador de Marcílio de Noronha, Viana. Desde os 6 anos nos palcos, bares e casa de shows, Lucas já teve diversas participações em programas locais e nacionais. E o jovem cantor sonha alto e quer levar sua voz para o mundo. 

Com um timbre diferenciado, o artista possui várias composições e, atualmente, está trabalhando com canções que variam entre o sertanejo universitário, forró, piseiro e arrocha. 

Trajetória 

Lucas começou bem cedo, com o nome de "Luquinhas Show", e sempre mostrou amor à música. Aos 14, bateu o martelo e decidiu que seguiria a carreira profissional.

“Por influência do meu avô, que toca acordeon, comecei com o teclado e voz e, nessa caminhada, fui me apresentando em casas de show. Depois, tive a oportunidade de participar em programas de rádio aqui no Espírito Santo e Minas Gerais. Participei de programas de televisão aqui do Estado e também em rede nacional no Programa do Ratinho. Lá, no Programa do Ratinho, foi uma experiência muito boa para mim, única e surreal na minha vida. Até hoje me lembro daquele momento. Foi muito bom”, contou.

E nessa caminhada Lucas já esteve no mesmo palco com vários artistas locais e nacionais, como Alemão do Forró e Amado Batista. 

Ele, que se inspira e admira Gusttavo Lima, deseja um dia dividir o palco com o cantor, que já mandou uma mensagem para ele, quando tocou em Guarapari.

O jovem cantor, que vive exclusivamente da música, conta que está com a agenda cheia e projeta sonhos. “Meu maior sonho na música é que meu trabalho venha a ser reconhecido também em nível nacional e, quem sabe, em nível internacional. 

A gente tem de pensar grande e acreditar. Sonho também em ir longe com  uma música autoral que eu tenho. Quero decolar e ser uma referência da música capixaba e "Brasileira." Lucas tem o pensamento positivo em relação ao futuro. "O músico tem oportunidades de tocar em vários locais. Tem de estar por dentro do mercado, saber o que está rolando no meio musical e aprender sempre." 

Autor de diversas composições, como "Chame o Uber, aí" e "Beijo no Altar", ele faz um agradecimento: “Agradeço o apoio de todos meus seguidores, o pessoal que vai aos shows. Todos são muito importantes para mim. Estou à disposição para qualquer um que queira me contratar. Quero levar alegria ao povo. Ainda mais depois dessa pandemia, onde ficamos parados”, finalizou. • //agoraes

O artista 

Cantor e compositor de sertanejo, forró, piseiro e arrocha, Lucas Lacerda é autor de diversas composições, como Chame o Uber, aí e Beijo no Altar. Já teve diversas participações em programas locais e nacionais, a exemplo do Programa do Ratinho (TV Tribuna/SBT). 

Ficha técnica 

Música: Só nos Baldim

Data de lançamento: 1º de julho

Produção musical: Rian Ewald (Estúdio REW, em Viana)

Guitarra: Marlon Santana

Sanfona: Marlon Santos

Teclado: Danilo Carvalho

Captura de imagens: Dhones Ferraz 

Matéria relacionada: 

CANTOR CAPIXABA LUCAS LACERDA, compõe música para homens que sofre Relacionamento Abusivo.

Mano Walter atrai milhares de pessoas para o 38º Arraiá da Curindiba em Vereda.

O 28º Arraiá da Curindiba em Vereda começou nesta sexta feira, 1º de julho, com centenas de pessoas que lotaram o circuito da festa e a quadra poliesportiva. O vaqueiro alagoano, Mano Walter, principal atração da noite, animou os forrozeiros que dançaram e cantaram ao som de músicas antigas e atuais do vaqueiro. 

A abertura aconteceu na sexta feira (1º), com apresentação das escolas municipais que deram um show de dança e coreografias, e encantaram a todos os presentes com muita animação.  

Organizada pela Prefeitura Municipal com apoio do Governo do estado e da BahiaTursa, o circuito foi todo decorado com temas juninos. Barracas de comidas e bebidas típicas, palco, iluminação, segurança e toda estrutura foi pensada para oferecer o conforto que os forrozeiros merecem. 

Outro ponto positivo do Arraiá é o incentivo ao comércio local e a geração de rendas para a cidade. O Arraiá da Curindiba já faz parte do calendário cultural e é aguardado com muita ansiedade pelos comerciantes local. 

Várias autoridades prestigiaram a festa, entre elas estavam Silvio ramalho, prefeito de Caravelas, Mildson Medeiros, prefeito de Itanhém, deputado Robinho, deputado Ronaldo Carlleto e vereadores de várias cidades da região. 

“Festa bonita, organizada, sob o comando do prefeito estourado da Bahia, meu amigo Manrick, alegria pra todo mundo, a cidade está intransitável por que é muita gente e festa só serve assim, se for muita gente com muita alegria”. Robinho. 

Feliz da vida, o prefeito Manrick Teixeira, disse que preservar a cultura, principalmente a cultura nordestina, é conservar viva as nossas raízes culturais, e Vereda tem conseguido manter essa tradição cultural com a realização do 28º Arraiá da Curindiba. 

“Festa maravilhosa, um povo alegre, um artista maravilhoso que é Mano Walter, mas a principal atração do Arraiá da Curindiba é esse povo maravilhoso que tá aqui hoje, meu coração tá em festa. 

Nesse período de pandemia, todo mundo acanhado e é a primeira festa, e assim, pra mim é uma alegria imensa, só é motivo de agradecimento, agradecer as pessoas que me ajudam na minha caminhada, ao meu grupo político, ao povo de Vereda e a vocês, o povo né?. 

A gente tem uma equipe muito boa, a prefeitura de Vereda hoje tem 563 funcionários, uma equipe determinada, uma equipe que trabalha incansavelmente, isso é trabalho em equipe, queria agradecer também a ajuda do meu governador Rui Costa, o governo do estado que esteve presente comigo nessa caminhada, é muito gostoso quando você tem um time forte” disse o prefeito.  

Neste sábado (02) Ciel Rodrigues, comanda a festa junto com atrações locais, já no sábado (03) é a vez do Trio Forrozão encerrar os festejos juninos na cidade de Vereda.

Prefeito Mildson parabeniza itanheenses pelo 2 de Julho; “O povo baiano seguirá dando exemplo para o país!


Em homenagem ao dia 2 de Julho, Independência da Bahia, o prefeito de Itanhém, Mildson Medeiros, enviou mensagem lembrando um pouco da história e exaltando e parabenizando o  povo baiano, especialmente os itanheenses. 

“O sol hoje brilhará mais forte na Bahia. A verdadeira independência do Brasil se deu foi aqui. O povo baiano luta todos os dias com muita fé em Deus, trabalho e coragem, e está representado em todo país na área empresarial, na medicina, educação, esporte, além de termos a melhor mão-de-obra em diversos setores da indústria e comércio. Nós, os baianos, somos destaque pela nossa alegria, receptividade, musicalidade e diversidade cultural. “Hoje, assim como no passado, nós continuamos nossa luta pela liberdade, pela democracia, pela independência nacional. 

Quero aqui parabenizar todos os baianos, em especial o nosso povo itanheense, e dizer que o 2 de Julho precisa ser lembrado e celebrado com muito respeito, porque a luta pela democracia é a nossa maior bandeira e, nesse sentido, o povo baiano seguirá dando exemplo para o país”, enfatizou o prefeito Mildson. 

O 2 de Julho marca a definitiva expulsão das tropas portuguesas da Bahia, em 1823, pois, apesar de a independência do Brasil ter sido declarada em 1822, as tropas portuguesas procuravam manter a província da Bahia sob domínio da antiga metrópole e foi exatamente naquele momento, em terras baianas, que se consolidou a independência do Brasil./Jan Santos - ASCOM PMI

Adolescente é morto com tiro na cabeça na cidade do Prado

O adolescente Breno Porto dos Santos de 17 anos foi morto a tiros nas primeiras horas da manhã deste sábado, 02 de julho, na Rua Pará, no bairro São Brás, na cidade do Prado. 

De acordo informações, Breno foi morto por um disparo de arma de fogo (espingarda) na região da cabeça, após o assassino invadir sua casa. O adolescente estava no quintal da residência e morreu na hora. 

A polícia foi acionada e esteve no local juntamente com uma equipe do SAMU que constatou o óbito. 

O autor do crime já foi identificado, mas sua identidade não foi divulgada, informou a polícia. 

O corpo foi removido para o IML da cidade de Itamaraju onde passará por exames de necropsia e em seguida será liberado para velório e sepultamento. 

A polícia instaurou um inquérito para saber o motivo do assassinato./Bahiaextremosul

Criança com paralisia cerebral precisa de ajuda para realizar cirurgia urgente

 


Essa é Malu Passos Martins, 5 anos, mora na cidade de Lajedão (BA) e tem diagnóstico de paralisia cerebral. A sua condição clínica foi descoberta desde os 6 meses, quando a família iniciou os tratamentos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fono e Equoterapia. 

Malu Passos Martins, 5 anos, moradora de Lajedão. Foto: Arquivo pessoal 

Essa é Malu Passos Martins, 5 anos, mora na cidade de Lajedão (BA) e tem diagnóstico de paralisia cerebral. A sua condição clínica foi descoberta desde os 6 meses, quando a família iniciou os tratamentos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fono e Equoterapia. 

Malu passou por uma consulta no dia 21 de junho deste ano, com um neurocirurgião, que indicou a cirurgia de risotomia dorsal seletiva. O procedimento neurológico alcança o valor de R$ 90 mil e é realizada na cidade de Teresina (PI). 

“Em busca de uma melhor qualidade de vida pra minha filha Malu. Acredito que mãe alguma gostaria de ver um filho seu se deformando em carácter permanente“, diz a mãe. 

EXISTE URGÊNCIA NA REALIZAÇÃO DE CIRURGIA? 

SIM. A resposta considera o quadro clínico da criança, de paralisia cerebral espática (deficiência física), e sabendo que a espacidade evolui com piora progressiva, levando a dor e deformidades graves, como luxação de quadril, deformidades nos pés, postura de flexão de joelhos e de abdução das coxas (padrão em tesoura), gasto energético intenso pela contração mantida (espacidade) – deformando a criança, normalmente de caráter permanente. 

A orientação é de que a cirurgia seja realizada o mais urgente possível para minimizar as implicações clínicas com a piora progressiva devido à espacidade. Já ocorre o encurtamento de flexores plantares! 

A família pede a colaboração de todos os amigos, familiares e de todas as pessoas que puderem ajudar formando uma corrente do bem e de solidariedade para que seja possível realizar a o procedimento até o fim do ano. 

Para fazer parte da história da pequena Malu, entre no link da vaquinha virtual, criada para este fim, através do endereço.. 

https://www.vakinha.com.br/2934971 ou via PIX: (73) 98124-2717 – Joana dos Santos Passos (mãe). 

 Vaquinha virtual foi criada pela família. Imagem: Divulgação./Elizeu/o Sollo

Datafolha: Lula tem 43% das intenções de voto em São Paulo contra 30% de Bolsonaro


Ouça o áudio: 

O ex-presidente Lula lidera a disputa pelas intenções de voto no estado de São Paulo. O petista tem 43% contra 30% de Bolsonaro, segundo o Datafolha. 

Em terceiro lugar aparece Ciro Gomes (PDT) com 8%, seguido por Simonte Tebet (MDB), com 3%. 

No estado, o petista alcança maior intenção de voto entre os jovens de 16 a 24 anos (49%); o percentual vai a 40% entre os eleitores acima dos 60 anos. 

O pré-candidato é o predileto entre eleitores homossexuais e bissexuais (74%) em comparação aos heterossexuais (39%). Sua intenção de voto também é mais expressiva entre a população negra (54%) do que entre a população branca paulista (36%). 

Quando considerado o recorte salarial, Lula tem 47% da intenção de votos entre quem recebe até dois salários-mínimos; o percentual cai a 33% entre os que recebem mais de dez salários mínimos. Entre os desempregados chega a 46% e, entre empresários, 27%.

Na capital, o petista soma 50% das intenções de voto e 37% no interior. 

Bolsonaro, por sua vez, concentra maiores intenções de voto entre homens (34%); entre as mulheres a taxa é de 26%. Entre os jovens de 16 a 24 anos, marca 22%, 35% entre moradores do interior, 44% entre evangélicos e 52% entre empresários./ datafolha

Em Porto Seguro, ACM Neto ressalta potencial do turismo no Extremo-Sul para geração de renda e emprego

 


O pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) destacou o potencial turístico de toda a região do Extremo-Sul baiano durante evento realizado, nesta quinta-feira (30), em Porto Seguro. Com foco na geração de empregos e renda para a população da região, Neto defendeu a construção de um novo aeroporto que tenha capacidade de atender voos internacionais diretos em Porto Seguro.  

A manutenção do aeroporto é uma demanda de toda a população e, com voos diretos vindos da Europa e outros continentes, vai contribuir com a internacionalização de Porto Seguro como destino turístico. O governo estadual já prometeu um processo de concessão para viabilizar o projeto, mas ainda não deu início aos trâmites. 

“É um absurdo a limitação que existe em função da dificuldade operacional do aeroporto de Porto Seguro. A região precisa de um aeroporto internacional que possa abrir as portas de Porto Seguro e de todo o nosso litoral para o mundo inteiro. Isso vai aumentar o fluxo de turistas de maneira considerável, fomentando a geração de empregos e a movimentação da economia local. Esse é um compromisso de luta que eu tenho por cada um de vocês”, afirmou Neto. 

O ex-prefeito de Salvador também defendeu a construção de trechos da BA-001 que consigam interligar os diversos destinos turísticos das Costas do Dendê, do Cacau, do Descobrimento e das Baleias e facilitar o acesso litorâneo rodoviário a Porto Seguro, permitindo aos turistas maior tempo de permanência na região e um fluxo facilitado às cidades do litoral da Bahia. 

“E para que tudo isso aconteça, o governo tem que olhar a situação da BA-001. Já passou do tempo de fazer a complementação desses trechos e garantir toda essa rodovia cortando o litoral da Bahia. E esse é outro compromisso que nós temos com Porto Seguro e com o nosso estado”, disse. 

A BA-001 hoje não é contínua, sobretudo na região do Extremo Sul, obrigando os turistas a usarem a BR-101, percorrendo trechos maiores. 

“Quando a gente fala de turismo, a gente está falando de emprego na veia, a gente está falando de oportunidade, de trabalho. Este ano o IBGE divulgou dados que mostram que a Bahia tem o maior número de desempregados do país. E para mudar esse quadro e tirar parte da população da situação da pobreza, o caminho é gerar emprego. E a Bahia, aqui em Porto Seguro, pode se destacar. E nós vamos trazer essa visão de futuro para projetar a região como, no passado, foi feito pelo meu querido e inesquecível avô Antônio Carlos Magalhães”, salientou o pré-candidato. 

Responsável pela construção do Centro de Convenções de Salvador, Neto também enfatizou a necessidade de criar um espaço para a realização de grandes eventos na região. O centro municipal foi construído com verbas próprias e convênios com empresas privadas, após o equipamento estadual, de responsabilidade do governo, ter desabado, o que representou um prejuízo enorme para o turismo. 

“A gente olha o potencial econômico de Porto Seguro e de todo esse canto da Bahia, e não é possível que não tenhamos aqui um Centro de Convenções. Mas o governo estadual não foi capaz de assegurar o funcionamento de um equipamento tão fundamental para uma região turística como a de Porto Seguro”, ponderou. 

Litoral 

Durante o evento, o pré-candidato ao Governo da Bahia pontuou que o estado tem um dos litorais mais bonitos de todo o mundo, mas que faltam planos estratégicos para aproveitar toda essa potência. 

“Não há lugar mais especial e mais bonito em todo esse planeta. E é essa a Bahia que a gente quer que seja referência no Brasil, uma Bahia que cresce, uma Bahia que se desenvolve, uma Bahia que valoriza o turismo, que seja geradora de empregos. Uma Bahia que ofereça aos baianos um tratamento de saúde inteligente, que dê aos jovens uma educação de verdade e de qualidade. Uma Bahia que proteja as famílias e não aceite a violência. Essa é a Bahia com a qual nós sonhamos”, enfatizou. 

“Eu me preparei muito nos últimos anos para poder chegar aqui, olhar nos olhos de cada um de vocês e dizer que, se Deus me permitir ser o governador da Bahia, eu não vou me contentar com nada menos que fazer o melhor governo de todo esse país”, acrescentou o ex-prefeito de Salvador. 

Neto participou do anúncio da pré-candidatura de Roberta Caires (PP) a deputada federal. Além da vereadora, também estavam presentes no ato o deputado federal e pré-candidato ao Senado, Cacá Leão (PP), o deputado estadual Tiago Correia (PSDB), e o pré-candidato a deputado federal Luigi Rotunno (PSDB). 

Agenda 

Nesta sexta-feira (1°), ACM Neto segue a agenda de visitas a cidades do extremo sul com encontros políticos em Ibirapuã, no distrito de Itabatã e em Eunápolis. Desde 2021, quando iniciou sua caminhada pela Bahia, Neto já passou por 150 cidades do interior do estado./Bahiaextremosul/Ascom

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Congresso mundial online reunirá milhões de pessoas para falar sobre “paz”

 


Como sentir paz e tranquilidade apesar dos desafios provocados pelo aumento do custo de vida, da violência, dos desastres naturais, do ódio e das guerras? O congresso mundial das Testemunhas de Jeová de 2022, com o tema “Busque a Paz!”, vai dar a resposta. 

Devido ao prolongamento da pandemia, o evento ocorrerá apenas em formato virtual e estará disponível na internet para o público em mais de 500 idiomas a partir de 27 de junho. Todos são convidados para assistir a ele no conforto de suas casas ou em outro local de preferência. O programa será apresentado em seis partes – do final de junho até meados de agosto. Foram gravados 48 discursos e 66 vídeos. Pessoas cegas ou com deficiência visual contarão com o recurso da audiodescrição. O conteúdo poderá ser visualizado ou baixado gratuitamente no site JW.ORG. Não há necessidade de cadastro, nem é preciso fazer login. 

PROGRAMAÇÃO 

Nas duas primeiras sessões, as palestras vão abordar como o amor pode ajudar as pessoas a terem paz interior e paz com os outros. Os relacionamentos familiares serão abordados na série de discursos: “Como ter paz na família”. 

Ainda no mês de julho, mais duas sessões do programa vão destacar algumas das características que destroem a paz – como o orgulho, a inveja e a desonestidade. Um vídeo com histórias reais mostrará como é possível ter paz mesmo tendo que lidar com doenças graves, dificuldades econômicas, desastres naturais ou outros problemas. Confira a programação completa no site JW.ORG. 

“Esse congresso veio na hora certa, pois aumentará nossa determinação de suportar com equilíbrio os desafios da vida. Afinal, a verdadeira paz não é só a ausência de guerras e conflitos, é uma força mental que nos capacita a lidar com qualquer problema. Precisamos dessa paz mais do que nunca”, comentou Kleber Barreto, porta-voz das Testemunhas de Jeová. 

VOLTA ÀS RUAS 

Desde março de 2020, todas as formas presenciais das atividades das Testemunhas de Jeová estavam suspensas por preocupação com a saúde e segurança da comunidade. Mas agora, depois de 2 anos, com exceção da pregação de casa em casa, que permanece suspensa, elas estão voltando às ruas em lugares de grande circulação de pessoas, com os conhecidos carrinhos de publicações bíblicas gratuitas, convidando a todos para o congresso “Busque a Paz!”. Em todas essas circunstâncias elas usarão máscaras de proteção como medida de precaução visando a própria saúde e a dos outros. 

Cronograma para o download das sessões 

Sessão     Disponível 

Sessão 1  27 de junho

Sessão 2  4 de julho

Sessão 3  18 de julho

Sessão 4  25 de julho

Sessão 5  8 de agosto

Sessão 6  15 de agosto 

Porta-voz local das Testemunhas de Jeová: Valdir Rocha Figueredo Contato:valdirvaninha1991@hotmail.com

Gado furtado de Medeiros Neto é recuperado pela Caema na região de Eunápolis


Após uma série de furtos de bovinos em toda região do Extremo Sul Baiano, totalizando aproximadamente 200 cabeças de gado, entre bois, vacas e bezerros, a CIPE/Mata Atlântica (antiga Caema) montou uma Operação a fim de localizar e recuperar os animais, bem como prender os autores e assim dar uma resposta aos fazendeiros da região.

Com uma imagem do caminhão que fazia o transporte do gado, as guarnições começaram as diligências na cidade de Eunápolis, onde o veículo foi encontrado. O fato aconteceu na tarde desta quinta-feira, 30 de junho.

Com o motorista, foram localizadas guias de transporte falsas e ele confessou ter feito 6 viagens para as regiões do Extremo sul e do sul da Bahia. 

Diante dos fatos, o condutor levou as guarnições até as fazendas onde ele havia deixado o gado furtado. Nas três propriedades rurais, localizadas nos distritos de Ponto Central/Cabrália, Estica/Mascote e Korea/Potiraguá, pertencentes ao receptador do gado, foram recuperados 57 animais. 

Em seguida, uma guarnição da Caema, munida de informações que davam conta de que mais indivíduos da quadrilha estavam na região de Canavieiras, solicitou apoio da CIPE/Cacaueira para localizarem os indivíduos. 

As guarnições das duas Especializadas localizaram os dois suspeitos no trevo da cidade de Canavieiras, logrando êxito no cumprimento da missão. Foram detidos; Bartolomeu Fernandes Athayde, José Alesio Guimarães dos Santos, Erbto Soares Marques e outro envolvido que não teve o nome divulgado. 

Todos os indivíduos foram apresentados na Delegacia de Eunápolis. Ao todo, foram quatro conduzidos e 57 cabeças de gado entre, bois, vacas e bezerros recuperadas. 

Furto em Medeiros Neto 

No último dia 15 de junho, 18 cabeças de gado foram furtadas no município de Medeiros Neto, em uma fazendo localizada no sentido Água Limpa/Vereda. 

Pouco tempo antes, outras 15 cabeças também haviam sido roubadas na região da fazenda. O prejuízo ultrapassou os 60 mil reais. 

A Polícia apura a ligação entre o crime e a operação da Caema, devolvendo aos respectivos donos os animais./MDD

Vídeo: Teixeirense divide palco com cantora Simone e viraliza no TikTok

 

A cantora teixeirense Anna Caroline roubou a cena no dia 25 de junho, após ser convidada para dividir o palco com a cantora Simone Mendes, da dupla Simone e Simaria. 

Anna Caroline, de 25 anos, foi nascida e criada no bairro São Lourenço, em Teixeira de Freitas, onde começou a sua carreira no mundo da música. 

Atualmente, a cantora reside no município de Senhor do Bomfim, onde ocorreu o show de Simone, após passar em primeiro lugar em uma seleção de cantores, hoje integrando a equipe da produtora Yan Produções. 

Além da cantora Simone, Anna Caroline também já dividiu o palco com o cantor Wesley Safadão, Léo Santana, entre outros artistas como Thiago Aquino, com quem já desenvolve um projeto musical que deve ser lançado pelos próximos meses. 

Na plataforma TikTok, bem como no Kwai, o vídeo da artista com a cantora Simone já alcança mais de 500 mil visualizações./ SulbahiaNews

Ex-deputado Álvaro Pinheiro morre aos 62 anos. Ele aguardava transplante de fígado


Itanhém: O ex-deputado pela Bahia e ex-secretário da Educação de Itanhém, Álvaro Pinheiro dos Santos morreu, aos 62 anos, nesta quinta-feira (30), em Vitória-ES. A morte foi confirmada nas redes sociais pelo ex-diretor de Esportes da Prefeitura de Itanhém, Doriedson Pereira da Cruz, que é amigo da família. 

Pessoas ligadas à família sempre deram conta de que Álvaro Pinheiro aguardava um transplante de fígado em um hospital na capital capixaba. 

Álvaro Pinheiro foi deputado estadual pelo Partido da Reconstrução Nacional no quadriênio 1991-1995. Engenheiro eletricista, trabalhou na Companhia Siderúrgica de Tubarão, em Vitória, de 1982 a 1993, foi chefe de gabinete e secretário da Educação da Prefeitura de Itanhém, quando o pai, Manoel Batista dos Santos, o Neco, foi prefeito por dois mandatos e secretário da Educação na gestão anterior, da irmã Zulma Pinheiro. Álvaro também foi presidente do Sindicato Rural de Itanhém de 1992 a 1994. 

O pai dele, Neco Batista, foi sepultado no cemitério particular da família, na Fazenda Suissa, na cidade de Itanhém. Na ocasião, em razão da doença, Álvaro não pode comparecer ao sepultamento do pai. 

Não há informações sobre velório e sepultamento. Sempre muito reservada nessas situações, a família não facilita acesso às informações. 

O prefeito Mildson Medeiros já determinou sua assessoria a publicação de luto oficial de três dias pela morte do ex-deputado e ex-secretário Álvaro Pinheiro./Aguapretanews

Gasolina tem queda de R$ 0,60 na Bahia após governo reduzir tributos federais


Bahia: A gasolina teve queda de R$ 0,60 na Bahia nesta sexta-feira (1º), após o governo federal anunciar a redução de tributos. Com isso, o combustível deixa de custar em média R$ 7,99 e o consumidor passa a pagar por volta de R$ 7,32. 

A Acelen, constituída pelo grupo árabe Mubadala Capital para administrar a Refinaria Mataripe, ainda não se pronunciou sobre a redução do valor da gasolina. No último dia 18 de junho, a empresa aumentou em 6% o valor do combustível no estado, após o reajuste de 14,26% anunciado pela Petrobras. 

Com o novo aumento, o estado chega ao seu 13º reajuste de combustível só este ano – sendo que 12 deles foram informados pela Acelen. No total, são nove aumentos e quatro reduções de preço. 

A redução dos tributos federais foi sancionada em 23 de junho. O Ministério de Minas e Energia diminuiu, até o fim de 2022, as alíquotas das contribuições para o PIS/Pasep, da Cofins e da Cide incidentes sobre a comercialização de gasolina, etanol hidratado e gás natural veicular. 

Confira a linha do tempo dos reajustes do combustível em 2022 

1º DE JANEIRO 

Redução de R$ 0,17 no preço do GLP; 

Redução de R$ 0,27 no preço do litro do querosene de aviação; 

Aumento de R$ 0,13 no preço do litro do óleo diesel; 

Aumento de R$ 0,21 no preço do litro da gasolina; 

15 DE JANEIRO 

Aumento de R$ 0,0468 no preço do litro da gasolina; 

Aumento de R$ 0,1956 no preço do litro do óleo diesel; 

22 DE JANEIRO 

Aumento de R$ 0,05 no preço do litro do diesel; 

Aumento de R$ 0,07 no preço do litro da gasolina; 

5 DE FEVEREIRO 

Gasolina e diesel têm aumento médio de R$ 0,11 no preço do litro; 

5 DE MARÇO 

Aumento de R$ 0,62 no preço do litro da gasolina; 

Aumento de R$ 0,87 no preço do litro do diesel S10; 

Aumento de R$ 0,24 no preço do litro do biodiesel S10; 

Aumento de R$ 0,92 no preço do litro do diesel S500; 

Aumento de R$ 0,25 no preço do litro do biodiesel S500; 

26 DE MARÇO 

Aumento em R$ 0,15 no preço do litro da gasolina; 

Aumento de R$ 0,56 o preço do litro do diesel S10; 

2 DE ABRIL 

Redução de 10% no preço do litro da gasolina; 

Redução de 10,5% no preço do litro do diesel; 

29 DE ABRIL 

Aumento de 11,3% no preço do litro do diesel S10; 

Aumento de 11,4% no preço do litro do diesel S500; 

Aumento de 6,7% no preço do litro da gasolina; 

2 DE MAIO 

Aumento de 11,3% no preço do litro do diesel S10; 

Aumento de 11,4% no preço do litro do diesel S500; 

Aumento de 6,7% no preço do litro da gasolina; 

Redução de 10% no preço do GLP. 

20 DE MAIO 

Redução de 2,6% no preço do litro da gasolina; 

27 DE MAIO 

Redução de 3,4% no preço do litro da gasolina; 

18 DE JUNHO 

Aumento de 6,4% no preço do litro do diesel S10; 

Aumento de 6,5% no preço do litro do diesel S500. 

1º DE JULHO 

Redução de R$ 0,60 no preço da gasolina./ G1

Quase tudo pronto para o 28º Arraíá da Curindiba, em Vereda.


O colorido das bandeirolas e dos balões já tomam conta do circuito aonde vai acontecer a maior festa junina da cidade de Vereda, no extremo sul da Bahia. 

Homens e mulheres correm contra o tempo para deixar tudo preparado para o de 28º Arraiá da Curindiba que começa nesta sexta-feira, 1º de julho. 

Palco montado, barracas de comidas e bebidas típicas preparadas, luzes acesas, e a expectativa tomando conta  dos moradores para o grande show de Mano Walter que fará a abertura da festa. 

O prefeito Manrick Teixeira e sua equipe não mediram esforços para preparar uma grande festa depois de sua posse. A pandemia do Covid 19 impossibilitou a organização dos festejos que atraem pessoas de todas as cidades circunvizinhas. 

Os festejos juninos fazem parte da cultura nordestina, e o Arraiá da Curindiba faz parte do calendário cultural da cidade de Vereda. A festa começa na sexta feira 1º de julho e só termina no domingo 03. 

Mano Walter deve atrair uma grande multidão para a cidade nesta sexta-feira, 1º, já o sábado terá Ciel Rodrigues e para fechar o domingo com chave de ouro, Trio Forrozão. 

Então já sabe, pegue sua bota, tire sua melhor roupa do armário e vamos dançar forró em Vereda. Te espero lá. 

Para o prefeito Manrick Teixeira, a realização da festa é uma forma de resgatar a nossa cultura e levar alegria as famílias que lutaram bravamente contra a pandemia e a enchente que castigou a região no final do ano passado, então nada mais justo que proporcionar esta festa tão esperada por todos. 

A festa é uma organização da prefeitura Municipal em parceria com o Governo do Estado e Bahiatursa./Fotos - João Felipe Silva.

Etanol se desvincula de gasolina e já é vendido abaixo de R$ 4,00 em MT


No momento em que a gasolina experimenta altas seguidas, com o litro ultrapassando a casa dos R$ 7, o etanol faz o caminho inverso e já desceu a ladeira e está abaixo de R$ 4,00 em muitos postos do estado, sobretudo na capital. 

Depois de seguidas baixas, o combustível – cuja cotação não segue a volatilidade do petróleo, uma vez que pode ser feito da cana ou milho – tem sido encontrado com mais de R$ 3,00 de diferença no litro, em relação a gasolina. 

Há postos vendendo o combustível a R$ 3,85 o litro, em Cuiabá. É a primeira vez, em meses, que o consumidor sentirá, na prática, os efeitos da política de venda direta do etanol aos postos de combustíveis. 

Até pouco tempo atrás, o etanol tinha que, obrigatoriamente, passar pelas centrais de distribuição controladas pela Petrobrás, o que fazia com que o combustível seguisse a tendência de altas da gasolina. 

Uma Medida Provisória enviada pelo presidente, Jair Bolsonaro (PL), que já defendia a desvinculação como deputado, acabou aprovada no Congresso Nacional, em 2021, permitindo o fim do monopólio de comercialização da estatal. 

Desde que os carros flex começaram a ser fabricados, gasolina e etanol ganharam contornos de concorrentes diretos, com o adendo de que o segundo, além do atrativo de preço, tem o apelo de ser um combustível mais limpo e menos nocivo ao meio ambiente./minutomt

Farra das Diárias: Prefeito de Teixeira vai receber prêmio em Brasília e leva três servidores com diárias e tudo pago


Teixeira de Freitas: A equipe de reportagem do Liberdade News vem recebendo diversas informações sobre um Prêmio recebido pelo prefeito de Teixeira de Freitas, Dr. Marcelo Belitardo. Trata-se do prêmio Prefeito Empreendedor, um programa do SEBRAE de reconhecimento aos prefeitos e administradores regionais que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública. 

Até aí, tudo bem, legal, parabéns ao prefeito. Mas, o que tem chamado a atenção de muitos populares e lideranças políticas, que acompanham todos os acontecimentos políticos da cidade, é que o prefeito viajou para Brasília (capital do país) para receber este prêmio e solicitou 04 diárias para ele, para o procurador municipal e para duas funcionárias. Segundo levantamento feito por nossa equipe de reportagem, só em diárias, o município de Teixeira de Freitas desembolsou R$ 10.000,00. 


O prefeito municipal recebeu R$ 4.800,00 em diárias; o procurador municipal (controlador geral), Leandro Saboia Laudano Santos, recebeu R$ 2.400,00; a servidora Maxsoely de Oliveira Lopes Brito recebeu R$ 1.800,00 e a servidora Yara Karolinne Sousa Lopes recebeu R$ 1.000,00. São dez mil reais dos cofres públicos somente em diárias, sem contar a hospedagem de cada um e as passagens de avião. O que se comenta nas redes sociais é que essa viagem custou ao município aproximadamente R$ 40.000,00. 

A questão toda é que, trata-se de um Prêmio pessoal, oferecido ao prefeito municipal, e que em tese, não traz nenhum benefício para a cidade. Trata-se de uma conquista pessoal. Até aí, talvez não haveria críticas, se o prefeito (ganhador do prêmio) fosse até Brasília receber o seu prêmio, mesmo que com diárias e passagens pagas pela Prefeitura, mas daí a levar 03 servidores que nada têm a ver com o prêmio para lhe “fazer companhia”, já foge do óbvio, e o prefeito pode incorrer em desvio de finalidade. 

“Que ele fosse receber seu prêmio, não seria ilegal. Mas, quando ele leva um procurador, por exemplo, que nada tem a ver com o prêmio, ele cai no erro do desvio de finalidade, e poderá ter que devolver esse dinheiro aos cofres públicos. Se as outras duas servidoras também não tiverem ligação com o Prêmio, também entra em desvio de finalidade. Para que isso? Para inflar seu ego, o prefeito carrega consigo 03 servidores, em uma viagem de alto custo, sendo que tem postinho de saúde que nem Dipirona tem para oferecer à população carente”, disse um morador de Teixeira. 

“É um absurdo, gastar tanto dinheiro com uma viagem que não vai trazer nada de benefício para a cidade, enquanto postinhos de saúde estão sem remédios e suspenderam até o uso de copos descartáveis nas unidades de saúde. 

Vamos aguardar a Prefeitura divulgar os gastos com passagens aéreas e hospedagem. Desse jeito, não tem o que comemorar. A cidade está jogada”, disse outro morador./Liberdadenews

quinta-feira, 30 de junho de 2022

‘Essa é a hora de a gente começar a construir o futuro’, diz ACM Neto em Vereda

 


O pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) destacou nesta quinta-feira (30) a importância da eleição deste ano para a construção do futuro da Bahia. Ao lado do deputado federal Cacá Leão (PP), pré-candidato ao Senado, ele cumpre agenda em oito municípios do Extremo Sul e realizou ato político em Vereda. 

Em discurso, ele salientou números negativos do Estado nas áreas de educação, segurança pública e desemprego. “Essa é a hora de a gente começar a construir o futuro. A decisão que esse Estado vai tomar em outubro é super importante. É o nosso futuro que vai estar em jogo”, ressaltou. 

O pré-candidato lembrou a contradição atual da Bahia, que é primeiro lugar em violência, líder nacional de homicídios desde 2011, segundo o Anuário da Segurança Pública, primeiro lugar no Brasil em desemprego segundo o IBGE e último lugar em qualidade da educação segundo os últimos exames do IDEB. 

“Vejam vocês, portanto, o peso da decisão que esse Estado vai ter que tomar em outubro, é super importante, é o nosso futuro que vai estar em jogo. O povo baiano quer mudança, que se inicie um novo momento no nosso Estado. Estamos há 16 anos governados pelo mesmo grupo. E isso é muito tempo, é uma vida, dá para fazer muita coisa. E eu pergunto: como estamos hoje? Os números mostram”, disse o pré-candidato. 

Antes de Vereda, ACM Neto e Cacá Leão percorreram nesta quinta-feira Guaratinga e Jucuruçu. No dia anterior, realizaram encontro político em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa. Em todas essas cidades, ouviram prefeitos e lideranças reclamarem da ausência do governo do estado, sobretudo em relação às condições das rodovias e na área da saúde, uma vez que não há hospital regional no Extremo Sul. 

“Precisamos de um governo que não apareça apenas faltando três ou quatro meses para a eleição. Um governo que esteja presente em todos os quatro anos. E não apenas a presença do governo, mas a do governador também, é claro. Vou transformar esse trabalho na missão principal da minha vida”, disse o ex-prefeito de Salvador. 

Trajetória 

Neto relembrou a sua trajetória: “Vocês sabem que me preparei a vida inteira, não estou caindo de paraquedas. Não sou um candidato inventado, não sou, no meu campo político, a última opção porque na falta de outra teve que ser eu. Eu corro atrás disso há mais de 20 anos”, disse, ao citar a experiência de três mandatos como deputado federal. 

“Depois, tive diante de mim o maior desafio da minha vida, que foi governar Salvador por oito anos. Foi o principal teste e pude mostrar que, através de trabalho sério, é possível posicionar uma prefeitura como a melhor de todo o Brasil”, afirmou ACM Neto. 

Agenda 

Depois de Vereda, ainda nesta quinta-feira, Neto e Cacá terão compromisso político em Porto Seguro. Na sexta-feira (1°), eles percorrem Ibirapuã, Itabatã, distrito de Mucuri, e fecham a agenda em Eunápolis, participando dos festejos de São Pedro ao lado da prefeita Cordélia Torres (União Brasil)./politicalivre

Novo levantamento: veja quais são as 30 cidades mais violentas do país


Apenas 30 municípios brasileiros registraram média móvel superior a 100 homicídios para cada 100 mil habitantes entre 2019 e 2021. Isso é o que mostram dados inéditos divulgados nesta terça-feira, 28, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 

A cidade mais violenta, conforme o levantamento, é São João do Jaguaribe, no interior do Ceará. Das 30 cidades, quase metade (13) fica na área da Amazônia Legal e apenas três são classificadas como urbanas. 

Para o diretor-presidente do Fórum, o sociólogo Renato Sérgio de Lima, as cidades tidas como as mais violentas do País segundo o levantamento têm um padrão claro. 

“Quando se olha, 13 delas estão na Amazônia Legal e, dessas 13, quase todas estão ou em área de fronteira ou ao lado de terras indígenas. Algumas inclusive com terras indígenas dentro”, destacou. 

Neste mês, o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips foram mortos no Vale do Javari, próximo à região de fronteira do Amazonas. 

O crime chamou atenção para a alta da violência na região, marcada pelo garimpo ilegal, pela grilagem de terras e pela disputa entre facções criminosas. 

Em 2021, como mostrou o Anuário de Segurança Pública, o Brasil teve o menor número de homicídios dos últimos dez anos. A taxa de assassinatos, porém, ainda é de 130 por dia. 

“A gente percebe que a redução da violência (no País) é positiva, mas insuficiente para reduzir o nível de violência nesses pequenos municípios. Há um quadro bastante preocupante de medo, insegurança e violência”, acrescentou Lima. 

“Tem um problema a ver com o território e com a forma de ocupação do território da Amazônia.” 

Segundo ele, a dinâmica desses lugares tem semelhanças com aquela vivida por territórios controlados pela milícia no Rio de Janeiro e em cidades próximas. Neste caso, porém, o comércio ilegal de drogas também convive com crimes ambientais. 

“Na região Norte, as facções estão atuando como uma espécies de síndicos da economia criminosa. Não é só a droga. A droga é o articulador das ilegalidades. Se sobrepõe a garimpos ilegais, pesca ilegal, desmatamento e assim por diante”. 

Segundo ele, o levantamento deste ano do Fórum compilou informações dos quase 5,5 mil municípios brasileiros. Como exceção, estão apenas as cidades do interior do Estado de Goiás, cujo governo compartilhou apenas os dados específicos da capital, Goiânia. 

Com base nas informações obtidas, Lima explicou que o Fórum fez uma média dos últimos três anos – 2019, 2020 e 2021 – das mortes nas cidades brasileiras. 

“Em municípios pequenos, duas, três, quatros mortes representam uma taxa alta”, explicou. “Para poder mostrar a realidade, a gente fez a média de três anos.” 

Como resultado, foram observados 30 municípios com taxas de homicídio superiores a 100 mortes por 100 mil habitantes. “Isso está acima de qualquer país do mundo”, alertou Lima. 

O levantamento, explicou, é inédito e não consta em outras edições do Anuário do Fórum. 

Confira a lista dos 30 municípios mais violentos do País: 

  1. São João do Jaguaribe – CE – 7.557 habitantes – 224 mortes por cem mil habitantes 
  2. Jacareacanga – PA – 6.952 habitantes – 199,2 mortes por cem mil habitantes 
  3. Aurelino Leal – BA – 11.079 habitantes – 144,2 mortes por cem mil habitantes 
  4. Santa Luzia D’Oeste – RO – 5.942 habitantes – 139 mortes por cem mil habitantes 
  5. São Felipe D’Oeste – RO – 4.962 habitantes – 138,3 mortes por cem mil habitantes 
  6. Floresta do Araguaia – PA – 20.742 habitantes – 133 mortes por cem mil habitantes 
  7. Umarizal – RN – 10.485 habitantes – 123,6 mortes por cem mil habitantes 
  8. Guaiúba – CE – 26.508 habitantes – 121,8 mortes por cem mil habitantes 
  9. Jussari – BA – 5.706 habitantes – 120,9 mortes por cem mil habitantes 
  10. Aripuanã – MT – 23.067 habitantes – 120,2 mortes por cem mil habitantes 
  11. Rodolfo Fernandes – RN – 4.457 habitantes – 119,6 mortes por cem mil habitantes 
  12. Extremoz – RN – 29.282 habitantes – 118,7 mortes por cem mil habitantes 
  13. Chorozinho – CE – 20.286 habitantes – 118,4 mortes por cem mil habitantes 
  14. Japurá – AM – 1.755 habitantes – 114 mortes por cem mil habitantes 
  15. Japi – RN – 4.935 habitantes – 113,3 mortes por cem mil habitantes 
  16. Cumaru do Norte – PA – 14.044 habitantes – 113,2 mortes por cem mil habitantes 
  17. Tibau – RN – 4.173 habitantes – 112,6 mortes por cem mil habitantes 
  18. Itaju do Colônia – BA – 6.515 habitantes – 111 mortes por cem mil habitantes 
  19. Glória D’Oeste – MT – 2.990 habitantes – 110,8 mortes por cem mil habitantes 
  20. Senador José Porfírio – PA – 11.305 habitantes – 109,8 mortes por cem mil habitantes 
  21. Ilha das Flores – SE – 8.522 habitantes – 109,5 mortes por cem mil habitantes 
  22. Junco do Maranhão – MA – 4.334 habitantes – 107,2 mortes por cem mil habitantes 
  23. Anapu – PA – 29.312 habitantes – 107,1 mortes por cem mil habitantes 
  24. São José da Coroa Grande – PE – 21.868 habitantes – 106,5 mortes por cem mil habitantes 
  25. Novo Progresso – PA – 25.769 habitantes – 106,1 mortes por cem mil habitantes Wenceslau Guimarães – BA – 20.862 habitantes – 103,3 mortes por cem mil habitantes 
  26. Ibicuitinga – CE – 12.730 habitantes – 102,7 mortes por cem mil habitantes 
  27. Santa Cruz Cabrália – BA – 28.058 habitantes – 102,6 mortes por cem mil habitantes 
  28. Ilha de Itamaracá – PE – 27.076 habitantes – 102,5 mortes por cem mil habitantes 
  29. Bannach – PA – 3.239 habitantes – 101,8 mortes por cem mil habitantes./Terra

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.